casa » SHOWS & EVENTOS

SHOWS & EVENTOS

Segundo Carnaval realizado pela vereadora Fátima Araújo, bate recorde de público

COMPARTILHE

Pelo segundo ano consecutivo, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), realizou o “Carnaval da Solidariedade e Ação” no bairro da Vila Conceição/João de Deus, com apoio do Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria Estadual de Cultura e da Prefeitura Municipal de São Luís.

No primeiro ano milhares de pessoas compareceram ao evento. Este ano aproximadamente 15 mil pessoas passaram pelo circuito carnavalesco realizado e organizado da Vereadora Fátima Araújo, A Pequena Guerreira.

Durante os 4 dias de carnaval, 12 bandas regionais se apresentaram no circuito. A festa contou ainda com a segurança da Polícia Militar do Maranhão (PM), durante todo período momesco.

Além da alegria da festa Momesca, o circuito também movimentou o comercio local, elevando a economia da região e aumentando a renda de algumas famílias que no período carnavalesco, aproveitaram para vender comidas, lanches e água para os foliões.

Para a vereadora, o evento foi além das expectativas. “O Carnaval da Solidariedade e Ação, graças a Deus foi com paz no coração e sem nenhuma confusão durante os 4 dias. Realizo esta festa há 2 anos, e se tiver vida e saúde continuarei organizando este evento nos próximos anos” –  disse Fátima Araújo.

 

 

Circuito Carnavalesco Solidariedade e Ação vai arrastar multidão no João de Deus

COMPARTILHE

Quem preferiu ficar em São Luís terá mais uma opção para curtir a Folia de Momo. Isso porque o Circuito de Carnaval Solidariedade e Ação terá uma vasta programação e vai arrastar uma multidão para o Canto da Cultura, próximo ao estádio Gaiolão, Vila Conceição – João de Deus, pelo segundo ano consecutivo.

Serão quatro dias de festa com a participação de bandas, blocos tradicionais e todos os blocos de rua do bairro. A programação é organizada pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB) e tem apoio do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

Segundo a Fátima Araújo, o grande público deve comparecer  por conta da diversidade da programação e presença permanente da Polícia Militar durante os quatro dias de festa. “É importante resgatar a tradição de comemorar o Carnaval nos bairros. O Circuito, além de trazer alegria e comodidade para os foliões, também movimentará a economia da comunidade”, destacou a vereadora.

No ano passado, mais de 15 mil pessoas passaram pelo circuito da folia. Neste ano, a expectativa de público é de mais 20 mil pessoas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 25 de fevereiro – sábado

19h – Gonzola Folia

20h – Zé Paulo

21h – Batuca Nego

Dia 26 de fevereiro – domingo

19h – Bloco Os Brasinhas

20h – Eugenia Miranda

21h – Vanessa Furtado

Dia 27 de fevereiro – segunda-feira

19h – Bloco Os Trapalhões

20h – Banda Swing Mix

21h – Márcio Guimarães

Dia 28 de fevereiro – terça-feira

19h – Banda Misturou

20h – Grupo Argumento

21h – Walasse Godinho

OBS: O evento começará todos os dias às 17h com a participação dos blocos de Rua do João de Deus.

 

Prefeitura divulga artistas que irão animar o Carnaval em Anajatuba

COMPARTILHE

A Prefeitura de Anajatuba divulgou as atrações que vão animar a folia do carnaval. Neste ano, a festa começará no sábado (25) e se estenderá até a terça-feira (28). Mais de 10 artistas estarão se revezando no palco que será montado na Praça da Vitória, que também receberá blocos tradicionais e escolas de samba da capital, como a Turma de Mangueira.

Estão confirmadas as bandas Chicabana, Sacode Paixão, Canários do Reino, Brasas do Forro, Forró Saborear, Swing Mix, Bonde do Maluco, entre outros. Para os pequenos foliões, o vesperal infantil também foi confirmado.

“Para adequar à nova situação econômica do país, diminuímos um dia de festa, mas conseguimos manter a qualidade das bandas, o que já se tornou marca do carnaval promovido na nossa administração”, afirmou o prefeito Sydnei Pereira. Ele concluiu afirmando que, “apesar das dificuldades, estamos conseguindo manter a alegria do povo da nossa cidade”, concluiu Sydnei.

