casa » BEQUIMÃO

BEQUIMÃO

Bequimão participa do I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás

COMPARTILHE

Durante dois dias (16 e 17 de agosto), Representantes dos diversos segmentos da atividade turística do município de Bequimão participaram do I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás que aconteceu na cidade de Cururupu, no Litoral Ocidental Maranhense. O seminário foi promovido pelo Sebrae Maranhão, através da Unidade Regional de Pinheiro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cururupu-MA.

Cerca de 21 empreendedores dos segmentos de meios de hospedagem, alimentação, transporte e artesanato que integram a cadeia produtiva do turismo, como também técnicos do poder público do município de Bequimão participaram do evento.

O seminário foi idealizado com o intuito de discutir e apontar alternativas reais para a promoção da região como um destino turístico sustentável, explorando as diversas potencialidades existentes e estimulando políticas públicas de incentivo, onde foram abordados diversos temas fundamentais para o desenvolvimento do turismo no litoral ocidental maranhense.

O turismólogo e coordenador da Sala do Empreendedor de Bequimão, Rodrigo Martins, responsável pela articulação e mobilização dos participantes do município no evento, destacou a importância do seminário para a região. “Já temos um grande potencial para o turismo, isso graças à natureza exuberante que a região conta. Precisamos agora saber tirar proveito do que o turismo oferece de melhor e o seminário comprovou o potencial que temos, através das exposições nos stands com produtos artesanais da cultura local, mostrando nossa riqueza e diversidade e também, pela quantidade expressiva de participantes no evento, cerca de aproximadamente 700 pessoas”.

O evento contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de turismo e do governo do Estado, dos representantes de Sindicatos de Guias de Turismo do Maranhão (SINDEGTUR-MA), Associação Brasileira de Indústria Hoteleira (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Associações Comunitárias, Universidades, e Empresários do setor de turismo.

Rodrigo Martins

Prefeito Zé Martins e Secretário Felipe Camarão inauguram Escola Digna em Bequimão

COMPARTILHE

Com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e projeto da Prefeitura de Bequimão, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação do Estado executou a obra através da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). O local da escola foi escolhido e destinado pela prefeitura de Bequimão e vai beneficiar centenas de alunos da região. A Unidade Integrada Sumaúma, na comunidade Marajatiua, tem duas salas de aula, 4 banheiros, sendo que dois adaptados para cadeirantes, cozinha e secretaria, além forrada em PVC e com ventiladores.

O prefeito Zé Martins (MDB), acompanhado de secretários municipais e vereadores participou da inauguração e destacou a importância das parcerias entre município e governo do Estado. “Primeiramente quero agradecer o secretário Felipe Camarão pela parceria e ao governo do Estado por mais uma vez está selando outras parcerias com nossa gestão. Tenho me dedicado muito para melhorar a vida dos bequimãoenses e tenho feito parcerias com o Estado e a União através de órgãos como Codevasf e Sudam, além de Ministérios da Integração e Meio Ambiente e Funasa. Nada que consigo é para mim e sim para a população. Hoje temos mais de R$ 20 milhões em convênios assinados para executar obras em Bequimão. Sei de meu compromisso e onde quer que seja, irei em busca de benefícios para nosso povo”, destacou o prefeito que foi tietado pelos estudantes da comunidade.

A comunidade de Marajatiua fica distante cerca de 25 Km da cidade de Bequimão e na divisa com o município de Alcântara, que deverá beneficiar alunos de comunidades alcantarenses. O acesso para os povoados da região melhorou bastante na gestão do prefeito Zé Martins, que desde 2013 já recuperou e ampliou mais de 300 KM de estradas vicinais em mais de 100 comunidades, como Marajatiua.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão destacou o programa Escola Digna idealizado pelo governo do Estado. “Estivemos em Bequimão, para entregar aos moradores do povoado Marajatiua, a segunda Escola Digna da semana. O novo prédio da Unidade Integrada Sumaúma agora traz conforto e melhores condições de ensino para todas as crianças da comunidade e povoados vizinhos”. É válido lembrar que a manutenção da Escola em Funcionamento cabe ao município, que dará todo suporte pedagógico para desenvolver suas atividades, além do transporte escolar.

