casa » Archivo de Etiquetas: Sidney Bouéres

Archivo de Etiquetas: Sidney Bouéres

Secretarias de Saúde e Assistência Social realizam Ação do Janeiro Branco sobre os cuidados com a saúde mental

COMPARTILHE

A Secretaria Municipal de Saúde de Bequimão em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta terça-feira (30) no Salão Paroquial, uma Ação sobre a Campanha Janeiro Branco que debateu os cuidados sobre a saúde mental. A ação foi realizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Com o tema Saúde Mental de Trabalhador da Saúde (Transtornos mentais que mais afetam os profissionais da saúde), a ação teve o objetivo de abordar sobre a saúde mental  na campanha Janeiro Branco, especificamente para profissionais que atuam na área da saúde. Dentro do tema abordado, O NASF buscou trabalhar nesse âmbito a “Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde”, para conscientizar sobre os principais transtornos desenvolvidos por profissionais da saúde, que estão mais suscetíveis, por lidar diretamente com as mazelas e vulnerabilidade da população. Participaram da ação todos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

A assistente social Mirtes Cristina abriu os trabalho saudando os mais de 60 participantes da ação, dentre eles agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, fisioterapeuta, nutricionista, médicos, agentes administrativos e outros profissionais.  A palestra magna ficou por conta do psicólogo do CREAS Wanderson Farias, que debateu sobre o tema “Semeando Felicidades”. O discurso tratou da Psicologia Positiva e sua aplicabilidade na promoção da saúde mental.

Para o psicólogo Wanderson Faria, a felicidade precisa de um cuidado adequado. “A felicidade é um processo assim com o das plantas, que precisa de uma boa germinação e cuidados diários para se efetivar. Desenvolver hábitos saudáveis e pensamentos positivos são antídotos contra doenças mentais”, disse.

Já o agente de saúde, Terezinho, o tema foi muito bem apresentado e evento deveria se repetir mais vezes e ser estendido para as comunidades da zona rural do município.

Fortalecer e firmar parcerias tem sido mais uma marcas na gestão do prefeito Zé Martins. É com os resultados positivos que o trabalho continua!

 Os secretários responsáveis pela parceria de sucesso, Josmael castro Júnior (Assistência Social) e Sidney Bouéres (Saúde) também participaram da ação.

 

 

Administração de Zé Martins recebe seu terceiro prêmio como boa gestão em saúde pública

COMPARTILHE

Pela terceira vez em cinco anos, a Secretaria Municipal de Saúde é reconhecida e recebe prêmio de boa gestão da saúde. Em 2015 a secretaria colocou o município de Bequimão entre as cinco melhores gestões em saúde pública do Maranhão. Em 2017 novamente foi premiada e este ano a Atenção Básica foi reconhecida com  OPrêmioMedident2018 . 

Manter a qualidade de um serviço que foi implantado em 2013 é a certificação da responsabilidade de um grande gestor público. E esse tem sido o principal papel do prefeito Zé Martins durante seus cinco anos de gestão. A Secretaria de Saúde de Bequimão recebe nesta sexta-feira (26) seu Terceiro Prêmio como referência no trabalho da Atenção Básica, voltado para a valorização e fortalecimentos dos profissionais da saúde que atuam nos programas Estratégia Saúde da Família e Saúde Bucal no Maranhão.

As UBS’s homenageadas foram: povoado Jacioca, Sede I e Areal, além das equipes do Saúde Bucal do Areal. Os homenageados foram o secretário (Sidney Bouéres); coordenadora da atenção básica (Karine Moraes); enfermeiras (Ramone, Letícia, Soraia e Astrid; dentista (Natália) e médico (Dr. Renan).

Segundo Vera Baldez, responsável pela organização e entrega da premiação, o prêmio Medident 2018 é uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais e incentivá-los a ofertar um serviço com mais qualidade. “Quando valorizamos e reconhecemos as ações e empenho desses profissionais e entregamos um prêmio dessa importância, estamos dizendo que os trabalhos desenvolvidos por eles são de significância imensurável para o bem de nosso povo e isso faz o profissional trabalhar com mais entusiasmo” concluiu.

