casa » EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

Curso para Radialistas Comunitários começou neste sábado (29/04)

COMPARTILHE

A aula inaugural do projeto de extensão “Capacitação para Radialistas Comunitários”, realizado pela Faculdade Estácio, em parceria com a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA) foi proferida neste sábado (29), às 9 horas da manhã.

O curso tem o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento teórico e prático dos radialistas que atuam nas emissoras comunitárias.

As aulas serão realizadas todos os sábados, das 9h às 12h, na Faculdade Estácio, localizada próximo ao Canto da Fabril, em São Luís, em frente à Igreja Universal do Reino de Deus.

O projeto da Faculdade Estácio foi bem recebido pela Abraço-MA, que parabenizou a iniciativa da instituição ao desenvolver um trabalho de extensão voltado para o segmento da comunicação comunitária, gerando oportunidade para dezenas de radialistas.

O curso é gratuito, tem carga horária de 30 horas/aula, aos sábados, no total de 10 encontros. Ao final, os participantes recebem certificado.

CONTEÚDO

As disciplinas serão ministradas por Paulo Pellegrini, mestre em Cultura e Sociedade pela UFMA) e professor de Jornalismo da Faculdade Estácio São Luís e coordenador de núcleos da Rádio Universidade FM.

Ao longo do curso haverá tópicos sobre história do rádio; noções de como funciona o rádio; modulações; tipos de rádio; legislação radiofônica; funções e atribuições da rádio comunitária; técnicas de texto radiofônico; técnicas de locução; técnicas de entrada ao vivo; organização de uma emissora; organização de cobertura radiofônica; radiojornalismo; produção de boletins e matérias; produção de entrevista e postura do entrevistador; produção de campanhas para rádio; produtos radiofônicos.

POR Ed Wilson

Artigo – Maranhão Digno (Por Flávio Dino)

COMPARTILHE

POR FLÁVIO DINO (PCdoB) – Estive esta semana em 3 municípios que recebem ações do Plano Mais IDH, nosso programa voltado para as 30 cidades maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano. Pude ver com meus próprios olhos e no olhar de cada pessoa a mudança que está ocorrendo em Arame, Jenipapo dos Vieiras, e Itaipava do Grajaú. E como é recompensador ver que o esforço diário de nossa equipe está se convertendo em condições melhores para quem mais precisa.

Nas 3 cidades, encontrei com profissionais da Força Estadual de Saúde, nossa equipe de 120 profissionais da saúde que atendem essas 30 cidades. Em um ano de trabalho, eles já fizeram mais de 500.000 atendimentos, a maioria domiciliares, em povoados nunca antes alcançados dessa forma. É uma nova maneira de pensar e fazer ações de saúde, focando a prevenção e a busca ativa de pessoas que nunca tinham passado por uma consulta médica.

Nesses três municípios e nos demais, estamos dando início a obras de abastecimento d’água, no âmbito do nosso programa Água para Todos. Em Jenipapo, assinei Ordem de Serviço para obras no valor de R$ 879 mil que irão atender uma população de mais de 15 mil pessoas. Em Itaipava, assinei ordem de serviço para perfurar dois poços; implantar 8 mil metros de rede de distribuição e instalação de mais de 6 mil ligações domiciliares. Em Arame, estamos construindo 70 cisternas, além de sistemas em povoados, de um total de 4.000 cisternas que conseguimos em parceria com o Governo Federal.

Outro investimento em obras que geram dignidade foi a entrega dos 70 quilômetros de asfalto da MA-329, que liga a sede de Itaipava ao Entroncamento na BR-226. Parte dos 2 mil quilômetros do Programa Mais Asfalto, essas obras são fundamentais para garantia de direitos como acesso à saúde e outros serviços públicos, além de melhorarem a atividade econômica das cidades beneficiadas.

Comecei por essas cidades a entrega dos 700.000 fardamentos para nossos alunos da rede estadual de ensino. Essa ação tem um duplo benefício: é um incentivo para as empresas maranhenses que foram contratadas para confeccionar os uniformes e é um direito a mais para nossas crianças e jovens, sem onerar as famílias em momento de crise.

Dignidade também é a palavra que define a nova escola que entregamos em Jenipapo dos Vieiras, o Centro de Ensino Prof. Galeno Edgar Brandes. Construída com investimento de R$ 843 mil, a unidade de ensino conta com biblioteca, laboratório de informática e seis salas de aula para atender aos estudantes.

E é dignidade o que trabalhamos para garantir, ao realizar em Arame e outras 10 cidades neste final de semana a Caravana Governo de Todos. Em sua 3ª edição, a Caravana levou serviços do Viva, de saúde, Carreta da Mulher e atividades culturais. E seguiremos com a Caravana ao longo de todo este ano. Ontem estive em Bacabal e vi o grande sucesso da Caravana, aumentando o acesso a direitos fundamentais.

Nosso Governo não é de gabinete ou das recepções com champanhe e lagostas pagos com dinheiro público. Nosso governo é feito nas ruas, nos interiores, nos povoados. Indo onde o povo está para construir um Maranhão melhor para todos, oferecendo serviços para a população e colhendo demandas para que possamos construir nosso futuro.

 

Flávio Dino participará de aula magna no curso de Direito da Faculdade Estácio São Luís

COMPARTILHE

Entrar no curso de Direito é o sonho de muitos jovens e aqueles que começam esse percurso na Faculdade Estácio São Luís terão a oportunidade de assistir a primeira aula com o Governador do Maranhão, advogado e ex-juiz federal, Flávio Dino. Excelentíssimo Governador do estado vai ministrar a palestra Constituição e Poder, dividindo com os dicentes sua vasta e reconhecida experiência na área jurídica. O evento será realizado no Auditório da Faculdade São Luís nesta segunda-feira, 3 de abril, às 19h.

QUALIDADEEntre os 364 cursos da Estácio avaliados pelo Ministério da Educação, 98% obtiveram nota igual ou superior a 3, numa escala que vai de 1 a 5. Os resultados do ENADE 2015 comprovam a qualidade e eficiência do modelo de ensino adotado pela instituição. Na última visita in loco de avaliadores do MEC à Faculdade Estácio São Luís, o curso de Direito foi aferido com o Conceito de Curso 4.

CONSTITUIÇÃO E PODER – O tema da aula magna, proposto pelo próprio governador Flávio Dino, trará para os futuros bacharéis em direito o olhar crítico sobre a Constituição Federal de 1988 e as normas que legitimam e controlam o poder Estadual. Em seu Art.60, parágrafo 4º, a Constituição estabelece as cláusulas pétreas que, entre outras normativas, impede que os entes federativos ajam com arbítrio e exorbitem em seus poderes.

Pautada em regras e princípios que, acima de tudo, garantem a segurança juridical e evitam a falência da sociedade, a Carta Magna reflete os fatores reais do poder e, ao mesmo tempo, tem forte conotação social. Trazendo esta discussão para os tempos atuais, o governador Flávio Dino ampliará a visão dos alunos sobre o papel dos cidadãos como agentes participativos e fiscalizadores do exercício dos poderes constituídos.

SERVIÇO

O Quê: Aula Magna do curso de Direito da Faculdade Estácio São Luís

Quando: Segunda-feira, 3 de abril, 19 h.

Onde: Auditório da Faculdade Estácio São Luís, Canto da Fabril, Centro

 

UFMA de Pinheiro divulga nota sobre adiamento de aulas

COMPARTILHE

Prezados professores e alunos, segue abaixo nota emitida pelo Centro de Pinheiro sobre o adiamento das aulas.

 

NOTA SOBRE ADIAMENTO DO INÍCIO DAS AULAS.

 

Em reunião extraordinária ocorrida no dia 14 de março de 2017 com início às 13h25min, na presença de todos os Conselheiros do Centro e representantes de todas as categorias Acadêmicas do Centro de Pinheiro, foi discutida a pauta de apreciação e aprovação das reivindicações de melhoria do Centro para o início do Semestre 2017.1.

A reunião foi conduzida de modo que garantisse a participação de quem quisesse deliberar sobre o fato, podendo chegar ao consenso da decisão mais acertada para o momento.

