casa » Archivo de Etiquetas: Zé Inacio

Archivo de Etiquetas: Zé Inacio

Zé Inácio destaca prisão de suspeitos de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco

COMPARTILHE

O deputado Zé Inácio (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na terça-feira (12), para dar destaque à prisão de dois suspeitos de envolvimento no assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista Anderson Gomes. O crime completará um ano no dia 14 deste mês.

O deputado destacou a relação do caso com a milícia do Rio de Janeiro e a estreita proximidade dos suspeitos com a família Bolsonaro. “Esse crime tem uma relação muito estreita com as milícias do Rio de Janeiro. E eu faço questão de relatar, também, que o ex-policial militar Élcio Queiroz ostenta em seu perfil no Facebook uma foto sorridente ao lado do atual presidente Jair Bolsonaro, o que pode não significar nada, mas que revela o motivo da lentidão nas investigações, para que esse crime não interferisse no processo eleitoral do ano passado”, disse o parlamentar.

Zé Inácio também destacou o fato de um dos acusados ser vizinho do atual presidente em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca. “Quanto ao policial militar reformado Ronier Lessa, apontado como autor dos 13 disparos que mataram Marielle e Anderson, ele mora no mesmo condomínio de Jair Bolsonaro. Isto é, as digitais do crime estão no quintal do atual presidente”, afirmou Zé Inácio.

O parlamentar finalizou seu discurso ressaltando a importância dessas prisões e afirmando que, apesar da lentidão nas investigações, algumas respostas começam a ser dadas. “É preciso ir além, resolver o caso, dar resposta não só àqueles que assassinaram,  apertaram o gatinho, conduziram o veículo e se empreenderam em fuga, mas identificar quem são os mandantes do crime, porque não se trata apenas de um assassinato de uma vereadora, mas, sim, de uma tentativa de calar a voz de uma parlamentar negra, defensora das minorias, que era a voz das periferias. Portanto, um atentado contra o Estado Democrático de Direito”, disse.

Zé Inácio também exigiu que a investigação vá além da prisão dos suspeitos do assassinato, identificando quem é ou quem são os mandantes deste brutal crime político. “Exijo, como deputado e cidadão brasileiro, que essa investigação vá além dos executores, que cheguem aos mandantes, porque é inadmissível que no Brasil convivamos com a possibilidade de ter ainda lideranças políticas, parlamentares, defensores dos direitos humanos assassinados ou exilados em outro país por defenderem seus ideais”, concluiu.

Zé Inácio discute falta d’água em Paraibano-MA

COMPARTILHE

O deputado estadual Zé Inácio (PT), acompanhado do vereador de Paraibano, Ricardo Campos, participou, na sexta-feira (26), de uma audiência com o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Carlos Rogério Santos Araújo, para tratar sobre a falta de abastecimento de água no município.

Na reunião, o vereador explicou que o bairro Vila Aparecida está há um ano sem água, devido à queda da bomba, que acabou desativando o poço. “São mais de 500 famílias sem água e já não temos mais o que dizer a elas. Estamos tentando ajudá-las com um carro pipa, mas não é suficiente. Se esse problema for sanado, conseguiremos resolver cerca de 80% da falta de água”, disse o vereador.

A Caema, conforme o deputado, está empenhada em tentar solucionar o problema. “Que é grave no caso de Paraibano. Mas com o empenho da empresa, esperamos um resultado positivo”, disse o deputado.

O presidente da Caema, Carlos Rogério, comprometeu-se a assinar um Termo de Compromisso e organizar um plano de ação para dar cumprimento ao serviço.  Assim como concretizar a entrega de mais um poço e a reforma do prédio da sede da Caema, em Paraibano.

Também participaram do encontro o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente da Caema, Carlos Alberto Martins de Sousa; o chefe de gabinete, Petrônio Alves,  e uma representante da Assessoria de Regulação e Concessão e Métodos.

Zé Inácio reúne-se com Sindicato dos Urbanitários e o governador

COMPARTILHE

Representantes do Sindicato dos Urbanitários participaram, na tarde da última quinta-feira (17), de uma audiência com o governador do Estado, Flávio Dino, no Palácio dos Leões. A pauta, articulada pelo deputado Zé Inácio (PT), tratou sobre gestão da Caema, privatização da Eletrobras e soluções aos problemas apresentados pelos sindicalistas.

O deputado enfatizou as ações postas em prática para a melhoria do abastecimento de água no Maranhão. “Nesses três anos,  o governo, por meio do tesouro estadual, investiu cerca de 300 milhões na Caema. Por isso, discutimos uma gestão que otimize os investimentos já disponibilizados. De forma articulada com o sindicato e a direção da Caema, esses serviços precisam ser ampliados, tanto no que diz respeito ao tratamento de esgoto, quanto ao abastecimento de água”, disse Zé Inácio.