O secretário de saúde Sidney Bouéres destacou a importância do prêmio para o município que é referência em saúde no estado. “Para nós que fazemos parte da saúde de Bequimão é sempre gratificante ter o reconhecimento de nosso trabalho, nossa equipe como um todo merece todas as homenagens, vez que desenvolvem seus trabalhos com amor e eficiência, prova disso são os resultados e reconhecimento dos especialistas, mais principalmente da população. Tudo isso só é possível graças à sensibilidade do prefeito Zé Martins que não só apoia mais também dá todas as condições para o desenvolvimento do trabalho. Estão todos de parabéns! Temos orgulho em fazer parte dessa equipe”, destacou o gestor.

Quem prestigiou o evento como convidado foi Rodrigo Martins (Agente de Desenvolvimento) e Josmael Castro (secretário de Assistência Social), além de parentes e amigos dos servidores homenageados.

 

Secretaria de Saúde de Bequimão faz balanço com mais de 40 mil atendimentos em 2017

COMPARTILHE

A Secretaria Municipal de Saúde de Bequimão, tem sido uma das referências na gestão do prefeito Zé Martins (MDB) desde 2013. O bom serviço desempenhado levou a pasta por duas vezes ao prêmio de gestão em saúde, ficando entre as cinco pastas mais eficientes do Maranhão. Em 2015 foi premiada na gestão de Bastico Moraes e em 2017 no comando do secretário Sidney Bouéres. Com um atendimento de excelência à população, a secretaria está prestes a receber o terceiro prêmio da categoria.

Formada por grandes profissionais, as equipes que compõem a Secretaria de Saúde, desempenham um trabalho humanizado que chega à toda população bequimãoense por meio de ações desenvolvidas através de parcerias com outras secretarias da gestão do prefeito Zé Martins. Todas as campanhas são implantadas, como forma de prevenir, evitando uma sobrecarga no hospital Lídia Martins, que tem atendimento 24h e dispõe dos melhores profissionais do Estado.

O quantitativo de atendimentos mostra a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Entre os 23 municípios da região da baixada e litoral maranhense, Bequimão está disparado à frente dos demais, quando o assunto é saúde. O balanço abaixo vai mostrar os atendimentos e ações realizados durante o ano de 2017 em Bequimão. Enquanto o país atravessa por um caos na saúde pública nacional, Bequimão é referência para os demais municípios do Maranhão.

Na atenção básica os números são satisfatórios em todas as especialidades médicas disponibilizadas pela prefeitura durante os 12 meses de 2017.  Foram realizados 1.823 exames de ultrassom de janeiro a dezembro de 2017. Já nas especialidades entre exames e consultas encaminhadas para o Hospital Macro Regional, responsável pela Alta Complexidade da baixada foram realizados 6.264 atendimentos, sendo que os exames laboratoriais chegaram a marca de quase 4 mil procedimentos.

O Hospital Municipal Lídia Martins, que atende até pacientes de municípios vizinhos, também reuniu números de atendimentos que comprovam a eficácia e a credibilidade do trabalho realizado pelo prefeito Zé Martins. Durante os 12 meses do ano de 2017, a secretaria registrou um bom número de atendimentos e procedimentos realizados pelas equipes. As consultas somaram 13.077, uma média de 1.089 por mês. Já os atendimentos de Urgência em Atenção Básica foram 14.905, uma média mensal de 1.242. Nos demais procedimentos (urgência com remoção, drenagem de abscesso, sutura simples, pequenas cirurgias e retirada de corpo estranho) o número de atendimento foi bem abaixo dos anos anteriores. Na totalidade, a secretaria de saúde realizou 44.838 atendimentos durante o ano de 2017, uma média de 3.684 atendimentos por mês.

PARCERIAS QUE TROUXERAM BONS RESULTADOS

Os avanços são visíveis aos olhos da população que tem um atendimento de excelência tanto no Hospital Lídia Martins, quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona rural do município. A prova de um trabalho sério é a parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação que já dura 5 anos e traz bons resultados para a gestão municipal. Um termo de adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) foi assinado, e tem como objetivo promover a saúde de estudantes através de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças para o desenvolvimento pleno de alunos da rede pública de ensino. Em 2017 foram incluídas no PSE doze escolas da rede municipal e uma da rede estadual, que atendeu um total de 2.705 alunos, abrangendo nove equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Além da educação, o Programa Saúde na Escola (PSE) também atua em parceria com a Vigilância Epidemiológica, onde todo ano desenvolve a Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Verminoses, que em 2017, deu início às ações do programa incluindo a adesão da campanha em 26 escolas, das quais 20 foram atendidas, com a participação de 2.990 alunos. Outra parceria de sucesso aconteceu entre a Comunidade Escolar e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que desenvolveu um programa para Verificação da situação vacinal, atendendo 13 escolas com participação de 2.450 alunos, que na oportunidade foram imunizados contra diversas doenças, atualizando-se assim, o calendário vacinal.

