casa » Archivo de Etiquetas: trânsito

Archivo de Etiquetas: trânsito

Guarda Municipal vai intensificar fiscalização no trânsito em Bequimão-MA

COMPARTILHE

Em dezembro de 2017 a Secretaria Municipal de Segurança de Bequimão iniciou uma campanha educativa sobre o trânsito da cidade e os métodos de segurança. Uma parceria entre a Prefeitura de Bequimão, Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) e Polícia Militar do Maranhão, uma ação educativa foi realizada nas principais ruas e avenidas da cidade. O objetivo foi alertar os motociclistas para uma boa conduta no trânsito, respeitando as regras e valorizando o uso do capacete (moto) e cinto de segurança (carro).

Um convênio entre a Prefeitura de Bequimão e Detran/MA, possibilita a municipalização do trânsito em Bequimão. Isso significa que o município vai passar a ter responsabilidade sobre o trânsito da cidade. Durante muitas ações os agentes de trânsito entregam panfletos com dicas básicas de segurança e orientaram os motociclistas e motoristas de carros sobre as regras, que precisam ser obedecidas.

Esta semana a Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Segurança, publicou ofício circular e divulgou em veículos de comunicação e carro de som, comunicando a população bequimãoense que a partir desta segunda-feira, dia 25 de fevereiro de 2019, o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), vai decretar fiscalizações intensivas com os Guardas Municipais para coibir infrações no trânsito e multar quem desobedecer as regras.

A GUARDA MUNICIPAL VAI COMBATER NO TRÂNSITO:

  • O não uso de capacetes
  • Motoristas e passageiros sem cintos de segurança;
  • Menor na direção (moto e carro);
  • Motos descaracterizadas (descargas, retrovisores, pisca alertas, painéis);
  • Documentações (carro e moto);
  • Andar na contramão;
  • Estacionamento proibido (canteiro central e locais sinalizados);
  • Poluição sonora (carro de som e outros);
  • Excesso de velocidade;
  • Excesso de passageiros (carro e moto)

CONFIRA ABAIXO O OFÍCIO NA ÍNTEGRA.

Ofício Circular nº 001/2019 – SSP     

A prefeitura municipal de Bequimão através da secretaria de segurança pública e departamento municipal de trânsito, vem através deste comunicar a população de Bequimão que a partir do dia 25 de fevereiro de 2019(segunda-feira),os guardas municipais estarão com fiscalizações intensivas com multas quanto a:

  • O não uso de capacetes
  • Motoristas e passageiros sem cintos de segurança;
  • Menor na direção;
  • Motos descaracterizadas (descargas, retrovisores, pisca alertas, painéis);
  • Documentações (carro e moto);
  • Trafegar pela contramão;
  • Estacionamento proibido (canteiro central e locais sinalizados);
  • Poluição sonora (carro de som e outros);
  • Excesso de velocidade;
  • Excesso de passageiros (carro e moto).

 

Certo da compreensão de todos, de já agradecemos

 

Atenciosamente,

 

Rosinalva Ferreira Rodrigues

                                                       Diretora do Departamento Municipal de trânsito

Bequimão realiza pela primeira vez a Campanha Maio Amarelo de prevenção ao acidente de trânsito

COMPARTILHE

A Campanha Maio Amarelo de prevenção ao acidente de trânsito é uma ação educativa e de conscientização realizada pelo Departamento de Trânsito do Maranhão, em parceria com as prefeituras e Guarda Municipais. Em Bequimão a ação foi realizada pela primeira vez e contou com a parceria da Comarca de Bequimão, Secretaria de Educação, Saúde, Segurança, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e entidades religiosas do município, entre elas Igreja Católica e Evangélicas.

Desde a abertura até o encerramento da Campanha Maio Amarelo, que aconteceu na última quarta-feira, dia 30 de maio, na Praça 02 de Novembro, a ação contou com palestras, que foram realizadas nas escolas municipais e estadual do município. Uma ação que levou conhecimento, conscientização e acima de tudo respeito ao próximo.