A cada ano, aumenta a quantidade de foliões que buscam o município de Anajatuba para brincar o carnaval, principalmente por causa da segurança. Em breve, estaremos divulgando o dia de cada uma das atrações. Aguarde!

 

Astro de Ogum reúne com governador Flávio Dino e pede apoio para a cultura

COMPARTILHE

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), esteve reunido com o governador Flávio Dino, na última quinta-feira, (16), ocasião em que conversaram sobre assuntos diversificados, mas a pauta marcante esteve focada em temas relacionados com a cultura.

Em um bate papo descontraído, os dois falaram sobre as festividades do carnaval, e na oportunidade Astro de Ogum pediu apoio do governador para a cultura, notadamente no tocante a permanência da sede da Federação de Cultura do Maranhão (Fefcema) no Parque Folclórico da Vila Palmeira.

Flávio Dino ouviu as ponderações de Astro de Ogum e futuramente deverá se manifestar sobre a reivindicação. “Foi um encontro bastante proveitoso, e senti a sensibilidade do governador Flávio Dino ao nosso pleito”, declarou Astro de Ogum para completar: “após essa conversa fiquei com a expectativa de atendimento ao nosso pedido, já que parte de um segmento significativo de nossa sociedade, como o movimento cultural, principalmente o ligado as manifestações da cultura popular”.

CAFÉ DA MANHÃ

Na ocasião Astro de Ogum agendou com Flávio Dino uma visita na Câmara Municipal de São Luís para o próximo dia 13 de março, quando o chefe do Poder Executivo maranhense participará de um café da manhã com os vereadores. “Será uma excelente oportunidade de estreitarmos mais ainda os laços entre o Legislativo de São Luís com o governo do Estado, bem como para o governador conversar com todos nós vereadores e ouvir o que temos para lhe transmitir sobre os problemas que enfrentam a cidade e a sua população”, finalizou Astro de Ogum.

Texto: Alteré Bernardino

 

 

Prefeito Jadilson Coelho divulga programação do carnaval de Mirinzal

COMPARTILHE

O Carnaval de Mirinzal, no litoral ocidental maranhense, será resgatado em 2017. Uma programação detalhada foi montada pela Secretaria de Cultura do Município, visando os quatro dias do evento momesco com a missão de resgatar a tradição de um dos melhores carnavais da Baixada Maranhense.

A montagem da programação busca atingir todo tipo de pessoa, da criança ao idoso, com foco no resgate da tradição, estimulando blocos e bailes carnavalescos. A principal preocupação do prefeito Jadilson Coelho no período de Momo é com a folia e alegria, sempre levando segurança aos foliões.

“Nós organizamos uma programação de forma que os mirinzalenses permaneçam em nossa cidade, desfrutando de um carnaval de alegria, mas acima de tudo, que a realização do festejo não impedisse a promoção de políticas públicas para os cidadãos de Mirinzal” – explicou o prefeito Jailson Coelho.

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO (25).  

Caviar com rapadura

Kiko Luz

M2000

Black Show

DOMINGO (26)

Brasas do Forró

Aline Fernandes

M2000

Black Show

SEGUNDA (27)

Seu Minino

Nana Banda

Master 3D

Caravana da Alegria (à tarde)

TERÇA (28)

Mara Pavanelly

Uz Karaê

Paula Santos

Master 3D

Todas as noites da festa serão na Avenida Pedro Almeida Junior.

Carnaval 2017 em MIRINZAL

Vem que a festa é sua!

BLOG VANDOVAL RODRIGUES

Vereador Chaguinhas prestigia o bloco “Fanfolia”, no Jardim São Cristóvão

COMPARTILHE

Foi realizada na tarde deste sábado (11), a 2ª prévia do bloco “FanFolia”, na Casa da Família, no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís. O evento contou com inúmeros moradores da região.

A festança, que contou com a presença e o apoio do Vereador Francisco Chaguinhas (PP) reuniu centenas de pessoas em um ato de pura diversão, que contou com moradores do bairro e região vizinha.

Para o parlamentar, essa é uma iniciativa louvável e que todo representante do povo pudesse reagir da mesma forma.
“O apoio é de extrema importância para fazer com que a nossa cultura seja ainda mais valorizada, não somente nas festividades, mas ao longo de todo o ano” – destacou o vereador progressista.

