casa » ALCÂNTARA

ALCÂNTARA

Cedrus em Ação na cidade de Alcântara-MA

COMPARTILHE

Na manhã desta quarta-feira (26), o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Cedrus), esteve no município de Alcântara, representado pela conselheira Maria da Graça Amorim (FETRAF/MA) e assessora do CEDRUS Denise Macedo para tratar sobre ativação e reorganização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – (CMDRS).

Durante o encontro foi tratado também da Apresentação da Minuta de Lei de Criação CMDRS do município de Alcântara, Eleição da Composição CMDRS e Eleição do Presidente.

Estiveram presentes: O Secretário Municipal de Agricultura (Erenaldo França), o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) Marcos Xavier, Representantes da Câmara Municipal de Vereadores José de Ribamar (PCdoB) e João Ricardo (PT), o Presidente da Colônia de Pescadores, Sebastião Furtado, a representante da SINTRAF de Alcântara, Eliene Soares, representantes do Sindicato de Pescadores, representante de Associação do Território Éticno Quilombola de Alcântara (ATEQUILA), Sérvulo de Jesus Borges, e representantes da Associação de Mulheres de Mocagituba, representantes da Associação JERUSSU e SÓ ASSIM, Técnicos da AGERP de Alcântara, José Werbert Ramos, Josivam Melo e o representante da AGED, Raimundo Nonato Cunha.

 

Sebrae e Prefeitura realizam curso de melhoramento de farinha no Povoado Mocajituba

COMPARTILHE

Foi encerrado nesta terça-feira (4) o Curso de Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, promovido pelo Sebrae-MA, por meio da Unidade Regional de Pinheiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alcântara, através da Secretaria de Agricultura e Sala do Empreendedor. Foram capacitados 17  pequenos produtores de farinha das comunidades Mocajituba I, II, III e povoados vizinhos, zona rural de Alcântara.

O objetivo do curso foi capacitar tecnicamente os produtores, com a finalidade de agregar valor ao produto, aumentando a produção, e consequentemente, gerar renda às famílias dos pequenos produtores. Além do melhoramento da farinha de mandioca, os produtores aprenderam a fazer sabão do tucupi, matéria prima da mandioca.

Para o Superintendente do Sebrae no Maranhão, a capacitação alavanca a produção e dá qualidade ao produto. “Essa capacitação foi mais uma ação inserida no Projeto DET (Desenvolvimento Econômico e Territorial) no Litoral Ocidental, que vem realizando uma série de capacitações e ações de mercado para desenvolver as principais vocações econômicas de cada município incluído nesse território”, explicou o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.

Para o secretário de Agricultura, Erinaldo França, o curso abre portas para os alcantarenses da zona rural. “Entendo que é uma necessidade de nossos agricultores, cujo, o objetivo é fomentar a agricultura familiar, melhorando a qualidade de serviço na oferta de produtos, para os programas instituições e a comercialização diversa, ofertando produtos de qualidade e ofertando qualidade de vida as pessoas”, destacou Tivico.

 

Prefeitura de Alcântara realizará o 7º Mutirão de Glaucoma na gestão do prefeito Anderson Wilker

COMPARTILHE

A 7ª edição do Mutirão de Combate ao Glaucoma, ação promovida pela Prefeitura de Alcântara, em parceria com os Governos do Estado e Federal, vai acontecer nesta quarta-feira, dia 29 de agosto. A ação de oftalmologia vai iniciar a partir das 13h até 5h da tarde, na Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na MA 106, no bairro Mangueiral.

Após as consultas de triagem, os pacientes que precisarem de intervenção cirúrgica serão encaminhados para São Luís, recebendo suporte da Secretaria Municipal de Saúde nos custos com deslocamento, alimentação e medicamentos, através do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Já os que precisarem apenas de medicamentos, o colírio será entregue na hora pela secretaria de saúde.

