casa » Archivo de Etiquetas: Zé Martins

Archivo de Etiquetas: Zé Martins

Pescadores bequimãoenses serão beneficiados com motores para canoa

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, acompanhado do vice Magal, participou da solenidade de entrega de motores para canoa, realizada pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária do governo do Maranhão.  Pescadores artesanais de Bequimão foram beneficiados com os equipamentos. A solenidade de entrega aconteceu nesta sexta-feira (10), em São Luís. A entrega foi feita pelo governador Flávio Dino.

“Este é o caminho para o desenvolvimento. É uma entrega expressiva, mostrando nossa preocupação com aqueles que trabalham. Temos o segundo maior litoral do país e bacias hidrográficas importantes”, afirmou Flávio Dino.

Nova rotina

Os equipamentos foram entregues a colônias, associações e sindicados pesqueiros. É uma iniciativa do projeto TrabPesca, que apoia essas entidades e busca levar equipamentos motorizados em substituição ao transporte manual, gerando rapidez e melhoria da infraestrutura.

Segundo o secretário Jowberth Alves, da Setres, a medida vai incentivar a cadeia produtiva e pesqueira do estado. “Vai facilitar bastante a vida dos nossos pescadores artesanais. É um trabalho para gerar emprego e renda na cadeia da pesca”.

No Maranhão, segundo o IBGE 2010, mais de 47 mil pescadores vivem exclusivamente da pesca artesanal, que tem papel fundamental na geração de mão de obra e de renda para milhares de famílias de baixa renda.

A pesca artesanal é uma atividade caracterizada principalmente pela mão de obra familiar, com embarcações de porte pequeno, como canoas ou jangadas, ou ainda sem embarcações, como na captura de moluscos perto da costa. Sua área de atuação está nas proximidades da costa e nos rios e lagos.

Segundo a Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (Fecopema), existem atualmente 159 colônias de pescadores em todo o estado, gerando emprego e renda a milhares de pessoas que sobrevivem da atividade.

Participaram da solenidades, secretários de Estado, prefeitos, vice-prefeitos,  e representantes de organizações de atividade pesqueira do estado.

Prefeito Zé Martins reúne-se com empresários chineses

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, esteve reunido em São Luís com 33 empresários chineses. O encontro aconteceu no Restaurante Malagueta, na capital maranhense. Além de Zé Martins estiveram presentes no encontro, o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro, e o ex-prefeito do Cururupu, José Pestana, que propuseram sobre a intenção dos chineses em investir na Baixada e Litoral Ocidental Maranhense.

Coordenador da Câmara Brasil – China, o jornalista Daniel Castro disse que a intenção da visita ao Maranhão é aproximar a comunidade chinesa com as potencialidades do Maranhão. “São mais de 300 mil chineses em São Paulo e sete associações de empresários, mulheres, jovens que desejam investir no turismo, em empresas de alta tecnologia e fazer intercâmbio na área de educação, que é uma área prioritária para os chineses”, afirmou.

Ele também disse que a maior rede de televisão do mundo, com mais de um bilhão de audiência, vai transmitir as potencialidades do Maranhão. “Nesta primeira visita conhecemos a área dos Lençóis Maranhenses, mais precisamente Santo Amaro, e já estamos com empresários chineses interessados em conhecer os municípios de Central, Guimarães, Porto Rico e Bequimão”, disse.

Para o prefeito Zé Martins, investir na Baixada Maranhense é reconhecer suas potencialidades e descobrir riquezas. “Investir nas potencialidades da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, vai gerar emprego e renda, além de descobrir novas riquezas que temos. Em Bequimão, por exemplo, temos potenciais turísticos e isso aumenta ainda mais nosso desenvolvimento. Além da agricultura, somos fortes na pesca, o que cria caminho para investimentos internacionais. Estamos bem localizados e isso pode ajudar a desenvolver nosso município”, destacou o prefeito.

Empresário de Central do Maranhão, ex-vereador e proprietário da Cachaça Azulzinha, José Antônio Campos também esteve no jantar. “Os chineses estão interessados em investir em produtos sustentáveis e viemos apresentar nosso produto, que tem todos os registros e facilita a exportação. O nosso maior mercado é o consumidor interno e exportar para países asiáticos vai nos credenciar a exportar para outros países. Na região da baixada ainda existem alambiques e o investimento vai gerar recursos nos municípios de Central, Mirinzal, Guimarães, Cururupu e Porto Rico”, disse.

A chinesa Rebeca Lin disse que a visita ao Maranhão foi muito proveitosa. “Passamos dois dias nos Lençóis Maranhenses e ficamos impressionados com a beleza e potencial turístico. “Muitas cidades pequenas e médias ainda têm problemas na área de meio ambiente e a China tem tecnologia de meio ambiente e geração de energia eólica e sustentável que podem ajudar muito os gestores maranhenses. Fizemos um olhar de investidor para conhecer a região e vamos organizar novas visitas ao Maranhão antes de decidirmos como serão feitos os investimentos”, afirmou.

Por O Municipalista

Câmara aprova Projeto de Lei de autoria do prefeito Zé Martins, que cria o Conselho Municipal de Turismo

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores do Município de Bequimão, aprovou na última sexta-feira (26), o Projeto de Lei de autoria do prefeito Zé Martins, que cria o Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo, que objetiva promover a descentralização político-administrativa a ampliação da participação dos atores sociais, permitindo e garantindo à sociedade o direito de formular e controlar políticas, alterando as relações entre Estado e sociedade. Bem como, a permanência e atualização do município de Bequimão no Mapa do Turismo Regional, Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo.

Com a aprovação do projeto de lei, o Conselho Municipal será formado por integrantes da sociedade civil, que garante aos cidadãos a possibilidade de acesso às informações oficiais e ações públicas, envolvendo-os politicamente para uma interlocução constante, ampliando assim os espaços de mediação, negociação e decisão.

 Segundo a mensagem do prefeito Zé Martins, enviada aos vereadores, a participação da sociedade civil facilitará o controle, permitindo que projetos e ações se voltem aos problemas mais coletivos, prioritários e especialmente, locais, possibilitando que os recursos financeiros sejam efetivamente visíveis e aplicados de forma democrática.

Como instrumento de representação da sociedade bequimãoense, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) irá atuar o mais próximo possível das necessidades para o fomento turístico de Bequimão, envolvendo-a nas discussões, análises e escolhas. O projeto ainda criou o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), que tem por finalidade dar o apoio necessário para projetos de natureza turística no âmbito no Município de Bequimão, fomentando e estimulando o turismo no Município, incentivando ainda mais o desenvolvimento de Bequimão.

A criação do Conselho Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo em Bequimão, são critérios estabelecidos na Portaria nº 192, de 27 de dezembro de 2018, do Ministério do Turismo (MTur), com a finalidade de manter Bequimão no Programa de Regionalização do Turismo, que é um programa estruturante do (MTur).

 

Prefeito Zé Martins reúne com representantes dos Agentes Comunitários de Saúde

COMPARTILHE

O Prefeito de Bequimão, Zé Martins, reuniu nesta sexta-feira (26),  com representantes dos Agentes Comunitários de Saúde, para tratar sobre a valorização da categoria. Durante a conversa, entre Zé Martins e profissionais de saúde, vários assuntos foram abordados, onde o prefeito destacou a importância dos agentes na política de prevenção da atenção básica.

Segundo Zé Martins, são eles que estão na ponta e no dia-a-dia em contato direto com as comunidades. “São esses profissionais que realmente conhecem as pessoas e o município. Sabem da verdadeira realidade de cada morador, e são os principais responsáveis pelo bom trabalho de monitoramento na gestão pública”, disse Martins.

Na oportunidade foi apresentado aos profissionais a enfermeira Astride Petrucia que fará a partir de agora, também, o papel de coordenadora dos agentes comunitários de saúde, como um elo, dialogando com a Secretaria Municipal de Saúde e a administração municipal, facilitando assim a comunicação da classe com a gestão.

Prefeito Zé Martins, também aproveitou a oportunidade para apresentar o kit completo de material de trabalho, que será entregue em breve a cada Agente Comunitário de Saúde de Bequimão.

“É sempre importante dialogar com a classe trabalhadora, principalmente desta, que tem um papel fundamental na busca ativa em nossa política preventiva, dentro da Estratégia da Saúde da  Família– antigo PSF”, destacou Sidney Bouéres.

Zé Martins e Roberto Rocha participam de jantar com ministro Marcos Pontes

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (MDB), acompanhado do senador Roberto Rocha (PSDB), participou na noite desta segunda-feira (15), de um jantar oferecido ao ministro de Ciências, Tecnologias, Inovação e Comunicação, Marcos Pontes.

Durante o jantar em São Luís, os prefeitos Zé Martins (Bequimão) e Dr. Washington (Bacuri), com o apoio do senador da República, Roberto Rocha, apresentaram e reforçaram as reivindicações de muitos municípios maranhenses ao ministro Marcos Pontes.

Representando as Prefeituras da Baixada e Litoral Maranhense que integram o consórcio Conguarás, Zé Martins e Dr. Washington fizeram questão de expor ao ministro sobre a importância de estudos e projetos para implantação da BR- 308, que vai interligar a costa litorânea dos estados do Maranhão e Pará.

