casa » DIA-DIA DO MA

DIA-DIA DO MA

Aniversário de 38 anos do bairro João de Deus será comemorado neste sábado (27) com Ação Social e Culto Ecumênico

COMPARTILHE

O bairro João de Deus fundado em 21 de abril de 1981, completou 38 anos no último domingo de Páscoa. Para comemorar mais uma data festiva do bairro, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), resolveu adiar para este sábado (27), a Festa de Aniversário do João de Deus com uma programação bastante vasta durante o dia inteiro.

A programação festiva vai iniciar a partir das 8h da manhã, onde será realizada uma grande Ação Social na Praça do bairro João de Deus, com a presença do Procon Móvel (emitindo RG e CPF, gratuitamente, para moradores do João de Deus e comunidades vizinhas), uma junta médica estará realizando várias tipos de consultas durante o dia.

Já a partir das 18h a criançada poderá se divertir com vários brinquedos que serão instalados na Praça do João de Deus. A partir das 19h terá um grande Culto Ecumênico com a participação de 12 Igrejas locais. Após o culto terá o corte do bolo e sorteio mil brindes, incluindo dezenas de cestas básicas para moradores da comunidade.

 

Bairro João de Deus completa 38 anos neste domingo (21)

COMPARTILHE

Que o bairro João de Deus tem evoluído nos últimos anos, isso já dar para ver a olhos nu. Com a luta e o trabalho da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), o bairro tem recebido inúmeros benefícios da gestão pública, seja ela municipal ou estadual. São pavimentações e recuperações de ruas e avenidas, reforma de escolas e posto de Saúde, implantação da Companhia de Polícia, sinalização de ruas, construção do Restaurante Popular, além de inúmeras ações que beneficiaram os moradores. João de Deus mudou para melhor e é respeitado pelas autoridades.

Um dos bairros mais populosos de São Luís, João de Deus completou neste domingo (21), 38 anos de fundação. O aniversário é comemorado sempre dia 21 de abril e sua fundação aconteceu em 1981. O bairro João de Deus é formado por um Complexo de aproximadamente 30 comunidades, possui um Centro Comercial bastante desenvolvido, é rico em diversidades culturais e esportivas, além de ter um povo humilde e hospitaleiro. Este ano o aniversário será comemorado dia 27 de abril (sábado), já que a data real coincidiu com a Páscoa.

HISTÓRIA DO BAIRRO

Segundo relato de moradores antigos, o nome João de Deus foi uma homenagem ao papa João Paulo ll, que naquela época visitou o Brasil, e como os moradores tiveram o apoio da Igreja católica no inicio da invasão, a homenagem foi muito justa, já que até hoje a Igreja ajuda muito o bairro.

Mais uma vez a festa de comemoração dos 38 anos do João de Deus será por conta de uma moradora ilustre da comunidade, a vereadora Fátima Araújo, que reside na Vila Conceição há mais de 20 anos, e que faz parte do Complexo de bairros do João de Deus. A festa, segundo Fátima Araújo, será em agradecimento a Deus por todas as conquistas realizadas nos últimos anos no bairro.

Silvia Braga prestigia lançamento da pré-candidatura de Bira do Pindaré

COMPARTILHE
A pré-candidata a deputada estadual, Silvia Braga (PRTB) marcou presença em evento do Partido Socialista Brasileiro (PSB), na capital maranhense, para o lançamento oficial pré-candidatura de Bira do Pindaré a deputado Federal no Auditório principal do Rio Poty Hotel.
Acompanhada de correligionários, Silvia Braga, que é amiga desde o tempo de escola e de juventude, de Bira, declarou que o socialista é um talento na política que precisa fazer parte da bancada na Câmara de Deputados, em Brasília.
“Acredito que Bira pode fazer a diferença pela sua larga experiência no parlamento. É jovem e um bom nome para representar bem o povo maranhense e brasileiro na Câmara Federal”, pontuou.
O evento, marcado pela presença forte de lideranças populares, sindicais e representantes de movimentos sociais. Em todos os discursos, foi destacado que Bira do Pindaré representa a renovação da Câmara dos deputados em Brasília.

