casa » SHOWS & EVENTOS

SHOWS & EVENTOS

CECEN lança revista e selo em comemoração aos seus 25 anos Publicação conta com entrevistas e artigos de professores da UEMA

COMPARTILHE

O Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, professor Gustavo Pereira da Costa e a Diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), professora Ana Lúcia Duarte, convidam a sociedade e a imprensa maranhense, para solenidade de comemoração dos 25 anos do CECEN.

Com entrevistas e artigos de professores, a revista lança nova edição (número 4), debatendo o tema “Professor Formador de Profissões”.

A publicação é uma opção de dar ampla e irrestrita divulgação à sociedade em geral de projetos em execução do CECEN, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na formação de docentes para a educação básica de qualidade social.

Além disso, a revista busca ainda atender outra finalidade basilar da formação de professores, que é desnaturalizar o que já está naturalizado, de que formar professores pode ser aligeirada, em Instituição de pouca credibilidade e que não necessita de investimento em pesquisa.

“Nós, na UEMA/CECEN, temos desconstruído isso com a ampliação da infraestrutura para os cursos, aumento de bolsas de pesquisa e de extensão, atualização dos currículos, quadro docente de mestres e doutores, criação de mestrados em letras, história, geografia, matemática, recursos aquáticos e pesca, educação e educação inclusiva”, destacou a professora Ana Lúcia Cunha Duarte, diretora do CECEN. “Por isso temos o prazer de lançar mais um número da nossa revista e o selo dos correios em comemoração dos 25 anos do CECEN”, completou.

SERVIÇO
O QUÊ? Lançamento da revista e selo em comemoração aos 25 anos do CECEN
QUANDO? 12 de dezembro de 2018 (quarta-feira)
HORÁRIO: Às 17 horas
LOCAL: Área de Vivência do CECEN, na UEMA.

Vereadora Fátima Araújo leva crianças do Projeto para conhecer a decoração natalina do Palácio dos Leões

COMPARTILHE

Mais uma vez a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) mostra seu espírito cristão e reúne os alunos do Projeto Sonho na Ponta dos Pés para conhecer a bela decoração natalina da fachada do Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado do Maranhão. A visita aconteceu na noite deste sábado (8) e teve a presença da vereadora que estava acompanhada de seus assessores.

Em sua página na rede social a vereadora Fátima Araújo destacou a missão realizada no final de semana. “Hoje (8), às 18h levamos as crianças do Projeto Sonho na Ponta dos Pés para conhecer a decoração natalina do Palácio dos Leões. Juntos prestigiarmos a bela decoração que nos traz ainda mais o espírito natalino”, disse.

Além das crianças do Projeto, Fátima Araújo aproveitou a comitiva e levou as mães das alunas do Ballet para visitar e conhecer a decoração de Natal no Palácio dos Leões no Centro da capital maranhense. Foi uma emoção única que reunião filhas e mães em uma noite só. A festa começou dentro do ônibus durante do percurso da Vila Conceição à Praça Dom Pedro II.

Fotos: Jane Lopes/Racy Santos

Entrega de documentos para quem vai participar do Casamento Comunitário no João de Deus

COMPARTILHE

Legalizar a união é o sonho de muitos casais espalhados por todo Brasil, mas as condições financeiras acabam atrapalhando o sonho de muita gente. Mas no bairro João de Deus a vereadora Fátima Araújo fez uma solicitação ao Poder Judiciário que prontamente atendeu o pedido.

Após uma pré-inscrição realizada no bairro Vila Conceição/João de Deus, há meses, neste sábado, dia 17 de novembro, aconteceu a entrega de documentos e as inscrições oficiais realizadas pelo Cartório de Registro Civil da 3ª zona – do bairro João Paulo, que esteve presente na Rua Coração de Jesus, Nº 17, bairro Vila Nossa Senhora da Conceição – João de Deus, em uma sala do Escritório Político da vereadora Fátima Araújo.

Cerca de 80 casais realizaram a inscrição em cartório e estarão oficializando a união em cerimônia que será realizada dia 15 de de dezembro, às 16h, na Associação do Planalto Pingão, próximo a escola Raio de Sol, por trás da loja Centro Elétrico.

OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

RG, CPF, Certidão de Nascimento (original) e comprovante de endereço (pode ser no nome de outra pessoa).

E nas seguintes condições, seria necessário apresentar:

• DIVORCIADOS: Certidão de casamento com a averbação do divórcio.
• VIÚVOS (AS): Certidão de óbito.
• MENOR DE 18 ANOS E MAIOR DE 16 ANOS: Além dos documentos, os pais devem estar presentes para autorizar.