A proposta entregue ao Ministro destaca a possibilidade do Governo Federal criar ainda um acesso com a construção de duas pontes que permitirão a ligação entre o Porto do Itaqui e a futura Base de Alcântara. Zé Martins teve uma conversa bastante proveitosa com o Ministro e o senador Roberto Rocha.

Zé Martins reúne com o senador Roberto Rocha em Brasília

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (MDB), acompanhado do ex-vice prefeito de São Bento, Isaac Dias Filho esteve reunido na última segunda-feira (8), com o senador Roberto Rocha (PSDB), onde juntos discutiram questões relacionadas a Bequimão e Baixada Maranhense. Desde a questão do acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos para exploração da base de Alcântara, até outros problemas cruciais como o alagamento dos campos e soluções para os municipios da região.

Durante a conversa entre o senador Roberto, Zé Martins e Isaac Filho, foram discutidas também a construção da rodovia federal, que ligará o norte ao o Nordeste, que passará por vários Municípios da Baixada. Sabendo do potencial que Bequimão tem na pesca e agricultura, o prefeito Zé Martins apresentou ideias para o senador Roberto Rocha, que podem ser transformadas em projetos para o Litoral Ocidental Maranhense, polo da Floresta dos Guarás.

O prefeito Zé Martins aproveitou a XXII Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília, para reunir com autoridades da esfera federal, afim de adquirir verbas para implantar em obras no município de Bequimão, tanto para a educação, saúde e infraestrutura. Só em 2018, o prefeito Zé Martins conseguiu em projetos, ais de R$20 milhões de reais para obras e serviços.

Prefeito Zé Martins vai distribuir peixes na Semana Santa para famílias de baixa renda em Bequimão

COMPARTILHE

A gestão do prefeito Zé Martins tem sido realmente voltada para os mais pobres de Bequimão. A grande prova dessa visão administrava é a manutenção do programa Peixe para Todos, criado em 2013 por Zé Martins, e que este ano completa a 7ª Edição. O prefeito distribui todos os anos toneladas de peixes para famílias de baixa renda no município de Bequimão. O programa foi criado baseado no aumento do preço do pescado todos os anos durante a Semana Santa. Com isso, Zé Martins realiza essa Ação Social que beneficia milhares de pessoas, tanto na zona rural, quanto na sede do município.

Este ano, a distribuição das senhas e do peixe acontecerá no dia 18 de abril (quinta-feira), no Mercado Municipal, na Orla Marítima da cidade, iniciando às 6h da manhã, mesmo local da entrega do pescado. Só poderão receber senhas pessoas com idade acima de 12 anos. Vale lembrar, que a fila será única e terá fiscalização da Guarda Municipal.

A reunião para o planejamento da distribuição aconteceu na manhã desta terça-feira (9) e contou com representantes das Secretarias que estarão envolvidas diretamente na Ação da Distribuição do Pescado. Participaram da reunião Dinha Pinheiro (Igualdade Racial), Kell Pereira (Esporte e Juventude), Representantes das Secretarias de Agricultura, Assistência Social, Educação, Limpeza Pública, Saúde, Carlos Bouéres e Otoniel Gusmão (Guarda Municipal), e representantes de demais secretarias.

Fotos: Rodrigo Martins

Prefeito Zé Martins participa da XXII Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (MDB), participa da XXII Marcha em Defesa dos Municípios, que está acontecendo em Brasília. O evento teve abertura nesta segunda-feira (8), às 14 horas, no Centro Internacional de Convenção de Brasília e se estenderá até esta quinta-feira, dia 11 de abril. O gestor bequimãoense defende temas referentes à saúde, educação e gestão. Além de Zé Martins, mais 190 prefeitos maranhenses estão participando da Marcha.

A XXII Marcha tem o objetivo de reunir gestores e legisladores dos municípios brasileiros na capital federal. O encontro é uma mobilização democrática realizada anualmente desde 1998 pela Confederação Nacional dos Municípios. Este ano, 8 mil municipalistas participam do evento.

Nesta terça-feira (9), o presidente da República Jair Bolsonaro fez um discurso que animou bastante o prefeito de Bequimão. Bolsonaro anunciou que vai tentar aumentar a verba para os municípios. Na tarde desta terça-feira, Zé Martins ainda visitou a XI Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias, onde o Ministro Marcos Pontes esteve presente.

A caravana do Maranhão é a segunda maior do evento, com mais de 190 prefeitos, um marco histórico do movimento municipalista no estado. De acordo com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), as pautas consideradas prioritárias estão voltadas para questões da educação, saúde e quedas nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) diante de benefícios fiscais dados pela União.

Na educação, os prefeitos maranhenses querem o parcelamento administrativo dos precatórios do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), via Advocacia Geral da União (AGU), para que todas as cidades possam receber sem que tenham perdas significativas. Na saúde, a demanda é para que a União reveja o valor per capita oferecido ao Maranhão para o custeio das despesas no setor.

