casa » Archivo de Etiquetas: Turismo

Archivo de Etiquetas: Turismo

Criada a Instância de Governança do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás

COMPARTILHE

Foi criada nesta terça-feira (05), na cidade de Mirinzal, a comissão provisória da Instância de Governança Regional do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás. Foram eleitos Marcos Dominici, Turismólogo e coordenador de Turismo do município de Guimarães, para presidente e Gilberto Fonseca, secretário de Meio Ambiente e Turismo do município de Cururupu, como vice-presidente.

O evento contou com a participação de secretários, coordenadores, agentes de desenvolvimento, representantes do Sebrae da Unidade Regional de Pinheiro e das instituições ligadas à atividade turística dos municípios de Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal e Porto Rico do Maranhão, que discutiram a criação da Instância de Governança do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás.

A partir de 2019 para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, só serão reconhecidas como regiões turísticas aquelas que contarem com Instância de Governança Regional, Conselhos Municipais de Turismo ativos e, pelo menos um, prestador de serviço inscrito no serviço de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços no Turismo (Cadastur). A ideia é estimular a participação da sociedade na definição, implantação e acompanhamento das políticas públicas do turismo, por meio do Programa Nacional de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, que seguem o princípio da gestão descentralizada.

As Instâncias de Governança Regionais são constituídas por um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, por meio da integração contínua dos municípios, consolidando uma atividade regional.

A próxima etapa é de sensibilização e mobilização dos interlocutores estaduais e gestores municipais para adequação das novas regras para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.

Alcântara participa de Seminário sobre Turismo em Cururupu-MA

COMPARTILHE

Durante os dias 16 e 17 de agosto, representantes dos diversos segmentos de atividades turística, artesanal e cultural do município de Alcântara participaram do I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás que aconteceu na cidade de Cururupu, no Litoral Ocidental Maranhense. O seminário foi promovido pelo Sebrae Maranhão, através da Unidade Regional de Pinheiro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cururupu.

Cerca de 20 pessoas, incluindo empreendedores dos segmentos de hospedagem, alimentação, transporte, cultura e artesanato que integram a cadeia produtiva do turismo na cidade histórica, como também técnicos do poder público do município de Alcântara participaram do evento.

O seminário foi idealizado com o intuito de discutir e apontar alternativas reais para a promoção da região como um destino turístico sustentável, explorando as diversas potencialidades existentes e estimulando políticas públicas de incentivo, onde foram abordados diversos temas fundamentais para o desenvolvimento do turismo no litoral ocidental maranhense.

Para a secretária de Cultura e Turismo do município de Alcântara, Marcelina Serrão, o seminário mostra os caminhos para o desenvolvimento de uma cidade através do turismo. “Um evento dessa grandeza nos dar uma luz e desperta mais atitude para que nosso turismo possa ganhar novos horizontes. Temos um potencial turístico forte, uma culinária inigualável, hospedagens boas e bem localizadas, além de um povo muito hospitaleiro”, destacou a gestora que ficou animada com a quantidade expressiva de participantes no evento, cerca de aproximadamente 700 pessoas”.

O evento contou com a participação de prefeitos de municípios vizinhos, vice-prefeitos, secretários municipais de turismo e do governo do estado, dos representantes de Sindicatos de Guias de Turismo do Maranhão (SINDEGTUR-MA), Associação Brasileira de Indústria Hoteleira (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Associações Comunitárias, Universidades, empresários do setor de turismo e lideranças.

 

Prefeitura e Sebrae discutem projetos no setor de turismo e cultura em Bequimão

COMPARTILHE

Aconteceu na última quinta-feira (28), a reunião de discussão das ações do projeto de turismo e artesanato do Sebrae/Ma, através do projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) – Litoral Ocidental Maranhense a ser aplicado no município de Bequimão.

Durante a reunião foram explanados o esboço do projeto que contempla ações direcionadas para orientar, elaborar e criar a Lei Municipal de Turismo, o Conselho, o Fundo e o Plano Municipal de Turismo, instrumentos essenciais para desenvolver e promover a atividade turística de uma determinada região. E também, o projeto da oficina de criatividade a ser desenvolvido com o grupo de artesãs de tecelagem de algodão do povoado de Centro dos Câmaras que produzem e confeccionam redes, mantas, tapetes e outros produtos oriundos das peças de teá.