Segunda noite de Arraial na Vila Conceição reúne uma multidão

COMPARTILHE

Um espaço que reúne famílias e recebe grandes atrações todas as noites no Arraial do Movimento Solidariedade & Ação, no bairro Vila Conceição na área do João de Deus. que tem o apoio da vereadora Fátima Araújo (PCdoB). Além da diversão tem gente faturando uma renda extra com venda de alimentos e bebidas.

Além das brincadeiras folclóricas que animam crianças, jovens, adultos e idosos, tem as atrações artísticas que levantam o astral do público, como foi o caso do cantor Bruno Shinoda, que sacode e balança o grande público que compareceu na Arena Espaço Cultural. É uma atração mais linda que a outra e o público está adorando.

“Estou gostando muito. Não preciso sair para outros bairros para levar meus filhos para assistir as danças. Chego cedo e encontro espaço para ficar perto das brincadeiras. O espaço é bom, a vereadora melhorou aqui, onde era um lugar sujo, agora se tornou um espaço de lazer. Quero Parabenizar a vereadora pela atitude de valorizar a cultura e principalmente nossa comunidade”, destacou a moradora Maria Antônia Costa Nunes, moradora do João de Deus.

 

A vereadora Fátima Araújo esteve presente no Espaço Cultural na noite deste domingo (17) durante as atrações. A cada brincadeira apresentada, a vereadora era elogiada pelos representantes e aplaudida pelos moradores que se encontravam na plateia. Isso mostra o quanto o trabalho está dando certo.

PASSARAM  NO ESPAÇO CULTURAL NA VILA – DOMINGO (17/06)

  • Dança Country Festa de Rodeio
  • Dança Portuguesa Império de Bragança
  • Dança Portuguesa Bailado de Luzitano
  • Dança Portuguesa Encanto de Portugal
  • Show com o cantor Bruno Shinoda
  • Forró do PV

NESTA SEGUNDA-FEIRA (18/06)

  • Boi de Corda
  • Cacuriá Encantos da Vila Izabel
  • Dança Country
  • Dança Portuguesa Império Majestade de Portugal
  • Japa do Arrocha

O São João da Vila Conceição e Residencial João Alberto, tem a Realização do Instituto Solidariedade & Ação, apoio Prefeitura de São Luís e Governo do Estado e Vereadora Fátima Araújo.

Fotos/Reprodução

Chef Dantas faz aula-show de comidas típicas no Ateliê Don’Anna

COMPARTILHE

Quando chega o mês de junho São Luís se transforma em um imenso arraial, com uma profusão de cores, brilho, manifestações culturais e, claro, as comidas típicas da época. O milho é a grande estrela dessa parte da festa, já que é a obra-prima das receitas que compõem as mesas no São João. Além dele, outros ingredientes como a mandioca e o amendoim fazem parte das refeições feitas durante esse período festivo. Para garantir a alegria de santos e foliões, o Ateliê Don’Anna promove, no dia dedicado a Santo Antônio, uma aula-show de comidas típicas com o chef Dantas, conhecido pela sua culinária nordestina de muita qualidade.

Todas as características da culinária típica dos festejos juninos foram introduzidas no Brasil por meio da miscigenação dos povos que habitaram o território no período colonial, como os índios, africanos e europeus. “Aqui no Nordeste os pratos à base de milho já fazem parte do dia-a-dia, mas é no período junino que as pessoas buscam com mais intensidade essa identificação com suas raízes através da culinária”, justifica o chef Luciano Rosa, idealizador do Ateliê.

A culinária é um dos traços mais fortes do povo maranhense e, além de delícias como bolos, mingaus, canjicas e pamonhas, tem ainda o arroz de cuxá, as tortas de camarão e caranguejo, sururu, vatapá e arroz de Maria-Isabel. “A cozinha maranhense vive um novo momento e temos uma rica culinária e essa oportunidade de troca, de aprendizado, vai com certeza melhorar nossa gastronomia”, destaca Dantas.

A origem

Assim como alguns ingredientes usados na culinária, a celebração aos três santos católicos também foi introduzida na cultura brasileira pelos portugueses, que tinham como religião o catolicismo. Em Portugal, os meses de junho, julho e agosto eram dedicados às festividades relacionadas à religião e à colheita do trigo, feita uma vez ao ano durante o verão. Ao chegarem no Brasil, os portugueses precisaram adaptar os festejos ao clima dos trópicos, onde tem o inverno como estação nesse período do ano.

