casa » Archivo de Etiquetas: Vacinação

Archivo de Etiquetas: Vacinação

Bequimão adere à Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite

COMPARTILHE

Crianças de 1 até 5 anos podem ser vacinadas mesmo se já tomaram a vacina anteriormente. Reforço será dado para quem já tomou o imunizante, diz Ministério da Saúde.

O município de Bequimão, localizado no Litoral Ocidental Maranhense, aderiu a Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite. No município a campanha iniciou nesta segunda-feira (6) e se estenderá até o dia o dia 31 de agosto em todos os Postos de Saúde do município. Para ser vacinado, basta levar documento de identidade e carteira de vacinação.

Crianças entre 1 e 5 anos podem ser levadas pelos pais ou responsáveis ao posto de saúde para receber a vacina, independente se já tomaram o imunizante ou não — com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

A campanha tem por objetivos:

  1. Vacinar quem nunca tomou a vacina;
  2. Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
  3. Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

A campanha nacional vai até o final do mês e trata-se de uma campanha de mobilização, já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde. No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização, quando os postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas.

Quem deve ser vacinado?

  • Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
  • Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
  • Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias

 

Vacinação contra a gripe vai até dia 22 de junho e município de Bequimão atinge meta do Ministério da Saúde

COMPARTILHE

Mesmo atingido a meta de Vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde (MS) no Estado, o MS prorrogou a data de vacinação até a próxima sexta-feira, dia 22 de junho no município de Bequimão. Quem ainda não vacinou contra a gripe pode procurar um Posto de Saúde mais próximo de sua residência ou se dirigir até o Centro de Saúde de Bequimão, localizado no Antigo Hospital, no Centro da cidade.

Com a atualização do Sistema de Vacinação, o município de Bequimão ultrapassou a meta que era de 90%, e atingiu 95,06%, o que o colocou em terceiro lugar no Ranking geral do Estado do Maranhão. Isso mostra o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde. A meta da gestão agora, é ultrapassar os concorrentes e brigar pela primeira colocação.

Para o Secretário de Saúde, Sidney Bouéres, o feito não é surpresa para a gestão, já que todo mundo está empenhado em bater a meta. “Nossa equipe se dedicou muito durante todo período e nossa meta foi atingida e estamos em terceiro lugar no ranking, ultrapassando nossa meta, que era de 90%. Hoje estamos com 95,06% da população vacinada e vamos melhorar nossa posição até o dia 22”, destacou o secretário.

QUEM PODE SER VACINADO?

 

 

Posto de Saúde do João de Deus realizará Campanha de Vacinação contra a Gripe neste sábado (12)

COMPARTILHE

A Unidade Básica de Saúde do bairro João de Deus, na capital maranhense, estará realizando neste sábado,  dia 12 de maio, a Campanha Mundial de Vacinação Contra a Gripe. A campanha está sendo realizada pelas Unidades Básicas de Saúde da São Luís, desde o dia 23 de Abril, e se estenderá até o dia 01 de Julho.  Para tornar o atendimento mais prático e flexível para comunidade, cerca de 20 profissionais estarão disponíveis para o atendimento em dois pontos diferentes.

O Posto Volante montado prestará atendimento das 8h às 12h, na Rua Coração de Jesus, N° 17 – Vila Conceição/João de Deus (próximo ao Campo Gaiolão), e durante o dia (8h às 17h), haverá atendimento na Unidade Básica de Saúde do João de Deus, localizada na Rua Gardênia Ribeiro Gonçalves, próxima a antiga Proab.

QUEM DEVE SE VACINAR?

  • Pessoas com 60 anos ou mais
  • Trabalhadores da Saúde
  • Portadores de doenças crônicas
  • População privada de liberdade (presos) e funcionários de presídios
  • Gestantes
  • Mulheres de até 45 dias após o parto
  • Crianças de 6 meses a 4 anos de idade
  • Professores de escolas públicas e privadas

Basta levar um documento com foto, o cartão de vacinação (se tiver) e passar em um desses locais para vacinar.

