casa » EDUCAÇÃO » Ambulantes do Terminal de Cujupe iniciam capacitação nas próximas semanas

Ambulantes do Terminal de Cujupe iniciam capacitação nas próximas semanas

COMPARTILHE

Dentre as obras e melhorias para 2017 nos terminais externos ligados ao Porto do Itaqui, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) anunciou o convênio de R$ 165 mil firmado com o Sebrae para a capacitação dos vendedores ambulantes que irão desenvolver seus negócios nos boxes do novo Terminal de Cujupe.  O convênio foi celebrado no final de dezembro do ano passado e, na tarde da última segunda-feira, 23, a Ordem de Serviço foi assinada pelo governador Flávio Dino, durante a apresentação dos resultados do Itaqui em 2016 e perspectivas para 2017.

“Esse convênio reforça dois pontos importantes em nossa gestão:  a disposição de parcerizar com instituições do peso e expertise do Sebrae e a preocupação com a parte humana dos investimentos, pois as obras objetivam servir as pessoas. Confiamos no trabalho do Sebrae e cremos que o desenvolvimento do empreendedorismo aos moldes do que está sendo conveniado para o Terminal do Cujupe trará uma nova perspectiva de trabalho e renda para aquela população, promovendo outros tipos de negócios na região”, sinalizou o governador Flávio Dino.

Na próxima semana, o presidente da Emap, Ted Lago, e o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, estarão se deslocando até ao Cujupe para conversarem com os ambulantes do terminal e explicar como serão executadas as capacitações.  As obras do novo terminal multimodal de Cujupe, que integrará o transporte aquaviário e o rodoviário, estão orçadas em R$ 12,6 milhões e também iniciam em poucos dias.

O prazo para o término das obras será de 12 meses e parte fundamental desse trabalho, segundo o presidente da Emap,  está na relação da obra com a população baixadeira e com os demais usuários do terminal. Em 2016, mais de 1,8 milhão de pessoas fizeram a travessia Cujupe-São Luís e vice-versa, o que significa uma média mensal de 150 mil passageiros.

“É para esse público que se voltam os nossos esforços de melhoria do atendimento e oferta de produtos com mais qualidade e em melhores condições de higiene e limpeza. Estaremos conversando com os ambulantes que serão beneficiados nessas primeiras capacitações e acredito que será um trabalho muito proveitoso e mais uma parceria de sucesso firmada com o Sebrae”, coloca Ted Lago.

No evento de apresentação de resultados da Emap em 2016 e anúncio de obras para 2017, realizado no Palácio dos Leões na tarde de segunda-feira, 23, estiveram presentes autoridades políticas, representantes empresariais, staff da Emap e imprensa. Do Sebrae, o presidente do Conselho Deliberativo, Edilson Baldez das Neves, o diretor superintendente João Martins e a diretora de Administração e Finanças Rachel Miranda Jordão, representaram a instituição.

FORMALIZAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS

O superintendente do Sebrae no Maranhão explica que o convênio para capacitação dos ambulantes do Cujupe amplia a parceria iniciada há alguns meses com a Emap, quando a instituição realizou uma pesquisa para levantar o número de pequenos negócios e o perfil dos consumidores naquele terminal de passageiros. O estudo também analisou a viabilidade econômica e as necessidades de adaptação e melhoria dos micro e pequenos empreendimentos instalados no local.

Na nova fase da parceria, o Sebrae vai orientar os empreendedores da localidade para a regularização e formalização de seus negócios, além de capacitá-los em gestão empresarial, boas práticas de atendimento e manipulação de alimentos, de forma a oferecer melhores serviços aos cerca de 150 mil passageiros que circulam mensalmente no Cujupe, com destino à capital ou aos municípios da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental.

“É uma parceria que vai orientar os ambulantes que trabalham no terminal para que agreguem mais valor aos seus produtos e melhorem o atendimento ao cliente. Se haverá um novo porto, com uma nova estrutura para os passageiros, é necessário que haja também uma nova maneira de atender aos usuários do sistema hidroviário com oferta de produtos certificados e seguros. Para tanto, iremos fazer uso do portfólio do Sebrae voltado à gestão dos pequenos negócios, com vistas a contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do empreendedorismo na região”, declarou o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.

Na Baixada Maranhense e Litoral Ocidental, o Sebrae atua por meio da regional de Pinheiro e de diversos projetos e ações para o fomento e desenvolvimento dos pequenos negócios nos 24 municípios de abrangência. “Um dos projetos que capitaneia uma parte dessas ações, e que envolve o Cujupe, é o Desenvolvimento Econômico Territorial – DET Litoral Ocidental, que atua desde Alcântara até Apicum-Açu, envolvendo diretamente 11 municípios, com objetivo de melhorar o ambiente legal de negócios, através da implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios,  fomentar e fortalecer as atividades produtivas, geradoras de renda para dinamizar a economia, visando a transformação da realidade local”, pontua Martins.

O trabalho de capacitação do Sebrae no Terminal de Cujupe envolverá 100 ambulantes da Associação dos Agricultores Familiares, Pescadores Artesanais e Vendedores do Porto do Cujupe (AVTEC) para que possam comercializar seus produtos nos novos boxes. O processo será realizado durante o período das obras de reforma e adequação do novo terminal hidroviário. “É importante que a gente enfatize que o Sebrae está preparado para efetivar outras parcerias em benefício da população baixadeira para favorecer os pequenos negócios e, consequentemente, dinamizar a economia local”, finaliza o superintendente do Sebrae no Maranhão.

 

 

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Facema: A Melhor Faculdade Privada do Interior do Maranhão

Nesta segunda-feira, dia 27 de novembro, os alunos e colaboradores da Facema escreveram mais um ...

Prefeitura de Alcântara entrega Certificados para alunos da primeira turma do EEJA

Pensando melhorar os índices da educação de Alcântara, e recuperar o tempo perdido de estudantes ...

Fátima Araújo e Edivaldo Holanda Jr entregam escola reformada no João de Deus

A Unidade de Educação Básica (U.E.B) Maria José Vaz, localizada no bairro João de Deus, ...

Curso para Radialistas Comunitários começou neste sábado (29/04)

A aula inaugural do projeto de extensão “Capacitação para Radialistas Comunitários”, realizado pela Faculdade Estácio, ...

Artigo – Maranhão Digno (Por Flávio Dino)

POR FLÁVIO DINO (PCdoB) – Estive esta semana em 3 municípios que recebem ações do ...