O governador disse que está aberto ao diálogo com o sindicato e é contra a privatização do sistema Eletrobras. “Não é o momento para privatizações. Uma política estratégica deve ser preservada para o desenvolvimento do país. Assinei a carta reiterando, novamente, que somos contra. Quanto à Caema, estamos fazendo investimentos públicos desde 2015, para que a companhia possa corrigir problemas acumulados ao longo de décadas. Já há, inclusive, uma convergência de ideias entre a nossa política e o que pensa o sindicato”, disse o governador.

Durante a manhã, a diretoria do Sindicato dos Urbanitários, trabalhadores e membros da diretoria da Caema, participaram de uma agenda de trabalho, com apoio do parlamentar, na Assembleia Legislativa. Na oportunidade, foi discutida a necessidade de uma gestão que proporcione a reestruturação da companhia.

Participaram da audiência com o governador os representantes do Sindicato dos Urbanitários: Rodolfo César (diretor de Saneamento), Vaner Almeida (secretário geral), Nivaldo Araújo (representante da CUT), Aline Marques Borges (secretária de Políticas Sociais) e o assessor jurídico, Guilherme Zagalo.

Zé Inácio participa de programação alusiva ao Dia Estadual das Trabalhadoras Domésticas

COMPARTILHE

O deputado Zé Inácio (PT) participou, nesta sexta-feira (27), da programação alusiva ao “Dia Estadual das Trabalhadoras Domésticas”, evento organizado pelo sindicato da categoria e realizado na Casa do Trabalhador.

O Projeto de Lei que instituiu a data é uma iniciativa do parlamentar e visa não apenas comemorá-la, mas, também, destacar a luta da categoria para a conquista de direitos.

“As reformas trabalhistas estão precarizando as relações de trabalho e a terceirização está gerando mais informalidade. Para fazer esse enfretamento, é importante que as trabalhadoras domésticas se organizem em torno dessa luta”, disse Zé Inácio.

Participaram do ato a presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, Valdelice de Jesus Almeira; o presidente do Sindicato dos Hotéis, Luiz Henrique; a representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Margareth Rosa Martins; a assistente social do INSS, Miriam Alice; a advogada do Sindoméstico, Hosana Fernandes, e Patrícia Tocantins, do Cerest-Regional.

 

Deputado bequimãoense passa a ser chamado de Zé Inácio“Lula da Silva

COMPARTILHE

Em homenagem ao ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, o deputado estadual Zé Inácio (PT) protocolou nesta quinta-feira (12), ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), solicitando que, a partir desta data, seu sobrenome parlamentar seja “Zé Inácio Lula da Silva”.

A partir da mudança, o novo nome do deputado estará no painel eletrônico do plenário da Assembleia e também será mencionado durante debates ou votações na Casa Legislativa.

“Estamos homenageando o ex-presidente Lula, após essa prisão política, mas também estamos dizendo que continuamos a apoiá-lo e sermos um pouco do que ele é e representa para todos os brasileiros”, disse Zé Inácio.

Vários pedidos similares já foram realizados para incluir o nome “Lula da Silva”. Parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT), na Câmara dos Deputados, no Senado e nos demais municípios aderiram a homenagem.

 

Nota dez ao deputado Zé Inácio sobre filiação de Waldir Maranhão ao PT

COMPARTILHE

O deputado estadual Zé Inácio (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (3), para se posicionar sobre a solicitação de filiação do deputado federal Waldir Maranhão (Avante) ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Como militante político que defende o fortalecimento da legenda e do partido no Estado, Zé Inácio mostrou-se favorável à filiação. “O deputado Waldir decide filiar-se ao PT no momento em que o país enfrenta uma grave crise econômica, política e social, em que a democracia é ameaçada constantemente e direitos conquistados a duras penas pelo povo são aniquilados por um governo ilegítimo, por um governo golpista. O deputado, inclusive, tentou evitar o golpe quando se posicionou contra o impeachment e a favor da presidenta Dilma quando exercia a presidência da Câmara”, disse.

Zé Inácio também falou sobre a chapa majoritária do governador Flávio Dino (PCdoB). “O governador tem e terá o meu apoio para concorrer à reeleição, mas não podemos abrir mão desse debate político e dizer que o PT tem força suficiente para contribuir fortemente para sua reeleição, tendo um nome que possa vir a ser o deputado Waldir Maranhão na chapa majoritária. Com o apoio do governador e de Lula, ele passa a ser um dos candidatos mais competitivos ao Senado, por isso que, talvez, alguns temam a ida dele para o PT”, refletiu.

