casa » Archivo de Etiquetas: Reunião

Archivo de Etiquetas: Reunião

Bequimão realiza reunião intermediária de acompanhamento do Selo Unicef

COMPARTILHE

Foi realizada na nesta quarta-feira (14), reunião de avaliação e monitoramento das ações obrigatórias para a certificação do Selo Unicef no município de Bequimão.

Estiveram presentes o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (JUVA) e a Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Selo. O atual coordenador das ações do Selo Unicef, o psicólogo Wanderson Farias apresentou o plano de ações e a Comissão Intersetorial analisou as proposições, propondo ajustes que foram incorporados ao novo plano de ação.

A nova comissão através da articuladora do Selo Unicef, a assistente social Rose Pinheiro, falou que graças ao apoio do Prefeito Zé Martins para que essa reunião acontecesse, Bequimão atingiu mais uma etapa e ganhou 30 pontos no Plataforma Crescendo Juntos.

O município não pontuava em nenhum quesito antes da nova composição da comissão intersetorial de acompanhamento do Selo Unicef na plataforma.

Conselho da Criança e do Adolescente tem nova presidente. Na posse, foram homologadas candidaturas para Conselho Tutelar

COMPARTILHE

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Bequimão (CMDCA) será presidido, até o mês de novembro de 2019, por Luana Talene, que tomou posse nesta sexta-feira (09). O atual secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, que ocupava a presidência do Conselho, participou do ato de posse, realizado na Prefeitura Municipal.

Na reunião, também houve deliberações sobre o processo de escolha unificada para membros do Conselho Tutelar. As candidaturas foram homologadas e a gestão do CMDCA definiu a banca avaliadora para a prova de conhecimentos específicos, que ocorrerá no dia 18 de agosto.

A administração do prefeito Zé Martins busca fortalecer o CMDCA, principalmente com o impulso da metodologia do Selo Unicef. Para isso, estão sendo realizadas ações para melhorar os indicadores de saúde, educação, proteção e segurança da juventude de Bequimão.

“O trabalho que iniciamos no Conselho está baseado na certeza de que precisamos zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Isso é um dever de todos. Precisamos garantir o bom funcionamento do controle social, com transparência e efetivação das políticas setoriais”, afirmou Rodrigo Martins, ao transferir a pasta para a nova presidente Luana Talene.

Prefeitos do Consórcio Conguarás decidem reunir maquinários para força tarefa de infraestrutura

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, aderiu ao programa que reunirá o maquinário dos nove municípios participantes do Consórcio Conguarás, para uma força tarefa de recuperação das vias urbanas e estradas da zona rural. Em conjunto, os prefeitos decidiram unir forças e realizar uma megaoperação de infraestrutura. A parceria foi celebrada durante encontro que ocorreu nesta quinta-feira (11), em Bacuri.

A cooperação técnica entre os municípios de Bequimão, Bacuri, Serrano, Cururupu, Mirinzal, Cedral, Central, Guimarães e Porto Rico resultará em uma patrulha mecanizada composta por nove caçambas, uma escavadeira, um rolo compressor, um carro pipa, duas patrols e uma retroescavadeira.

 

Para o prefeito Zé Martins, o programa será um sucesso e desafogará os gestores. “Sempre fui a favor de parcerias, porque ninguém faz nada sozinho. Em Bequimão, existem mais de 300 km de estradas vicinais na zona rural. Com esse consórcio, se Deus quiser, em breve estaremos com nossa malha viária toda recuperada. Além disso, vamos ampliar novas estradas em Bequimão e interligar outros povoados. Vamos contemplar todos os povoados e bairros”, destacou o prefeito.

O Programa de Reestruturação da Infraestrutura dos municípios do Consórcio Conguarás prevê que os trabalhos aconteçam durante 10 dias, de forma intensificada, em cada município. Bacuri será o primeiro contemplado. “É um momento muito importante para nossa região. Pela primeira vez, os prefeitos que compõem o Consórcio se unem em um só pensamento em busca de melhorias para a qualidade de vida da população dos nossos municípios”, destacou o prefeito de Bacuri, Dr. Washington, presidente do Conguarás.

