casa » BEQUIMÃO

BEQUIMÃO

Zé Inácio homenageia o ex-prefeito de Bequimão, Juca Martins, na Assembleia Legislativa

COMPARTILHE

O deputado Zé Inácio subiu à tribuna nesta terça-feira (22) para registrar o falecimento do grande líder político da cidade de Bequimão, o senhor João Batista Cantanhede Martins, carinhosamente chamado de Juca Martins.

O deputado fez um registro da trajetória política de Juca, que teve início em 1960 quando foi eleito vice-prefeito da cidade de Bequimão. Em 1966, foi eleito pela primeira vez, prefeito da cidade de Bequimão, naquela ocasião, o Jornal O Globo, do Rio de Janeiro, registrou em seu matinal, Juca Martins como sendo o prefeito mais jovem do Brasil, naquele ano. Depois disso, ainda foi prefeito por mais dois mandatos.

Juca Martins realizou grandes obras na cidade de Bequimão, como o calçamento das principais ruas e avenidas, asfaltou a entrada da cidade e a principal rua de acesso, construiu postos de saúde, escolas em quase todos os povoados do município e no centro da cidade, construiu as principais praças, como a Praça da Bíblia, a Praça da Matriz, além, do cais do porto, a eletrificação rural em vários povoados, a construção de barragens, criou ainda o bairro Cidade Nova, hoje o maior do município, entre outras grandes obras que beneficiaram a cidade de Bequimão.

O parlamentar destacou ainda a importância de Juca como político e cidadão bequimãoense, “Quero fazer este registro pelo que representou o Juca Martins como cidadão e como homem público, admirado, querido e amado por muitos e até respeitado por seus adversários como grande articulador político que foi, como grande estrategista que foi”.

E completou, “É um grande líder político, não só de Bequimão, mas de toda a Região da Baixada, um grande líder político do Estado do Maranhão. ”.

Por fim Zé Inácio prestou sua solidariedade aos familiares. “Desejo pesar aos familiares, principalmente ao prefeito Zé Martins, ao João Martins, que é o atual superintendente do SEBRAE, às filhas Liana Martins, Cirlanda Maura Martins e à viúva a senhora Dona Letinha, que tive a honra de ser seu aluno quando estudei o 1º grau na cidade de Bequimão”.

Por Assessoria de Zé Inácio

Por Rodiney Luciano – Homenagem a Juca Martins

COMPARTILHE

Ao iniciar este texto, prontamente alerto que não vou falar do político, mas, sim, do cidadão Juca Martins. Odiado por alguns, amado por muitos. No sábado (19), testemunhamos o que acabei de proferir. Um pai de família, amigo dos seus amigos. Com personalidade forte, e sempre muito reto nas suas atitudes, Juca Martins sempre foi um homem do povo. E, para o povo, dedicou-se até o fim de sua vida. As centenas de pessoas que velaram seu corpo e o acompanharam até o sepulcro foram a maior demonstração da força e liderança que Juca Martins demonstrou ter até o seu último momento, mesmo já sem vida.

Crianças, jovens, adultos e idosos… Via-se o mesmo choro, percebia-se o mesmo sentimento de dor no rosto dessas pessoas. Como bem proferiu o Pr. Simeão, no seu culto de oração, pelas mãos do cidadão Juca Martins, muitas famílias construíram suas “fortalezas”. Seja num conselho, seja numa resolução de um problema de saúde, seja numa oportunidade de perspectiva de vida. Ele nunca se negou a ajudar quem quer que seja, gostando dele ou não. Quem o procurasse jamais sairia sem uma resposta. Assim era Juca Martins.

Acompanhando as redes sociais, percebi as muitas homenagens direcionadas à esse grande homem. E não me surpreendeu nenhum pouco o fato de, na maioria das mensagens, sempre ter um: “me ajudou muito”, “ajudou minha família”, “devo muito a ele”. Esse é o verdadeiro Juca Martins, homem que sempre gostou de ajudar as pessoas, estender as mãos, principalmente aos mais carentes, aos mais humildes. Penso até que sentia prazer em ajudar. E isso se chama caridade, palavra muito citada na Bíblia.

