casa » ESPORTE

ESPORTE

No Dia Internacional da Mulher é hora de falar sobre futebol

COMPARTILHE

GRANDE ILHA – Durante muito tempo os conceitos enraizados pelo senso comum, estabeleceram como predominante a perspectiva masculina para falar sobre futebol. Felizmente esse cenário tem se mostrado adepto a mudanças. Apresentadoras em veículos massivos de comunicação abrem portas para alterações no cenário, com a presença de Mylena Ciribelli, Glenda Kozlowski, Renata Fan, Fernanda Gentil e tantas outras, que são a prova a respeito das mudanças cabíveis e aceitas na atual sociedade.

É nesse quesito que a jornalista e apresentadora do Bate Papo Futebol Clube Quécia Carvalho tem buscado seu espaço. A youtuber de apenas 20 anos vem alcançando desde crianças a adultos, por meio de uma linguagem simples e objetiva temas centrais do canal. Esse é um momento que não pode passar despercebido. É preciso observar a representatividade feminina e jovem por trás de um veículo massivo de comunicação com grande poder de difusão.

O interesse pela área esportiva acompanha Quecia Carvalho desde a infância. “Pode parecer clichê, você falar que brasileiro já nasce em contato com o futebol, mas a verdade é que foi isso. Eu cresci assistindo jogos, os principais campeonatos e a copa do mundo. Não entendia nada de futebol na época, também não lembro um dia exato em que tudo começou. Não consigo lembrar, não tem um dia exato que eu passei a torcer para tal time. Eu sei que isso sempre fez parte da minha infância, e eu sempre acompanhei”, comenta a jornalista.

Jornalista maranhense apresenta programa na plataforma digital YouTube e mostra que mulheres têm propriedade para falar sobre a paixão nacional.

O projeto para o canal Bate Papo Futebol Clube foi a primeira experiência de imersão da apresentadora neste segmento. “Eu era uma torcedora apenas, e com o programa eu pude realmente conhecer o futebol, perceber que o futebol não é só o que a gente vê ali na TV ou ouve no rádio. O futebol tem tática, tem técnica, tem uma série de coisas. Então esse conjunto que forma a festa que é o futebol. E o programa me permite isso, me proporciona conhecimento do que é o futebol”, revela Quecia Carvalho.

DE BATE PAPO COM O FUTEBOL

Exibido semanalmente no Youtube com a finalidade de apresentar o mundo do futebol, jogadores, os profissionais envolvidos, entusiastas das “quatro linhas”, O BPFC é produzido pela BELLL audio.visual, e tem contado com alguns colaboradores, caso da Glória Confecções (responsável pelo figurino da apresentadora), do Blog BNC Notícias e da ABRAÇO (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – Secção Maranhão).

Para o idealizador do canal Marcos Belfort, a abordagem por trás da elaboração do projeto “é buscar uma maneira de falar sobre futebol e o universo envolvente que esse esporte proporciona. Para isso, a linguagem é a mais popular possível. Inclusive o nome do programa se baseou nessa questão, trocar uma ideia, conversar, levar um lero, bater um papo”.

Através de feedbacks dos inscritos muitas alterações foram realizadas desde o programa piloto “é na prática que você ver o que dá certo e deve manter, e o que não é tão legal assim. Por isso, a gente sempre conversa sobre essas ideias, o que dá pra melhorar. É através dessa interatividade  que a construção do programa acontece cada vez melhor”, comenta Quecia Carvalho.

O trajeto que o Bate Papo Futebol Clube vem percorrendo tem sido promissor principalmente na questão empoderamento. Considerada por muitos, a temática futebol ainda é ligada ao gênero masculino. “É um ambiente muito dominado por homens em que você vê poucas mulheres. E as poucas que falam são muito criticadas, através de haters pelo fato de ser mulher; por isso se você quiser conquistar um público, você tem que dar o dobro do que um homem teria que dar se tivesse no seu lugar. Tem toda essa cobrança por trás, e deparar com situações como essas são muito comuns, infelizmente. O segredo é acreditar no seu potencial; A partir do momento que você passa a focar no seu trabalho e esquece um pouquinho a ‘aprovação popular’ percebe que não é preciso convencer ou agradar ninguém. O reconhecimento vem com o tempo e esforço”, esclarece a Jornalista.