Para o prefeito Anderson Wilker (PCdoB), a população tem sido respeitada pela gestão municipal em todos os seguimento. “Em Alcântara não havia esse tipo de ação sistemática de saúde dos olhos para a população. Agora temos de 3 em 3 meses. Por isso temos investido bastante na saúde do município, mesmo com tantas dificuldades e, hoje, já é possível fazer o diagnóstico e começar o tratamento no próprio município. Para quem precisa ir a São Luís, damos todo apoio e acompanhamento através do Programa de Tratamento Fora de Domicílio”, destacou o prefeito.

PROCEDIMENTOS DURANTE A CONSULTA

Durante a consulta, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho.

A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia. Para combater o glaucoma, o programa ainda oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes sobre o uso correto da medicação.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular. Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.

O paciente precisa comparecer com Carteira de Identidade, comprovante de residência e Cartão do Sistema  Único de Saúde (SUS). O atendimento será por ordem de chagada.

 

Alcântara participa de Seminário sobre Turismo em Cururupu-MA

COMPARTILHE

Durante os dias 16 e 17 de agosto, representantes dos diversos segmentos de atividades turística, artesanal e cultural do município de Alcântara participaram do I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás que aconteceu na cidade de Cururupu, no Litoral Ocidental Maranhense. O seminário foi promovido pelo Sebrae Maranhão, através da Unidade Regional de Pinheiro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cururupu.

Cerca de 20 pessoas, incluindo empreendedores dos segmentos de hospedagem, alimentação, transporte, cultura e artesanato que integram a cadeia produtiva do turismo na cidade histórica, como também técnicos do poder público do município de Alcântara participaram do evento.

O seminário foi idealizado com o intuito de discutir e apontar alternativas reais para a promoção da região como um destino turístico sustentável, explorando as diversas potencialidades existentes e estimulando políticas públicas de incentivo, onde foram abordados diversos temas fundamentais para o desenvolvimento do turismo no litoral ocidental maranhense.

Para a secretária de Cultura e Turismo do município de Alcântara, Marcelina Serrão, o seminário mostra os caminhos para o desenvolvimento de uma cidade através do turismo. “Um evento dessa grandeza nos dar uma luz e desperta mais atitude para que nosso turismo possa ganhar novos horizontes. Temos um potencial turístico forte, uma culinária inigualável, hospedagens boas e bem localizadas, além de um povo muito hospitaleiro”, destacou a gestora que ficou animada com a quantidade expressiva de participantes no evento, cerca de aproximadamente 700 pessoas”.

O evento contou com a participação de prefeitos de municípios vizinhos, vice-prefeitos, secretários municipais de turismo e do governo do estado, dos representantes de Sindicatos de Guias de Turismo do Maranhão (SINDEGTUR-MA), Associação Brasileira de Indústria Hoteleira (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Associações Comunitárias, Universidades, empresários do setor de turismo e lideranças.

 

Prefeitura de Alcântara e Liga realizam a abertura do campeonato local

COMPARTILHE

A Liga de Desportos de Alcântara e Prefeitura, como o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, realizou no último sábado (4) a abertura do Campeonato Principal de Futebol Masculino no estádio Joaquim Facury (Facurão). Para começar a temporada 2018 do futebol alcantarense, entraram em campo os times Homens de Ferro 1 X 3 MEC na categoria principal.

Já na categoria Máster, a abertura aconteceu neste domingo (5), pela manhã, também no estádio Facurão. A partida entre Tiradentes e Pio XII terminou empatada em 0 a 0.

Este ano o prefeito Anderson Wilker resolveu realizar o Campeonato nas três categorias (Principal, Máster e Cinquentão). A final está prevista para acontecer no aniversário de 370 anos de Alcântara, dia 22 de dezembro. A premiação estipulada pela Prefeitura e Liga de Desportos é a maior dos últimos 10 anos no futebol alcantarense.

