casa » Archivo de Etiquetas: Zé Martins

Archivo de Etiquetas: Zé Martins

Carnaval de Bequimão bate recorde de público na Praça Central durante os 4 dias de folia

COMPARTILHE

A superação do Carnaval de Bequimão foi gradativamente desde 2013 quando o prefeito Zé Martins assumiu a gestão do município. Desde então a cidade de Bequimão passou a integrar os roteiros do carnaval da baixada maranhense para os foliões de outras cidades. O público local também é grande os 4 dias de folia, mesmo tendo inúmeros bailes na zona rural do município. Mas este ano a Praça Central bateu recorde de público e reuniu milhares de foliões.

Além da organização e da segurança, as atrações foram bastante elogiadas pelos foliões que se divertiram pra valer no circuito carnavalesco realizado pela Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial. Em 2019 a organização inovou mais uma vez, iniciando a festa mais cedo e encerrando às 2h da manhã, cumprindo uma determinação do Ministério Público do Estado. O corredor da folia contou com a segurança de 38 homens, incluindo guardas municipais, policiais civis e militares, bombeiros civis e seguranças particulares.

Para a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, o momento é de agradecimentos por mais uma missão cumprida. “Mais um carnaval, 7° ano consecutivo de muita festa e diversão, a palavra dita hoje é gratidão a Deus por tudo, que deu muito certo e agradecer aos foliões pela presença. Tivemos a parceria das secretarias de Saúde, Administração e Transporte, Segurança (guarda municipal), Polícias civil e militar, Conselho Tutelar, Serviço de Limpeza Pública, Corpo de Bombeiros Civil e Rádio Bequimão FM. Mas não posso deixar de agradecer aos Vereadores, Secretários Municipais, Assessoria de Comunicação, Integrantes da Imprensa, produtor Gaguinho da Só Festa, mas em particular gostaria de agradecer a toda equipe da Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial e integrantes da Escola de Música Emerson Macedo pelo grande trabalho, empenho e dedicação no Carnaval 2019 de Bequimão”, finalizou.

Para o prefeito Zé Martins, a folia momesca só está sendo realizada há 7 anos em Bequimão, graças ao planejamento feito pela gestão desde 2013. “A gente está fazendo o carnaval porque estamos trabalhando na saúde, educação e infraestrutura. Graças ao nosso planejamento, estamos realizando o carnaval para o povo de Bequimão, que tanto merece uma diversão. Sempre valorizamos as festas tradicionais em nosso município, e o carnaval juntamente com o festejo junino já fazem parte do nosso calendário de eventos”, destacou o prefeito.

Fotos: Rodrigo Martins

Abertura do Carnaval 2019 reúne grande público na Praça Central em Bequimão-MA

COMPARTILHE

Acompanhado da esposa, Vânia Martins (Primeira Dama de Bequimão) e do herdeiro, Martins Filho, o prefeito Zé Martins prestigiou a Abertura do Carnaval 2019 em Bequimão na noite deste sábado (02). A festa momesca arrastou grande público que lotou a Praça Central (2 de novembro).

Na abertura do evento carnavalesco o prefeito Zé Martins entregou a chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha. Na abertura o público dançou ao som da bandas Skema Top, Tricha, Miragem e fechou a noite com Thales Lessa. A festa contou a presença de foliões do município e de cidades vizinhas, além de secretários municipais, vereadores e servidores que estão empenhados na organização do evento.

As imagens mostram como foi a primeira noite da festa de momo em Bequimão. “Vamos fazer um grande carnaval este ano, com segurança e muita alegria. Temos 38 homens na segurança do evento (guardas municipais, policiais militares e civis, além de seguranças particulares). Quero agradecer o público que compareceu em grande número neste sábado e convidar para os demais dias de folia em nossa cidade”, destacou o Prefeito de Bequimão.

Só para lembrar aos foliões que a festa começa mais cedo todos os dias e encerra às 2h da manhã por determinação do Ministério Público (MP).

