casa » BEQUIMÃO

BEQUIMÃO

Secretário Josmael Castro faz balanço das ações do Creas realizadas em 2017 em Bequimão

COMPARTILHE

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Bequimão, tem realizado um grande trabalho na gestão do prefeito Zé Martins. Para coroar o desempenho realizado pela brilhante equipe, o Secretário Municipal de Assistência Social, Josmael Castro, fez um balanço de suas ações em 2017, e constatou um avanço na implementação dos serviços ofertados pela Unidade Assistencial.

Baseado em relatórios feitos pela coordenação da equipe, o balanço mostra que em 2017 foram feitas 821 visitas domiciliares com atendimentos individuais (psicológicos, sociais e psicossociais) realizados pela equipe de profissionais do CREAS. Além disso foram 53 Relatórios Técnicos Psicossociais (RTP) solicitados pelo Poder Judiciário; 28 ações socioeducativas em diversos espaços do município, que contaram com mais de 3 mil atendimentos. Foram realizados ainda, declarações, ofícios, cartas psicossociais de orientações, articulações e reuniões com a Rede Socioassistencial.

Para o psicólogo Wanderson Farias Privado, técnico de referência do CREAS, os resultados mostram o bom desempenho do trabalho realizado pelo CREAS. “O trabalho em 2017 consolidou o empenho de toda equipe apoiada pela gestão municipal, e reintera que a missão do CREAS é cuidar e proteger as pessoas que tiveram seus direitos ameaçados ou violados, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários”, destacou o psicólogo.

Reafirmando o bom desempenho do trabalho, o Secretário Municipal de Assistência Social, Josmael Castro, destacou o empenho da gestão municipal e o desempenho da equipe. “O trabalho vem sendo feito de forma sistemática apesar das dificuldades que o país enfrenta. O prefeito Zé Martins vem incentivando a rede socioassistencial, e promete avanços ainda maiores em toda sua gestão”, finalizou o secretário.

Para o prefeito Zé Martins, todo trabalho é focado baseado no planejamento feito pela gestão. “Nosso objetivo é encontrar os menos favorecidos e ajudá-los com políticas públicas de qualidade. Mesmo com muitas dificuldades, estamos focados na gestão. Minha maior felicidade é quando no final do planejamento o resultado é satisfatório. Estou trabalhando diuturnamente para que nosso município seja uma referência em gestão pública em todos os setores”, destacou Martins.

CONHEÇA COMO FUNCIONA O CREAS 

O CREAS é um órgão público que integra o Sistema de Garantia de Direitos e seu público-alvo são crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, idosos que tiveram seus direitos ameaçados ou violados, mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, e adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas.

 O CREAS de Bequimão fica localizado na Rua Senador Vitorino Freire, S/N, Centro – Próximo ao Cartório. Horário de funcionamento de segunda à sexta-feira das 8h às 18h.

 

Bandidos assaltam Agência dos Correios na cidade de Bequimão e um morre em confronto com a polícia

COMPARTILHE

Na manhã desta quinta-feira (18), por volta das 11h, três bandidos entraram na Agência dos Correios da cidade de Bequimão, no Litoral Ocidental Maranhense e anunciaram o assalto aos funcionários e clientes que estavam na parte interna da agência. Segundo populares, a ação dos bandidos foi cautelosa. Armados com pistolas, eles escondiam as armas dentro revistas ou por baixo das camisas. A medida em que alguém entrava na agência, eles anunciavam o assalto e mandavam ficar calados.

Este assaltante está com uma tatuagem no abdômem com a grafia em homenagem a “Maria” 

Segundo informações de clientes da agência, um dos assaltantes chegou a soltar uma frase peculiar de bandido. “Não somos bandidos maus. Só queremos fazer o assalto sem precisar matar ninguém”. Os ladrões pegavam dinheiro, jóias e celulares das pessoas que adentravam à agência. Segundo informações, não havia muito dinheiro nos caixas e não informaram a quantia roubada.