Participaram da reunião os secretários municipais, Edimilson Pinheiro (Adjunto de Meio Ambiente e Turismo), Dinha Pinheiro (Cultura), Rodrigo Martins (Coordenador da Sala do Empreendedor), Marcelo Medeiros e Fernanda Ramada (Consultores do Sebrae/Ma), e os técnicos da Sematur (Nhô da Colônia e Rosiney) e da Sala do Empreendedor (Valdeci Amorim).

Fotos: Rodrigo Martins

I Seminário de Turismo será realizado no Litoral Ocidental Maranhense

COMPARTILHE

Fomentar o turismo é a melhor forma de melhorar a economia de um território. Pensando assim, o Sebrae-MA, regional de Pinheiro, realizou na última quarta-feira (27) no município de Mirinzal, a reunião preparatória para discutir a realização do I Seminário de Turismo do Litoral Ocidental Maranhense que acontecerá na cidade de Cururupu, no mês de agosto.

A reunião teve como objetivo definir os detalhes para realização do I Seminário de Turismo do Pólo da Floresta dos Guarás, que contou com a participação de 26 atores dos setores público e privados, ligados diretamente com a cadeia produtiva do turismo dos municípios do litoral ocidental maranhense.

O objetivo do seminário será construir um Plano Integrado de Desenvolvimento do Turismo para a Floresta dos Guarás, já que a região é rica em pontos turísticos e precisam ser explorados, por empresários e gestores da região. O seminário está previsto para acontecer nos dias 16 e 17 de agosto na cidade de Cururupu, e contará com profissionais da ramo, gestores e empresários da região.

A prefeitura de Bequimão esteve representada pela secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Keila Soares, acompanhada de técnicos da pasta. Bequimão tem interesse no tema e já prepara um plano para investir no turismo ecológico. O município de Bequimão além do mar, se destaca pelos rios e campos inundados.

Fotos: Rodrigo Martins

Prefeitura de Bequimão e Secretaria de Turismo do Estado realizam reunião para fortalecer o turismo no município

COMPARTILHE

Foi realizada na última quinta-feira (19) no município de Bequimão, uma reunião com a equipe da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) para apresentar os critérios estabelecidos pelo programa de Regionalização do Ministério do Turismo e do Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

O programa de Regionalização reúne ações de maneira associada e articulada de incentivo à estruturação dos Polos Turísticos, através da compreensão de gestores públicos e secretários municipais de turismo, com enfoque na criação e efetivação dos conselhos municipais, dos planos municipais de turismo, dos inventários turísticos e na formalização das instâncias de governanças regionais com objetivo de descentralizar as atividades no país. Critérios esses estabelecidos pelo Ministério do Turismo (Mtur) para o remapeamento de 2019.

A superintendente de Regionalização do Turismo no Maranhão, Glória Pinto, disse que a visita ao município, é uma forma de conscientizar os gestores, empresários e a comunidade, sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a instância de governança. “Queremos estimular o desenvolvimento da instância de governança nos 10 polos turísticos do Maranhão, pois é uma forma de empreender no segmento turístico e estimular o turismo no estado”, destacou Glória Pinto.

Outro ponto discutido e apresentado aos gestores municipais foi o Cadastur que é um Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados.

O Cadastro visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. Tem por finalidade inserir as empresas no Cadastro Nacional do Ministério do Turismo, possibilitando benefícios como acesso a financiamento, apoio em eventos, feiras e ações de incentivo à participação de programas e projetos do governo federal, entre outros.

Para Rodrigo Martins, Coordenador da Sala do Empreendedor, o cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista que pretende visitar as cidades no país.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo de Bequimão, Keila Soares, a reunião foi bastante proveitosa com Sectur. “Precisamos nos articular e preparar nosso município para os benefícios que o turismo trará para nossa região com políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do polo Floresta dos Guarás. Bequimão tem muitos atrativos e uma gestão sensível e atenta para trabalhar as pontecilidades do nosso município”, destacou a secretária.