DE OLHO NA TELINHA DO YOUTUBE

Com os avanços tecnológicos é impossível questionar a velocidade na propagação de conteúdos pelas plataformas no cyberpaço. As mídias digitais vieram para alterar a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam, como se divertem e também como apreciam informações.

YouTube não é uma exceção quando se aborda o assunto. Fundado oficialmente em 14 de fevereiro de 2005, o site de compartilhamento foi criado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim e um ano depois a empreitada alcançou maiores proporções com a compra da página da Internet pela empresa Google. Desde então tem diversificado e distribuído seu conteúdo, o compartilhamento e obtido feedbacks dos produtos veiculados.

A possibilidade de um novo segmento no mercado com conteúdo reproduzido alterou os modos de consumo de mídia. O compartilhamento, produção e elaboração de vídeos acabou aceito na sociedade como profissão. Os youtubers surgem como uma reação ao consumo de conteúdo onlinecom possibilidade de rentabilidade.

Com uma grande gama de modalidades esportivas, o espaço destinado ao segmento esportivo nos meios tradicionais não consegue abranger a totalidade. Por meio das novas plataformas e das mídias sociais atuantes a comunicação como toda é um importante fator de interatividade com o público. Uma comunicação full-time, não só rápida, mas acima de tudo de fácil acesso, com uso das novas tecnologias.

Na visão de profissionais da comunicação, o YouTube é aceito como veículo destinado ao conteúdo esportivo. Sobre o programa BPFC, o publicitário Gutemberg Silva destaca os diferenciais propostos pela plataforma como “um mercado muito grande, com uma lacuna a ser explorado pelas mulheres com todo seu profissionalismo, pois sabemos que este ainda é um nicho dominado pela gênero masculino, eu não falo de machismo, mas sim, que a cobertura do trabalho esportivo em todo mundo, ainda não possui uma equidade de gêneros no meio. Fico feliz em ver uma bancada de debate esportivo, dividida por homens e mulheres, falando do mesmo assunto com suas propriedades particulares e havendo o respeito mútuo. Bom, é louvável, ideias como essas tornarem-se exitosas, pois afinal sempre estamos buscando por novos canais de comunicação, com uma nova linguagem e também um novo olhar”.

A pesquisa recentemente divulgada pelo site Sportsvalue, empresa voltada em marketing esportivo, aponta o Brasil como um dos maiores consumidores de conteúdos associados ao futebol entre os países emergentes. Na capital maranhense a ferramenta ainda possui pouca visibilidade como propagadora de conteúdo.  Nesse contexto que o radialista Marcos Belfort observou essa possibilidade de mercado e idealizou o canal Bate Papo Futebol Clube veiculado pelo YouTube.

ESTICANDO A REDE

O Brasil é conhecido como país do futebol, mas a programação disposta na tv aberta não contempla fielmente a paixão nacional. Para o idealizador do canal, “nas tvs tradicionais abertas, o espaço é muito restrito. A verdade é que o futebol está entre as temáticas mais debatidas na cultura brasileira. Essa foi a intenção ao abordar um tema tão enraizado na cultura nacional e popular”, comenta Belfort.

Lançado no dia 21 de junho de 2018, o Bate Papo Futebol Clubeé um modo divertido de se manter atualizado através de conversas em torno de torneios, ligas, curiosidades e atualidades da paixão nacional brasileira. O conteúdo é produzido em vídeos com duração média de 5-10 minutos e recebe convidados para comentar em torno das temáticas atuais do futebol.

Independente da área no mercado, muitos são os desafios enfrentados. Ser mulher não é sinônimo de vulnerabilidade ou incapacidade. O futebol é uma paixão nacional e aproveitar os novos meios de difusão de conteúdo para veicular a temática é uma excelente jogada. Pode parecer uma pequena partida amistosa, mas ninguém se torna um grande jogador de futebol sem entrar em campo.

Por Rafaella Rodrigues

Fátima Araújo participa da inauguração do estádio Moreirão, no bairro Santo Antônio

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), participou na tarde deste sábado (23), da inauguração do estádio de futebol Moreirão, localizado na Estrada da Vitória/São Sebastião, no bairro Santo Antônio, na capital São Luís. Acompanhada de sua assessoria, Fátima Araújo esteve presente com o governador Flávio Dino, principal aliado da Pequena Guerreira em São Luís.

Estádio Moreirão entregue no bairro Santo Antônio, em São Luís (Foto: Divulgação)

O projeto de reinauguração do campo foi proposto pelo Centro Comunitário de Desporto e Cultura do bairro Santo Antônio e apoiado pela vereadora Fátima Araújo. O estádio Moreirão recebeu incentivo do Grupo Mateus, através da lei de incentivo ao esporte do governo do Estado. Além disso, a obra contou com serviços de urbanização no entorno da área, realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de São Luís.

Para a vereadora Fátima Araújo, o momento já era esperado pela comunidade há muito tempo e graças a Deus estamos recebendo este presente do governador Flávio Dino. “Faço política nesta região há muitos anos, a população sempre clamou por essa reforma e graças a Deus nosso Governador atendeu o pedido da comunidade e para honra e glória de Jesus, tudo se tornou realidade. Quero agradecer a Deus e ao governador Flávio Dino, aos moradores do Santo Antônio e bairros adjacentes que acreditaram e estão recebendo esta praça esportiva importante para a Região. Quero agradecer aos moradores dos bairros vizinhos que atenderam minha solicitação e vieram receber no Governador”, destacou.

Denominado de ‘Nova Era’, o torneio, que marcará o novo momento de uso do espaço, conta com a participação de oito times dos bairros adjacentes.

“O campo Moreirão é um estádio comunitário de padrão elevado, e após a reforma, não tem outro na comunidade igual a esse”, explicou o presidente da Comissão em Análise a Projetos Esportivos Incentivados (Capei), Leonardo Cordeiro, acrescentando que o campo recebeu cercamento, gramado novo, sistema de drenagem e irrigação eletrônicos e iluminação para os jogos noturnos, além disso, fizemos a correção na urbanização do seu entorno”, completou Cordeiro.

Estiveram presentes secretários municipais e estaduais, vereadores, deputados, autoridades e lideranças comunitárias e políticas da região, além dos moradores, principais beneficiados pela obra.

Vereadora Fátima Araújo reinaugura Estádio Gaiolão reformado

COMPARTILHE

A reinauguração das dependências administrativas do estádio Gaiolão, onde funcionará o Departamento Autônomo de Desportos no bairro João de Deus, aconteceu na tarde deste sábado (16) com presença do secretário adjunto de Esporte e Lazer do município de São Luís, Alísson Penha, lideranças comunitárias, presidentes de clubes de futebol, moradores e presidente do Departamento Autônomo de Desportos do João de Deus, Antônio Pinheiro. Para comemorar a vereadora Fátima Araújo liberou um churrasco e umas geladas para as pessoas presentes, que estavam felizes com a reforma do setor administrativo do Gaiolão.

De acordo com o depoimento da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), o prédio e o estádio Gaiolão foram condenados pela Defesa Civil de São Luís, por estarem com rachaduras e abandonados pelo poder público. “Era meu sonho poder ajudar nesta reforma do setor administrativo do Gaiolão. Desde 2016 tudo havia sido condenado pela Defesa Civil, e eu não tive condições na época de ajudar na reforma, já que o valor orçado chegava a R$ 60 mil reais. Com a apoio de empresários do bairro, restauramos e ampliamos mais 3 salas, 4 vestiários e 11 banheiros, o que vai facilitar a vida de jogadores e desportistas da comunidade. Tivemos o apoio do Comercial Alemão, Supermercado Vanessa e Dudu Material de Construções, que ajudaram a fazer esta grande reforma, que servirá para outros fins além do esporte, como Centro de Capacitação para Jovens e Adultos”, destacou a Pequena Guerreira bastante emocionada.

Fátima Araújo ainda lembrou do apoio que tem dado nas competições realizadas no estádio Gaiolão desde 2017, quando assumiu a cadeira de vereadora de São Luís. Só em premiações nos campeonatos realizados, tanto no futebol Máster como no Principal, a Pequena Guerreira já patrocinou com R$23 mil reais. Em 2017 foram R$16.000,00 e em 2018 foram R$7.000,00, além de troféus e medalhas. Um incentivo gigantesco para o esporte amador do Complexo de Comunidades do bairro João de Deus.

