casa » Archivo de Etiquetas: Secretarios

Archivo de Etiquetas: Secretarios

Sebrae e Prefeitura promovem Oficina de Planejamento Estratégico para Secretários em Bequimão

COMPARTILHE

Planejar é o segredo para o sucesso. Toda empresa que planeja, seja ela pública ou privada, a chance de errar é mínima. Pensando assim, o prefeito Zé Martins, fechou parceria com o Sebrae, Unidade Regional de Pinheiro, que realizou nesta quarta-feira (02) no município de Bequimão, a oficina Planejamento Estratégico com Foco em Resultados. A primeira etapa foi apenas um estudo sobre o município, levando em consideração as oportunidades e ameaças que podem ajudar ou atrapalhar no desenvolvimento de Bequimão.

Participaram da capacitação 31 servidores públicos municipais ligados à prefeitura de Bequimão, entre eles secretários, secretários adjuntos, coordenadores, diretores e assessores que trabalharam na construção de estratégias de atuação voltadas para o olhar da sociedade em relação ao poder público municipal, o que resultará na execução de ações com maior impacto positivo junto aos munícipes. A capacitação foi conduzida pelo consultor credenciado junto ao Sebrae, Tadeu Borba.

A ação só foi possível graças a um alinhamento institucional que envolveu o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a gerente regional de Pinheiro, Graça Fernandes e o prefeito de Bequimão, Zé Martins que foi quem solicitou a oficina para capacitar sua equipe de trabalho.

Para o prefeito Zé Martins, o momento é para planejar o futuro de Bequimão, já que a situação do Brasil está cada vez mais complicada. “Estamos no segundo ano da segunda gestão, e precisamos traçar algumas metas para nossa administração. Já avançamos muito, mas precisamos avançar ainda mais. Para isso vamos traçar um planejamento, para não comprometer o futuro de nosso povo”, destacou o prefeito.

Participaram da abertura da oficina a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes e o gestor de projetos, Breno Soeiro, o vice-prefeito, Sidney Nogueira (Magal) e o Coordenador da Sala do Empreendedor, Rodrigo Martins.

Fotos: Rodrigo Martins

Sebrae em parceria com o governo municipal capacita secretários de Cururupu

COMPARTILHE
A ação surgiu de um alinhamento institucional, envolvendo a diretoria executiva do Sebrae Maranhão, por meio do diretor superintendente João Martins e a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha.

Cururupu – Quarenta e três servidores públicos municipais ligados à prefeitura de Cururupu, participaram na última terça-feira (20), da oficina Planejamento Estratégico, que teve foco em resultados. Secretários municipais, diretores, coordenadores e assessores puderam construir estratégias de atuação voltadas para o olhar da sociedade em relação ao poder público municipal, podendo assim desenvolver ações com maior impacto positivo junto aos munícipes.

A ação só foi possível graças a um alinhamento institucional que envolveu o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a gerente regional em Pinheiro, Graça Fernandes e a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha que solicitou a oficina.

“A necessidade de que os gestores municipais e seus secretários entendam a importância de um planejamento estratégico focado em resultados se tornou urgente. Não se pode mais pensar em gestão pública de qualidade sem planejamento, felizmente, inúmeros prefeitos em todo o estado já entenderam essa necessidade e estão buscando junto ao Sebrae apoio para capacitar suas equipes de governo e nós, enquanto Sebrae, encaramos essa estratégia de política pública com muita determinação e seriedade, nos colocando a disposição de todos os gestores públicos que desejarem realizar esse planejamento”, garantiu Martins.

A necessidade de um planejamento estratégico para uma atuação mais eficaz das secretarias municipais em Cururupu foi observada pela prefeita Professora Rosinha, que demandou o Sebrae para realizar um trabalho minucioso que contemplasse todas as pastas.

“Este curso é resultado de um pedido meu junto ao superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que nos oportunizou esta capacitação. O trabalho é fruto de uma aproximação institucional e do fortalecimento das parcerias, principalmente junto ao Sebrae, que tem beneficiado muito o nosso município. Temos tudo para avançar, mas precisamos planejar melhor nossas ações”, afirmou Rosinha.

