casa » POLÍTICA

POLÍTICA

Após solicitação de Fátima Araújo, linha de ônibus começa circular no João de Deus

COMPARTILHE

A população do Complexo de Bairros do João de Deus já pode começar a comemorar mais uma grande vitória, graças a luta constante da vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), que após requerimento aprovado na Câmara Municipal solicitando a volta da linha de ônibus para o bairro, reuniu com o secretário de Trânsito e Transporte, Canindé Barros para fazer a cobrança pessoalmente. O valor da passagem será de R$ 2,70, tarifa reduzida.

Neste sábado (01) a linha de ônibus formada por 4 veículos durante a semana nos dias úteis e 2 veículos rodando no final de semana e feriados começou a circular e tudo agora é motivo de alegria para a vereadora Fátima Araújo, que não se cansou diante das dificuldades e com muita luta conseguiu realizar mais uma conquista para a população do bairro João de Deus e adjacências.  A primeira viagem parte da Praça do João de Deus às 6h da manhã e a última às 22h10. A linha de ônibus é operada pela empresa Taguatur pertencente ao consórcio Central.

Em sua página na rede social Facebook, a vereadora Fátima Araújo destacou a luta pela linha de ônibus e a conquista da comunidade. “Hoje estão iniciando às operações da nova linha de ônibus no bairro do João de Deus. A linha U901 – João de Deus / Alemanha/Deodoro, em que o ponto final foi alterado para a Quadra do João de Deus. Em dias de semana a linha conta com 4 carros e aos finais de semana e feriados a linha contará com 2 veículos”, disse.

SAIBA POR ONDE A LINHA DE ÔNIBUS PERCORRERÁ EM SEU ITINERÁRIO

IDA PARA O CENTRO:
– Quadra do João de Deus (Partida)
– Parque Universitário
– Avenida Tales Neto
– Residencial Canaã
– Avenida Santos Dumont /Anil
– Alemanha / Monte Castelo
– Canto da Fabril / Deodoro

VOLTA PARA O BAIRRO
– Deodoro / Rua do Passeio
– Monte Castelo / Alemanha
– Anil / Avenida Santos Dumont
– Residencial Canaã
– Avenida Tales Neto
– Retorno do São Bernardo
– Parque Universitário
– Quadra do João de Deus (Ponto Final).

Canindé garante para Fátima Araújo linha de ônibus para o João de Deus

COMPARTILHE

Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura. Assim poder ser considerada a luta da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), que após reunião com o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, conseguiu a tão sonhada linha de ônibus João de Deus/Centro da Cidade. Desde que assumiu a cadeira de vereadora, Fátima Araújo vem lutando diariamente para que esse sonho fosse realizado. Na tarde desta terça-feira (27) durante reunião, Canindé anunciou a linha de ônibus e a colocação de faixas de pedestre nas avenidas Tales Neto e Santos Dumont (na entrada do bairro Pirapora) já nesta quinta-feira (29).

A linha nova do ônibus João de Deus/Centro da cidade já funcionará a partir deste sábado, dia 01 de dezembro com ar condicionado. De acordo com o secretário Canindé Barros, a tarifa será a reduzida, já que o coletivo não será integrado. O itinerário do coletivo sairá da Praça do João de Deus, passando pela Avenida Talles Neto, Santos Dumont,  Avenida Casemiro Júnior no bairro Anil, Avenida dos Franceses, e Centro de São Luís.

Em vídeo publicado em sua página na rede social Facebook, Fátima Araújo destaca sua reivindicação ao secretário Canindé Barros através de requerimento aprovado na Câmara Municipal. “A reivindicação é da comunidade, pedindo a volta da linha de ônibus para o bairro João de Deus. Eu fiquei muito feliz com a resposta que o secretário Canindé Barros me deu. Atendeu nossa solicitação e agora vamos poder ver mais um sonho realizado através de nossas lutas”, destacou a Pequena Guerreira.

