casa » SHOWS & EVENTOS » Boi Estrela de Bequimão se despede da temporada 2015
A "brincadeira" mais querida da baixada e que arrasta multidões por todo Estado

Boi Estrela de Bequimão se despede da temporada 2015

COMPARTILHE

Uma das brincadeiras mais tradicionais do Maranhão e a mais querida da baixada maranhense, o Bumba-meu-Boi Estrela de Bequimão, que este ano teve agenda lotada no período junino, vai se despedir neste sábado (10) da população de Bequimão. A tradicional matança do Boi Estrela de Bequimão, está programada para este sábado (10), na Rua João Bouéres, no centro da cidade, local tradicional da festa de final de ano.

A festa que vai ocorrer neste sábado (10), terá várias atrações, entre elas, a Banda Swing Sensual, Projeto Reggae Raiz e o melhor; a festa vai ser aberta ao público a partir das 18h. E para quem gosta de uma cerveja gelada, o churrasco é totalmente liberado. Então vá e leve seus amigos, porque se for por falta de Índias Lindas, a festa nunca vai terminar.

HISTÓRIA DO ESTRELA

Fundado em 03 de maio de 1984 (Hoje com 31 anos de tradição), o Bumba-Meu-Boi Estrela de Bequimão, foi pioneiro na Baixada e Litoral Ocidental maranhense no sotaque de orquestra. Com um repertório de toadas sinceras e empolgantes que retratam a fé religiosa, o amor e a cultura de seu povo, que, sem perder sua originalidade e identidade, mantém-se fiel ao autêntico ritmo do sotaque de orquestra até os dias atuais.  Conhecido pelo pelos cantadores e compositores da terra, o Boi Estrela de Bequimão ganhou inúmeros fãs por todo estado e onde se apresenta arrasta multidões.

SURGIMENTO

Em 1956, um senhor chamado Mestre Antero, homem de bem e querido por toda a população da Cidade de Bequimão, com a ajuda de alguns amigos, deu início a um “bloco de samba”, denominado “Estrela do Samba”, que ao lado de outro bloco chamando “Águia do Samba”, do Sr. Valderez, iniciaram as primeiras festas de Carnaval em Bequimão. Devido a alguns problemas internos, o “Bloco Estrela do Samba”, acabou caindo no esquecimento. Com a mudança de residência do Sr. Mestre Antero para um outro município do Estado, o “Estrela do Samba”, pausou as suas apresentações em carnavais. Decorridos alguns anos, início de 1980, sob a responsabilidade dos Srs. Antônio dos Santos Martins, conhecido por todos como (Tonho Martins), Lucas Gomes, Paulo Campos Neto e Valber Bertoldo Cruz Almeida, carinhosamente como (Vadico), foi reativado o “Bloco Estrela do Samba”.

ESTRELA ESTRELA1

Entretanto, como a nossa principal manifestação popular sempre foi os Festejos Juninos (São João, São Pedro e São Marçal), eis que surge a ideia de organizar uma “brincadeira” de Bumba-Meu-Boi, partida do Sr. Tonho Martins. Como era notório que nossa Cidade privilegiava-se em organizar “O Melhor arraial da Baixada”, rotulado assim pelos municípios vizinhos, veio uma pergunta: “Por que não organizar uma ‘brincadeira’ de Bumba-Meu-Boi, no Sotaque de Orquestra, em Bequimão?”.

O Sr. Tonho Martins, convocou para uma reunião toda a Diretoria da “Escola Estrela do Samba”, entre eles, os Srs. Lucas Gomes, Paulo Campos Neto, Valber Bertoldo Cruz Almeida (Vadico), João Cruz Almeida, carinhosamente chamado (Joca Mucura), Denilson Lemos Martins, Antonio Inácio Rodrigues & Raimundo João Macedo (já falecido), sugerindo a ideia da criação de um grupo de folclore popular, mais precisamente o Bumba-Meu-Boi, no sotaque de orquestra. Explanando aos membros da Diretoria que ali se faziam presentes.

Depois de aprovado pelos organizadores, deu-se início aos ensaios, que na época eram bastante precários, e no seu primeiro ano de apresentação, devido à falta de condições financeiras e incentivos, foram utilizadas fantasias aproveitadas da “Escola de Samba”. Mas com a força de vontade da Diretoria, o apoio da população e principalmente à vontade de Deus (segundo a direção), iniciou-se pela primeira vez, uma maravilhosa e bem sucedida carreira, a agremiação Folclórica de maior representação cultural do Município, o qual passou a se chamar “ASSOCIAÇÃO BUMBA-MEU-BOI ESTRELA DE BEQUIMÃO”, sotaque de orquestra, hoje com o nome de “ASSOCIAÇÃO CULTURAL E FOLCLÓRICA BUMBA-MEU-BOI ESTRELA DE BEQUIMÃO”.

 

SUCESSO EM 31 ANOS

Através de trabalhos gravados em 03 LP’s e 05 CD’s, a maior manifestação popular folclórica do Maranhão, o “Bumba-Meu-Boi” se tornou o maior sucesso do Estado. O Município de Bequimão, Estado do Maranhão – Brasil, localizado no Litoral Ocidental (antes pertencente à Baixada Ocidental Maranhense), foi o pioneiro na sua região, na realização dos Arraiais durante os Festejos Juninos. E hoje conta com um dos Bumba-meu-boi de orquestra mais queridos do Maranhão.

CONHEÇA MAIS, ACESSANDO AQUI NO BLOG BOI ESTRELA

 

 

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Fátima Araújo vai realizar Ação Social e Culto Ecumênico neste sábado (10) no aniversário da Vila Conceição

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), fará uma grande Ação Social neste sábado, ...

Mais de 80 atrações passaram pelo Arraial do Movimento Solidariedade & Ação entre os dias 22 a 30 de junho

Com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, mais de ...

Arraial organizado por Fátima Araújo já reuniu mais de 60 atrações em 8 dias de Festa Junina

Valorizar a cultura e o artista maranhense é uma das bandeiras da vereadora de São ...

Arraial do Movimento Solidariedade & Ação reúne grande público sábado (22) e domingo (23)

Um dos maiores arraiais de bairro de São Luís, o Arraial do Movimento Solidariedade & ...

Vereadora confirma apoio à Dança Portuguesa Talentos e Encantos de Portugal do João de Deus

Incentivar a cultura maranhense e valorizar o folclore são requisitos que englobam o trabalho da ...