casa » Archivo de Etiquetas: Secretaria de Saúde

Archivo de Etiquetas: Secretaria de Saúde

Sebrae e Secretaria de Saúde de Bequimão terão parceria estratégica

COMPARTILHE

SÃO LUÍS – O Sebrae no Maranhão fechou uma parceria estratégica com a Secretaria Municipal de Saúde de Bequimão para desenvolver um trabalho de aprimoramento da gestão pública no atendimento ao público e planejamento estratégico.

A parceria estratégica entre a instituição e órgão municipal foi fechada em uma visita do secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, ao diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, nesta quarta-feira (29).

“Será uma ação importante que terá reflexo direto para o dia a dia do cidadão comum, uma vez que vamos atuar não só no planejamento estratégico, mas também no treinamento de atendimento ao público”, explicou o Diretor Superintendente do Sebrae, João Martins.

O secretário de Saúde Bequimão disse que procurou o Sebrae para desenvolver a parceria pela reconhecida expertise da instituição de desenvolver projetos estratégicos com foco em atendimento e planejamento. “O Sebrae sabe como trabalhar neste sentido e por isso viemos buscar este apoio”, disse Bouéres.

Fonte: Comunicação Sebrae

 

Secretária de Saúde de Alcântara participa de reunião da Comissão Fórum Floresta dos Guarás

COMPARTILHE

Na manhã desta segunda feira (5), estiveram reunidos os membros da Comissão Organizadora do Fórum Floresta dos Guarás, composta por gestores municipais, juntamente com representantes da Secretaria de Saúde do Estado, com o objetivo de discutir pautas que venham mudar a realidade da região.

Entre os as autoridades que compareceram ao encontro estava a Secretária de Saúde de Alcântara, Ramone Araújo, que representou o prefeito Anderson Wilker (PCdoB). Vários temas foram debatidos e  avaliados pela gestão estadual de saúde, visando o melhoramento da região do Conguarás.

As propostas de Desenvolvimento da ação consorciada, compartilhada de assistência técnica para regularizar e regulamentar o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e implantar o transporte sanitário no território do Conguarás, que compõe os municípios da região do litoral ocidental maranhense, serão estudas pelo governo do estado.

O aparato foi disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde, durante reunião realizada na sede da SES, em São Luís.

– O secretário Carlos Lula aprovou integralmente a iniciativa do Conguarás, já colocando uma equipe técnica à disposição, além da logística, para que os trabalhos tenham início no que se refere à competência do estado. O Estado acredita ser esse um dos caminhos para regularizar a questão do Tratamento Fora do Domicílio no Maranhão – ressaltou o representante da SES, Mariano Castro.

A coordenadora do projeto do TFD Consorciado, Magda Gonçalves, detalhou as ações previstas no projeto acordado com o Governo do Estado. Os gestores presentes saíram satisfeitos com o apoio dado.

– Nós, prefeitos do consórcio, estipulamos que trabalharíamos sempre com o temas de extrema importância para o litoral norte. O primeiro foi o TFD, problema que perdura por todos os quatro cantos do Maranhão. Apresentamos uma proposta ao ministro da Saúde, em Brasília, e ao Governo do Estado, que foi muito bem aceita. Esse ‘sim’ do Estado a nosso trabalho de união em prol de toda a população de nossa região é de extrema importância para a administração dessa dificuldade comum a nós, gestores, e para mais saúde e qualidade de vida para nossas populações – ressaltou o prefeito de Apicum-Açu e presidente do Conguarás, Claúdio Cunha.

Para o secretário-geral da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci), Ronald Damasceno, este é um projeto-piloto para a construção de um novo processo para a construção da política pública para a saúde no estado.

– O Conguarás dá início a um novo momento para a saúde no Maranhão. A gente acredita que essa vontade política dos prefeitos vai realmente trazer resultados palpáveis com relação a este que é um dos principais gargalos da saúde, pois a população precisa ser assistida – concluiu.

Participaram da discussão com o assessor técnico da Secretaria de Saúde do Estado, Mariano Castro, os prefeitos de Apicum-Açu (Cláudio Cunha), de Guimarães (Margarete Ribeiro), de Cururupu (Profª Rosinha), de Bacuri (Dr Whashington), de Porto Rico (Tatyana Mendes), e de Bequimão (Zé Martins). Também estiveram presentes a secretária municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, Ramone Araújo (Alcântara) e a secretária da Comissão Intergestores Regional de Pinheiro, Rosiane Araujo Marinho, além de vários secretários municipais.

Também participaram da reunião os prefeitos Ronildo Campos, de Penalva, e Linielda de Eldo, de Matinha.

Ambos representando o Conlagos (Consórcio Intermunicipal dos Lagos Maranhenses), que é o próximo território para a implantação do projeto TFD consorciado.

Secretaria de Saúde de Alcântara nega atendimento à paciente esfaqueado

COMPARTILHE

Não é novidade mais para os alcantarenses que a saúde pública do município de Alcântara é uma verdadeira vergonha pública.  Nesta terça feira (9), um rapaz identificado como Gleidson da Silva Barbosa, que foi esfaqueado no Povoado Japeú, zona rural de Alcântara, foi levado para o Hospital Municipal Lídia Martins na cidade de Bequimão, onde recebeu os primeiros socorros e em seguida transferido para o Hospital Regional Dr. Jackson Lago na cidade de Pinheiro, onde foi rejeitado por não ter leito e teve que voltar novamente para o hospital de Bequimão.

A partir daí, Gleidson precisava ser transferido para um hospital em São Luís onde teria que ser feita uma intervenção cirúrgica com urgência, já que a facada foi profunda. Como o rapaz reside em Alcântara, a direção do Hospital Municipal Lídia Martins, entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Alcântara, mas infelizmente não deu a mínima para o caso do alcantarense, que estava entre a vida e a morte. Depois de horas internado em Bequimão e aguardando uma solução da Secretaria de Saúde de Alcântara, o prefeito Zé Martins mandou uma ambulância deixar o homem no Socorrão I em São Luís, onde foi submetido a uma cirurgia e não corre mais risco de morrer.

Enquanto isso, até o momento desta redação, nenhum representante da Secretaria de Saúde de Alcântara se manifestou sobre o caso. A direção do Hospital de Bequimão, não entendeu o motivo do Secretário de Saúde de Alcântara deixar o paciente esperando por ambulância e nunca mandou sequer uma carroça para Bequimão. Graças ao Prefeito Zé Martins, uma vida foi salva. E olha que a direção do Hospital Dr. Neto Guterres, informou que a ambulância estaria a caminho de Bequimão, mas nunca chegou.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free