BEQUIMÃO

Eleição para Conselho Tutelar movimentou Bequimão, neste domingo (06)

A movimentação em frente às escolas Manuel Beckman e Aniceto Cantanhede começou desde cedo, no domingo (06). Os bequimãoenses foram às urnas para a escolha de cinco novos conselheiros tutelares, que atuarão no quadriênio 2020-2023. A votação foi encerrada às 17h e a apuração se estendeu até o início da madrugada.

Jailson Silva foi o mais votado, recebendo 276 votos. Também foram eleitas: Desivanilde Alves Ferreira, com 261 votos; Deuzinete Rodrigues Pacheco, com 204 votos; Silvilene Pereira Garcia, com 200; e Claudilene Pereira, com 185.

Ao todo, 2.345 eleitores compareceram às urnas. De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luana Talene, esse número é quase o dobro de eleitores mobilizados na eleição anterior para o Conselho Tutelar.

O prefeito Zé Martins, o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal) e o presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, João Martins, votaram no final da tarde.

O processo eleitoral

Na primeira fase do processo eleitoral, que aconteceu no mês de agosto, foi realizada uma prova de conhecimentos específicos. Desses testes, foram selecionados os 17 candidatos que concorreram às cinco vagas para o Conselho Tutelar.

Poderia votar qualquer eleitor do município de Bequimão. Foram disponibilizadas dez sessões, distribuídas nas escolas Aniceto Cantanhede e Manuel Beckman, no Centro.

Os novos conselheiros eleitos serão empossados pelo prefeito Zé Martins e cumprirão mandato de quatro anos, podendo concorrer à reeleição no pleito seguinte. No exercício de suas atividades, devem contribuir para o enfrentamento às violações dos direitos de crianças e adolescentes, atuando, por exemplo, no combate a situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica.

Os conselheiros também exercem papel estratégico na proteção jurídica e social dos direitos de crianças e adolescentes.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Bequimão

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo