casa » Archivo de Etiquetas: Sargento Leitão

Archivo de Etiquetas: Sargento Leitão

Prefeitura de Alcântara entrega Certificados para alunos da primeira turma do EEJA

COMPARTILHE

Pensando melhorar os índices da educação de Alcântara, e recuperar o tempo perdido de estudantes que não concluíram o ensino médio, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação e com empenho do vice-prefeito Sargento Leitão e do então Secretário de Educação, Denílson Campelo, firmou uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), para a realização do primeiro Exame de Educação de Jovens e Adultos (EEJA) no município de Alcântara.

O resultado do empenho de todos os envolvidos na realização do EEJA foi à certificação dos estudantes na noite desta segunda-feira (17). A cerimonia de entrega dos certificados aconteceu no Colégio John Kennedy no Centro da cidade histórica, onde o aluno Wallyn Diniz Brito, sendo o orador da turma emocionou a plateia com seu discurso e foi ovacionado pelo público presente.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) conseguiu através da SEDUC, garantir 30 (trinta) inscrições para o primeiro EEJA em Alcântara. Mas para que a prova fosse aplicada na Cidade Histórica, foi feito um trabalho de divulgação nas comunidades da zona rural e sede do município. Foram mais de 200 inscrições realizadas e a prova foi aplicada nos dias 22 e 23 de Abril.

Com o objetivo de promover a oportunidade de conclusão do Ensino Médio para os alcantarenses, a secretaria de educação contou com professores gabaritados como (Elizabeth Leitão, Roger Melo, João Carlos Ribeiro e Abiel Pedraza) que colaboraram voluntariamente com aulas que antecederam o Exame, mostrando que a educação é o principal caminho para o sucesso e cidadania.

De acordo com a SEMED, dos 176 candidatos que fizeram a prova, 12 foram aprovados. Os demais estudantes ficaram com pendências em algumas disciplinas, tendo a oportunidade de realizar as provas em outro momento.

O vice-prefeito falou sobre a importância da educação na vida das pessoas. “Muitos perdem oportunidades todos os dias devido a falta de conclusão do ensino médio. Me empenhei e busquei parcerias para concretizar esse projeto, porque acredito que a Educação é a chave para o desenvolvimento da comunidade. Agradeço o empenho de todos, principalmente pela disponibilidade dos professores que se doaram sacrificando seus fins de semana para contribuir com o projeto” destacou Sargento Leitão.

Compareceram ao ato solene de entrega de certificados, o vice-prefeito João Francisco Leitão (Sargento Leitão), os secretários Rowsykléa Araújo Chaves (Educação), Dediolene Diniz Cantanhede (Adjunta de Educação), Marcelina das Graças Serrão Silva (Cultura e Turismo), Eraldo Ribeiro Campelo (Meio Ambiente), Hermison Santos Martins (Juventude, Esporte e Lazer), Maria do Nascimento França Pinho (Adjunta de Desenvolvimento Social), o vereador Guterres Filho, além de técnicos da SEMED, gestores de escolas, professores, diretores de departamentos e familiares dos concludentes.

 

FOTOS: José Lindoso

Prefeito Anderson e secretário Sargento Leitão participam de Encontro de Políticas Educacionais realizada pela Seduc

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado do secretário de educação, Sargento Leitão, juntamente com o gestor em educação Denilson Campelo, e a Técnica em Assuntos Estudantis, Lúcia Borges, participou nesta sexta feira (27) no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, do Encontro de Políticas Educacionais promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Com o objetivo de trabalhar de forma conjunta em prol do avanço da educação no estado, o Governo do Maranhão, por meio da Seduc, reuniu-se com centenas de prefeitos e secretários municipais de educação. A agenda institucional possibilitou fortalecer o regime de colaboração com as redes municipais de educação, focando na qualidade do ensino e da aprendizagem a partir do alinhamento das metas educacionais.

