casa » EDUCAÇÃO » Ambulantes do Terminal de Cujupe iniciam capacitação nas próximas semanas

Ambulantes do Terminal de Cujupe iniciam capacitação nas próximas semanas

COMPARTILHE

Dentre as obras e melhorias para 2017 nos terminais externos ligados ao Porto do Itaqui, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) anunciou o convênio de R$ 165 mil firmado com o Sebrae para a capacitação dos vendedores ambulantes que irão desenvolver seus negócios nos boxes do novo Terminal de Cujupe.  O convênio foi celebrado no final de dezembro do ano passado e, na tarde da última segunda-feira, 23, a Ordem de Serviço foi assinada pelo governador Flávio Dino, durante a apresentação dos resultados do Itaqui em 2016 e perspectivas para 2017.

“Esse convênio reforça dois pontos importantes em nossa gestão:  a disposição de parcerizar com instituições do peso e expertise do Sebrae e a preocupação com a parte humana dos investimentos, pois as obras objetivam servir as pessoas. Confiamos no trabalho do Sebrae e cremos que o desenvolvimento do empreendedorismo aos moldes do que está sendo conveniado para o Terminal do Cujupe trará uma nova perspectiva de trabalho e renda para aquela população, promovendo outros tipos de negócios na região”, sinalizou o governador Flávio Dino.

Na próxima semana, o presidente da Emap, Ted Lago, e o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, estarão se deslocando até ao Cujupe para conversarem com os ambulantes do terminal e explicar como serão executadas as capacitações.  As obras do novo terminal multimodal de Cujupe, que integrará o transporte aquaviário e o rodoviário, estão orçadas em R$ 12,6 milhões e também iniciam em poucos dias.

O prazo para o término das obras será de 12 meses e parte fundamental desse trabalho, segundo o presidente da Emap,  está na relação da obra com a população baixadeira e com os demais usuários do terminal. Em 2016, mais de 1,8 milhão de pessoas fizeram a travessia Cujupe-São Luís e vice-versa, o que significa uma média mensal de 150 mil passageiros.

“É para esse público que se voltam os nossos esforços de melhoria do atendimento e oferta de produtos com mais qualidade e em melhores condições de higiene e limpeza. Estaremos conversando com os ambulantes que serão beneficiados nessas primeiras capacitações e acredito que será um trabalho muito proveitoso e mais uma parceria de sucesso firmada com o Sebrae”, coloca Ted Lago.

No evento de apresentação de resultados da Emap em 2016 e anúncio de obras para 2017, realizado no Palácio dos Leões na tarde de segunda-feira, 23, estiveram presentes autoridades políticas, representantes empresariais, staff da Emap e imprensa. Do Sebrae, o presidente do Conselho Deliberativo, Edilson Baldez das Neves, o diretor superintendente João Martins e a diretora de Administração e Finanças Rachel Miranda Jordão, representaram a instituição.

FORMALIZAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS

O superintendente do Sebrae no Maranhão explica que o convênio para capacitação dos ambulantes do Cujupe amplia a parceria iniciada há alguns meses com a Emap, quando a instituição realizou uma pesquisa para levantar o número de pequenos negócios e o perfil dos consumidores naquele terminal de passageiros. O estudo também analisou a viabilidade econômica e as necessidades de adaptação e melhoria dos micro e pequenos empreendimentos instalados no local.

Na nova fase da parceria, o Sebrae vai orientar os empreendedores da localidade para a regularização e formalização de seus negócios, além de capacitá-los em gestão empresarial, boas práticas de atendimento e manipulação de alimentos, de forma a oferecer melhores serviços aos cerca de 150 mil passageiros que circulam mensalmente no Cujupe, com destino à capital ou aos municípios da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental.

“É uma parceria que vai orientar os ambulantes que trabalham no terminal para que agreguem mais valor aos seus produtos e melhorem o atendimento ao cliente. Se haverá um novo porto, com uma nova estrutura para os passageiros, é necessário que haja também uma nova maneira de atender aos usuários do sistema hidroviário com oferta de produtos certificados e seguros. Para tanto, iremos fazer uso do portfólio do Sebrae voltado à gestão dos pequenos negócios, com vistas a contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do empreendedorismo na região”, declarou o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.

Na Baixada Maranhense e Litoral Ocidental, o Sebrae atua por meio da regional de Pinheiro e de diversos projetos e ações para o fomento e desenvolvimento dos pequenos negócios nos 24 municípios de abrangência. “Um dos projetos que capitaneia uma parte dessas ações, e que envolve o Cujupe, é o Desenvolvimento Econômico Territorial – DET Litoral Ocidental, que atua desde Alcântara até Apicum-Açu, envolvendo diretamente 11 municípios, com objetivo de melhorar o ambiente legal de negócios, através da implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios,  fomentar e fortalecer as atividades produtivas, geradoras de renda para dinamizar a economia, visando a transformação da realidade local”, pontua Martins.

O trabalho de capacitação do Sebrae no Terminal de Cujupe envolverá 100 ambulantes da Associação dos Agricultores Familiares, Pescadores Artesanais e Vendedores do Porto do Cujupe (AVTEC) para que possam comercializar seus produtos nos novos boxes. O processo será realizado durante o período das obras de reforma e adequação do novo terminal hidroviário. “É importante que a gente enfatize que o Sebrae está preparado para efetivar outras parcerias em benefício da população baixadeira para favorecer os pequenos negócios e, consequentemente, dinamizar a economia local”, finaliza o superintendente do Sebrae no Maranhão.

 

 

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

IESF abre inscrições para vestibular

O Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF está com inscrições abertas para o vestibular ...

Indicação da vereadora Fátima Araújo solicita ao governo do Estado construção de creche no Pirapora

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (11), no Plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara ...

Vereadora Fátima Araújo leva estudantes do “Educar para Vencer” para a Feira do Livro

Uma das maiores incentivadoras da educação básica, a vereadora Fátima Araújo tem feito um trabalho ...

Alunos do projeto Educar para Vencer voltam às aulas

Os quase cem alunos matriculados para as aulas de reforço escolar do projeto Educar para ...

Câmara aprova projeto que amplia horário dos postos da bilhetagem eletrônica em São Luís

De autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), o projeto de lei nº 155/17 já foi ...