Palestra em Escolas da Sede e alguns povoados

Palestrantes:

  • Caco Renato Lemos
  • Soldado Keliane Gonçalves
  • Promotora Raquel Madeira
  • Juíza Michele Amorim
  • Enfermeira Jane Matos
  • Comandante da Guarda Municipal Carlos Lopes
  • Entidades Religiosas:
  • Pastor Francisco de Assis (Primeira Igreja Batista)
  • Padre Domingos Virgílio (Igreja Matriz)
  • Pastor Marcos Santana (Igreja Batista Esperança & Vida)
  • Pastor Jeziel de Jesus (Assembleia de Deus)

Durante as palestras foram reunidos centenas de estudantes, que participaram, ouviram, entenderam e agora sabem que respeito ao próximo e às leis previne acidentes, aumenta a paz no trânsito e diminui o número de pessoas feridas e mortas nas estradas de Bequimão.

“Nossos agradecimentos em primeiro lugar a Deus, em especial a enfermeira Jane Matos pelo apoio incondicional, ao Secretario de Educação Aristides França, por nos dar o suporte e a toda sua equipe que nos ajudou de maneira impressionante em especial a coordenadora pedagógica Luzia Bouéres, ao Cabo Renato Lemos, pela parceria que temos estreitado a cada dia, a juíza Michelle Amorim, a promotora Raquel Madeira (ambas pelo apoio e atenção sempre dada a nossa instituição), ao prefeito Zé Martins pela confiança, ao secretário de administração, José Orlando Ferreira, aos companheiros da Guarda Municipal que tem sido meu esteio central nessa árdua luta em defesa dessa instituição, e na busca de uma cidade cada dia mais segura, ao secretário Otoniel Gusmão e a diretora Rosinalva pelo apoio”, destacou o Comandante da Guarda Municipal de Bequimão.

Estiveram presentes no evento, o vice-prefeito de Bequimão, Sidney Nogueira (Magal) e o diretor da Auto Escola Júnior, Antônio Andrade, que fará um trabalho em breve na Bequimão com os moto-táxis em parceria com a Guarda Municipal.

 

Guarda Municipal e Polícia Militar fazem fiscalização no trânsito de Bequimão

COMPARTILHE

Educar e fiscalizar o trânsito é um dever da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Bequimão em parceria com a Polícia Militar do Maranhão. Após a parceria assinada entre a Prefeitura de Bequimão e o Detran-MA, foi iniciada uma fiscalização no trânsito da cidade para combater irregularidades cometidas por pessoas que não conhecem ou não respeitam as regras de trânsito e acabam colocando a vida de pessoas em risco.

Pensando nisso, a Guarda Municipal juntamente com a Polícia Militar intensificou a fiscalização nas principais ruas e avenidas da cidade durante uma semana. O resultado foi bastante satisfatório e mostra que a campanha vai continuar semanalmente na cidade de Bequimão.

 

Foram abordados e orientados 253 condutores de motocicletas sobre o uso do capacete, assessórios de uso obrigatório na motocicleta (retrovisores,piscas alerta etc). Além disso, foram identificados 25 motocicletas com descargas cadrões e posteriormente retidas e conduzidas ao pátio da Guarda Municipal para regularização, mas logo em seguida foram liberadas após a assinatura do termo de compromisso diante da Secretaria de Segurança Municipal.

Como forma de cumprir com a lei, todas as 25 descargas se encontram retidas na sede da Secretaria Municipal de Segurança, localizada na Rua Capitão Castro, no Centro da cidade. Além disso foram identificados cinco menores de idade pilotando motocicletas. As quais foram retidas e conduzidas ao pátio da secretaria e liberadas após a assinatura do termo de responsabilidade, onde os pais ou responsáveis se comprometeram a não permitir que os menores voltem a pilotar motos em Bequimão. Caso isso aconteça, os pais podem ser punidos na forma da lei.

Foram abordados 7 carros de som e medidos com o uso do decibelímetro, que por lei deve manter o som no máximo em 80 decibéis. Em caso de desrespeito sobre a altura do som nas ruas da cidade, a Secretaria de Segurança vai oferecer denúncia ao Ministério Público do Maranhão, contra alguns proprietários de carro de som que estão descumprindo essa medição.

