casa » ALCÂNTARA

ALCÂNTARA

Governador participará de encerramento da Festa do Divino em Alcântara-MA

COMPARTILHE

A maior manifestação de fé popular realizada em Alcântara, a Festa do Divino Espírito Santo, com mais de 400 anos de existência, terá um de seus pontos altos com a Missa Solene. O governador Flávio Dino estará presente nesse momento que marca o encerramento do festejo, apoiado pelo Governo do Maranhão. A celebração será neste domingo (20), às 9h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

A Festa do Divino é realizada há mais de quatro séculos. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), tem apoiado o evento. “É uma festa secular, uma das nossas maiores manifestações religiosas, que marca o calendário cultural do Estado, movimenta o turismo e a economia local. O Governo apoia e mais uma vez reforça a importância dessa manifestação”, destaca o titular da Sectur, Diego Galdino. Foram destinados R$ 300 mil em recursos pela gestão estadual.

Iniciada no dia 9 deste mês, o festejo muda a rotina da calma cidade de Alcântara que se transforma no cenário do turismo religioso maranhense. Pessoas vindas de todo o Brasil e até de outros países, se encantam com a celebração e conhecem ainda as potencialidades produtivas da região, como os tradicionais doces de espécie e as atrações turísticas.

Além do apoio em recursos para o festejo, o Governo do Estado contemplou a cidade com as ações do projeto Mais Qualificação e Turismo, no mês de abril. A ação consiste em cursos de guia turístico com noções de bom atendimento em bares e restaurantes, manipulação de alimentos e recepção hoteleira a empresários e trabalhadores da região.

Revitalização

As casas de cultura da cidade serão reformadas, complementando as ações da gestão para preservação das manifestações culturais e dos prédios históricos. Estão no cronograma de reformas: o Museu Histórico e Artístico de Alcântara e a Casa do Divino de Alcântara, equipamentos culturais que atuam fortemente na preservação e difusão das tradições e memória do povo alcantarense. As obras iniciam em junho.

 

Produções ceramistas de Itamatatiua/Alcântara estarão em exposições

COMPARTILHE

Contemplada pelo Edital de Ocupação da Galeria Antônio Almeida, a exposição ‘Um Saber Ancestral: a Produção Ceramista no Quilombo de Itamatatiua, em Alcântara/MA’, será aberta no dia 03 de maio, às 19h, na principal galeria de artes visuais do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), em São Luís/MA. A mostra apresentará fotografias e peças em cerâmicas produzidas por ceramistas quilombolas, uma tradição secular.

Com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Maranhão, a exposição é o resultado de uma pesquisa coordenada pelo arqueólogo e historiador Prof. Dr. Arkley Marques Bandeira. A realização é do Observatório Cultural do Maranhão, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). A mostra é uma promoção do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Dac/Proexce) da Ufma.

Arkley Bandeira destaca que a exposição é fruto de um projeto financiado pela Fapema, por meio do Programa de Apoio ao Patrimônio Imaterial do Maranhão. “Esse trabalho vem estabelecendo uma rede de relações simétricas e colaborativas com os ceramistas de Itamatatiua, em Alcântara”, disse o docente. Ele destacou ainda que antes da abertura da mostra haverá roda de conversa com as artesãs e o autor do projeto e na semana após a abertura da mostra serão disponibilizadas ao público oficinas de elaboração de objetos cerâmicos, além da venda de peças especialmente elaboradas para o evento.

Saiba mais sobre a exposição

Composta por peças cerâmicas, produzidas especialmente para a mostra por 14 ceramistas profissionais e quatro crianças aprendizes, em instalações coletivas que auxiliam na compreensão desse ofício ancestral, “a exposição é um pequeno fragmento de um texto que vem sendo construído a várias mãos, sobretudo pelas mãos de quem manipula o barro e transforma-o em arte”, explica Bandeira.

 

O público interpretará a proposta da mostra observando as peças que refletem os dons particulares das ceramistas, e pelo conjunto da obra, considerando a arte cerâmica como um modo de fazer que carrega consigo aspectos intangíveis extremamente relevantes para se conhecer a história, a memória e a cultura, tratando-se, portanto, de “uma referência cultural que permeia a identidade coletiva dessas mulheres ceramistas”, disse o professor.

