casa » ALCÂNTARA

ALCÂNTARA

Prefeito Anderson Wilker inaugura Praça da Família em Alcântara-MA

COMPARTILHE

Ampliando o leque de obras construídas e inauguradas em sua gestão, o prefeito Anderson Wilker entregou nesta sexta-feira (10) para o povo de Alcântara, a Praça da Família, cumprindo mais uma promessa de campanha. A comunidade do bairro recebeu com muita alegria essa importante obra de lazer.

Localizada na Rua da Quinta, no bairro Caravelas, a Praça da Família foi construída pela Prefeitura de Alcântara em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Governo do Estado, em um terreno abandonado que agora foi transformado em uma importante área de lazer e convivência. Um sonho antigo da população do bairro.

O espaço de lazer conta com um parquinho infantil, academia de ginástica e área de vivência para a prática de atividades recreativas. Agora as crianças do bairro Caravelas vão poder brincar em um espaço digno e com equipamentos de lazer.

“Era um sonho da população do bairro caravelas. Em minhas visitas por aquele bairro a campanha de 2016 eu garanti aos moradores que iria transformar aquela área abandonada em um espaço de lazer e recreação. Com muita luta e apoio de nossos aliados e parceiros consegui construir e inaugurar mais uma obra importante para nosso povo. Mesmo com dificuldades estamos cumprindo com o nosso papel de prefeito. Se Deus quiser até metade deste segundo semestre vamos entregar o hospital Dr Neto Guterres equipado ao povo de Alcântara. Essa será uma das obras mais importantes de minha gestão entre inúmeras ações já realizadas”, destacou Anderson Wilker.

Para o vereador Haroldo Júnior (PCdoB), a obra aconteceu após várias lutas para que a praça fosse hoje uma realidade. “O empenho do prefeito Anderson Wilker junto ao secretário Diego Galdino, consolidou-se e hoje inauguramos a “Praça da Família”, oriunda de um requerimento de minha autoria e com votação unânime de todos os vereadores aos quais eu agradeço imensamente”, destacou o jovem parlamentar, que lembrou do desejo da secretária de Cultura e Turismo Marcelina Serrão em reconhecer a praça como prioridade para o lazer.

Não basta cobrar do gestor a construção de uma área de lazer. É necessário zelar, cuidar, manter o espaço limpo e ser vigilante para que a conservação seja garantida, já que o poder público fez sua parte. Agora é a vez da população cumprir com seu dever.

Em visita à Raimundo Sú, prefeito Anderson Wilker garante obra para o povoado e região

COMPARTILHE

Acompanhado do secretário de Educação Rogério Paixão e do pré candidato a vereador Adelino, o prefeito Anderson Wilker esteve no último sábado (27), em visita à comunidade de Raimundo Sú, onde reuniu com lideranças locais e de povoados da região.

Durante conversa com as lideranças, o prefeito garantiu que vai atender um desejo antigo da comunidade de Bituba, com a construção de uma ponte que liga a comunidade ao povoado Raimundo Sú. A previsão é que os serviços sejam iniciados ainda no mês de julho.

Anderson Wilker garantiu ainda, a conclusão da construção da escola de educação infantil do povoado Raimundo Sú. A equipe de trabalho da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura já está preparada pra iniciar os serviços.

“Serão mais duas conquistas importantes para essa região. Recentemente entregamos uma ambulância para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Raimundo Sú que atende diversas comunidades desse Polo. Agora vamos ampliar as benfeitorias para essa população”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

Com a estiagem das chuvas, a prefeitura vai iniciar a recuperação de estradas de povoados da região, além de outras obras importantes.

Por ASCOM/Prefeitura de Alcântara-MA

Em 3 anos e 6 meses de gestão, Prefeito de Alcântara já entregou 27 veículos para o povo

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, mais uma vez entra para a história do município. A primeira vez que o jovem político entrou para a história de Alcântara foi nas eleições de 2016, quando foi eleito democraticamente pelo povo com 8.518 votos, cerca de 63,71% do eleitorado alcantarense, sendo o mais votado na história política de Alcântara-MA.