Prefeitura de Bequimão adere ao Programa Cheque Cesta Básica – Gestante

COMPARTILHE

A prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao Programa Cheque Cesta Básica – Gestante, lançado através de um decreto pelo governador Flávio Dino, na posse de seu segundo mandato. A proposta busca incentivar a procura pela assistência pré-natal por mulheres grávidas de baixa renda no Maranhão e reduzir as mortes materno-infantis no estado. A adesão foi assinada pelo prefeito Zé Martins.

 

Com a adesão ao Programa, o prefeito Zé Martins visa ampliar a política de saúde, ampliando o acesso aos serviços de saúde no município e acompanhamento do pré-natal para garantir a saúde de mãe e bebê, detectando precocemente patologias maternas e fetais, que podem interferir no bom andamento da gravidez e do pós-parto.

A adesão é uma etapa obrigatória para que as gestantes do município possam ter acesso ao benefício, uma vez que caberá ao município de Bequimão cadastrar a gestante no Sistema Mãe Maranhense, mantendo a alimentação, atualização e envio regular e consistente de informações conforme os critérios técnicos estabelecidos em portaria.

Para o secretário de saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, a adesão será mais um avanço na gestão de saúde do município de Bequimão. “Programas assistencialistas como esses são de extrema importância para a população mais carente de nosso município, não poderíamos ficar de fora, contamos sempre com a sensibilidade dos gestores para que de fato tenhamos avanços”, destacou o secretário.

SAIBA COMO FUNCIONA O CHEQUE CESTA BÁSICA-GESTANTE

– O Cheque Cesta Básica – Gestante será pago diretamente à gestante em até nove parcelas de R$ 100, sendo até seis parcelas durante a gravidez e as demais nos primeiros meses de vida da criança, e deverá ser utilizado, exclusivamente, na aquisição de alimentos.

– A comprovação da renda familiar deverá ser feita mediante o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), administrado pelo Governo Federal.

– Para ingressar no programa, a gestante deve procurar a rede pública de saúde até a 12ª semana de gestação, estar cadastrada no município em que mora e possuir renda familiar mensal que não ultrapasse um salário mínimo. O cadastro será realizado pelo Município na primeira consulta pré-natal.

Carnaval de Bequimão bate recorde de público na Praça Central durante os 4 dias de folia

COMPARTILHE

A superação do Carnaval de Bequimão foi gradativamente desde 2013 quando o prefeito Zé Martins assumiu a gestão do município. Desde então a cidade de Bequimão passou a integrar os roteiros do carnaval da baixada maranhense para os foliões de outras cidades. O público local também é grande os 4 dias de folia, mesmo tendo inúmeros bailes na zona rural do município. Mas este ano a Praça Central bateu recorde de público e reuniu milhares de foliões.

Além da organização e da segurança, as atrações foram bastante elogiadas pelos foliões que se divertiram pra valer no circuito carnavalesco realizado pela Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial. Em 2019 a organização inovou mais uma vez, iniciando a festa mais cedo e encerrando às 2h da manhã, cumprindo uma determinação do Ministério Público do Estado. O corredor da folia contou com a segurança de 38 homens, incluindo guardas municipais, policiais civis e militares, bombeiros civis e seguranças particulares.

Para a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, o momento é de agradecimentos por mais uma missão cumprida. “Mais um carnaval, 7° ano consecutivo de muita festa e diversão, a palavra dita hoje é gratidão a Deus por tudo, que deu muito certo e agradecer aos foliões pela presença. Tivemos a parceria das secretarias de Saúde, Administração e Transporte, Segurança (guarda municipal), Polícias civil e militar, Conselho Tutelar, Serviço de Limpeza Pública, Corpo de Bombeiros Civil e Rádio Bequimão FM. Mas não posso deixar de agradecer aos Vereadores, Secretários Municipais, Assessoria de Comunicação, Integrantes da Imprensa, produtor Gaguinho da Só Festa, mas em particular gostaria de agradecer a toda equipe da Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial e integrantes da Escola de Música Emerson Macedo pelo grande trabalho, empenho e dedicação no Carnaval 2019 de Bequimão”, finalizou.

Para o prefeito Zé Martins, a folia momesca só está sendo realizada há 7 anos em Bequimão, graças ao planejamento feito pela gestão desde 2013. “A gente está fazendo o carnaval porque estamos trabalhando na saúde, educação e infraestrutura. Graças ao nosso planejamento, estamos realizando o carnaval para o povo de Bequimão, que tanto merece uma diversão. Sempre valorizamos as festas tradicionais em nosso município, e o carnaval juntamente com o festejo junino já fazem parte do nosso calendário de eventos”, destacou o prefeito.

Fotos: Rodrigo Martins

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free