casa » Archivo de Etiquetas: Restaurante Popular

Archivo de Etiquetas: Restaurante Popular

Flávio Dino inaugura Restaurante Popular no João de Deus ao lado da vereadora Fátima Araújo

COMPARTILHE

O dia 1º de junho de 2019 ficou marcado na história do bairro João de Deus, em São Luís. Após solicitação através de Indicação da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), o Restaurante Popular do bairro João de Deus foi inaugurado pelo governador Flávio Dino na manhã deste sábado (01). Centenas de moradores do bairro e região compareceram e prestigiaram mais uma grande obra realizada no bairro a pedido de Fátima Araújo.

Com o restaurante popular do João de Deus, o Maranhão chega a 26 equipamentos como esse em todo o Estado. São 24 Restaurantes Populares e duas cozinhas comunitárias. No bairro João de Deus serão ofertadas 1.000 refeições no almoço e 500 no jantar ao preço de três reais cada. O restaurante vai funcionar de segunda à sexta-feira, exceto aos feriados. Além do almoço ou janta, a refeição vem acompanhada de suco e sobremesa.

“É um número histórico, que demonstra a preocupação do governo Flávio Dino com pessoas que até pouco tempo atrás estavam invisíveis para o poder público e sofriam com a insegurança alimentar. Nossa missão é ampliar e fortalecer esse trabalho”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser.

Para o governador Flávio Dino, além da ampliação da rede, merece destaque a qualidade do alimento fornecido nos Restaurantes Populares. Ele reforçou que o principal objetivo é garantir acesso ao direito à alimentação.

“Além do fato de nós termos uma ampliação da rede de segurança alimentar, quero sublinhar que além da quantidade, temos qualidade. Alimentação boa, com acompanhamento de nutricionistas, portanto, esta é também uma política de Saúde. E nós estamos vendo a qualidade das instalações. Climatização, decência, dignidade, porque para nós os direitos têm que ser vivenciados na sua totalidade e é o que nós estamos vendo aqui com esse Restaurante Popular. Estou muito feliz de garantir a essa parte da população da nossa capital, acesso, todos os dias, a esse direito fundamental que é o direito à alimentação”, afirmou Flávio Dino.

Para a vereadora Fátima Araújo, autora da Indicação que deu origem a construção do Restaurante Popular, o momento é de muita felicidade, mas também de gratidão ao governador Flávio Dino por atender a solicitação e ao povo do Complexo de Comunidades do João de Deus por acreditar em seu trabalho.

“Essa luta não é de hoje, desde 2012 que protocolamos 12 mil assinaturas reivindicando o Restaurante Popular para o bairro João de Deus, mas infelizmente não fomos atendidos pela gestão anterior. Mesmo com milhares de assinaturas, a comunidade não teve prioridade. E para honra e glória do senhor Jesus, eu coloquei uma Indicação ao governador Flávio Dino e graças a Deus estamos inaugurando e realizando este sonho da população. Quem mora em uma comunidade, sabe das necessidades de cada morador e eu estou muito feliz, feliz pelo povo”, destacou a vereadora bastante emocionada.

Na inauguração do Restaurante Popular na manhã deste sábado, foram ofertadas 1.507 refeições às pessoas presentes totalmente gratuitas. Almoçaram moradores das comunidades e autoridades presentes na inauguração.

Restaurante Popular solicitado por Fátima Araújo para o João de Deus será inaugurado dia 1º de junho

COMPARTILHE

Após solicitação através de Indicação da vereadora Fátima Araújo (PCdoB),  ao governador Flávio Dino (PCdoB), o tão sonhado Restaurante Popular construído no prédio da antiga Proab no bairro João de Deus, será inaugurado dia primeiro de Junho.

Em sua página na rede social Facebook, Fátima Araújo destaca a inauguração dessa grande obra que irá beneficiar centenas de pessoas na região. “Estarei ao lado do deputado federal, Márcio Jerry e do governador, Flávio Dino, para juntos inaugurarmos o maior Restaurante Popular do Maranhão. Será um dia histórico para as comunidades do Complexo de bairros do João de Deus. Quero primeiramente agradecer a Deus pela força em poder lutar, ao povo que me deu esta missão ao me eleger vereadora de São Luís e ao governador Flávio Dino por atender minha solicitação”, destacou a Pequena Guerreira.