O projeto social Casa da Família, uma instituição sem fins lucrativos, fica localizada no Bairro Jardim São Cristóvão II.  Tem como presidente da entidade a Sra. Ilka Dores. O ambiente, além de proporcionar diversão aos participantes, oferece também uma ampla estrutura de segurança e cursos de qualificação.

Pré-Carnaval dos Baixadeiros é na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB)

COMPARTILHE

No próximo domingo (5/02), o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense promoverá o primeiro grito de carnaval do Bloco Piaba Maluka em 2017. A festa será realizada na AABB (São Luís), a partir das 15 horas.

O bloco Piaba Maluca é constituído por um numeroso grupo de conterrâneos da Baixada Maranhense que residem em São Luís e passam o período momesco em seus municípios de origem. São foliões naturais de Pinheiro, Peri-Mirim, São Bento, Bequimão, Matinha, Viana, Anajatuba, Cajarí, São João Batista etc.

O objetivo dos organizadores é homenagear a Baixada Maranhense, congregando e promovendo um espaço de animação para os maranhenses oriundos dessa região do Estado e também difundir a cultura, os costumes, as belezas naturais e os valores da mesma. A brincadeira também serve para divulgar a campanha “Diques da Baixada Já”.

A piaba foi escolhida como símbolo do bloco por ser o peixe que melhor identifica a Baixada Maranhense e serve de fonte de alimento e renda para uma expressiva parcela da população da região. Além de ser o tira-gosto principal dos baixadeiros.

O acesso ao clube é mediante o uso do abadá do bloco. Os abadás podem ser adquiridos pelo whats app 9-8729-4166 ou no local do evento.

No próximo domingo (5/02), o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense promoverá o primeiro grito de carnaval do Bloco Piaba Maluka em 2017. A festa será realizada na AABB (São Luís), a partir das 15 horas.

O bloco Piaba Maluca é constituído por um numeroso grupo de conterrâneos da Baixada Maranhense que residem em São Luís e passam o período momesco em seus municípios de origem. São foliões naturais de Pinheiro, Peri-Mirim, São Bento, Bequimão, Matinha, Viana, Anajatuba, Cajari, São João Batista etc.

O objetivo dos organizadores é homenagear a Baixada Maranhense, congregando e promovendo um espaço de animação para os maranhenses oriundos dessa região do Estado e também difundir a cultura, os costumes, as belezas naturais e os valores da mesma. A brincadeira também serve para divulgar a campanha “Diques da Baixada Já”.

A piaba foi escolhida como símbolo do bloco por ser o peixe que melhor identifica a Baixada Maranhense e serve de fonte de alimento e renda para uma expressiva parcela da população da região. Além de ser o tira-gosto principal dos baixadeiros.

O acesso ao clube será mediante o uso do abadá do bloco. Os abadás podem ser adquiridos pelo WhatsApp 9-8729-4166 ou no local do evento.

 

Sebrae coloca Alcântara e Bequimão na rota do turismo religioso da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense

COMPARTILHE

Estruturar como produtos turísticos os festejos religiosos mais significativos da Baixada e Litoral Ocidental Maranhenses é mais um desafio que o Sebrae estadual resolveu levar para si com o firme propósito de ampliar as oportunidades aos pequenos negócios nessas duas regiões.  No mês de janeiro, a instituição iniciou o mapeamento dos festejos por meio do Observatório Sebrae e uma equipe de consultores já está em campo realizando o trabalho.

Os estudos estão centralizados, em um primeiro momento, nos 24 municípios da regional do Sebrae em Pinheiro, incluindo os 11 atendidos pelo Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial – DET Litoral Ocidental: Alcântara, Apicum-açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão.

Os consultores já percorreram os municípios de Bacuri e Peri-Mirim e dois povoados de Bequimão onde acontecem o Festejo de São Sebastião; Alcântara, que tem na Festa do Divino Espírito Santo e São Benedito suas principais expressões do turismo religioso, a cidade de Pinheiro, onde acontece o Festejo de Santo Inácio de Loyola, além de Serrano do Maranhão e Apicum-Açu.