Já o secretário Canindé Barros, justificou mais essa aquisição para o bairro João de Deus a pedido da vereadora Fátima Araújo. “Dona Fátima através de requerimento tem solicitado e batido bastante nessa tecla com relação a linha de ônibus, não só a linha para o João de Deus, mas também reivindicando algumas faixas de pedestres ao longo da Avenida Talles Neto e Santos Dumont. A partir de quinta-feira (29) vamos dar início ao trabalho, estamos só aguardando a reposição de uma peça de uma máquina, já que vamos pintar com uma tinta que dura aproximadamente 4 anos. Já autorizamos uma linha que vai partir do João de Deus para melhorar a vida dos usuários do transporte coletivo daquela região”, disse.

A comunidade agradece muito por isso. Eu sempre cobrava essa linha de ônibus para a região. Vereador de comunidade é sempre cobrado . Mas nunca deixei de falar da pessoa que você é. É um grande profissional e quero parabenizar o senhor pelo brilhante trabalho que você vem desenvolvendo dentro de São Luís, melhorando a cada dia a vida das pessoas que usam transporte coletivo em nossa capital”, enfatizou Fátima Araújo durante reunião com Canindé Barros. 

Para finalizar, Canindé Barros agradeceu a presença da vereadora Fátima Araújo e reconheceu que a reivindicação é antiga, mas destacou as dificuldades que a prefeitura de São Luís passa, assim com toda gestão no Brasil. “Quero aproveitar este momento e lhe convidar para esta quinta-feira (29) na Praça Maria Aragão, na Beira Mar, às 9h da manhã, onde estaremos entregando mais 10 ônibus com ar condicionado. A frota de ônibus na capital maranhense com ar condicionado vai 275 veículos, o que representa quase 35% da frota”, disse o Secretário da SMTT.

“Nova taxa não deverá servir para fins eleitoreiros”, afirma Adriano

COMPARTILHE
O deputado estadual Adriano Sarney (PV) alertou para os riscos de o governo comunista utilizar em ações e obras eleitoreiras a nova taxa sobre recursos minerários, aprovada nesta segunda-feira (12) pela Assembleia Legislativa, que deve injetar cerca de R$ 500 milhões por ano nos cofres do Executivo. Trata-se do Projeto de Lei nº 006/2015, de autoria do deputado Max Barros (PMB), que lutava há quase quatro anos pela aprovação de sua proposta e todo este tempo vinha enfrentando resistência da base governista.
 
“Estes recursos vão salvar o governo comunista, que quebrou as finanças e a previdência do Estado com a sua administração irresponsável. É preciso fiscalizar e cobrar a correta utilização destes recursos, pois, em vez de investir em comunicação ou obras eleitoreiras, devem ser destinados para projetos de desenvolvimento do Estado, isto é, educação, saúde, segurança pública e obras estruturantes”, disse Adriano, que optou pela abstenção do voto como forma de protesto.
 
O Projeto de Lei nº 006/2015, finalmente aprovado, institui a taxa de controle, monitoramento e fiscalização das atividades de transporte, manuseio, armazenagem e aproveitamento de recursos minerários e o cadastro estadual do controle, monitoramento e fiscalização das atividades de transporte, manuseio, armazenagem e aproveitamento de recursos minerários. “Sou a favor do povo do Maranhão e considero a instituição desta taxa legítima e que deve ser revertida em melhorias para a nossa população, mas jamais deverá servir para o projeto de poder do governo comunista”, declarou Adriano.

Genival Alves cobra Governo e Prefeitura através de Indicação e Requerimento

COMPARTILHE

O vereador de São Luís, Genival Alves (PRTB) tem feito cobranças duras ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e também ao governador Flávio Dino. O parlamentar que é um defensor da saúde pública, tem feito cobrança em todos os setores das gestões municipais e estaduais.

Em requerimento que deve entrar em votação nesta terça-feira (13), o vereador solicita ao prefeito Edivaldo Holanda e ao Secretário Antônio Araújo providências no sentido de realizar Pavimentação Asfáltica nas ruas Aquário, Gêmeos e Libra localizadas no bairro Recanto dos Signos.  De acordo com o vereador, a falta de pavimentação atrapalha a vida dos moradores, a trafegabilidade e principalmente a saúde da população.

Em uma Indicação que também está em pauta para votar nesta terça-feira (13) o vereador Genival Alves solicita ao governador do Estado, Flávio Dino a inclusão do Programa Mais Asfalto em parceria com a Prefeitura de São Luís, a pavimentação, drenagem e asfaltamento das ruas Aquário, Gêmeos e Libra no bairro Recanto dos Signos.