A vereadora Fátima Araújo aproveito para convidar todas as pessoas que moram ou trabalham na região para prestigiarem a inauguração do Restaurante Popular. “Convoco aqui as 36 comunidades que serão beneficiadas diretamente com a chegada do Restaurante, para comparecer em peso neste grande dia. Peço que compartilhe essa informação com seus amigos e vamos juntos fazer uma grande festa pela realização desse grande sonho”, finalizou a Vereadora.

O restaurante vai disponibilizar mil refeições diárias de segunda a sexta-feira, exceto aos sábados, domingos e feriados. Será um grande equipamento e que irá beneficiar moradores e trabalhadores da região.

 

Restaurante popular do João de Deus será inaugurado em breve

COMPARTILHE

Uma das maiores aquisições solicitadas pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB) ao governo do Maranhão, o Restaurante Popular do bairro João de Deus está prestes a ser inaugurado pelo governador Flávio Dino. Será o maior restaurante popular do Maranhão e vai atender milhares de moradores de aproximadamente 30 comunidades dos arredores do bairro João de Deus.

Com a inauguração do Restaurante Popular no bairro João de Deus, moradores e trabalhadores de empresas da região vão poder comprar sua refeição a preço popular. Além de facilitar a vida de quem trabalha na região, os moradores também vão poder fazer suas refeições também, por um preço popular. A expectativa é muito grande.

Em sua página na rede social Facebook, a vereadora Fátima Araújo destacou a importância de um restaurante popular no João de Deus. “Um sonho prestes a ser realizado. Amigos, comunico que dentro de alguns dias, o nosso Restaurante Popular será entregue a comunidade do João de Deus. Fruto de minha Indicação ao Governo do Estado, que através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará esse sonho para nossa comunidade”, destacou a Pequena Guerreira.

O valor da refeição será de R$3,00. Cada refeição terá direito a suco e sobremesa. O público alvo serão estudantes, desempregados, pessoas de baixa renda, trabalhadores formais e informais, idosos, beneficiários de programas sociais e moradores de rua. Serão mil refeições diárias. O restaurante vai funcionar em dias úteis de segunda a sexta-feira, das 11h as 14h30.

O Restaurante Popular fica localizado no prédio da antiga Proab, próximo a Quadra Poliesportiva do João de Deus e ao lado da 2ª Companhia de Polícia Militar do Maranhão, ao lado do Posto de Saúde.

Restaurante Popular vai virar realidade no João de Deus

COMPARTILHE

A luta e muita persistência são qualidades que podem coroar o trabalho já realizado pela vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB). Uma mulher que não se deixar ser vencida, um líder incansável e acima de tudo corajosa. Esses são os adjetivos que qualificam o grande trabalho realizado no Complexo de bairros do João de Deus. Uma de suas solicitações ao governo do Estado é o restaurante popular que está muito próximo de se tornar realidade graças ao esforços da Pequena Guerreira.

Em sua página na rede social Facebook, Fátima Araújo destacou o sonho que está se tornando realidade e irá beneficiar milhares de pessoas da região. “Nosso Restaurante Popular na rua Gardênia Ribeiro Gonçalves, com a rua do Mercado no bairro João de Deus, próximo ao Posto de Saúde. É o Governo do Maranhão trabalhando para melhor servir a comunidade. Em breve teremos aqui o nosso restaurante popular. Todos podem confirmar com a placa que já se encontra no local. Obrigado Governador por atender ao meu pedido e da comunidade”, destacou a vereadora.

Em outra postagem Fátima Araújo mostra sua felicidade ao descrever sua luta pelas comunidades da capital maranhense. “Em breve teremos nosso Restaurante Popular, localizado na rua Gardênia Ribeiro Gonçalves, com a rua do Mercado no bairro João de Deus, próximo ao Posto de Saúde e ao Segundo Batalhão da 6ª Companhia, próximo ao Cras e ao Parque Universitário. O sonho da comunidade será realizado. O trabalho não pode parar. Essa é minha missão, trabalhar para melhor servir”, destacou em sua página no Facebook.