A felicidade era unânime entre atletas, moradores e presidentes de clubes, como Filho Carolina, presidente do time do Unidos Pela Bola (UPB), que descreveu como era o Departamento Autônomo antes da reforma. “Aqui era meio arcaico, local cheio de goteiras, paredes sujas,  escoradas para não cair, vestiários todos danificados, além de banheiros sem qualidade para os atletas. Hoje podemos ver algo diferente, melhorou muito, ampliaram mais, temos mais vestiários, o acabamento tá muito bom, assim como a iluminação interna e externa. Ficou bem melhor, até para os visitantes, quem não gosta de conforto? A vereadora Fátima Araújo está de parabéns pela atitude, digna de meu respeito”, destacou o dirigente.

Para o presidente do Departamento Autônomo de Desportos do bairro João de Deus, Antônio Pinheiro dos Santos Pereira (Antônio Pinheiro), a reforma do Centro Administrativo do estádio Gaiolão é uma mostra do compromisso da vereadora Fátima Araújo com o esporte amador da região. “Só de você imaginar que esse prédio todo foi interditado pela Defesa Civil e agora sendo reinaugurado, podes imaginar o tamanho de minha felicidade. A vereadora Fátima Araújo tem sido a mãe do esporte amador do bairro João de Deus. A última reforma que aconteceu aqui neste departamento foi na gestão do ex-prefeito Jackson Lago em 1992, há exatos 27 anos. Só não vê quem não quer ver, Fátima Araújo está fazendo tudo aquilo que ela se comprometeu com o esporte do João de Deus. Bairro como o nosso que é de periferia, esse fomento que fazemos ao esporte é fantástico, ajudamos tirar crianças e jovens das ruas e drogas. Isso se chama cidadania, o esporte não é só lazer. Quero parabenizar a vereadora Fátima Araújo pela força e dizer que a diretoria do departamento decidiu homenageá-la. A sala de reuniões e capacitação vai se chamar auditório Fátima Araújo, uma singela e merecida homenagem”, descreveu Pinheiro.

Fotos: João Filho & Raciely

Seguidores de Cristo conquista o título de campeão do João de Deus

COMPARTILHE

Em jogo realizado na manhã deste domingo (3) no estádio Gaiolão no bairro Vila Conceição/João de Deus, Rio Negro e Seguidores de Cristo travaram um duelo em busca do título de campeão do Campeonato Principal do João de Deus, organizado pelo Departamento Autônomo de Desportos do João de Deus, que tem como presidente Antônio Pinheiro. A final aconteceu às 10h da manhã com a presença da vereadora Fátima Araújo, principal apoiadora do campeonato.

O jogo terminou empatado em 0 a 0 no tempo normal, mas nos pênaltis o Seguidores de Cristo ganhou de 5 a 4 e conquistou o título, recebendo uma premiação de R$ 4.475,00. Já o Rio Negro, vice-campeão, recebeu R$ 2.000,00, enquanto que o artilheiro do campeonato embolsou R$225,00. A vereadora Fátima Araújo fez questão de fazer a entrega da premiação de das medalhas. O Comercial Alemão, empresa genuinamente da comunidade, também deu sua contribuição ao Campeonato do João de Deus.

Desde que foi eleita vereadora de São Luís e assumiu a cadeira de parlamentar na Câmara Municipal, Fátima Araújo tem contribuído com o esporte amador do João de Deus e bairros vizinhos, que vai de apoio nas premiações até sua luta para a reforma do estádio Gaiolão que havia sido abandonado há anos pelos representantes anteriores.

Rio Negro X Seguidores de Cristo vão fazer a final do Campeonato do João de Deus

COMPARTILHE

Em jogos realizados neste domingo (27) no estádio Gaiolão no bairro Vila Conceição/João de Deus, foi definida a grande final do Campeonato Principal de Futebol do bairro João de Deus. Pela Manhã o Rio Negro que jogava pelo empate, conquistou a classificação ao empatar em 0 a 0 com o time do Kuwait, já que possui a melhor campanha na primeira fase, conforme o regulamento do campeonato.