Genival Alves tem sido combatente em suas ações e durante Sessões Ordinárias e Audiências de prestação de contas. O parlamentar cobra de acordo com sua função de vereador. É um autêntico fiscalizador do dinheiro público, além de atuar como um grande parlamentar com ações que já beneficiam mais de 30 mil pessoas e mais de 10 mil famílias. Com a Carreta da Saúde essas ações irão dobrar a partir de 2019.

 

Indicação da vereadora Fátima Araújo leva água potável para o Residencial João Alberto

COMPARTILHE

Uma indicação de autoria da vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) aprovada no Plenário da Câmara Municipal e encaminhada ao governador Flávio Dino e ao presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) levou água potável para moradores do Residencial João Alberto, que clamava por esse benefício há 14 anos.

De acordo com relato da vereadora Fátima Araújo em sua página na rede social Facebook, os moradores estão agradecidos pela perfuração de um poço artesiano que vai abastecer as residências do bairro. Fátima lutou bastante para que essa obra pudesse ser implantada na João Alberto. Foram inúmeras cobranças até o sonho da população se tornar realidade.

Quero agradecer o governo do Estado Flávio Dino por realizar um sonho que era aguardado há 14 anos nesta comunidade do Residencial João Alberto.  A comunidade não aguentava mais comprar água. Agradeço também o doutor Carlos Rogério, presidente da Caema por este sonho realizado. Quero Lembrar que aqui tem indicação de minha autoria, que toda honra e toda glória seja dada ao nosso Deus.

 

Vereadora Fátima Araújo reúne com moradores do Residencial João Alberto

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) reuniu na noite desta quarta-feira (7) com moradores do Residencial João Alberto, na região do Complexo de bairros João de Deus, na área do Santo Antônio/Pirapora. Os moradores da comunidade João Alberto pediram ajuda à vereadora Fátima para dar continuidade ao processo de pavimentação das ruas do bairro antes do período chuvoso.

O serviço iniciado pela prefeitura de São Luís e até agora ainda não foi concluído pela gestão municipal. Responsável e comprometida com a população ludovicense, a vereadora Fátima Araújo se mostrou preocupada com a situação dos moradores, que correm o risco de ficarem isolados no período chuvoso.

Vendo a situação do moradores a vereadora Fátima Araújo se comprometeu ajudar a comunidade com várias carradas de piçarra. Com o sinal positivo dado pela parlamentar, os moradores vão fazer um mutirão todos os dias para tentar amenizar os problemas da comunidade antes do início do inverno. E como todos já sabem, com Fátima Araújo promessa feita é promessa cumprida, os moradores ficaram felizes com a presença da vereadora no bairro.

Até agora só na rua Terezinha, a vereadora já pagou 5 carradas e serão colocadas mais 5 carradas de piçarra para depois ser colocado o concreto. É o trabalho realizado pela vereadora Fátima Araújo, que incomoda adversários, mas deixa a população bastante satisfeita. E como diz a vereadora em seus pronunciamento; o trabalho não pode parar.

Fotos: Edilson Gomes

 

Requerimento e Indicação de autoria da vereadora Fátima Araújo solicitam benefícios para ludovicenses

COMPARTILHE

Um requerimento de autoria da vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) que vai entrar em pauta na sessão ordinária desta segunda-feira (5) no Plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luís, solicita ao Prefeito Edivaldo Holanda Júnior e ao Secretário Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) que autorizem a volta da Linha do Ônibus João de Deus/São Francisco, que segundo a Vereadora é muito importante para a população do Complexo de bairros do João de Deus, composto por dezenas de comunidades.

Já na mesma sessão a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) solicita através de Indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao Secretário de Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto, para que sejam incluídas no Programa Mais Asfalto a rua 01 no trecho da Quadra 19, um trecho entre as ruas 29 e 30, um trecho entre as ruas 31 e 32, rua 33 e avenida João Castelo, localizadas no Residencial Canaã, no Complexo do João de Deus.