Fátima Araújo é daquelas parlamentares que não desiste, não fica acomodada e muito menos só pensa nela. Sua luta é voltada para o coletivo, como é o caso do Restaurante Popular que vai servir milhares de refeições para milhares de moradores da região, incluindo os trabalhadores do comercio local.

 

Márcio Jerry garante que após o carnaval Restaurante Popular e Quadra do João de Deus entrarão em obras

COMPARTILHE

A vereadora Fátima Araújo tem buscado grandes ações para o bairro João de Deus e bairros adjacentes. Dois pedidos de grande impacto para a população do João de Deus e bairros vizinhos foi a implantação do restaurante popular e reforma da praça do bairro. Todos esses pedidos já estão em projetos e deve começar as obras após o carnaval.

Na última segunda-feira (5) na reabertura dos trabalhos legislativo na Câmara Municipal de São Luís, o secretário de comunicação e articulação política, Márcio Jerry, garantiu para a população que o restaurante e a quadra serão implantados no João de Deus logo após o carnaval.

“Nós logo depois do carnaval vamos está lá para apresentar o calendário da reforma da quadra poliesportiva e da implantação do restaurante popular, que é um equipamento de segurança alimentar muito importante para a cidade e que a vereadora Fátima Araújo solicitou ao governador Flávio Dino e ele prontamente determinou que o secretário Neto Evangelista e eu [Jerry] pudéssemos cuidar desse encaminhamento. Eu designei uma pessoa da assessoria que tem tratado diretamente com a vereadora e com o secretário Neto, e logo após o carnaval agente vai poder estar no João de Deus para confirmar estas duas grandes realizações”, destacou o secretário.

Jerry ainda destacou outras ações no bairro João de Deus e adjacências. “Teremos outras ações permanentes da parceria entre o governo e prefeitura, no que diz respeito ao programa Mais Asfalto do governo do Estado e Asfalto na Rua da prefeitura de São Luís, e nós vamos alcançar outras ruas não só do João de Deus, mas também de bairros adjacentes”, destacou Jerry.

 

 

A pedido da vereadora Fátima Araújo, restaurante popular será instalado pelo governador no bairro João de Deus

COMPARTILHE

A notícia vai agradar milhares de moradores que vivem no Complexo de Comunidades que fazem parte do bairro João de Deus, além de pessoas que trabalham e almoçam todos os dias na região. Na tarde desta terça-feira (24), o secretário de Comunicação e Articulação Política do Estado, jornalista Márcio Jerry, se reuniu com a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) para definir o local onde será implantado o restaurante popular no bairro João de Deus. O pedido foi da Pequena Guerreira e atendido prontamente pelo governador Flávio Dino.

Após visitar o bairro João de Deus foi definido que a antiga Proab será o local onde futuramente será instalado pelo governo do estado, o mais novo restaurante popular da capital maranhense. De acordo com o titular da Secap, a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social do Maranhão (Sedes), comandada por Neto Evangelista, responsável pela implantação do restaurante, irá fazer uma vistoria técnica para avaliar se o prédio está apto para instalar o restaurante. Caso for aprovado, serão feitos os devidos os reparos para colocar o prédio de acordo com as normas da vigilância sanitária e segurança alimentar.

Sem data definida para inauguração, Márcio Jerry apenas afirmou que ainda este ano a população irá receber o mais novo restaurante popular de São Luís. De acordo com o secretário da Secap, o perfil do restaurante também cabe ao secretário Neto Evangelista, que irá dizer a capacidade de atendimento diário no João de Deus. Sem garantir a totalidade, Márcio Jerry estima aproximadamente 800 refeições diárias, o que vai melhorar a vida de muita gente.

Pensando no eixo populacional, já que a região do João de Deus, São Cristóvão e São Bernardo estão concentradas centenas de empresas, a vereadora Fátima Araújo vai contribuir com os moradores da região e pessoas que moram em outros bairros, mas passam o dia trabalhando na região. A instalação do restaurante popular vai facilitar a vida de moradores, trabalhadores e estudantes que fazem da região um espaço de investimento.