Desta maneira, a plantação que crescia em épocas de chuva era a de milho. Unindo os conhecimentos culinários dos indígenas, africanos e portugueses surgem as comidas típicas desse período junino, feitas especialmente de milho, como os bolos, canjica, pamonhas, mungunzá e até mesmo o próprio milho, servido assado na brasa ou cozido.

Serviço:

O que: Aula-Show de comidas típicas juninas

Onde: Ateliê Don’Anna

Hora: 15h às 18h

Quando: Quarta-feira, 13 de junho

Investimento: R$ 100,00

Texto: Andréa Brito

 

Clientes do Mateus recebem sacolas sustentáveis no dia Mundial do Meio Ambiente

COMPARTILHE

No dia mundial do meio ambiente, comemorado neste dia 5 de junho, os clientes do Mateus do Calhau foram surpreendidos por um grupo de crianças da escola COC São Luís, em uma ação educativa para despertar o consumo consciente. “Ficamos honrados em receber as crianças e estamos abertos para outras oportunidades que venham somar com a nossa política de preservação do meio ambiente, do cuidado com a natureza”, destacou Lucidalva Pinheiro, coordenadora de Responsabilidade Social do Grupo Mateus.

A turma, formada por trinta crianças de 10 anos, distribuiu as sacolas e conversou com os clientes, dando uma verdadeira aula de cidadania. “Querermos incentivar as pessoas a não usarem mais tanto plástico, pois o planeta está sufocado”, alertou a pequena Manoela de Menezes. A ameaça do plástico à vida marinha é a grande preocupação de Lívia. “Nós podemos reciclar e evitar jogar plástico nos mares”, reforçou a estudante.

A iniciativa recebeu nota 10 da assistente administrativa Sílvia Regina. “Sempre vemos as ações sendo realizadas em locais onde já está poluído e achei fantástica a ideia de ser em um supermercado, no local onde estamos comprando essas embalagens, o que nos leva a repensar nossos hábitos e buscar alternativas mais ecológicas”, pontuou Silvia. Desdêmona Gaspar entrou no clima da garotada que a abordou. “Adoro quando vejo crianças tendo essa postura, preocupadas com o planeta, renova a esperança de que ainda podemos ter um mundo melhor”, festejou a funcionária pública.

Márcia Saraiva, coordenadora da escola, acompanhou as crianças e justificou a escolha do Grupo Mateus para encerrar o projeto COC Sustentável. “Escolhemos o supermercado Mateus por ser referência em trabalhos sociais e então resolvemos colaborar e incentivar os consumidores a adotarem sacolas sustentáveis na hora das compras”, finalizou a educadora.

 

Sebrae realiza mais de 10 mil atendimentos na 10ª Semana do MEI

COMPARTILHE
Marca é considerada um recorde no Maranhão: foram 216 atendimentos por hora nos 51 municípios maranhenses onde a iniciativa aconteceu.

Pinheiro/MA – A 10ª Semana Microempreendedor Individual (MEI) foi um sucesso. Isso porque a instituição realizou 10.410 atendimentos para 5.259 pessoas, entre microempreendedores individuais, empresários de micro e pequenos negócios, potenciais empresários e potenciais empreendedores. A marca é um recorde e dobrou a marca atingida em 2016, quando cerca de 5 mil pessoas foram atendidas.

Este resultado significa que os analistas técnicos e consultores do Sebrae realizaram 216 atendimentos por hora, distribuído nos 54 pontos de atendimento montados em 51 cidades maranhenses onde a 10ª Semana do MEI aconteceu.

Na regional de Pinheiro, pelo segundo ano consecutivo, o Sebrae descentralizou as ações que englobaram a 10ª Semana do Microempreendedor Individual e a 5ª Semana de Educação Financeira na baixada e litoral ocidental maranhense.

A descentralização proporcionou, por meio de 40 ações gratuitas, capacitação para empreendedores e potenciais empreendedores, do campo e da cidade, em 12 municípios atendidos pela regional.