Após o assalto os bandidos fugiram e polícia foi acionada. Após buscas na região, polícia conseguiu localizar os assaltantes. Em confronto com os policiais, um dos três bandidos foi morto. A identidade do ladrão morto ainda não foi revelada. Durante as buscas pelas matas da região, a Polícia Militar prende um e o outro continua foragido. Segundo informações, o foragido pode está com o dinheiro e os pertences das pessoas.

Segundo populares, o morto seria morador do povoado Mocajituba, localizado no município de Alcântara. O outro está foragido e levou o dinheiro e os pertences das pessoas. O GOE – Grupo de Operações Especiais e CTA – Comando Tático Aério permanecem na cidade realizando buscas.  De acordo com populares, um dos foragidos está baleado.

Por Blog do Jefferson Cantanhede

Prefeito Zé Martins inaugura 62 kits santitários na comunidade de Ramal de Quindiua

COMPARTILHE

No último domingo (14) foi de festa para os moradores da comunidade Quilombola de Ramal de Quindiua, a 12 quilômetros da sede do município de Bequimão. O prefeito Zé Martins, acompanhado de secretários municipais, vereadores, do vice-prefeito Magal, do deputado estadual Zé Inácio, lideranças quilombolas e comunitárias, entregou 62 kits sanitários às famílias da comunidade.

A prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), construiu os 62 kits sanitários na comunidade de Ramal de Quindiua, com o intuito de melhorar a qualidade do saneamento básico no povoado. Com a implantação dos kits sanitários, a comunidade abre as portas para outras ações da prefeitura em parceria com o governo federal. Em agosto de 2017 o prefeito Zé Martins entregou um sistema de abastecimento de água através de uma parceria entre a prefeitura de Bequimão e Ministério da Integração, por meio da Sagrima.

Para a secretária municipal de Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, o município também ganha com essa distribuição. “A situação sanitária desse povo era uma calamidade pública. Hoje, graças ao prefeito Zé Martins, a população terá um lugar digno para fazer suas necessidades. Isso vai melhorar bastante a saúde dos moradores desta comunidade quilombola”, destacou.

A moradora de Ramal de Quindiua, Maria Amorim, uma das beneficiadas, falou da importância da construção dos kits sanitários. “A gente já precisava desses kits há muito tempo aqui na comunidade. É uma necessidade, é caso de saúde pública. Gostei bastante, vamos ter melhor higiene e vai facilitar nossas vidas”, finalizou.

O secretário municipal de saúde, Sidney Bouéres, destacou a importância da construção dos kits sanitários na comunidade. “A gente fica muito feliz em poder contar com a ajuda da administração em poder fazer com que a saúde funcione em Bequimão. E a política pública precisa ser focada na saúde, e os kits nos ajuda a trabalhar uma política de prevenção em nosso município”, disse Bouéres.

Para o presidente da Associação de Moradores de Ramal de Quindiua, João José, a comunidade entra de vez no século XXI. “Antigamente fazíamos nossas necessidades no mato, cavando buracos e outros moradores nem isso fazia. Com isso nossos animais acabavam se misturando e complicava nosso estado de saúde. Hoje eu acredito que todos estão felizes em poder receber esse kit sanitário”, finalizou o líder.

O deputado estadual Zé Inácio, destacou a importância dos kits e o trabalho do prefeito Zé Martins. “Eu parabenizo o prefeito Zé Martins pela luta constante, para que esta ação acontecesse no povoado, que é uma comunidade quilombola e que precisa de ações do poder público. Um kit sanitário deste, por mais simples que seja, representa muito para cada morador que vive aqui no Ramal de Quindiua”, disse.

Já o prefeito Zé Martins, mostrou sua satisfação em poder ajudar mais uma comunidade quilombola e já faz planos para outras ações em Ramal de Quindiua. “Eu fico muito feliz quando consigo entregar obras que beneficiam diretamente a vida de cada morador, principalmente na área da saúde e melhorando ainda mais a vida da população nas comunidades quilombolas. Nós estamos entregando hoje 62 kits sanitários, que vão beneficiar 62 famílias diretamente. Isso nos deixa feliz, porque o impacto é muito grande e melhora consideravelmente a saúde de nosso povo”, destacou o prefeito que diante da comunidade firmou o compromisso de construir novo poço para abastecer toda comunidade.

Fotos: Rodrigo Martins

Merendeiras de escolas municipais de Bequimão serão capacitadas em curso de manipulação de alimentos

COMPARTILHE
O objetivo é investir na capacitação dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino. A ação será realizada pelo Sebrae em parceria com a prefeitura municipal de Bequimão.

Em busca de garantir qualidade na alimentação oferecida aos alunos das escolas municipais de Bequimão, o Sebrae Maranhão em parceria com a prefeitura, irá capacitar as merendeiras que produzem as refeições nas 39 escolas do município (zona urbana e rural), por meio do curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos.

Para alinhar detalhes da capacitação, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, acompanhando da equipe técnica da unidade regional do Sebrae em Pinheiro, foi recebido no último dia 08, pelo prefeito de Bequimão, Zé Martins e secretariado do município.

A iniciativa do Sebrae, proposta e aceita pela prefeitura de Bequimão, surgiu da necessidade apresentada pela prefeitura, sensibilizada com questões de biossegurança. Nesse sentido, o curso visa qualificar a mão de obra das merendeiras do município, a partir da manipulação dos alimentos extraídos da produção local, por meio do aproveitamento das frutas nativas da cidade.

O objetivo é fomentar práticas alimentares sustentáveis no município, além de incentivar o consumo da matéria-prima da cidade, através da utilização do material frutífero e orgânico oriundos de produtores rurais de Bequimão.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a importância desse tipo de capacitação vai além do fomento educacional, uma vez que, proporciona impacto na área social, no quesito da qualidade de vida dos estudantes e na área econômica do município, no que diz respeito ao aquecimento do comércio agrícola local.

“O propósito do Sebrae é unificar as cadeias que movimentam o município de Bequimão, pois a partir do momento que inicia um projeto dessa natureza, dinamiza todo um conjunto de ações para beneficiar a merendeira, capacitando-a, o aluno, no consumo de uma refeição saudável e o produtor rural, quando há compra dos alimentos dele pela prefeitura. Ou seja, a instituição age com uma complexidade empreendedora interessante e assim contribui para as políticas públicas da região, que é a mais beneficiada’’, afirma o superintendente.

Segundo o prefeito de Bequimão, Zé Martins, a capacitação irá atender a demanda da secretaria municipal de educação, que está preocupada em atender com zelo e qualidade os alunos das escolas municipais. “É um compromisso desta gestão, valorizar o servidor público para melhor atender aos cidadãos e essa capacitação é mais uma demonstração de nosso compromisso com o desenvolvimento do município de Bequimão”, enfatizou Martins.

O curso 

O curso terá carga horária de 90 horas-aulas e visa transmitir os conceitos das boas práticas de manipulação, processamento e os padrões de procedimentos operacionais de sanitização, para a melhoria da qualidade dos alimentos processados e manipulados. O início do treinamento ainda será divulgado e abrangerá as 39 escolas da rede municipal de ensino, na zona urbana e rural de Bequimão.

Serão abordados conceitos da boa prática de manipulação de alimentos, do nível básico até os conhecimentos técnicos de culinária. Higiene pessoal, ambiente, armazenamento, conservação dos alimentos e ferramentas propícias para a realização de alimentação saudável e orgânica.

Aprendizado

Segundo o nutricionista da prefeitura, Eduardo Almeida, é muito importante o cuidado com a merenda escolar, sendo este um importante fator no processo de aprendizagem dos alunos. “A alimentação balanceada constitui um dos alicerces do processo de aprendizagem, nela estão contidos todos os subsídios nutricionais que possibilitarão melhor rendimento do aluno na sala de aula”, ressaltou Almeida.

Para a coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município, Graça Ribeiro, a expectativa é grande em receber a qualificação logo no começo do ano letivo. “Trabalhar com alimentação requer muito cuidado com a segurança alimentar e quanto mais capacitados, melhor iremos direcionar as atividades desse ano. Enquanto coordenadora estou animada com a abertura deste curso’’, afirmou Ribeiro.