Para o prefeito Anderson Wilker que esteve presente na solenidade de abertura, o esporte alcantarense vai voltar aos tempos áureos do futebol maranhense. “Estamos dando os primeiros passos. Ano passado, mesmo com dificuldades, realizamos um grande campeonato e tivemos a transmissão da final pela Rádio Timbira para mais de 200 município do Maranhão. Este ano já tivemos os Jogos Escolares Alcantarenses e estamos participando dos Jogos Escolares Maranhenses. Vamos colocar nossa Seleção no Campeonato Intermunicipal. E agora estamos realizando um campeonato nas três categorias. Estamos avançando e se Deus quiser vamos avançar ainda mais em tudo”, destacou o prefeito.

Fotos: José Lindoso

I Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional de Alcântara-MA

COMPARTILHE

Uma nutrição saudável é base de uma boa saúde. Pensando nisso, a Prefeitura de Alcântara realizou no último dia 23 de julho, o I Seminário Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Alcântara. O evento aconteceu na I Igreja Batista de Alcântara e teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da Política de Segurança Alimentar na promoção do direito humano a alimentação adequada, e eleger dentre as entidades da sociedade civil representantes afins com a política de Segurança Alimentar para compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).

 

O evento reuniu cerca de 110 pessoas e iniciou com a mesa de abertura. Logo após ocorreu a exposição dos painéis sobre as ações de segurança alimentar e nutricional no município com os técnicos de cada secretaria municipal acerca da importância do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), da intersertorialidade, do funcionamento da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do estado do Maranhão (CAISAN-MA) proferido pela gestora de programa da SEDES, Edilene Sampaio, seguido de debate e eleição das entidades na qual foi coordenada pela presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Concita da Pindoba.

Para o Prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, o município tem uma meta, a gestão acata e o prefeito cumpre. “O seminário tem a missão de debater sobre a segurança alimentar e nutricional no município para o desenvolvimento amplo e participativo para efetivação da adesão ao SISAN”. Vamos cumprir todas as regras e principalmente bater todas as metas nutricionais, para que nosso povo, nossas crianças, idosos e mais que nunca, nossos alunos possam ter uma nutrição saudável daqui para frente”, destacou o gestor municipal.

 

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar é sistema público, firmado pela Assistência Social, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e objetiva coordenar os projetos e ações públicas em segurança alimentar e nutricional, articulando na integração entre os entes dos poderes públicos – sociedade civil e a promoção do acompanhamento, monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional.

Segundo a Lei Municipal nº 481 de 12/2017, que cria o SISAN em Alcântara, o COMSEA é um órgão permanente e legal de articulação entre governo e sociedade civil na proposição das ações e projetos na área de segurança alimentar e nutricional, seguindo as diretrizes dos Conselhos Estadual e Nacional. Seu funcionamento será regulado pelo seu Regimento Interno.

As oito entidades eleitas para compor o COMSEA Alcântara, foram:
1.      STTR (Titular)
2.      SINSEPMA  (Titular)/ Sindicato dos Agentes Comunitário Saúde (Suplente)
3.      Colônia de Pescadores (Titular)/ Associação de produtores do Mamuna (Suplente)
4.      Associação de Produtores de Paraíso (Titular)/ Associação de Produtores de Pepital (Suplente)
5.      Associação de Agricultores de Marudá (Titular)/  Associação de Produtores do Peru (Suplente)
6.      ATEQUILA (Titular/Suplente)
7.      Associação de Moradores do Só Assim (Titular)/  Associação de Produtores de Santo Inácio (Suplente)
8.      Associação de Produtores de Samucangaua (Titular)/ Associação de Produtores de Terra Mole (Suplente)

O seminário contou com a participação do prefeito Anderson Wilker, secretários municipais e técnicos da Assistência Social, Agricultura Familiar, Cultura e Turismo, Educação, Meio Ambiente e Saúde; além de entidades representativas de movimentos populares, profissionais liberais, vereadores, do CONSEA Maranhão, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, pesquisadores (Miércio Robeth e Stephany Ruiz), do Projeto ConsolidaSISAN  e a população em geral.

Por Por Rafaelle Corrêa (Nutricionista e pesquisadora em segurança alimentar e nutricional no estado do Maranhão).