Preocupada com a população de São Luís, a vereadora Fátima Araújo tem sido além de fiscalizadora da gestão municipal, uma grande Guerreira que luta diuturnamente em busca de melhorias para as comunidades ludovicenses. Suas empreitadas sempre são direcionadas para os menos favorecidos, uma marca de seu mandato.

Audiência Pública de autoria da vereadora Fátima Araújo debate Reserva do Canaã na Câmara Municipal

COMPARTILHE

Cuidar do meio ambiente é um gesto de amor. Nesta quinta-feira, 01 de novembro a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) demonstrou essa atitude ao realizar uma Audiência Pública que debateu a Reserva do Canaã na Câmara Municipal de Vereadores. Com o tema: Reserva Canaã e seu direito de preservação, o evento reuniu autoridades de vários seguimentos, defensores do meio ambiente, representantes de Ongs e Sociedade Civil. 

Na abertura da Audiência Pública a vereadora Fátima Araújo destacou a importância de cuidar não só da Reserva Canaã, mas sim de todas as reservas, de todos os rios e manguezais da capital maranhense. “A Reserva Canaã é uma área que virou um lixão, além de lembrar que a reserva tem um esgoto da Caema que está poluindo aquele rio que é tão importante para a capital maranhense. Gostaria que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior venha olhar com urgência para essa reserva, que aos poucos está morrendo e matando nosso povo. Quero lembrar que ano passado eu destinei uma emenda de R$ 100 mil reais para que o poder público pudesse investir na preservação da reserva. Graças a Deus foi aprovada a emenda impositiva e nós vereadores vamos poder trabalhar, ajudando causas como esta, sem passar por esses constrangimento”, destacou a vereadora.

Quem usou a palavra durante a sessão foi o vereador Marcial Lima (PRTB), que destacou a falta de compromisso do poder público, mas também o descaso da população com as reservas, rios e manguezais de São Luís. “Muitas cidades do nordeste gostariam de ter o que a gente tem em São Luís. Mesmo às vésperas de um feriado, a câmara está lotada para debater um tema tão importante como este. Quero parabenizar a vereadora Fátima Araújo pela iniciativa de debater um tema esquecido pelo poder público. Além da reserva do Canaã, temos a reserva do Rangedor, Parque do Bacanga, Reserva do Itapiracó, alem da Reserva do Batatã que está totalmente abandonada e invadida. A mesma lei que temos aqui sobre lixo, poluição outros estados também tem. Por que lá funciona e aqui não? Falta atitude do poder público para punir os infratores.” destacou Marcial Lima, que pediu que a próxima audiência seja realizada na comunidade.

A representante da Ong Amigos da Reserva Canaã (ARCA) Quênia Pereira Figueira de Matos destacou a luta dos moradores do Residencial Canaã na luta contra o desmatamento da mata e poluição do rio. “Temos mobilizado os moradores com limpeza da área e do rio. Precisamos de ajuda dos vereadores, autoridades públicas e sociedade civil. Temos trabalhado a educação ambiental, mas o local tem sido um ambiente de despejo de lixo e dejetos, além de crimes como estupros, desovas, palco de uso de drogas e furtos. Precisamos que o poder público veja melhor pela reserva, já que o rio também é importante para nossa cidade. A grande extensão de área verde hoje quase já não existe”, destacou.

Para o representante da Ong Eco Bela, Márcio Mendonça destacou a importância da audiência pública para debater a Reserva Canaã. “A importância é multidimensional por que ela mexe com todas as esferas da diversidade cultural, biológica e da diversidade assistencial dentro de uma área de preservação permanente, como é a reserva do Canaã. O que é lamentável nesse aspecto é que você cria a área de preservação, mas não institui oficialmente essa área. Desde 2007 a área está criada e 2012 seria a data para fechar o Plano de Manejo da área da reserva, só que isso não aconteceu, já são 11 anos e até agora nada. É como se o poder público criasse o enredo e não concluísse o poema”, destacou Márcio Mendonça.