Por fim, o deputado destacou a importância de eleger parlamentares petistas que possam dar sustentação ao projeto nacional de fortalecimento da democracia brasileira e de retomada das conquistas históricas alcançadas nos governos do PT. “Na luta para que possamos ter um estado de bem estar social, como já promoveu o PT nos seus primeiros governos, no governo Lula e no governo Dilma, por meio de programas como ‘Bolsa Família’, ‘Prouni’, ‘Minha Casa Minha Vida’, ‘Ciências sem Fronteiras’ e tantos outros programas. É importante que haja, na Câmara e no Senado Federal, pessoas comprometidas com esse tipo de projeto. Por isso que nós lutamos para ter um senador do PT na chapa de reeleição do governador Flávio Dino”, concluiu.

 

Zé Inácio prestigia aniversário de Santa Luzia-MA

COMPARTILHE

O deputado estadual Zé Inácio esteve no domingo e na segunda-feira na cidade de Santa Luzia para participar das comemorações dos 57 anos de emancipação política da cidade.

Acompanhado da prefeita França do Macaquinho e do vice Jucelino Júnior, foram inauguradas três Unidades Básicas de Saúde – UBS. Que irão dispor de consulta médica de enfermagem, acompanhamento de equipe de assistência social as famílias dos bairros, atendimento odontológico e fisioterapia.

Os bairros contemplados com as UBS foram Mutirão, Vila São Paulo e Nova Santa Luzia.

Houve ainda a entrega de 23 títulos de terras, pelo iterma. E assinatura de ordem de serviço para iluminação do estádio. Um bolo de 57 metros foi feito para cantar os parabéns da cidade e foi realizado o sorteio de brindes.

Em seu discurso Zé Inácio parabenizou a prefeitura pela excelente gestão que vem realizando em Santa Luzia e destacou as mudanças e melhorias que foram feitas na cidade em pouco mais de 15 meses de mandato. O deputado ainda comprometeu-se a destinar emenda para o custeio da saúde do município.

Condôminos pedem instalação de CPI proposta pelo deputado Zé Inácio

COMPARTILHE

Os moradores dos condomínios Jardins, Provence, Vitória e Pleno, da construtora Cyrela, denunciaram os problemas que enfrentam devido às irregularidades nos imóveis, desde que receberam as chaves. Eles se pronunciaram na audiência pública que discutiu o assunto e foi realizada na Assembleia Legislativa, na tarde/noite da última terça-feira (13).

Os depoimentos dos condôminos foram acompanhados pelo deputado estadual Zé Inácio (PT), que propôs a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias contra a empreiteira. Os deputados Bira do Pindaré (PSB), Roberto Costa (PMDB) e Edson Araújo (PSB) já assinaram a proposição. Além deles, comprometeram-se a assinar Rogério Cafeteira (DEM), Wellington do Curso (PP) e Marco Aurélio (PCdoB). Ao todo, quatorze parlamentares ainda precisam aderir para que a CPI seja instaurada.

Os moradores apelaram aos parlamentares para que assinem a CPI. “Investimos todo o nosso patrimônio nesses empreendimentos, que apresentam sérios problemas na estrutura, parte elétrica, infiltrações, vazamento de gás, etc. Mesmo com mais de 5 mil famílias com suas vidas em risco, a Cyrela até hoje não deu nenhuma assistência e nem tentou resolver a situação. Por isso, estamos fazendo esse apelo aos parlamentares para que eles assinem a CPI e nos apoiem nessa luta”, disse um morador, que se identificou como Haroldo.

Zé Inácio frisou que os órgãos responsáveis que autorizaram as licenças à empreiteira também devem ser investigados.  “Não queremos politizar. Estamos lutando para que outas famílias maranhenses não venham a ser lesadas e desrespeitadas. A Cyrela tem tratado esses moradores com total descaso, pondo suas vidas em risco. Por isso, junto à promotora de Justiça do Consumidor Lítia Cavalcante, seguiremos até o fim, para que haja punição civil e penal”, disse Zé Inácio.

Lítica Cavalcante pronunciou-se: “Todos os meios possíveis de negociação já foram esgotados para que a Cyrela resolvesse a situação desses moradores. Inclusive descumpriu uma decisão judicial: o Termo de Ajustamento de Conduta-TAC. Serão ajuizadas ações civis públicas e, se for o caso, a empresa terá de refazer todos os empreendimentos”, frisou.