A estratégia foi um sucesso. Foram mais de 1.000 atendimentos realizados, dobrando a quantidade alcançada no ano passado. Quinze palestras com a participação de 400 pessoas, nove oficinas que atenderam mais de 200 participantes, além de um seminário de crédito, orientações porta a porta e capacitações nas áreas de gastronomia e maquiagem.

De acordo com a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, a estratégia de descentralizar as ações beneficia um número maior de empreendedores e torna ainda mais efetivo o trabalho de fomento ao empreendedorismo na região.

“Quanto maior for o número de municípios onde possamos executar nossas ações, maior será o número de empresas abertas e mais forte será o ecossistema dos pequenos negócios na região. A semana do MEI é apenas um, dos muitos eventos que planejamos realizar de maneira regional e itinerante, outras ações com caráter regional também serão executadas esse ano”, garantiu Fernandes.

As oficinas com o tema “Oportunidades na gastronomia para o MEI” foram bastante concorridas. Nelas os participantes aprenderam técnicas de manipulação de chocolate e produção de artigos que podem ser comercializados durante todo o ano, tudo aliado a técnicas de gestão e finanças para um pequeno negócio do ramo da gastronomia.

“Esse curso foi uma oportunidade pra gente que já trabalha nessa área da gastronomia se aprimorar ainda mais e também entender como é importante a nossa empresa ser registrada, tudo certinho e o Sebrae tá aí para ajudar a gente nisso tudo”, disse Maria do Rosário, uma das participantes da oficina de gastronomia.

De acordo com os dados consolidados de atendimento durante o período, no estado, foram atendidos 2.162 MEIs, 546 Microempresas (ME), 11 Empresas de Pequeno Porte (EPP) e 2.540 potenciais empreendedores. No período ainda foram realizadas 75 formalizações de Microempreendedores Individuais. Além disso foram 5.946 capacitados. “Tivemos empresários e potenciais empresários que realizaram mais de uma capacitação durante a 10ª Semana do MEI”, explicou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

“Este resultado mostra a pujança do Microempreendedor Individual no Maranhão, onde até o fim de abril havia mais de 82 mil registrados no estado. O evento vem despertando muito interesse principalmente no interior do estado. Não foi à toa que triplicamos nossos resultados, saltando de 3,5 mil atendimentos em 2015 para 10,2 mil atendimentos”, comentou João Martins.

SEMANA

A 10ª Semana do MEI aconteceu entre 14 e 19 de maio, em 51 cidades maranhenses. Na iniciativa ofertou mais de 370 ações, dentre cursos, oficinas, consultorias, seminários, rodadas de negócios e um encontro de startups, em São Luís.

O objetivo do Sebrae foi capacitar MEIs e potenciais empresários e orienta-los sobre como obter melhores resultados, empregando o mínimo de recursos financeiros e humanos. “Para a 10ª Semana do MEI adotamos como objetivo norteador a orientação para que o MEI faça mais com menos recursos, o que em tempos de crise fará a diferença para sucesso. Toda a programação foi voltada para a capacitação dos MEIs “, disse o diretor técnico do Sebrae, Antônio Garcês.

Para este ano, foram programadas 362 ações para a 10ª Semana do MEI, divididos em 113 oficinas, 106 palestras, 6 cursos, 16 seminários, 3 rodadas de negócios, 126 ações de atendimento, com consultoria e orientação para o MEI, e um encontro de startups – apenas no primeiro dia foram realizadas 94 ações.

Além disso foram realizadas 3.768 orientações e 696 consultorias. “Tivemos um resultado muito bom. Agora vamos avaliar o que alcançamos, identificar acertos e erros para corrigi-los e planejar para obtermos resultados ainda melhores na próxima edição”, finalizou João Martins.

10ª Semana do MEI em Números

Resultado é recorde e mostra um crescimento de 297% no volume de atendimentos

10.410 Atendimentos                                                               

5.259 Clientes Atendidos

362 Ações

3.768 Orientações Técnicas

696 Consultorias

5.946 Capacitados

Fonte: SEBRAE/MA

Vereadora Fátima Araújo inaugura Arraial nesta sexta-feira (23) na Vila Conceição

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), inaugura nesta sexta-feira (23), o arraial do bairro Vila Conceição, área do João de Deus. A abertura vai acontecer às 18h com a Quadrilha Flor da Vila, que tem o apoio exclusivo da parlamentar.