Com a recomendação da Promotoria de Justiça do Estado e com o apoio da juíza da Comarca de Bequimão, Prefeitura Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil a Guarda Municipal vai intensificar as fiscalizações no trânsito da  cidade, nas principais ruas e avenidas da cidade.

Fotos/Guarda Municipal/Bequimão-MA

Prefeitura modifica trânsito durante os dias oficiais do Carnaval de Todos 2018

COMPARTILHE
O objetivo é garantir segurança dos foliões, motoristas e a fluidez no trânsito; alterações serão no Circuito Madre Deus, Passarela do Samba e Beira-Mar, do dia 9 ao dia 13 de fevereiro. 

A Prefeitura de São Luís irá modificar o trânsito durante o período de festa carnavalesca para garantir a segurança dos foliões, motoristas e a fluidez no trânsito. As alterações, que serão realizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), vão acontecer no Circuito Madre Deus, Passarela do Samba e Beira-Mar, no período de 9 a 13 de fevereiro. As interdições provocarão mudanças em áreas como Centro, Anel Viário, Avenida Beira-Mar e São Francisco.

Além das modificações, a SMTT atuará no disciplinamento do trânsito com várias equipes, motos e viaturas. Serão mais de 250 agentes trabalhando nos principais circuitos do Carnaval e em pontos estratégicos de grande movimento da folia em bairros, orientando os condutores conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

CIRCUITO MADRE DEUS

O Circuito Madre Deus passa por locais como Vila Gracinha, Praça da Saudade, Largo do Caroçudo e Beco das Minas. A interdição nessa área será realizada na Rua do Passeio, no trecho compreendido entre a Rua das Cajazeiras e Praça da Saudade; e a Rua São Pantaleão, entre a Rua das Cajazeiras e Rua Lúcio Mendonça. Também será fechada a Rua do Norte, entre a Avenida do Gavião e a Rua das Cajazeiras; e a Avenida Rui Barbosa, no trecho compreendido entre a Avenida do Gavião e Rua Lúcio Mendonça.

A interdição acontecerá entre os dias 9 e 13 de fevereiro, das 14h às 23h. Como vias alternativas de tráfego no Centro, os condutores terão a área da Praça Deodoro e as ruas do Sol e da Paz – que estarão liberadas para o trânsito – além de trechos das ruas do Passeio, São Pantaleão e demais vias que não estarão interditadas.

PASSARELA DO SAMBA

Para a realização do Carnaval de passarela em São Luís, a interdição acontecerá na via sentido Areinha/Bacanga. O trânsito será desviado na Avenida Senador Vitorino Freire e na Fonte do Bispo. O fluxo será desviado na Fonte do Bispo para a Rua das Cajazeiras e na Avenida Senador Vitorino Freire nas proximidades do retorno do Bacanga. A modificação acontecerá entre os dias 9 e 13 de fevereiro, no horário das 16h às 02h.

BEIRA-MAR

Na Beira-Mar, a SMTT irá restringir a circulação de veículos, a partir do dia 10 ao dia 13, das 14h às 02h. A interdição ocorrerá no São Francisco, na Ponte José Sarney. O trânsito da Avenida Castelo Branco, sentido Centro, será desviado pela Rua das Paparaúbas, em direção à Ponte Bandeira Tribuzi.

Na Avenida Beira-Mar, da Rampa de acesso ao Palácio dos Leões, os veículos serão direcionados para a Praça Dom Pedro II. Com a modificação, os condutores podem atravessar a Beira-Mar para a Rua do Egito e seguir pela Avenida Magalhães de Almeida, Anel Viário, Mercado do Peixe, Terminal da Praia Grande.

A alça de acesso à Avenida Beira-Mar, da Ponte Bandeira Tribuzi, sentido Centro, também será interditada. Nesse caso, os condutores têm todo o sentido Praça Maria Aragão interditado. Nesse caso, a opção é seguir pela Camboa, via Rua Venceslau Braz, seguindo para a Praça Deodoro, via Avenida Gomes de Castro e Rua da Paz.