Juca Martins era caridoso. Digo por conhecimento de causa. Convivi desde os nove anos. E presenciei muitas vezes os seus gestos de altruísmo. Repito: ontem tivemos a prova do verdadeiro valor do cidadão Juca Martins, que, ao som de “Amigo”, de Roberto Carlos, foi aplaudido e homenageado pelos seus familiares e pelos seus verdadeiros amigos, que ele nunca os abandonou. Sou grato, muito grato, pela convivência, familiaridade e pelo sentimento de paternidade que sempre tive por esse homem, que sempre considerei um segundo pai.

Por Rodiney Luciano

Juca Martins: O gigante da política bequimãoense

COMPARTILHE

POR CÉSAR PAIXÃO –  Não acho razoável que se entenda que o legado de uma vida – todo o esforço humano para se deixar algo para outras gerações – seja o produto de uma luta em vão, sem méritos e sem memória, como acham alguns pessimistas. Se assim fosse, não lembrávamos de Einstein, Garcia Márquez, Miró, Gaudí e Drumond, apenas para citar alguns mestres das ciências e das artes. Mas as artes têm as suas funções: entreter, comover, emocionar. A ciência também: está em sintonia com o progresso. Não é como a política, muita vez confundida com “politicalha” (ou política canalha) nas palavras de um outro mestre, Rui Barbosa, que segundo ele, essa é a política que agride, repulsa e exclui.
Há quem faça da política uma arma mortífera. Há quem faça da política uma arte. Há aqueles que agregam a força de uma população em função de uma causa. Essa semana Bequimão foi impactada com a morte de um gigante da política local, que surgiu para ela aos 20 anos de idade e sucumbiu aos 79, em decorrência de uma enfermidade. Mas que agregou em torno de si multidões, de gerações diferentes, por seu caráter amigável, parceiro, e sempre disposto a resolver questões de variadas procedências em favor de seus munícipes.

Dr. Juca era assim, um engenheiro da política, um poeta do diálogo. Tratava seu povo com carinho, e, às vezes, de forma impetuosa, quando necessário. Mas nunca com desrespeito. Como na política “não se pode agradar a todos”, à base desse chavão, compreenda-se a razão por que muitos o odiassem, mas em número bem maior os que o amavam.
Dr. Juca deixa, portanto, um legado ao povo de Bequimão, não só como homem de caráter ilibado, mas com seu jeito próprio de fazer política: posicionamento único, incansável, que parecia estar sempre preocupado em fazer algo em prol de sua cidade. Homem que nunca se curvou diante das adversidades; que teve fôlego para aos 60 anos sentar-se em uma carteira de universidade. Que desafiou a morte, quando teve seu ultimato anunciado. Que dizia “não ser o grito um inimigo capaz de render-lhe, mas que antes ouvia de onde vinha o grito”. Que acumulou algumas derrotas políticas, mas que como a “Fênix” da mitologia ressurgia das cinzas para vencer mais um pleito dos seus adversários. Um forte que só sucumbiu diante da morte! Que tu, mestre da política e da bravura, descanse em paz e tenha seu exemplo como legado, perpetuado por outras gerações desta Terra que foste tu o pioneiro.

Partido dos Trabalhadores de Bequimão divulga nota de pesar pelo falecimento de Juca Martins

COMPARTILHE

NOTA DE PESAR

O Partido dos Trabalhadores de Bequimão (PT) lamenta profundamente o falecimento do Ex-Prefeito de Bequimão, João Batista Cantanhede Martins, Juca Martins, ocorrido nessa sexta-feira (18).

Aos 79 anos de idade e quatro mandatos de prefeito, ele deixa um grande legado como a maior liderança política do município e região da baixada contribuindo significativamente para o desenvolvimento da nossa cidade.

Solidarizamos com todos seus familiares e amigos neste momento de dor e pesar e em especial aos seus filhos Zé Martins, Prefeito de Bequimão e João Martins, Superintendente do Sebrae-MA.

