casa » Archivo de Etiquetas: Reunião

Archivo de Etiquetas: Reunião

Prefeito Zé Martins reúne-se com empresários chineses

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, esteve reunido em São Luís com 33 empresários chineses. O encontro aconteceu no Restaurante Malagueta, na capital maranhense. Além de Zé Martins estiveram presentes no encontro, o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro, e o ex-prefeito do Cururupu, José Pestana, que propuseram sobre a intenção dos chineses em investir na Baixada e Litoral Ocidental Maranhense.

Coordenador da Câmara Brasil – China, o jornalista Daniel Castro disse que a intenção da visita ao Maranhão é aproximar a comunidade chinesa com as potencialidades do Maranhão. “São mais de 300 mil chineses em São Paulo e sete associações de empresários, mulheres, jovens que desejam investir no turismo, em empresas de alta tecnologia e fazer intercâmbio na área de educação, que é uma área prioritária para os chineses”, afirmou.

Ele também disse que a maior rede de televisão do mundo, com mais de um bilhão de audiência, vai transmitir as potencialidades do Maranhão. “Nesta primeira visita conhecemos a área dos Lençóis Maranhenses, mais precisamente Santo Amaro, e já estamos com empresários chineses interessados em conhecer os municípios de Central, Guimarães, Porto Rico e Bequimão”, disse.

Para o prefeito Zé Martins, investir na Baixada Maranhense é reconhecer suas potencialidades e descobrir riquezas. “Investir nas potencialidades da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, vai gerar emprego e renda, além de descobrir novas riquezas que temos. Em Bequimão, por exemplo, temos potenciais turísticos e isso aumenta ainda mais nosso desenvolvimento. Além da agricultura, somos fortes na pesca, o que cria caminho para investimentos internacionais. Estamos bem localizados e isso pode ajudar a desenvolver nosso município”, destacou o prefeito.

Empresário de Central do Maranhão, ex-vereador e proprietário da Cachaça Azulzinha, José Antônio Campos também esteve no jantar. “Os chineses estão interessados em investir em produtos sustentáveis e viemos apresentar nosso produto, que tem todos os registros e facilita a exportação. O nosso maior mercado é o consumidor interno e exportar para países asiáticos vai nos credenciar a exportar para outros países. Na região da baixada ainda existem alambiques e o investimento vai gerar recursos nos municípios de Central, Mirinzal, Guimarães, Cururupu e Porto Rico”, disse.

A chinesa Rebeca Lin disse que a visita ao Maranhão foi muito proveitosa. “Passamos dois dias nos Lençóis Maranhenses e ficamos impressionados com a beleza e potencial turístico. “Muitas cidades pequenas e médias ainda têm problemas na área de meio ambiente e a China tem tecnologia de meio ambiente e geração de energia eólica e sustentável que podem ajudar muito os gestores maranhenses. Fizemos um olhar de investidor para conhecer a região e vamos organizar novas visitas ao Maranhão antes de decidirmos como serão feitos os investimentos”, afirmou.

Por O Municipalista

Prefeito Zé Martins reúne com representantes dos Agentes Comunitários de Saúde

COMPARTILHE

O Prefeito de Bequimão, Zé Martins, reuniu nesta sexta-feira (26),  com representantes dos Agentes Comunitários de Saúde, para tratar sobre a valorização da categoria. Durante a conversa, entre Zé Martins e profissionais de saúde, vários assuntos foram abordados, onde o prefeito destacou a importância dos agentes na política de prevenção da atenção básica.

Segundo Zé Martins, são eles que estão na ponta e no dia-a-dia em contato direto com as comunidades. “São esses profissionais que realmente conhecem as pessoas e o município. Sabem da verdadeira realidade de cada morador, e são os principais responsáveis pelo bom trabalho de monitoramento na gestão pública”, disse Martins.

Na oportunidade foi apresentado aos profissionais a enfermeira Astride Petrucia que fará a partir de agora, também, o papel de coordenadora dos agentes comunitários de saúde, como um elo, dialogando com a Secretaria Municipal de Saúde e a administração municipal, facilitando assim a comunicação da classe com a gestão.

Prefeito Zé Martins, também aproveitou a oportunidade para apresentar o kit completo de material de trabalho, que será entregue em breve a cada Agente Comunitário de Saúde de Bequimão.