Fotos: Rodrigo Martins

Prefeito Zé Martins emite Nota de Esclarecimento sobre acusação do MPE

COMPARTILHE

Após o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPE) publicar uma matéria sem argumentação apontando uma série de irregularidades e acusar o prefeito de Bequimão, Zé Martins de abandonar a obra do Parque Expocapril e alega ausência de prestação de contas dos valores recebidos por meio do convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura (Sagrima), o prefeito Zé Martins emitiu nota de esclarecimento desmontando o verdadeiro factoide do MP de Bequimão. Com documentos e fotos, o gestor bequimãoense prova o exagero do Ministério Público e a injustiça cometida por falta de informações.

 

VEJA ABAIXO A NOTA DE ESCLARECIMENTO NA ÍNTEGRA

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, em respeito à opinião pública, e em atenção às matérias jornalísticas diversas dando conta da propositura de Ação Civil por ato de Improbidade Administrativa proposta pelo Ministério Público Estadual através de sua Promotoria instalada na Comarca de Bequimão, vem esclarecer o que segue:

1 – Inicialmente devemos reconhecer e louvar o zelo do Ministério Público na defesa do patrimônio público e da probidade administrativa, iniciativas que por vezes, devido ao excesso de zelo, acaba por cometer algumas injustiças, como foi no presente caso;

2 – Com efeito, o Município de Bequimão assinou convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, ainda no ano de 2014, cujo objeto era a construção da infraestrutura do Parque de Exposição do município, no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais);

3 – Do total contratado, o governo estadual repassou apenas R$ 100.000,00 (cem mil reais), tendo o Município de Bequimão executado bem além deste valor, prova disso é que nunca cessou as exposições no mencionado parque como mostram as fotografias que seguem em anexo a esta nota;

4 – Embora tenha recebido somente o valor da primeira parcela, apesar de reiterados pedidos de medições para receber o restante do convênio e concluir a obra, o Município de Bequimão, fez sim, a prestação de contas do valor recebido em 26 de dezembro de 2014, conforme protocolo da SAGRIMA, tendo sido a mesma autuada com o Processo 0244876/2014 (SAGRIMA), falecendo de qualquer sentido a acusação da parte do MPE de que não houve a prestação de contas;

5 – Com relação à ilação de que teria havido “irregularidades no processo”, trata-se de uma acusação totalmente sem sentido. O processo licitatório obedeceu todas as etapas previstas em lei e o objeto foi executado. Não tendo sido concluído até o final, devido à ruptura unilateral do convênio por parte do atual governo estadual.

6 – Por fim, conclamamos, não apenas o Ministério Público, mas, também, a imprensa e toda a sociedade a se manterem vigilantes quanto à fiscalização dos recursos públicos, pois da parte deste gestor tais iniciativas sempre terão todo o apoio necessário, uma vez que a fiscalização e vigilância apenas atestarão a lisura dos nossos procedimentos.

Atenciosamente,

Zé Martins

Prefeito de Bequimão.

Zé Martins participa do plantio das mudas de Paricás no povoado Paricatíua em Bequimão

COMPARTILHE

Na manhã do último sábado (26), o prefeito de Bequimão, Zé Martins, participou do plantio de 200 mudas de Paricás, destinadas à implantação do “Bosque dos Paricás” na comunidade Paricatíua que fica localizada a margem do Rio Itapetininga, na zona rural de Bequimão/MA.

O plantio das mudas é uma ação que faz parte do projeto “Paricás em Paricatíua: um sonho possível”, idealizado pelo professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Laboratório do Semiárido (LabSar), Dr. José de Jesus Lemos, natural de Paricatíua. A ação teve como objetivo devolver à comunidade um “Bosque de Paricás” e reconstituir um passado onde a planta dominava a paisagem.