Participaram do evento o vice-prefeito Magal (PT), o diretor da rádio Timbira, Robson Paz, os vereadores Fredson (PCdoB), Raquel (PSDB), Valmir Costa (PP), Jorge Filho (PP), Vetiho (PMDB), Professor Zeca (PRB) e Vadico do Areal (PV), os ex-vereadores Elanderson, Barbosa, Doutor do Barroso e Ribinha de Filuca; o gerente regional de Educação, Ribinha, além dos secretários municipais, Sidney Bouéres (Saúde), Josmael Castro (Assistência Social), Dinha Pinheiro (Cultura e Promoção da Igualdade Racial), Zé Orlando Ferreira (Administração e Transportes), Tonho Martins (Infraestrutura), Aristides França (Educação), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Kell Pereira (Esporte e Juventude) e Otoniel Gusmão (Segurança), além de estudantes, lideranças comunitárias, políticas e quilombolas.

Fotos: Rodrigo Martins

Prefeitura de Bequimão e Governo do Estado inauguram Escola em Marajatiua nesta quarta-feira (15)

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão e Governo do Estado inauguram nesta quarta-feira, dia 15 de agosto, a Escola Unidade Integrada Sumaúma (Anexo Marajatiua) na comunidade Marajatiua, zona rural de Bequimão. A solenidade está marcada para às 9h da manhã e contará com a presença do prefeito Zé Martins e do Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A prefeitura de Bequimão vai montar toda logística da solenidade. São dois projetos adquiridos pela Prefeitura de Bequimão para povoados da zona rural. Um dos povoados beneficiado foi Marajatiua e o outro será a comunidade quilombola de Santa Rita.

A escola de Marajatiua terá salas de aula, banheiros, pátio e direção. O investimento para construção da escola no povoado de Marajatiua é de R$ 347 mil, verba oriunda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e vai beneficiar alunos da comunidade e povoados da região.

Fotos: Reprodução

 

Prefeitura de Bequimão comemora 12 anos da Lei Maria Penha

COMPARTILHE

Na última terça-feira, dia 07 de agosto a Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha completou 12 anos de promulgação. O objetivo da Lei é garantir proteção contra a violência doméstica e familiar de mulheres.

Com esse objetivo, a prefeitura de Bequimão realizou ação educativa e psicossocial por meio do Centro  de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no Povoado Mojó. A ação beneficiou moradores de comunidades vizinhas.

A ação contou com a articulação entre as secretarias de Educação e Assistência Social que mobilizaram as comunidades de Mojó, Centro dos Lopes, Vila do Meio e Chapada para divulgação da Lei, seus objetivos e meios de acesso ao Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

A mediação da palestra e roda de conversa ficou por conta do psicólogo Wanderson Farias Privado, técnico de referência do CREAS/Bequimão, que  acompanha 46 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Uma garantia de proteção tipificado nos direitos socioassistenciais.

As discussões giraram em torno dos tipos de violência descritos na Lei como violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Estendeu-se, também à Lei 13.104/2016, conhecida como Lei do Feminicídio.

A organização do espaço de discussão ficou por conta da gestora da escola municipal do Povoado Mojó, Professora Luciene Barbosa (Preta de Barbosa). Esteve representando a secretaria de Educação, o vereador Professor Zeca, que coordena as escolas do campo.

Com o auditório lotado, a comunidade aprendeu sobre os canais de denúncia como o 180 e a Delegacia de Polícia Civil. A ação será expandida para outras comunidades da zona rural do município.