 

Prefeito Zé Martins vai entregar dezenas de Kits Sanitários neste domingo na comunidade de Ramal de Quindiua

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (MDB), estará neste domingo, dia 14 de janeiro, na comunidade quilombola de Ramal de Quindiua, entregando 61 kits sanitários aos moradores do povoado. A ação é fruto de uma parceria entre a Funasa e Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial. O projeto foi estudado pela equipe de governo do prefeito Zé Martins e tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades remanescentes.

A solenidade de entrega dos kits sanitários está programada para acontecer às 8h da manhã, na residência de Seu João, na Comunidade Quilombola de Ramal de Quindiua. A cerimônia de entrega vai contar com a presença do prefeito Zé Martins, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e quilombolas, além da sociedade civil.

O prefeito Zé Martins é pioneiro em ações mais efetivas de inclusão e de melhoria das condições de vida nas comunidades quilombolas. Durante a campanha, ele firmou outros compromissos, que estão sendo viabilizados pelo gestor. Desde 2013 quando assumiu a administração de Bequimão, Zé Martins tem investido bastante nas comunidades quilombolas.

De acordo com a secretária Dinha Pinheiro, a prefeitura de Bequimão, em parceria com a Funasa vai executar melhorias sanitárias domiciliares em Ramal de Quindíua e Juraraitá. “Nossas comunidades quilombolas estão sendo valorizadas pelo prefeito. Mais benefícios virão para melhorar a vida de nosso povo”, destacou a secretária.

Fotos: Rodrigo Martins

 

Sebrae vai realizar curso de chocolates na cidade de Bequimão em parceria com a fábrica Jazam

COMPARTILHE

O Sebrae/Ma, através da Unidade Regional de Pinheiro em parceria com a fábrica de chocolates JAZAM e a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor, vai realizar o Curso de Chocolates, de 23 a 26 de janeiro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bequimão, localizada na Avenida Bandeirantes, no Centro da cidade.

O curso tem por objetivo desenvolver novas técnicas e ensinar a utilizar ferramentas para fabricação e confecção de ovos de páscoa, tortas de chocolates, bombons, brigadeiros, preparação de recheios, técnicas de derretimento, decoração e produção de embalagens. Serão 4 dias de muito conhecimento.

O curso pode ser feito por quem já é Microempreendedor Individual (MEI) ou ainda por pessoas que não têm empresa, mas têm o desejo de empreender na área. Para participar basta ir até a Sala do Empreendedor, localizada na Avenida Antônio Dino, em frente à Praça do Cemitério, no Centro da cidade.

Período: 23 a 26 de janeiro
Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bequimão.
Taxa de Inscrição: R$ 10,00
Inscrições: Sala do Empreendedor ou pelos telefones: 99607 2134 e 98153 7932

 

Prefeitura de Bequimão entrega mais de uma tonelada de sementes de milho para agricultores

COMPARTILHE

Mês de janeiro para o agricultores da baixada maranhense é sinônimo de esperança, cultivo e de boas colheitas o ano inteiro. Em Bequimão a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, distribuiu nesta segunda-feira (8) aos agricultores cerca de 1.100 quilos de milho pronto para plantio. Aproximadamente 200 agricultores foram beneficiados com a semente que foi adquirida através da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar.

A economia do município de Bequimão é gerada por três setores: Agricultura familiar, pesca e comércio. Os dois setores mais fortes são agricultura familiar e pesca, que atinge aproximadamente 80% da produção no município. Pensando nisso, o prefeito Zé Martins tem investido nos dois setores. Na agricultura tem distribuído sementes e dado todo apoio técnico, o que tem aumentado a produção agrícola em Bequimão. Até uma feira livre foi criado por Zé Martins, após o programa Cinturão Verde que distribuiu kits de irrigação para 20 famílias da zona rural.

O prefeito Zé Martins destaca os investimentos na agricultura do município de Bequimão. “Desde que assumi a gestão do município de Bequimão em janeiro de 2013, tenho investido bastante através de projetos na agricultura do município. Ampliei e construí a maior malha viária de estadas vicinais com mais de 300 KM, ligando todos os povoados e facilitando o escoamento da produção. Além disso temos profissionais que dão suporte técnico aos agricultores familiares, já fizemos cursos de capacitação para melhoramento da farinha através de uma parceria com o Sebrae. Temos uma gestão que se preocupa com o trabalhador e valoriza nosso povo”, enfatizou.