Juca Martins sempre será lembrado por nós como um grande homem e político.

Magal
Vice-prefeito de Bequimão

Josmael Castro
Presidente do PT-Bequimão

Bequimão perde maior líder político de sua história

COMPARTILHE

Bequimão está de luto. Faleceu, na manhã desta sexta-feira (18), o ex-prefeito João Batista Cantanhede Martins (Juca Martins), o maior líder político da história do município. Ele tinha 79 anos e dedicou-se por mais de meio século à vida pública bequimãoense. O velório está acontecendo na Pax União, no Centro de São Luís. No sábado (19), seu corpo será transladado para Bequimão, onde receberá as homenagens do povo de sua terra.

Juca Martins nasceu em 11 de junho de 1938, filho de Lídia Cantanhede Martins e Atanásio Lourenço Martins. Na juventude, trilhou o caminho que muitos jovens do interior do Maranhão percorrem, indo estudar na capital do Estado. Em São Luís, cursou o ginásio e o científico (atuais ensino fundamental e médio, respectivamente). Mas, precisou voltar a Bequimão depois que seu pai morreu, para ficar perto da família e ajudar no seu sustento.

De volta à sua cidade, fez amizade com Torquato Pereira, comerciante e exportador de babaçu, que lhe ofereceu o primeiro emprego. Aos 18 anos, Juca começou a trabalhar como caxeiro e, mais tarde, tornou-se sócio na firma Torquato PP de Abreu & Cia. Foi o comerciante da família dos Pereira quem incentivou o jovem a entrar na política. “Entrei na política porque naquela época haviam as pressões políticas através dos fiscais de estado. Inclusive, haviam os pinheirenses que eram pessoas indicadas do governo para massacrar a oposição que tivesse comércio. Aqui nós eramos contra, do PP, filiado à família Damasceno, que tinha como prefeito Joarez Damasceno”, contou recentemente Juca Martins, em entrevista exclusiva ao repórter Paulinho Castro.

Torquato Pereira sugeriu que seu sócio se candidatasse a vice-prefeito. Naquela época, os registros de candidatura de prefeito e vice eram feitos separados. O curioso é que Juca Martins obteve 16 votos a mais do que Joarez Damasceno, eleito prefeito. Aos 28 anos, em 1966, ele deu um passo maior na política e se tornou, até então, o prefeito mais jovem do país, pelo PSP. Depois desse primeiro mandato, o político bequimãoense sofreu perseguição da administração estadual, de nomes como o general Arthur Carvalho e Francisco Figueiredo, que pressionaram para que ele não saísse candidato.

Ainda assim, Juca coordenou as campanhas e ajudou a eleger os ex-prefeitos Dedé Almeida, Antônio Martins e Leles Pinheiro. Ele voltou à chefia do executivo nos anos de 1983-1988, 2003-2004, 2005-2008. No meio de toda essa trajetória, trabalhou com Clodomir Millet e Neiva Moreira, que o aproximaram do ex-presidente José Sarney, a quem se aliou até o fim. “Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do meu amigo João Batista Cantanhede Martins, o Juca Martins, ex-prefeito de Bequimão. Ele foi um político muito importante para a história e o desenvolvimento do município”, declarou o deputado Adriano Sarney.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, também manifestou seu pesar. “Quero me solidarizar com o prefeito de Bequimão, Zé Martins, e toda a sua família pelo falecimento de seu pai, Juca Martins, nosso amigo, companheiro na luta política e ex-prefeito. Um homem que sempre trabalhou com garra pelo município e que agora deixa um belo legado a Zé Martins, sua esposa Maria Lênora e demais filhos. A vocês, todo o meu carinho e de minha família, nesse momento difícil. Muita força e fé!”, disse, em nota.

Juca Martins deixa mulher, dona Maria Lénora, quatro filhos João Martins (superintendente do Sebrae/MA), Antônio José Martins (atual prefeito de Bequimão), Liana Martins e Cirlanda Martins, além de sete netos.