Na tarde deste domingo (27), no segundo jogo das semifinais, o time do Seguidores de Cristo venceu o Deixa Comigo por 3 a 1 e conquistou a outra vaga na grande final. A final vai acontecer no próximo domingo (03), às 10h da manhã no estádio Gaiolão. A premiação total chega a R$ 6.700,00, sendo que o campeão vai levar R$ 4.475,00 e para o vice-campeão o prêmio será de R$ 2.000,00. Já o artilheiro vai receber R$ 225,00.

Realizado pelo Departamento de Deporto do bairro João de Deus, o Campeonato Principal de Futebol tem o apoio da vereadora Fátima Araújo e do Comercial Alemão. A expectativa é de um grande número de torcedores no estádio Gaiolão neste domingo (3). A vereadora Fátima Araújo estará presente para fazer a entrega da premiação ao time campeão, assim como ao vice-campeão e artilheiro da competição.

 

Fotos: Jessé Silva

Neste domingo (27) tem semifinal do Campeonato Principal do bairro João de Deus

COMPARTILHE

Para quem gosta de apreciar um bom futebol amador, a pedida para este domingo (27) pela manhã é o estádio Gaiolão no bairro Vila Conceição/João de Deus. Será realizada a primeira partida das semifinais do campeonato Principal 2018/2019 do bairro João de Deus. O primeiro finalista da competição sairá do confronto entre Rio Negro X Kuwait.

Incentivadora e apoiadora do futebol amador no bairro Vila Conceição/João de Deus, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), destacou em sua página oficial na rede social Facebook, que estará presente no estádio Gaiolão. “Domingo (27), é dia de futebol amador. E eu estarei acompanhando umas das semifinais do Campeonato Principal do João de Deus. Nossa torcida vai para a valorização do futebol amador local; a prova é que sempre apoiei as edições desse grande campeonato”, enfatizou a Pequena Guerreira.

Com foco no social, Fátima Araújo tem investido no esporte em outras modalidades, como o Projeto da Zumba que leva ginástica aos moradores para melhorar a saúde de crianças, jovens, adultos e idosos.  O Campeonato tem a organização do Departamento Autônomo de Desporto do João de Deus (DADJD) e apoio da vereadora Fátima Araújo.

Rematrícula para os projetos Educar para Vencer e Sonho na Ponta dos Pés começa nesta segunda (21)

COMPARTILHE

Os projetos Educar para Vencer (Reforço Escolar) & Sonho na Ponta dos Pés (ballet), criados e mantidos pela vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), abrirão inscrições de rematrícula nesta segunda-feira (21). A rematrícula iniciará a partir das 8h da manhã às 16h na Avenida 12 de julho, Nº 31, Vila Nossa Senhora da Conceição, bairro João de Deus. No caso do projeto Sonho na Ponta dos Pés, que ministra aula de ballet gratuito na comunidade, recruta meninas com idade de 4 as 11 anos.

Nesta mesma data começa a rematrícula das crianças que fazem parte do projeto Educar para Vencer, que promove aula de reforço escolar para crianças de famílias carentes do bairro. A aula de reforço é gratuita para estudantes de 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano. O projeto é para crianças que estudam em escola publica. O endereço de rematrícula é Avenida 12 de julho, Nº 31, Vila Nossa Senhora da Conceição, bairro João de Deus. Os documentos necessários para a rematrícula, são: xérox do registro de nascimento, xérox do RG, comprovante de residência e uma foto 3×4.

Fátima Araújo tem mantido seus projetos com recursos próprios desde que assumiu a cadeira de vereadora em janeiro de 2017. São projetos que inclui educação, esporte e cultura. Além de apoiar o esporte amador e projetos culturais e religiosos.

 

Mancha Azul vence Verona e conquista o campeonato do João de Deus

COMPARTILHE

Com o patrocínio da vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), o Campeonato de Futebol Máster do João de Deus teve sua grande final na tarde deste sábado (12), no estádio Gaiolão, no bairro João de Deus, em São Luís. O jogo entre Mancha Azul x Verona foi disputado minuto a minuto desde o início do primeiro tempo até o último minuto do segundo tempo. Mas quem levou a melhor foi o Mancha Azul que venceu o Verona por 2 a 1 e conquistou o título da temporada 2018.