Quem esteve presente na Audiência Pública e debateu o tema foi o Comandante do Batalhão Ambiental, Coronel Adenilson. “É importante esse tipo de Audiência Pública sobre Meio Ambiente. Conforme diz o artigo 225 da constituição é um direito comum de todos de cuidar e preservar. Com a participação da sociedade é muito importante, para entender o problema dos danos e crimes ambientais que muitas vezes acontecer por falta de conhecimento do cidadão. As pessoas que cometem esses crimes são conduzidas à delegacia como prevê a lei 9.605. A maioria dos crimes ambientais são crimes de menor ofensivo. Combater o crime faz parte da polícia, e isso não fazemos sozinho, precisamos da sociedade. Nós temos no Brasil uma cultura não voltada para preservação ambiental. O poder público precisa criar um mecanismo para que faça valer o que prevê a constituição na área de preservação. É necessário juntar os poderes executivos, legislativos e judiciário, além de sociedade como um todo”, destacou.

RESERVA DO CANAÃ

A Reserva Canaã está localizada às margens da Avenida Santos Dumont, possui 2.500 metros quadrados, além de uma extensão do rio com cinco nascentes: Rio Jaguarema, Rio Cutia (que nasce no bairro São Cristóvão) e Afluentes do Rio Anil com variedades de plantas e animais. Na reserva podemos encontrar mangueiras, juçareiras, buritizeiros, anajazeiros, além de plantas como aninga, e tanas outras.

Estiveram presentes os vereadores Marcial Lima e Cesar Bombeiro, que presidiram a sessão. além de representantes do município, do estado, de Ongs e sociedade civil. Além do presidente da Ong Amigos da Reserva do Canaã, senhor Rivandima Barros, principal defensor daquela reserva. Representantes de bairros como João de Deus, Vila Conceição, Pirapora, Canaã, Vila Lobão, João Alberto e outras localidades estiveram presentes para debater o tema.

Fotos: Edilson Gomes

Fátima Araújo mostra que é uma grande líder no bairro João de Deus durante caminhada

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) mostrou mais uma vez na manhã deste sábado (27) que sua força política é incontestável na região do João de Deus. Ao lado do governador Flávio Dino, do senador eleito Weverton Rocha e de dezenas de deputados e lideranças políticas do Maranhão, Fátima Araújo fez uma mega caminhada pelas principais ruas dos bairros João de Deus e Vila Conceição em prol de candidato a presidente Fernando Haddad.

Aliada de Flávio Dino, Fátima Araújo destaque a importância de Fernando Haddad vencer as eleições deste domingo (28), já que seus candidatos eleitos no primeiro turno também são aliados de Haddad. Fátima sabe da importância dos programas sociais e reconhece que somente a educação pode mudar o Brasil para melhor.

A caminhada realizada por Fátima Araújo reuniu inúmeros militantes da base do governador, mas a organização de toda caminhada foi feita por Fátima Araújo e sua equipe. A Pequena Guerreira mostrou que não tem medo de cara feia, que nasceu para lutar e é uma mulher vitoriosa.

 

Fotos: Edilson Gomes

Fátima Araújo solicita pavimentação ao governo do Estado através de Indicação

COMPARTILHE

Não é novidade para a classe política e para a população ludovicense, que a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) é uma parlamentar guerreira, autêntica e preocupada com as comunidades do entorno do bairro João de Deus. Mesmo antes de ser eleita vereadora da capital maranhense, Fátima já lutava com unhas e dentes para melhorar a vida dos moradores que vivem no Complexo de bairros no João de Deus.

Nesta segunda-feira (22) durante sessão ordinária na Câmara Municipal de São Luís, mais uma Indicação de autoria da vereadora Fátima Araújo foi aprovada pelos parlamentares. A indicação dirigida ao governador Flávio Dino e ao secretário de Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto, solicitando que sejam incluídas no Programa Mais Asfalto, as ruas Primeira Travessa Três Corações, Rua Getúlio Vargas e Vila Socó localizadas no bairro Vila Conceição/João de Deus.

Com a luta da vereadora Fátima Araújo, é visível que os bairros João de Deus, Vila Conceição, Pirapora, Santo Antônio, Vila Lobão, Jardim Conceição, João Alberto, Aurora, Parque Universitário, Pingão e tantas ouras comunidades melhoraram bastante quando se fala de infraestrutura de pavimentação. Todos os créditos precisam ser dados ao trabalho da vereadora Fátima Araújo.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free