Conhecer, aprender e denunciar é um processo que auxilia no rompimento do ciclo de violência doméstica e familiar e a prefeitura de Bequimão apoia essa ideia, promovendo ações de conscientização nas regiões urbana e rural.

 

Por Wanderson Farias Privado

Bequimão adere à Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite

COMPARTILHE

Crianças de 1 até 5 anos podem ser vacinadas mesmo se já tomaram a vacina anteriormente. Reforço será dado para quem já tomou o imunizante, diz Ministério da Saúde.

O município de Bequimão, localizado no Litoral Ocidental Maranhense, aderiu a Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite. No município a campanha iniciou nesta segunda-feira (6) e se estenderá até o dia o dia 31 de agosto em todos os Postos de Saúde do município. Para ser vacinado, basta levar documento de identidade e carteira de vacinação.

Crianças entre 1 e 5 anos podem ser levadas pelos pais ou responsáveis ao posto de saúde para receber a vacina, independente se já tomaram o imunizante ou não — com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

A campanha tem por objetivos:

  1. Vacinar quem nunca tomou a vacina;
  2. Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
  3. Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

A campanha nacional vai até o final do mês e trata-se de uma campanha de mobilização, já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde. No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização, quando os postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas.

Quem deve ser vacinado?

  • Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
  • Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
  • Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias

 

Prefeito Zé Martins participa de Ação Social no Quindiua

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, acompanhado de secretários e técnicos das secretarias municipais, participou neste sábado (4) de uma Ação Social  batizada de de “Seja Luz” no povoado Quindíua, zona rural do município. A iniciativa da ação partiu de um grupo de evangélicos local e teve o apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as secretarias de Assistência Social, Administração, Agricultura, Cultura e Igualdade Racial, Esporte e Juventude e demais pastas presentes.

Com a Ação Social a comunidade de Quindiua recebeu diferentes tipos de atendimentos dentre estes: corte de cabelo, palestras, na área da saúde, testes rápidos, consultas, aferição da pressão arterial, entre outras atividades que beneficiaram moradores de comunidades vizinhas.

Para o prefeito Zé Martins, a Ação Social garante a presença do poder público municipal em todo território bequimãoense. “É uma grande iniciativa, e quero aqui parabenizar os organizadores, que buscaram parceria com nossa gestão e estamos aqui presentes. Estamos dando suporte técnico e logístico, com atendimentos em saúde e outras atividades. Estamos sempre de braços abertos para parcerias que contribuam com o coletivo populacional. Nossa gestão é voltada para o coletivo e estamos trabalhando em todos os setores pensando na população”, destacou Zé Martins.

 

Estiveram presentes também os Secretários de Saúde (Sidney Bouéres), Administração e Transporte (José Orlando Ferreira), Assistência Social (Josmael Castro), Cultura e Promoção da Igualdade Racial (Dinha Pinheiro), Esporte e Juventude (Kell Pereira), Agricultura (Creuber Pereira), Guarda Municipal, o Vice-prefeito (Sidney Magal), a diretora do Hospital Lídia Martins (Jany Matos), entre outras lideranças comunitárias, quilombolas e religiosas.

Fotos: Reprodução

Pagamento de servidores de Bequimão referente ao mês de julho já está na conta

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins (MDB), autorizou nesta quinta-feira (02), o pagamento dos servidores da Prefeitura Municipal de Bequimão, referente ao mês de julho. Desde o início da manhã desta sexta-feira, dia 03 de agosto, os vencimentos já encontram-se nas respectivas contas bancárias.

Mais uma vez os salários dos funcionários municipais foram pagos dentro do calendário, como já se tornou marca na administração de Zé Martins desde 2013.

Mesmo com toda a crise que atrapalha o desenvolvimento do país, a economia do município de Bequimão ganha fôlego e o comércio aumentará seu faturamento com o pagamento dos servidores municipais.

Oficina de Capacitação sobre o Selo Unicef em Bequimão

COMPARTILHE

Aconteceu durante os dias 13, 20 e 27 de Julho, a Capacitação de Treinamento das Habilidades Sociais e Emocionais para os adolescentes do Núcleo de Cidadania do Selo Unicef. A Oficina foi realizada pela Prefeitura de Bequimão, através das Secretarias de Assistência Social, Cultura e Promoção da Igualdade Racial.

As atividades foram desenvolvidas com apoio do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) e facilitação do Psicólogo Wanderson Farias Privado, que é Coordenador Municipal do JUVA (Jovens Unidos Pela Vida na Amazônia).

A oficina foi divida em três módulos:

1 – A Inteligência Emocional;

2 – Excelência no Atendimento;

3 – Cerimonial e Protocolo;

O objetivo é promover o Desenvolvimento de Habilidades e Competências para o exercício da cidadania. Além de conhecer a oportunidade de mudanças e transformações sociais.

As habilidades sociais e emocionais são oferecidas nas escolas de vários países do mundo como projeto pedagógico e estratégia de redução da violência e promoção de um mundo consciente, baseado no respeito e na solidariedade com compromisso social.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Realizado em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, o Selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes.

Por Wanderson Farias Privado

Prefeito Zé Martins e Comitiva participam da Convenção do MDB

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (MDB), acompanhado de Assessores, Secretários, Vereadores, Presidente de Partidos e Lideranças políticas, quilombolas e comunitárias participou neste domingo (29), da Convenção Partidária que oficializou o nome de Roseana Sarney para disputar as eleições para o governo do Maranhão. Ao lado de seus candidatos, Zé Martins, o prefeito com melhor aprovação da Baixada Maranhense, confirmou apoio à Roseana.

O local escolhido para a convenção foi o Espaço Renascença e contou com milhares de pessoas de todo estado do Maranhão. Caravanas das 2017 cidades estiveram presentes para confirmar apoio à Roseana Sarney que vai disputar o Palácio dos Leões pela 5ª vez. Além de políticos que irão concorrer uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão e Câmara Federal, os pretensos ao cargo de Senador, Sarney Filho e Edison Lobão marcaram presença.

 Mas quem esteve presente e soltou a voz ao vivo foi a cantora Alcione Nazaré, amiga pessoal de Roseana Sarney e que gravou o Jingle de campanha da emedebista para esta eleição. A letra mostra o quanto o maranhense sente falta de uma gestão compromissada e de um gestor que pense no mais necessitado. E para fechar o dia, José Sarney fez um discurso emocionante e finalizou pedindo aos sem biografias na política.

Durante o evento foi apresentado no nome do empresário Ribinha Cunha (PSC) como o escolhido ao cargo de candidato de vice-governador do Estado. Ribinha é irmão do deputado Léo Cunha e foi o quarto colocado nas eleições para prefeito em 2016 na cidade de Imperatriz, obtendo quase 25 mil votos.

Roseana Sarney afirmou ainda na convenção que a prioridade durante o seu governo será o cuidado com as comunidades mais carentes do Estado. “Nós estamos iniciando a campanha agora, e estamos preparando um programa de governo, mas já a princípio posso dizer que a prioridade maior é a proteção e o cuidado às pessoas, principalmente aquelas mais carentes”, finalizou a candidata.

Para o prefeito Zé Martins, a fidelidade ao grupo é uma herança de seu pai, o saudoso Juca Martins, falecido em agosto de 2017. “Estaremos na campanha com o apoio dos nossos amigos, do nosso grupo e das pessoas que tem respeito pelo nosso trabalho em Bequimão. Vamos estar unidos no intuído de fazer com que a nossa candidata tenha uma votação expressiva dentro de Bequimão. Nosso compromisso é com a nossa população, que tem sido castigada pelas perseguições. Como herança de meu pai Juca Martins, vamos mostrar nossa força política”, Destacou Zé Martins.