De acordo com a prefeita o estabelecimento de metas e o monitoramento dos prazos com vista nos resultados é uma busca incessante da sua administração e o Sebrae tem ajuda muito o município nesse sentido.

A ação que já foi realizada nos municípios de Alcântara e agora Cururupu, estará sendo executada em breve também nos municípios de Bequimão e Morros na região do Munim.

Sebrae promove em Alcântara encontro com secretários municipais

COMPARTILHE
O objetivo do encontro é planejar as demandas do município para o ano de 2018

Com o intuito de planejar ações estratégicas para a cidade de Alcântara no ano de 2018, o Sebrae, atendendo a uma demanda da Prefeitura de Alcântara, promoveu nesta quinta-feira (18), um encontro para os gestores das secretarias municipais da cidade. Cerca de vinte servidores participaram do momento, entre secretários e subsecretários.

Na ocasião, a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, abriu a reunião afirmando a importância do encontro para o desenvolvimento do município. “O objetivo dessa reunião junto com o capital humano do poder público é unir as propostas e potencializar as demandas sociais que a cidade tem a oferecer”, apontou Fernandes.

A capacitação aconteceu durante todo o dia e foi conduzida por um consultor credenciado ao Sebrae, com enfoque em Gestão de Qualidade. O encontro foi o resultado de uma reunião do prefeito com seus secretários  e o Diretor Superintendente Dr João Martins.

 

Flávio Dino empossa novos auxiliares na Caema, Secti e IEMA

COMPARTILHE

O governador Flávio Dino empossou, em solenidade no Palácio dos Leões na tarde desta terça-feira (08), novos auxiliares no comando da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), na Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) e o reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA). Com as mudanças, Davi Telles tomou posse como novo secretário da Secti, no lugar de Jhonatan Almada, que ficará exclusivamente à frente do IEMA. Para o lugar de Telles na Caema assume o engenheiro Carlos Rogério.

De acordo com o governador Flávio Dino, os ajustes de equipe são naturais para obter ainda maior eficiência administrativa e fixação de novas metas para cada um deles. “À vista de tantos desafios é normal que o Governo faça mudanças na equipe visando a garantia e a continuidade do dinamismo e da concretização das metas”, pontuou o governador.

Para o governador, esses remanejamentos são normais, “tendo em vista que nós precisamos otimizar os nossos recursos materiais e humanos”, e por isso mesmo cabe a quem tem essa atribuição fazer essas mudanças táticas, mantida a mesma orientação, o mesmo programa e propostas, “visando a que nesse período de um ano e meio deste mandato de Governo a gente consiga colher resultados ainda mais expressivos”.

Segundo Flávio Dino, no caso da Caema os desafios são as entregas das obras já em andamento – em São Luís, Imperatriz, e em outras dezenas de cidades do Maranhão. Para ele, uma administração dedicada ao grande projeto de ensino em tempo integral e de formação profissional também é muito importante. “Reforçamos o sistema de ciência e tecnologia na medida em que o IEMA vem sendo um grande sucesso expandindo as suas unidades. É preciso que haja dedicação na administração dessas unidades. Nós já chegamos a 22 unidades se nós somarmos as unidades plenas e as vocacionais”, realçou.

Ao mesmo tempo, a secretaria de Ciência e Tecnologia recebe também mudanças tendo em visto a ampliação das suas responsabilidades. “Dobramos o número de bolsas de pós-graduação. Criamos uma universidade nova, que é a UemaSul”, exemplificou o governador.

Com vasta experiência na área de abastecimento e saneamento, o engenheiro e funcionário de carreira da Caema, Carlos Rogério, assume a presidência da Companhia para dar prosseguimento a dezenas de obras que estão em curso em todas as regiões do estado. “Me senti honrado. Nós vamos prometer muita dedicação e empenho para que nós possamos fazer as entregas que o Governo está anunciando para a população. E o governador está dando muito apoio para que o Maranhão possa ter um abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto dignos”, ressaltou.