Após o final da partida os representantes do Departamento de Futebol do João de Deus, juntamente com assessores da vereadora Fátima Araújo entregaram a premiação e as medalhas aos clubes e jogadores. A vereadora Fátima Araújo, principal patrocinadora do campeonato, foi representada pelos assessores Jane Lopes e Jessé Silva na entrega da premiação. O Comercial e Material de Construção Alemão também apoiou o Campeonato de Máster do bairro João de Deus.

O time do Mancha Azul como campeão da temporada recebeu o prêmio de R$ 3.575,00 (três mil e quinhentos e setenta e cinco reais). Já o vice-campeão Verona foi agraciado com o prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais). O artilheiro da competição foi o jogador Eder Espíndola Rocha, atleta do Verona que recebeu a premiação de R$ 225,00 (duzentos e vinte cinco reais). Todos os jogadores dos times campeão e vice receberam medalhas.

A vereadora Fátima Araújo tem sido um grande incentivadora do esporte amador, tanto no futebol, quanto em outras modalidades e categorias. Além disso, Fátima Araújo incentiva e investe na cultura, educação e outros seguimentos que beneficiam diretamente moradores das comunidades que fazem parte do Complexo de bairros do João de Deus.

Fotos: Edilson Gomes

Sérgio Frota e sua dupla personalidade

COMPARTILHE

Com Sérgio Frota é um peso e duas medidas. O remédio que cura é o mesmo que mata. Nesta sexta-feira (21) o deputado estadual e presidente do Sampaio, mostrou que só defende aquilo que o convém, criticando o Ministro dos Esportes e a Presidência da República, simplesmente porque parte da verba destinada ao esporte será colocada na Segurança Pública. É bom lembrar, que Sérgio Frota nunca se manifestou sobre o patrocínio do Campeonato Maranhense, onde a TV Difusora recebeu 5 vezes mais que seu time, o Sampaio e mesmo assim, o deputado, sequer deu um pio nesse plenário. Agora quer se mostrar o defensor do esporte. Conta outra Frota! Tu achas que o povo maranhense é besta?

Em seu discurso artificial, o deputado Sérgio Frota (PR) usou a tribuna para chamar a atenção do povo maranhense para a Medida Provisória editada pela Presidência da República que transfere parte dos recursos das loterias esportivas, principal fonte de verba do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Ministério do Esporte e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), para a segurança pública. O deputado aprofundou a discussão sobre as causas que levam ao aumento da violência e, consequentemente, à crise na segurança por que passa o Brasil. Só esqueceu de falar, que no caso do Campeonato Maranhense sequer se pronunciou sobre a verba, o que ninguém entendeu até hoje, já que Sérgio Frota sempre quer mais que todo mundo e dessa vez ganhou menos e ficou calado.

A Medida Provisória foi assinada pelo presidente da República, Michel Temer, no último dia 11 de junho, e já conta com uma grande oposição por parte de vários setores da sociedade e das entidades do esporte. “Não somos contra a aplicação maior de recursos na segurança, mas temos que pensar juntos sobre de onde esse recurso pode vir. O cenário para clubes que investem em formação do atleta será completamente desanimador”, analisou o deputado, que acabou com as categorias de base do Sampaio e que inclusive chegou a vender o terreno do Centro de Treinamentos. É o famoso, faça o que eu digo e não faça o que eu faço.

Próximo das eleições, Sérgio Frota tenta implantar 20 Escolinhas de Futebol no Maranhão, onde são distribuída cestas básicas, bem diferente do normal.  Nesta sexta-feira (22) foi inaugurada mais uma, na cidade de Açailândia. Vale lembrar, que se Sérgio Frota não se reeleger como deputado, o projeto terá vida curta, já que após 42 meses como deputado, só agora tenta mostrar isso.