Após a explanação, foram apontados muitos problemas estruturais e administrativos, como falta de iluminação na área externa, e isto, somado à falta de vigilantes e de um policiamento efetivo, contribui para a vulnerabilidade das pessoas que transitam no Centro, principalmente as que necessitam utilizar os espaços da Universidade no período noturno. Também foram mencionadas as obras paralisadas, como a da quadra poliesportiva, a do prédio usado pelo curso de Engenharia de Pesca e a do prédio da Saúde. Ainda, a biblioteca foi pontuada por não possuir uma estrutura física que atenda à demanda do Centro, bem como por apresentar uma carência na quantidade de profissional bibliotecário: no momento apenas um faz o atendimento, portanto o quantitativo não é condizente com a realidade, tendo em vista o funcionamento dos cursos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Campus esteve no Centro de Pinheiro nessa mesma data, antes da reunião, e garantiu que em 15 dias entrega o prédio da saúde concluído, bem como a iluminação externa.

Diante de tantos problemas apresentados, o Conselho de Centro votou por adiar o início das aulas até que algumas questões estruturais sejam solucionadas. Por fim, foi decidido que nenhum servidor público poderá se ausentar do Centro, pois o adiamento do início das aulas não se caracteriza como Greve ou Paralisação, mas como um movimento em defesa do Centro de Pinheiro e de melhores condições de trabalho, garantindo uma qualidade do ensino e do serviço público prestado.

Atenciosamente;

Prof. Dr. Rickley Leandro Marques

Diretor do CCHNST- UFMA Pinheiro

   Portaria GR nº 301/2016 – GR

     Matricula SIAPE 1525392

Faculdade Estácio e Abraço Maranhão oferecem Curso para Radialistas Comunitários

COMPARTILHE

Será iniciada dia 25 de março deste ano, a terceira turma do Projeto de Extensão “Capacitação para Radialistas Comunitários”, realizado pela Faculdade Estácio, em parceria com a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA). A capacitação tem o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento teórico e prático dos radialistas que atuam nas emissoras comunitárias.

As aulas serão realizadas todos os sábados, das 9h às 12h, na Faculdade Estácio, localizada no Canto da Fabril, em São Luís, em frente à Igreja Universal do Reino de Deus.

O projeto da Faculdade Estácio foi bem recebido pela Abraço-MA, que parabenizou a iniciativa da instituição ao desenvolver um projeto de extensão voltado para o segmento da comunicação comunitária, gerando oportunidade para dezenas de radialistas.

O projeto é gratuito, tem carga horária de 30 horas/aula, aos sábados, no total de 10 encontros. Ao final, os participantes recebem certificado.

INSCRIÇÕES

Apenas 20 vagas são oferecidas para o curso.

Os radialistas comunitários interessados(as) em participar do projeto devem fazer sua inscrição junto à Abraço Maranhão, através do email: abracomaranhao@gmail.com, com as seguintes informações:

Nome completo

Data de nascimento

RG

Nome da rádio

Cidade

CONTEÚDO DO CURSO

Ao longo do curso haverá tópicos sobre história do rádio; noções de como funciona o rádio; modulações; tipos de rádio; legislação radiofônica; funções e atribuições da rádio comunitária; técnicas de texto radiofônico; técnicas de locução; técnicas de entrada ao vivo; organização de uma emissora; organização de cobertura radiofônica; radiojornalismo; produção de boletins e matérias; produção de entrevista e postura do entrevistador; produção de campanhas para rádio; produtos radiofônicos.

 

Por Ed Wilson

Falta de pagamento provoca revolta em funcionários da prefeitura de Peri-Mirim

COMPARTILHE

Funcionários nomeados no último concurso público realizado em Peri-Mirim ocuparam a sede da prefeitura pacificamente na manhã desta segunda feira (6).  De acordo com os ocupantes, dois meses já se passaram e o Prefeito reluta em não pagar os funcionários efetivados pela Justiça; sendo que, segundo os servidores, não existe nada contra o concurso.

De acordo com um líder da manifestação, os professores entraram com mandato de Segurança no Mistério Público, mas estão aguardando um posicionamento urgente do Prefeito, já que a situação do município está entrando em estado de calamidade pública, de acordo com relato de um dos manifestantes.