 

Prefeito Zé Martins divulga mensagem de Ano Novo aos bequimãoenses

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins (MDB), usou sua página na rede social Facebook, para divulgar mensagem de Feliz ano Novo aos bequimãoenses. Em sua mensagem o prefeito pede a Deus que 2018 seja bem melhor que o ano que termina, para que todos os projetos sejam executados em benefício da população de Bequimão. VEJA A MENSAGEM ABAIXO.

Mesmo com tantas dificuldades e o Brasil Passando por momentos difíceis no âmbito político e econômico, mesmo assim o município de Bequimão foi referência em administração pública, sendo destaque em todo estado do Maranhão. Uma mostra do compromisso do prefeito Zé Martins com o povo de Bequimão. Em 2018 o trabalho vai continuar com a mesma garra de sempre.

 

Em Bequimão, luzes dão clima das festas de final do ano

COMPARTILHE

Luzes espalhadas por todo o Centro do município de Bequimão criaram um clima especial para as festas do final de ano. A decoração é feita pela equipe da Prefeitura Municipal, num trabalho feito desde o primeiro ano de administração do prefeito Zé Martins.

Em frente à Rodoviária, lâmpadas verdes e brancas deram a forma de uma árvore de Natal. Passeando pelas avenidas Vivaldo Lemos Paixão, Antônio Dino, Bandeirantes e rua João Bouéres, é possível contemplar a decoração natalina.

Fazer esse roteiro já virou tradição nesse período, sendo fácil encontrar moradores do município registrando tudo em fotografias e vídeos.

A parte mais bonita e visitada continua sendo a Praça Santo Antônio. Lá, luzes contornam a Igreja Matriz e outra árvore de Natal foi construída em uma das palmeiras. Há também o símbolo que melhor remete ao espírito natalino: o presépio, que reconstrói a cena do nascimento de Jesus Cristo e a visita dos Reis Magos.

Fotos Reprodução/Rodrigo Martins

Projeto “Agita Bequimão” criado pelo prefeito Zé Martins cai nas graças dos bequimãoenses e já é o maior sucesso na cidade

COMPARTILHE

O projeto “Agita Bequimão”,  implantado pelo prefeito Zé Martins (MDB), através da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de estimular a população bequimãoense a se movimentar, com dança, alongamento e outras atividades corporais, caiu nas graças da população e com dois meses de atividades, a Praça da Matriz já recebe um público em média de 150 pessoas, entre homens e mulheres, crianças, jovens e adultos.

O projeto iniciou no dia 30 de outubro deste ano, já com pé direito e vem crescendo a cada semana.  A atividade está sendo conduzida pelo educador físico Nilson Almeida, que ao seu estilo, coloca o povo para queimar calorias ao som de músicas eletrizantes todas as terças e quartas-feiras a partir das 18h na Praça da Matriz.

Com a boa aceitação na sede do município, o secretário de saúde, Sidney Bouéres, juntamente com o prefeito Zé Martins, montaram um  planejamento estratégico para levar também as atividades aos povoados, a exemplo do que já foi realizado na comunidade Mojó, com o “Agita Mojó ” que já conta com as atividades todas as quartas-feiras no horário de 16h. A ideia é levar o projeto para todas as comunidades da zona rural de Bequimão.

O secretario Sidney Bouéres garante que o projeto continua em 2018, e de forma mais incrementada. “Nossa ideia é levar também profissionais da saúde para dá contribuições técnicas em suas respectivas áreas à exemplo do (nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e outros).  O “Agita Bequimão” já conta com profissionais de saúde presentes momentos antes das atividades para aferir a pressão arterial dos alunos, prevenindo eventuais situações adversas. No próximo ano vamos ampliar o projeto e aumentar cada vez mais o número de pessoas praticando atividade física”, destacou o secretário.

Fotos: Reprodução/Rodrigo Martins

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free