casa » Archivo de Etiquetas: Sebrae

Archivo de Etiquetas: Sebrae

Sebrae e Prefeitura realizam Carnaval de Oportunidades em Bequimão-MA

COMPARTILHE

O projeto Carnaval de Oportunidades foi criado pelo Sebrae Maranhão e este ano será realizado na cidade de Bequimão e em mais três cidades das regiões da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense.

A cidade de Bequimão localizada na microrregião do Litoral Ocidental Maranhense, recebe milhares de foliões vindos de todo o estado. Para muitos a cidade tem um dos melhores carnavais da região. O turismo na cidade ganha força no período carnavalesco e outros atrativos, além dos naturais, encantam os visitantes.

Pensando nisso, o comércio local se organiza para receber os visitantes. Pousadas, bares, restaurantes e outras empresas que possuem seus produtos e serviços ligados direta ou indiretamente com a folia de momo, enxergam na data uma possibilidade de aumento exponencial no seu faturamento.

Com a chegada dessa época o Sebrae Maranhão, através da Unidade Regional de Pinheiro em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor realizam um trabalho mais focado nesse público, movimentando comerciantes, barraqueiros, vendedores ambulantes, empreendedores e potenciais empreendedores com realização de oficinas e capacitações.

As oficinas do primeiro carnaval de oportunidades em Bequimão são “Atendimento de excelência e oportunidades de negócios” e “Técnicas de maquiagem e penteados rápidos para o carnaval” que acontecerão nos dias 20 e 22 de fevereiro.

Não perca tempo e garanta logo sua a vaga. Informações e inscrições na Sala do Empreendedor de Bequimão.

Programação Carnaval de Oportunidades em Bequimão

Oficina de Gestão
Dia: 20/02/19
14h30 às 17h – Atendimento de Excelência e Oportunidades de Negócios
Público Alvo: Barraqueiros e vendedores ambulantes cadastrados na secretaria de Cultura
Local: Centro Administrativo da Prefeitura

Oficina de Beleza
Dia: 22/02/2019
08h às 12h – Técnicas de maquiagem para o carnaval
14h às 18h – Penteados rápidos para o carnaval
Público Alvo: Empreendedores do segmento de beleza e estética e potenciais empreendedores
Local: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Criada a Instância de Governança do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás

COMPARTILHE

Foi criada nesta terça-feira (05), na cidade de Mirinzal, a comissão provisória da Instância de Governança Regional do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás. Foram eleitos Marcos Dominici, Turismólogo e coordenador de Turismo do município de Guimarães, para presidente e Gilberto Fonseca, secretário de Meio Ambiente e Turismo do município de Cururupu, como vice-presidente.

O evento contou com a participação de secretários, coordenadores, agentes de desenvolvimento, representantes do Sebrae da Unidade Regional de Pinheiro e das instituições ligadas à atividade turística dos municípios de Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal e Porto Rico do Maranhão, que discutiram a criação da Instância de Governança do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás.

A partir de 2019 para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, só serão reconhecidas como regiões turísticas aquelas que contarem com Instância de Governança Regional, Conselhos Municipais de Turismo ativos e, pelo menos um, prestador de serviço inscrito no serviço de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços no Turismo (Cadastur). A ideia é estimular a participação da sociedade na definição, implantação e acompanhamento das políticas públicas do turismo, por meio do Programa Nacional de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, que seguem o princípio da gestão descentralizada.

As Instâncias de Governança Regionais são constituídas por um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, por meio da integração contínua dos municípios, consolidando uma atividade regional.

A próxima etapa é de sensibilização e mobilização dos interlocutores estaduais e gestores municipais para adequação das novas regras para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.

Sebrae realiza palestra para empresários e potenciais empreendedores em Bequimão

COMPARTILHE

Aconteceu na última sexta-feira (09), a palestra: “Encante seus clientes e venda mais”, promovido pelo Sebrae/Ma, através da Unidade Regional de Pinheiro em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor. O evento aconteceu no auditório da Escola Batutinhas na cidade de Bequimão.