CERIMÔNIA DE CASAMENTO

Dia: 15 de Dezembro de 2018.
HORÁRIO: Às 16h.
Local da Cerimônia:
Associação do planalto Pingão
Rua 01, S/N, Planalto Pingão, por trás do centro elétrico, Próximo a escola Raio de Sol.

Qualquer informação basta comparecer no local onde foi realizada a pré-inscrição e falar com a pessoa responsável.

Fotos: Edilson Gomes

 

Será neste sábado (11) e domingo (12) o aniversário de 24 anos da Vila Conceição/João de Deus

COMPARTILHE

Neste final semana o bairro Vila Conceição/João de Deus vai apagar a vigésima quarta velinha de sua história. No sábado, dia 11 de agosto será comemorado o aniversário do bairro que completa 24 anos de fundação. A festa será realizada pela vereadora Fátima Araújo, neste sábado (11) e domingo (12). O bairro que trás o nome de Nossa Senhora da Conceição terá mais uma data comemorada com o apoio do Instituto Solidariedade & Ação e da Vereadora Fátima Araújo.

Respeitando o grande número de Igrejas Evangélicas e Católicas existentes no bairro, o aniversário será realizado em dois dias: sendo que no sábado, dia 11, um grande Culto Ecumênico sob a responsabilidade Eclesiástica das Igrejas locais e a presença de várias lideranças religiosas e mais de 10 Igrejas locais em uma grande noite de pregação e louvor e adoração ao Senhor.

Ainda no sábado, haverá sorteio de centenas de cestas básicas e vários eletrotérmicos. Os interessados em participar do sorteio, terão que dirigir-se com xérox do CPF, RG e comprovante de residência até à rua Coração de Jesus, Nº 17 – Vila Conceição/João de Deus. No ato da inscrição, será entregue uma senha para participação do sorteio. As inscrições acontecem até esta sexta-feira, dia 10 de agosto.
Já no domingo, dia 12, a festa terá a animação a partir das 19h, com o DJ Lenno, cantores Rafinha Maranhão e Guto Ximenes, além da Banda Levada do Teco, que subirão ao palco.
Os dois dias de festa serão realizados no Espaço Cultural da Vila Conceição/João de Deus – Antigo Campinho da Vila, local onde foi realizado o maior Festejo Junino deste ano no bairro. O evento tem a realização do Instituto Solidariedade & Ação e o apoio da Vereadora Fátima Araújo.

Porto Rico em tempos de glória com a cultura

COMPARTILHE

Valorizar a cultura popular mostra o respeito de um gestor público pelo seu povo. E tem sido dessa forma que a prefeita do município de Porto Rico, no Litoral Ocidental Maranhense, Tatyana Mendes tem feito desde o primeiro ano de sua gestão. Com um planejamento rígido, mas com os pés no chão, a gestão tem dado prioridade aos serviços essenciais, mas sem deixar de investir na cultura popular do município.

Este ano, mesmo com o país atravessando por uma crise política e econômica, a gestão municipal traçou um planejamento visando a maior festa folclórica do Maranhão, realizada no mês de junho. Em Porto Rico, uma multidão do município e de cidades próximas como Cedral, compareceu ao Arraial de Todos, promovido pela Prefeitura, entre os dias 23 e 30 de junho, se consagrando como o melhor São João do litoral ocidental. O terreiro junino recebeu grande público todas as noites, o que deixou a prefeita muito feliz.

O público que compareceu ao Arraial de Todos, pode brincar em segurança, em uma programação  bastante diversificada, que incluiu várias danças e brincadeiras, de todos os ritmos e sotaques, além de bandas e cantores que animaram o povão. “A prefeita Tatyana está de parabéns pelo grande São João que realizou este ano. Mesmo com o Arraial lotado, não houve briga. Já estamos aguardando o próximo São João.” Disse a estudante Ana Luíza.

Durante os 8 dias de festejo junino, o Arraial de Todos, recebeu apresentações culturais de Grupos de Quadrilhas e Carimbó, que alegraram as noites, e também contou com barracas de comidas típicas e shows de artistas renomados como a Banda 007 e Gerrard Lima. Uma nova realidade para um município que estava esquecido pelo poder público há anos.

Acompanhada de seu esposo, Dr. Nelson Sereno, a prefeita Tatyana Mendes (PCdoB) prestigiou o Arraial juntamente com o ex-deputado estadual Marcelo Tavares (PSB), o deputado federal Rubens Pereira Jr (PCdoB), além de integrantes de seu grupo político, Nita Mendes, Cesar Mendes, Vereadores, Assessores e Secretários Municipais.

