casa » Archivo de Etiquetas: Rodrigo Martins

Archivo de Etiquetas: Rodrigo Martins

Bequimão entrará para o Programa Maranhão Quilombola

COMPARTILHE

O município de Bequimão integrará o Programa Maranhão Quilombola (PMQ), destinado à implantação de estratégias e ações que garantam melhores condições de vida à população remanescente de quilombos. A decisão foi tomada durante reunião realizada, nesta terça-feira (27), entre o secretário estadual de Igualdade Racial (SEIR), Gerson Pinheiro de Souza, e o secretário municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial de Bequimão, Rodrigo Martins.

“A administração do prefeito Zé Martins, desde 2013, tem se destacado pelas políticas públicas voltadas aos quilombolas do município. Essas ações já resultaram em melhoria de indicadores sociais nas 11 comunidades reconhecidas como remanescentes de quilombos em Bequimão”, destacou Rodrigo Martins.

Para avançar nesse trabalho, será elaborado o Plano Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e Formação do Conselho Municipal da Igualdade Racial em Bequimão. Esses requisitos colocarão Bequimão no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Na reunião, também ficou garantida a parceria da Secretaria Estadual de Igualdade Racial para a 7ª edição da Semana do Bebê Quilombola, evento pioneiro no país, em colaboração com o escritório do Unicef em Bequimão.

Participaram da reunião o assessor de planejamento da SEIR e coordenador do Programa Maranhão Quilombola, Mauro Marques, e o coordenador das comunidades quilombolas de Bequimão, Francisco Carlos Macedo (Pinininho).

Conselho da Criança e do Adolescente tem nova presidente. Na posse, foram homologadas candidaturas para Conselho Tutelar

COMPARTILHE

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Bequimão (CMDCA) será presidido, até o mês de novembro de 2019, por Luana Talene, que tomou posse nesta sexta-feira (09). O atual secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, que ocupava a presidência do Conselho, participou do ato de posse, realizado na Prefeitura Municipal.

Na reunião, também houve deliberações sobre o processo de escolha unificada para membros do Conselho Tutelar. As candidaturas foram homologadas e a gestão do CMDCA definiu a banca avaliadora para a prova de conhecimentos específicos, que ocorrerá no dia 18 de agosto.

A administração do prefeito Zé Martins busca fortalecer o CMDCA, principalmente com o impulso da metodologia do Selo Unicef. Para isso, estão sendo realizadas ações para melhorar os indicadores de saúde, educação, proteção e segurança da juventude de Bequimão.

“O trabalho que iniciamos no Conselho está baseado na certeza de que precisamos zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Isso é um dever de todos. Precisamos garantir o bom funcionamento do controle social, com transparência e efetivação das políticas setoriais”, afirmou Rodrigo Martins, ao transferir a pasta para a nova presidente Luana Talene.

BEQUIMÃO: Rodrigo Martins assume interinamente Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial

COMPARTILHE

O turismólogo Rodrigo Martins assumirá, interinamente, a Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial do município de Bequimão. A posse na pasta ocorreu na manhã desta quinta-feira (08), na sede da Prefeitura Municipal de Bequimão. O prefeito Zé Martins foi representado pelo secretário de Administração, José Orlando Ferreira.

Segundo o prefeito, foi encaminhado à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê o desmembramento da secretaria em duas. Promoção da Igualdade Racial, que é uma das marcas da gestão Zé Martins, com diversas ações voltadas às comunidades quilombolas, ganhará pasta própria.

Rodrigo Martins, que assumirá provisoriamente a secretaria, é turismólogo, fotógrafo e especialista em Gestão de Arranjos Produtivos Locais, pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, preside o Conselho Municipal de Turismo de Bequimão e coordena a Sala do Empreendedor. Desde 2015, também trabalha como agente de desenvolvimento, estando à frente de dezenas de cursos de formação e capacitação de pequenos empresários do município, por meio do SEBRAE.

Ele também coordenou a implantação da Feirinha da Agricultura Familiar e eventos como o Festival Gastronômico. Teve experiência como assessor técnico da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado do Maranhão, no período de 2010 a 2014.

Na administração do ex-prefeito Juca Martins, o secretário interino esteve à frente das ações no Canto Cultural, no período carnavalesco dos anos de 2004 e 2008, com apresentações dos grupos de tambor de crioula e terecô de caixa, incentivando as manifestações culturais locais.

Agente de Desenvolvimento representa Bequimão no IV EMDS em Brasília-DF

COMPARTILHE

Bequimão teve um representante no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (IV EMDS), em Brasília/DF, evento realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Agente de desenvolvimento do município, Rodrigo Martins, foi selecionado pelo Conselho Regional do Sebrae/Ma entre os agentes que atuam na regional de Pinheiro.

O EMDS é um evento bienal que reúne prefeitas e prefeitos de todo país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras. Um cenário ideal para estabelecer troca de informações entre os participantes, fortalecer e organizar as propostas de melhoria e aperfeiçoamento da gestão, a partir de agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.

Em sua quarta edição, que ocorreu entre os dias 24 e 28 de abril de 2017, o encontro objetivou fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros. Para isso, abordou o tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. Nos cinco dias, ocorreram atividades voltadas à promoção do diálogo com a próxima geração de prefeitas e prefeitos.

O gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT) do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou a importância do trabalho dos agentes de desenvolvimento (ADs) para a criação e implantação de ações de apoio aos pequenos negócios por iniciativa das administrações municipais. “Os nossos maiores, nossos grandes aliados têm nomes: são vocês agentes de desenvolvimento de todo o Brasil”, afirmou Bruno Quick, durante o Encontro Nacional de Agentes e Secretários de Desenvolvimento, promovido simultaneamente ao IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável).

Ele ressaltou, ainda, o quanto as ações dos ADs são fundamentais para o crescimento do país. “Vocês são os nossos aliados, vocês são esse elo que liga a gente à transformação que estamos promovendo neste País”. Em seu pronunciamento, o gerente parabenizou, em nome do Sebrae Nacional, os ADs.

O agente de desenvolvimento, Rodrigo Martins, que atua em Bequimão, comentou o desafio que encontrará pela frente. “A meta agora é incluir o tema da sustentabilidade nos programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável”. Temas como a dinamização das oportunidades para os pequenos negócios, a gestão pública aliada ao empreendedorismo, a inclusão produtiva e erradicação da miséria foram destaques no encontro e devem ser levados aos municípios que já implantaram a política de trabalho com os agentes de desenvolvimento.

Bequimãoense assaltado em São Luís, tem carro recuperado pela polícia

COMPARTILHE
O bequimãoense Rodrigo Martins, que estava na companhia de sua namorada, foi vitima de assalto na noite desta quinta feira (18) nas proximidades do Mac Center, no bairro Cohama em São Luís. Segundo o relato do Grupo Tático Móvel da 4ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, que foi acionado logo após o crime, os marginais cometeram outros roubos após tomarem o carro de Rodrigo.

BE1 BE3

A guarnição comandada pelos soldados Simões, Sampaio, Abreu e Aceliton, fez buscas pela região, e conseguiu encontrar a dupla criminosa, com a ajuda do Sargento Maciel, soldados França, F. Brandão e Martins, na Avenida Litorânea, próximo ao parquinho.

BE4 BE5

Os policiais conseguiram prender os acusados identificados Wanderson Carlos Jesus Costa, de 24 anos e Luís Fernando Nogueira Viegas, todos moradores do bairro São Francisco. Os dois foram apresentados no Plantão do Parque Bom Menino, no Centro da Cidade, onde foram autuados roubo qualificado e porte ilegal de arma de fogo. Os dois jovens foram enquadrados no Artigo – 157. VEJAM O VÍDEO ABAIXO!
ENTENDA O CASO
Por volta das 21:30h desta quinta feira (18) a polícia foi informada via CIOPS que os elementos acima citados tomaram de assalto um veículo UP TAKE de cor vermelha, placas- OXZ 7763, nas proximidades do Mac Center, na Cohama, e logo depois cometeram outro assalto a uma residência no Calhau. Após a polícia receber as informações, o Grupo Tático Móvel (GTM) fez rondas ostensivas pela Avenida dos Holandeses, e avistou o veículo, foi feita a perseguição até a Avenida Litorânea, onde o carro foi interceptado e os dois elementos foram detidos. Com os acusados foram encontrados um revólver Taurus calibre 38, com numeração 1124032, seis tiros, com seis munições intactas e uma pistola Taurus calibre 380 com numeração  KLE 77500, com quatro munições intactas e os pertences das vítimas, sendo: 2 notebooks, 8 celulares, 1 HD externo, 2 cordões de cor amarelada, 1 carteira, 1 carregador de notebook, 1 óculos, 1 rádio AM/FM, 1 bolsa com cartões e documentos pessoais das vítimas.

Bequimão participa do IV Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento Local

COMPARTILHE

O 4º Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento (ENAD) Local reuniu 600 pessoas de 22 estados do Brasil, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, na última quinta-feira (19). Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento teve na programação representantes do Ministério de Desenvolvimento Social, consultores e empreendedores, que apresentaram o caso de sucesso deles.

Na abertura do ENAD, na quinta feira (19), ocorreu uma palestra com o educador e presidente do Banco Palma, Joaquim Melo. Ele pautou sobre “Soluções comunitárias para o desenvolvimento econômico e social”. No mesmo dia, um painel sobre “Estratégias colaborativas para cidades mais democráticas” reuniu várias autoridades em Tecnologias Educacionais, além do idealizador da rede social que tem como objetivo criar uma ponte entre o cidadão e prefeituras, permitindo que essas saibam o que tem de certo e errado na região.

Os participantes assistiram palestras, e debateram sobre o efeito multiplicador do poder de compra dentro da economia local, sustentabilidade e estratégias colaborativas para formação de cidades mais democráticas. Os profissionais discutiram estratégias para fortalecer a economia local e ampliar a democratização nos municípios.

O Agente Municipal de Desenvolvimento, Rodrigo Martins, que representou o município de Bequimão, falou da nova experiência.

Nossa atuação de agente de desenvolvimento sempre é fortalecida quando os debates contemplam exemplos e resultados vividos nos municípios brasileiros”, destacou o representante bequimõense.

AGENTES – Os agentes de desenvolvimento local foram criados pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e têm o papel de coordenar e contribuir para o desenvolvimento do ambiente de negócios nos municípios. Eles atuam na formalização, levam conhecimento e fazem a ponte entre o poder público e a iniciativa privada.

Fotos: Rodrigo Martins

Por: SEMATUR/ Bequimão

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free