CUIDADO COM A SAÚDE ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS

Em setembro do ano passado um programa foi implantado para Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas, sendo desenvolvidas atividades como dança das cadeiras, pula corda, bambolês, corrida do saco, futebol e dinâmicas de recreação. Uma forma de praticar uma atividade física à escolha do estudante. Ainda no mês de setembro de 2017 o prefeito criou o projeto Agita Bequimão, que dispõe de Dança Aeróbica ministrada pelo professor Nilson Almeida na Praça da Matriz todas as terças e quintas-feiras a partir das 18h, e conta com profissionais de saúde presentes momentos antes das atividades para aferir a pressão arterial dos alunos, prevenindo eventuais situações adversas. O Agita Bequimão já possui em média 150 alunos por tarde e será implantado nos principais pólos da zona rural de Bequimão, a exemplo da comunidade Mojó.

AS CAMPANHAS REALIZADAS PELA SECRETARIA

A prefeitura, através da secretaria municipal de saúde, realizou 4 mutirões do glaucoma em 2017 e beneficiou 624 pacientes. Além disso, o município de Bequimão aderiu à Campanha Antirábica e vacinou centenas de animais em todo município. Já no mês de outubro a secretaria trabalhou Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com realização de palestras, exposição de vídeos, debates, distribuição de panfletos, além de aula prática através da busca ativa de criadouros do mosquito nas proximidades das escolas juntamente com os estudantes. Para fechar o mês, a secretaria abraçou a Campanha Outubro Rosa, em que realizou inúmeras ações de combate ao câncer de mama e colo do útero, finalizando a campanha com uma passeata pelas ruas da cidade, reunindo dezenas de pessoas.

Em novembro a Secretaria de Saúde abraçou a campanha Novembro Azul, em combate ao câncer de próstata. As equipes da saúde bequimãoense reuniram homens, realizaram palestras e explicaram a importância de prevenir. Foi um ano cheio de ações e os resultados foram satisfatórios para a gestão e principalmente para a população, que foi a principal beneficiada. A continuidade das ações do PSE em 2018, ocorrerá após o reinício do ano letivo, focando a prevenção e promoção da saúde da rede pública de ensino do nosso município.

SEMANA DO BEBÊ QUILOMBOLA

Uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Promoção da Igualdade Racial levou atendimento de saúde na Semana do Bebê Quilombola em novembro de 2017 para centenas de pessoas. As equipes de saúde percorreram as 11 comunidades certificadas com atendimento para crianças de 0 a 6 anos. Com essa parceria a Secretaria de Saúde aproveita para levar dignidade às famílias mais distantes que muita vezes não procuram a unidade de saúde do município. Mas onde tiver uma residência, por mais longe que seja, a prefeitura vai está garantindo o direito à saúde dos bequimãoenses. É um dever do município e isso é cumprido rigorosamente pela gestão de Zé Martins.

Para o secretário de saúde, Sidney Bouéres, o trabalho desenvolvido é baseado no planejamento feito pelo prefeito Zé Martins e os resultados mostram o compromisso da gestão com a população bequimãoense. “Em um ano à frente da secretaria de saúde, estamos com a sensação de dever cumprido, estabelecemos e cumprimos metas que fizeram com que o serviço de saúde funcionasse da melhor forma possível, dentro de nossas possibilidades, em meio a um ano difícil em todos os aspectos, porém, obtivemos resultados satisfatórios e expressivos. Agradecemos de coração à toda nossa equipe, ao prefeito Zé Martins que foca sempre em fazer o melhor, ao sempre líder Juca Martins que sempre foi o maior entusiasta para aceitarmos esse desafio e a minha família como um todo que sempre apoia e alicerça nossas ideias”, destacou o secretário que foi premiado em 2017 como um dos melhores gestores de saúde do Maranhão.