Participaram da reunião os secretários municipais, Keila Soares (Meio Ambiente e Turismo), Edimilson Pinheiro (Adjunto de Meio Ambiente e Turismo), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Sidney Bouéres (Saúde), Josmael Castro (Assistência Social) e Rodrigo Martins (Coordenador da Sala do Empreendedor), Hugo Viegas (Secretário Adjunto da Sectur), Glória Pinto (Superintendente do Programa de Regionalização no Maranhão), Thaís Guimarães (Gerente do Programa Cadastur no Maranhão) e demais técnicos da Sematur, Nhô da Colônia e Rosiney e o Agente de Desenvolvimento, Valdeci Amorim.

 

Fotos: Rodrigo Martins

Prefeito Anderson reúne com Superintendente do IPHAN no Maranhão

COMPARTILHE

A vontade de melhorar a vida da população alcantarense e colocar a cidade histórica na rota do desenvolvimento do turismo no Maranhão, faz com que o prefeito Anderson Wilker (PCdoB), procure órgãos e autoridades estaduais e federais para firmar parcerias que venham mudar de vez a vida da população.

Esta semana o prefeito Anderson esteve em reunião com o Superintende do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Maranhão, Mauricio Itapary, juntamente com Anchieta, chefe do escritório técnico no município de Alcântara. Durante a reunião foi discutido o fortalecimento da parceira ente a prefeitura de Alcântara e o IPHAN para melhorar a visibilidade turística da cidade histórica, já que nos últimos anos houve um distanciamento entre as instituições por falta de interesse da gestão passada.

O prefeito Anderson enfatizou a importância da parceria visando melhorar ainda mais o turismo local, já que Alcântara tem um grande acervo arquitetônico. “Pedimos o apoio técnico na elaboração de projetos estruturantes para Alcântara. Precisamos vender nossas riquezas para o Brasil, assim nossa economia ficará mais aquecida e com o apoio do IPHAN nossa cidade ganhará mais visibilidade” – destacou o prefeito.

 

Alcântara vai sediar Festival de Gastronomia Delícias do Mar

COMPARTILHE

Um brinde à degustação de sabores regionais com pratos surpreendentes, que o mundo vai se deliciar ao visitar Alcântara. Assim, será o Festival Gastronômico – Delícias do Mar, uma grande oportunidade de oferecer ao público que vai conhecer e apreciar os pratos especiais que resgatam a culinária e os ingredientes típicos do litoral Maranhense, objetivando fortalecer a gastronomia e o turismo de Alcântara.

Como forma de desenvolvimento, Alcântara não podia ficar de fora e participará do Festival representando a culinária local. O lançamento do evento na cidade histórica será no próximo dia 07 de abril (sexta feira), a partir das 19hs na Escola Municipal Presidente John Kennedy, no centro da cidade, ao lado do Hospital Dr. Neto Guterres. Será montado um ambiente para cada restaurante oferecer suas iguarias para degustação e também, para comercializar seus pratos por preços especiais.

Para o prefeito Anderson, o festival vem contribuir com o desenvolvimento do turismo local. “A gastronomia faz parte do turismo, além das belezas que nosso município disponibiliza ao turista que aqui vem, temos uma boa gastronomia e muito rica. Essa parceria com o Sebrae só fortalece nosso projeto de melhoramento e aquecimento do turismo local” – destacou o prefeito.

O evento é uma promoção do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/Ma), por meio das Unidades Regionais da Região Metropolitana de São Luís e Pinheiro com o apoio da Prefeitura Municipal de Alcântara, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

A secretaria de Cultura e Turismo destacou a importância de um Festival dessa magnitude. “O Sebrae vai ser parceiro da prefeitura de Alcântara no resgate e desenvolvimento do turismo local. Este Festival veio para mostrar a riqueza de nossa gastronomia” – destacou Marcelina Serrão.

Confira os estabelecimentos participantes da cidade de Alcântara: Restaurantes (Rosário, Rosa, Tijupá, Socorro, Eugênia, Dona Maria e Pizza & Cia). Mais informações acesse o site: www.festivaldeliciasdomar.com.br, e escolha o seu prato favorito.

Venha experimentar a gama de iguarias do festival e encante-se com a tradição gastronômica maranhense de 05 a 23 de abril de 2017.

 

Secretária de Alcântara participa de Encontro de gestores municipais de Cultura e Turismo

COMPARTILHE

Com o objetivo de democratizar os projetos existentes e coordenados pela secretaria municipal de Cultura e Turismo, a secretária Marcelina Serrão participou do Encontro de gestores municipais de Cultura e Turismo, realizado pelo secretário de estado, Diego Galdino aconteceu na Casa do Maranhão, no centro histórico de São Luís.