O povoado Paricatíua tem seu nome estreitamente relacionado ao Paricá, árvore que era abundante no passado. Atualmente, não se tem notícia da existência de um único exemplar da planta na região. É uma árvore florestal que pode alcançar até 30 metros de altura e sua madeira leve é usada para obter compensados e laminados para móveis e fabricação de canoas, entre outros usos.

O projeto só foi concretizado, devido aos outros sonhadores e apoiadores, especialmente os membros da comunidade de Paricatíua, os principais beneficiários e protagonistas do projeto, os professores e estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM) e a Prefeitura Municipal de Bequimão.

O plantio das mudas foi em regime de mutirão. Onde coube ao Dr. Lemos visivelmente emocionado fazer o plantio da primeira muda, seguido nesse gesto pelo prefeito Zé Martins (Prefeito de Bequimão), por Ana Creuza (presidente do FDBM), Maria José e Marcelo Lemos (esposa e filho do Dr. Lemos), e Jorge Filho (vereador). Os estudantes da Unidade Integrada Paricatíua, os idosos, moradores e visitantes também plantaram suas mudas. A diversidade vegetal do Bosque se misturou à riqueza e beleza de pessoas de diferentes idades, que celebraram o momento cantando e nos encantando com o hino de louvação a Paricatiua, fato que deu um colorido especial ao momento, tornando-se uma verdadeira festa cívica e ecológica.

Para o idealizador do projeto, Dr. Lemos, foi inebriante ver adultos e idosos felizes plantando mudas da árvore que empresta o nome ao povoado, se referindo as crianças ele acrescentou “de agora em diante as aulas práticas de biologia e de educação ambiental do povoado não serão mais as mesmas”, declarou.

O prefeito Zé Martins destacou a iniciativa coordenada pelo Paricatiuense, José Lemos. “É uma ação de extrema importância para a conscientização ambiental da comunidade. Além das árvores nativas já existentes no entorno do terreno, o plantio das mudas vai contemplar a região com o belo Bosque que se transformará em um espaço de lazer e convivência. Será um ganho para a comunidade e visitantes”, disse o prefeito.

Por Rodrigo Martins (Texto e Fotos)

Mutirão do Glaucoma será realizado nesta quinta-feira (31) em Bequimão-MA

COMPARTILHE

O primeiro Mutirão de Glaucoma de 2019 será realizado na próxima quinta-feira, dia 31 de janeiro, no período da tarde no município de Bequimão. A ação é realizada pela prefeitura, em parceria com os governos federal e estadual. O atendimento será no período da tarde e os pacientes podem chegar para fazer suas fichas a partir das 13h30. Para ser atendido basta levar o Cartão do SUS e um documento de identificação com foto, além do comprovante de residência. O atendimento vai acontecer no Centro de Saúde Santo Antônio, ao lado da Prefeitura, na rua Capitão José Castro.

PROCEDIMENTOS DURANTE A CONSULTA

Durante a consulta, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho.

A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia. Para combater o glaucoma, o programa ainda oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes sobre o uso correto da medicação.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular. Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.

Depois das consultas de triagem, os pacientes que precisam de intervenção cirúrgica são encaminhados para São Luís, recebendo suporte da Secretaria Municipal de Saúde nos custos com deslocamento, alimentação e medicamentos. Já quem precisa apenas da medicação, recebe o colírio na hora, inteiramente grátis para usar durante 90 dias.

Prefeito Zé Martins emite Nota de Pesar pelo falecimento da Prefeita de Guimarães-MA

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (MDB), emitiu Nota de Pesar pelo falecimento da prefeita do município de Guimarães, Benedita Margarete Matos Ribeiro (Margarete Ribeiro), ocorrido às 3h30 da madrugada desta segunda-feira (21) na capital maranhense, São Luís.