“São centenas de crianças acolhidas, com capacitação esportiva, acompanhamento, alimentação e material de qualidade. É assim que podemos contribuir para diminuir os índices de violência, na raiz do problema, levando oportunidades de cidadania a quem mais precisa” concluiu o deputado, que já está há 42 meses como deputado e ainda esteve 24 meses como vereador de São Luís.

É bom o povo abrir os olhos, que além de tubarão, Sérgio Frota é raposa velha no futebol e agora na política.

 

O todo poderoso [Sérgio Frota] pode está atolado até o pescoço em falcatruas no futebol

COMPARTILHE

Dizem que o costume do cachimbo é que faz a boca torta. No futebol, um dia é da caça e o outro dia é do caçador. Tem o dia de perder e o dia de chorar. Desde que assumiu a presidência do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota só falou em prejuízos, mas nunca largou o osso do tubarão. Chorava, esperneava, mas continuava presidente. Toda prestação de conta, sempre citava um tal prejuízo de mais de um milhão de reais anual. Mas nunca quis largar o comando do time. Em 2017 Frota chegou anunciar que seria seu último ano a frente da Bolívia, mas no final das contas apareceu candidato novamente, o motivo, só Freud explica.

Sérgio Frota já colheu muitos frutos bolivianos, e até a sede do clube ele chegou a negociar, segundo a imprensa noticiou. Uma caixa preta nunca foi aberta em todo esse tempo no Sampaio. Cheio de marra, Frota se acha o Charles Miller, aquele estudante que trouxe uma bola e regras de futebol da Inglaterra para o Brasil. Se mete a falar de tudo, sabe tudo, mas pouco explicou sobre seus 11 anos no comando do Sampaio.

Na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série C de 2017, um caso chamou atenção dos desportistas maranhenses. No jogo entre Sampaio X Botafogo-PB, no estádio Castelão em São Luís, o tricolor abriu o jogo na maior cara de pau e perdeu em pleno Castelão por 3×2. Com o resultado, o Botafogo escapou do rebaixamento. O que ninguém sabia era que Sérgio Frota era tão amigo do presidente do Botafogo-PB. Todo mundo desconfiou da atitude do Sampaio, mas ficou calado, como de costume.

No Campeonato Maranhense de 2017, algo ficou muito suspeito após o Sampaio que estava na penúltima colocação na classificação geral, só estava acima do Americano, buscou uma classificação no tapetão, mesmo perdendo no TJD maranhense. O presidente garantia aos 4 cantos da cidade que no Rio de Janeiro ele ganhava. É evidente que Sérgio Frota teve ajuda do presidente da Federação Maranhense de Futebol, que chegou a viajar para a capital carioca várias vezes, segundo informou a imprensa local. No final, Sampaio foi o classificado, campeão maranhense em cima do Cordino e de quebra levou a final para Imperatriz, fazendo com que o Cordino não jogasse no estádio Leandrão.

Neste domingo (13) a casa caiu para Sérgio Frota, após o Jornal Correio da Paraíba publicar uma matéria sobre o inquérito da Operação Cartola, que investiga corrupção no futebol paraibano. E se mexer mais um pouco no passado recente do deputado boliviano, pode encontrar mais coisas, já que no futebol maranhense pode não ser diferente do paraibano.

Deputado estadual do Maranhão aparece nas escutas

Em uma conversa gravada, Zezinho do Botafogo liga para o deputado estadual Sérgio Frota (PSDB-MA), presidente do Sampaio Corrêa para articular sobre a arbitragem do jogo entre Botafogo-PB e Altos-PI, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Zezinho pede ao deputado Sérgio Frota o nome do juiz, que seria do Maranhão. Em um determinado momento, Zezinho passa o telefone para Breno e eles conversam rapidamente. O deputado pede que a conversa continue de noite e diz que vai resolver o problema. A partida em questão foi vencida pelo Belo pelo placar de 1 a 0. O árbitro do jogo foi o maranhense, da cidade de Imperatriz, como o próprio deputado fala no telefonema, Ranilton Oliveira.

E agora, o  Ministério Público do Maranhão vai deixar barato tudo isso ou vai investigar mais coisas do deputado? Tentamos contato com Sérgio Frota, mas não foi possível. O Espaço está aberto para explicações ao povo.

Com Informações do Portal Correio da Paraíba

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free