casa » POLÍTICA » Câmara concede título de cidadã ludovicense a Kátia Bogéa
Astro de Ogum, Kátia Bogéa, Zé Joaquim, Rose Sales & o Vereador Ivaldo Rodrigues (PDT)

Câmara concede título de cidadã ludovicense a Kátia Bogéa

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de São Luís concedeu nesta terça-feira (27), o título de cidadã ludovicense a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão – IPHAN, Kátia Santos Bogéa, que é natural da cidade de Largatos, Sergipe. A proposição  de Projeto de Decreto Legislativo, foi do presidente do legislativo municipal, o vereador Astro de Ogum.

A solenidade teve a composição de mesa, formada pelos vereadores Astro de Ogum, Pavão Filho, Ivaldo Rodrigues, além da homenageada, Kátia Bogéa, do presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar.

O vereador José Joaquim Ramos a pedido do vereador Astro de Ogum fez a leitura do currículo da homenageada, fazendo saudações e elogiou toda a trajetória da Kátia Bogéa, à frente do IPHAN. Em seguida foi chamado o subprefeito do Centro Histórico, o turismólogo Fábio Farias de Carvalho.

HOMENAGEADA CHORA NA TRIBUNA

Ao ocupar a tribuna da Câmara, Kátia Bogea agradeceu o título, revelou a honra de ser acolhida como cidadã ludovicense e não conteve a emoção ao falar dos 12 anos em que ocupou a função de superintendente. Ela chorou ao ser aplaudida pelo público presente no plenário.

“Eu não esperava por isso. Fico emocionada e contente com esse título que recebo na presença de pessoas que se identificam com o IPHAN, instituição que tenho como minha segunda família”, afirmou.

Em entrevista ao programa Câmara em Destaque, Kátia afirmou que ainda deve entregar quatro obras antes de deixar o cargo. Duas do Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas, a Praça do Pescador e o Memorial da Fábrica Martins.

Vereadores destacam importância de Kátia Bogéa na conquista do título de Patrimônio da Humanidade para São Luís

Durante a sessão solene que homenageou, na manhã desta terça-feira (27), com o título de cidadã ludovicense, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN – MA), Kátia Santos Bogéa, vários vereadores destacaram a importância da homenageada na conquista do título de Patrimônio Mundial para São Luís. A capital maranhense recebeu a honraria da UNESCO, em 1997. O título foi um reconhecimento à preservação de seu conjunto arquitetônico colonial dos séculos XVIII e XIX. São mais de 3.500 edificações que retratam o modo de vida das antigas famílias abastadas.

Em seu discurso, Ogum falou da importância da homenagem, relembrou as conquistas de Kátia à frente do IPHAN e afirmou que a cerimônia era um reconhecimento do trabalho que a homenageada desenvolve no comando da autarquia do Governo Federal, vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pela preservação do acervo patrimonial tangível e intangível do país.

“É uma homenagem justa, a uma pessoa que sempre lutou para que a nossa cidade fosse reconhecida hoje como Patrimônio Cultural da Humanidade. Esta Casa sente-se honrada em poder conferir esse título à doutora Kátia Bogéa por entender que ela merece esse reconhecimento”, disse o presidente da Câmara.

O vereador José Joaquim Guimarães (PSDB), decano da Casa, foi um dos vereadores que destacaram o brilhante papel da superintendente IPHAN no estado. O tucano afirmou que mesmo não sendo ludovicense, a homenageada nunca deixou de medir esforços para melhorar o patrimônio da cidade que adotou em seu coração.

“Ele não é ludovicense de nascimento, mas de longa data é considerada amiga de São Luís, uma mulher que nunca mediu esforços para melhorar a nossa cidade”, disse Guimarães.

A vereadora Rose Sales (PV) afirmou que o público presente na solenidade permite avaliar como tem sido o trabalho de Kátia no órgão.

“São pessoas que estão aqui para lhe prestigiar. Pessoas que reconhecem a sua atuação à frente de uma autarquia de grande importância para o segmento cultural de nossa cidade”, destacou a líder do PV na Casa.

Os vereadores Pavão Filho (PDT), Ricardo Diniz (sem partido) Gutemberg Araújo (PSDB) e Ivaldo Rodrigues (PDT) também fizeram questão de reconhecer o trabalho da superintendente do IPHAN ao longo dessas três décadas.

 

Texto: Joel Jacinto e Isaías Rocha 

Sds Jornalisticas 
Joel Jacintho 
Jornalista  
DRT/MA 0612 
Tel. 9135 2486/ 8739 2036

BLOG: joeljasintho.blogspot.com
MSN: joeljacinth@hotmail.com

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Restaurante Popular solicitado por Fátima Araújo para o João de Deus será inaugurado dia 1º de junho

Após solicitação através de Indicação da vereadora Fátima Araújo (PCdoB),  ao governador Flávio Dino (PCdoB), ...

Vereadora Fátima Araújo recupera rua através de mutirão no Residencial João Alberto

Esperar do poder público os moradores do Residencial João Alberto já estavam cansados. Mas uma ...

Deputados estaduais reúnem-se com o governador em exercício no Palácio dos Leões

Deputados estaduais reuniram-se, nesta quinta-feira (16), com o governador em exercício do Maranhão, deputado Othelino ...

“Canindé Barros está brincando com o povo do João de Deus e Vila Conceição”, dispara Fátima Araújo

Em sessão realizada na última segunda-feira (13) no Plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara ...

Vereadora Fátima Araújo solicita ao governador Flávio Dino recapeamento asfáltico para o bairro São Cristóvão

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), solicita através da Indicação Nº 148/2019 ao ...