ORIENTAÇÃO

Nesta temporada carnavalesca, a SMTT alerta os condutores e a comunidade em geral, quanto ao valor da vida, aliada ao respeito às leis de trânsito. Obedecer às interdições, à sinalização e às ordens do agente de trânsito, assim como, se caso ingerir bebida alcoólica, não dirigir, são algumas práticas que geram segurança, evitando acidentes lesivos ou até mesmo fatais envolvendo os usuários do trânsito em geral.

A utilização de equipamentos de som deverá obedecer ao que estabelece a Lei do Silêncio, sob pena do cancelamento do evento que descumprir a lei.

 

 

Guarda Municipal e Polícia Militar iniciam ação educativa no trânsito da cidade de Bequimão

COMPARTILHE

Uma parceria entre a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) e Polícia Militar do Maranhão, esta sendo realizada em Bequimão uma ação educativa nas principais ruas e avenidas da cidade. O objetivo é alertar os motociclistas para uma boa conduta no trânsito, respeitando as regras e valorizando o uso do capacete. A ação deu início na manhã desta quarta-feira (20).

A ação faz parte de um convênio entre Prefeitura e  Detran/MA, que vai possibilitar a municipalização do trânsito em Bequimão. Isso significa que o município vai passar a ter responsabilidade sobre o trânsito da cidade, podendo, inclusive, criar órgãos executivos municipais específicos para essa área. Os agentes entregam panfletos com dicas básicas de segurança e orientam os motociclistas.

As equipes irão realizar atividades preventivas para conscientizar o condutor de veículos sobre as condições de segurança necessárias para sua proteção e de seus passageiros. A equipe da secretaria de segurança vai atuar na prevenção de acidentes graves, como alguns que já aconteceram no município. Serão conduzidas ações relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização.

O secretário de segurança do Bequimão, Otoniel Gusmão, destacou a importância da ação para os motoristas e principalmente para a população bequimãoense. “Estamos aqui para solicitar que o motociclista mude sua conduta no transito e contribua para a diminuição dos índices de acidentes no município.”, explicou o secretário.

Por Blog de Jefferson Cantanhede

São Luís: A capital de todos os problemas…

COMPARTILHE

A capital maranhense hoje administrada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), e que tem a frente da gestão, o jovem político Edivaldo Holanda Júnior, está precisando de uma intervenção urgente. Um dos erros de Edivaldo Júnior foi ter obdecido a cabeça alheia e esqueceu da sua. Emprenhou pelos ouvidos e agora vai ter que fazer uma cesariana pra não morrer de parto, ou ser remendado para não cair como mostram as imagens abaixo.

SMTT3SMTT2

No transito da capital, os problemas não param. E olha que Canindé Barros já comanda a SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) desde 1.612 e nunca conseguiu solucionar o problema das ruas e avenidas da capital. A cada dia o problema fica maior ainda, como mostram as imagens abaixo.

SMTT4SMTT1

Os problemas são gerais. Enquanto Edivaldo tenta administrar, vários secretários usam a máquina pública para se auto-beneficiar ou ajudar aliados, como é o caso do Próprio Canindé e Antônio Araújo, que tem um pardinho muito forte, assim como era Geraldo Castro Sobrinho. Edivaldo está sendo julgado pelo fracasso que foi construído pelos aliados da campanha de 2012. Esse é o saldo da fatura..

SMTT6 SMTT5

Roberto Rocha Jr. se posiciona a favor dos usuários do transporte público

COMPARTILHE

RRJ

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (01), o vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) registrou o seu descontentamento com o reajuste da tarifa de transporte público de São Luís. Ele argumentou que o alto preço das passagens está praticamente incompatível com a renda dos usuários do serviço. Na oportunidade, a exemplo do que já fez outros vereadores, Roberto Júnior sugeriu que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), interceda junto ao governador Flávio Dino, para que este reduza o ICMS do combustível e do pneu para os ônibus do transporte coletivo da capital maranhense. Segundo ele, a única maneira de as empresas não reajustarem as tarifas quando aumentarem seus custos é com a redução do custo fiscal.