“Conseguimos realizar uma das maiores festas juninas de nossa cidade. Tenho certeza que no próximo ano faremos um São João ainda maior, trazendo alegria para a população e aquecendo o comercio local.” Destacou a prefeita, que tem feito um trabalho diferenciado em Porto Rico.

Para o secretario de Esporte, Cultura e Lazer, João Neves, o evento foi um sucesso e cumpriu com o objetivo de manter viva a cultura e levar lazer e diversão para a população. “Tivemos muita animação, ótimas atrações e muita segurança todos os dias do Arraial, o que fez do nosso São João, um dos melhores da região”. destacou o secretário.

Além do Arraial da sede, a Prefeitura Municipal apoiou todos os Arraiais realizados nos povoados, garantindo a participação de atrações culturais nos eventos.

Por Vandoval Rodrigues

Arraial da vereadora Fátima Araújo reúne mais de 100 atrações em 16 dias

COMPARTILHE

Uma tradição de décadas, algo jamais visto na Vila Conceição/João de Deus no período de São João. Este ano a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), mostrou que com muito trabalho e dedicação, o resultado é satisfatório. Primeiro a parlamentar transformou um terreno baldio localizado entre as ruas Antônio Pinheiro e Riachuelo, no bairro Vila Conceição, em um Espaço de Cultura e Diversão. Onde existia lama e criadouro de mosquito da dengue, se tornou um terreiro junino elogiado por quem passava pelo arraial. Foram mais de R$ 10 mil reais investidos, 10 carradas de piçarra e 36 carradas de arreia. Esforço que vai se tornou um espaço para os moradores da comunidade.

Desde o dia 15 de junho a vereadora iniciou seus arraiais na Vila Lobão e Residencial João Alberto, onde milhares de pessoas participaram. Foram inúmeras atrações, além de brincadeiras folclóricas, que fizeram a alegria dos moradores. Tudo por conta da vereadora, que nunca mediu esforços para ajudar suas comunidades. Outra comunidade que recebeu o Arraial do Movimento Solidariedade & Ação foi a Vila Izabel Cafeteira.

Mas o ponto forte do Festejo Junino aconteceu na Vila Conceição e reuniu as melhores bandas e cantores do Brasil. No palco do Espaço Cultural, subiram cantores que a comunidade jamais imaginou vê-los um dia fazendo show na região. A arena tinha gente de várias comunidades, como foi o caso de Janaína Flores Cardoso, que é moradora do Jardim São Cristóvão e estava curtindo o show de Bruno Shinoda com seu noivo. “Aqui é bem mais perto, vamos gastar apenas R$ 20 reais de Uber para vir e voltar. Um espaço bom, bonito e barato. Um local familiar, com bastante segurança. Em outros locais ainda corremos risco na hora de voltar para casa”, salientou.

Além das atrações da Programação do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, a vereadora Fátima Araújo mostrou que é possível quando o político pensa no povo. Ela trouxe por sua conta, as atrações: Wandim Rey, Bruno Shinoda, Levada do Teco, Eli Cantor, Gerrard Lima, Fábio Alta Tensão, Diel França, Mayara Lins, Banda Shoe de Rítmos, Banda da Vassoura, Eugênia Miranda, Celma Marks, Thaís Moreno, Banda Switch 14 da Bahia, Andson Mendonça, Rafinha Maranhão e Japa do Arrocha. Foram 17 atrações tudo por conta da vereadora.

No total de apresentações foram 102, incluindo Tambor de Crioula, Dança Portuguesa, Dança Country, Quadrilha Junina, Bumba-meu-boi de todos os sotaques, além de brincadeiras de vários ritmos, de todos os lados do Maranhão. Pelo Arraial do Movimento Solidariedade & Ação passaram manifestações culturais de São Luís e do Estado, além de cantores e bandas de vários estilos, todos ao som do festejo junino. O público foi ao delírio, e se divertiu para valer todas as noites.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

As 15 barracas vendiam comidas típicas, doces, bolos, churrasco, mingau de milho e de tapioca, batata frita, pipoca, além de bebidas. Todos os barraqueiros foram contemplados com uma barraca e não foi cobrado nada por isso. Foram 113 trabalhadores informais, que faturaram no São João. A vereadora exigiu apenas bom atendimento ao público e manutenção da limpeza no arraial, que contou até com Fátima Araújo no mutirão de limpeza após cada dia de evento. A organização ficou por conta da equipe da vereadora, que deu um show nos trabalhos e atendimento ao público, brincadeiras e artistas. Tudo feito de acordo como mandava o planejamento.