Participaram do encontro os prefeitos Zé Martins (Bequimão), professora Rosinha (Cururupu), Maguila (Serrano do Maranhão), Ismael Monteiro (Central do Maranhão), Jadilson Coelho (Mirinzal), Dr. Washington (Bacuri), Tatiana Mendes (Porto Rico) e Osvaldo Gomes (Guimarães). O prefeito de Cedral justificou sua ausência. Já o prefeito de Apicum-Açu não aderiu ao programa promovido pelo Consórcio.

Com informações de Heraldo Wéllem (Ascom de Cururupu)

Prefeito Zé Martins reúne lideranças para discutir articulação política

COMPARTILHE

Lideranças que compõem o grupo político do prefeito Zé Martins reuniram-se, na manhã deste sábado (06), em Bequimão, para discutir as articulações visando ao processo eleitoral de 2020. Vereadores, secretários municipais e líderes comunitários participaram do encontro, que teve como pautas principais o cadastramento biométrico e a organização dos partidos no município. Atendendo a convite do prefeito, João Martins confirmou a disponibilidade do seu nome como pré-candidato a prefeito.

 

A reunião aconteceu na Fazenda Jacarerana, lugar que se tornou simbólico para o grupo, por remeter às lembranças do maior líder político da história de Bequimão, Juca Martins, falecido há quase dois anos. Seu nome foi rememorado em diversos depoimentos durante o encontro.

Depois do café da manhã oferecido aos convidados, o prefeito Zé Martins convocou as lideranças para colaborarem na mobilização das pessoas que precisam fazer o cadastramento biométrico. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), apenas 5.082 dos 17.289 eleitores bequimãoenses já fizeram o cadastro da biometria. “Precisamos garantir que a população de Bequimão consiga exercer o direito de escolher seus representantes, para isso, é muito importante observarmos o prazo para o recadastramento”, orientou o prefeito.

Zé Martins também anunciou o convite feito a João Martins, para que ele disponibilizasse seu nome para concorrer às próximas eleições municipais. “Nada é feito sem uma prévia conversa. Temos partidos, temos aliados e tudo será discutido. Essa construção será feita com diálogo. Aqui não tem coronel; não persigo ninguém em minha gestão e é por isso que Deus me ilumina a cada dia. Esta reunião também serve para que a gente possa ouvir cada um de vocês. Nosso grupo tem que se manter forte, unido e coeso, como sempre foi. Quem quiser seguir candidatura solo estará fora do nosso projeto político, que vem dando certo desde 2013. A lealdade é um dos principais valores cultivados pelo nosso grupo”, garantiu.

O vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal), do Partido dos Trabalhadores (PT), assegurou que a aliança com o grupo está mantida. “Quando cheguei aqui e vi a quantidade de lideranças do nosso grupo, fiquei feliz e fortalecido pela união que tem o grupo comandado pelo prefeito Zé Martins. As lideranças foram chamadas, compareceram e isso demonstra que estamos fortes para enfrentar uma nova eleição no ano que vem. Bequimão está em boas mãos e a população bequimãoense reconhece. Quero dizer que continuaremos juntos”, afirmou Magal.

Trabalho

O prefeito Zé Martins aproveitou a reunião para fazer uma prestação de contas de sua gestão. Ele explicou as dificuldades que precisou enfrentar desde o início do seu primeiro mandato, agravadas pela crise econômica e política que atingiu o país desde então. Mas também ressaltou as vitórias e os avanços alcançados. Para os próximos meses, ele anunciou o trabalho de recuperação de ruas e estradas vicinais, além da pavimentação asfáltica no povoado Paricatíua e a conclusão do trecho entre Balandro, Santa Vitória e Barroso, além de ruas e avenidas no Centro, Bairro de Fátima, Cidade Nova, Ferro de Engomar e Estiva.

Participaram do encontro os vereadores Vetinho Belo, Vadico do Areal, Professor Zeca, Valmir Costa e Preta de Barbosa, além dos secretários Kell Pereira (Esporte e Juventude), Sidney Bouéres (Saúde), Tonho Martins (Infraestrutura), João Ribeiro (Finanças), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Josmael Castro Júnior (Assistência Social), lideranças políticas e comunitárias e comunidade em geral.