A Prefeita Margarete Ribeiro morreu em decorrência de um câncer, que tratava desde 2017, início de sua gestão. O corpo da prefeita chegou no final da tarde desta segunda-feira (21) no Portal da Cidade, bairro Nova Vila, de onde seguiu em cortejo até a Sede da Prefeitura Municipal, e posteriormente até o Ginásio Rubens Teixeira Goulart, onde está sendo velado. Na manhã desta terça-feira, dia 22 de janeiro, ocorrerá a missa de corpo presente na Igreja Matriz de São José. O sepultamento ocorrerá na cidade de Pinheiro-MA.

QUEM ERA A PREFEITA MARGARETE RIBEIRO

Benedita Margarete Matos Ribeiro, nasceu em 20 de abril de 1961, na cidade de Pinheiro-MA. Casou-se com o vimarense Raimundo Cesar Pereira Ribeiro, com quem teve dois filhos (Almir e Hugo). Margarete é avó de Maria Luísa e mãe adotiva de Eleonora Oliveira e Maricélia Pereira.

Graduou-se em Enfermagem, especializou-se em Obstetrícia e Saúde Pública no Rio de Janeiro. Foi trabalhar em Guimarães no final dos anos 1980 como diretora administrativa do Hospital Municipal. Em Pinheiro-MA foi Secretária de Saúde, Coordenadora da Saúde Pública, Meio Ambiente e Saneamento Básico no município, depois Secretária de Saúde em Olinda Nova-MA e Guimarães.

Margarete foi auditora do município de Viana-MA na área da saúde, ocupando essa mesma função em Cedral-MA. Antes de ser eleita prefeita de Guimarães em outubro de 2016, Margarete prestava serviços como coordenadora do DST/AIDS, hanseníase, sendo referência pelo Ministério da Saúde em gestão Descentralizada do Estado do Maranhão atendendo 17 municípios do polo de Pinheiro, 17 municípios do polo de Zé Doca e 11 municípios do polo de Viana.

Ao longo de toda sua vida profissional dedicou-se aos programas de saúde da mulher, enquanto gestora municipal tinha especial carinho pelo Programa Nascer vimarense com amor, voltado ao cuidado com os recém-nascidos em Guimarães.

Gestão do prefeito Zé Martins é premiada novamente em São Luís

COMPARTILHE

A gestão do prefeito Zé Martins (MDB) é em sua totalidade a mais eficiente da baixada maranhense e uma das mais atuantes do Estado do Maranhão, reconhecida pelos próprios gestores do Estado. Sempre visando a população bequimãoense, novamente o prefeito Zé Martins, auxiliado por seus secretários e servidores municipais teve seu trabalho reconhecido e contemplado com mais uma premiação na área da Saúde. O município participou da 12ª edição do Prêmio Maranhão Saúde, onde Bequimão foi homenageado pelo desempenho feito no ano de 2018 em Atenção à Saúde das Comunidades Tradicionais (Quilombolas) no município.

Para o secretário de saúde de Bequimão, que esteve presente no evento de premiação, o momento mostra o grande trabalho realizado na saúde de Bequimão, mesmo com tantas dificuldades enfrentadas. “O sentimento é de satisfação pelo reconhecimento do nosso esforço e empenho durante toda nossa gestão, mesmo com as dificuldades de um ano em crise, conseguimos manter esse padrão de qualidade em Bequimão. Sabemos que temos que melhorar cada vez mais, e para isso, sempre contamos com a sensibilidade do prefeito Zé Martins, que não mede esforços para apoiar nossas ações no município. Aproveito para parabenizar toda nossa equipe, que veste a camisa e cai em campo para fazer sempre o melhor para nosso povo”, destacou o secretário.

O prefeito Zé Martins destacou a felicidade do reconhecimento de um trabalho árduo, de uma luta constante, mas muito satisfatória. “Nossa gestão encontra dificuldades em todos os setores, na saúde não é diferente, o custo para manter o hospital Lídia Martins é muito alto e só eu sei o quanto é difícil para que nosso povo tenha uma saúde digna, que ainda não está do jeito que quero, mas somos o único município que tem um hospital de 20 leitos funcionando plenamente mantido pela prefeitura. É claro que sonho com algo melhor para nosso povo, mas para isso precisamos ser vistos pelo Estado e União. Mas se Deus quiser vamos concluir nosso mandato com muito sucesso e com novos reconhecimentos, não só na saúde, mas em outros setores da gestão. Para nós esse prêmio serve como estímulo para continuar buscando recursos para investimentos na saúde, sempre coloquei a saúde de Bequimão em primeiro plano em nossa gestão, esse reconhecimento é fruto de muito trabalho e planejamento. E vamos avançar ainda mais”, disse o prefeito.