Secretário de Saúde de Bequimão participa de assinatura do termo de cooperação entre a Secretaria Estadual da Saúde e Conguarás

COMPARTILHE

O secretário municipal de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, participou da assinatura do termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Consórcio Conguarás, para a implantação do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), que visa beneficiar pacientes com necessidade de Tratamento Fora Domicílio (TFD).

Os técnicos da Câmara Técnica do Conguarás cumpriram a primeira etapa da implantação do sistema, com o levantamento das demandas nos municípios de Apicum Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Mirinzal, Guimarães, Alcântara, Bequimão, Peri- Mirim, Central do Maranhão, Cedral e Pinheiro.

Na segunda etapa, cada município indicará um coordenador para o Sistema SISREG, que será capacitado para gerenciar o programa no seu município. O Estado está reestruturando a Rede de Referência da Média e Alta Complexidade (MAC).

Como resposta às solicitações do Consórcio Conguarás, o Estado implantará a MAC de São Luís, Cururupu, Pinheiro, Santa Inês e Hospital do município de Monção, garantindo as especialidades necessárias para atender às demandas das regionais.

Para o Secretário de Saúde, Sidney Bouéres, o município de Bequimão ganha muito com essa cooperação. “Com a implantação do SISREG, o gerenciamento da Rede de Média e Alta Complexidade terá mais agilidade, disponibilidade e acompanhamento no encaminhamento dos pacientes para o Tratamento Fora Domicílio”, garantiu.

Secretarias de Saúde e Educação iniciaram prevenção a doenças em escolas de Bequimão

COMPARTILHE

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta segunda-feira (7) às atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). A primeira escola beneficiada foi a Unidade Integrada Pontal, localizada no povoado de mesmo nome.

O PSE é uma ferramenta vista como fundamental para a eficácia da política de saúde preventiva. De acordo com o secretário Sidney Bouéres, a comunidade escolar vai poder ter acompanhamento diretamente com os profissionais da saúde, que irão a cada escola do município.

Durante todo mês de agosto a Secretaria de Saúde cumprirá uma agenda articulada com a secretaria de Educação. A meta será atualizar a carteira de vacinação de todos os estudantes.

“Estamos recebendo completo apoio da Prefeitura de Bequimão. O prefeito Zé Martins compreende a importância desse trabalho e nos dá todo suporte”, ressaltou Sidney Bouéres. O secretário de Educação, Aristides França, também participou do lançamento do programa.

CONFIRA O CRONOGRAMA DAS AÇÕES NO MÊS DE AGOSTO
14/08/2017 – Unidade Integrada Barroso
16/08/2017 – Unidade Integrada Centrinho/Santana
21/08/2017 – Unidade Integrada Paricatíua
22/08/2017 – Escola Municipal Estado de Minas Gerais
23/08/2017 – Unidade Integrada Sumaúma
28/08/2017 – Unidade Integrada Jacioca
30/08/2017 – Unidade Integrada de Santana
31/08/2017 – Escola Municipal Ana Araújo Martins

Prefeitos do Conguarás articulam ações de fomento junto ao Sebrae

COMPARTILHE

Na manhã desta quarta-feira, 3, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, recebeu na sede da instituição, em São Luís, o presidente e o diretor financeiro do Consórcio Intermunicipal Floresta dos Guarás (Conguarás), Cláudio Cunha (prefeito de Apicum-Açu) e Zé Martins (prefeito de Bequimão), respectivamente. A pauta da reunião versou sobre o desenvolvimento do Litoral Ocidental com foco em ações de fomento da economia local por meio das vocações produtivas já existentes e potencialidades como o turismo.