Davi Telles foi empossado na Secti após 31 meses à frente da Caema, e classificou o momento como de grande felicidade e honra, pois “jogar no time do governo Flávio Dino em qualquer posição é de fato uma grande satisfação”. Para ele, esse momento de mudanças está sendo consolidado no Maranhão. Com sentimento de dever cumprido, ele ressaltou que “desatamos nós bastante importantes. Passamos a companhia muito mais governável para um grande amigo, engenheiro muito competente. Foi diretor de operações na minha gestão. E que certamente terá plenas condições de efetivar as nossas políticas de água e esgoto em todas as cidades do nosso estado”.

Sobre o desafio à frente da Secti, Telles disse que “brilha nos olhos, que desperta muito desejo de contribuir com o governador Flávio Dino”, com programas que já são muito bem sucedidos e outras importantes ações. “É a ciência como forma de desenvolvimento e redução da desigualdade social, isto é, trabalhar com o conhecimento humano e fazer do ser algo para transformar a sociedade e população do Maranhão. É um enorme desafio”, afirmou.

Jhonatan Almada elencou dezenas de programas que foram implementados durante a sua gestão e, com o crescimento, fortalecimento e sucesso do IEMA ao longo desses dois últimos anos, a devoção será a mesma em busca de resultados que qualifiquem a educação do Maranhão. “Nós aceitamos com muita serenidade a missão dada pelo governador e tenho certeza que vamos colocar a mesma energia, a mesma dedicação no trabalho à frente do IEMA”, destacou Almada.

Por John Cutrim

Prefeito Carrinho demite cinco secretários em São Bento

COMPARTILHE

ccccaaaaO prefeito de São Bento, Carrinho Muniz (PSDB), que está mais perdido que cego em tiroteio, fez uma demissão coletiva de secretários municipais na manhã desta quinta feira (12). A decisão foi tomada após uma série de denúncias, informando que cinco secretários do município estavam criando um “grupão” político para desestabilizar a administração municipal, o que forçaria o prefeito a recuar diante de uma pretensa candidatura a reeleição e indicasse um desses secretários à sua sucessão. Pode até ser, mas Carrinho sabe que só pisará na prefeitura de São Bento a partir de janeiro de 2017, se Isaac Dias Filho (PTB) conseguir uma boquinha para ele. Perdido, Carrinho é mais um dos prefeitos eleitos em 2012, que não aguentou o peso da camisa de gestor.

Segundo a prefeitura, várias reuniões foram realizadas com esse grupo desde o final do ano passado que eram encabeçado pelos secretários Hideraldo Aragão, de Administração; Ademias Medeiros Costa de Agricultura; Nilsinho Braga de Cultura e Turismo; Júlio Câmara de Meio Ambiente e Daniel Pereira do departamento de limpeza da cidade. Todos foram demitidos diretamente pelo prefeito, após uma reunião, onde o próprio Carrinho ouviu atentamente os argumentos de cada um e afirmou não tolerar pressão e muito menos traição de integrantes da sua administração.

Segundo informou um assessor do prefeito, essas secretarias eram as que mais apresentavam problemas na esfera administrativa. Várias denúncias já haviam sido feitas ao prefeito, sobre uso indevido de equipamentos e da estrutura dessas pastas, comprometendo significativamente o atendimento à população. O certo mesmo, é que quando o jogador é ruim, até a chuteira atrapalha. E foi isso que aconteceu com Carrinho. Issac Dias Filho agradece pela tolice. Só lembrando, que Drº Isaac Dias, foi quem deu essa chance à Carrinho e o bicho ainda joga fora.

Desde quando decidiu pela exoneração desses cargos de confiança, o prefeito Carrinho Muniz já tinha confirmado a composição do seu novo secretariado que deve ser formado por: Jaldir Pinheiro – Administração; Heros Azevedo Sampaio – Cultura e Turismo; André Neto – Agricultura; Benatan Brenha – Departamento de Limpeza. Quanto ao secretário de meio ambiente, o prefeito já formulou o convite ao um aliado e está apenas aguardando a sua decisão.

As denuncias eram antigas e muitos esperavam a tempo que o prefeito tomasse uma decisão. Um vereador aliado disse que espera finalmente que o prefeito assuma a prefeitura e as suas funções de prefeito de São Bento! E os atrasos de salários, são culpas dos secretários demitidos? Peraí, me compre uma piaba, Carrinho!