Já o prefeito Zé Martins destaca o desempenho da gestão e pontua os segredos que mostram um trabalho de excelência na saúde em Bequimão. “Não é fácil manter a saúde de um município com quase 25 mil habitantes e muitas vezes ainda atender pacientes de outros municípios. O Brasil atravessa um momento complicado político e economicamente, mas nossa gestão trabalhou com os pés no chão para que tudo desse certo, e deu graças a Deus. Talvez nosso hospital seja o único que funcione como deve funcionar. Nossa luta é constante, sabemos de nossa responsabilidade e contamos com uma equipe formada por grandes profissionais que contribuem bastante para que nossa gestão seja vista como referência no Estado. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais nossa saúde, novos programas serão implantados, novos equipamentos serão adquiridos e colocados nas unidades de saúde do município. Fico feliz pelo reconhecimento de nosso trabalho e isso mostra que estamos no caminho certo”, disse.

Fotos: Rodrigo Martins

Secretaria de Saúde de Bequimão promove caminhada para alertar sobre prevenção do câncer

COMPARTILHE

Prevenir ainda é o melhor remédio. Pensando nisso, a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã desta sexta-feira (28), uma passeata que reuniu servidores municipais de todas as secretarias (homens e mulheres), além da sociedade civil local. A caminhada saiu da Praça do Cemitério e percorreu as principais ruas e avenidas do Centro.

O principal objetivo da passeata foi de sensibilizar as mulheres bequimãoenses sobre a necessidade dos cânceres ginecológicos e de mama, dentro da Campanha Outubro Rosa. Para a enfermeira Soraia Amorim, ainda é preciso que essa mensagem chegue a muita gente. “Na verdade, todo mundo sabe um pouco do perigo da doença, mas é preciso de um momento como este para que realmente se chame a atenção, não só das mulheres, mas também dos maridos, irmãos e da comunidade em geral quanto a importância da prevenção”, destacou.

“É uma campanha importantíssima, não só em Bequimão, como em todo Brasil. O número de mulheres que sofrem com o câncer de mama e de colo do útero tem aumentado em todo o Estado, e isso preocupa nossa administração, que não tem medido esforços para melhorar a vida da população, ampliando os atendimentos de prevenção”, comentou o secretário de Administração, José Orlando Ferreira.

Segundo a coordenadora do Programa Estratégia Saúde da Família, Ana Karina Moraes, a Campanha Outubro Rosa é mais uma das campanhas que o município de Bequimão abraça.  “O ano inteiro trabalhamos a prevenção do câncer de mama, e também do colo do útero, assim como outras campanhas voltadas à saúde da mulher, do homem, de crianças e de outros grupos mais vulneráveis”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, está confiante com os resultados que já estão aparecendo depois de alguns anos de trabalho. “Nossa gestão tem valorizado esse tipo de política pública, aproximando ainda mais a população do poder público no que se refere aos atendimentos de saúde. Estamos trabalhando de acordo com o planejamento feito pelo prefeito Zé Martins e os resultados são otimistas”, garantiu.

Fotos: Rodrigo Martins

Pela segunda vez, Bequimão recebe prêmio por boa gestão em saúde

COMPARTILHE

O secretário de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, foi homenageado nesta quinta-feira (31) com o Prêmio Maranhão Saúde 2017, promovido pela Revista Saúde News Nordeste. A solenidade de premiação aconteceu no espaço Cláudio Gaspar, na avenida dos Holandeses, durante a comemoração do 11º aniversário da Revista Saúde News Nordeste.

Bequimão recebeu o prêmio em reconhecimento ao bom trabalho desenvolvido na gestão da pasta pelo secretário. Em 2015, o município foi reconhecido como uma das cinco melhores do estado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS-MA), que tinha como gestor na época, Bastico Moraes. A enfermeira Ramone Araújo ganhou a honraria também.

Os gestores que receberam o prêmio foram avaliados a partir do desempenho no cumprimento das metas. Durante os meses de julho e agosto, a revista fez uma consulta pública e a entrevistados escolheram os gestores que se destacaram em cada município.

