casa » Archivo de Etiquetas: Selo Unicef

Archivo de Etiquetas: Selo Unicef

Bequimão realiza reunião intermediária de acompanhamento do Selo Unicef

COMPARTILHE

Foi realizada na nesta quarta-feira (14), reunião de avaliação e monitoramento das ações obrigatórias para a certificação do Selo Unicef no município de Bequimão.

Estiveram presentes o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (JUVA) e a Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Selo. O atual coordenador das ações do Selo Unicef, o psicólogo Wanderson Farias apresentou o plano de ações e a Comissão Intersetorial analisou as proposições, propondo ajustes que foram incorporados ao novo plano de ação.

A nova comissão através da articuladora do Selo Unicef, a assistente social Rose Pinheiro, falou que graças ao apoio do Prefeito Zé Martins para que essa reunião acontecesse, Bequimão atingiu mais uma etapa e ganhou 30 pontos no Plataforma Crescendo Juntos.

O município não pontuava em nenhum quesito antes da nova composição da comissão intersetorial de acompanhamento do Selo Unicef na plataforma.

UNICEF realiza capacitação em Bequimão

COMPARTILHE

Na tarde desta segunda-feira (12), o fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF Brasil) promoveu uma capacitação para a nova equipe do Selo Unicef – Município Aprovado, edição 2017 – 2020. Também foi ministrada a oficina Meninas Quilombolas, para adolescentes da Comunidade Povoado de Rio Grande. A equipe atendeu ao convite feito pelo prefeito de Bequimão, Zé Martins.

A capacitação foi conduzida pela diretora do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Ferreira da Silva, e pela professora Claudete Ribeiro. Elas apresentaram a situação de Bequimão na Plataforma Crescendo Juntos, sistema que avalia as ações do município na promoção dos direitos da criança e do adolescente.

Participaram da capacitação o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal), a articuladora do Selo Unicef, Rose Pinheiro, o mobilizador de adolescentes, Wanderson Farias, o secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, o secretário de Assistência Social, Josmael Castro, o Vereador Zeca, o coordenador das comunidades quilombolas, Pinininho, além de adolescentes do JUVA.

O evento ocorreu na Sala do Selo Unicef, instalada no novo prédio do CREAS.

Oficina de Capacitação sobre o Selo Unicef em Bequimão

COMPARTILHE

Aconteceu durante os dias 13, 20 e 27 de Julho, a Capacitação de Treinamento das Habilidades Sociais e Emocionais para os adolescentes do Núcleo de Cidadania do Selo Unicef. A Oficina foi realizada pela Prefeitura de Bequimão, através das Secretarias de Assistência Social, Cultura e Promoção da Igualdade Racial.

As atividades foram desenvolvidas com apoio do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) e facilitação do Psicólogo Wanderson Farias Privado, que é Coordenador Municipal do JUVA (Jovens Unidos Pela Vida na Amazônia).

A oficina foi divida em três módulos:

1 – A Inteligência Emocional;

2 – Excelência no Atendimento;

3 – Cerimonial e Protocolo;

O objetivo é promover o Desenvolvimento de Habilidades e Competências para o exercício da cidadania. Além de conhecer a oportunidade de mudanças e transformações sociais.

As habilidades sociais e emocionais são oferecidas nas escolas de vários países do mundo como projeto pedagógico e estratégia de redução da violência e promoção de um mundo consciente, baseado no respeito e na solidariedade com compromisso social.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Realizado em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, o Selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes.

Por Wanderson Farias Privado

Bequimão realiza o I Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017/2020

COMPARTILHE

Aconteceu nesta Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2017-2020 no município de Bequimão.  O evento aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Centro da cidade. A ação  foi desenvolvida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA), Prefeitura de Bequimão, através das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte e Juventude e Cultura e Igualdade Racial, Organizações não Governamentais e Sociedade Civil.

O objetivo da ação foi levantar demandas a partir de Grupos Temáticos para elaboração do Plano Municipal de Ação que visa diminuir as desigualdades sociais no município, melhorar a qualidade de vida das Crianças e Adolescentes e promover a participação social.

O Protagonismo Juvenil esteve evidenciado com a participação na organização da atividade pelo JUVA (Jovens Unidos pela Vida na Amazônia). São adolescentes do município de Bequimão que vêm se destacando em suas comunidades na defesa de um território com garantias de direitos.

O prefeito Zé Martins que estava participando de uma agenda em Brasília-DF foi representado pelo vice-prefeito Magal, e pelos secretários Sidney Bouéres (Saúde), Aristides França (Educação), Josmael Castro (Assistência Social), Kell Pereira (Esporte e Juventude), e Dinha Pinheiro (Cultura e Promoção da Igualdade Racial). A Câmara de vereadores esteve representada pelo vereador Professor Zeca.