Por Maxsuel Bruno

Secretaria Municipal de Saúde de Bequimão vai realizar a Campanha do dia D de vacinação contra a gripe

COMPARTILHE

A prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando a Campanha do dia D de vacinação contra a gripe. O “Dia D” de vacinação contra a gripe está marcado para esta quinta-feira, dia 10 de maio, no Centro de Saúde Santo Antônio, antigo hospital, localizado na rua Capitão José Castro, no Centro da cidade, durante o dia inteiro.

Devem receber a vacina: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores de Saúde; povos indígenas; os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior, devem receber as doses.

Regras Para receber a dose, todos os indivíduos do grupo de risco devem apresentar o Cartão de Vacinação (caso tenha), documento pessoal de identificação.

Bequimão: Campanha de Vacinação antirrábica tem início nesta quarta-feira (27)

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a partir desta quarta-feira (27) a campanha de vacinação antirrábica nas zonas rural e urbana do município. Serão, no total, 78 comunidades. As equipes de técnicos da saúde passarão pelas residências buscando animais para vacinar.

Cães e gatos saudáveis, com mais de três meses, devem tomar a dose contra a doença, que não tem cura e pode ser transmitida a humanos. A imunização é importante para manter a doença sob controle. O município tem mantido a campanha antirrábica em dia.

O dia “D” da vacinação será em 10 de outubro, na Praça 2 de novembro (Praça do Cemitério), durante o dia todo. O secretário de Saúde, Sidney Bouéres, pede que os bequimãoenses colaborem, abrindo suas casas aos profissionais credenciados.
“Queremos chamar a atenção da população para a importância de receberem nossos técnicos em suas residências, pois essa campanha possibilita a prevenção da doença no animal, evitando a transmissão às pessoas”, alertou o secretário.

A RAIVA
A raiva afeta o sistema nervoso e é transmitida pela saliva. Animais domésticos podem ser contaminados ao caçar um morcego, por exemplo, ou ao ter contato com outro mamífero doente, como gato ou sagui. Mordidas, arranhões ou lambeduras podem transmitir a doença ao ser humano. Em qualquer uma dessas situações, a pessoa deve procurar atendimento médico, caso o animal não seja conhecido ou não esteja vacinado.

Município de Alcântara atinge meta de vacinação contra grip

COMPARTILHE
Com o objetivo de atingir a meta de vacinação contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde de Alcântara aderiu no dia 17 de maio à campanha de combate à gripe (H1N1).
A Secretaria de Saúde mobilizou toda população alcantarense na Praça do Galo enfrente a Unidade Básica de Saúde (UBS) Caravelas. Centenas de moradores compareceram para tomar a vacina. O município já alcançou 98,40% da meta nacional, ficando à frente de cidades como São Luís, capital do Maranhão. Entre os 4 municípios da Região Metropolitana, Alcântara foi o único que atingiu quase 100%.
Cinco equipes volantes fizeram a vacinação em pacientes acamados, com mobilidade reduzida entre outras limitações. Em todas as UBS’s localizadas na zona rural, a vacinação aconteceu de segunda a quinta-feira, e na sede do município de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 18h.
Em todas as ações realizadas pela secretaria, o prefeito Anderson Wilker (PCdoB) sempre esteve presente, e promete melhorar o desenvolvimento da cidade, tanto na área da saúde, quanto em outros seguimentos da gestão.
Nos últimos 4 anos, Alcântara não recebia ações de Promoção à Saúde, como campanhas de vacinação. Hoje, conseguiu atingir uma cobertura vacinal de mais de 90% da população.

Durante a vacinação contra gripe, a secretaria realizou triagem para glicemia, verificação de Pressão Arterial, Atendimentos odontológicos (realizados no odontomóvel). Os participantes também puderam receber picolé, geladinho e pipocas, principalmente a criançada, que teve um pula-pula e uma piscina de bolinhas.
Para a Secretária de Saúde, o trabalho está sendo desenvolvido com muito empenho. “Estamos trabalhando para melhorar todos os índices da saúde de Alcântara. Encontramos tudo com nota zero, mas desde janeiro estamos tratando a saúde e a população com respeito. Nossa equipe está empenhada, nossas metas estão sendo batidas e os resultados já começaram aparecer” – destacou Ramone Araújo.

Prefeitura de Bequimão realiza dia “D” de vacinação contra a gripe

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira (19) o dia “D” de vacinação contra a influenza, marcando o início da campanha vacinal deste ano no município. A ação aconteceu no Salão Paroquial, no Centro, com mobilização de diversos profissionais da saúde.

Foram aplicadas 160 doses da vacina, somente nesse primeiro dia. A equipe da saúde fez também fez a aplicação em todos os pacientes internados no Hospital Lídia Martins. Até a próxima sexta-feira, quando se encerra da campanha de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde pretende cumprir a meta de cobertura vacinal, como vem ocorrendo nos últimos quatro anos.

De acordo com o secretário de Saúde, Sidney Bouéres, foi montada uma estratégia envolvendo os profissionais da área, para que a vacina que previne contra a gripe alcance todo o público alvo. “Durante a ação deste dia ‘D’, tivemos a presença de médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários de saúde. Vamos contar com o envolvimento e apoio desses profissionais, que ajudaram Bequimão a ter suas campanhas de vacinação em dia e cumprindo todas as metas, como não ocorria no passado”, destacou.

GRUPO PRIORITÁRIO

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

PONTOS DE VACINAÇÃO

As pessoas que fazem parte do grupo prioritário podem se vacinar em um dos postos disponibilizado pela Prefeitura de Bequimão nas UBS”s de Areal, Quindíua, Santana, Bebedouro, Paricatiua, Macajubal, Mojó e Jacioca, além do antigo hospital. O município ainda dispõe vacina e a campanha vai até o dia 26 de Maio.

MAIS ATENDIMENTOS

Além da vacinação, foram feitas 189 aferições de pressão arterial e 158 testes de glicemia. Teve, ainda, 99 atendimentos preliminares e orientações, totalizando 626 atendimentos no gera.

Município de Alcântara vai receber nesta quarta-feira Dia “D” da Campanha Nacional de vacinação

COMPARTILHE

O município de Alcântara vai receber nesta quarta-feira (17), a partir das 8h da manhã, na Praça do Galo, no centro da cidade, o Dia “D” da Campanha Nacional de vacinação contra a influenza. A ação vai acontecer até as 17h.

A vacina é destinada para grupos prioritários, como:

  • Crianças de 6 meses a 5 anos de idade
  • Gestantes
  • Mulheres que deram à luz a menos de 45 dias
  • Idosos
  • Profissionais da saúde
  • Povos indígenas
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas
  • Pessoas com doenças que comprometam a imunidade
  • Professores da rede pública e privada

O QUE É INFLUENZA?

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

 

REALIZAÇÃO:

Prefeitura de Alcântara

Secretaria Municipal de Saúde.

Ministério da Saúde

 

 

Secretaria Municipal de Saúde de Bequimão aderiu Campanha de Vacinação Antirrábica 2015

COMPARTILHE

A campanha Nacional de vacinação Antirrábica 2015, direcionada aos caninos e felinos, contra raiva para cachorros e gatos, teve seu dia “D” marcado para 28 de setembro com o prazo de encerramento em 30 de outubro. Em Bequimão, o dia D foi realizado na Praça 02 de novembro (Praça do Cemitério) das 7:30h às 17h. Durante a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde de Bequimão, tem realizado um grande trabalho no combate a raiva animal.