Os barraqueiros faturam bem, aumentaram seus orçamentos e agora estão felizes com um movimento grande no Arraial, que ficou marcado na história do bairro Vila Conceição/João de Deus. Até a criançada teve seu espaço, brincou e pulou, mesmo sem sair do bairro. Algo que jamais vai esquecer, mesmo sabendo que em 2019 terá tudo novamente, mas com a certeza de ser melhor ainda.

SATISFAÇÃO DA VEREADORA

Fátima Araújo daquelas que não entra em jogo para perder. Não interessa se a partida é longa ou curta, o que importa é o resultado positivo. Com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de São Luís e deputado Othelino Neto até dia 30 de junho, Fátima não fica parada quando o que está em jogo é a comunidade. Para a Pequena Guerreira, como vereadora é a oportunidade de aproximar cultura popular e comunidade.

“Todos as noites recebíamos 3, 4, 5 mil pessoas, como foi o caso do Arraial do Movimento Solidariedade & Ação na Vila Lobão que reuniu mais de 10 mil pessoas durante três dias de evento, no Residencial João Alberto, na rua Bacabal, o público foi de 2 mil pessoas nos dois dias de evento. Desde o dia 16 até dia 01 de julho, foram 16 dias de arraial na Vila Conceição/João de Deus e reuniu as melhores bandas e cantores. Como nossa população não tem condições de sair do bairro para curtir o São João em outros bairros, eu trouxe atrações como Boi da Maioba, Axixá e Pirilampo, além de grandes cantores e bandas nacionais”, destacou emocionada.

Durante a entrevista, a vereadora aproveitou para agradecer a Deus pelo dom da vida e ao povo ludovicense, pela oportunidade de estar vereadora de São Luís. Sou uma vereadora que não penso só no EU e sim em NÓS. Quero agradecer nossos patrocinadores, como o Governador Flávio Dino, o secretário Antônio Araújo, o jornalista Márcio Jerry, o deputado Othelino Neto, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, secretário de segurança, Jefferson Portela (Polícia Militar), Seu Pedro (Cite Luz), André Vidal (banheiros), além de sua coordenação e as pessoas que apoiaram esse grande evento”, disse.

SEGURANÇA TOTAL

A vereadora Fátima Araújo frisou que durante o evento não houve incidentes, a segurança foi feita pela Polícia Militar do Maranhão e contou com um efetivo durante os 16 dias de evento. Por esse motivo o arraial passou a ser visto como um espaço familiar, onde os moradores levavam seus filhos para assistir e brincar, já que haviam brinquedos para a criançada. Durante o evento era visível ver crianças, jovens, adultos e idosos, algo fantástico para uma comunidade que não realizava esse tipo de evento e dessa grandeza. A organização era salutar e por isso, tudo deu certo conforme planejamento.

ENCERRAMENTO DO ARRAIAL

“Só quero pedir a Deus muita saúde, que coragem e força eu tenho muito para lutar pelas comunidades, seja pela cultura, esporte, educação, saúde, infraestrutura, transporte e segurança. E para encerrar com chave de ouro, a vereadora foi audaciosa mais uma vez e trouxe para a Vila Conceição a Banda Switch 14 da Bahia e o cantor Andson Mendonça, feito inédito para os moradores. E para encerrar, a vereadora já anunciou o aniversário a Vila Conceição em agosto. E pode aguar que vem novidade e muitas surpresas. E que venha 2019 com o São João cheio de atrações!

Uma coisa é certa, Fátima Araújo escreveu mais uma página na história do folclore do Maranhão. A cultura agradece!

 

Associação dos servidos da CAEMA realiza arraial neste domingo

COMPARTILHE
A Associação dos Servidores da CAEMA, realiza, neste domingo (01), desde às 13h, o arraial para todos os servidores que fazem parte do órgão. A programação, que promete abrilhantar a noite conta com a bela apresentação do Boi de Upaon Açu e de diversas manifestações culturais.
A Associação dos Servidores da Caema, está localizada na Avenida dos Franceses, Nº 1000, no bairro Tirirical, próxima ao cruzamento com a Avenida Guajajaras.

Como nesta segunda-feira (2) será ponto facultativo até às 13h, devido ao jogo de Brasil X México, os servidores da Companhia de Saneamento do Maranhão (Caema) podem aproveitar de verdade a festa.

Fátima Araújo vai fazer encerramento do Arraial com duas atrações de peso neste domingo (2)

COMPARTILHE

Se não bastasse o grande número de atrações que desfilaram no Arraial do Movimento Solidariedade & Ação nos bairros Vila Conceição, Residencial João Alberto, Vila Lobão e Vila Izabel Cafeteira, o encerramento do São João na Vila vai ser em grande estilo com duas atrações de peso, como a Banda Switch14 e o cantor Andson Mendoça, no Espaço Cultural na Vila Conceição, neste domingo, dia 2 de julho.

