casa » Archivo de Etiquetas: Reformas

Archivo de Etiquetas: Reformas

Othelino Neto avalia reformas da Previdência e Tributária

COMPARTILHE

Uma avaliação da Reforma Previdenciária foi o tema da segunda edição do podcast “Diálogo com Othelino”, desta segunda-feira (12) do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PC do B). A reforma aprovada recentemente na Câmara dos Deputados foi tema de discussão no 5º Encontro de Presidentes das Assembleias Legislativas do Nordeste – ParlaNordeste, realizado na última sexta-feira (9), em Aracaju (SE).

Othelino Neto destacou que, embora alguns itens considerados importantes tenham sido retirados na Câmara Federal, a exemplo da extinção do Benefício da Prestação Continuada (BPC) dos trabalhadores rurais, alguns pontos considerados negativos foram mantidos. “Mas que temos a expectativa de que o Senado retire. Refiro-me aos 40% que podem ser diminuídos dos pensionistas, causando um grande impacto”, explicou Othelino, adicionando que a Previdência Pública deve ser compensatória, um instrumento de redução das desigualdades no país.

No tocante a outro tema tratado na reunião de trabalho dos presidentes, o do Pacto Federativo, Othelino Neto faz apologia da premência de uma distribuição de recursos federais mais equitativa para a região do Nordeste, para estados e municípios. “O Governo Federal, além de concentrar muitos recursos, faz cortes por equívoco, justamente em áreas importantes, como na educação, o que consideramos ser algo que compromete o futuro do país. Quando se corta nesse volume, as atuais e futuras gerações pagam o preço”, declarou Othelino, que também preside o Colegiado do ParlaNordeste 2019.

O presidente Othelino Neto voltou à tecer críticas a alguns posicionamentos do presidente da República, Jair Bolsonaro, em referência aos nordestinos. “Reafirmo nossa posição tanto no Colegiado, quanto como presidente da Alema, que protestaremos sempre que nos sentirmos prejudicados, seja nas retaliações com cortes de recursos em programas essenciais, seja nas declarações infelizes que agridem o povo nordestino, um povo amigo, alegre e, aliás, que produz muito para o Brasil”, comentou. “Também não concordamos quando o presidente Jair Bolsonaro afirma que as parcerias só devem ocorrer quando os governos e os políticos do Nordeste fizerem juras de fidelidade a ele. Não é assim que se comporta. O presidente da República deve buscar a pacificação do país. ”, acrescentou Othelino.

Reforma Tributária

Na segunda edição do podcast, Othelino Neto deu opiniões também sobre a Reforma Tributária. “É preciso estabelecer se deve ser feita como na Trabalhista, que se retirou Direito dos trabalhadores com a justificativa de que permitiria a geração de empregos, o que não aconteceu. Hoje já são mais de 13 milhões de desempregados. A Trabalhista não corrigiu essa distorção e no que diz respeito à Tributária, é preciso compreender que o sacrifício maior deve ser feito por aqueles que têm mais. Assim, os estados conseguirão arrecadar melhor e terão um impacto maior. Essa reforma só será justa se for um instrumento de combate à desigualdade”.

O presidente finalizou criticando a excessiva tributação sobre os brasileiros. “O Brasil não aguenta mais tantos impostos. Por isso, é preciso fazer uma avaliação de onde tem cobrança excessiva, que atinge empresas e pessoas físicas. É necessário fazer uma revisão nesse sentido, com o objetivo de promover justiça tributária”, observou.

O podcast “Diálogo com Othelino” é semanal e pode ser ouvido a qualquer hora e lugar – no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Para ouvir, é necessário baixar o aplicativo Spotify ou o Soundcloud. Depois, basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. O programa também está disponível nas redes sociais do presidente (Youtube, Instagram, Facebook e Twitter.

Prefeito de Alcântara reforma prédios públicos e entrega à população

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), reformou o prédio da Prefeitura e reconstruiu a Casa de Apoio ao Idoso, cumprindo mais dois compromissos de campanha. A inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (4), com presença da população e autoridades municipais.