O evento contou com presença de centenas de lideranças políticas do Maranhão, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, deputados estaduais e federais, ex-deputados e representantes de Sindicatos e Associações. O Espaço Renascença ficou pequeno para tanta gente.

 

Bequimão realiza 5º Festival de Cultura Quilombla

COMPARTILHE

A cultura quilombola é rica em diversidades no município de Bequimão. No último sábado (21), foi realizado o V Festival de Cultura Quilombola na comunidade Marajá, zona rural de Bequimão. O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal e contou com a presença do prefeito Zé Martins.Várias lideranças quilombolas estiveram presentes, além de secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias. Quem esteve presente também, foi o Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

O Festival de Cultura Quilombola é uma ação que ocorre anualmente sob a coordenação do Movimento Quilombola de Bequimão (Moqbeq) e do Movimento Quilombola do Maranhão (Moquibom), tendo como meta o fortalecimento da identidade quilombola e das lutas das comunidades por seus direitos. O evento fortalece a cultura local e aumenta ainda mais seus adeptos.

Segundo o coordenado do Moqbeq, Dimael Rodrigues, o festival mostra o verdadeiro valor da cultura quilombola. “Temos este espaço para valorizar a cultura quilombola, integrando jovens, mulheres de diversas comunidades quilombolas. É uma estratégia para fortalecer as lutas das comunidades, sua identidade e empoderar os quilombolas em busca de seus direitos. Bequimão tem uma peculiaridade, no que se refere a gestão municipal do prefeito Zé Martins, que tem apoiado todas as ações realizadas pelo movimento local”, destacou.

No sábado pela manhã foi realizada uma mesa de abertura com a participação dos movimentos locais e estaduais. Em seguida foram debatidas as questões dos campos naturais a partir dos documentos, síntese que foram discutidos nos territórios quilombolas de Marajá, Pericumã e Ramal do Quindiua. Os pontos prioritários destacados foram a retirada dos búfalos dos campos, construção e/ou reforma da barragem do Félix e a prevenção das queimadas nos campos.

Dentre os encaminhamentos realizados estão a realização de um mutirão emergencial para conter os rompimentos na barragem do Félix, entrega de denúncia ao ministério público sobre a criação de búfalos soltos e uma audiência pública no território quilombola para tratar das queimadas nos campos com a participação do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Meio Ambiente.

Para o prefeito Zé Martins, o Festival traz um novo momento das comunidades quilombolas. “Desde que assumi a gestão de Bequimão tenho dado todo apoio aos quilombos, mesmo os que ainda não são certificados. Nossa meta é melhorar ainda mais a vida dos quilombolas. Temos investido na cultura, esporte, saúde, além de buscar qualificar esse povo que merece respeito por sua cultura e história”, disse o gestor.

No período da tarde foram relatadas as parcerias entre as instituições e órgãos para o estabelecimento de políticas públicas voltadas à população quilombola. Várias autoridades estiveram presentes e participaram, como o prefeito Zé Martins, o Superintendente do Sebrae/MA, João Martins; Edmilson Pinheiro (Secretário Adjunto de Meio Ambiente); representantes da Secretarias de Estado da Igualdade Racial (SEIR) e Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Carlos Alberto pela coordenação do Moqbeq, além dos secretários, Creuber Pereira (Agricultura) Sidney Bouéres (Saúde), Josmael Castro (Assistência Social), entre outras autoridades.

O festival em todas as edições teve o apoio da prefeitura de Bequimão que este ano contou com o reforço do Sebrae/MA e da Coordenadoria de Serviço Ecumênico (CESE) e a parceria de varias outras instituições entre elas, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bequimão (STTR), Movimento dos Sem Terra (MST), Fórum Carajás, grupos de estudos NURUNI (UFMA) e LIDA (UEMA) e a secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMATUR), que somaram nas discussões sobre a temática dos campos naturais.

Fotos: Rodrigo Martins

Por Edimilson Pinheiro

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free