Vai começar o Campeonato Alcantarense de Futebol 2018

COMPARTILHE

O esporte no município de Alcântara ultrapassou a Baía de São Marcos e pode ir além da linha do equador em 2018. Desde o início do ano, a Prefeitura de Alcântara vem realizando competições que valorizem o esporte local. Primeiro a Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação, Juventude, Esporte e Lazer, realizou a primeira edição dos Jogos Escolares Alcantarenses (JEA), que escolheu os melhores em várias categorias para representar o município nos Jogos Escolares Maranhenses. O resultado foi gratificante e Alcântara subiu no pódio.

Agora no segundo semestre, a Prefeitura Municipal em parceria com a Liga de Desportos de Alcântara vai realizar o Campeonato Alcantarense de Futebol, nas categorias Principal, Máster e Cinquentão. Serão 21 clubes que desfilarão até dezembro nos gramados do Estádio Facurão todo final de semana. Aproximadamente 460 atletas estarão em campo durante os campeonatos das três categorias.

A premiação é atraente, a Prefeitura por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, vai distribuir entre as três categorias o equivalente a R$ 17 mil reais. Na categoria principal o campeão lavará R$ 5 mil reais e o vice-campeão R$ 2.500. Mesma premiação do campeonato de Máster. Já na categoria Cinquentão, a premiação será de R$ 2 mil reais.

A abertura do Campeonato será neste sábado (4) a partir das 15h na categoria Principal no Estádio Facurão. Já na categoria Máster a abertura será neste domingo as 8h da manhã, também no Estádio Facurão. Na categoria principal o jogo será entre Homens de Ferro X MEC. Já na categoria Máster a partida será entre Tiradentes X Pio XII.

Para o prefeito Anderson Wilker, investir no esporte é dar oportunidade de lazer à comunidade alcantarense e descobrir novos talentos no município. “Sempre investi no esporte local, mesmo antes de entrar na política. Desde que assumi a gestão do município de Alcântara tenho ajudado a Liga a realizar os Campeonatos de Futebol na medida do possível. Vamos colocar nossa Seleção no Campeonato Intermunicipal de Futebol para enfrentar grandes seleções do Maranhão. Estamos valorizando os atletas da terra e se Deus quiser vamos representar muito bem nosso município no cenário estadual. Nas outras categorias como escolares, já realizamos o JEA’S e estamos bem nos Jogos Escolares Maranhenses. É o resultado de um planejamento e no ano de 2019 vamos aumentar as categorias nos Jogos Escolares Alcantarenses (JEA’S)”, destacou o prefeito.

Os jogos serão realizados aos sábados e domingos no Estádio Facurão. A grande final está programada para o dia 22 de dezembro no aniversário de 370 anos de Alcântara.

 

Prefeitura de Alcântara entrega Kits para Agente Comunitário de Saúde

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, cumpriu na tarde desta terça-feira, dia 31 de julho, mais um compromisso firmado com a população em sua campanha. Desta vez os beneficiados foram os Agentes Comunitários de Saúde, que receberam das mãos do gestor, um kit contendo 2 camisas, 1 boné, uma balança, uma fita métrica, uma prancheta, um protetor solar fator 60, um estetoscópio, um termômetro, uma bolsa, 10 borrachas, 10 lápis e três canetas. Ao todo 13 itens que fazem parte do dia-dia de trabalho, foram entregues aos 82 agentes de endemias do quadro da Secretaria de Saúde.

Durante a entrega foi destacado que os profissionais não recebiam sequer farda, desde 2008, ou seja, há 10 anos os Agentes Comunitários estavam no esquecimento. Mesmo com dificuldades, como passam todos os municípios brasileiros, o prefeito Anderson comprou os equipamentos e entregou aos 82 profissionais que prestam relevantes serviços ao povo de Alcântara.