Participaram da palestra vinte (20) pequenos empresários e potenciais empreendedores dos setores de alimentação, comércio varejista, artes e serviços do município de Bequimão. A palestra foi proferida pelo consultor do Sebrae Maranhão, Thiago Oliveira que possui uma vasta experiência nas áreas de vendas, atendimento ao cliente e motivação.

“A palestra teve como objetivo despertar o empreendedor para a necessidade de aperfeiçoar o atendimento a clientes, evitando a insatisfação do consumidor e construindo diferenciais competitivos em relação às outras empresas”, comentou o coordenador da Sala do Empreendedor Rodrigo Martins.

Fotos: Rodrigo Martins

Prefeitura e Sebrae entregam livros pelo programa JEPP em Bequimão

COMPARTILHE

Cerca de 340 livros foram entregues às escolas das redes pública e privada de ensino da cidade de Bequimão para desenvolvimento da metodologia do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), no município. A ação aconteceu nesta sexta-feira (24) na Escola Municipal Benedita Gusmão Moraes, localizada no bairro Ferro de Engomar.

A Prefeitura e o Sebrae entregaram os exemplares do material didático a ser utilizado por alunos do 1º ao 9º ano da Escola Municipal Benedita Gusmão Moraes e do Colégio Bequimãoense de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Batutinhas), integrantes do Programa JEPP. O evento teve a participação dos diretores, professores e alunos das escolas beneficiadas.

O JEPP é uma metodologia do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae que insere atividades e conteúdos sobre empreendedorismo na rotina das escolas de ensino fundamental.

De acordo com o prefeito de Bequimão, Zé Martins, programas como o JEPP só reforçam o nosso compromisso em trazer produtos e serviços de alta qualidade e de grande benefício à população de Bequimão, onde a ideia é de que eles estejam preparados para atuar e pensar de maneira empreendedora no município. “Nossas crianças e adolescentes serão treinados para despertar a vocação empreendedora. Nós estamos investindo na educação para que este público possa prestar serviços à comunidade como empreendedores no futuro”, destaca o prefeito.

A implantação da educação empreendedora em Bequimão é resultado de uma articulação da superintendência do Sebrae Maranhão, por meio do diretor superintendente, João Martins, junto a Prefeitura Municipal de Bequimão, com a execução da unidade regional do Sebrae em Pinheiro.

Participaram da entrega dos livros, o superindentende do Sebrae Maranhão, João Martins, o prefeito de Bequimão, Zé Martins, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Ademar Costa, o gestor de projetos do Sebrae, Fernando Reis, representando a Unidade Regional do Sebrae de Pinheiro e o coordenador da Sala do Empreendedor, Rodrigo Martins, além dos gestores das escolas, professores, alunos e demais convidados.

Fotos: Rodrigo Martins

Bequimão participa do I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás

COMPARTILHE

Durante dois dias (16 e 17 de agosto), Representantes dos diversos segmentos da atividade turística do município de Bequimão participaram do I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás que aconteceu na cidade de Cururupu, no Litoral Ocidental Maranhense. O seminário foi promovido pelo Sebrae Maranhão, através da Unidade Regional de Pinheiro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cururupu-MA.

Cerca de 21 empreendedores dos segmentos de meios de hospedagem, alimentação, transporte e artesanato que integram a cadeia produtiva do turismo, como também técnicos do poder público do município de Bequimão participaram do evento.

O seminário foi idealizado com o intuito de discutir e apontar alternativas reais para a promoção da região como um destino turístico sustentável, explorando as diversas potencialidades existentes e estimulando políticas públicas de incentivo, onde foram abordados diversos temas fundamentais para o desenvolvimento do turismo no litoral ocidental maranhense.

O turismólogo e coordenador da Sala do Empreendedor de Bequimão, Rodrigo Martins, responsável pela articulação e mobilização dos participantes do município no evento, destacou a importância do seminário para a região. “Já temos um grande potencial para o turismo, isso graças à natureza exuberante que a região conta. Precisamos agora saber tirar proveito do que o turismo oferece de melhor e o seminário comprovou o potencial que temos, através das exposições nos stands com produtos artesanais da cultura local, mostrando nossa riqueza e diversidade e também, pela quantidade expressiva de participantes no evento, cerca de aproximadamente 700 pessoas”.

