casa » POLÍTICA » Câmara aprova projeto de lei de autoria de Fátima Araújo que vai criar e implantar o CEJAAM em São Luís

Câmara aprova projeto de lei de autoria de Fátima Araújo que vai criar e implantar o CEJAAM em São Luís

COMPARTILHE

A população de São Luís ganhou um grande presente na manhã desta quarta-feira (09). Durante sessão ordinária realizada na Câmara Municipal, os vereadores presentes aprovaram um projeto de lei de autoria de Fátima Araújo (PCdoB), que vai mudar ainda de muita gente na capital maranhense. Falta apenas o prefeito Edivaldo Holanda Júnior sancionar.

O autista ludovicense será visto com mais respeito, igualdade e dignidade. Após o projeto  de lei ser aprovado, a vida de  dezenas de jovens e adultos autistas na capital maranhense ganhará novo rumo. O projeto de lei Nº 088/2019, vai possibilitar aos jovens diagnosticados com transtorno de especto autista, o ingresso ao mercado de trabalho, por meio de oficinas e cursos profissionalizantes.

O projeto de lei autoriza o prefeito Edivaldo Holanda Júnior criar e implantar o Centro Especializado de Jovens e Adultos Autistas do Maranhão (CEJAAM). A capacitação será de acordo com a habilidade do jovem, como por exemplo: arte, culinária, informática, musica, entre outras profissões que ofereçam melhor qualidade de vida a jovens e adultos, além de atendimento terapêutico, envolvendo médicos, educadores, psicopedagogos, musicistas, psicomotricistas, entre outros especialistas.

Para a vereadora Fátima Araújo autora do projeto, o CEJAAM será a porta de entrada de jovens autistas no mercado de trabalho. “O mundo inteiro vem debatendo e aprendendo sobre essa síndrome, mas ainda há muito a ser observado sobre o autismo na fase adulta. Por isso, é necessário que exista um centro especializado e exclusivo para o tratamento, não apenas das crianças, mas também para jovens e adultos”, descreveu a vereadora.

O QUE É AUTISMO?

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento ao longo da vida. As principais alterações identificadas são o déficit nas áreas de comunicação e socialização, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

TIPOS DE AUTISMO

Autismo clássico

Apesar do comprometimento poder variar muito, quando enquadrada nesse grau de autismo, a pessoa pode ser voltada para si mesma. Além disso, pode ocorrer ausência de contato visual, dificuldade de compreensão e distúrbios mentais.

Autismo de alto desempenho

Esse grau de autismo antes era chamado de Síndrome de Asperger. Os sintomas são parecidos com os de outros tipos de autismo, mas em proporções bem reduzidas. Os autistas de alto desempenho podem ser verbais e também inteligentes a ponto de serem confundidos com gênios.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Fátima Araújo, solicita e Caema envia técnicos para fazer estudo técnico na rede de abastecimento do bairro João Alberto

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), solicitou da Companhia de Saneamento e Abastecimento ...

Vereador Astro de Ogum emite Nota de Esclarecimento

Acerca de matérias jornalísticas publicadas na imprensa maranhense, tratando da prisão do vereador Astro de ...

Grupo opositor de Bacabeira trabalha para reconstruir o município que foi destruído por Fernanda Gonçalo

O município de Bacabeira está cada vez mais sendo sucateado pela atual gestão, que tem ...

Weverton confirma Osmar Filho como pré-candidato a prefeito de São Luís

O senador e presidente do PDT no Maranhão, Weverton Rocha, reafirmou nesta segunda-feira (09), durante ...

Othelino repercute os destaques da semana no Parlamento Estadual em nova edição do podcast

Na sexta edição do podcast “Diálogo com Othelino”, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, ...