POLÍTICA

Dia-Dia da Câmara Municipal de São Luís

Participação popular é garantida na aprovação do novo regimento da Câmara

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, o Astro de Ogum (PR), destacou a importância do novo Regimento Interno do Legislativo Municipal, aprovado por unanimidade pelo plenário, na sessão da quarta-feira (16). O novo texto prevê, por exemplo, o direito a voz do cidadão nas sessões normais da Câmara. Segundo o chefe do legislativo, as mudanças no dispositivo reforçam as ações de transparência de sua gestão e atendem as principais reivindicações da sociedade ludovicense.

“As mudanças no Regimento Interno reforçam as ações de transparência de nossa gestão. Uma delas, por exemplo, cria a Tribuna Popular que é uma proposta antiga, apresentada na Câmara há anos, sem nunca ter progredido na Casa. Agora chegou a hora de abrir o espaço para a manifestação popular, semelhante ao que já vem sendo feito em outras capitais”, declarou o parlamentar.

A matéria, que estava há dois anos em processo de revisão, passou a seguir as alterações previstas nas Constituições Federal e Estadual. Antes, a Casa funcionava com o texto do dispositivo de 1991, que estava desatualizado.

A norma aprovada pelos vereadores permitiu algumas adaptações também no horário da sessão que deve ter início às 9h (atualmente começam às 10h). Com a ampliação do número de vereadores, o tempo do pequeno expediente também passou por mudanças, de 10 minutos para 5 minutos, sem direito a aparte. A estrutura organizacional é outro item que deve passar a vigorar com alterações.

Texto: Isaias Rocha
_______________________________________________________

Armando Costa aciona Caema para instalar rede coletora de esgotos na Mauro Fecury II

O vereador Armando Costa (PSDC) protocolou indicação na Câmara Municipal de São Luís solicitando que o Governo do Estado – por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) – instale, com a máxima urgência, uma rede coletora de esgotos nas ruas 01, 03 e 05, na Vila Mauro Fecury II.

Na indicação a ser encaminhada ao governador Flávio Dino e ao diretor-presidente da Caema, Davi Teles, o vereador Armando Costa esclarece que a rede coletora de esgotos está sendo cobrada por milhares de pessoas da Mauro Fecury II.

Para Armando Costa, a rede coletora precisa ser feita com a máxima urgência, pois a comunidade reclama que está exposta a todo tipo de doenças provocadas pelos esgotos a céu aberto. Segundo ele, o problema atinge principalmente os idosos e crianças.

Texto: Suelda Santos

_______________________________________________________

Câmara aprova moção de aplauso para a jornalista Dalvana Mendes

Dez vereadores assinaram na manhã da última terça-feira, 15, uma Moção de Aplauso à jornalista Dalvana Mendes, pela passagem de seu aniversário, comemorado no dia anterior, 14 de dezembro.

A proposição, apresentada pela vereadora Eidimar Gomes (PSDB), enfatiza a contribuição da jornalista na sociedade ludovicense.

“A jornalista Dalvana é uma pessoa que pelo seu trabalho, pelo seu empenho em prol de nosso estado, se tornou uma das pessoas imprescindíveis no ramo jornalístico. Não poderíamos deixar de prestar esta homenagem a profissional da comunicação”, declarou a parlamentar.

A homenageada destacou que é extremamente gratificante receber uma Moção de Parabéns dos vereadores de São Luís, como forma de consideração e notoriedade pelos relevantes serviços que tem prestado à sociedade, através da imprensa.

“Sou muita grata pela homenagem, foi uma surpresa maravilhosa, acredito que seja pelo reconhecimento dos trabalhos que tenho desenvolvido na câmara municipal de São Luís, através da imprensa, quer seja como assessora de comunicação da casa ou através do meu blog. Resta-me agradecer a distinta homenagem e parabenizar a todos os vereadores pelo trabalho realizado. Tenho plena convicção de que a Câmara é destaque no Maranhão, por ser modelo de um parlamento participativo, dedicado, de grande transparência, onde já avançou muito na área da comunicação”, disse Dalvana Mendes.

QUEM É A HOMENAGEADA?

Dalvana Teixeira Mendes que é jornalista desde 2011, quando se graduou pela UNASP – Centro Universitário Adventista de São Paulo, foi premiada em 2014 pelo TRE-MA com reportagem “Mão de Obra Carcerária: Uma Chance Para Recomeçar”, atuando como repórter do jornal O Imparcial. Em 2013, no mesmo matutino, foi finalista da categoria impresso do I Prêmio Ararajuba de Jornalismo Ambiental, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), concorrendo com a matéria “Ilhas ganham energia limpa”.

Texto: Isaias Rocha

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo