casa » Archivo de Etiquetas: Zé Martins

Archivo de Etiquetas: Zé Martins

Carnaubal é o campeão do Campeonato de Pontal-Bequimão

COMPARTILHE

Em decisão realizada na tarde deste sábado (06) na Arena Pontal, Carnaubal venceu Marinho pelo placar de 2 a 1 e sagrou-se campeão 2019, do Campeonato de Pontal. Kedson e Xuxu marcaram para o Carnaubal, enquanto que o gol de honra do Marinho foi marcado contra.

O campeonato que é organizado pelo líder Pedro Acará, iniciou dia 5 de janeiro e foi encerrado neste sábado (06), com a presença do prefeito de Bequimão, Zé Martins, João Martins, vereadores e lideranças da região. O campeonato teve o apoio da Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude.

Os organizadores premiaram o campeão Carnaubal, o vice-campeão Marinho, além do terceiro colocado Macajubal e o quarto lugar Centrinho de Buritizeira.

Mateus da equipe do Carnaubal foi escolhido o melhor goleiro do campeonato. Já Mateus do PSV foi o artilheiro da competição.

A realização de campeonatos de futebol na zona rural e sede do município mostra o apoio que o prefeito Zé Martins tem dado ao esporte bequimãoense desde que assumiu a prefeitura em 2013. O prefeito tem construído Arenas em povoados polos com Paricatiua (Arena Margarido Sales), Pontal (Arena Pontal), Barroso (Arena Rio Verde), entre outras comunidades. Isso significa investimento ao esporte amador do município.

Prefeito Zé Martins reúne lideranças para discutir articulação política

COMPARTILHE

Lideranças que compõem o grupo político do prefeito Zé Martins reuniram-se, na manhã deste sábado (06), em Bequimão, para discutir as articulações visando ao processo eleitoral de 2020. Vereadores, secretários municipais e líderes comunitários participaram do encontro, que teve como pautas principais o cadastramento biométrico e a organização dos partidos no município. Atendendo a convite do prefeito, João Martins confirmou a disponibilidade do seu nome como pré-candidato a prefeito.

 

A reunião aconteceu na Fazenda Jacarerana, lugar que se tornou simbólico para o grupo, por remeter às lembranças do maior líder político da história de Bequimão, Juca Martins, falecido há quase dois anos. Seu nome foi rememorado em diversos depoimentos durante o encontro.

Depois do café da manhã oferecido aos convidados, o prefeito Zé Martins convocou as lideranças para colaborarem na mobilização das pessoas que precisam fazer o cadastramento biométrico. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), apenas 5.082 dos 17.289 eleitores bequimãoenses já fizeram o cadastro da biometria. “Precisamos garantir que a população de Bequimão consiga exercer o direito de escolher seus representantes, para isso, é muito importante observarmos o prazo para o recadastramento”, orientou o prefeito.

Zé Martins também anunciou o convite feito a João Martins, para que ele disponibilizasse seu nome para concorrer às próximas eleições municipais. “Nada é feito sem uma prévia conversa. Temos partidos, temos aliados e tudo será discutido. Essa construção será feita com diálogo. Aqui não tem coronel; não persigo ninguém em minha gestão e é por isso que Deus me ilumina a cada dia. Esta reunião também serve para que a gente possa ouvir cada um de vocês. Nosso grupo tem que se manter forte, unido e coeso, como sempre foi. Quem quiser seguir candidatura solo estará fora do nosso projeto político, que vem dando certo desde 2013. A lealdade é um dos principais valores cultivados pelo nosso grupo”, garantiu.

O vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal), do Partido dos Trabalhadores (PT), assegurou que a aliança com o grupo está mantida. “Quando cheguei aqui e vi a quantidade de lideranças do nosso grupo, fiquei feliz e fortalecido pela união que tem o grupo comandado pelo prefeito Zé Martins. As lideranças foram chamadas, compareceram e isso demonstra que estamos fortes para enfrentar uma nova eleição no ano que vem. Bequimão está em boas mãos e a população bequimãoense reconhece. Quero dizer que continuaremos juntos”, afirmou Magal.

Trabalho

O prefeito Zé Martins aproveitou a reunião para fazer uma prestação de contas de sua gestão. Ele explicou as dificuldades que precisou enfrentar desde o início do seu primeiro mandato, agravadas pela crise econômica e política que atingiu o país desde então. Mas também ressaltou as vitórias e os avanços alcançados. Para os próximos meses, ele anunciou o trabalho de recuperação de ruas e estradas vicinais, além da pavimentação asfáltica no povoado Paricatíua e a conclusão do trecho entre Balandro, Santa Vitória e Barroso, além de ruas e avenidas no Centro, Bairro de Fátima, Cidade Nova, Ferro de Engomar e Estiva.

Participaram do encontro os vereadores Vetinho Belo, Vadico do Areal, Professor Zeca, Valmir Costa e Preta de Barbosa, além dos secretários Kell Pereira (Esporte e Juventude), Sidney Bouéres (Saúde), Tonho Martins (Infraestrutura), João Ribeiro (Finanças), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Josmael Castro Júnior (Assistência Social), lideranças políticas e comunitárias e comunidade em geral.

Fotos: Rodrigo Martins

Representante nacional do Unicef visita Bequimão para conhecer o projeto da Semana do Bebê Quilombola

COMPARTILHE

A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, visitou o município de Bequimão, nesta quinta-feira (20), para conhecer de perto o projeto da Semana do Bebê Quilombola, que tem transformado os indicadores locais relacionados à infância e à adolescência. Ela foi recebida pelo prefeito Zé Martins e por parte da equipe envolvida nas ações das áreas da saúde, educação, assistência social, esporte, cultura e igualdade racial.

Desde 2013, quando o projeto começou a ser executado, foi construída uma rede de trabalho para buscar a melhoria de 13 indicadores sociais. O monitoramento inicia ainda na gestação, com a oferta de pré-natal adequado às mães, passando pela vacinação, escolaridade e proteção contra a violência. “Eu vim aqui para conhecer o município que participa da iniciativa do Selo Unicef. Deu para ver uma equipe trabalhando junto. Essa rede pode realmente fazer a diferença para a criança e o adolescente, garantindo um melhor começo de vida”, destacou Florence.

O prefeito Zé Martins comentou que Bequimão, com aproximadamente 21 mil habitantes, experimenta dificuldades semelhantes às de outros municípios brasileiros. Segundo ele, parcerias com instituições como o Unicef ajudam a enfrentar essas problemáticas. “Em conjunto, podemos avançar em políticas públicas. A nossa administração tem um olhar sensível pelas comunidades quilombolas, por isso procuramos realizar esse trabalho com muita responsabilidade. Estamos empenhados em melhorar cada um dos indicadores sociais, porque eles vão demonstrar que o nosso povo está vivendo com mais qualidade”, garantiu o prefeito.

Bequimão está tentando conquistar o Selo Unicef, concedido a municípios que comprovem cuidar bem dos seus meninos e meninas. Para a chefe do Escritório do Unicef em São Luís, Ofélia Silva, os municípios menores, como é o caso de Bequimão, têm grande potencial para a consolidação de um compromisso coletivo em torno da infância e adolescência. “É onde as pessoas estão mais próximas, se conhecem, acompanham o crescimento de suas crianças, têm o compromisso de uns com os outros. É isso que o Unicef pede através do selo: que todo mundo se sinta responsável por cada uma das crianças”, afirmou.

Participaram da reunião a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, articuladora do projeto em Bequimão; o secretário de Saúde, Sidney Bouéres; o secretário de Esportes, Kell Pereira; e a representante da Fundação Josué Montello, Claudete Ribeiro. A visita à sede da Prefeitura Municipal foi encerrada ao som dos alunos da Escola de Música. Depois, a equipe do Unicef seguiu para uma roda de conversa na comunidade quilombola de Rio Grande.

Fotos: Rômulo Gomes/João Filho

Prefeito de Bequimão se reúne com o secretário de Infraestrutura Clayton Noleto

COMPARTILHE
Em busca de mais benefícios para a população bequimãoense, o prefeito de Bequimão, Zé Martins, acompanhado do deputado estadual Zé Inácio, se reuniu na manhã desta terça-feira (25), com o secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto e o secretário Adjunto da Seamor, Rafael Heringer.
Durante a reunião, várias pautas e demandas de ações de infraestrutura que visam melhorias para o município e principalmente para a população de Bequimão, foram debatidas entre Zé Martins, Clayton Noleto, Rafael e Zé Inácio.
Para o prefeito Zé Martins, o momento é de parcerias, sejam elas com o governo estadual ou federal. “Uma das demandas que buscamos aos bequimãoenses foi pavimentação asfáltica para varias ruas e avenidas de Bequimão. Solicitamos o programa Mais Asfalto e  a melhoria do acesso à cidade, pela MA-106. Saí da reunião com o Secretário bastante confiante, já que o deputado Zé Inácio está empenado junto ao Governo do Maranhão”, destacou.
Em sua página na rede social Facebook, o deputado Zé Inácio destacou o encontro entre Clayton Noleto, Ele e Zé Martins. “Estive em reunião com o secretário de Estado de Infraestrutura Clayton Noleto, o secretário Adjunto Rafael Heringer e o prefeito de Bequimão Zé Martins. Tratamos sobre ações de infraestrutura para o município de Bequimão”, escreveu.

Bequimão comemora 84 anos com entrega de veículos, atividades esportivas, educativas e valorização da cultura local

COMPARTILHE

O dia 19 de junho de 2019 ficou marcado na história de Bequimão. Na data de comemoração dos 84 anos de emancipação política, o prefeito Zé Martins entregou dois veículos estruturantes para a população: uma máquina pá escavadeira e um caminhão compactador de lixo, além de anunciar a pavimentação asfáltica nos povoados Paricatiua e Barroso e nos bairros de Fátima, Cidade Nova, Ferro de Engomar e Estiva.

As comemorações iniciaram bem cedo, com a caminhada de zumba (projeto Agita Bequimão), café da manhã, hasteamento das bandeiras, pronunciamento do prefeito Zé Martins, homenagem ao músico Emerson Macedo (in memória), desfiles das escolas municipais e particulares, guarda municipal, corrida ciclística, maratonas masculina e feminina Torneio de Damas e Dominó e cavalgada.

Além disso, a tarde a Prefeitura de Bequimão promoveu uma gincana com os estudantes da rede municipal, II edição do motocross na arena no Caís do Porto e a grande final da Supercopa Bequimãoense entre Corinthians de Quindiua x Barcelona de Floresta.

A noite a Praça 2 de Novembro recebeu o Boizinho os Batutinhas, Dança do Negro, Dança Cigana, Dança Country, Quadrilha Santo Antônio, Boi Estrela de Bequimão, além do DJ Xuxa e Mara Pavanelly que encerrou a festa em grande estilo.

Em seu pronunciamento, o prefeito Zé Martins destacou os avanços já realizados em Bequimão, mesmo com o Brasil atravessando uma crise econômica e política.

“Minha responsabilidade dobrou após ser reeleito. Meu compromisso é mudar a vida da população de Bequimão. Tenho muita felicidade e satisfação, já que em todos esses anos sempre tivemos conquistas a comemorar. Como resultado de muito trabalho e dedicação de nossa gestão tem sempre trabalho a mostrar. Sempre estamos entregando novos veículos, obras e ações nas diversas áreas de nossa gestão. Nesses anos melhoramos os indicadores da educação, da saúde, fizemos mais de 300 quilômetros de estradas vicinais e investimos na primeira infância, em um projeto que está ganhando visibilidade em todo Brasil. Nossa gestão tem sido referência pra outros municípios e isso nos orgulha e me dar mais força e coragem para lutar. Estamos trabalhando diuturnamente para honrar nossos compromissos. Temos dificuldades, mas temos o mais importante: coragem para enfrentá-las”, destacou o prefeito.

Participaram da programação de aniversário o ex vice-prefeito Pedro Acará, o vice-prefeito Magal, o deputados Zé Inácio, o analista técnico do Sebrae (João Martins), a primeira Dama Vânia Martins, os vereadores Amarildo Paixão, Professor Zeca, Valmir Costa (presidente da Câmara), Vetinho Belo, Preta de Barbosa, Vadico do Areal, além de secretários municipais Sidney Bouéres (Saúde), Dinha Pinheiro (Cultura e Igualdade Racial), Tonho Martins (Infraestrutura), Ademar Costa (Indústria e Comercio), Kell Pereira (Esporte e Juventude) e Creuber Pereira (Agricultura), alem de lideranças políticas, professores, diretores e estudantes.

Fotos: Rodrigo Martins

Prefeito Zé Martins vai iniciar pavimentação asfáltica em bairros e povoados de Bequimão

COMPARTILHE

Com verba do Ministério do Desenvolvimento Regional e contrapartida da Prefeitura de Bequimão, o prefeito Zé Martins vai aproveitar a estiagem das chuvas e iniciará os serviços de pavimentação asfáltica nos povoados Barroso e Paricatiua. O projeto visa ampliar os serviços para os bairros Estiva, Bairro de Fátima, Ferro de Engomar e Cidade Nova.

A pavimentação da Avenida Perimetral que liga o bairro do Balandro, passando por Santa Vitória até a comunidade Barroso também será concluída. Essa obra é uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Victor Mendes (MDB).

O valor destinado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional será de R$1.689.953,78 (um milhão, seiscentos e oitenta e nove mil, novecentos e cinquenta e três reais e setenta e oito centavos), que será implantado em pavimentação asfáltica, beneficiando milhares de bequimãoenses. Uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Sarney Filho (PV).

Para o prefeito Zé Martins, os trabalhos serão iniciados logo a estiagem, já que para pavimentar, a chuva atrapalha os serviços. “A pavimentação asfáltica de povoados como Paricatiua e Barroso é fruto de uma luta árdua de nossa gestão. Além dessas comunidades, vamos levar dignidade aos moradores dos bairros Estiva, Cidade Nova, Bairro de Fátima e Ferro de Engomar. Para quem achou que estávamos parados, os serviços estão chegando e vão beneficiar centenas de famílias”, destacou o prefeito de Bequimão.

Para Jorge Filho, maior liderança política de Paricatiua, o sonho se tonará realidade graças ao esforço e luta do prefeito Zé Martins, que sempre olhou para os moradores de Paricatiua desde o início de sua gestão.

As máquinas para iniciar os serviços já chegaram em Bequimão desde a semana passada, apenas aguardam o período chuvoso cessar, já que o primeiro trabalho a ser iniciado será o serviço de terraplanagem.

Prefeito Zé Martins reúne com feirantes e entregará Mercado Municipal neste domingo

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins havia se comprometido em concluir a obra do Centro de Abastecimento da Agricultura Familiar (CAAF) e cumpriu com sua palavra. Nesta quinta-feira, dia 06 de junho o prefeito Zé Martins reuniu com os feirantes na Sede Administrativa da Prefeitura para a assinatura do Termo de Permissão de Uso do Mercado Municipal. Neste domingo, dia 09 de junho, o Mercado Público Municipal da Agricultura Familiar, localizado na Avenida Antônio Dino, no Centro, será entregue às 10h da manhã pelo Prefeito aos feirantes.

A obra foi construída com recursos do Governo Federal, com contrapartida da prefeitura de Bequimão e através de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Sarney Filho. A entrega da obra sempre foi aguardada pelos feirantes e moradores, mas faltava a Caixa Econômica Federal liberar, responsável pela verba.

Boa parte dos feirantes estão instalados na avenida Antônio Dino, em barracas ou construções improvisadas, mesmo a Prefeitura de Bequimão disponibilizando aos vendedores de alimento, o Mercado Municipal da rua Capitão Castro, na Orla Marítima da Cidade. Com a entrega do Mercado Municipal aos feirantes e à população, os trabalhadores terão a oportunidade de melhorar suas condições de trabalho e comercialização, beneficiando inclusive os consumidores com uma estrutura capaz de fomentar o desenvolvimento comercial de Bequimão.

 

O Mercado Municipal da Agricultura Familiar sempre foi um sonho para Bequimão, e justamente o projeto foi iniciado por Zé Martins, quando ainda era assessor do prefeito na época, Juca Martins. “Fiz o projeto, reivindicado há décadas, não somente pelos feirantes, mas pela própria população. Estamos felizes por proporcionar este benefício aos consumidores e trabalhadores de Bequimão, que terão um local digno para trabalhar e oferecer um bom serviço à população”, afirmou o prefeito Zé Martins.

Mesmo a obra sendo financiada pela Caixa Econômica Federal (e com todo recurso repassado na gestão que antecedeu o atual prefeito), Zé Martins concluiu os serviços e fará a inauguração do Mercado.  Os fiscais da Caixa Econômica estiveram no local da obra no último dia 06 de abril para fazer a última medição e assinaram a conclusão dos serviços, garantindo ao prefeito Zé Martins a liberação do Mercado para a utilização.

O Mercado Municipal será entregue aos feirantes neste domingo (09), após a assinatura do Termo de Permissão de Uso entre Prefeitura Municipal de Bequimão, representada pelo prefeito Zé Martins e feirantes. Cada feirante assinou um termo, de acordo com o tipo de alimento que irá trabalhar, como verduras, peixes, caranguejo, camarão, carne suína e bovina, legumes e etc.

 

Hospital Lídia Martins já chega a marca dos 400 mil atendimentos

COMPARTILHE

Enquanto dezenas de municípios maranhenses sequer mantém uma UBS funcionando, o prefeito de Bequimão, Zé Martins, mantém em funcionamento pleno, o Hospital Municipal Lídia Martins. De acordo com o balanço realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, baseiam-se somente de janeiro de 2013 a julho de 2018, quando somam 371.036 atendimentos. Mas de julho de 2018 a maio de 2019, os números aumentaram e já se aproximam dos 400 mil atendimentos.

Segundo dados do CNES foram 6.617 internações realizadas de 2013 a 2018 no hospital Lídia Martins. Na especialidade pediatria foram 1.157 atendimentos, clínica médica 3.595 atendimentos, clínica obstétrica 1.062 atendimentos e clínica cirúrgica 803 atendimentos. Já os atendimentos de enfermagem foram 192.529 no mesmo período.

Os atendimentos médicos somaram 170.640 também de 2013 a 2018. Atendimentos de urgência com remoção foram 2.746, atendimentos de urgência em atenção básica foram 82.065, drenagem de abscesso foram 307, sutura simples 2.340, pequenas cirurgias 1.523, retirada de corpos estranhos 626 e consultas foram realizadas 81.033.

De acordo com o relatório do Sistema de Informações, de janeiro de 2013 a julho de 2018, nasceram 1.058 crianças no hospital municipal Lídia Martins. Em 2013 foram (96), em 2014 (147), em 2015 (246), em 2016 (232), em 2017 (204) e em 2018 nasceram 133 crianças em Bequimão.

Durante entrevista ao Canal do Youtube A Vibe Do Mano RoBi, o secretário de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres destacou a importância do hospital Lídia Martins para o município. “O Lídia Martins é um hospital de 20 leitos de urgência e emergência, e nossa gestão recebeu o hospital com responsabilidade de fazer funcionar, e mesmo com todas as dificuldades, o prefeito Zé Martins mantém o pleno funcionamento do hospital. Temos um corpo médico de plantão 24h, além de outros profissionais como enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas, maqueiros, atendentes, cozinheiras, zeladores e outros. Durante a entrevista o secretário desmente o fake news espalhado de que o hospital iria fechar. Sidney enfatizou ainda, que o hospital Lídia Martins consome algo em torno de 60% do Fundo de Participação do Município. O secretário lembrou da dívida que o governo do Estado tem com o município sobre os repasses para a saúde que chega a quase R$3 milhões de reais”, finalizou falando que o hospital Lídia Martins é uma das maiores obras que Bequimão já recebeu.