Para o Coordenador da Atenção Básica de Alcântara, Luís Antônio, o momento é histórico para a categoria. “Gente, há aproximadamente 10 anos nós não recebíamos fardamento, balança, aparelho de pressão e demais materiais. Quando um agente de endemias chegava em uma residência, não conseguia fazer seu trabalho completo por falta de equipamentos. Mas a partir de agora nossos profissionais vão poder trabalhar dignamente, graças ao prefeito Anderson que tem responsabilidade com a saúde de Alcântara”, destacou.

Para a Agente Comunitária de Saúde, lotada no povoado Prainha, foram 10 anos de sofrimento, cobranças e de poucos resultados. “Foram anos sem os equipamentos de trabalho, e isso dificultava bastante nossa atividade. Por várias vezes fui acionada para aferir a pressão arterial, mas não tinha o estetoscópio, principal equipamento para esse serviço, assim como o termômetro para medir a temperatura de uma pessoa. A farda eu já tinha até vergonha de usar, só de velha. Mas graças a Deus o prefeito Anderson viu nosso lado e está nos entregando o kit que vai facilitar nosso trabalho como agente de saúde”, disse Alailde Pereira.

A secretária de saúde de Alcântara, Ramone Araújo, destacou as dificuldades enfrentadas no início da gestão, os problemas encontrados e trabalho já realizado pelo prefeito Anderson Wilker em 19 meses de administração. “A categoria está de parabéns pelo momento de uma realização aos profissionais. O prefeito Anderson vem honrando com todos os seus compromissos assumidos com todas as categorias e sempre falou da importância dos Agentes de Saúde. Foram muitas dificuldades, ainda temos dificuldades. Não é fácil construir em 1 ano e 7 meses o que foi destruído por anos. Hoje estamos entregando além de farda, equipamentos e materiais para os 82 agentes. Cada um de vocês tem uma importância muito grande para o município e para a gestão”, destacou.

Em seu discurso Ramone Araújo ainda destacou os avanços na saúde de Alcântara desde o início da gestão do prefeito Anderson. “Encontramos tudo parado e abandonado. Conseguimos reabrir o CAPS que estava fechado e bloqueado. Ampliamos e fizemos o projeto e reabrir o NASF. Hoje estamos com os nossos profissionais do NASF e CAPS atendendo à população graças ao compromisso do prefeito Anderson com Alcântara. Recebemos apenas uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) funcionando. Hoje temos 9 equipes funcionando e atendendo os mais de 200 comunidades. Além disso temos um odontomóvel funcionando e atendendo as famílias alcantarenses. Estamos com 5 consultórios odontológicos, dentre eles, três já estão apitos para funcionar. Estamos reformando os Postos de Saúde e vamos começar entregar todos equipados para a população. Foram conquistas que com muito trabalho a gestão vem conseguindo para o povo’, finalizou a secretária.

O prefeito Anderson Wilker destacou sua luta constante pelo bem de Alcântara e mostrou empenho para melhorar ainda mais a saúde no município. “Diante de vários contratempos que enfrentamos durante 1 ano e 7 meses de gestão. Este momento é um marco para a categoria de Agente Comunitário de Saúde e Endemias do município. Vocês como agentes sabem muito bem como encontramos Alcântara em relação a Atenção Básica. Os postos de saúde fechados e abandonados há muito tempo, falta de condições de trabalho, hospital de forma precária, mas mesmo com muita dificuldade encaramos o desafio de melhorar a saúde de Alcântara, um dos principais pilares da administração pública, juntamente com a educação e infraestrutura. Durante esses 19 meses priorizamos a Atenção Básica, já que a prevenção desafoga nosso hospital, que hoje não é mais Unidade Mista e sim, Hospital Municipal Dr. Neto Guterres. Já conseguimos alguns avanços e outros estão planejado, mas em breve estarão sendo entregues para as comunidades”, disse o prefeito.