O evento contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de turismo e do governo do Estado, dos representantes de Sindicatos de Guias de Turismo do Maranhão (SINDEGTUR-MA), Associação Brasileira de Indústria Hoteleira (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Associações Comunitárias, Universidades, e Empresários do setor de turismo.

Rodrigo Martins

Mais de 1.400 atendimentos em capacitação em Bequimão-MA

COMPARTILHE

O empreendedor bequimãoense Jorge Protásio da Costa já foi dono do seu próprio negócio. Com a crise, sua empresa veio à falência e ele passou a trabalhar como empregado em outro empreendimento. Ao participar da oficina “Como Desenvolver uma empresa de Sucesso”, realizada pelo Sebrae no município de Bequimão, na última semana, Jorge encontrou a motivação que precisava para voltar a ser empresário.

“Ver a sua empresa chegar ao fim, um sonho que você construiu ao longo de tantos anos, não é fácil! Depois disso foram quatro anos trabalhando como funcionário com carteira assinada, buscando a motivação e principalmente a inspiração que eu precisava para voltar a empreender e aqui eu encontrei aquilo que precisava para voltar a ser um empreendedor e, dessa vez, de sucesso”, ponderou Costa.

Obstinado, Jorge mostrou o seu potencial, e foi o vencedor, ao lado do amigo Gilvan, do desafio “Meu Negócio” que faz parte da metodologia da oficina do Sebrae, propondo aos participantes a criação de novos negócios que precisam ser gerenciados durante a capacitação. Ao final, os resultados de faturamento de cada empresa – ainda fictícia, são apresentados e os ganhadores anunciados. Como prêmio a dupla irá participar da próxima turma do Empretec gratuitamente.

Nos cinco dias da oficina, a estratégia de atendimento empresarial em massa serviu para estimular nos empreendedores e potenciais empreendedores do município, habilidades, comportamentos positivos, competências e a capacidade de resolução de problemas. A metodologia é desenvolvida através de cinco temas que vão desde o planejamento do negócio, passando pela gestão propriamente dita da empresa, até técnicas de marketing que podem ser utilizadas para alavancar as vendas.

“O Sebrae é um grande parceiro dos mais de 180 pequenos negócios existentes no Maranhão e trabalha arduamente para manter essa linha direta com eles. Em Bequimão, tem sido uma constante apoiarmos a manutenção das empresas locais e incentivarmos a criação de novos negócios. Queremos continuar prosseguindo na nossa missão institucional em favor das micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e empreendedores rurais por entendermos que esta é uma excelente estratégia para dividir riqueza e renda, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida para os maranhenses” disse João Martins, diretor superintendente do Sebrae estadual.

A realização do evento foi uma parceria entre o Sebrae, por meio de sua regional em Pinheiro, e a Prefeitura de Bequimão por meio da Sala do Empreendedor do município e capacitou 350 pessoas, dentre empreendedores e potenciais empreendedores locais. Esta foi a 27ª edição estadual da oficina de empreendedorismo do Sebrae “Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso”, totalizando sete mil capacitações e mais de 37 mil atendimentos.

Os números da oficina

No balanço do evento, foram realizados 1.495 atendimentos, distribuídos entre 10 cursos, 14 palestras motivacionais abertas ao público e direcionadas para empresários e funcionários públicos (que contou com 667 participantes), além de 86 consultorias nas empresas de participantes.

Durante a realização do desafio “Meu Negócio”, que na pratica estimula a criação de novos empreendimentos, foram criadas 51 empresas, gerando juntas um faturamento de R$ 3.745,60 nos três dias dessa atividade.

Para o prefeito de Bequimão, Zé Martins, o Sebrae é muito mais que um parceiro do poder público municipal, mas um parceiro da população de Bequimão. “Graças a Deus aqui em Bequimão o Sebrae vai muito além do que todos esperam e já deixou de ser apenas um parceiro na nossa gestão, passando a ser um parceiro de todos aqueles que alimentam dentro de si o espírito empreendedor aqui no nosso município. Por isso, todas as vezes que o Sebrae solicita a parceria do município de Bequimão, estamos sempre prontos a atender”, sinalizou.

A gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, aproveitou para destacar a importância das parcerias e agradecer a confiança da população de Bequimão. “Realizar uma oficina deste porte em qualquer município envolve um investimento considerável. Por isso, é tão importante a parceria com a Prefeitura de Bequimão e, principalmente, a participação da população local nos eventos. Só temos a agradecer pela confiança e pela credibilidade depositadas à nossa instituição”, agradeceu.

O Sebrae incluirá as empresas que participaram da oficina, e aquelas que por ventura venham a surgir após a capacitação, em um planejamento para que sejam acompanhadas nos próximos meses com ações que englobam treinamentos da instituição, fundamentados nas metodologias SEI e Começar Bem.

Próximas ações

Mais uma edição da Oficina “Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso” teve início na noite da última segunda-feira (23), em São Mateus a capacitação acontecerá até esta sexta-feira, 27, no Ginásio Poliesportivo José Ovídio da Silva Dias, na sede do município, e reunirá 240 empresários e potenciais empreendedores locais.

O evento teve o apoio total da Prefeitura de Bequimão, que é parceira do Sebrae-Maranhão, desde 2013, e já qualificou centenas de Empresários, Microempresários e potenciais empreendedores do município.

 

Zé Martins participa da Oficina Sebrae de Empreendedorismo em Bequimão-MA

COMPARTILHE

BEQUIMÃO Investir no empreendedorismo é fomentar as oportunidades, criando renda e gerando empregos. Desta forma, a Prefeitura de Bequimão em parceria com o Sebrae Maranhão, está realizando no município, a Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) que está beneficiando com cursos, palestras e oficinas, 400 empresários, microempreendedores individuais e potenciais empresários da cidade de Bequimão, localizado no coração da Floresta dos Guarás, no Litoral Ocidental Maranhense, que vivem a expectativa da oficina Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso. Promovida pelo Sebrae, a capacitação iniciou nesta segunda-feira (16) no município e, em números de inscritos, está entre uma das maiores já realizadas no Estado. O encerramento vai acontecer nesta sexta-feira (20).

A Sala do Empreendedor foi responsável pela mobilização do  público, que aceitou o convite e compareceu em grande número na abertura do evento, que contou a presença do prefeito Zé Martins. Os participantes vão poder viver uma completa imersão no universo do conhecimento empreendedor em um ambiente pensado para estimular práticas empreendedoras e ajudar no fortalecimento de empresas que nascem e se consolidam durante essa capacitação de massa do Sebrae. Durante a abertura, o prefeito de Bequimão falou da importância da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.

“É uma parceria que não iniciou agora, hoje aqui apenas complementa as ações que já fazemos desde 2013, o que já realizamos mais de mil cursos e capacitações e mais de 1.300 pessoas já beneficiadas em Bequimão. Esta Oficina Sebare de Empreendedorismo, traz mais pessoas, inclusive para as que já foram capacitadas,  e com uma metodologia mais avançada. Esta ação vai trazer conhecimento aos microempreendedores, e o objetivo é mudar a vida dessas pessoas, que podem crescer, vindo a se tornar empresários. Hoje temos mais de 400 pessoas inscritas no evento, isso mostra que temos credibilidade, que o Sebrae tem credibilidade e que a Prefeitura tem credibilidade, e faz parte do nosso compromisso, ajudar para que as pessoas cresçam através  do conhecimento”, destacou Zé Martins.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, destaca a importância da oficina para fomentar o ambiente empreendedor dentro do município. “Bequimão é uma cidade que está em constante crescimento, com inúmeros investimentos públicos e privados previstos para acontecer no município em um curto espaço de tempo. O Sebrae, enquanto instituição de incentivo ao empreendedorismo, tem o compromisso de capacitar os empresários donos daqueles negócios que já existem e incentivar a abertura de outros de maneira sustentável, e a oficina é uma ferramenta primorosa para isso. O objetivo é capacitar, motivar, e instrumentalizar os microempeendedores, não somente aqui de Bequimão, mas já fizemos isto em 27 municípios no Maranhão. A ideia é fazer com que os empresários eles identifiquem as ameaças, mas aproveitem as oportunidades através das informações e do conhecimento”, garante João Martins, que destacou a responsabilidade do Sebrae, tendo Bequimão como a maior OSE entre as 27 já realizadas no Estado.