“Os usuários do transporte coletivo são constituídos, em sua maioria, por pessoas de baixa renda. E não podemos deixar de achar injusta a decisão do prefeito de aumentar as tarifas, onerando ainda mais o bolso dos usuários, sem antes tentar um acordo com o governador, visto que eles são aliados. O governador Flávio Dino reduziu no mês passado o ICMS do combustível de aviões, para incentivar o turismo em nosso estado. Por que não fazer o mesmo em relação aos ônibus?”questionou.

Durante o seu pronunciamento, o vereador socialista não economizou críticas ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Ele fez questão de lembrar que durante o período de transição, o então vice-prefeito de São Luís, atual senador, Roberto Rocha, propôs publicamente o enfrentamento do debate sobre a mobilidade urbana, considerada já por este, o maior e mais sensível problema da capital maranhense. Rocha Júnior afirmou que, na época, Roberto Rocha sugeriu que fosse criada uma comissão com representantes de vários setores da sociedade a fim de avaliar o problema para, juntos, encontrarem uma solução.

“Nunca foi proposto aumentar, nem diminuir tarifas. O objetivo era fazer um profundo diagnóstico do sistema, inclusive com uma auditagem na tarifa, no prazo de 40 dias. Todos nós sabemos que, oferecer um transporte público de qualidade à população, deve ser prioridade absoluta de qualquer governo, mas, infelizmente, o prefeito preferiu continuar empurrando o problema para debaixo do tapete, e com essa omissão, a parcela mais pobre da população é que está sendo prejudicada”- disse.

Texto: Suelly Moura

Ivaldo Rodrigues 3 X 0 Silêncio

COMPARTILHE

HJ2

Nesta semana o vereador de São Luís, Ivaldo Rodrigues (PDT), ocupou a tribuna por duas vezes e mandou ver pra cima daqueles que brincam com a dor da população Ludovicense. Na segunda feira (17) Ivaldo elogiou o trabalho feito pelo DETRAN-MA, através de uma ação realizada na avenida litorânea, em respeito às vitimas do trânsito brasileiro, onde ele também participou. Na ocasião, o vereador pediu mais emprenho do secretário de transportes de São Luís e sugeriu ao prefeito da capital, Edivaldo Junior, que divide a pasta e criasse uma secretaria de transporte e outra de trânsito. Veja o Vídeo do discurso.

Na terça feira (18) Ivaldo Rodrigues participaria de audiência pública, promovida pela vereadora Rose Sales, sobre licitação do transporte público de São Luís. Eu falei participaria. Isso porque os convidados, Secretário da SMTT, Canindé Barros e a Promotora do Consumidor, Lítia Cavalcante, simplesmente não compareceram e deram a desculpa mais esfarrapada do planeta.

“Isso é uma falta de respeito com a casa Estácio da Silveira e também com nós vereadores. Quem for fã de Canindé que seja, mas ele deve explicações ao povo desta cidade” – disse Ivaldo Rodrigues. Veja o vídeo do pronunciamento do vereador.

Hoje (19), o vereador estava bem mais tranquilo, mas subiu a tribuna do plenário e falou a respeito do Orçamento para 2015, explicando como está sendo feito pela comissão à qual é o presidente. Veja os Vídeos do Pronunciamento. A  2ª parte do Vídeo.

“Não é pra chocar, é pra mudar” sua atitude no trânsito

COMPARTILHE

HJ3

O vereador de São Luís, Ivaldo Rodrigues (PDT), ocupou nesta segunda feira (17) a tribuna da câmara para registrar sua satisfação em ter participado no último domingo (16), de uma ação promovida pelo DETRAN, na avenida litorânea, na orla marítima da capital maranhense. Organizada pelos diretores do órgão, como Marília Mendonça, que também já foi vereadora de São Luís, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), a campanha visou conscientizar os usuários do trânsito em São Luís.