Fotos: Rodrigo Martins

Prefeitura de Alcântara realiza I Reunião Ampliada da Pessoa Idosa

COMPARTILHE

Com o propósito de valorizar os idosos alcantarenses, a Prefeitura Municipal realizou na tarde desta segunda feira (27), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a I Reunião Ampliada dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema: “OS DESAFIOS DE ENVELHECER NO SÉCULO 21, E O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS”, o evento reuniu dezenas de pessoas.

A assessora técnica da SEMDS, Vanessa de Oliveira fez apresentação dos eixos temáticos, das legislações vigentes e de embasamentos teóricos para enriquecer as discussões em grupo. As propostas foram apresentadas pelos participantes e serão encaminhadas ao Conselho Estadual.

A secretária de Desenvolvimento Social, Maria do Nascimento França Pinho, destacou a importância do Tema: “Os Desafios de Envelhecer no XXI e o papel das políticas públicas” chamando à reflexão aos participantes quanto a responsabilidade de pensar em propostas que atendam aos anseios da população idosa do Município, considerando os entraves para efetivação do fluxo destes serviços.

A próxima meta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social será a criação do Conselho Municipal do Idoso que se encontra em fase de implantação e muito em breve será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores a proposta de lei de criação.

A reunião contou com participação de Instituições, da Sociedade Civil Organizada, Representantes de Conselhos Municipais, CMDCA, CT, do Grupo A Felicidade não Tem Idade (composto por idosos que são atendidos pelo Programa de Atendimento Integral a Família – PAIF) e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), representantes das secretarias municipais de Educação, Agricultura e pelo presidente do STTR, Antônio Marcos Pinho, pela Coordenadora da Cozinha Comunitária, pela secretária de Saúde, Maria Novaes, que estava acompanhada da equipe da saúde (enfermeira, assistente social e setor de vigilância), além de técnicos e funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social, do CRAS, CREAS, PCF, CADUNICO e ainda a equipe da Casa de Apoio a Pessoa Idosa.

Prefeito Zé Martins reúne-se com empresários chineses

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, esteve reunido em São Luís com 33 empresários chineses. O encontro aconteceu no Restaurante Malagueta, na capital maranhense. Além de Zé Martins estiveram presentes no encontro, o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro, e o ex-prefeito do Cururupu, José Pestana, que propuseram sobre a intenção dos chineses em investir na Baixada e Litoral Ocidental Maranhense.

Coordenador da Câmara Brasil – China, o jornalista Daniel Castro disse que a intenção da visita ao Maranhão é aproximar a comunidade chinesa com as potencialidades do Maranhão. “São mais de 300 mil chineses em São Paulo e sete associações de empresários, mulheres, jovens que desejam investir no turismo, em empresas de alta tecnologia e fazer intercâmbio na área de educação, que é uma área prioritária para os chineses”, afirmou.

Ele também disse que a maior rede de televisão do mundo, com mais de um bilhão de audiência, vai transmitir as potencialidades do Maranhão. “Nesta primeira visita conhecemos a área dos Lençóis Maranhenses, mais precisamente Santo Amaro, e já estamos com empresários chineses interessados em conhecer os municípios de Central, Guimarães, Porto Rico e Bequimão”, disse.

Para o prefeito Zé Martins, investir na Baixada Maranhense é reconhecer suas potencialidades e descobrir riquezas. “Investir nas potencialidades da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, vai gerar emprego e renda, além de descobrir novas riquezas que temos. Em Bequimão, por exemplo, temos potenciais turísticos e isso aumenta ainda mais nosso desenvolvimento. Além da agricultura, somos fortes na pesca, o que cria caminho para investimentos internacionais. Estamos bem localizados e isso pode ajudar a desenvolver nosso município”, destacou o prefeito.

Empresário de Central do Maranhão, ex-vereador e proprietário da Cachaça Azulzinha, José Antônio Campos também esteve no jantar. “Os chineses estão interessados em investir em produtos sustentáveis e viemos apresentar nosso produto, que tem todos os registros e facilita a exportação. O nosso maior mercado é o consumidor interno e exportar para países asiáticos vai nos credenciar a exportar para outros países. Na região da baixada ainda existem alambiques e o investimento vai gerar recursos nos municípios de Central, Mirinzal, Guimarães, Cururupu e Porto Rico”, disse.