“Temos um litoral extremamente bonito, vasto e muito rico, com lindas praias e recursos naturais em abundância, sendo viável para o turismo e a pesca industrial. Precisamos do apoio de instituições como o Sebrae para nos ajudar a desenvolver esse potencial, gerando riquezas que venham a beneficiar a nossa região e nossa gente”, sinalizou o presidente do Conguarás, destacando que um dos seus objetivos é trabalhar com foco na qualidade e nas boas práticas de manipulação do pescado local. “Nosso objetivo é torná-lo referência em todo o estado e abrir novos mercados aos nossos pescadores, inclusive fora do Maranhão”, completou Cláudio Cunha

O interesse dos prefeitos maranhenses pela contribuição do Sebrae em seus territórios tem sido cada dia maior. A instituição, que apoia os pequenos negócios desde a sua fase embrionária, atua em segmentos econômicos diversos com expertise na gestão empresarial, por meio da capacitação dos empresários e do corpo funcional, ofertando ferramentas e soluções empreendedoras, projetos estruturantes e programas nacionais.

“Neste ano, recebemos vários prefeitos maranhenses desejosos pelo desenvolvimento de seus municípios no sentido de tornar as micro e pequenas empresas alternativas para fazer girar a economia local. É sabido que os pequenos negócios proporcionam mais oportunidades de emprego e renda aos munícipes. No entanto, sempre alertamos os gestores públicos que é necessário criar um ambiente legal favorável para que as pequenas empresas e microempreendedores individuais se estabeleçam e isso é possível por meio da regulamentação e implementação da Lei Geral da MPE”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, ressaltando que a instituição, ao identificar a ausência de uma política pública voltada aos pequenos negócios, já sinaliza a necessidade da legislação.

“A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa beneficia os pequenos e promove o desenvolvimento nos municípios. Foi pensada para isso e tem proporcionado grandes mudanças onde é implementada, ou seja, retirada do papel. Além do mais, o Sebrae pode e quer auxiliar o poder público em outras ações que promovam o crescimento econômico dos territórios”, atesta o diretor superintendente, informando que o Litoral Ocidental é atendido pela regional da instituição em Pinheiro.

O Prefeito de Bequimão e diretor financeiro do Conguarás, Zé Martins, pontuou a experiência de parceria que já acontece entre o município que está sob sua gestão e o Sebrae e destacou a diferença que a implementação da Lei Geral das MPEs tem feito no desenvolvimento local. “Temos conseguido resultados muito interessantes com a atuação dos agentes de desenvolvimento local, que são servidores do governo municipal qualificados pelo corpo técnico do Sebrae para identificar nossas potencialidades empreendedoras e nos orientam a construir o ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios instalados em nossa região. Essa experiência positiva pode ser ampliada para toda a região do Litoral Ocidental. Essa é a nossa expectativa”, declara o prefeito.

“Já começamos a alinhar uma atuação institucional mais estratégica e com maior ênfase na região do Litoral Ocidental, porque existe essa demanda vinda do poder público, da classe empresarial e sociedade civil organizada. Esperamos contribuir de maneira mais contundente no desenvolvimento dos municípios dessa parte do nosso estado, ajudando-os a promover suas riquezas, movimentar suas economias, empoderar sua gente e fortalecer a governança territorial e empreendedorismo”, indica João Martins.

Prefeitura de Alcântara realiza Capacitação para cozinheiras da rede pública sobre manipulação de Alimentos

COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 03 e 04 de agosto, a Capacitação para os Manipuladores de Alimentos na rede pública municipal. Além das merendeiras das 51 escolas da rede municipal de ensino, foram beneficiadas ainda, com a formação, profissionais da Saúde e Assistência Social.

Durante os dois dias de curso com carga horária de 16 horas, 70 profissionais foram capacitados na Unidade Integrada Presidente John Kennedy.  A capacitação foi ministrada pela nutricionista Loyane Coutinho de Santana, que destacou a importância desse tipo de curso.

”Este curso é para aguçar a criatividade das merendeiras, que muitas vezes acabam desperdiçando alimento, que não é caso das alcantarenses. Neste caso estamos ensinando a fazer tipos de pratos, até porque a merenda é igual para todas as escolas, a mesma marca e o mesmo tipo, e é aí que vem a criatividade da profissional na hora de fazer a alimentação. Estamos trabalhando a higienização e manipulação dos alimentos, evitando danos à saúde pública. Estamos trabalhando o tratamento do estudante, que melhora bastante a relação escola-aluno e servidores. O nível de conhecimento das profissionais é muito bom, estamos apenas lapidando” – disse a nutricionista.

