casa » BEQUIMÃO » Bequimão envia representantes para Capacitação do Selo UNICEF na cidade de Pinheiro-MA

Bequimão envia representantes para Capacitação do Selo UNICEF na cidade de Pinheiro-MA

COMPARTILHE

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Governo do Estado e o Instituto Peabiru, realizou dias 04 e 05 de junho, em Pinheiro (MA), a segunda turma do 4º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF. O município de Bequimão participou sendo representado pelos secretários Dinha Pinheiro (Cultura e Igualdade Racial) e Josmael Castro (Assistência Social), além de integrantes do Conselho Tutelar e a articuladora do Selo UNICEF e presidente do Conselhos de Direito de Crianças e Adolescentes (CMDCA).

Além de Bequimão, aproximadamente 150 representantes municipais, tais como, secretários municipais de Assistência Social, articuladores locais do Selo UNICEF, representantes de Conselhos de Direito de Crianças e Adolescentes e dos Conselhos Tutelares de 45 municípios das regiões de Pinheiro, Viana, Santa Inês e Zé Doca, compareceram no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Pinheiro.

A metodologia usada incluiu trabalhos em grupo, palestras e exercícios práticos sobre estratégias para o enfrentamento e prevenção ao trabalho infantil, violência sexual, racismo, homicídios e implementação de medidas sócio-educativas em meio aberto.

Proteção no Selo UNICEF

Com uma metodologia que tem se mostrado exitosa em ampliar exponencialmente o conhecimento e a capacidade de pequenos municípios sobre os direitos da infância, foi nesta edição, de 2017 a 2020, que o Selo UNICEF incluiu os temas ligados à proteção de crianças e adolescentes, assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nas capacitações nos quatro polos do Maranhão, são abordados os temas da oferta de serviços integrados às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, notificação de situações de violência e trabalho infantil, serviços de atendimento socioeducativo em meio aberto, estratégias de proteção ao direito à vida de adolescentes e contra a violência, e estratégias de promoção da igualdade racial.

Atenção especial aos mais vulneráveis 

A vulnerabilidade social de meninos e meninas está presente em diferentes formas no território nacional. Por conta da intensificação de sua gravidade, o tema se tornou prioridade para ser trabalhado pelo Selo UNICEF em todos os municípios engajados na iniciativa. No trabalho infantil, 2,5 milhões crianças e adolescentes no Brasil vivem essa realidade, segundo estudo lançado pelo UNICEF em 2018, sobre os impactos da pobreza na infância.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Peabiru, contando com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, e a parceria estratégica com Cemar, Celtins, Energisa, Neve, Amil e RGE. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo UNICEF significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e garantir direitos de meninos e meninas.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Bequimão realiza VI Conferência Municipal de Saúde

Com o tema: “Democracia e Saúde” a Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, em ...

Prefeitura de Bequimão vai realizar nesta quarta-feira (31), a VI Conferência Municipal de Saúde

A prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta quarta-feira (31), a ...

Defensor público cita Bequimão como referência na atenção básica, em entrevista à Rádio Mirante AM

“Nós temos no Maranhão, na Baixada Maranhense, na área mais pobre do Estado, municípios de ...

Ruas e estradas vicinais estão sendo recuperadas em Bequimão-MA

Bastou o período de chuvas parar, em Bequimão, para que o prefeito Zé Martins colocasse ...

Polo da UEMA vai voltar a funcionar em Bequimão após audiência pública

Uma audiência pública realizada na manhã deste sábado (20), na Escola Manoel Beckman na cidade ...