“É sempre importante dialogar com a classe trabalhadora, principalmente desta, que tem um papel fundamental na busca ativa em nossa política preventiva, dentro da Estratégia da Saúde da  Família– antigo PSF”, destacou Sidney Bouéres.

Prefeito de Alcântara vai implantar plano de cargos e salários aos Agentes Comunitários de Saúde

COMPARTILHE

Valorizar o servidor público é uma das metas do prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB). Logo no início de sua gestão em 2017, o gestor alcantarense reconheceu a importância dos profissionais da educação e implantou o plano de cargos e salários para a categoria de educadores. O planejamento foi feito no início da gestão e será implantado às categorias de acordo em que a situação financeira do município comece a ganhar fôlego com as economias feitas pelo prefeito Anderson.

Esta semana o prefeito Anderson Wilker recebeu membros da direção do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e durante reunião ele garantiu aos profissionais a implantação do plano de cargos e salários da categoria. O gestor reconhece a importância dos profissionais para o melhoramento da saúde no município, mas entende que o momento financeiro não é dos melhores e por isso vai seguir seu planejamento gradativamente até todos os servidores serem contemplados com o plano.

A valorização dos Agentes Comunitários de Saúde de Alcântara sempre esteve na pauta do prefeito Anderson Wilker desde o início de sua gestão. Em 2018 o prefeito já havia entregue uniformes e equipamentos de trabalho aos Agentes Comunitários de Saúde e agora reconhece a importância dos profissionais no combate e prevenção de doenças na sede e zona rural de Alcântara.

“É a verdadeira valorização do servidor público alcantarense. Em nossa gestão já implantamos o plano de cargos e salários aos profissionais da educação e agora serão os Agentes de Saúde os beneficiados, que ficaram 10 anos esquecidos pelos gestores passados. Eu gostaria muito de ter sido prefeito de Alcântara no momento das vacas gordas, período em que dinheiro sobrava. Mas Deus e o povo de Alcântara me deram essa missão agora e mesmo com dificuldades, com ajuda dos servidores vou reconstruir nosso município e recolocar nos trilhos do desenvolvimento”, destacou.

Zé Martins reúne com lideranças em Mojó e Buritirana

COMPARTILHE

O bom trabalho realizado em Bequimão desde janeiro de 2013, lhe credencia a reunir com moradores, lideranças políticas e comunitárias em toda zona rural do município de Bequimão. Neste domingo o prefeito Zé Martins fez reunião com moradores e lideranças nas comunidades Mojó e Buritirana, região de campos inundados. Por onde o prefeito passou acompanhado do vice-prefeito Magal, secretários e vereadores, o carinho das pessoas foi demonstrado pelo apoio aos candidatos de Zé Martins nas eleições de outubro deste ano.

Durante reunião Zé Martins destacou a importância de eleger seus candidatos Sarney Filho e Lobão (senado), Roseana (governadora), Zé Inácio (estadual) e Victor Mendes (federal), o quanto os mesmos tem ajudado na gestão em vários seguimentos, como saúde do município, infraestrutura, educação  e esporte. O prefeito explicou que já adquiriu mais de R$ 20 milhões de reais em verbas de convênios e emendas parlamentares destinadas por seus candidatos que sempre ajudaram o município de Bequimão.

“Se minha gestão tem uma grande aprovação popular, devemos agradecer aos nossos deputados, que tem nos ajudado bastante com verbas para a infraestrutura, saúde, educação, esporte e tantos outros seguimentos. Graças ao deputado federal Sarney Filho, o Hospital Lídia Martins está funcionando plenamente. Foi ele quem nos enviou uma emenda de R$ 3 milhões de reais para a saúde e isso está mantendo nosso hospital em funcionamento”, destacou o prefeito Zé Martins que recebeu o apoio dos moradores por onde passou neste final de semana.

As visitas vão se estender pelas comunidades bequimãoenses, em que o prefeito Zé Martins vai ao encontro de amigos e eleitores para que seus candidatos sejam eleitos e seu trabalho continue a todo vapor em Bequimão. O carinho da população pelo prefeito Zé Martins mostra o respeito dos bequimãoenses pelo trabalho realizado em sua gestão desde janeiro de 2013. O nome disso chama-se compromisso.

