casa » POLÍTICA » Diretoria do COSEMS/MA recepciona supervisores do Mais Médico

Diretoria do COSEMS/MA recepciona supervisores do Mais Médico

COMPARTILHE

xx2

Ao lado da vice-presidente, Maria José Coutinho, na tarde deste domingo, a presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde – Iolete Soares Arruda esteve recepcionando os técnicos da Organização Pan-americana da Saúde – OPAS, que vieram ao Maranhão para avaliar a funcionalidade do Programa Mais Médico. Denise Farias, apoiadora do COSEMS/MA – e a coordenadora do Mais Médico no Maranhão e consultora da OPAS, Nancy Rastres Vega  também fizeram parte da comitiva.

Até a próxima sexta-feira (06), os supervisores cubanos visitarão 10 cidades maranhenses, entre elas, Santa Inês, Bom Jardim, Caxias, Coroatá, Miranda do Norte, Peritoró, Alto Alegre do Maranhão e outras. “O Maranhão foi o estado brasileiro que mais abraçou esse programa, prova disso é que atualmente dispomos de 572 médicos cubanos, atuando em 172 dos 217 municípios maranhenses”, informou Iolete.

xx1 xx3xx2

Ainda segundo a presidente, nos próximos 12 meses, a entidade tem como meta a implantação do programa em 100% do Estado. O Mais Médico é um programa do Governo Federal que faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

No Maranhão, os primeiros médicos cubanos foram recepcionados em 2013. Na terça-feira (03), no auditório Paulo Freire, na Ufma, a solenidade de acolhimento de uma nova levada de médicos do programa contará com a presença do Ministro da Saúde – Arthur Chioro.  Nesta nova etapa, o Maranhão deverá ser beneficiado com médicos brasileiros que estão aderindo ao programa (ICL).

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Publicada recomendação que orienta sobre procedimentos em relação a contratos firmados antes da pandemia

Em mais uma recomendação com finalidade prestar esclarecimentos aos prefeitos sobre assuntos relevantes, por determinação ...

Famem esclarece sobre constitucionalidade da Lei que suspende pagamentos de empréstimos consignados

Por meio de recomendação editada nesta terça-feira, 23, a Federação dos Municípios do Estado do ...

Ruas do bairro Pirapora continuam recebendo pavimentação asfáltica

Uma solicitação da vereadora Fátima Araújo (PCdoB) através de requerimento ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior ...

Prefeitos debatem adiamento das eleições com senador Weverton

O presidente da Famem, Eric Costa e dezenas de prefeitos, reuniram-se nesta quinta-feira (18), por ...

Covid-19 já vitimou 10 ex-prefeitos maranhenses

A pandemia da Covid-19 já vitimou 10 ex-prefeitos do Maranhão desde que foi registrado o primeiro ...