casa » TRABALHO

TRABALHO

Fátima Araújo destaca arraial do João de Deus-Vila Conceição na Difusora AM

COMPARTILHE
O Festejo Junino no Maranhão já está acontecendo. Mas no bairro João de Deus-Vila Conceição, o Tradicional Arraial já tem data marcada para começar, dia 23 de junho. Com o apoio exclusivo da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), o festejo terá 7 dias de muita animação.
Nesta segunda-feira (12), a Pequena Guerreira aproveitou para divulgar seus projetos e programação do arraial no Programa Canta Maranhão, apresentado pelos Radialistas, Helena Leite, Joel Jacinto e Juarez Souza, na rádio Difusora AM 680 KHZ. Durante o programa Fátima falou de seus primeiros meses de mandato como vereadora e destacou seus esforços na luta pelo bem estar da população de São Luís. Questionada pelos radialistas, a Vereadora destacou sua luta em prol de seu povo.
A programação do Arraial do João de Deus-Vila Conceição vai de 23 a 29 de junho com inúmeras brincadeiras. Toda cobertura e programação completa você pode conferir na Página da Vereadora no Facebook.
FIM DE SEMANA DE TRABALHO

Mesmo sendo final de semana, a vereadora visitou uma feira na capital. Além de visitar os feirantes, Fátima Araújo aproveitou para tomar um café e fazer aquela compra de verduras e legumes. Como uma autêntica parlamentar, a Pequena Guerreira foi muito solicitada para tirar aquela foto com seus eleitores e admiradores.

Canindé Barros define estudo para viabilizar vans e micro-ônibus para o eixo Itaqui–Bacanga

COMPARTILHE

Em reunião com diretores da, (COOTRAIBA), Cooperativa de Transporte Alternativo da Área Itaqui–Bacanga, Modalidade Micro-ônibus/Vans, o secretário municipal de Transito e Transporte de São Luís, Canindé Barros garantiu que fará um estudo técnico para viabilizar a circulação de vans e micro ônibus na região do eixo Itaqui–Bacanga.

Canindé Barros assegurou que o processo será agilizado de maneira democrática e transparente, para que a regulamentação seja de acordo com as necessidades da população local, e para isso vai contar com o apoio das lideranças comunitárias.

O secretário explicou que após os estudo será definido os critérios para a implantação do plano modelo que terá inicio no eixo Itaqui – Bacanga o mais breve possível, para suprir a demanda, mas esclareceu que a cooperativa vai obedecer a critérios para explorar a região.

Outro ponto citado pelo secretário foi implantação do transporte em outras capitais, que funciona de maneira organizada, defendido pelo superintendente de transporte, Manoel Cruz.

De acordo com o presidente da COOTRAIBA, José Ribamar  Maciel , o processo de regulamentação do transporte alternativo para área foi iniciado desde a fundação da cooperativa, aguardando apenas a resposta da Secretaria de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT).

“Há muito tempo solicitamos esse beneficio para nossa comunidade”.

 “Isso será uma grande novidade para nós, e contamos com a sensibilidade do secretário Canindé Barros, por isso temos esperança que a situação será resolvida”, Disse Rosângela moradora do Anjo da Guarda.

A reunião contou com a presença de comunitários e diretores da COOTRAIBA, sendo eles, Maciel Gomes (COOTRAIBA), João Costa, (ALEMA), Mirian de (Camboa dos Frades), Rosangela da Gancharia (ALEMA), e Mauro Garcia (FEIBA).

Em funcionamento as vans e micro – ônibus circularão em áreas  que não tem acesso para ônibus coletivos, dando agilidade e rapidez sem demorar para usuários de transporte público.

Os bairros que serão beneficiados pelo sistema a ser implantado  ainda vai depender do estudo, e o projeto vai se estender em toda São Luís, após o período de adaptação.

A cooperativa terá também bilhetagem eletrônica para aceitar os cartões, estudantil, carteira de idoso, e vale transporte.

Por Mauro Garcia

Projeto de lei de autoria de Osmar Filho dará direito à troca de produtos vencidos sem custo ao consumidor

COMPARTILHE

Em celebração ao Dia do Consumidor, 15 de março, o vereador Osmar Filho (PDT) protocolou junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais (mercadinhos, supermercados e afins) da capital maranhense a darem gratuitamente ao consumidor o produto ofertado quando verificada divergência de preço ou fora do prazo de validade.