Além da reunião, Zé Martins visitou as casas dos moradores e foi muito bem recebido. Isso mostra a satisfação da população bequimãoense com seu trabalho realizado na saúde, educação, infraestrutura, esporte e etc. Considerando o melhor gestor da história de Bequimão, Zé Martins caiu nas graças do povo e se tornou um grande cabo eleitoral em Bequimão.

 

Vereadora Fátima Araújo reúne com moradores do Pirapora

COMPARTILHE

No mês de aniversário do bairro Pirapora, que completa no mês de agosto 33 anos de fundação, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), reuniu com moradores que cobram mais serviços para a comunidade, e a vereadora aproveitou para destacar suas ações e mostrou que seus requerimentos e indicações são voltados para a comunidade, já que o bairro necessita receber obras do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura. Após a reunião Fátima Araújo de comprometeu tentar resolver a questão junto à Sinfra e Semosp.

As constantes solicitações da vereadora Fátima Araújo, mostra que o bairro Pirapora precisa receber obras de infraestrutura nas 18 ruas, mas somente duas delas estão recebendo o mutirão “Rua Digna” com bloquetes, segundo os moradores, que cobram pavimentação nas outras ruas. O trabalho sério da Pequena Guerreira tem desenvolvido ações voltadas para as comunidades da capital maranhense, tanto na zona urbana, quanto na zona rural de São Luís.

A vereadora Fátima explicou durante reunião com os moradores a importância de todos participarem do processo. “Há anos a comunidade esperava por esse benefício, e agora chega para todos, sem distinção de quem votou ou não para mim na comunidade nas últimas eleições de 2016. Hoje sou vereadora de toda São Luís e não só de quem votou para mim. Agora todo o bairro será contemplado com obras, graças a nossa luta. A luta não é só minha e sim de todos vocês que acreditaram em mim e me fizeram vereadora de São Luís”, afirmou Fátima Araújo.

Fotos: Edilson Gomes

Astro de Ogum inicia corpo a corpo em São Luís com almoço na zona rural

COMPARTILHE

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), deu inicio nesta quinta-feira (12), um dia após o inicio do recesso parlamentar relativo aos trabalhos do primeiro semestre deste ano, a uma incursão nas comunidades da capital maranhense. Trata-se da abertura de uma série de atos políticos que visam consolidar as pré-candidaturas de seus apoiadores na cidade.

Assessores e lideranças comunitárias acompanharam o chefe do legislativo, que começou o seu corpo a corpo, com um almoço na casa de Mariana Rodrigues, uma importante liderança do bairro Calebe, na zona rural de São Luís.

Astro explicou que vai percorrer as comunidades para começar a construir, junto à sociedade, solicitações de ações que serão apresentadas aos pré-candidatos no período da campanha eleitoral, para contemplar planos de governo ou propostas de campanha.


“Gostaria de agradecer as minhas amigas Mariana e Renata, que me convidaram para um almoço aqui na comunidade do Calebe. Esse convite já havia sido feito desde o início do ano, mas esperei a chegada do recesso parlamentar relativo aos trabalhos do primeiro semestre deste ano, para poder cumprir essa de muitas outras agendas”, declarou.

Considerado um dos líderes políticos da capital, Astro de Ogum vem sendo bastante assediado por populares. Na zona rural não foi diferente. Quando o parlamentar chegou ao local de compromisso, foi tietado por jovens, crianças e moradores da comunidade. Em todas as ocasiões, Astro foi cercado para tirar fotos e ouviu elogios por sua gestão na Câmara de São Luís.

Mariana Rodrigues, secretária de finanças da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar-Fetraf/MA, que mora na comunidade Cabele, destacou a visita do Astro e falou que o parlamentar é um dos mais presentes na zona rural, sempre lutando para resolver as dificuldades que os moradores da região têm enfrentado.

“Já tem uns três anos que conheço o Astro [de Ogum], mas já o conhecia de nome pelas ações dele na zona rural. Sempre que termina uma campanha, os políticos somem, mas o vereador Astro é um dos mais presentes na zona rural, sempre lutando para resolver as dificuldades que os moradores da região têm enfrentado”, declarou.


Para o agricultor Antônio Carlos Gamboa, a visita do presidente da Câmara foi de grande importância para discutir várias demandas em favor da agricultura familiar na capital e serviu para fortalecer ainda mais as políticas públicas que foram tratadas.