Segundo fontes do Portal de Notícias, os manifestantes tem apoio de quatro vereadores do município, que são eles: Lecondes Ferreira (SD), Valdevino Barros (PPS), Cleomar Pereira (PP) e Marcos Bordalo (DEM). Além dos parlamentares, de acordo com informações repassadas, os ocupantes da prefeitura têm apoio de comerciantes locais e diversos políticos.

Para uma leitora do Portal, enquanto não for pago os dois meses atrasados, os manifestantes não sairão da sede da prefeitura, que de acordo com a fonte, o Sindicato é aliado da Gestão municipal, e ninguém se manifesta.

O espaço fica aberto para qualquer manifestação da Prefeitura de Peri-Mirim ou do Sindicato dos Servidores, que foram citados neste veículo de comunicação por integrantes da manifestação.

 

 

Wellington convida profissionais da educação para audiência pública que discutirá reajuste salarial

COMPARTILHE

Na tarde desta segunda-feira (20), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) utilizou a tribuna para convidar parlamentares, profissionais da educação e populares para audiência pública que discutirá sobre o reajuste salarial e debaterá a Medida Provisória Nº 230/17, de autoria do Executivo. A audiência acontecerá na tarde da próxima quarta-feira (22), com início às 15 horas, no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Ao realizar o convite, Wellington destacou que a audiência é resultado das inúmeras solicitações de professores e que, por isso, o requerimento foi apresentado tanto por ele quanto pelo também deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

“Um grupo de professores nos procurou solicitando uma reunião, uma audiência com a Secretaria de Educação do Estado, Ministério Público da Educação, Sinproesemma e com toda categoria de profissionais da educação do estado. Como professor e deputado, eu não poderia me omitir de tal discussão e é por isso que tanto eu quanto o deputado Eduardo Braide nos colocamos à disposição para ouvir os professores e, posteriormente, propor alterações que vão ao encontro do que a categoria realmente necessita”, afirmou Wellington.

Ainda sobre o tema, Wellington disse saber que a política salarial não é de competência do Legislativo, mas ressaltou que é papel do Parlamento viabilizar o diálogo entre os profissionais da educação e o Executivo.

“Bem sabemos que o Parlamento Estadual não possui competência para fazer o reajuste salarial dos professores, ato típico do Executivo, mas sabemos também que a nós cabe intermediar esses diálogos entre população e o Poder Público. Por isso, realizaremos essa audiência, objetivando garantir o amplo debate sobre a Medida Provisória com a categoria, enfatizando a garantia de direitos dos educadores estaduais, conforme o art 32 da Lei 9.860/13” -declarou o professor e deputado Wellington.

Vereador Manoel do Nascimento apresenta Indicação de uma Escola para o Residencial Nova Terra

COMPARTILHE

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de São José de Ribamar, realizada na última quinta-feira (16), o vereador Manoel do Nascimento (PCdoB) solicitou através da Indicação de nº 47/2017 a construção de uma escola do ensino fundamental I e II (1º ao 9º ano) no Residencial Nova Terra.

De acordo com o vereador há uma necessidade muito grande da construção de uma escola no bairro, pois as crianças que moram no residencial precisam se deslocar para outras localidades para estudar. “A educação é a base de uma sociedade. No conjunto já tem uma creche, mas precisamos ampliar ainda mais a rede educacional no habitacional, pois as crianças que saem da pré-escola não têm para onde ir. Os alunos que precisam cursar os outros anos do ensino fundamental caminham até os bairros da Mata, Matinha e Quinta para estudar, uma realidade que precisa ser mudada. Não ficaremos de braços cruzados, buscaremos soluções no executivo municipal, parcerias no legislativo estadual, se possível até no governo federal” – apontou o vereador comunista.

O parlamentar lembrou ainda, a importância do executivo municipal, por meio da Secretaria de Educação (SEMED) rever e mapear os trajetos dos ônibus escolares. “Me deparei com uma situação muito triste ao ver quatro crianças, com mobilidade reduzida que precisam caminhar da última quadra do conjunto até onde o ônibus escolar passa, pois o veículo não entra no residencial. Precisamos verificar por qual motivo o transporte escolar não está fazendo as devidas rotas dentro do bairro. Alguns pais já me cobraram, pois muitas crianças já foram assaltadas no trajeto que fazem a pé até o local onde o ônibus pega os estudantes”, acrescentou o vereador.