A Secretaria Municipal de Saúde de Bequimão, ainda dispõe das especialidades de pediatria com Dr. Paulo Mendonça, urologia com Dr. Luís Domingues, obstetrícia e ginecologia com Dr. Joaquim Melo. Os atendimentos são realizados no posto Santo Antônio, no Centro da cidade. Já as cirurgias eletivas na especialidade urologia são realizadas no hospital Lídia Martins, pelo Dr. Luís Domingues. Apenas os serviços de alta complexidade são realizados fora do município de Bequimão.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), dos povoados Jacioca, Areal, Quindíua, Santana, Mojó, Macajubal, Deserto e Bebedouro, as equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) também realizam atendimento constante. Para melhorar ainda mais os serviços de saúde, a prefeitura de Bequimão já adquiriu três ambulâncias (a última foi entregue à população no dia 7 de setembro de 2018) e criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que conta com serviços de fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e assistência social.

Zé Martins entregará novo Caminhão Compactador de Lixo em Bequimão-MA

COMPARTILHE
O prefeito de Bequimão, Zé Martins, tem mostrado com trabalho e ações que gestão pública se faz com planejamento e parcerias. O resultado de suas ações tem deixado a população bequimãoense bastante satisfeita desde quando assumiu a gestão do município em 2013.
A prova de seu grande trabalho são as ações que vem realizando no município de Bequimão. No domingo passado, dia 19 de maio, Zé Martins entregou uma Pá Carregadeira ao povo, fruto de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Victor Mendes. Sua incansável busca por benefícios para os bequimãoenses já renderam mais de R$ 20 milhões de reais que serão implantados em obras e serviços, tanto na sede, quanto na zona rural de Bequimão.

Pá Carregadeira entregue por Zé Martins ao povo de Bequimão no último domingo (19)

A  Pá Carregadeira entregue no último domingo (19) será usada na recuperação e manutenção das estradas vicinais do município, já que as fortes chuvas castigaram bastante os mais de 300 quilômetros que foram construídos e ampliados no início da gestão do prefeito Zé Martins. Com a nova máquina, todas as estradas serão recuperadas e empiçarradas.
O prefeito Zé Martins quando descansa, carrega pedra. Sua luta resultou na aquisição de mais um Caminhão Compactador de Lixo para o município. O veículo foi adquirido junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com recurso oriundo de emenda parlamentar do ex-deputado federal Sarney Filho. O equipamento vai garantir à população de Bequimão mais limpeza e agilidade no descarte dos dejetos.

Pescadores bequimãoenses serão beneficiados com motores para canoa

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, acompanhado do vice Magal, participou da solenidade de entrega de motores para canoa, realizada pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária do governo do Maranhão.  Pescadores artesanais de Bequimão foram beneficiados com os equipamentos. A solenidade de entrega aconteceu nesta sexta-feira (10), em São Luís. A entrega foi feita pelo governador Flávio Dino.

“Este é o caminho para o desenvolvimento. É uma entrega expressiva, mostrando nossa preocupação com aqueles que trabalham. Temos o segundo maior litoral do país e bacias hidrográficas importantes”, afirmou Flávio Dino.

Nova rotina

Os equipamentos foram entregues a colônias, associações e sindicados pesqueiros. É uma iniciativa do projeto TrabPesca, que apoia essas entidades e busca levar equipamentos motorizados em substituição ao transporte manual, gerando rapidez e melhoria da infraestrutura.

Segundo o secretário Jowberth Alves, da Setres, a medida vai incentivar a cadeia produtiva e pesqueira do estado. “Vai facilitar bastante a vida dos nossos pescadores artesanais. É um trabalho para gerar emprego e renda na cadeia da pesca”.

No Maranhão, segundo o IBGE 2010, mais de 47 mil pescadores vivem exclusivamente da pesca artesanal, que tem papel fundamental na geração de mão de obra e de renda para milhares de famílias de baixa renda.

A pesca artesanal é uma atividade caracterizada principalmente pela mão de obra familiar, com embarcações de porte pequeno, como canoas ou jangadas, ou ainda sem embarcações, como na captura de moluscos perto da costa. Sua área de atuação está nas proximidades da costa e nos rios e lagos.

Segundo a Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (Fecopema), existem atualmente 159 colônias de pescadores em todo o estado, gerando emprego e renda a milhares de pessoas que sobrevivem da atividade.

Participaram da solenidades, secretários de Estado, prefeitos, vice-prefeitos,  e representantes de organizações de atividade pesqueira do estado.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free