O auditório do Palácio Henrique de La Roque ficou repleto de gestores que compareceram ao “Encontro de Políticas Educacionais com Secretários Municipais de Educação”. Os participantes puderam conhecer mais sobre os programas e ações desenvolvidas pelo Governo do Maranhão no âmbito da educação maranhense e como participar dessas ações, beneficiando estudantes em todas as regiões do Maranhão. As ações estaduais foram apresentadas pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“Este é um momento ímpar que vivenciamos em nosso Estado, onde um governo demonstra-se preocupado em melhorar a educação do Maranhão. Além de apresentarmos nossas ações, deixamos para todos os gestores a mensagem de que precisamos trabalhar juntos, pois a educação é uma construção coletiva. O regime de colaboração, previsto inclusive na Constituição Federal, é fundamental para que possamos avançar na área da educação”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.

O desenvolvimento de ações efetivas em regime colaboração com os municípios foi iniciado ainda em 2015 e tem gerado resultados positivos na educação do Maranhão. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em setembro do ano passado pelo Ministério da Educação (MEC), mostra os efeitos do modelo de gestão realizado no governo Flávio Dino, que tem apoiado os municípios. O Ideb aponta um crescimento nas redes municipais de ensino do Maranhão de 4,2 em 2013, para 4,3, em 2015.

O secretário Sargento Leitão destacou a importância do evento para todos os gestores, principalmente para os secretários municipais que iniciaram agora seus trabalhos à frente da Educação de seus municípios.

“É uma forma de adquirirmos mais conhecimento sobre os programas do Estado e ter esse contato mais próximo com o secretário de Educação e outros secretários municipais, trocando experiências e informações. Tenho certeza que com esse trabalho conjunto conseguiremos melhorar os nossos índices. Em Alcântara vamos trabalhar na sistematização das políticas públicas no município. Nosso grande desafio como gestor da educação é efetivar a implantação dessas políticas. É a primeira vez que participo de um evento sobre educação de forma que eu saio satisfeito. Agora vamos reunir nossa equipe para montar nosso planejamento de trabalho já com uma visão melhor. Com a qualificação dos professores por parte do estado, podemos avançar ainda mais, sendo que o município vai ganhar muito e investir pouco, ainda mais trabalhando as matérias específicas que vão melhor o sistema educacional, os índices do Ideb e o desenvolvimento do aluno” – disse o secretário de Alcântara.

O evento contou a parceria da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA) e proporcionou a discussão sobre temas como: transporte escolar, Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação (PEE), calendário escolar, termo de cooperação com os municípios, regularização de fluxo escolar, Bolsa Família, alfabetização, estrutura das redes municipais de educação, convênios, assessoria técnico-pedagógica com formação dos professores, dentre outros. Durante a tarde, os gestores puderam esclarecer dúvidas com atendimento individual, que foi realizado na sede da Seduc.

ALCÂNTARA: Faltando 15 dias para as eleições, Anderson ganha apoio da população por onde passa.

COMPARTILHE

A população de Alcântara acordou de vez e agora declarou apoio incondicional ao candidato a prefeito Anderson (PCdoB-65) da coligação “Alcântara de todos nós”. A prova do sentimento de mudança de toda população está na grande adesão ao candidato durante caminhada e visita nas comunidades alcantarenses.

wp_20160911_11_09_02_pro wp_20160911_11_10_43_pro

No ultimo domingo (11), a MA-106 do trecho do povoado Itamatatiua até a entrada da comunidade Raimundo Sú, ficou um verdadeiro congestionamento de carros e motocicletas que se juntaram na carreata da vitória. A principal rua do povoado Raimundo Sú virou um mar de gente do ramal até o final da comunidade, como as fotos mostram nesta matéria.

wp_20160911_11_00_46_pro wp_20160911_11_02_15_pro

Nas demais comunidades, o clima foi o mesmo. A esperança do povo alcantarense está de volta, principalmente após o governador Flávio Dino (PCdoB) declarar apoio ao candidato Anderson, do mesmo partido. Acompanhado de seu vice, Sargento Leitão (PMN), Anderson tem percorrido inúmeras comunidades e ouvido o clamor da população, que tem contribuído com o plano de governo a partir de janeiro de 2017.

wp_20160911_11_02_19_pro wp_20160911_11_02_23_pro

A partir de agora, Anderson juntamente com o Sargento Leitão e seus candidatos a vereador, lideranças e coordenadores da campanha, vão concluir as visitas nas comunidades para que dia 2 de outubro, todos possam votar convictos de que Alcântara é de todos nós. A chance da população reconstruir a identidade de Alcântara é cada dia maior…

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free