Além da atenção especial e contínua durante a ano todo que a gestão tem com as comunidades quilombolas, tem também a semana do bebê quilombola, onde a Secretaria de Saúde tem uma atuação de extrema importância, fazendo um acompanhamento estratégico e planejado em todas as comunidades certificadas de Bequimão. Devido a esse poder de atuação e resultado, a Saúde de Bequimão tem ocupado posição de destaque e mais uma vez é reconhecida, recebendo mais uma comenda pelo sucesso alcançado.

A secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, também esteve presente no evento de premiação e destacou a importância do trabalho em parceria com a saúde e outras secretarias. “Fico feliz em estar aqui nesta noite, onde Bequimão mais uma vez tem seu nome em destaque na gestão pública durante a administração do prefeito Zé Martins. Nosso trabalho sempre foi em parceria com outras secretarias e a saúde tem nos dado uma grande força nas ações dentro das comunidades quilombolas. Em tudo que envolve os quilombos, a Secretaria de Saúde está presente, por isso é justo este reconhecimento, ganha Bequimão e muito mais o povo que é o mais beneficiado nesta gestão”, enfatizou.

Estiveram presentes no evento de premiação da 12ª edição do Prêmio Maranhão Saúde, o vice-prefeito Magal, os secretários Josmael Castro (Assistência Social), Dinha Pinheiro (Cultura e Promoção da Igualdade Racial e Sidney Bouéres (Saúde), além de servidores municipais de Bequimão.

Prefeito Zé Martins recupera estrada vicinal que liga o povoado Beira do Campo

COMPARTILHE

A prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura está recuperando as estradas vicinais na zona rural do município. Esta semana a prefeitura está trabalhando na recuperação da estrada que liga a comunidade Beira do Campo. O local ficou com 6 metros de comprimento por 4 metros de largura.

Além de recuperar a estrada, melhorando a acessibilidade dos moradores, a prefeitura está substituindo pontes de madeira por bueiras de concreto. Além da população de Beira de Campo, os moradores do povoado Bem Posta também serão beneficiados com esse serviço de infraestrutura.

Segundo o prefeito Zé Martins, que desde 2014 já recuperou e ampliou mais de 300 quilômetros de estradas em mais de 78 comunidades. De acordo com o prefeito, o trabalho de recuperação e ampliação de estradas na zona rural vai acontecer diretamente até atingir 100% das comunidades.

“Recuperamos e ampliamos mais de 300 quilômetros de estradas vicinais desde 2014 em Bequimão. Além disso já substituímos dezenas de pontes de madeira por bueiras de concreto. Em povoados que no inverno a ponte era levada pela correnteza, isso nunca mais aconteceu. Nosso projeto é acabar com as pontes de madeira e substituir 100% por bueiras de concreto. Temos dificuldades financeiras, mas com muito planejamento vamos avançar e atingir todas as comunidades com esse trabalho”, destacou Zé Martins.

Como o inverno chegou em dezembro para os bequimãoenses este ano, a chuva acabou danificando algumas estradas, o que atrapalha o trabalho de infraestrutura em alguns locais de difícil acesso. Mas segundo o prefeito, sua equipe vai está de alerta 24h para qualquer tipo de urgência sobre estradas.