Para a merendeira da escola municipal Vereador Joaquim Ribeiro, localizada na comunidade Peroba de Cima, o curso acrescenta muito no melhoramento do trabalho. “Estou aprendendo bastante, já tenho um certo conhecimento daquilo que está sendo discutido aqui, já havia trabalho em restaurantes de São Luís, mas aqui é outra realidade e precisamos nos adaptar.  Nossa responsabilidade aumenta ainda mais. Precisamos sempre está aprendendo, já que trabalhamos com alimento, base principal da saúde pública” – destacou Lília Maria Melo.

Outra beneficiada com a capacitação foi a servidora da Escola Rosita Serveira Marques, localizada no povoado Cujupe, região portuária de Alcântara. “Estou aprendo de tudo aqui, sobre manipulação de alimentos, cuidado com o lixo doméstico e tratamento dos alunos. É uma nova experiência e isso vai servir para o resto da vida” – disse Claudilene de Jesus Coelho.

Os temas debatidos e estudados durante o curso, são referentes ao trabalho prestado sobre a alimentação, tanto nas escolas, quanto no hospital e serviço de convivência. E como disse o Slogan do curso, “Cuidar da alimentação é investir na educação”, sem deixar de mostrar que a alimentação é o principal item da saúde. Todos os participantes receberam certificados de conclusão.

Módulo I

 Importância da alimentação escolar e da merendeira

 Responsabilidade da merendeira

 Noções sobre alimentação e nutrição

 Avaliação de aprendizado

Módulo II

 Perigos biológicos

 Perigos químicos

 Perigos químicos

 Doenças veiculadas por alimentos

 Avaliação de aprendizado

Módulo III

 Higiene e Preservação da saúde

 Reaproveitamentos dos alimentos

 Prática sobre técnicas de higienização e branqueamento

Módulo IV

 Controle de qualidade

 Armazenamento dos gêneros alimentícios

 Medidas para prevenção de acidentes de trabalho

 Relações Humana

 Prática de reaproveitamento de alimentos

Também participaram do evento foram os representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Paulo Fernando Barbosa Ribeiro – Presidente, Célia Maria Garcia – Vice-Presidente e Eleodora Boas.

 

Câmara Municipal reabre trabalhos com balanço das ações da Presidência da Casa

COMPARTILHE

A Câmara Municipal de Bequimão reiniciou seus trabalhos legislativos, nesta sexta-feira (04). Ao abrir os trabalhos, seguindo protocolo da Casa, foi executado o Hino Municipal e, em seguida, foi realizada uma oração pelo vereador Professor Zeca (PRB), acompanhada pelos demais parlamentares.

O presidente da Mesa Diretora, vereador Amarildo Paixão (PSD), fez uma breve explanação, prestando conta de suas ações para melhoria da estrutura física e funcional da Câmara Municipal, com aquisição de mobílias novas, melhoramentos no prédio, implantação de internet de qualidade, sistema de sonorização (possibilitando a gravação em áudio das sessões), aquisição de uma impressora multifuncional, bem como aquisição de materiais de expediente.

 

Após suas explanações, o presidente Amarildo foi parabenizado pelos vereadores Jorge Filho (PP), Vetinho Belo (PMDB), Vadico do Areal (PV), Fredson Pereira (PCdoB) e Professor Zeca (PRB).

No final da sessão, Amarildo agradeceu o reconhecimento de seu trabalho, que tem apenas 7 meses. “Agradeço pelo reconhecimento dos meus amigos parlamentares, e firmo o compromisso de uma gestão que possibilite mais eficácia nos nossos trabalhos legislativos, condicionando aos vereadores e funcionários uma melhor qualidade estrutural, para que possam desempenhar suas funções com competência”, destacou Amarildo.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free