 

Restaurantes Populares vão liberar almoço & janta

COMPARTILHE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), acaba de lançar o serviço de jantar nos Restaurantes Populares. A partir desta semana, todas as seis unidades mantidas pela gestão estadual passarão a ofertar duas refeições diárias, atendendo aos anseios das comunidades onde os equipamentos estão localizados. O anúncio oficial foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, em cerimônia realizada para os usuários do Restaurante Popular do bairro Coaroado, na segunda-feira (20).

A inclusão de mais uma refeição ao cardápio dos restaurantes tem como objetivo minimizar o quadro de insegurança alimentar da população maranhense, além de incentivar os usuários ao consumo de alimentos saudáveis, com alto valor nutricional e a preço acessível, de forma a garantir a dignidade no direito ao acesso à alimentação, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social. O jantar será servido de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 19h30.

Os Restaurantes Populares fazem parte da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, enquanto equipamentos sociais que têm como princípios fundamentais a produção e a comercialização de refeições saudáveis, em condições higiênico-sanitárias adequadas, servidas em locais apropriados e confortáveis. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, órgão executor da política de Segurança Alimentar e Nutricional no Maranhão, é também responsável pela administração dos seis restaurantes populares e de uma cozinha comunitária.

NETO2 NETO3

De acordo com o secretário Neto Evangelista, a partir da iniciativa de ampliar a oferta de refeições nos restaurantes populares, a preocupação do governo Flávio Dino é garantir a melhoria contínua da qualidade de acesso à alimentação pela população maranhense. “Fico feliz em anunciar o lançamento do serviço de jantar em nossas unidades de alimentação, ato que comprova a preocupação do Governo do Estado em executar ações que possam melhorar, de fato, a qualidade de vida dos maranhenses, sobretudo, diante de dados do IBGE que apontam que o Maranhão tem a pior situação de insegurança alimentar do país, o que atinge 60,9% da população”, ressaltou o secretário.

Neto Evangelista revelou, também, que ainda este ano o Governo do Estado vai iniciar a instalação de mais cinco restaurantes populares no Maranhão, sendo mais dois em São Luís e três no interior do Maranhão, além de 30 cozinhas comunitárias nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde serão ofertados, além da alimentação, serviços complementares, como capacitação e atendimento nutricional e psicológico.

“Os equipamentos têm o propósito de fortalecer a Política de Segurança Alimentar e Nutricional não só aqui na capital, mas em todos os municípios do Maranhão, porque o nosso foco são as pessoas. Dessa maneira, vamos conseguir construir um estado mais justo e digno”, concluiu Neto.

Para a aposentada Laura Mendes, moradora do bairro Coroado, onde foi lançado nesta segunda-feira o serviço de jantar, ela almoça todos os dias com os dois filhos e o neto, de nove anos, o que significa melhoria nas condições alimentares de toda a família e, também, na possibilidade de economia de gastos. “Depois que eu comecei a almoçar aqui, a quantidade de alimento que compro pra casa diminuiu bastante. Hoje em dia, eu e minha família nos alimentamos melhor, porque aqui tem mais variedade, e eu só faço almoço aos finais de semana e feriados, que são os dias que o restaurante popular não abre”, disse a aposentada.

O evento de lançamento do jantar no Restaurante Popular do Coroado contou com a participação da secretária-adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, Lourvidia Caldas, do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Eurico Fernandes, e ainda do vereador Gutemberg Araújo. O lançamento acontecerá em todas as unidades do Restaurante Populares, como forma de prestigiar a comunidade que frequenta os restaurantes. A cerimônia acontecerá sempre às 18h, nas unidades da Liberdade (terça, 21), Sol e Mar (quarta, 22), Anjo da Guarda (quinta, 23) e Cidade Olímpica (sexta, 24).

 

Fonte: Sedes

Texto:  Karlliane Colins

Fotos/Honório Moreira e Nael Reis

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free