Para o secretário de Saúde de Bequimão, o prêmio é de uma equipe que trabalha diuturnamente. “Na verdade, o Prêmio não é meu, mas sim de toda uma equipe competente e operante que não mede esforços para melhorar a saúde do nosso município. Tenho orgulho em fazer parte dela. Reconhecemos que temos que melhorar sempre e, apesar das dificuldades, fazemos o possível para manter o padrão de qualidade exigido pelo prefeito”, disse Sidney Bouéres.

Para finalizar, o secretário fez um agradecimento especial pela oportunidade de contribuir com a gestão. “Quero aqui agradecer imensamente o prefeito Zé Martins pelo apoio irrestrito que nos dá, agradecer também à minha família, que é a minha base, e ao eterno Juca Martins, que sempre foi o maior entusiasta para que estivéssemos à frente da pasta”, finalizou. O prefeito Zé Martins participou da solenidade, ao lado da coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Karine Moraes, e familiares.

Secretário de Saúde de Bequimão será premiado como um dos melhores gestores do Maranhão

COMPARTILHE

O secretário municipal de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, será homenageado no Prêmio Maranhão Saúde, promovido pela Revista Saúde News Nordeste. Em sua 11ª edição, o prêmio é o reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido na gestão da pasta. É a segunda vez, na administração do prefeito Zé Martins, que Bequimão fica entre os cinco melhores municípios do Maranhão.

Sidney Bouéres destacou o empenho da equipe e o compromisso do prefeito. “Esse prêmio é dedicado a todos os funcionários da Saúde, do médico ao servidor da higienização, que se empenham e se dedicam para fazer o melhor, apesar de todas as dificuldades financeiras e a crise que nosso país está passando. O prêmio é dedicado, especialmente, ao nosso prefeito Zé Martins, pelo compromisso com a Saúde de Bequimão e principalmente com o povo de nosso município”, disse o secretário.

A PREMIAÇÃO

Os gestores que concorrem ao prêmio foram avaliados a partir do desempenho no cumprimento das metas vacinais, da boa cobertura do programa Saúde da Família, do fornecimento regular de medicações destinadas aos idosos, cardíacos, diabéticos e gestantes pelas farmácias populares, priorizando sempre o bom atendimento na Atenção Básica de Saúde, além dos mutirões oftalmológicos.

Durante os meses de julho e agosto, a revista fez uma consulta pública e a população escolheu os gestores que se destacaram em cada regional. A premiação acontecerá no dia 31 de agosto, durante a celebração do 11º aniversário da Revista Saúde News Nordeste.

 

Secretário de Saúde de Bequimão participa de assinatura do termo de cooperação entre a Secretaria Estadual da Saúde e Conguarás

COMPARTILHE

O secretário municipal de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, participou da assinatura do termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Consórcio Conguarás, para a implantação do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), que visa beneficiar pacientes com necessidade de Tratamento Fora Domicílio (TFD).

Os técnicos da Câmara Técnica do Conguarás cumpriram a primeira etapa da implantação do sistema, com o levantamento das demandas nos municípios de Apicum Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Mirinzal, Guimarães, Alcântara, Bequimão, Peri- Mirim, Central do Maranhão, Cedral e Pinheiro.

Na segunda etapa, cada município indicará um coordenador para o Sistema SISREG, que será capacitado para gerenciar o programa no seu município. O Estado está reestruturando a Rede de Referência da Média e Alta Complexidade (MAC).

Como resposta às solicitações do Consórcio Conguarás, o Estado implantará a MAC de São Luís, Cururupu, Pinheiro, Santa Inês e Hospital do município de Monção, garantindo as especialidades necessárias para atender às demandas das regionais.

Para o Secretário de Saúde, Sidney Bouéres, o município de Bequimão ganha muito com essa cooperação. “Com a implantação do SISREG, o gerenciamento da Rede de Média e Alta Complexidade terá mais agilidade, disponibilidade e acompanhamento no encaminhamento dos pacientes para o Tratamento Fora Domicílio”, garantiu.

Secretarias de Saúde e Educação iniciaram prevenção a doenças em escolas de Bequimão

COMPARTILHE

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta segunda-feira (7) às atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). A primeira escola beneficiada foi a Unidade Integrada Pontal, localizada no povoado de mesmo nome.

O PSE é uma ferramenta vista como fundamental para a eficácia da política de saúde preventiva. De acordo com o secretário Sidney Bouéres, a comunidade escolar vai poder ter acompanhamento diretamente com os profissionais da saúde, que irão a cada escola do município.