A indicação foi aprovada por unanimidade e elogiada por todos os parlamentares. O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Prof. Cristiano Pinheiro (SD) parabenizou a iniciativa do vereador Manoel e disse que de todas as indicações feitas, a construção de uma escola foi a solicitação mais significativa. “Como professor e defensor da educação fico muito feliz pela indicação feita pelo vereador. De todas as que foram feitas nessa tarde, ela foi a mais nobre, pois é através de uma educação de qualidade que evitamos ou diminuímos os índices de violência no referido bairro, por isso é extremamente importante destinar recursos à área educacional”, ressaltou o vereador Cristiano Pinheiro.

Ribamar em Foco – O nosso FOCO é a INFORMAÇÃO!

 

Estudantes de Anajatuba recebem Cartão Bolsa Escola

COMPARTILHE

O prefeito de Anajatuba – Sydnei Pereira não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida dos seus conterrâneos. Uma prova disso foi à solenidade de entrega dos cartões do Programa Bolsa Escola aos novos beneficiários no município.

Durante o evento o prefeito municipal destacou a importância do programa Bolsa Escola no município, criado desde o início da gestão pelo governador Flávio Dino, beneficiando e incentivando muitas famílias a manterem seus filhos na escola, além de aquecer a economia do comercio local.

“Por conta da crise política e econômica que o País atravessa, a situação dos municípios brasileiro, na sua totalidade, não está fácil, e na cidade de Anajatuba a realidade não é muito diferente. Mas, enquanto gestor, precisamos buscar alternativas que minimize essa problemática e isso tenho feito de forma incansável, digo, percorrido os corredores dos órgãos estaduais e federais em busca de parcerias, e o resultado é este aqui”, disse o prefeito na solenidade de entrega dos cartões.

O evento ocorreu na terça-feira (07) e, além do prefeito, contou com a presença de várias autoridades, como o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Arimatéa, a presidente da Câmara – Maria do Rosário, que esteve acompanhada dos vereadores Lauro, Claudio Gama, Jose Maria e Miguel Gogó.

Desde o início do programa, o Governo do Estado contemplou 4.921 alunos da rede pública de ensino. No ano de 2017 mais 375 alunos serão beneficiados, permitindo, assim, uma injeção de mais de R$ 250 mil reais na economia do município.

Atraso de salários em Peri-Mirim pode levar Professores a ocuparem prefeitura nesta semana

COMPARTILHE

Uma denúncia recebida na Redação deste Portal na manhã deste sábado (11), fez com que o editor deste Site, entrasse em contato com o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Peri-Mirim para averiguar a veracidade das informações, mas mesmo sendo atendido, de nada adiantou o contato.

Um professor que vai ter o nome preservado por medo de retaliação enviou uma denúncia via Whatzap, explicando que os funcionários de Peri-Mirim estão com salários atrasados e o prefeito Geraldo Amorim (PMDB), ainda trata mal os profissionais da educação que não votaram nele em 2016. Segundo o professor, desde janeiro muitos professores estão sendo perseguidos (Assédio Moral) pelo atual gestor. (Foto Abaixo da denúncia).

Além desse perimirinense, outro leitor do Portal também enviou uma denúncia com o mesmo teor. Para o denunciante, o Sindicato dos Servidores está sendo usado para fazer politicagem e principalmente para tentar atrapalhar a vida dos novos concursados e nomeados em 2016. Segunda feira pode ser o primeiro protesto de 2017.

Em contato com o presidente do Sindicato, Nilson França Oliveira, o mandatário negou o atraso e disse que a lei manda pagar salários com até 5 dias úteis, mas ele esqueceu que já se passaram 8 dias. Na gestão passada, o Sindicato era muito atuante, agora esfriou. De acordo com as palavras do presidente, só a partir de segunda feira (13), é que o Sindicato vai se pronunciar sobre o caso.

É bom lembrar que o povo merece o governo que tem, já que toda população é sabedora que segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Geraldo teve suas 8 contas reprovadas nos seus últimos 2 mandatos. Mesmo assim, o “povo” apostou novamente. Tai o resultado.

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free