Inscreva-se nas oficinas gratuitas de elaboração de objetos cerâmicos

Na programação da exposição serão realizadas oficinas de manipulação de argila para elaboração de objetos cerâmicos nos dias 04 e 09 de maio, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo site www.cultura.ufma.br ou pelos telefones 98 3272 9361 e 9362. Vagas limitadas. A exposição ficará aberta ao público no período de 03 a 30 de maio deste ano, das 9h às 12h e das 14h às 17h30.

A oficina de Manipulação de Argila para Elaboração de Objetos Cerâmicos terá como facilitadores o docente da Ufma, Arkley Marques Bandeira e Eloisa de Jesus, Neide de Jesus e Ângela de Jesus, ceramistas de Itamatatiua. A carga horária é de sete horas/aula. A oficina propiciará uma imersão no universo da cerâmica artesanal com técnicas ancestrais.  A atividade será certificada aos participantes dos dois módulos.

 

I Conferência Municipal de Educação realizada em Alcântara (Comed 2018) reúne 150 pessoas

COMPARTILHE

A primeira Conferência Municipal de Educação foi realizada nos dias 07 e 08 de fevereiro na cidade de Alcântara. A abertura aconteceu às 8h com recepção e credenciamento na Escola de Música Josias Ribeiro, onde foi a me apresentada a temática pelos Profº Fredson Paiva e Profª Drª Herli de Sousa. Às 11h aconteceu a aprovação do Regimento. A tarde foram discutidas as Plenárias de Eixos, que definem o planejamento para os próximos anos.

A Professora Dediolene Diniz Cantanhede representante da Comissão de Organização da Conferência foi quem declarou aberta a I Conferência. “Conforme o poder a mim conferido “Declaro aberta a I Conferência Municipal de Educação.  Desejo a todos um profícuo trabalho”.

No último dia de conferência foram debatidas as Plenárias de Eixos e Plenária Final, escolhidos os delegados (as) através de eleição, elaboração relatório final com a equipe de Mediadores e Coordenadores.

As metas e estratégias do PME foram bastante discutidas nos grupos no primeiro dia da Conferência. O segundo dia foi para a plenária, onde foram propostas importantes alterações com o intuito de melhorar a qualidade de ensino no território do Município de Alcântara. Participaram das discussões gestores, professores, alunos, pais de alunos das redes municipal, estadual e federal, vereadores, representantes de movimentos sociais e sindicalistas.

A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A conferência foi criada través de Decreto nº 002 de janeiro de 2018, que tem como tema: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação-SNE e o Plano Nacional de Educação-PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para agarantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”

 Estiveram presentes na conferência os mediadores e redatores responsáveis pelos eixos temáticos, coordenadores e demais servidores da SEMED, diretores, professores, servidores, alunos e pais de alunos das escolas das redes municipal, estadual, federal e privada; presidentes e membros de Conselhos Municipais, Conselheiros Tutelares, presidentes e membros de associações e entidades sindicais, representantes das igrejas evangélicas e católica, Vereadores, Secretários Municipais e a comunidade em geral.

“O Diretor Geral do Centro Educacional de Tempo Integral Professor Aquiles Batista Vieira, agradeceu a oportunidade de sediar tão importante evento para a Educação do Município e disse ser uma honra fazer parte dos avanços da Educação do Município de Alcântara e espera que com o empenho conjunto possa melhorar cada vez mais”, destacou professor Mauro Cesar Aguiar Brito.

Já a representante da Comissão de Organização – Professora Dediolene Diniz Cantanhede – Iniciou convidando a todos para uma oração em agradecimento a Deus. “Esta é uma grande oportunidade de reunir tanta gente com o objetivo de promover a melhoria na qualidade de ensino do Município de Alcântara. Referenciou o quão é importante a promoção desse evento de debate”.

A Secretária Municipal de Educação – Rowsykléa Araújo Chaves–destacou o empenho e dedicação dos membros da SEMED e da Comissão de Organização para a realização do evento. “Este trabalho que foi feito com muita seriedade e carinho. Estou satisfeita em realizar a I Conferência do Município de Alcântara. Isto só foi possível graças ao apoio do prefeito Anderson, e principalmente pela presença de cada um que aceitou o convite e se colocou à disposição para colaborar com as discussões nos dois dias de Conferência”, disse.

A Tenente Marcia de Jesus – Que estava representando o Tenente Aviador Luciano Valentim Rechiut (Diretor do CLA) – Centro de Lançamento de Alcântara – Agradeceu o convite e parabenizou a iniciativa da SEMED. Márcia falou da parceria entre o Município de Alcântara e o CLA, que visa promover a educação aos alunos matriculados na ECE – Escola Caminho das Estrelas, que atende mais de 100 alunos filhos de militares e civis.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador José Ribamar de Jesus Barboza – Agradeceu ao convite e parabenizou pela realização de tão importante evento o que demonstra o compromisso com a qualidade de ensino das escolas do Município.

O Vice-Prefeito de Alcântara, João Francisco Leitão – Agradeceu e parabenizou a todos os presentes pela disponibilidade de contribuir com as discussões acerca da melhoria da qualidade de ensino. Disse que esse é um espaço importante para que todos possam propor ações que farão a diferença na educação do Município de Alcântara.

Durante palestra, o Professor Fredson Paiva – Técnico representante da SEDUC/URE/São Luís e também professor da Escola Caminho das Estrelas (localizada na base de Alcântara) – elencou os oito eixos de discussão da Conferência propostos pela COMAE-2018. No final a Conferencista, a professora Doutora HERLY DE SOUSA CARVALHO – deu destaque à Educação Escolar Quilombola dizendo que Alcântara tem a obrigação de promovê-las em todas as escolas do território.

Dos 150 participantes, foram eleitos 25 delegados para a Conferência Intermunicipal.

 

Carnaval 2018 em Alcântara é só alegria

COMPARTILHE

Pelo segundo ano consecutivo o prefeito Anderson Wilker monta uma programação eclética para animar o carnaval alcantarense. Em 2017 a festa momesca na cidade histórica quebrou todos os recordes de público, tanto no Circuito I na Praça da Matriz, no Centro da cidade, quanto no Circuito II na Praça Central, em Oitiua.

Este ano mesmo com uma crise grande em todo país, o prefeito Anderson Wilker correu atrás de parcerias e conseguiu mais uma vez montar uma programação boa para o carnaval 2018. No sábado a Praça da Matriz recebeu a Banda Tricha, Igor Costa e Gasparzinho da Bahia. Já nos demais dias a programação está recheada de grandes atrações.

DOMINGO 11/02 (Praça da Matriz)

  • Aline Fernandes
  • Andinho Xavecada

SEGUNDA-FEIRA 12/02 (Praça da Matriz)

  • Karen Show
  • Willian Beckaman

CIRCUITO OITIUA (Praça Central)

  • Traíra de Óculos
  • Radiola FM Tropical

TERÇA-FEIRA 13/02 (Praça da Matriz)

  • Melodia & Banda
  • Ney Alves
  • Nana Banda

Então está todo mundo convidado para dançar, pular e se divertir à vontade. A organização é da Secretaria Municipal de Cultura & Turismo, realização da Prefeitura de Alcântara e apoio do Governo do Estado e deputado Othelino Neto.  Além disso tem os blocos alternativos e trios elétricos.

 

Trabalho de valorização das equipes da Estratégia Saúde da Família pelo prefeito Anderson é reconhecido e ganha prêmio

COMPARTILHE

Não é fácil em pouco mais de um ano resgatar a dignidade da população de Alcântara e implantar programas que deram nova cara à saúde no município. Reconstruir a identidade do município de Alcântara é um desafio do prefeito Anderson Wilker, desde o primeiro dia de sua gestão. Com muitas dificuldades foram implantadas as equipes da Estratégia Saúde da Família que estão fazendo o trabalho da atenção básica na zona rural do município para evitar a sobrecarga do Hospital Dr. Neto Guterres.

O primeiro ano de gestão foi de grandes desafios, ressuscitar uma saúde que estava doente há mais de 4 anos. O hospital recebeu médico 24h, remédio, ambulâncias foram entregues pelo prefeito Anderson, UBS reformada, visitas nas comunidades através de mutirões e os primeiros resultados começaram aparecer. As equipes da saúde são incansáveis, e a primeira recompensa chegou.

Após um bom planejamento e a contratação de bons profissionais, o resultado do esforço começa a aparecer. Nesta sexta-feira (26) a Secretaria de Saúde recebeu o Prêmio Medident voltado para a valorização e fortalecimentos dos profissionais da saúde que atuam nos programas Estratégia Saúde da Família e Saúde Bucal, além do reconhecimento do trabalho feito na atenção básica no município.

Os premiados foram a UBS de Raimundo Sú (Rosiane Costa de Oliveira), coordenador da atenção básica (Luís Antônio Moraes), coordenadora da saúde bucal (Ana Paula Bouéres), secretária de saúde (Ramone Luciana Araújo) e o prefeito Anderson Wilker, que tem lutado diuturnamente pela aquisição de benefícios apara melhorar a saúde em Alcântara.

Após a premiação, a responsabilidade é ainda maior para ampliar o trabalho que já atinge a zona rural do município. “É um grande desafio, encontramos uma saúde sucateada, hospital abandonado, sem médicos, sem remédio e com uma população que não tinha a atenção básica. Já entregamos duas ambulâncias, uma UBs reformada e vamos reformar todas as outras, compramos colchões novos para o hospital, implantamos as equipes da Estratégia Saúde da Família, que não funcionavam há 4 anos e agora estamos caminhando para ampliar ainda mais esse trabalho nas mais de 200 comunidades do município”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

Para Vera Baldez, responsável pela organização e entrega da premiação, o prêmio Medident 2018 é uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais e incentivá-los a ofertar um serviço com mais qualidade. “Quando valorizamos e reconhecemos as ações e empenho desses profissionais e entregamos um prêmio dessa importância, estamos dizendo que os trabalhos desenvolvidos por eles são de significância imensurável para o bem de nosso povo e isso faz o profissional trabalhar com mais entusiasmo” concluiu.

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA & SAÚDE BUCAL

O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1994. É conhecido hoje como “Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, por não se tratar mais apenas de um “programa”. O Estratégia de Saúde da Família visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.

O Ministério da Saúde lançou em 2003 a Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente. O Brasil Sorridente constitui-se em uma série de medidas que visam a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população.

 

INSEGURANÇA TOTAL: Cujupe vira alvo de criminosos

COMPARTILHE

Mesmo com policiamento 24h, a comunidade de Cujupe, zona portuária do município de Alcântara se tornou alvo de marginais dia e noite. Passageiros denunciam que são abordados constantemente por ladrões e usuários de drogas que tentam extorquir dinheiro ameaçando em quebrar vidros dos veículos que ficam estacionados nas proximidades do Terminal Hidroviário onde atracam os Ferry Boats e por onde passam milhares de passageiros todos os dias.

Esta semana um vídeo circulou nas redes sociais Facebook e Whatsap em que um veículo que estava estacionado em um terreno no Cujupe teve seus 4 pneus furtados por um individuo conhecido na região por Bojé ou Bogea que segundo moradores, rouba na maior cara de pau. Segundo as pessoas que moram e trabalham lá, o crime aconteceu enquanto o dono do veículo veio a São Luís. Na volta o prejuízo já era grande. Na mesma semana um cidadão publicou em sua página no Facebook que foi vitima de tentativa de roubo e extorsão de marginais da área. O curioso segundo ele, é que os policiais que estão de trabalho no Cujupe não resolvem essas broncas, apenas fazem a segurança de passageiros das empresas privadas que administram os Ferry Boats.

“Esse Cujupe é complicado, deixei o meu carro ali na hora de pegar tentaram me assaltar, procurei a polícia para fazer um B.O, me informaram que só em Alcântara. Ali é complicado, tô deixando meu veículo em Bequimão por causa dessa insegurança”, desabafou João Pires.

Segundo os passageiros que trafegam por ali, o Porto de Cujupe é um local estranho, muitos indivíduos suspeitos que passam o dia inteiro apenas tentando cometer crimes. Outros passam o dia inteiro e só vão buscar encomendas suspeitas, coisas que passam na cara da polícia tanto do lado do Cujupe quanto do lado de São Luís. “É preciso alguém tomar uma providência, nunca vi um local onde o passageiro se mistura com todo mundo, não há separação, ambulante misturado com passageiros, qualquer um compra passagem, não é preciso documento, apenas de quem tem carro. Uma verdadeira casa de mãe Joana”, disparou um passageiro que atravessa a baía 4 vezes por semana.

Para quem gosta de viajar para São Luís e deixar seu veículo estacionado no Cujupe, é bom tirar os pneus e guardar na mala do carro ou deixar o veículo em casa e viajar de ônibus ou van, sai mais barato e não vai ter a possibilidade de um infarto fulminante. É bom lembrar que para fiscalizar cada passageiro teria que ter uma patrulha de no mínimo mil homens da força policial.

