casa » POLÍTICA » Alcântara comemora 365 anos de emancipação política

Alcântara comemora 365 anos de emancipação política

COMPARTILHE
Cidade histórica de Alcântara

Cidade histórica de Alcântara

A Prefeitura de Alcântara, administrada pelo prefeito Domingos Araken, comemorou com todos os alcantarenses, moradores e conterrâneos da “Cidade Histórica” a festa de 365 anos de emancipação política. A programação comemorativa aconteceu ontem (22), às 15h, na Praça da Matriz, com atrações culturais para todas as idades.

Abrindo a programação, às 15h, a criançada se divertiu com os brinquedos infláveis infantis. Já às 16h houve show infantil com palhaços, e às 17h teve a chegada do Papai Noel. Logo depois, às 18h, o Coral Juvenil de Alcântara cantou clássicos de natal e às 18h30 aconteceu a apresentação da orquestra de Alcântara. Já às 19h os alcantarenses cantaram os parabéns e cortaram o bolo de aniversário. E às 22 horas, teve show com o ritmo do Forró Zanzibar.

Alcântara tem grandes motivos para comemorar essa data tão importante na história do município. No primeiro ano de trabalho, a nova gestão, administrada pelo Simpático prefeito Domingos Araken, limpou o nome do município, que estava em débito há mais de 15 anos. Agora, Alcântara já está cadastrada e pronta pra receber convênios de todos os programas dos governos estaduais e federais. Hoje, todos os alunos são transportados em novos ônibus escolares e deixaram de andar em paus de arara. A nova administração acabou com o antigo transporte precário, que era mais cansativo para os alunos.

O município já é campeão nacional no “PAA” (Programa de Aquisição de Alimentos). Os salários dos servidores públicos agora estão atualizados e pagos em dia. O prefeito Araken, já inaugurou as barragens dos povoados Tubarão I e II e Itamatatíua, que vão garantir mais comida para o gado, peixes e arroz irrigado à população das comunidades vizinhas. Com a nova gestão, Alcântara ganhou ainda o Odontomóvel e mais médicos, que agora trabalham e moram na sede e nos povoados do município. Com nove equipes do Programa Saúde da Família (PSF) efetivadas, ampliou-se o atendimento de saúde à população.

Outra boa notícia para o povo do município de Alcântara, é que está garantida a construção e o funcionamento do novo hospital com 20 leitos. Alcântara vai ganhar também a UBS marítima e a UBS do Mangueiral, que já está sendo construída na entrada da cidade histórica. As obras das novas creches também já foram iniciadas. Em 2013 foram inauguradas e já estão funcionando a Agência dos Correios, no povoado de São João de Côrtes e a Sala do Empreendedor do SEBRAE.

Alcântara de cara nova com Araken

Alcântara de cara nova com Araken

A cidade agora está limpa e com nova urbanização. Alcântara tem nova cara. A Prefeitura vem melhorando a iluminação pública e realizou a limpeza de áreas históricas, antes cheias de entulho e lixo, o que afastavam os turistas da cidade. Agora, estes locais se transformaram em novos cenários e espaços culturais e sociais, melhorando também a segurança pública. Por meio do Pronatec e em parceria com o SENAI, a Prefeitura ofereceu cursos e qualificou centenas de profissionais em diversas áreas.

A saúde pública também ganhou sala de programas de hanseníase, tuberculose e hipertensão arterial, modernos aparelhos de ultrassonografia e novos profissionais da área. A Prefeitura realizou com sucesso a Festa do Divino, o Clamor Pela Pátria, carnaval e o festejo Junino. Motivos não faltam para comemorar. É um bom começo, mas ainda há muito trabalho e desafios pela frente. O trabalho não pára.

 

Que 2014 o prefeito Araken continue neste mesmo ritmo de trabalho e realizações.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Sancionada lei de Othelino Neto que prevê uso de efetivo da Segurança para reforço nos municípios

O governador Flávio Dino sancionou, nesta sexta-feira (11), o  Projeto de Lei 480/2019, de autoria do ...

Othelino recebe prefeita de Paço do Lumiar e destaca importância do município para Região Metropolitana

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta quarta-feira ...

Assembleia aprova projeto do Executivo que institui Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil

A Assembleia aprovou por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (10), o projeto de lei 454/2019, ...

Câmara aprova projeto de lei de autoria de Fátima Araújo que vai criar e implantar o CEJAAM em São Luís

A população de São Luís ganhou um grande presente na manhã desta quarta-feira (09). Durante ...

Gedema entrega kits de higiene pessoal a idosos do Solar do Outono e Asilo de Mendicidade

O Grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão (Gedema) entregou, nesta terça-feira (1º), kits de ...