AS MUDANÇAS VISÍVEIS NA GESTÃO

Anderson Wilker ainda destacou os projetos alcançados e outros em andamento que estão mudando a realidade alcantarense. “Posso citar aqui a entrega de duas ambulâncias novas para a população. Uma  ambulância conseguida através de emenda parlamentar do deputado Othelino Neto, e outra com recursos da prefeitura. Vamos recuperar uma que está parada na garagem e estamos entregando outra ambulância nova para o pólo de Oitiua, o que vai contribuir bastante na Atenção Básica, onde entregaremos a UBS reformada. São avanços reais, e isso mostra nosso compromisso com a população de Alcântara”, salientou.

MAIS AVANÇOS NA SAÚDE DE ALCÂNTARA

Durante a entrega dos materiais, Anderson Wilker anunciou a tão sonhada reforma do Hospital Dr. Neto Guterres que começará ainda este ano. De acordo com o prefeito, o valor da reforma será de R$ 1,8 milhão de reais e metade já está em caixa para iniciar os serviços, faltando apenas licitar a empresa. A reforma será completa, com centro cirúrgico, laboratório, ar refrigerado em todo prédio, forro, novos equipamentos e ampliação no atendimento.

DESPESAS COM O HOSPITAL DE ALCÂNTARA

Na saúde as coisas não acontecem em um estalo de dedos. Recebemos do Ministério da Saúde, apenas R$ 25 mil reais e não dar para pagar sequer a folha do hospital. “Temos que completar com recursos de outras fontes. Para poder manter o hospital funcionando com médicos, enfermeiros, alimentação, medicamentos e materiais higiênicos, a despesa multiplica. Só com os médicos gastamos R$ 80 mil reais mensal. É uma engenharia complicada, mas trabalhamos com poucos recurso e com prioridades. Vamos voltar a fazer exames de sangue e unira em Alcântara. O laboratório está fechado há mais de 10 anos”, destacou Anderson que enalteceu sua equipe, mostrando que são várias mãos trabalhando, várias cabeças pensando e várias horas de trabalho e empenho.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE ALTERNATIVA

O prefeito Anderson destacou os profissionais de saúde que atuam em sua gestão em Alcântara. “Posso citar que temos no NASF, 2 fisioterapeutas, nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo. Eu sei que precisa melhorar ainda mais e por isso durmo tarde e acordo cedo pensando como resolver o problema. Graças a Deus temos parceiros que viabilizaram recursos para Atenção Básica. Era um sonho ser prefeito de Alcântara e graças ao povo fui eleito. Mas hoje é o pior momento para ser prefeito de qualquer cidade do Brasil”, destacou o gestor que afirmou entregar todas as UBS’s reformadas e equipadas, além de aumentar as equipes do PSF.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Alcântara, vereador Haroldo Júnior, destacou o compromisso da gestão com os agentes e a importância dos materiais para os profissionais de endemias. “É um compromisso da gestão com a melhoria da saúde no município. É um avanço dar condições de trabalho para a categoria, que não tinhas as mínimas condições de executar suas atividades há 10 anos. E hoje dentro da consciência da responsabilidade do gestor, o prefeito faz a entrega dos kits que contém 13 itens e vai possibilitar os profissionais realizar um excelente trabalho. É claro que a gestão tem dificuldades, mas está no caminho certo para alcançar o patamar que desejamos”, destacou o parlamentar.

Estiveram presentes os secretários Rogério Paixão (Administração), Hermison Martins (Esporte e Juventude), Rowsyklea Araújo (Educação), Erinaldo França (Agricultura), Heraldo Campelo (Meio Ambiente), Edson Barbosa (Infraestrutura), Alcilene Araújo (Finanças), além de diretores, técnicos, coordenadores e servidores das secretarias municipais.

Fotos: José Lindoso

Prefeitura de Alcântara recupera Ruas de Oitiua

COMPARTILHE

Uma ação da Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, recuperou o Ramal e ruas do povoado Oitiua, na zona rural do município. O principal acesso ao povoado foi recuperado, além das ruas vicinais que fazem parte da mobilidade dos moradores daquela comunidade, a segunda maior população de Alcântara, depois da sede.