Prefeito Zé Martins assina termo de adesão ao programa JEPP

COMPARTILHE

No final da tarde desta terça-feira (15), o prefeito do município de Bequimão, Zé Martins, assinou o termo de adesão ao programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que leva educação empreendedora aos estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

O projeto faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae e pode ser desenvolvido em escolas públicas e privadas. O JEPP foi implantado no Sebrae do Maranhão desde 2015. No período, mais de 42 mil estudantes já participaram da iniciativa e mais de 1 mil professores de 107 instituições de ensino maranhenses foram capacitados nas metodologias do programa JEPP.

O município assume mais uma vez o compromisso de capacitar os profissionais da educação, e consequentemente, levar aulas de empreendedorismo aos jovens da rede municipal de ensino. “Precisamos despertar nos jovens o espírito empreendedor, dar a oportunidade que eles possam abrir seus pensamentos e ver o mundo de oportunidades que temos”, ressaltou o prefeito Zé Martins.

A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (15) em São Luís, no auditório Armando Gaspar, na Sede do Sebrae Maranhão. Na ocasião, mais 15 prefeituras maranhenses manifestaram publicamente o interesse em aderir ou renovar a adesão ao programa JEPP, que capacita professores de ensino fundamental a incluírem o empreendedorismo no currículo escolar.

Fotos: Rodrigo Martins

Prefeito Zé Martins assina mais três convênios de mais de R$1,3 milhão de reais para Bequimão-MA

COMPARTILHE

O ano de 2019 começou bem para o município de Bequimão e principalmente para a população bequimãoense. No último dia 31 de dezembro de 2018, o prefeito Zé Martins assinou um convênio de quase R$ 2 milhões com a Caixa Econômica Federal para pavimentação asfáltica em ruas e avenidas de bairros da cidade. Dez dias depois, novos convênios foram assinados por Zé Martins que vão beneficiar a população. Nesta quinta-feira (10), o prefeito Zé Martins assinou três convênios com o Ministério da Integração, através da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), no valor de R$ 1.350.000,00 (um milhão e trezentos e cinquenta mil reais) para Sistemas de Abastecimento de Água na zona rural e compra de máquina Pá Escavadeira.

Um dos convênios assinado por Zé Martins nesta quinta-feira (10) no valor de R$ 383.100,00 (trezentos e oitenta e três mil e cem reais) será para compra (aquisição) de uma máquina (Pá Escavadeira), que servirá para construção de açudes nos campos inundados do município para criação de peixes e animais aos moradores da zona rural, além de recuperar e ampliar estradas vicinais e barragens no município de Bequimão. O convênio Nº 867542/2018 foi celebrado entre a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Prefeitura de Bequimão, por meio do Ministério da Integração.

O segundo convênio assinado pelo prefeito Zé Martins foi para implantação de Sistema de Abastecimento de Água na zona rural do município de Bequimão, no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais). O convênio Nº 867452/2018, também foi celebrado entre a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Prefeitura de Bequimão, por meio do Ministério da Integração.

Já o terceiro convênio assinado no mesmo dia pelo prefeito Zé Martins, também será para implantação de Sistema de Abastecimento de Água na zona rural do município de Bequimão, no valor de R$ 566.900,00 (quinhentos e sessenta e seis mil e novecentos reais). O convênio Nº 867548/2018 foi celebrado entre a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Prefeitura de Bequimão, por meio do Ministério da Integração.

Para o prefeito Zé Martins, os frutos de um trabalho árduo e sério estão chegando e serão importantes para melhorar a vida de milhares de bequimãoenses. “Para alguns pode ser uma admiração ou até mesmo surpresa eu está assinando esses convênios que envolvem projetos importantes para Bequimão, mas para mim, que trabalho e luto dia e noite por isso, simplesmente é uma felicidade está colhendo os frutos de uma luta diária, que servirá para os bequimãoenses. Com esses convênios vamos poder levar água potável para comunidades da zona rural, além de comprar uma Pá Escavadeira que vai ajudar muito na infraestrutura do município. Essa é a minha missão como prefeito, quero deixar um legado importante para nosso povo”, destacou Zé Martins.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free