“O vereador Astro é um dos mais presentes nas comunidades da zona rural. O encontro de hoje serviu só para reforçar mais ainda o que todos nós já sabemos. Eu o conheci recentemente, mas minha mãe sempre o apoiou. Não tenho nada do que reclamar, quero apenas agradecê-lo pelo apoio aos agricultores e à zona rural”, disse.

Depois do almoço, Astro se reuniu com alguns moradores e seguiu para outros compromissos na capital maranhense. Além do Calebe, o chefe do legislativo também visitará outras comunidades, antes da retomada das atividades parlamentares no próximo dia 2 de agosto.

Prefeitura e Sebrae discutem projetos no setor de turismo e cultura em Bequimão

COMPARTILHE

Aconteceu na última quinta-feira (28), a reunião de discussão das ações do projeto de turismo e artesanato do Sebrae/Ma, através do projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) – Litoral Ocidental Maranhense a ser aplicado no município de Bequimão.

Durante a reunião foram explanados o esboço do projeto que contempla ações direcionadas para orientar, elaborar e criar a Lei Municipal de Turismo, o Conselho, o Fundo e o Plano Municipal de Turismo, instrumentos essenciais para desenvolver e promover a atividade turística de uma determinada região. E também, o projeto da oficina de criatividade a ser desenvolvido com o grupo de artesãs de tecelagem de algodão do povoado de Centro dos Câmaras que produzem e confeccionam redes, mantas, tapetes e outros produtos oriundos das peças de teá.

Participaram da reunião os secretários municipais, Edimilson Pinheiro (Adjunto de Meio Ambiente e Turismo), Dinha Pinheiro (Cultura), Rodrigo Martins (Coordenador da Sala do Empreendedor), Marcelo Medeiros e Fernanda Ramada (Consultores do Sebrae/Ma), e os técnicos da Sematur (Nhô da Colônia e Rosiney) e da Sala do Empreendedor (Valdeci Amorim).

Fotos: Rodrigo Martins

Zé Inácio discute falta d’água em Paraibano-MA

COMPARTILHE

O deputado estadual Zé Inácio (PT), acompanhado do vereador de Paraibano, Ricardo Campos, participou, na sexta-feira (26), de uma audiência com o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Carlos Rogério Santos Araújo, para tratar sobre a falta de abastecimento de água no município.

Na reunião, o vereador explicou que o bairro Vila Aparecida está há um ano sem água, devido à queda da bomba, que acabou desativando o poço. “São mais de 500 famílias sem água e já não temos mais o que dizer a elas. Estamos tentando ajudá-las com um carro pipa, mas não é suficiente. Se esse problema for sanado, conseguiremos resolver cerca de 80% da falta de água”, disse o vereador.

A Caema, conforme o deputado, está empenhada em tentar solucionar o problema. “Que é grave no caso de Paraibano. Mas com o empenho da empresa, esperamos um resultado positivo”, disse o deputado.

O presidente da Caema, Carlos Rogério, comprometeu-se a assinar um Termo de Compromisso e organizar um plano de ação para dar cumprimento ao serviço.  Assim como concretizar a entrega de mais um poço e a reforma do prédio da sede da Caema, em Paraibano.

Também participaram do encontro o diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente da Caema, Carlos Alberto Martins de Sousa; o chefe de gabinete, Petrônio Alves,  e uma representante da Assessoria de Regulação e Concessão e Métodos.

Prefeito Zé Martins reúne com Lideranças Quilombolas em Bequimão

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins, um dos gestores que mais investiu em políticas públicas para Quilombolas em Bequimão, reuniu neste sábado (28), com lideranças do Movimento Quilombola de Bequimão – MOQBEQ, para tratar das demandas sobre políticas públicas nas comunidades quilombolas do município. Desde que assumiu a gestão do município de Bequimão em janeiro de 2013, Zé Martins tem levado políticas públicas para as comunidades quilombolas. Foram estradas recuperadas e construídas, poços artesianos, kits sanitários, além de outros benefícios.

Uma das ações criadas pelo prefeito Zé Martins, que envolve todas as comunidades quilombolas de Bequimão, é a Semana do Bebê Quilombola, que este ano vai para sua VI Edição. Após a criação desse evento, que envolve a Unicef, Fundação Josué Montello e a Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, os indicadores de políticas públicas das comunidades quilombolas melhoraram consideravelmente.