De acordo com o parlamentar, que é vice-presidente da Câmara, sua medida visa resguardar o consumidor, pois o consumo de produto estragado pode afetar, inclusive, a saúde do comprador ou de seus familiares.

“É dever de todo estabelecimento comercial zelar pela validade dos produtos vendidos”, declarou Osmar Filho, em entrevista ao ‘Câmara News’, informativo que vai ao ar todas as sextas-feiras pela Rádio Difusora AM.

O projeto estabelece que a entrega gratuita dos dois produtos, em substituição ao encontrado fora de validade nas prateleiras, deverá ser feita no momento em que o consumidor estiver nos caixas do estabelecimento.

UM NA PRATELEIRA E OUTRO NO CAIXA

Além de garantir a substituição de produto vencido por outro de graça, a proposta apresentada por Osmar Filho visa acabar com uma queixa que é comum nos supermercados  da capital maranhense: a divergência dos preços das mercadorias, com um valor na prateleira e outro no caixa.

Em sua proposição, Osmar Filho explicou que em caso de preços diferentes, o consumidor ludovicense terá direito a receber gratuitamente esse produto.

“A questão da validade envolve risco à saúde, e a de divergências de preços prejudica a parte financeira. Por isso, em minha proposta que protocolei hoje, fiz constar que em caso de preços diferentes, o consumidor ludovicense terá direito a receber gratuitamente esse produto”, disse.

A proposta que protocolada iniciou a sua tramitação nas comissões permanentes da Casa e deverá entrar em pauta em breve.

DESTACANDO ATUAÇÃO DO PROCON

Ao fazer uso da tribuna da Câmara para anunciar sua proposta, Osmar Filho aproveitou para destacar a atuação do advogado Duarte Júnior, no comando da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Maranhão).

“Hoje, 15 de março, em que celebramos o Dia do Consumidor, não poderia deixar de destacar a atuação do advogado Duarte Júnior à frente do Procon Maranhão, órgão responsável por promover e executar a Política das Relações de Consumo no Estado do Maranhão, promover a defesa do consumidor no âmbito estadual. Graças à atuação brilhante de Duarte Júnior o Procon tem conseguido orientar, receber e analisar reclamações, consultas e denúncias dos consumidores, a fim de fiscalizar e valorizar o respeito de seus direito”, concluiu.

Texto: Isaias Rocha

 

Demissões em massa no Sistema Globo de Rádio

COMPARTILHE

É muito triste o atual momento do Sistema Globo de Rádio. Dezenas de demissões ocorreram nos últimos dias nas emissoras de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A direção da emissora alega que esse processo trata-se de um amplo projeto de “relançamento da emissora para o ano que vem“.

BELO HORIZONTE:

Na segunda-feira, dia 5 de dezembro, a Rádio Globo Belo Horizonte (AM 1.150 kHz), fechou as suas portas. Mais de 20 profissionais foram demitidos, incluindo jornalistas, operadores de áudio e equipe técnica.

Segundo o coordenador de Comunicação do Sistema Globo de Rádio, Igor Pinheiro Binder, a emissora deixará de ser transmitida em BH a partir do próximo dia 12. Com isso, a CBN passará a ser transmitida também na frequência AM.
É uma interrupção temporária, como parte de um amplo projeto de relançamento da emissora. Em 2017 uma nova Rádio Globo começará suas operações no Rio de Janeiro e em São Paulo, e em breve voltará mais forte, no FM, para BH“, diz Binder.

SÃO PAULO

Em São Paulo foram dispensados na manhã desta terça-feira, dia 6 de dezembro, o comentarista Osvaldo Pascoal, o repórter e apresentador Maércio Ramos o popular “Morcegão”, o repórter esportivo e atual chefe de reportagens Jessé Nascimento e o produtor Guilherme Cimatti.

Quem também deixou a emissora, após mais de 35 anos de serviços prestados ao Sistema Globo de Rádio, foi o chefe de externas Mauro de Lima, o popular “Meto Bala”.

O produtor Mário Duarte, que trabalhava com o Padre Marcelo Rossi no programa “Momento de Fé”, também foi demitido.
Na área técnica em São Paulo, deixaram a emissora: Osmar GuerreiroArmandino Corbal (o popular Alemão), Valter Tadeu (Valtinho), João Amaral e Hélio Carlos. Poucos operadores permaneceram na emissora.