Com o tema “Não é pra chocar, é pra mudar” a campanha tinha o objetivo de lembrar as vítimas de trânsito no Brasil e aproveitava para mostrar o memorial do Dia Mundial das vítimas do trânsito no Brasil, principalmente motociclistas e pedestres. O vereador Ivaldo Rodrigues, foi categórico em seu discurso e se mostrou um grande defensor de campanhas em favor de um trânsito mais tranquilo e bem educado.

CD1HJ3

“Temos que mudar esse conceito violento no trânsito. Quem nunca perdeu uma pessoa da família vítima desse trânsito caótico? Todos nós já perdemos um amigo, um irmão, um primo, um compadre, enfim, alguém já morreu no trânsito e não dar mais pra ficarmos esperando cair do céu uma solução, temos que arregaçar as mangas e nos unirmos com um só objetivo: melhorar o trânsito de São Luís” – disse Ivaldo Rodrigues.

Ivaldo Rodrigues pediu a imprensa e principalmente aos jornalistas que cobrem o dia a dia da câmara municipal, que divulguem essas ações e que incentivem as pessoas a serem mais prudentes no trânsito. Segundo o vereador, essas campanhas são benéficas e fazem as pessoas refletirem e ajudam os motoristas a dirigirem melhor. Isso é um processo cultural e precisa ser trabalhado. De acordo com o vereador Ivaldo Rodrigues, esse trânsito caótico que vivemos em São Luís, parte por culpa de gestores que passam pela secretaria de trânsito e transportes (SMTT).

HJ1 HJ2

“Eu, vereador Ivaldo Rodrigues, gostaria de dar uma ideia ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, para a gente pudesse dividir a secretaria de transporte em duas pastas; – uma de trânsito e outra de transporte, porque o que me parece, os gestores não estão dando conta do recado. Então nesse caso temos que dividir porque são duas coisas grandiosas e nós precisamos nesse caso, que tenhamos um gestor cuidando do trânsito e outro do transporte. E aí nós melhoraríamos o sistema de transporte de nossa cidade e principalmente o trânsito que amedronta nossa população”- afirmou o parlamentar.

Para finalizar seu discurso que durou pouco mais de oito minutos, Ivaldo foi categórico em afirmar, que Independentemente de bandeira política ou de partido, ele gostaria de parabenizar o diretor do DETRAM-MA, André Campos, e dizer que terá sempre seu apoio quando se tratar de ações de educação no trânsito do Maranhão e principalmente em São Luís.

 

 

Cidade vira uma zona no trânsito

COMPARTILHE

carro1

Que o trânsito de São Luís está um caos todo mundo sabe, mas quem contribui com essa bagunça, só a SMTT esconde. Fingir que não viu, ou ver e fazer vista grossa, é a mesma porcaria, principalmente para quem existe e ninguém sabe para quê serve até hoje.

A secretaria municipal de trânsito e transportes de São Luís (SMTT) tenta fazer um trabalho na capital, mas sem coerência em seus projetos. Comandada pelo engenheiro Canidé Barros, a SMTT fingue que fiscaliza e os motoristas fingem que respeitam.

A Rua Osvaldo Cruz, carinhosamente apelidada de Rua Grande, no Canto da Fabril, é um logradouro onde existem Faculdades, Escolas, Consultórios, Funerária e até duas autoescolas. Logo após Canidé assumir a pasta, os agentes de trânsito colocavam cones na lateral da rua e evitavam um grande congestionamento.

Carro2Carro3

Assim também era feito em frente ao Parque do Bom Menino. Mas tudo foi relaxado e virou uma verdadeira zona. Hoje (12) a reportagem deste Blog, registrou os veículos estacionados no ponto de ônibus e a guarda finge que não está vendo.

Do mesmo jeito, acontece em frente às escolas da Rua Osvaldo Cruz, onde o congestionamento se tornou um teste de paciência aos motoristas e passageiros. Aqui fica a pergunta, onde Canidé está trabalhando? Trânsito só se resolve com um milhão de semáforos?

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free