Em cinco anos de gestão, o prefeito Zé Martins já recuperou e construiu mais 400 quilômetros de estradas vicinais em todo município, além da construção de poços artesianos nas diversas comunidades bequimãoenses. Na zona rural o prefeito Zé Martins está substituido as pontes de madeiras por bueiras de concreto. Nos povoados de campos inundados, já foram construídos vários açudes que darão vazão no período do verão para criação de animais e irrigação da colheita.

Sempre aberto ao diálogo com as comunidades, Zé Martins faz de sua gestão um laboratório de ideias com as lideranças comunitárias, sejam elas quilombolas ou não. No último dia 21, o MOQBEQ, reuniu com as lideranças no quilombo Rio Grande e com a participação do grupo LIDA/Uema. Após o encontro foi elaborado um relatório com todas as demandas por políticas públicas existentes nas comunidades que foi apresentado e discutido com o prefeito neste sábado (28).

As demandas vão desde construção de Unidade Básica de Saúde (UBS), recuperação e abertura de estradas, reforma de escolas e iluminação pública. Muitas demandas já estão sendo atendidas, como por exemplo a construção e reformas de escolas, Serviços de Abastecimento de Água (SAA), etc.

Ao final da reunião ficou acertado que a coordenação executiva, após 15 dias, se reunirá com o prefeito para se informar do andamento das resoluções. Mesmo sabendo que os municípios passam por uma crise imensa, é fundamental o diálogo entre poder público e movimento social, bem como toda a sociedade civil. No final os representantes do MOQBEQ parabenizaram o prefeito Zé Martins pelo trabalho que vem desenvolvendo e principalmente pelo diálogo com o Movimento Quilombola que tem sido constante.

 

 

Prefeitura de Bequimão e Secretaria de Turismo do Estado realizam reunião para fortalecer o turismo no município

COMPARTILHE

Foi realizada na última quinta-feira (19) no município de Bequimão, uma reunião com a equipe da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) para apresentar os critérios estabelecidos pelo programa de Regionalização do Ministério do Turismo e do Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

O programa de Regionalização reúne ações de maneira associada e articulada de incentivo à estruturação dos Polos Turísticos, através da compreensão de gestores públicos e secretários municipais de turismo, com enfoque na criação e efetivação dos conselhos municipais, dos planos municipais de turismo, dos inventários turísticos e na formalização das instâncias de governanças regionais com objetivo de descentralizar as atividades no país. Critérios esses estabelecidos pelo Ministério do Turismo (Mtur) para o remapeamento de 2019.

A superintendente de Regionalização do Turismo no Maranhão, Glória Pinto, disse que a visita ao município, é uma forma de conscientizar os gestores, empresários e a comunidade, sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a instância de governança. “Queremos estimular o desenvolvimento da instância de governança nos 10 polos turísticos do Maranhão, pois é uma forma de empreender no segmento turístico e estimular o turismo no estado”, destacou Glória Pinto.

Outro ponto discutido e apresentado aos gestores municipais foi o Cadastur que é um Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados.

O Cadastro visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. Tem por finalidade inserir as empresas no Cadastro Nacional do Ministério do Turismo, possibilitando benefícios como acesso a financiamento, apoio em eventos, feiras e ações de incentivo à participação de programas e projetos do governo federal, entre outros.

Para Rodrigo Martins, Coordenador da Sala do Empreendedor, o cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista que pretende visitar as cidades no país.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo de Bequimão, Keila Soares, a reunião foi bastante proveitosa com Sectur. “Precisamos nos articular e preparar nosso município para os benefícios que o turismo trará para nossa região com políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do polo Floresta dos Guarás. Bequimão tem muitos atrativos e uma gestão sensível e atenta para trabalhar as pontecilidades do nosso município”, destacou a secretária.

Participaram da reunião os secretários municipais, Keila Soares (Meio Ambiente e Turismo), Edimilson Pinheiro (Adjunto de Meio Ambiente e Turismo), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Sidney Bouéres (Saúde), Josmael Castro (Assistência Social) e Rodrigo Martins (Coordenador da Sala do Empreendedor), Hugo Viegas (Secretário Adjunto da Sectur), Glória Pinto (Superintendente do Programa de Regionalização no Maranhão), Thaís Guimarães (Gerente do Programa Cadastur no Maranhão) e demais técnicos da Sematur, Nhô da Colônia e Rosiney e o Agente de Desenvolvimento, Valdeci Amorim.

 

Fotos: Rodrigo Martins

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free