A chinesa Rebeca Lin disse que a visita ao Maranhão foi muito proveitosa. “Passamos dois dias nos Lençóis Maranhenses e ficamos impressionados com a beleza e potencial turístico. “Muitas cidades pequenas e médias ainda têm problemas na área de meio ambiente e a China tem tecnologia de meio ambiente e geração de energia eólica e sustentável que podem ajudar muito os gestores maranhenses. Fizemos um olhar de investidor para conhecer a região e vamos organizar novas visitas ao Maranhão antes de decidirmos como serão feitos os investimentos”, afirmou.

Por O Municipalista

Prefeito Zé Martins reúne com representantes dos Agentes Comunitários de Saúde

COMPARTILHE

O Prefeito de Bequimão, Zé Martins, reuniu nesta sexta-feira (26),  com representantes dos Agentes Comunitários de Saúde, para tratar sobre a valorização da categoria. Durante a conversa, entre Zé Martins e profissionais de saúde, vários assuntos foram abordados, onde o prefeito destacou a importância dos agentes na política de prevenção da atenção básica.

Segundo Zé Martins, são eles que estão na ponta e no dia-a-dia em contato direto com as comunidades. “São esses profissionais que realmente conhecem as pessoas e o município. Sabem da verdadeira realidade de cada morador, e são os principais responsáveis pelo bom trabalho de monitoramento na gestão pública”, disse Martins.

Na oportunidade foi apresentado aos profissionais a enfermeira Astride Petrucia que fará a partir de agora, também, o papel de coordenadora dos agentes comunitários de saúde, como um elo, dialogando com a Secretaria Municipal de Saúde e a administração municipal, facilitando assim a comunicação da classe com a gestão.

Prefeito Zé Martins, também aproveitou a oportunidade para apresentar o kit completo de material de trabalho, que será entregue em breve a cada Agente Comunitário de Saúde de Bequimão.

“É sempre importante dialogar com a classe trabalhadora, principalmente desta, que tem um papel fundamental na busca ativa em nossa política preventiva, dentro da Estratégia da Saúde da  Família– antigo PSF”, destacou Sidney Bouéres.

Prefeito de Alcântara vai implantar plano de cargos e salários aos Agentes Comunitários de Saúde

COMPARTILHE

Valorizar o servidor público é uma das metas do prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB). Logo no início de sua gestão em 2017, o gestor alcantarense reconheceu a importância dos profissionais da educação e implantou o plano de cargos e salários para a categoria de educadores. O planejamento foi feito no início da gestão e será implantado às categorias de acordo em que a situação financeira do município comece a ganhar fôlego com as economias feitas pelo prefeito Anderson.

Esta semana o prefeito Anderson Wilker recebeu membros da direção do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e durante reunião ele garantiu aos profissionais a implantação do plano de cargos e salários da categoria. O gestor reconhece a importância dos profissionais para o melhoramento da saúde no município, mas entende que o momento financeiro não é dos melhores e por isso vai seguir seu planejamento gradativamente até todos os servidores serem contemplados com o plano.

A valorização dos Agentes Comunitários de Saúde de Alcântara sempre esteve na pauta do prefeito Anderson Wilker desde o início de sua gestão. Em 2018 o prefeito já havia entregue uniformes e equipamentos de trabalho aos Agentes Comunitários de Saúde e agora reconhece a importância dos profissionais no combate e prevenção de doenças na sede e zona rural de Alcântara.

“É a verdadeira valorização do servidor público alcantarense. Em nossa gestão já implantamos o plano de cargos e salários aos profissionais da educação e agora serão os Agentes de Saúde os beneficiados, que ficaram 10 anos esquecidos pelos gestores passados. Eu gostaria muito de ter sido prefeito de Alcântara no momento das vacas gordas, período em que dinheiro sobrava. Mas Deus e o povo de Alcântara me deram essa missão agora e mesmo com dificuldades, com ajuda dos servidores vou reconstruir nosso município e recolocar nos trilhos do desenvolvimento”, destacou.