“A ideia é deixar que essas manifestações culturais, que são tão arraigadas aqui no Maranhão como já constataram estudos na área de Antropologia, deixem de ser somente atrativos e sejam estruturados como produtos turísticos a somar com o desenvolvimento das regiões da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense. Para que possamos ter êxito no nosso objetivo, no entanto, precisaremos que gestores municipais e a própria comunidade dessas localidades estejam conscientizados sobre a importância econômica dos festejos”, aponta o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, comentando que as pesquisas iniciais nas duas regiões indicam que tanto prefeitos quanto a população local, em sua maioria, só percebem o caráter religioso e cultural das festividades.

“Porém, os festejos religiosos estruturados podem ser esteio para o fortalecimento de diversas atividades econômicas, a exemplo do comércio varejista, dos meios de alimentação e hospedagem e da produção associada ao turismo, contribuindo para a oferta de mais trabalho e renda para a população, melhorando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios envolvidos nestes roteiros turísticos”, enfatizou Martins.

No Brasil, os números do turismo religioso são estimulantes: dos R$ 492 bilhões movimentados no país pelo setor em 2016, segundo o Ministério do Turismo (MTur), cerca de 3%, ou seja, R$ 15 bilhões foram alavancados pelo segmento. “Os valores são significativos e, o Maranhão, com suas festividades religiosas de características ainda originais, pode, sem sombra de dúvidas, vir a ser um grande expoente nacional do turismo religioso”, acredita o diretor superintendente do Sebrae estadual.

No país, as principais festas religiosas são voltadas ao catolicismo e às religiões afro-brasileiras, o que se repete no Maranhão. Nas regiões da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental, os festejos religiosos são coordenados pelas paróquias ligadas à Igreja Católica, quilombos e centenas de terreiros de cultos afro.

Após a conclusão do diagnóstico, que finaliza em março, o Sebrae vai analisar os resultados, iniciar o processo de conscientização de gestores públicos e população local ao mesmo tempo em que estrutura ações efetivas para concretizar o seu intento de estruturar o turismo religioso na Baixada Maranhense e Litoral Ocidental.

ROTEIROS DA FÉ NO BRASIL E MARANHÃO

Os principais roteiros de fé do país estão localizados nas cidades de Aparecida (São Paulo), onde está a Catedral de Nossa Senhora de Aparecida; Belém (Pará), promotora da Festa do Círio de Nazaré; Juazeiro do Norte, no Vale do Cariri, extremo sul do Ceará, onde a estória de vida e os milagres do Padre Cícero alimentam a esperança de milhões de devotos do santo; Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano, cenário da peça Nova Jerusalém e Nova Trento, em Santa Catarina, que passou a receber um número grande de visitantes após a beatificação de Madre Paulina em 1991, e sua consequente canonização em 2002, fazendo dela a primeira santa brasileira.

No Maranhão, além do município de Alcântara com suas Festas do Divino e de São Benedito, as festas religiosas de maior destaque no estado são os Festejo de São José de Ribamar (município de mesmo nome), São Raimundo Nonato dos Mulundus (em Vargem Grande) e de São Sebastião (em Passagem Franca e Carutapera). No município de Vargem Grande, inclusive, o Sebrae já realizou um levantamento sobre o festejo e a unidade regional em Chapadinha está dando andamento às ações para o desenvolvimento do empreendedorismo nas homenagens a São Raimundo Nonato dos Mulundus.

OBSERVATÓRIO SEBRAE

O Sebrae desenvolveu um site com informações atuais, e importantes que ajudam empreendedores em geral nas decisões para abrir uma empresa ou manter-se no mercado: o Observatório Sebrae Maranhão.

O Observatório pode ser acessado pelo portal: www.sebraema.com.br, e lá podem ser encontradas informações socioeconômicas, indicadores econômicos, perfis socioeconômicos, diagnósticos setoriais, índices de confiança do consumidor e das Micro e Pequenas Empresas, indicadores dos setores indústria, comércio e serviços do Maranhão, análise da trajetória da geração líquida de empregos formais no Maranhão e Brasil, etc.

Secretária de Alcântara participa de Encontro de gestores municipais de Cultura e Turismo

COMPARTILHE

Com o objetivo de democratizar os projetos existentes e coordenados pela secretaria municipal de Cultura e Turismo, a secretária Marcelina Serrão participou do Encontro de gestores municipais de Cultura e Turismo, realizado pelo secretário de estado, Diego Galdino aconteceu na Casa do Maranhão, no centro histórico de São Luís.