Também participaram da audiência os promotores de Justiça Pedro Lino Silva Cordeiro e Haroldo Paiva (Conflitos Agrários); a presidente do Sindicato dos Arquitetos do Maranhão, Maria Laís; o secretário municipal de Urbanismo e Habitação de São Luís (Semurh), Madson Leonardo; o representante do Corpo de Bombeiros, Coronel França e também da construtora Cyrela.

Zé Inácio propõe abertura de CPI para investigar caso da “ Construtora Cyrela”

COMPARTILHE

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (12), o deputado estadual Zé Inácio (PT) apresentou requerimento solicitando a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de irregularidades em empreendimentos da construtora Cyrela, investigada pelo Ministério Público estadual.

A instalação da CPI pretende investigar as falhas nas obras dos condomínios Jardim Toscana e Jardim Provence (Altos do Calhau), Vitória (Forquilha), Pleno Residencial (Jaracati) e Farol da Ilha (Ponta d’Areia), denunciadas pelos moradores ao parlamentar e à promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante. Apesar do Ministério Público ter firmado, com a Cyrela, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para corrigir falhas apontadas, estas ainda não teriam sido sanadas.

Zé Inácio afirmou que a Cyrela precisa ser punida. “Peço o apoio dos parlamentares para instaurar a CPI. A situação é gravíssima e vai além da relação de consumo entre moradores e empresa”, cobrou o parlamentar.

Os empreendimentos imobiliários apresentam falhas e problemas de construção, com defeitos nas estruturas dos prédios, a exemplo de vazamento de gás. Apresentam ainda irregularidades no sistema elétrico, problemas hidráulicos, no revestimento, e infiltrações.

O deputado acompanhou a promotora Lítia Cavalcante durante vistoria técnica nos condomínios, na presença de bombeiros e de representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). No condomínio Vitória, por exemplo, os moradores mostraram infiltrações, rachaduras na estrutura e nas calçadas, bem como o desmoronamento de parte do muro. Mostraram ainda a inundação provocada pelo transbordamento do rio Paciência, na Estrada de Ribamar. A água invade a área de lazer das piscinas e os apartamentos. Além disso, há um forte odor causado pela estação de tratamento de esgoto, ao lado dos prédios e à margem do rio.

No Pleno Residencial, a situação é de vazamento na tubulação de gás em seis torres e infiltração, que provocou a queda do forro, em várias áreas.

Zé Inácio participa do lançamento da pré-candidatura de Lula

COMPARTILHE

O Deputado Estadual (PT) Zé Inácio esteve nesta quinta-feira 25/01, na reunião da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), na Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo, que realizou o lançamento da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da república. Um dia depois do golpe na democracia brasileira, onde o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) condenou injustamente Lula.

Para o partido, a condenação do ex-presidente foi um julgamento político para enfraquecê-lo, mesmo assim Lula foi aclamado pela militância e disse “aceitar a empreitada”. A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, anunciou o início das discussões em torno do programa de governo que será coordenado pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

O Deputado Zé Inácio reafirmou que o plano do PT sempre foi a candidatura de Lula, mesmo após a condenação dele em segunda instância. “Além do lançamento da candidatura temos o objetivo de recuperar a democracia e inocentar Lula. Pois ele é perseguido porque lidera as pesquisas de intenção de voto e não é isso que vai nos tirar a vontade de seguir lutando e vencer nas urnas com a vontade do povo”, acrescentou.

Com o lançamento da pré-candidatura, no programa de governo serão criados grupos temáticos a partir da coordenação que estará interligada com todos os diretórios estaduais. A previsão é que até o dia 15 de março as propostas tenham sido entregues para ajudar na elaboração do programa.

A partir daí essa comissão começa a processar e submeter às instâncias partidárias as propostas até o dia 15 de maio, prazo para ter um plano constituído. Também serão realizadas plenárias presenciais em todos os estados e também pela internet, algumas com a participação do pré-candidato Lula.

Também foram divulgadas durante a reunião da executiva nacional alguns detalhes da quarta etapa do projetoLula Pelo Brasil, que vai levar as caravanas ao sul do país na última semana de fevereiro.

Também participaram do lançamento da candidatura A presidenta eleita Dilma Rousseff , presidenta do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, os governadores do PT: de Minas Gerais, Fernando Pimentel; do Piauí, Wellinton Dias; do Acre, Tião Viana; da Bahia, Rui Costa; do Ceará, Camilo Santana, os líderes do PT na Câmara, Paulo Pimenta, e no Senado, Lindbergh Farias, assim como o líder da oposição, Humberto Costa, o coordenador do MST, João Pedro Stédile, o coordenador da CUT, Vagner Freitas e outros dirigentes sindicais, e principais lideranças do partido no Brasil.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free