“A Sectur está abrindo as portas para os gestores municipais e a participação de todos, aqui, é importante para criar novos canais de relacionamento e, sobretudo, para efetivar parcerias que favoreçam a formulação e execução dos projetos de cultura e turismo do Maranhão”, disse Diego Galdino.

Sendo assim, os municípios aderiram aos projetos de Cultura e Turismo em parceria com o governo do estado para fortalecimento da política que venha promover a produção, preservação e difusão de bens culturais e turísticos do Maranhão, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico e com o uso sustentável de atrativos ambientais, culturais e patrimoniais do Estado.

Pela manhã foram realizadas palestras abordando assuntos relacionados aos programas Mais Cultura e Turismo, Lei de Incentivo à Cultura, credenciamento cultural, Faróis dos Saberes, Programa Artesanato do Maranhão, mapeamento turístico, Cinema da Cidade, Maranhão Musical entre outros.

Para a secretária Marcelina Serrão, o momento foi impar para resgatar projetos que vão dar um novo rumo à cultura do município de Alcântara. “Tive a oportunidade de conversar com o secretário de cultura do estado Diego Galdino, e falar das nossas potencialidades materiais e imateriais do município de Alcântara. Na oportunidade aproveitei pra tratar do Carnaval 2017 e da Festa do Divino, uma das maiores manifestações religiosas do Estado do Maranhão” – destacou.

De acordo com Marcelina Serrão, o secretário Diego Galdino se colocou à inteira disposição para reunir com o prefeito Anderson Wilker (PCdoB) e juntos oferecer um projeto melhor para o Carnaval e a festa do Divino.

Durante o evento os gestores municipais conheceram as casas de cultura Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Casa de Nhozinho, Centro de Pesquisa Natural e Arqueologia e Casa do Maranhão, por meio de visita guiada. No balcão de informações, montado durante o evento, os gestores municipais tiraram dúvidas e conhecem mais sobre cada programa estadual. Os gestores de programas da Sectur atenderam cada município e apresentaram as informações demandadas.

 

Bequimão-MA: Meio Ambiente e Turismo constróem Plano Estratégico em parceria com IBAM

COMPARTILHE

A primeira oficina de trabalho foi realizada na prefeitura de Bequimão, no último dia 3 de dezembro, com a participação das secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Pesca e Aquicultura; além do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que reuniram para construção do planejamento estratégico da SEMATUR em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), dentro do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental (PQG).

O IBAM conta com uma equipe de especialistas em planejamento ambiental para assessorar na construção deste planejamento somando-se a equipe de técnicos locais. Esta parceria visa aprimorar as capacidades institucionais tanto do poder público municipal, como dos atores locais que participam de iniciativas, ações e projetos para recuperação, proteção e uso sustentável dos recursos no município do Bioma Amazônia que, mais criticamente, vivem os problemas do desmatamento.

MEIO2 MEIO1

Foram contemplados nesta etapa os municípios de Bequimão, Apicum Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Cedral, Guimarães e Central do Maranhão. Está agendada a continuidade das ações para janeiro de 2016 com a realização de uma segunda oficina em Cururupu, com os dez municípios mencionados.

 TRABALHO SERÁ REALIZADO EM QUATRO ETAPAS:

1) Análise sobre o contexto ambiental e econômico do município;

2)  Estabelecimento de diretrizes comuns para a região;

3) Construção do plano estratégico para SEMATUR;

4) Celebração dos resultados num grande evento com os órgãos competentes, setor privado e sociedade civil.

Participaram da oficina de trabalho; Keila Soares e Edmilson Pinheiro (SEMATUR), José Raimundo (Pesca e Aquicultura), Agnaldo (STTR de Bequimão), Nira Fialho e Rosan Fernandes (IBAM).

Prefeitura de São Luís apresenta ações para fomentar o Turismo

COMPARTILHE

O turismo de São Luís esteve em debate nesta quarta-feira (26) na Câmara Municipal de São Luís. A prefeitura da capital expôs suas ações na área para o desenvolvimento da economia ludovicense na Audiência Pública “As perspectivas do Turismo como vetor de desenvolvimento Econômico”, proposta pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), vice-líder do governo. O Executivo Municipal apresentou suas ações em parceria com o governo do Estado para potencializar a economia principalmente, o Centro Histórico, principal ponto turístico da cidade.