RIO DE JANEIRO

Funcionários de diversos setores foram desligados da emissora, entre eles: Diana RogersSilvana MacielCeci MelloMarco Antônio de Jesus e o narrador Evaldo José.

Ainda no departamento de esportes do Rio de Janeiro, deixaram a Rádio Globo: o narrador Leandro Lacerda, o comentarista Felipe Cardoso e a repórter Carla Matera, que havia retornado há pouco tempo ao SGR.

O comunicador Alexandre Ferreira foi comunicado no final da tarde que também estava fora da Rádio Globo. O programa “Show do Antônio Carlos“, que vinha sendo transmitido apenas para o RJ, deve voltar a ser transmitido em Rede. O mesmo deve acontecer com outros programas da emissora. Zeca Marques foi mais um comunicador que ficou desempregado nesta terça feira (7).

Vale lembrar que a Rádio Globo completou 72 anos de existência no Rio de Janeiro, no último dia 2 de dezembro. Segundo a direção do SGR, essas mudanças fazem parte da implantação da “nova” Rádio Globo.

 

Vamos aguardar!!!

POR bastidoresdoradio.com

Bequimão terá projeto experimental de cultivo de sururu na Comunidade Paricatiua

COMPARTILHE

O sururu (Mytellafalcata) é um molusco bivalve (está inserido entre duas conchas) da ordem Mytiloida, é bastante conhecido no Nordeste e muito presente na culinária do Maranhão, em uma cadeia produtiva que gera renda a pescadores e à gastronomia e turismo do estado. Como parte das ações voltadas para o desenvolvimento da aquicultura no estado, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) implantou um módulo experimental para cultivo de sururu, no povoado de Paricatiua, município de Bequimão, na baixada ocidental maranhense.

sur1sururu

A implantação do projeto é resultado de levantamento que comprovou o potencial da região para criação de bivalves como ostras e sururu. Os bancos de sururu ficam às margens do porto, onde os trabalhadores podem ter acesso até mesmo a pé. Mais de 30 habitantes do povoado já foram capacitados no manejo e cultivo de moluscos e agora tem na atividade mais uma fonte de renda.

sur2

O presidente do Sindicato dos Pescadores Profissionais Artesanais, Aquicultores, Marisqueiros e Trabalhadores na Pesca do município de Bequimão-MA, Odoriel Barata, ressaltou a satisfação dos trabalhadores do município com a chegada do projeto. A gente tinha uma grande expectativa com esse projeto, porque sempre vimos que tinha potencial pra produção, mas faltava o suporte. O empenho da equipe da Sagrima em dar assistência e fornecer os equipamentos foi mais até do que a gente esperava. Agora, já queremos produzir em escala para ser nossa fonte de renda, comemorou. A Universidade Estadual do Maranhão e a Prefeitura de Bequimão são parceiras do projeto.

odorielodoriel1

Como uma das 10 cadeias produtivas prioritárias do Programa “Mais Produção”, a aquicultura vem sendo incentivada com assistência técnica e gerencial em 175 propriedades em 19 municípios, por meio de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), capacitações em piscicultura, com implantação de tanques redes e projetos como o “Ostras do Maranhão”, em Humberto de Campos, onde a Sagrima capacitou produtores, ofereceu assistência e intermediou a comercialização das primeiras 600 dúzias de ostras, certificadas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged).

Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, o cultivo de sururu no estado tem grande potencial de crescimento. “Esse projeto será um importante complemento à renda de marisqueiros e pescadores do estado, dando a eles inclusive a possibilidade de inserção num mercado formal, abrangendo não somente o mercado maranhense, como outras regiões do país, já que é alta a demanda por esses mariscos”, explica.

pari1pari2

UEMA para a realização de pesquisas e orientação adequada aos beneficiários e à Prefeitura Municipal que dará apoio na logística. O desenvolvimento desta atividade trará melhorias na qualidade de vida destes comunitários além de introduzir no município novos mercados de comercialização alavancando assim a economia do mesmo e possibilitando que futuramente haja uma a ampliação dos cultivos estabelecendo uma prática sustentável de produção garantindo que os bancos naturais deste molusco sejam preservados.