Quem prestigiou as atividades foi a Juíza de direito da Comarca de Bequimão, Michelle Sancho Amorim Sousa, que destacou a Importância desse tipo de mobilização social na promoção dos índices de criminalidade e de atos Infrancionais no Município.

O Lema do Selo UNICEF do Município aprovado é “Eu e Meu Município Crescendo Juntos”. A participação social foi de grande relevância para que as autoridades continuem lutando para melhorar os Indicadores de Saúde, Educação, Esporte, Meio Ambiente, Cultura e Proteção Social.

Um detalhe importante que merece destaque nesse primeiro fórum: foi que em todos os 11 grupos de trabalho havia crianças e adolescentes debatendo o Município que eles querem para o futuro.

Estiveram presentes ainda, demais secretários municipais, Gestores de Escolas, Coordenadores, Alunos, Movimentos Sociais, autoridades e população em Geral.

Fotos: Rodrigo Martins

Texto: Wanderson Farias

Bequimão vai realizar o 1° Fórum Comunitário Selo Unicef nesta sexta-feira (25)

COMPARTILHE

Será realizado nesta sexta-feira, dia 25 de maio, o 1° Fórum Comunitário Selo Unicef 2017/2020 na cidade de Bequimão. O evento será realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef, além da participação de importantes pastas do município, que trabalharão em conjunto para o melhoramento das políticas públicas para o público infanto juvenil.

O evento será realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bequimão, localizado na Avenida Bandeirantes, em frente a Casa Lotérica, no horário das 8h às 17h. De acordo com a articuladora do Selo em Bequimão, Dinha Pinheiro, a mobilização dos municípios através do Selo Unicef, qualifica as políticas de promoção, defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “O município deve trabalhar para que os direitos do nosso público alvo, sejam um compromisso de toda a sociedade, não apenas da administração municipal. Por isso é fundamental a criação de uma comissão intersetorial, que vai funcionar como pilar nesse processo”, destacou.

A Comissão Intersetorial será formada pelas secretarias de Educação, Cultura e Igualdade Racial, Assistência Social, Saúde, e Esporte Juventude, além do CMDCA, Conselho tutelar e do núcleo de cidadania de adolescentes. Durante o Fórum, serão apresentadas metas e estratégias por cada uma dessas secretarias, que serão discutidas e inseridas no Plano de Ação do Selo Unicef para serem executadas.

A comunidade bequimãoense está convidada para participar e ajudar a melhorar ainda mais os indicadores do município.

Prefeito Zé Martins participa do lançamento do Selo Unicef

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), participou nesta terça-feira (27) do lançamento do Selo Unicef, que aconteceu no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís. No evento, foram apresentadas novas estratégias e ações conjuntas que deverão ser desenvolvidas, entre 2017 e 2020, para melhorar a vida de crianças e adolescentes no estado. As ações devem reunir esforços dos municípios, Governo do Maranhão, organizações parceiras e Unicef.

A iniciativa do Unicef tem o objetivo de estimular os municípios a implementar políticas públicas para garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Nos próximos quatro anos, o município de Bequimão deverá ampliar seus investimentos na oferta de serviços de saúde, educação, assistência social e participação, visando produzir impactos reais e positivos na infância e adolescência.

“Em Bequimão, já realizamos desde 2013 a Semana do Bebê Quilombola, que é uma ação acompanhada pelo Unicef e direcionada à melhoria de 13 indicadores sociais relacionados à primeira infância quilombola. Fomos o primeiro município do país a implantar essa experiência e conseguimos, nesses últimos anos, avanços significativos nesses indicadores”, observou o prefeito Zé Martins.

O Selo Unicef é uma certificação internacional com o objetivo de mobilizar a sociedade, poder público e parceiros em reconhecimento aos avanços registrados pela infância e adolescentes. “O Unicef capacita os gestores municipais e define os indicadores que ajudarão a monitorar os resultados das ações. Esses resultados só aparecem em consequência de um trabalho intersetorial no município”, disse a representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl.

Participaram do lançamento o governador Flávio Dino e a embaixadora da Unicef, a ex-ginasta Daiane dos Santos. Ela destacou a importância desta ação para a infância e juventude: “Um cuidado maior que se tem com a criança e o adolescente, onde a gente pode mapiar o que está sendo feito para a melhoria da qualidade de vida das crianças, desde o cuidado com taxa de natalidade, até o cuidado com o desenvolvimento da criança e do adolescente”, afirmou.

Com informações da SECAP/MA

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free