A ação é fruto de uma parceria entre o Sebrae, através da sua unidade regional em Pinheiro, e a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor e irá reunir em um só lugar, dez turmas que funcionam de forma simultânea, estimulando nos participantes diversos comportamentos empreendedores que irão auxiliá-los na condução de seus negócios. A oficina acontece em Bequimão até a próxima sexta-feira (20), no Ginásio Municipal, localizado na avenida Itapetininga, s./nº, Bairro de Fátima.

Para o microempresário Ivan Pereira, morador da Comunidade Quilombola de Juraraitá, a OSE vai ajudar no desenvolvimento da empresa, já que comércio na zona rural é uma tarefa complicada de se manter em alta. “O comercio no interior se desenvolve de uma tal maneira, que se a gente não buscar mais conhecimento, acaba quebrando, e já vi muitos que mesmo antes de nascer, já quebrou. Se a gente não procurar capacitação, e buscar conhecimento, vamos seguir pelo mesmo caminho”, enfatizou o comerciante.

Já a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, destacou essa parceria e a grande aceitação do público nessa OSE. “Este é um momento em que o Sebrae vai poder está orientar as pessoas de Bequimão o quanto elas são capazes em está criando ou ampliando seu próprio negócio, gerando renda e criando oportunidades. A OSE envolve todos os seguimentos, como indústria, comércio, serviços e agricultura, além das pessoas interessadas em abrir um negócio”, disse a gerente, que destacou o grande público presente na abertura e o apoio incondicional da Prefeitura de Bequimão, e que envolveu todas as secretarias no evento e isso mostra a grandeza do evento.

O QUE GANHA O MUNICÍPIO?

O prefeito de Bequimão, José Martins, fez questão de destacar a importância da parceria entre o município e o Sebrae. “O Sebrae é um parceiro não apenas da Prefeitura de Bequimão, mas da população bequimãoense. Está lado a lado com uma instituição como o Sebrae é para nós uma necessidade, pois hoje essa parceria nos ajuda a melhorar continuamente a nossa gestão, trazendo inúmeros benefícios para a nossa cidade”, considera José Martins, que lembrou dos investimentos que Bequimão irá receber em infraestrutura e na saúde, destacando os mais de R$ 20 milhões de reais em obras, mostrando a importância da qualificação dos empresários, preparando-os para o desenvolvimento do município.

Já a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, destacou a parceria da Instituição com Bequimão, mostrando que só tem a crescer, com a realização desta capacitação de centenas de pessoas, fortalecendo cada vez mais a presença institucional no município, levando as soluções empreendedoras para desenvolver os pequenos negócios locais.

“O município de Bequimão é um parceiro fundamental para o Sebrae. Caminhamos juntos durante todo o ano de 2017 e agora em 2018, realizando inúmeras ações. Esta oficina é realmente grandiosa, tanto em número de participantes quanto em conhecimento que será repassado pela nossa equipe de instrutores. Tudo com o objetivo de fortalecer ainda mais essa parceria e também como forma de agradecer ao empresariado local por acreditar no trabalho desenvolvido no município pelo Sebrae”, destaca Fernandes.

Estiveram presentes os secretários Josmael Castro (Assistência Social), Zé Orlando Ferreira (Administração e transporte), Dinha Pinheiro (Cultura e Igualdade Racial), Sidney Bouéres (Saúde), Tonho Martins (Infraestrutura), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Rodrigo Martins (Coordenado da Sala do Empreendedor), Sidney Magal (Vice-prefeito), além do Professor Zeca (vereador), Fredson Pereira (vereador) e Valmir Costa (vereador) e o representante do Banco do Nordeste.

Por G7

Bequimão sediará o curso Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso

COMPARTILHE

A cidade de Bequimão no Litoral Ocidental Maranhense, vai receber o Curso de Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso. O evento terá um espaço elaborado para que 300 empresários, microempreendedores individuais e potenciais empresários de Bequimão respirem conhecimento em um ambiente pensado para estimular práticas empreendedoras e ajudar na criação de novas empresas e/ou no fortalecimento de empresas já existentes.

O Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso é uma parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e a Prefeitura Municipal de Bequimão e irá reunir em um só lugar, 10 turmas funcionando simultaneamente, estimulando nos participantes vários comportamentos empreendedores que eles irão necessitar na condução de seus negócios.

A oficina acontece em Bequimão entre os dias 16 e 20 de julho, na quadra Poliesportiva do Município. A ação é uma iniciativa da Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, através de uma articulação institucional do Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, com o apoio da Prefeitura de Bequimão, uma vez que a cidade está dentro da área de abrangência da unidade regional.

O QUÊ? COMO DESENVOLVER UMA EMPRESA DE SUCESSO
QUANDO? 16 A 20 DE JULHO
HORÁRIO: 19h às 22h

ONDE: BEQUIMÃO-MA
LOCAL: GINÁSIO MUNICIPAL DE BEQUIMÃO
INSCRIÇÃO: CRAS e SALA DO EMPREENDEDOR

 

Prefeitura e Sebrae realizam curso para Mulheres Empreendedoras em Bequimão

COMPARTILHE

Fomentar a visão empreendedora entre as mulheres, estimulando-as a transformar suas realidades através do seu próprio trabalho, foram um dos objetivos do curso Mulheres Empreendedoras realizado na cidade de Bequimão no período de 22 a 24 de maio. Promovido pelo Sebrae/Ma, através da Unidade Regional de Pinheiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS).

Participaram das duas turmas do curso 41 empresárias e potenciais empreendedoras do município que foram orientadas a compreender, o conceito de empreendedorismo e as características do comportamento empreendedor. Nesse encontro, as mulheres identificaram seus potenciais e talentos empreendedores, analisaram as oportunidades de negócios e refletiram sobre as ações necessárias para a implementação e criação de um negócio.

A consultora e instrutora do Sebrae Maranhão, Simone Saraiva conduziu as atividades, com foco no tema “Escrevendo a historia do empreendedorismo feminino”. Simone destacou o entusiasmo das mulheres com o tema e trabalhou dinâmicas voltadas para a valorização das mulheres enquanto empreendedoras do seu próprio negócio.

Para Rodrigo Martins, coordenador da Sala do Empreendedor, “o curso contribuiu para fortalecer a autoestima e ajudar as mulheres a perceberem formas de transformar a realidade da mulher no mercado de trabalho, permitindo que elas alcancem mais autonomia econômica e social”, destacou.

Participaram da entrega dos certificados, a gerente regional do Sebrae, da Unidade de Pinheiro, Graça Fernandes; o secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres; e o Coordenador da Sala do Empreendedor, Rodrigo Martins.

Fotos: Rodrigo Martins

Sebrae realiza mais de 10 mil atendimentos na 10ª Semana do MEI

COMPARTILHE
Marca é considerada um recorde no Maranhão: foram 216 atendimentos por hora nos 51 municípios maranhenses onde a iniciativa aconteceu.

Pinheiro/MA – A 10ª Semana Microempreendedor Individual (MEI) foi um sucesso. Isso porque a instituição realizou 10.410 atendimentos para 5.259 pessoas, entre microempreendedores individuais, empresários de micro e pequenos negócios, potenciais empresários e potenciais empreendedores. A marca é um recorde e dobrou a marca atingida em 2016, quando cerca de 5 mil pessoas foram atendidas.

Este resultado significa que os analistas técnicos e consultores do Sebrae realizaram 216 atendimentos por hora, distribuído nos 54 pontos de atendimento montados em 51 cidades maranhenses onde a 10ª Semana do MEI aconteceu.

Na regional de Pinheiro, pelo segundo ano consecutivo, o Sebrae descentralizou as ações que englobaram a 10ª Semana do Microempreendedor Individual e a 5ª Semana de Educação Financeira na baixada e litoral ocidental maranhense.

A descentralização proporcionou, por meio de 40 ações gratuitas, capacitação para empreendedores e potenciais empreendedores, do campo e da cidade, em 12 municípios atendidos pela regional.