 

Por Genivaldo Abreu

Mais uma Comunidade rural de Bequimão recebe qualificação na produção de farinha pelo Sebrae-Ma

COMPARTILHE

Encerrou nesta quarta-feira (30), o Curso de Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, promovido pelo Sebrae/Ma, por meio da Unidade Regional de Pinheiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão. Foram capacitados 18 (dezoito) pequenos produtores de farinha da comunidade Quilombola do Ramal do Quindíua em Bequimão.

qd3 qd4

O município tem a mandiocultura como uma das principais bases da economia local. Bequimão possui uma alta concentração de casas de farinha. São mais de 40 unidades espalhadas por toda região. Por esse motivo, o Sebrae em parceria com a prefeitura de Bequimão está promovendo a capacitação dos pequenos produtores, com cursos e palestras orientadas para o segmento.

qd2 qd5

O intuito é estimular a competitividade do negócio, através de cursos que serão repassadas orientações de como comercializar o produto e criar estratégias para conquistar novos mercados. Diante da qualificação, os produtores ganham mais estímulo para produzir, já que a venda aumenta pela qualidade do produto, e boa aceitação do mercado.

qd12 qd19

QUALIFICAÇÃO E RESULTADOS

A primeira Comunidade Quilombola em receber a qualificação na produção e manejo da farinha de mandioca em Bequimão, foi Juraraitá, que hoje tem demanda de pedidos do produto colocada na agenda. A farinha “Pingo de Ouro” de Juraraitá está entre as mais vendidas em Bequimão, sendo mostrada em feiras da baixada. Após o sucesso da Pingo de Ouro, a Comunidade de Ramal de Quindiua foi a segunda comunidade a ser beneficiada com a qualificação do Sebrae, em parceria com a prefeitura de Bequimão.

Faculdade Estácio São Luís realiza Feira de Profissões nesta quinta-feira, dia 27

COMPARTILHE

Decisão precisa levar em consideração fatores como a vocação e o mercado de trabalho. Estudantes de todos os níveis escolar podem participar e tirar suas dúvidas sobre o presente e principalmente o futuro do mercado.

OS DESAFIOS DA ESCOLHA PROFISSIONAL

Ao chegar o fim do ano e, com ele, a alegria de muitos estudantes que se formam e concluem o ensino médio. Mas é nesse momento que também surge um dos maiores dilemas da vida desses jovens: a escolha profissional, decisão que costuma mexer com família como um todo. Não são poucos os casos de profissionais formados há anos em áreas escolhidas lá na adolescência que, tempos mais tarde, mudam completamente o desejo, quer seja pela insatisfação com o mercado de trabalho ou por fatores como a não realização pessoal, o que leva a uma rotina de trabalho desprazerosa e maçante.

É na adolescência, fase delicada e cheia de desafios – hormonais, emocionais e metabólicos – que a escolha precisa ser feita, de fato. Psicólogos explicam que, diante de tantas opções, os adolescentes podem se perder nas escolhas e, assim, correm o risco de tomar uma decisão equivocada, que não leve em conta questões como a vocação, a realização pessoal e as chances de se inserir no mercado de trabalho. Nesse momento, o ideal é fazer o que de melhor um estudante faz: pesquisar.

MERCADO DE TRABALHO E VOCAÇÃO

Um dos erros mais comuns na escolha profissional é se deixar influenciar por situações como a expectativa da família, o desejo pessoal de ser bem sucedido financeiramente e acessar o mercado de trabalho promissor e rentável, sem levar em conta a vocação para aquela área de atuação. Por isso, o ideal é que essa avaliação se dê, de preferência, com a orientação de um profissional da psicologia, que vai ajudar o jovem a entender as próprias potencialidades vocacionais.

FEIRA DE PROFISSÕES

Na hora dessa decisão tão importante, algumas instituições de ensino superior realizam eventos frequentemente, a fim de ajudar esses estudantes e as famílias deles. É exatamente o que a Faculdade Estácio São Luís vai promover nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, das 9h às 17h, na sede da Faculdade, no Canto da Fabril, Centro de São Luís.