Durante a entrega das obras, o prefeito Anderson Wilker destacou os avanços no município e fez uma comparação com gestões anteriores. “Em dois anos e seis meses de gestão já reformamos e equipamos 9 UBS’s, entregamos 12 ônibus escolares, carros para as secretarias de Saúde e Assistência Social, máquinas patrol para a Infraestrutura, motos da Guarda Municipal e Agricultura, 3 ambulâncias, inclusive uma para a UBS de Oitiua, vamos entregar uma no próximo mês para a UBS de Raimundo Sú, entregamos uniformes para os estudantes da rede municipal de ensino, uniformes para a Guarda Municipal, uniformes e equipamentos para os Agentes Comunitários de Saúde, reformamos escolas, colocamos as equipes do PSF para funcionar e levar dignidade para nosso povo nas comunidades. Estamos reformando o hospital Dr Neto Guterres e vamos entregar em dezembro no aniversário da cidade. Qual gestor fez tudo isso em 2 anos e meio de gestão aqui em Alcântara? se isso não é trabalho, o que é trabalho, meu Deus? vamos continuar trabalhando e tenho certeza que no final de minha gestão, entregarei um município bem melhor daquele que recebi em janeiro de 2017”, destacou o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Social, Menca Pinho, destacou a importância da Casa de Apoio ao Idoso em Alcântara. “É muito importante termos uma casa de apoio para acolher nossos idosos com serviços especializados na área da saúde, com profissionais do NASF, CREAS e CRAS que atenderão e informarão os idosos de seus direitos e valorizando ao mesmo tempo. Além disso esta casa encaminhará os idosos para outros serviços na área jurídica, saúde, etc. A casa do Idoso também é um setor Intersetorial que abrange as demais políticas. Temos uma equipe qualificada e orientada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e quem ganha com tudo isso é a população de Alcântara, com a sensibilidade do prefeito Anderson Wilker que nunca mediu esforços para realizar este sonho. A casa do idoso funciona a cada 15 dias do mês, já que ela funciona de acordo com a tabela de pagamento do INSS e abre às 3h da manhã para receber nossos idosos que chegam da zona rural para receberem seus benefícios. Os idosos tomam um café da manhã reforçado antes do atendimento”, disse a secretária.

Para Francisca de Assis, de 84 anos, moradora da Rua da Quinta, no bairro Caravelas, é muito importante a Casa de Apoio ao Idoso em Alcântara. “Uma casa desta é muito importante para nós que estamos na terceira idade. Acaba animando os idosos, mostrando que somos úteis, que fazemos parte da sociedade. E para os idosos da zona rural é maravilhoso, já que eles chegam aqui cansados de viagem de carro. O prefeito Anderson acertou em cheio ao fazer esta casa. Obrigada prefeito por nos honrar e respeitar o idoso”, destacou dona Francisca.

O secretário de Infraestrutura, Edson Barbosa (Olhinho), responsável pela reconstrução da Casa do Idoso, falou do trabalho realizado em mais uma missão cumprida. “Sou servidor de Alcântara, vi este prédio abandonado há anos e nenhuma gestão se preocupou em recuperá-lo, pelo contrário, me chamaram na época para demolir o prédio e eu me recusei. O prefeito Anderson Wilker me deu esta missão e junto com minha equipe reconstruímos e está ai um prédio lindo e que vai beneficiar os idosos. Colocamos pilares, vigas, reboco novo, forro, telhado, portas e janelas, equipamentos sanitários e pintura, além de instalações hidráulicas e elétricas novas”, enfatizou Olhinho.

O prefeito Anderson Wilker destacou a felicidade de está honrando com mais dois compromissos de campanha e falou que com planejamento a gestão está avançando a cada dia que passa. “Quando assumimos a prefeitura de Alcântara em janeiro de 2017, este prédio onde já funcionou a Casa do Idoso estava totalmente abandonado, totalmente em ruínas, e hoje estamos tendo o prazer de entregar um prédio reconstruído e totalmente equipado e bem estruturado para atender nossos idosos tanto da sede, quanto da zona rural com atendimento médico, enfermagem, assistente social, e outros profissionais. Já o prédio da prefeitura a gente também reformou todo, um cartão postal da cidade que há 15 anos não passava por reformas. Fizemos um reforma ampla com elétrica, hidráulica, forro, esquadria, pintura, reboco. Estamos tendo o prazer de entregar o prédio reformado, onde funciona os poderes Executivo e Legislativo, a famosa casa do povo. Nosso mandato é de 4 anos e apesar das dificuldades, colocamos metas e prioridades, estamos cumprindo rigorosamente. Nossa meta agora é concluir a reforma do Hospital, recuperar as praças do Rosário e do Porto do Jacaré, além de recuperar as estradas vicinais que foram castigadas pelas fortes chuvas, focar na iluminação pública e construção da Academia da Saúde no bairro Vila Airton, aqui na sede”, finalizou.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração da Casa do Idoso e prédio da Prefeitura, secretários municipais, vereadores Ivan Ferreira, Vandeco França, Nilson Pereira, Nhô Ré, lideranças comunitárias e políticas e população em geral.

