casa » ALCÂNTARA » Alcântara realiza a VIII Conferência Municipal de Assistência Social

Alcântara realiza a VIII Conferência Municipal de Assistência Social

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (09), a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que trouxe como tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e participação Social.

Antes da abertura oficial os participantes cantaram os hinos nacional e municipal e assistiram apresentação de um grupo de ballet da Secretaria. Houve a palestra com a Assistente Social, Vanessa Silva Oliveira, sobre o tema da Conferência. O evento foi realizado ao longo de todo o dia na Sede do CRAS, localizada no Centro da cidade.

Três grupos foram formados para discutir os seguintes eixos: Eixo I A Assistência Social como Direito do Povo, Eixo II Financiamento Público, Eixo III Participação Social, mas essa formação de grupos também debateu eixos temáticos.

A representante do Conselho Estadual da Assistência Social, Benigna Regina Castro Martins Almeida, destacou a importância de uma Conferência Municipal de Assistência Social para Alcântara. “As conferência têm um significado diferenciado, principalmente em um país em que vivenciamos o desmonte das Políticas Públicas. As políticas de Assistência Social também estão sendo desmontadas. Os recursos não estão sendo repassados aos municípios. O orçamento aprovado para o próximo ano é praticamente menor que o de 2019. Nosso objetivo com as conferências é ter mais CRAS, manter o serviço de Convivência funcionando. Nossa missão agora é pedir para manter os serviços de Assistência Social.Se continuar como está, onde o governo federal não repassa as verbas, a tendência é parar tudo. Realizar conferência no Maranhão, mostra que não estamos concordando com esse descaso. Mesmo sem recursos, percebemos que o município de Alcântara trabalha um planejamento para hoje, mas pensado no amanhã”, disse a Conselheira.

Já a secretária de Assistência Social, Menca Pinho foi categórica ao afirmar a importância de uma conferência, reunindo usuários do SUAS e autoridades municipais e estaduais. “Os cortes dentro da política de assistência é nítido aos olhos de todos. Esta conferência em Alcântara chama a população, principalmente os usuários dos serviços dos CRAS, CREAS, programa Criança Feliz, Serviço de Convivência e os beneficiários dos Programas Sociais,  que são os principais atores da 8º Conferência, já que essa política e atendimento são para eles. Hoje a população precisa entender que para que haja ainda mais serviços e de qualidade, precisamos está juntos para brigar ainda mais pelo có financiamento e financiamento, embora a prefeitura já faça além de suas forças”, destacou.

A  Assistente Social, Vanessa Silva Oliveira, que foi a conferencista do evento, fez uma análise do momento atual do SUAS e destacou a importância do planejamento para os próximos 2 anos. “É importante sensibilizar as pessoas de nossos direitos, o governo está fazendo favor, já passamos do status de assistencialismo. A Assistência Social precisa ser vista como direito de todos, já que o financiamento é público, tanto no âmbito municipal, estadual e federal. Queremos mostrar aos nossos usuários do SUAS os avanços que Alcântara teve ao longo dos últimos 2 anos, mesmo o governo federal querendo acabar com a política de Assistência Social”, finalizou.

O prefeito Anderson Wilker participou da abertura da VIII Conferência Municipal de Assistência e destacou os avanços, falou das dificuldades, mas elencou o grande trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social em sua gestão. “A conferência é um momento importante para se debater, planejar, mas também para ouvir a população. Em 2017 encontramos uma Assistência Social inoperante, nada funcionava, todos os programas federais bloqueados, mas graças a Deus com muito trabalho, conseguimos colocar em funcionamento e agora estamos ampliando os serviços, além de reestruturar a secretaria, com bons profissionais, equipamentos e veículos para atender bem nosso povo. Mesmo com dificuldades, nosso trabalho  está avançando. Ampliamos o programa Criança Feliz e já atendemos na sede e zona rural. Inauguramos a Cada de Apoio ao Idoso, além disso o trabalho da Assistência tem reconhecimento de órgãos públicos, como a Defensoria Pública, que reconhece nosso trabalho”, destacou o prefeito.

No fim da tarde foram realizadas as leituras, apreciação e votação das deliberações dos grupos de trabalho, onde foram eleitos os delegados e seus respectivos suplentes, representando o poder executivo e sociedade civil respectivamente.

A Conferência Municipal é um evento de caráter deliberativo para debater e avaliar a Política de Assistência Social, onde são retiradas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais de seus usuários no município de Alcântara.

Participaram do evento, membros do Conselho Municipal de Assistência Social, secretários municipais, membros do Conselho Estadual de Assistência Social, servidores e sociedade civil.

Fotos: Mauro Garcia

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Alcântara realiza I Ciclo Formativo Municipal para Gestores Escolares, Coordenadores de Polo e Equipe Técnica Pedagógica da SEMED

Melhorar ainda mais a qualidade do ensino na rede municipal de educação é uma das ...

Prefeitura de Alcântara realiza I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Uma alimentação de qualidade reflete na boa saúde e ajuda na sobrevivência de uma população, ...

Prefeitura de Alcântara realiza ação do Setembro Amarelo na Casa de Apoio ao Idoso

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e ...

Prefeito de Alcântara-MA entrega fardamento escolar

Mais uma vez os estudantes alcantarenses receberam das mãos do prefeito Anderson Wilker, uniforme escolar. ...

Juntos & Misturados vence Perú pelo Campeonato SUB-17 de Alcântara-MA

Pelo Campeonato Alcantarense de Futebol SUB-17, a bola rolou na manhã deste sábado (14) no ...