“A Sectur está abrindo as portas para os gestores municipais e a participação de todos, aqui, é importante para criar novos canais de relacionamento e, sobretudo, para efetivar parcerias que favoreçam a formulação e execução dos projetos de cultura e turismo do Maranhão”, disse Diego Galdino.

Sendo assim, os municípios aderiram aos projetos de Cultura e Turismo em parceria com o governo do estado para fortalecimento da política que venha promover a produção, preservação e difusão de bens culturais e turísticos do Maranhão, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico e com o uso sustentável de atrativos ambientais, culturais e patrimoniais do Estado.

Pela manhã foram realizadas palestras abordando assuntos relacionados aos programas Mais Cultura e Turismo, Lei de Incentivo à Cultura, credenciamento cultural, Faróis dos Saberes, Programa Artesanato do Maranhão, mapeamento turístico, Cinema da Cidade, Maranhão Musical entre outros.

Para a secretária Marcelina Serrão, o momento foi impar para resgatar projetos que vão dar um novo rumo à cultura do município de Alcântara. “Tive a oportunidade de conversar com o secretário de cultura do estado Diego Galdino, e falar das nossas potencialidades materiais e imateriais do município de Alcântara. Na oportunidade aproveitei pra tratar do Carnaval 2017 e da Festa do Divino, uma das maiores manifestações religiosas do Estado do Maranhão” – destacou.

De acordo com Marcelina Serrão, o secretário Diego Galdino se colocou à inteira disposição para reunir com o prefeito Anderson Wilker (PCdoB) e juntos oferecer um projeto melhor para o Carnaval e a festa do Divino.

Durante o evento os gestores municipais conheceram as casas de cultura Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Casa de Nhozinho, Centro de Pesquisa Natural e Arqueologia e Casa do Maranhão, por meio de visita guiada. No balcão de informações, montado durante o evento, os gestores municipais tiraram dúvidas e conhecem mais sobre cada programa estadual. Os gestores de programas da Sectur atenderam cada município e apresentaram as informações demandadas.

 

A mudança de Geraldo Amorim é apenas perseguição aos opositores

COMPARTILHE

Quem não votou em Geraldo Amorim, se bobear não vai poder nem ficar na Praça durante o festejo, imagina permanecer como dono de barracas. Para quem pregou “mudança” em todo município de Peri-Mirim durante campanha eleitoral, hoje não passa de perseguição aos eleitores que nunca votaram no “Senhor Bigodon” durante sua trágica trajetória política no município. Logo nos dez primeiros dias de sua gestão, Geraldo Amorim escolheu para perseguir os donos de barracas que trabalham no Festejo de São Sebastião que começou no último dia 11 de janeiro.

A falsa desculpa para retirar alguns barraqueiros da Praça São Sebastião durante o festejo, é que ali naquele local serão instalados trailers da polícia e corpo de Bombeiros durante o festejo que só acaba dia 21 de janeiro. O que parece mais feio para o gestor que sempre criticou o anterior, é que nem a Praça foi pintada pela prefeitura. Se a Igreja não tivesse feito o papel do gestor, a praça estaria sem pintura. Mesmo assim, a sujeira toma conta da área. A única viva alma na praça é apenas um Jumento…

O que ninguém consegue entender na lógica do novo mandatário de Peri-Mirim, é que só no lugar das barracas dos adversários políticos que serve para colocar os trailers. Nos últimos 4 anos o ex-prefeito João Felipe (PT), fez o festejo e não retirou nenhuma barraca, e mesmo assim foram colocados os trailers.

Já considerado um político arrogante, prepotente e rancoroso, Geraldo Amorim esqueceu suas promessas de campanha e agora persegue seus adversários por onde existir, a começar pelos donos de barracas do festejo. Até os críticos ao ex-prefeito estão todos de baca trancafiadas. Isso é apenas o começo, outras mudanças amargas virão em breve para os perimirienses.

Além disso, as atrações do festejo são surradas, todas já conhecidas da população e trazidas na gestão de João Felipe. Para não ser criticado antes do festejo, Geraldo Amorim não teve coragem de divulgar a programação do festejo com o nome das bandas.

Nota recebida de assessoria (ASCOM)

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free