Fotos: Mauro Garcia

Ivaldo Rodrigues inicia processo de reforma de feiras e mercados em São Luís

COMPARTILHE

O Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), Ivaldo Rodrigues, se reuniu nessa quarta-feira (1) com representantes da feira da Cidade Operária e do governo do estado para discutir a situação do comércio no local, e propor sugestões que venham melhorar a situação para vendedores e a população, nesse caso os consumidores.

A feira localizada na Cidade Operária é uma das mais tradicionais de São Luís, mas passa por uma série de problemas, como sujeira em alguns pontos, e obriga muitos comerciantes colocarem as bancas com os produtos quase que no meio da rua, dividindo espaço com veículos.

“Estamos atentos à situação de todos as feiras e mercados da capital, já conhecemos a realidade desses pontos comerciais, inclusive fazendo visitas, para identificarmos as demandas de cada local e poder resolver as pendências. Temos o apoio dos feirantes, das pessoas que trabalham no comércio de São Luís, temos a parceria do governo do estado em nossas ações, o que fortalece o trabalho” – destacou o secretário.

Para Ivaldo Rodrigues as parcerias são de extrema importância para conseguir resultados positivos. “Quando assumi a SEMAPA, ressaltei que daria uma atenção especial às feiras e mercados de São Luís. A reunião para debatermos a situação da feira no bairro da Cidade Operária foi muito proveitosa, e estamos engajados para melhorar a situação das pessoas que trabalham e visitam o local para fazer as compras. Sei bem da importância das feiras e mercados da nossa cidade” – destacou Rodrigues.

BLOG do Eduardo Ericeira

Flávio Dino visita escola estadual e anuncia reforma em Alcântara

COMPARTILHE

ESC1

O governador Flávio Dino anunciou a reforma do Centro de Ensino Médio Dr. João Leitão, no município de Alcântara. O anúncio foi feito durante visita a unidade escolar na quarta-feira (21) quando o governador, juntamente com o ex-vereador e pré candidato a prefeito em 2016, Anderson Wilker (PCdoB), informou que entre outras medidas para melhoria da infraestrutura do prédio, haverá climatização das salas e manutenção da rede elétrica.

A escola integra a lista das 93 unidades que serão reformadas para ter condições de funcionamento no ano letivo de 2015. “Não teremos nesse governo escolas desabando. Vamos cuidar bem das escolas públicas”, assinalou Flávio Dino, ressaltando que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará a manutenção necessária na escola.

ESC2 ESC1

A reforma era uma reivindicação antiga da comunidade escolar e foi contemplada através dos decretos em prol da educação maranhense assinados pelo governador na terça-feira (20). A unidade escolar tem cerca de 700 estudantes matriculados, sendo 300 deles em um anexo da zona rural, no povoado Oitiua, segundo maior colégio eleitoral de Alcântara.

Segundo a secretária de Educação, Áurea Prazeres, os recursos vão garantir a solução de um dos principais problemas do prédio sede, cuja rede elétrica está totalmente comprometida. Em 2010, durante a gestão anterior, a escola deveria receber uma reforma orçada em R$ 342 mil, mas segundo o diretor-geral, Valmir Campelo, os serviços que constavam na planilha orçamentária não foram executados.

“Nossos equipamentos estão todos deteriorados, até os que tínhamos queimaram por causa da instalação elétrica”, relatou o diretor Valmir Campelo.

Na próxima semana será realizada uma reunião entre a secretária Áurea Prazeres e membros da equipe técnica da Seduc com representantes da escola para encaminhamento das reivindicações da comunidade escolar. Além disso, serão discutidas e encaminhadas medidas para resolver questões de âmbito pedagógico como a falta de professores.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free