casa » NOTÍCIAS » Bequimõenses são beneficiados com cirurgias oftalmológicas na capital

Bequimõenses são beneficiados com cirurgias oftalmológicas na capital

COMPARTILHE

A quarta edição do mutirão de catarata e pterígio, realizada pela Prefeitura de Bequimão, por intermédio da secretaria municipal de saúde, através de uma parceria com o Centro de Olhos São Luís, beneficiou mais bequimõenses neste final de semana. O prefeito Zé Martins (PMDB), mantém a parceria e com isso, mais de 400 pacientes já foram beneficiados somente este ano. Durante as cirurgias o prefeito Zé Martins acompanhou de perto os pacientes.

ZE MART WP_20151129_12_24_34_Pro

Para o secretário Bastico Moraes, é esse cuidado com as pessoas que está fazendo a diferença na saúde de Bequimão. “É com esta visão que trabalhamos para mudar e solucionar os problemas em nosso município.
Nesse caso, por exemplo, com o apoio exclusivo do prefeito Zé Martins, que disponibilizou colírio, despesas com passagens e alimentação, dando total condições para que o povo de Bequimão tenha acesso às políticas de saúde pública”, destacou o secretário, que acompanhou o grupo com a secretária adjunta, Ramone Araújo, enquanto aconteciam as cirurgias.

WP_20151129_12_24_44_Pro WP_20151129_12_24_51_Pro

O prefeito Zé Martins (PMDB), como de rotina, acompanhou os pacientes durante os procedimentos cirúrgicos. Durante visita aos conterrâneos, o prefeito não escondeu sua felicidade em poder contribuir para o bem estar de seu povo.

“Nosso empenho é para que a população de Bequimão consiga sempre amparo a saúde pública de qualidade. É por isso que melhoramos as condições do Centro Municipal de Saúde e das UBS’s, além disso, temos um dos hospitais mais equipados da região e com uma equipe altamente capacitada e dedicada”, comentou Zé Martins.

CIRURGIA DE CATARATA

A cirurgia de catarata é considerada um procedimento simples, feita em mais ou menos 10 minutos. Uma espécie de lente natural do olho, chamada de cristalino, é removida e substituída por uma lente artificial, tecnicamente conhecida como lente intraocular. Depois da cirurgia, as pessoas que estavam com dificuldades de enxergar por causa da catarata recuperam a visão.

CIRURGIA DE PTERÍGIO

A cirurgia é um pouco trabalhosa, dura cerca de 40 minutos, contra 15 minutos da técnica de esclera nua. No entanto, o esforço compensa. A anestesia do olho é feita somente com colírio. Após a remoção do pterígio, a conjuntiva doadora do quadrante é retirada, onde é saturado com fios finíssimos no leito escleral.

VISÃO ALTAMENTE RECUPERADA

O vigilante Kleber Domingos Rodrigues, de 35 anos, morador do Povoado Bem Posta, já estava com dificuldades de fazer suas atividades do dia a dia e teve que procurar o hospital de Bequimão. “As coisas se misturavam muito na minha vista. Estou feliz agora e contando de chegar melhor e enxergar bem, pra fazer minhas atividades, eu já não conseguia enxergar mais nada”, destacou Kleber que fez a cirurgia para retirada de Pterígio (Carne no olho).

Os moradores da comunidade Santa Flor, Dinalva França Pereira, de 40 anos e Josemar Pereira Gonçalves, de 45 anos, também fizeram cirurgia neste final de semana, só que pela segunda vez para retirada de Pterígio; ambos do olho direito, já que na primeira vez, a cirurgia foi no olho esquerdo. Josemar não mediu palavras para falar do mutirão. ”Estou fazendo no olho direito, já fiz no esquerdo e estou bom graças a Deus. Estou feliz e vou poder trabalhar como gosto”, reconhece o morador do povoado Santa Flor.

 

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Bequimão expõe potencialidades no II Seminário de Turismo Floresta dos Guarás

Potencialidades das manifestações culturais e dos artesanatos bequimãoenses foram apresentadas no II Seminário de Turismo ...

São Luís vai ganhar Restaurante moderno na sede dos Inativos da PM e CBM

Para dar oportunidade aos associados e familiares da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar ...

Irmã da vereadora Fátima Araújo morre vítima de Infarto

Na manhã desta quarta-feira (03), a vereadora de São Luís, Fátima Araújo recebeu a triste ...

Jupi lança novo comercial com Safadão em clima de São João

Com mais de 30 anos no mercado, a marca Jupi que traz como garoto propaganda ...

Confira a Programação completa do Festejo do Divino em Alcântara-MA

Um dos maiores Festejos Religiosos do Maranhão, inicia nesta quarta-feira, dia 29 de maio na ...