Zé Martins reúne com lideranças em Mojó e Buritirana

COMPARTILHE

O bom trabalho realizado em Bequimão desde janeiro de 2013, lhe credencia a reunir com moradores, lideranças políticas e comunitárias em toda zona rural do município de Bequimão. Neste domingo o prefeito Zé Martins fez reunião com moradores e lideranças nas comunidades Mojó e Buritirana, região de campos inundados. Por onde o prefeito passou acompanhado do vice-prefeito Magal, secretários e vereadores, o carinho das pessoas foi demonstrado pelo apoio aos candidatos de Zé Martins nas eleições de outubro deste ano.

Durante reunião Zé Martins destacou a importância de eleger seus candidatos Sarney Filho e Lobão (senado), Roseana (governadora), Zé Inácio (estadual) e Victor Mendes (federal), o quanto os mesmos tem ajudado na gestão em vários seguimentos, como saúde do município, infraestrutura, educação  e esporte. O prefeito explicou que já adquiriu mais de R$ 20 milhões de reais em verbas de convênios e emendas parlamentares destinadas por seus candidatos que sempre ajudaram o município de Bequimão.

“Se minha gestão tem uma grande aprovação popular, devemos agradecer aos nossos deputados, que tem nos ajudado bastante com verbas para a infraestrutura, saúde, educação, esporte e tantos outros seguimentos. Graças ao deputado federal Sarney Filho, o Hospital Lídia Martins está funcionando plenamente. Foi ele quem nos enviou uma emenda de R$ 3 milhões de reais para a saúde e isso está mantendo nosso hospital em funcionamento”, destacou o prefeito Zé Martins que recebeu o apoio dos moradores por onde passou neste final de semana.

As visitas vão se estender pelas comunidades bequimãoenses, em que o prefeito Zé Martins vai ao encontro de amigos e eleitores para que seus candidatos sejam eleitos e seu trabalho continue a todo vapor em Bequimão. O carinho da população pelo prefeito Zé Martins mostra o respeito dos bequimãoenses pelo trabalho realizado em sua gestão desde janeiro de 2013. O nome disso chama-se compromisso.

Além da reunião, Zé Martins visitou as casas dos moradores e foi muito bem recebido. Isso mostra a satisfação da população bequimãoense com seu trabalho realizado na saúde, educação, infraestrutura, esporte e etc. Considerando o melhor gestor da história de Bequimão, Zé Martins caiu nas graças do povo e se tornou um grande cabo eleitoral em Bequimão.

 

Vereadora Fátima Araújo reúne com moradores do Pirapora

COMPARTILHE

No mês de aniversário do bairro Pirapora, que completa no mês de agosto 33 anos de fundação, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), reuniu com moradores que cobram mais serviços para a comunidade, e a vereadora aproveitou para destacar suas ações e mostrou que seus requerimentos e indicações são voltados para a comunidade, já que o bairro necessita receber obras do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura. Após a reunião Fátima Araújo de comprometeu tentar resolver a questão junto à Sinfra e Semosp.

As constantes solicitações da vereadora Fátima Araújo, mostra que o bairro Pirapora precisa receber obras de infraestrutura nas 18 ruas, mas somente duas delas estão recebendo o mutirão “Rua Digna” com bloquetes, segundo os moradores, que cobram pavimentação nas outras ruas. O trabalho sério da Pequena Guerreira tem desenvolvido ações voltadas para as comunidades da capital maranhense, tanto na zona urbana, quanto na zona rural de São Luís.

A vereadora Fátima explicou durante reunião com os moradores a importância de todos participarem do processo. “Há anos a comunidade esperava por esse benefício, e agora chega para todos, sem distinção de quem votou ou não para mim na comunidade nas últimas eleições de 2016. Hoje sou vereadora de toda São Luís e não só de quem votou para mim. Agora todo o bairro será contemplado com obras, graças a nossa luta. A luta não é só minha e sim de todos vocês que acreditaram em mim e me fizeram vereadora de São Luís”, afirmou Fátima Araújo.

Fotos: Edilson Gomes

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free