IMG-20151019-WA0063 IMG-20151019-WA0071

Até o fim de outubro, às equipes de vacinadores do município, estarão fazendo as visitas de busca ativa dos animais ainda não vacinados em toda região do município. As equipes realizam a campanha de casa em casa, tanto na zona Urbana, quanto na zona Rural. A meta é cumprir o cronograma nacional.

_DSC0536 _DSC0562

O município de Bequimão, conta com uma equipe de 28 vacinadores, formados em 14 duplas, onde as equipes se dividem entre sede e zona rural fazendo a cobertura vacinal em todos os povoados do município. Para a secretária adjunta de saúde, Ramone Araújo, o município de Bequimão vem cumprindo as metas exigidas pelo Ministério da Saúde.

_DSC0514 _DSC0530-1

“A nossa meta é vacinar 4.700 cães e 3.300 gatos, somando um total de 8.000 animais a vacinar em todo território bequimõense. A campanha no município está sendo de grande importância e bem aceita pela comunidade, até o presente momento já atingimos 92% de cobertura vacinal. Lembrando que temos até o dia 30 de outubro para batermos nossa meta com 100% de cobertura”, destacou Ramone.

_DSC0541 _DSC0565

Durante toda campanha vacinal, a Secretaria de Saúde, tem tido todo apoio logístico da prefeitura de Bequimão, onde o prefeito Zé Martins (PMDB), tem investido grandemente na saúde do município, tanto na cura, quanto na prevenção.

 

Fotos: Rodrigo Martins

Lançamento da campanha de vacinação em aldeia indígena

COMPARTILHE

VAC1

Com força e prestígio político no cenário local e nacional, na quarta-feira (13), a presidente do COSEMS/MA – Iolete Soares Arruda, o segundo órgão mais importante de saúde no Estado, participou ao lado do ministro da Saúde – Arthur Chioro, do governador Flávio Dino e do secretário Marcos Pacheco, do lançamento nacional da Campanha de Vacinação dos Povos Indígenas, na Aldeia São José, em Montes Altos.

“Esse é um momento ímpar para a saúde do Maranhão, haja vista que, em um curto interregno de tempo, estamos podendo desfrutar da visita do Chioro”, disse Iolete. Ela concluiu explicando que a vinda do Ministro integra as ações do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, que tem como objetivo disponibilizar mais de 183 mil doses de vacinas do Calendário de Nacional dos Povos Indígenas. “A expectativa é vacinar, no Maranhão, 4.909 índios do distrito sanitário especial do estado”, concluiu Arruda.

O Maranhão foi o estado escolhido, em razão do grande número de indígenas, num total aproximado de quase 30 mil, para o lançamento da campanha. O ministro destacou as estratégias do Governo do Maranhão no sentido de reforçar os investimentos em atenção básica e saúde da família e reiterou o apoio do governo federal ao estado.

VAC2 VAC3 VAC1

“Agradecemos a festa bonita e ressaltamos que este é um momento sério é importante porque estamos tratando da preservação dos povos indígenas aqui no Maranhão, evitando doenças e complicações médicas”, apontou o ministro.

Na Aldeia de São José, onde vivem dois mil índios Krikatis, além do lançamento do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, foi inaugurada uma Unidade Básica de Saúde da Aldeia, que deverá atender a população das aldeias vizinhas.

O Cacique Davi Krikati mostrou-se contente com a visita. “Esse momento é importante para todo o nosso povo porque é a primeira vez que recebemos um governador e um ministro, trazendo mais saúde com vacina e inauguração da Unidade de Saúde”.

VACINAÇÃO
A meta é intensificar a vacinação da população mais vulnerável, como crianças de até quatro anos, mulheres em idade fértil e idosos, que vivem nestas áreas, onde há baixa cobertura vacinal. Serão oferecidas, em todo país, 183.820 doses de vacinas contra várias doenças, como as hepatites A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, tuberculose, influenza, pneumonia, meningite, dentre outras.

 

Texto: Itamargarethe Corrêa

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free