Mesmo recebendo o município totalmente sucateado, em apenas 3 anos e 6 meses de gestão, o prefeito Anderson Wilker já entregou 27 veículos para a população alcantarense. Entre os veículos entregues estão: 04 ambulâncias (02 para a sede e 02 para a zona rural), 12 ônibus escolares zerados, 03 motos, 01 dublô, 01 patrol, 01 retroescavadeira, 01 caminhonete, 01 trator, 01 veículo para a saúde, e  nesta segunda feira (08), o Prefeito entregou mais 02 importantes equipamentos para a população. Foram 01 caminhão compactador de lixo e 01 caminhão refrigerado que ficarão a disposição das secretarias de Educação, Infraestrutura e Agricultura Familiar.

Para o prefeito Anderson Wilker, entrar para a história do município de Alcântara como o gestor que mais fez em 4 anos será uma honra como filho dessa terra. “Eu sempre soube de minha responsabilidade como gestor. Infelizmente fui eleito e estou prefeito no pior momento da história politica do Brasil, onde as crises econômica, política e sanitária atrapalharam nossa gestão. Mas eu nunca cruzei os braços e fui em busca de parcerias com o governo do estado, deputado estadual Othelino Neto, senador Weverton Rocha e deputado federal Márcio Jerry. Os resultados são positivos e a população só tem a ganhar com tudo isso. Graças a boa relação entre os poderes Executivo e Legislativo conseguimos entregar 12 ônibus escolares, que agora é patrimônio do município. Foram 27 veículos entregues em apenas 42 meses de gestão. O que me deixa feliz é saber que estou cumprindo com aquilo que prometi, mesmo nessa crise cruel”, destacou o prefeito, que garantiu que o próximo passo será entregar todo equipado o hospital municipal Dr Neto Guterres, maior sonho do povo de Alcântara.

 

Prefeitura de Alcântara inicia nesta terça-feira (09), a entrega dos Kits de Alimentação Escolar aos alunos da sede

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia nesta terça-feira (09), a entrega dos Kits de Alimentação Escolar para os pais/responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino do Jardim de Infância Inácio de Viveiros Raposo, localizado no Centro da cidade. A entre será no período da manhã para os estudantes do matutino e pela tarde para os alunos do vespertino. O horário da entrega será das 8h às 12h e das 14h ás 18h.

Para receber o Kit Emergencial da Alimentação Escolar os pais ou responsáveis deverão levar documento de identificação e evitar levar crianças para não formar aglomerações, já que por medida de segurança, respeitando as medidas sanitárias, o distanciamento social será respeitado e será de 2 metros de pessoas para pessoa, afim de evitar a proliferação da Covid-19. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação solicita que o uso de máscara é obrigatório, respeitando o decreto municipal.

Para o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, o momento é de crise, mas existe a necessidade de fazer o melhor pelos alunos, principalmente pelos mais carentes. “Estamos cumprindo o que determina a lei Nº 13.987 de 07 de abril de 2010, que foi regulamenta pela Resolução Nº 002 de 09 de abril de 2020, que autoriza a entrega dos Kits da Merenda Escolar para as famílias dos alunos da rede pública de ensino.Estamos passando por uma crise sanitária, política e econômica, mas é neste momento que o povo mais precisa de seus gestores. Estou fazendo a minha obrigação como gestor, eleito pelo povo de Alcântara. Tudo que estiver ao nosso alcance, vamos fazer, afinal o povo vai está sempre em primeiro lugar a minha gestão”, destacou o prefeito Anderson, que fez grandes investimentos na educação de Alcântara.

Os alunos das demais escolas receberão o Kit Emergencial de Alimentação Escolar de acordo com o cronograma que será divulgado para os pais/responsáveis pela Secretaria Municipal de Educação contendo os locais, datas e horários.

Prefeitura de Alcântara divulga Cronograma do Pagamento referente ao mês de maio 2020

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Finanças divulgou o Cronograma de Pagamento dos servidores municipais referente ao mês de maio de 2020. De acordo com o prefeito Anderson Wilker, o pagamento será realizado em datas escalonadas para evitar aglomerações na agência bancária da cidade, respeitando todas as medidas das autoridades sanitárias.

Desde que foi decretada a pandemia do novo coronavírus no Brasil e atingiu o município de Alcântara, que hoje tem 24 casos confirmados da Covid-19, o prefeito Anderson Wilker tem realizado o pagamento dos servidores municipais em datas escalonadas para evitar filas e aglomerações na agência bancária e isso tem dado certo.

Prefeitura de Alcântara entrega máscaras e álcool em gel para mães e idosos

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço de Convivência da Assistência Social, entregou dia das mães, máscaras e álcool em gel para mães do grupo pertencente ao Criança Feliz e idosos do grupo de convivência de Alcântara.

A ação aconteceu em homenagem às mães que fazem parte do Serviço de Convivência, idosas do grupo A Felicidade não Idade e as mães do grupo Criança Feliz. Além da entrega de álcool em gel e máscaras, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social ministram palestras com orientações sobre a prevenção ao contágio da Covid-19, além de distribuição de informativos sobre higiene no combate ao Covid-19.

Um dos serviços com grade ênfase na gestão do prefeito Anderson Wilker é cuidar dos idosos, assim como das crianças e da população de Alcântara. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social desenvolve um grande serviço em prol dos mais vulneráveis do município.

A entrega das máscaras e álcool em gel foi realizada pelos profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social das pessoas beneficiadas nas casas para evitar aglomerações, respeitado todas as medidas das autoridades sanitárias do Brasil.

Em Alcântara, decreto municipal impõe rodízio de veículos na cidade

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, publicou nesta sexta-feira, o decreto municipal nº 19 de 15 de maio de 2020, que institui regime emergencial de restrição de circulação de veículos no município, por conta da pandemia decorrente do novo coronavírus (covid-19). O regime de restrição de circulação de veículos automotores nas vias públicas da Sede do Município de Alcântara/MA, será independentemente de sua localidade de licenciamento. O decreto passa a vigorar a partir desta segunda-feira (18). Confira abaixo o decreto municipal Nº 19 de 15 de maio de 2020.

Os veículos provenientes das comunidades da Zona Rural divididas em Polos, só poderão se dirigir e circular na Sede do Município nos dias da semana em que lhe são autorizados, de acordo com a forma de permissão da Prefeitura de Alcântara. Veja a tabela abaixo.

A restrição de circulação de veículos ocorrerá de segunda a sexta feira, da 0h (zero hora) às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), com exceção dos sábados e domingos, quando todos os veículos poderão circular na cidade.

Prefeitura de Alcântara compra testes rápidos e remédios para combate ao Covid-19

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, entregou na manhã desta sexta-feira (15), itens que serão essenciais no combate ao novo coronavírus no município. Comprados com recursos do tesouro municipal, o gestor entregou 300 testes rápidos, que serão utilizados para testagem de pacientes suspeitos de covid-19 e medicamentos como Hidroxicloroquina, Sulfato de Zinco e Azitromicina, que serão usados no tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus.

De acordo com o fisioterapeuta Helton, coordenador da Vigilância Sanitária de Alcântara-MA, antes do paciente para receber essa medicação, ele passará por uma avaliação com o médico de plantão. “Essa feito uma avaliação no paciente onde o médico irá definir se está com um quadro gripal ou covid-19. Sendo gripal, o médico prescreve a medicação. Já se o paciente estiver positivado para covid-19, o médico prescreve a medicação específica, como a cloroquina, azitromicina e sulfato de zinco, além de mais um anti- coagulante.

Os testes serão feitos em pacientes com sintomas de covid-19 nos contêineres instalados ao lado da UBS Mangueiral onde funciona o hospital provisório Dr Neto Guterres. Lá os pacientes passarão por avaliações com o médio e depois serão submetidos ao teste rápido para saber se estão ou não com o novo coronavírus.

Após a entrega dos testes e medicamentos, o prefeito Anderson Wilker agradeceu o empenho dos profissionais de saúde no combate ao novo coronavírus e pediu mais uma vez a colaboração dos alcantarenses para que fiquem em casa e só saia de casa em caso de extrema necessidade, mas usando máscaras e evitando aglomerações.

Em nota, prefeito de Alcântara desmonta Fake News espalhada pela oposição

COMPARTILHE

Após a oposição de Alcântara plantar uma Fake News sobre a saúde pública nas redes sociais e em um blogue com o objetivo de confundir os alcantarenses, o prefeito Anderson Wilker, que tem sido vítima constantemente desse jogo sujo, publicou uma Nota de Esclarecimento destacando os avanços em sua gestão, o que incomoda bastante a oposição, principalmente aos que já estiveram no comando do município e não fizeram nada pelo povo. O bom trabalho realizado na atual gestão, tem tirado o sono dos opositores que passaram a atacar o prefeito nas redes sociais e grupos de WhatsApp com o objetivo de desgastar o atual gestor, que continua na luta trabalhando pelo desenvolvimento de Alcântara. Veja a Nota de Esclarecimento na íntegra abaixo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Primeiramente queremos enfatizar a importância de ouvir os dois lados da notícia antes de publicar qualquer matéria, já que o bom jornalismo precisa fazer isso como forma da imparcialidade e respeito ao público que será destinado o conteúdo.