A estratégia foi um sucesso. Foram mais de 1.000 atendimentos realizados, dobrando a quantidade alcançada no ano passado. Quinze palestras com a participação de 400 pessoas, nove oficinas que atenderam mais de 200 participantes, além de um seminário de crédito, orientações porta a porta e capacitações nas áreas de gastronomia e maquiagem.

De acordo com a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, a estratégia de descentralizar as ações beneficia um número maior de empreendedores e torna ainda mais efetivo o trabalho de fomento ao empreendedorismo na região.

“Quanto maior for o número de municípios onde possamos executar nossas ações, maior será o número de empresas abertas e mais forte será o ecossistema dos pequenos negócios na região. A semana do MEI é apenas um, dos muitos eventos que planejamos realizar de maneira regional e itinerante, outras ações com caráter regional também serão executadas esse ano”, garantiu Fernandes.

As oficinas com o tema “Oportunidades na gastronomia para o MEI” foram bastante concorridas. Nelas os participantes aprenderam técnicas de manipulação de chocolate e produção de artigos que podem ser comercializados durante todo o ano, tudo aliado a técnicas de gestão e finanças para um pequeno negócio do ramo da gastronomia.

“Esse curso foi uma oportunidade pra gente que já trabalha nessa área da gastronomia se aprimorar ainda mais e também entender como é importante a nossa empresa ser registrada, tudo certinho e o Sebrae tá aí para ajudar a gente nisso tudo”, disse Maria do Rosário, uma das participantes da oficina de gastronomia.

De acordo com os dados consolidados de atendimento durante o período, no estado, foram atendidos 2.162 MEIs, 546 Microempresas (ME), 11 Empresas de Pequeno Porte (EPP) e 2.540 potenciais empreendedores. No período ainda foram realizadas 75 formalizações de Microempreendedores Individuais. Além disso foram 5.946 capacitados. “Tivemos empresários e potenciais empresários que realizaram mais de uma capacitação durante a 10ª Semana do MEI”, explicou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

“Este resultado mostra a pujança do Microempreendedor Individual no Maranhão, onde até o fim de abril havia mais de 82 mil registrados no estado. O evento vem despertando muito interesse principalmente no interior do estado. Não foi à toa que triplicamos nossos resultados, saltando de 3,5 mil atendimentos em 2015 para 10,2 mil atendimentos”, comentou João Martins.

SEMANA

A 10ª Semana do MEI aconteceu entre 14 e 19 de maio, em 51 cidades maranhenses. Na iniciativa ofertou mais de 370 ações, dentre cursos, oficinas, consultorias, seminários, rodadas de negócios e um encontro de startups, em São Luís.

O objetivo do Sebrae foi capacitar MEIs e potenciais empresários e orienta-los sobre como obter melhores resultados, empregando o mínimo de recursos financeiros e humanos. “Para a 10ª Semana do MEI adotamos como objetivo norteador a orientação para que o MEI faça mais com menos recursos, o que em tempos de crise fará a diferença para sucesso. Toda a programação foi voltada para a capacitação dos MEIs “, disse o diretor técnico do Sebrae, Antônio Garcês.

Para este ano, foram programadas 362 ações para a 10ª Semana do MEI, divididos em 113 oficinas, 106 palestras, 6 cursos, 16 seminários, 3 rodadas de negócios, 126 ações de atendimento, com consultoria e orientação para o MEI, e um encontro de startups – apenas no primeiro dia foram realizadas 94 ações.

Além disso foram realizadas 3.768 orientações e 696 consultorias. “Tivemos um resultado muito bom. Agora vamos avaliar o que alcançamos, identificar acertos e erros para corrigi-los e planejar para obtermos resultados ainda melhores na próxima edição”, finalizou João Martins.

10ª Semana do MEI em Números

Resultado é recorde e mostra um crescimento de 297% no volume de atendimentos

10.410 Atendimentos                                                               

5.259 Clientes Atendidos

362 Ações

3.768 Orientações Técnicas

696 Consultorias

5.946 Capacitados

Fonte: SEBRAE/MA

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free