Desde o dia 16 de junho, o Espaço Cultural recebeu dezenas de atrações (Tambor de Crioula, Cacuriá, Quadrilha Junina, Dança Portuguesa, Dança Country, Cowboy, Bumba-Meu Boi de todos os sotaques, bandas, cantores Sertanejos, Forozeiros, Românticos e de Pé de Serra), reunindo um público jamais visto em Arraial da Região. O Espaço Cultural ainda contou com segurança, e barracas com comidas típicas, bebidas, e o melhor, todos os barraqueiros trabalharam sem pagar nada.

A forma como a vereadora Fátima Araújo trabalha mostra empenho, compromisso e acima de tudo responsabilidade com a cultura popular e as comunidades. Durante os 16 dias de Festejo Junino, muitas brincadeiras locais foram atrações no bairro, o que mostra o respeito da vereadora por todos, independentemente de lado político.

Até este sábado, dia 30 de junho, às 23h59 o Arraial do Movimento Solidariedade e Ação terá apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Prefeitura de São Luís. Neste domingo, dia 02 de julho, no encerramento do Arraial, todo apoio será por conta da vereadora Fátima Araújo.

Fotos: Edilson Gomes

Arraial da vereadora Fátima Araújo encerra neste sábado (30)

COMPARTILHE

Desde a abertura oficial, no dia 16 de junho, o Arraial do Movimento Solidariedade & Ação, organizado pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB), tem reunido dezenas de brincadeiras no bairro Vila Conceição/João de Deus. A cada noite uma novidade trazida pela Pequena Guerreira, com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de São Luís e apoio cultural do deputado estadual Othelino Neto.

Na noite desta terça-feira (26) o Espaço Cultural, como foi batizado o terreiro junino, recebeu 7 atrações incluindo Tambor de Croula, Dança do Boiadeiro, o cantor Tatal Matos, Boi da Boa Vista (sotaque de zabumba), Boi da Cidade Olímpica e Boi de Humberto de Campos. O público compareceu em bom número e fez a festa com os brincantes.

Já na noite desta quarta-feira (27) o Arraial do Movimento Solidariedade & Ação recebeu novas atrações, como Tambor de Crioula, Dança Portuguesa Harmonia de Portugal, Show de Carlos Gomes, Boi Encanto de São Cristóvão, Boi Novo Brilho, Boi Original e Boi de Penalva do Bairro de Fátima.

Nesta quinta, sexta-feira e sábado, o Arraial receberá mais atrações e encerrá sua temporada junina com um saldo positivo de público, atrações e vendas, já que os barraqueiros estão faturando, e devem lucar bem, já que nenhum barraqueiro pagou para trabalhar. A entrada no arraial também é inteiramente gratuita.

Câmara festejo São João com arraial na Sede do Legislativo

COMPARTILHE

Para buscar sair do ambiente de formalidade diuturna do parlamento, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), decidiu promover uma tarde de comemoração dos festejos juninos na terça-feira, (26), com a realização de um arraial montado no pátio do Legislativo Ludovicense com a participação de servidores, vereadores e convidados.

A movimentação toda teve a coordenação do Cerimonial da Casa, sob a coordenação da chefa do setor Soraia Carvalho, buscando tornar o ambiente agradável a todos os participantes, com detalhes desde a decoração as comidas típicas e atrações que foram convidadas para fazer a animação do festejo na casa legislativa.

O público que se fez presente teve a satisfação de curtir músicas desta temporada, além de vibrar e dançar ao ritmo das apresentações de atrações como o Boi Pirilampo e Boi Encanto do Olho D’Água, que animaram a todos os participantes da tarde de arraial no Legislativo da capital maranhense.

Também vale destacar o bufet oferecido que mantendo a tradição junina foi servido o cardápio de comidas típicas como torta de camarão, arroz de cuxá, arroz de toucinho, carangueijo, vatapá, mingau de milho e outras iguarias regionais.

“Estou satisfeito com essa maravilhosa tarde oferecida pela direção da Casa, para que tenhamos um pouco de alegria e sair do clima de tensão que vivemos no dia a dia. E esse momento de festa ao ritmo junino só é o que há de bom para nos agora”, ressaltou a funcionária Leda Maria Santos. Compartilhando com o mesmo sentimento, todos os servidores procuraram desfrutar daquele momento de descontração e lazer que tomou conta da Câmara Municipal na tarde de terça-feira.

Texto: DiretCom/CMSL

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free