Como todos os brasileiros são sabedores, o Sistema Público de Saúde do mundo inteiro foi pego de surpresa por essa Pandemia provocada pelo novo coronavírus. Até o sistema privado entrou em colapso e pede socorro ao poder público.

Para esclarecer os verdadeiros fatos em relação ao que foi publicado no blogue do Joerdson Rodrigues, precisamos elencar todas as informações por tópicos para que os alcantarenses possam entender como funciona nossa gestão:

1 – O problema no sistema de saúde de Alcântara é histórico, mas graças às nossas parcerias com o governo do estado, emendas parlamentares dos deputados Othelino Neto (estadual) e Márcio Jerry (federal). Estamos mudando esse cenário, e já reformamos e equipamos todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Colocamos 4 (quatro) ambulâncias em funcionamento à disposição da população alcantarense no hospital e nas comunidades de Oitiua e Raimundo Sú, algo inédito na saúde de Alcântara, e estamos reformando 15 Postos de Saúde em diversas comunidades. Foram entregues dois consultórios odontológicos novos e reativados  (três ficaram fechados há anos);

2 – Diferente do que foi publicado no blogue Joerdson Rodrigues, nossos profissionais dispõem de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) e todas as UBS’s estão funcionando devidamente equipada e com excelentes profissionais, inclusive com carga horária ampliada para melhor atender a população;

3 – Quanto ao Hospital Municipal Dr. Neto Guterres, estamos reformando sim, coisa que nenhuma outra gestão teve a coragem de fazer. Além disso, estamos ampliando e fazendo adequações baseadas em normas da vigilância sanitária. Nosso Hospital contará com centro cirúrgico e laboratório equipados, todo climatizado e com oxigênio encanado e gerador de energia próprio. Teremos um prédio colonial por fora e muito moderno por dentro. Vale lembra que a atual gestão já encontrou o centro cirúrgico e laboratório que foram desativados há anos. Essa reforma trata-se de um convênio com o governo do estado do Maranhão, onde o município já recebeu 50% do valor do convênio e já temos 70% da obra concluída. A empresa responsável pela obra recebeu os pagamentos por medição, ou seja, de acordo com o andamento dos serviços. O município de Alcântara aguarda o repasse final dos 50% do recurso, mas mesmo assim, a obra está em andamento e entrou em fase final de conclusão;

4 – Ao contrário do que foi divulgado no blogue Joerdson Rodrigues, na Unidade Básica de Saúde, Naires Rodrigues, localizada no bairro Mangueiral funciona o Hospital provisório até o termino da reforma do novo Hospital Dr Neto Guterres. Ao lado da UBS foi montada uma tenda provisória até a empresa contatada entregar a estrutura de contêineres, que por sinal já foram devidamente instalados e já estão em funcionamento. Já na Escola John Kennedy está funcionando a Unidade de Leitos de Retaguarda do Covid-19, local para monitoramento de pessoas com teste positivo para o novo coronavírus. Trata-se de um local com profissionais preparados (médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, assistente social, aosd e vigia). Local diariamente desinfectado e dentro dos padrões de higiene, portanto não é insalubre com referido na matéria do blogue do Joerdson Rodrigues, .

5 – Quanto ao aparelho de Raio-X relatado na matéria, o Município de Alcântara não dispõe desse equipamento há décadas, assim como o laboratório de análises clínicas que foi abandonado pela gestão passada. Alcântara nunca disponibilizou de aparelho de tomógrafo, já que o Hospital Municipal é de baixa complexidade.

6 – Quanto ao suposto valor de R$ 1.935.158,39 recebido pela Prefeitura de Alcântara, essa informação não procede. O Congresso Nacional vem debatendo e aprovando medidas para socorrer estados e municípios do país, que vem tendo perdas significativas de receitas. Trata-se do PL 149/2020 que garante valores a serem repassados em 4 parcelas a título de compensação das perdas do ICMS E ISS e para o enfrentamento do Covid-19, aguardando a sanção presidencial. Portanto existe uma perspectiva do Município de Alcântara receber em 4 parcelas o valor de R$ 1.548.126,71 valores que serão utilizados na garantia do pagamento de servidores, fornecedores e serviços públicos e o valor de R$ 232.219,01 para ações vinculadas a saúde e assistência social;

7 – Já a Lei Orçamentária Anual (LOA), é uma previsão do que o município pode arrecadar durante o ano, não é um cálculo lógico, como foi passado na matéria aqui no blogue Joerdson Rodrigues, fazendo transparecer que esses valores serão recebidos pelo município de Alcântara;

8 – Quanto a emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Braide, no valor de R$ 50 mil reais, chegará em boa hora, assim que for creditada iremos fazer bom uso no combate ao covid-19. Necessário ressaltar a importância de outros deputados votados em nosso município de contribuir no combate a essa pandemia.

9 – Já o dinheiro do Programa Federativo de Combate ao Coronavírus está sendo investido na saúde de acordo com a demanda e o pagamento da verba pelo governo federal, haja vista que está sendo pago por cotas. Vale destacar que o município de Alcântara até o momento recebeu o montante de R$ 103.979,40 para o combate ao covid-19. Uma parcela de R$ 50.381,16 no dia 30 de março, e outra parcela de R$ 53.598,24 dia 10 de abril, recurso esse usado na compra de EPI´s, medicamento, material de limpeza e pagamento de funcionários. Um exemplo do compromisso do Prefeito Anderson Wilker é o custeio do Hospital de Alcântara, que recebe aproximadamente 25 mil reais por mês para manter os custos operacionais, e só a folha de pagamento de médico gira em torno de 80 mil reais, que por sinal estamos com pagamento rigorosamente em dia;

10 – Quanto ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântara; é impressionante a absurda capacidade que a Diretoria da Entidade Sindical tem de tentar aproveitar-se de um momento delicado que nossa população – e o mundo – vem passando, para criar um fato político visando denegrir a imagem do Prefeito e da Administração Municipal. Eles são incansáveis nesse intento. Portanto repudiamos a forma covarde e mesquinha como age a presidência do SINSEPMA afim de obter dividendos políticos, e servindo como massa de manobra eleitoreira.

11 – Somos a gestão que mais tem feito pelo povo de Alcântara nos últimos anos, mesmo enfrentando uma crise política, uma crise financeira e agora uma crise sanitária. Em apenas 3 anos e 4 meses de gestão, já entregamos 4 ambulâncias, 12 ônibus escolares, veículos para a secretaria de Assistência Social, secretaria de Saúde e secretaria de Infraestrutura, Máquinas Pesadas e motos, Asfalto na sede, reformas de prédios como prefeitura e casa do idoso, Entregamos uniformes e equipamentos para os Agentes de Saúde. Mais de 4 mil alunos da rede pública de ensino foram contemplados com uniformes durante os 3 anos de gestão, além de reformas de escolas e recuperação de quase  200 KM de estradas vicinais.

Estamos a inteira disposição da imprensa maranhense e do povo de Alcântara para qualquer esclarecimento sobre nossa gestão, que tem sido incansável no combate as desigualdades sociais.

 

Atenciosamente;

                                                                  Anderson Wilker

Prefeito Municipal de Alcântara-MA

 

Com informações do site da Prefeitura de Alcântara-MA

Alcântara-MA já registra 05 casos positivos do novo coronavírus

COMPARTILHE

Subiu para 05 (cinco) o número de casos confirmados do novo coronavírus no município de Alcântara, de acordo com o boletim publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e divulgado nesta sexta-feira (08) pela Secretaria Municipal de Saúde. Além do aumento de casos positivos, o município também registrou 01 óbito por Covid-19.

O município de Alcântara tem 43 casos monitorados, 14 suspeitos que apresentaram sintomas na triagem, 04 casos ativos por exames e testes rápidos, 05 confirmados, 12 descartados e 01 óbito. Apesar de todo esforço da gestão para evitar a proliferação de contaminação, as autoridades municipais pedem a colaboração de toda população alcantarense, que fique em casa e evite aglomerações.

É válido lembrar que o sistema público de saúde do mundo inteiro foi surpreendido com o novo coronavírus e isso tem causado enorme dor de cabeça ao prefeito Anderson Wilker. Todo esforço e baseado em um planejamento estratégico está sendo feito para conter a proliferação da Covid-19 em Alcântara.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free