 

Sebrae reúne líderes da Região Ocidental da Baixada em Alcântara

COMPARTILHE

Os líderes dos 11 municípios que integram a região do litoral ocidental maranhense estão reunidos no município histórico de Alcântara para o primeiro encontro de 2018 do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder) que iniciou nesta quinta-feira (25) e encerra nesta sexta-feira (26). Este é o quarto de oito encontros previstos dentro da metodologia do Líder.

O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento sustentável, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e terceiro setor, favorecendo a identidade regional, grupal e a formação de capital social, para elaboração coletiva e execução de um Plano Estratégico de Desenvolvimento.

Participam do encontro líderes dos 11 municípios do litoral ocidental maranhense, além do Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins e dos prefeitos, Anderson Wilker (Alcântara), Ismael Monteiro (Central) e professora Rosinha (Cururupu).

 

Fotos: Rodrigo Martins

Sebrae promove em Alcântara encontro com secretários municipais

COMPARTILHE
O objetivo do encontro é planejar as demandas do município para o ano de 2018

Com o intuito de planejar ações estratégicas para a cidade de Alcântara no ano de 2018, o Sebrae, atendendo a uma demanda da Prefeitura de Alcântara, promoveu nesta quinta-feira (18), um encontro para os gestores das secretarias municipais da cidade. Cerca de vinte servidores participaram do momento, entre secretários e subsecretários.

Na ocasião, a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, abriu a reunião afirmando a importância do encontro para o desenvolvimento do município. “O objetivo dessa reunião junto com o capital humano do poder público é unir as propostas e potencializar as demandas sociais que a cidade tem a oferecer”, apontou Fernandes.

A capacitação aconteceu durante todo o dia e foi conduzida por um consultor credenciado ao Sebrae, com enfoque em Gestão de Qualidade. O encontro foi o resultado de uma reunião do prefeito com seus secretários  e o Diretor Superintendente Dr João Martins.

 

Prefeitura de Alcântara vai distribuir 12 toneladas de sementes aos agricultores do município

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, através da parceria com o governo do Estado, vai distribuir mais de uma tonelada de sementes aos agricultores do município, neste sábado, dia 13 de janeiro. Trabalhadores da Agricultura Familiar de sete comunidades da zona rural de Alcântara serão beneficiados com as sementes.

Serão entregues 800 quilos de milho e 500 quilos de arroz, prontos para o plantio. As sementes serão entregues na Escola Municipal Antônio Lôbo, localizada na Comunidade Peru, a partir das 8h da manhã, com presença de autoridades municipais e lideranças comunitárias. Os agricultores são os convidados especiais para esse evento.

Desde que assumiu a gestão do município de Alcântara, o prefeito Anderson Wilker tem dado grande atenção aos agricultores alcantarenses, com distribuição de sementes e apoio técnico com grande profissionais, que fazem parte da Secretaria Municipal de Agricultura.

Para o prefeito Anderson, os investimentos vão melhor a vida dos trabalhadores e aquecer a economia do município. “Este ano, serão distribuídas 12 toneladas de sementes em toada região do município, atingindo todos os produtores rurais, sendo 8 toneladas de milho e 4 toneladas de arroz, um feito jamais visto no município de Alcântara. A expectativa de produção é muito grande para 2018, podendo bater o recorde de todos os tempos no município”, disse.

 

Prefeito Anderson Wilker divulga mensagem de Ano Novo aos alcantarenses

COMPARTILHE

O prefeito Anderson Wilker (PCdoB), usou sua conta na rede social Facebook para divulgar mensagem de Feliz Ano Novo ao povo de Alcântara. Em seu texto o prefeito deseja que em 2018 seja de conquistas e glórias para todos os alcantarenses. VEJA ABAIXO A MENSAGEM DO PREFEITO ANDERSON WILKER.

Mesmo com um ano de gestão, e após ter encontrado um município totalmente sucateado em todos os setores, o prefeito Anderson não baixou a cabeça e arregaçou as mangas com sua equipe de governo e colocou o município para funcionar. Foram dias de luta, mas as conquistas começaram aparecer ainda em 2017, com inaugurações de obras, entrega de vários equipamentos como ambulâncias, máquinas motoniveladoras, motos e outros benefícios para o povo.

Que em 2018 o município possa caminhar com a ajuda de todos, para o povo possa ser o único vencedor de todos os obstáculos. Feliz 2018 e que a gente possa está junto em todas as lutas e vitórias.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free