Às 19h, o arraial recebe a dança do Cacuriá Adolescentes Seguidores de Cristo. Às 20h tem dança Portuguesa Nova Geração de Portugal. Às 21h o espaço junino recebe o Boi Segredo do Maracu. Às 22h o clima é de romantismo ao som da cantora Eugênia Miranda. Às 23h tem Boi Mimo São João de Pindaré. E a meia noite tem Boi Milagre de São João de Vila Nazaré. E para encerrar a noite, tem Banda da Vassoura & Swing do Moral, a partir de 1h da manhã, com apoio da vereadora Fátima Araújo.

O arraial da Vila Conceição tem a realização da vereadora Fátima Araújo e o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Durante toda festa junina, toda programação será divulgada em blogues, Facebook e demais redes sociais.

 

Boi de Axixá inicia temporada junina neste sábado

COMPARTILHE
Referência no folclore do Maranhão, o Bumba-boi de Axixá realiza, neste sábado (10), às 19h, no Shopping da Ilha, o batizado da brincadeira tradicional no sotaque de orquestra. Para a temporada deste ano, o grupo levará aos arraiais uma homenagem a cidade de Axixá, com o tema: “100 ANOS DE AMOR ÀS CINCO LETRAS”.
O grupo preparou algumas surpresas para as apresentações, com enredo e indumentárias que irão retratar a história e a beleza da cidade que sempre serviu de inspiração para a brincadeira.
“Estamos na expectativa para mais um ano de festa e, nesta temporada, faremos uma bela homenagem à nossa terra querida. Axixá sempre foi nossa inspiração e nós iremos retribuir todo esse amor que sempre recebemos”, disse Leila Naiva, comandante do Boi de Axixá.
 
História do Boi de Axixá
O Boi de Axixá foi fundado em 01/01/1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores.
As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.
Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.
Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Bumba-meu-boi de Axixá não se apresenta somente para contratantes com poder aquisitivo alto; apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que seus brincantes, desde sua fundação, também são pessoas simples que amam o Boi de Axixá.
Hoje sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.

Pedidos de Fátima Araújo vão beneficiar comunidades carentes de São Luís

COMPARTILHE

Deste o início do mandando no Legislativo Municipal, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) tem se dedicado em visitar bairros de São Luís para saber, em loco, a necessidade de cada comunidade e encaminhá-las à Prefeitura de São Luís e ao Governo do Estado, por meio de requerimentos e indicações protocolados na Câmara de Vereadores da capital.

Segundo a Fátima, a visita aos bairros e a conversa com os moradores facilita o entendimento das necessidades da população. “Quando não posso comparecer às comunidades, sempre envio a minha equipe que faz um levantamento e traz as demandas por meio de relatórios apresentados em reuniões”, frisou a vereadora.

Algumas solicitações da parlamentar já foram atendidas e executadas como o serviço de tapa buraco de metade da Avenida Odylo Costa Filho no Parque Universitário, que foi interrompido por conta das fortes chuvas que caem na Ilha; audiência publica com a Caema para discutir a necessidade de abastecimento de bairros que compreendem o Pólo João; implantação de uma linha de ônibus Vila Conceição/Terminal Cohab; entre outras.

Dando continuidade à série de pedidos a Prefeitura, a vereadora protocolou nos últimos de dias na Câmara requerimentos solicitando a continuidade do recapeamento asfáltico das ruas Boa Esperança, Macaúba e Edson Lobão, localizadas na Vila Lobão. A parlamentar também sugeriu à Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA) que seja disponibilizada uma feira livre para o bairro.

O Governo do Estado deve atender indicações da vereadora, por meio da Secretaria de Estado da Cidade, com o objetivo de fazer a regularização fundiária de bairros como Vila Primavera e Vila Sarney, localizados na região do Maracanã, zona rural de São Luís.

Cabe destacar que a vereadora Fátima Araújo é uma das parlamentares com maior índice de presença nas sessões realizadas na Câmara Municipal, mas teve que se ausentar nesta semana por conta de problemas de saúde.

Texto: Tarcísio Brandão

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free