Ruas que nunca haviam passado por infraestrutura foram totalmente empiçarradas na comunidade Oitiua. Um compromisso do prefeito Anderson Wilker com a população daquele povoado. Em breve Oitiua terá uma novidade agradável, que beneficiará o povoado e comunidades vizinhas.

“Com a estiagem das chuvas que caíram no município, vamos trabalhar para recuperar a malha viária vicinal dos povoados, que facilitará no transporte escolar e na escoação da produção agrícola. Estamos em busca de melhorias para nosso povo e pela primeira vez todas as ruas de Oitiua foram empiçarradas. Com planejamento e muito trabalho vamos mudar a triste realidade de Alcântara, que ficou desgastada pelas gestões anteriores. Novidades virão ainda para Oitiua”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

Para Heliody Pereira, morador da comunidade, a população do povoado ganha com esse trabalho realizado pela Prefeitura. “Como morador de Oitiua estou muito satisfeito com a recuperação das ruas de nossa comunidade, porque quando adoece algum morador dessas ruas já estava difícil o acesso da ambulância, entrega de mercadorias e até a mobilidade das pessoas idosas e crianças. Agora está tudo bem graças a Deus e o compromisso de nosso prefeito Anderson Wilker. É válido lembrar que Anderson foi até agora, o único prefeito de Alcântara que recuperou todas as ruas de Oitiua”, destacou o morador que conhece muito bem a realidade do Povoado.

O trabalho contemplou todas as ruas do maior povoado do município de Alcântara. Rua do Campo de Leiteiro, rua de Virgílio, rua dos Guimarães, rua Nelson Viana, rua da Quadra, rua do Prof. Ricardo, rua Bom Jesus, rua do Campo, rua do Porto de Tolentino, rua dos Mulundons, rua do BF, rua do Porto de Nascimento, rua do Porto de Antenor, rua Nova e rua Santa Helena.

 

Prefeito Anderson Wilker prestigia Convenção do PCdoB

COMPARTILHE

No feriado de Adesão do Maranhão, a Capital Maranhense fez história ao sediar a Convenção do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que escolheu mais uma vez Flávio Dino como candidato ao governo do Maranhão para as eleições de outubro deste ano. O evento político batizado de “Todos pelo Maranhão”, reuniu milhares de pessoas dos 217 municípios do Estado. Entre os participantes estavam lideranças estaduais, municipais, comunitárias e religiosas que lotaram os espaços interno e externo do Multicenter Sebrae no bairro Cohafuma, em São Luís.

Como aliado legítimo do governador Flávio Dino, o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, juntamente com sua comitiva formada por Assessores, Secretários, Vereadores, Presidente de Partidos e lideranças políticas do município, participou da convenção para justificar seu apoio aos candidatos da coligação “Todos pelo Maranhão”.

“É um grande governador, já mostrou isso para o Brasil. Não é atôa que foi escolhido como o governador mais eficiente do país. Sua reeleição vai dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido com responsabilidade no Maranhão. Alcântara vai está com Flávio Dino e a população alcantarense é quem ganha com tudo isso. Além disso teremos nossos candidatos a deputados estaduais e federais e senadores. Só quem vai ganhar é a população de Alcântara e do Maranhão”, destacou Anderson Wilker.

A Convenção que reuniu vários partidos aliados e apoiadores do projeto de reeleição do Comunista, oficializou  neste sábado (28) Flávio Dino como nome certo para continuar o trabalho pelo Maranhão na coligação “Todos Pelo Maranhão”, formada por 14 partidos.

Além de Flávio Dino, os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS), foram confirmados como candidatos ao Senado da República. Othelino Neto teve seu nome mais uma vez escolhido para concorrer a vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Maranhão. A convenção marcou um grandioso ato político, sendo transformada em uma festa da democracia e contou com aproximadamente 10 mil pessoas.  Caravanas de cidades do interior e bairros da capital compareceram para justificar apoio a Flávio Dino. Alcântara esteve presente!

Imagens: Leandro Souza

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free