A Estácio abre as portas e convida todos os estudantes do ensino médio para participar da Feira, que vai proporcionar um encontro com os coordenadores de cursos de graduação, professores universitários, alunos da faculdade e todo o corpo administrativo, a fim de orientar a futura decisão dos alunos. Além disso, os estudantes também vão conhecer as vantagens e os diferenciais de ser um acadêmico da Estácio. Haverá, ainda, descontos e sorteios de brindes para todos os participantes.

SERVIÇO:

O que: Feira das Profissões 2016

Onde: Faculdade Estácio São Luís

Quando: 27/10, quinta-feira, das 9h às 17h

Público principal: alunos do ensino médio

Entrada: gratuita

POR CORES COMUNICAÇÃO

[Nota de Utilidade Pública]

COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Bequimão informa que a empresa Forth Informática, responsável pelo processamento da folha de pagamento dos funcionários do município, enfrentou o mesmo problema que ocorreu no mês passado com sua base de dados. Desse modo, nesta quarta-feira (05), será efetuado o pagamento para a maior parte dos funcionários municipais, mas alguns ainda não receberão. A Prefeitura buscou resolver de imediato a situação, mas encontrou dificuldades em razão da greve dos bancos. A empresa Forth Informática já está tomando as devidas providências para regularizar a base de dados e liberar o pagamento dos demais funcionários do município até terça-feira, dia 11 de outubro. A Prefeitura Municipal de Bequimão lamenta pelo transtorno e reforça seu compromisso em resolver o problema o mais rápido possível.

 

Agradeço pela compreensão de todas e todos!

Zé Martins

Prefeito Municipal de Bequimão

SBT paga até R$ 10 mil por reportagens de freelancers

COMPARTILHE

“Atenção, jornalistas!”. É assim que começa o anúncio do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que busca profissionais de rádio, jornal ou televisão para reportagens freelas. A ideia da emissora de Silvio Santos é que “casos jornalísticos” sejam veiculados pelo canal, sendo que o dono do material pode ser remunerado em até R$ 10 mil.

O regulamento informa que qualquer jornalista pode participar, sendo que o projeto não se trata de concurso. “O SBT está comprando qualquer assunto que possa ser apresentado em nossos programas de televisão. Não é concurso! É compra de casos jornalísticos”, diz a campanha veiculada pelo canal.

Para oferecer a pauta, basta acessar este link e preencher o questionário com informações como nome, e-mail, telefone e sugestão de caso jornalístico – a descrição limita o texto em até 1000 caracteres com espaço.

PORTAL COMUNIQUE

Capitania dos Portos do Maranhão envia nota sobre denúncia dos Ferryboats

COMPARTILHE

Após denúncia feita por um passageiro na Rádio Mirante AM e publicada aqui neste Portal de Notícias, a Capitania dos Portos do Maranhão enviou nota oficial sobre o problema e será publicada com muito respeito ao órgão. Como espaço democrático, será publicada a nota na integra e colocada uma foto do Email. Confira a Nota Abaixo.

 

NOTA À IMPRENSA

 

O Comando do 4º Distrito Naval, por meio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) informa que tomou conhecimento, no dia 06 de junho, de uma denúncia de que donos de caminhões estão transportando de forma irregular produtos inflamáveis por baixo das lonas de seus veículos nos Ferryboats, na travessia entre os terminais da Ponta da Espera e de Cujupe, no Maranhão. 

A CPMA enviou para o local uma equipe de Inspeção Naval para inspecionar as embarcações e apurar a denúncia.  

A Capitania realiza constantemente inspeções na Ponta da Espera e no Terminal de Cujupe, de forma a garantir a segurança da navegação, a prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana. Em 2015 foram realizadas 229 inspeções, uma média de 28,6 abordagens a cada Ferryboat. Este ano, as Inspeções Navais nos Ferryboats têm sido realizadas no mínimo três vezes por semana, com ênfase nos finais de semanas e feriados prolongados. Foram emitidas 9 notificações, sendo um Ferryboat retido. 

  Um Inquérito Administrativo será instaurado, caso seja comprovada a denúncia, visando apurar as causas do ocorrido. 

A Marinha do Brasil conclama a população a participar ativamente nesse esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do telefone: 0800-098-8432 e pelo e-mail: ouvidoria@cpma.mar.mil.br 

 “Se liga, Você é o Capitão!”

“Segurança da Navegação: Todos somos responsáveis” 

Marinha

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free