Durante todo mês de agosto a Secretaria de Saúde cumprirá uma agenda articulada com a secretaria de Educação. A meta será atualizar a carteira de vacinação de todos os estudantes.

“Estamos recebendo completo apoio da Prefeitura de Bequimão. O prefeito Zé Martins compreende a importância desse trabalho e nos dá todo suporte”, ressaltou Sidney Bouéres. O secretário de Educação, Aristides França, também participou do lançamento do programa.

CONFIRA O CRONOGRAMA DAS AÇÕES NO MÊS DE AGOSTO
14/08/2017 – Unidade Integrada Barroso
16/08/2017 – Unidade Integrada Centrinho/Santana
21/08/2017 – Unidade Integrada Paricatíua
22/08/2017 – Escola Municipal Estado de Minas Gerais
23/08/2017 – Unidade Integrada Sumaúma
28/08/2017 – Unidade Integrada Jacioca
30/08/2017 – Unidade Integrada de Santana
31/08/2017 – Escola Municipal Ana Araújo Martins

Prefeito Zé Martins participa de reunião com ministro da Saúde em São Luís

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), e o secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, participaram, na manhã desta segunda-feira (31), de reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, no auditório da Fiema, na capital maranhense.

Durante o evento, que contou com a presença do governador Flávio Dino, o ministro anunciou recursos da ordem de R$ 21 milhões destinados a serviços na área da atenção básica de saúde, que serão aplicados em 84 municípios maranhenses.

Barros ainda apresentou as ações, projetos e programas desenvolvidos hoje pelo Governo Federal, na área da Saúde, pontuando a atual conjuntura de investimentos no setor. “Com esse investimento, nosso objetivo é otimizar os serviços básicos de saúde em todo o país, dando atenção especial às ações desenvolvidas pela Estratégia Saúde da Família, para ampliarmos o atendimento principalmente nessa área e melhorarmos a gestão dessas ações em todos os municípios contemplados”, observou o ministro Ricardo Barros.

O governador Flávio Dino enalteceu o investimento na atenção básica destinado pelo governo federal ao Maranhão e destacou que o reforço é primordial para ajudar os estados a gerir a saúde nesse momento de profunda crise financeira vivenciada no país.

“Acredito que o empenho por uma gestão tripartite e solidária é fundamental nesse processo. Precisamos nos ajudar mutuamente para que as gestões nas mais diversas áreas deem certo. Mesmo com recursos escassos, já fizemos um investimento significativo na saúde do Maranhão, com a entrega de diversas unidades de saúde e hospitais regionais por todo o estado. Esperamos que os recursos que serão destinados para a atenção básica nos municípios de nosso estado contribuam para desafogar as unidades de urgência e emergência, fazendo com que a atenção primária chegue a mais cidadãos”, observou o governador Flávio Dino.

No encontro, os prefeitos e gestores municipais de Saúde também apresentaram ao ministro as demandas de suas cidades e apontaram soluções para problemas na área, principalmente para ações executadas com recursos federais.

Secretaria de Saúde de Bequimão realiza ação voltada a pessoas com hipertensão e diabetes

COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira (4) uma ação voltada à conscientização sobre doenças como a hipertensão e o diabetes. Profissionais da Estratégia Saúde da Família, inclusive do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf), participaram das atividades.

Aos bequimãoenses que foram ao Centro Municipal de Saúde (antiga Unidade Mista), foram oferecidas consultas médicas, palestras educativas, testes de glicemia e aferição da pressão arterial. O evento foi bastante proveitoso, segundo avaliou o secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres.

“Momentos como esse reforçam o trabalho cotidiano que fazemos na saúde do município, no Hospital Lídia Martins, nas unidades básicas de saúde, nas visitas às famílias e nas diversas campanhas ao longo do ano. Estamos apostando no fortalecimento da atenção básica, que já tem resultados muito bons em Bequimão. Contamos, para isso, com amplo apoio do prefeito Zé Martins”, destacou o secretário.

A hipertensão arterial atinge cerca de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade. A doença está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. A pressão alta é considerada de fácil diagnóstico e pode ser tratada. Já o diabetes afeta mais de 13 milhões de pessoas no país, o que representa 6,9% da população. Esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free