O secretário municipal de Governo Lula Fylho, que foi secretário de Turismo até novembro do ano passado, destacou a dinâmica da pasta na gestão do prefeito Edivaldo. “Desde o primeiro momento a secretaria tinha foco em fazer uma análise para saber o cenário que estávamos inseridos no Turismo. Em todas as 12 pesquisas que fizemos, vimos que as pessoas vinham a São Luís por causa do Patrimônio Histórico em primeiro lugar, em segundo, pelas praias e em terceiro pela gastronomia. Um fator chamou nossa atenção. A maioria, principalmente estrangeiros, procurava São Luís para ter como destino os Lençóis maranhenses. Então, aproximamos com Barreirinhas para que São Luís não servisse apenas de aeroporto, mas um Plus na viagem e ampliar o número de dias dos turistas aqui”.

O secretário disse que, com base nas informações técnicas, grande parte dos turistas são do interior do estado, e aproveitam o turismo da região metropolitana como um todo. Assim, ampliou a oferta em parceria com as outras cidades da Ilha, aumentando o número de dias de estadia pelo turismo religioso em São José de Ribamar, Aquaviário na Raposa e ecoturismo em Paço do Lumiar. “Os resultados no turismo são a médio e longo prazo. Sabemos que precisa ser feito muita coisa, mas a parceria com o governo do Estado é muito importante para que sacramente o resultado. Grandes centros como Salvador e Fortaleza estão em queda pela crise econômica. Aqui tivemos queda em cadeias produtivas do Turismo, mas a tendência é melhora. Tem que continuar o trabalho e entender a importância da preservação do Patrimônio Histórico para alavancar o turismo na cidade”, analisou.

Ele destacou também a parceria com o governo do Estado e a fundamental medida do governo de reduzir o ICMS do combustível da aviação tornando São Luís mais competitiva. “Tenho certeza que São Luís está no caminho certo do turismo. São Luís tinha o maior ICMS de combustível da aviação do Brasil. Maior do que grandes destinos. A lei que regula o mercado do turismo é a mesma de outras áreas: a oferta e a procura”.

A assessora técnica Aline Vasconcelos, que representou a secretária municipal de Turismo, Socorro Vasconcelos, reforçou as ações técnicas para aprimorar as atrações específicas de São Luís e a tornar ainda mais atraente para o turista. “A secretaria tem muitos desafios e estão sendo superados. A sinalização turística da cidade foi capitalizada junto ao Ministério do Turismo. O recurso já foi licitado e está em execução. Conseguimos a promoção internacional junto à Embratur, levando o Trade para rodada de negócios. São Luís tem atrativos únicos. É o maior conjunto de casarões da América Latina foi fundada pelos franceses. Temos que trabalhar São Luís como um destino único. O nosso maior produto é o Centro Histórico e a Cultura”, pontuou.

O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), afirmou que a discussão é importante para tirar lições e aprimoramentos do Turismo, que na sua visão é um ramo importantíssimo para a economia não só de São Luís, mas de todo o estado, a partir da capital. Por isso, a importância de trazer o governo do estado para a discussão em ações articuladas é tão significativo. “Nosso foco é o turismo como fator de desenvolvimento que gera emprego e renda para a nossa população. E falar em turismo, envolve investimento em mobilidade urbana, em urbanismo. As parcerias que estão acontecendo são fundamentais. A ação de despoluição dos rios que desembocam nas praias ajuda muito para que os turistas sejam atraídos também pela nossa orla”.

A secretária estadual de Turismo, Delma Andrade, falou sobre o investimento no segmento sol e praia e pontuou a importância estratégica da capital no turismo do Estado. “São Luís é o polo prioritário do desenvolvimento turístico do Maranhão. Aqui temos as atividades recreativas, a visitação do Centro Histórico, ecoturismo e a cadeia produtiva do segmento praia”.

Estiveram presentes o secretário municipal de Governo, Lula Fylho, o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, a secretária estadual de Turismo, Delma Andrade, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa. A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, está em missão da pasta na cidade de Belém-PA. A assessora técnica da secretaria municipal de Turismo, Aline Vasconcelos, a representou no evento.

Agência São Luís

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free