Secretários se reúnem para organizar os 25 anos do COSEMS/MA

COMPARTILHE

Blog da Itamargarethe

VVVVVVVV

Após a visita de cortesia feita ao secretário de Saúde do Estado – o médico Marcos Pacheco, na tarde desta terça-feira(13), a presidente do COSEMS/MA – Iolete Arruda reuniu-se com os coordenadores da Comissão Intergestora Regional – CIR para deliberar sobre a programação alusiva aos 25 anos do Conselho.

Antes de dar início à reunião, que aconteceu na sede do COSEMS/MA, na Casa do Trabalhador, os coordenadores externaram a alegria com a receptividade em que foram recebidos pelo secretário, bem como parabenizaram a iniciativa da presidente do COSEMS/MA.

“A articulação foi bastante positiva, tendo em vista que serviu para clarear alguns pontos sobre essa gestão que se inicia”, pontuou Cristina Oeiras, secretária de Saúde de Zé Doca. Pensamento semelhante comungado pela secretária de Paulo Ramos – Aurilívia Barros.

“O COSEMS conseguiu atender os nossos anseios, pois estávamos ansiosos para ouvir do próprio secretário o modelo administrativo e as prioridades que serão elencadas. Sem sombra de dúvida, estamos retornando para os nossos municípios bem mais aliviados”, declinou.

No encontro, Iolete repassou aos secretários alguns pontos na programação alusiva já definidos, entre eles, a criação da galeria dos ex-presidentes, o lançamento da revista do COSEMS/MA, que terá o objetivo de divulgar as ações da instituição e, ainda, dos filiados.

“Temos que planejar com o devido carinho as ações que marcaram nossas bodas de prata”, pontuou Iolete. Embora não tenha sido decidido em um primeiro momento, a presidente tentará viabilizar a realização de grandes eventos não apenas nas 19 Regionais de Saúde, mas, sim, em outros grandes municípios, perfazendo, assim, um total de 25, sendo que o ponta pé inicial acontecerá na capital maranhense, com o lançamento da revista.

Ao final do encontro, os coordenadores foram agraciados com uma bonita agenda 2015 do CONASEMS.

 

Flávio Dino dá posse ao secretariado

COMPARTILHE

FLA1

Os 28 secretários do Governo do Maranhão foram empossados nesta sexta-feira (2). A solenidade foi realizada no Teatro Arthur Azevedo e representou um marco para o início da gestão do secretariado escolhido pelo governador Flávio Dino.

Durante a cerimônia, o governador sinalizou que irá cobrar empenho e dedicação de toda a sua equipe. Para ele, o Maranhão precisa de respostas rápidas e a orientação é que os gestores trabalhem com metas e prazos para concretizar o plano de desenvolvimento social apresentado ao Estado.

Escolhidos desde a segunda quinzena de outubro, os secretários receberam a missão de apresentar medidas eficazes para transformar a realidade social do Maranhão.

secretáriosFLA1

“Os secretários estão, desde que foram indicados, trabalhando de forma gratuita para o povo do Maranhão. Porque nosso Maranhão tem muita pressa. Temos pouco tempo para reverter os indicadores sociais que assolam a população. Por isso, agradeço muito ao meu secretariado por ter aceitado esse convite missionário”, disse o governador.

Falando em nome de todo o secretariado, Márcio Jerry, que a partir de hoje comanda a pasta de Articulação Política e Assuntos Federativos falou da motivação e empenho dos gestores empossados.

“Mudar pra valer o Estado do Maranhão: este é um sonho que nos motiva muito. Podem ter muita certeza que esta equipe é competente e cheia de motivação para mudar o Maranhão com trabalho. Uma equipe que tem a força e a beleza dos que desejam transformar o mundo. Somos todos missionários desta causa comandada por Flávio Dino” – discursou Jerry.

FLA2 FLA3

Ao finalizar a solenidade, o governador Flávio Dino levou à plateia uma reflexão do Papa Francisco sobre a necessidade de se doar em favor do próximo e de fazer o bem. “Temos que recuperar na gestão pública o entusiasmo de fazer o bem. Esta é a mensagem ética fundamental que quero deixar aqui”, concluiu.

TEXTO DA AGÊNCIA SECOM 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free