casa » Archivo de Etiquetas: Ramone Araújo

Archivo de Etiquetas: Ramone Araújo

Secretária de Saúde de Alcântara participa de reunião da Comissão Fórum Floresta dos Guarás

COMPARTILHE

Na manhã desta segunda feira (5), estiveram reunidos os membros da Comissão Organizadora do Fórum Floresta dos Guarás, composta por gestores municipais, juntamente com representantes da Secretaria de Saúde do Estado, com o objetivo de discutir pautas que venham mudar a realidade da região.

Entre os as autoridades que compareceram ao encontro estava a Secretária de Saúde de Alcântara, Ramone Araújo, que representou o prefeito Anderson Wilker (PCdoB). Vários temas foram debatidos e  avaliados pela gestão estadual de saúde, visando o melhoramento da região do Conguarás.

As propostas de Desenvolvimento da ação consorciada, compartilhada de assistência técnica para regularizar e regulamentar o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e implantar o transporte sanitário no território do Conguarás, que compõe os municípios da região do litoral ocidental maranhense, serão estudas pelo governo do estado.

O aparato foi disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde, durante reunião realizada na sede da SES, em São Luís.

– O secretário Carlos Lula aprovou integralmente a iniciativa do Conguarás, já colocando uma equipe técnica à disposição, além da logística, para que os trabalhos tenham início no que se refere à competência do estado. O Estado acredita ser esse um dos caminhos para regularizar a questão do Tratamento Fora do Domicílio no Maranhão – ressaltou o representante da SES, Mariano Castro.

A coordenadora do projeto do TFD Consorciado, Magda Gonçalves, detalhou as ações previstas no projeto acordado com o Governo do Estado. Os gestores presentes saíram satisfeitos com o apoio dado.

– Nós, prefeitos do consórcio, estipulamos que trabalharíamos sempre com o temas de extrema importância para o litoral norte. O primeiro foi o TFD, problema que perdura por todos os quatro cantos do Maranhão. Apresentamos uma proposta ao ministro da Saúde, em Brasília, e ao Governo do Estado, que foi muito bem aceita. Esse ‘sim’ do Estado a nosso trabalho de união em prol de toda a população de nossa região é de extrema importância para a administração dessa dificuldade comum a nós, gestores, e para mais saúde e qualidade de vida para nossas populações – ressaltou o prefeito de Apicum-Açu e presidente do Conguarás, Claúdio Cunha.

Para o secretário-geral da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci), Ronald Damasceno, este é um projeto-piloto para a construção de um novo processo para a construção da política pública para a saúde no estado.

– O Conguarás dá início a um novo momento para a saúde no Maranhão. A gente acredita que essa vontade política dos prefeitos vai realmente trazer resultados palpáveis com relação a este que é um dos principais gargalos da saúde, pois a população precisa ser assistida – concluiu.

Participaram da discussão com o assessor técnico da Secretaria de Saúde do Estado, Mariano Castro, os prefeitos de Apicum-Açu (Cláudio Cunha), de Guimarães (Margarete Ribeiro), de Cururupu (Profª Rosinha), de Bacuri (Dr Whashington), de Porto Rico (Tatyana Mendes), e de Bequimão (Zé Martins). Também estiveram presentes a secretária municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, Ramone Araújo (Alcântara) e a secretária da Comissão Intergestores Regional de Pinheiro, Rosiane Araujo Marinho, além de vários secretários municipais.

Também participaram da reunião os prefeitos Ronildo Campos, de Penalva, e Linielda de Eldo, de Matinha.

Ambos representando o Conlagos (Consórcio Intermunicipal dos Lagos Maranhenses), que é o próximo território para a implantação do projeto TFD consorciado.

Secretária Ramone Araújo reúne integrantes da saúde de Alcântara para explanar metas

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara através da secretária de saúde, Ramone Araújo, reuniu na sede dos funcionários públicos, os Agentes Comunitários de Saúde, em que foram feitos treinamentos e apresentadas às metas a serem seguidas nesta gestão para melhoramento dos dados em saúde em Alcântara.

Para a secretária Ramone, o planejamento será implantado mediante as metas alcançadas a cada mês da nova gestão. “Fizemos acolhimento dos profissionais, treinamento sobre os programas de saúde, como E-SUS (Atenção Básica) e SISPINI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização) que vai melhorar sistematicamente a saúde de nosso município” – destacou a secretária de saúde de Alcântara.

Além de metas e planejamento, Ramone conversou com os agentes sobre campanha contra a Dengue e campanhas de atualização do esquema vacinal. “A participação dos Agentes Comunitários de Saúde foi muito importante e pudemos observar que eles se sentiam desamparados, abandonados e agora vários agentes pediram que houvesse mais treinamentos e capacitações os profissionais da saúde” – destacou.

A secretaria de saúde Ramone Araújo, juntamente com o prefeito Anderson Wilker (PCdoB) reafirmou o compromisso da gestão em saúde e com todos os funcionários, honrando a confiança nele depositada.

Além dos agentes comunitários, Ramone teve uma conversa com os profissionais da saúde. Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Médicos, Dentistas, entre outros profissionais da pasta, que também obtiveram treinamentos visando o bom desenvolvimento dos trabalhos.

Para o prefeito Anderson Wilker, Saúde e Educação são as principais metas de sua gestão em primeiro momento. “Quero dar nova cara na saúde e também na educação de Alcântara de imediato. Hoje já temos médicos no hospital atendendo 24h, coisa que o povo não tinha há tempo. Na educação, vamos valorizar bastante os professores e dar todas as condições aos estudantes. Vamos fazer de Alcântara, uma referencia em saúde e educação na baixada maranhense” – destacou o prefeito.

Prefeito Anderson Arregaça as mangas em busca de parcerias para a saúde pública de Alcântara

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), esteve nesta terça feira (10) acompanhado do deputado estadual, Othelino Neto (PCdoB), na sede da Secretaria de Estado da Saúde, onde reuniu em audiência com o Secretário de Estado, Carlos Lula. O encontro visava firmar parcerias com o governo estadual, para dar suporte ao município de Alcântara, que foi abandonado por 4 anos, principalmente em gestão de saúde pública. A ajuda foi confirmada pelo gestor estadual.

Anderson que estava acompanhado da Secretária de Saúde de Alcântara, Ramone Araújo e da Assessora de Saúde, Adriana destacou em sua página na rede social, Facebook, seu empenho em busca de colocar em funcionamento a saúde de Alcântara. “Estive hoje (10) em audiência com o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula. Discutimos o caos encontrado na saúde do município de Alcântara. E firmamos parceiras para resolução dos problemas. Planejamos e vamos passo a passo virar a página do descaso” – destacou o prefeito.

 

Já para o deputado estadual Othelino Neto, que também está empenhado em ajudar a nova gestão, o momento é de muito trabalho. Em sua página no Facebook, Othelino destacou o encontro de Anderson com Carlos Lula. “Hoje (10) acompanhei o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, em uma audiência com o secretário Carlos Lula. Na pauta, soluções urgentes para a saúde pública municipal” – disse o parlamentar.

Desde seu primeiro dia de gestão, Anderson tem trabalhado diuturnamente para reconstruir o município de Alcântara, que foi altamente destruído durante 4 anos. Além disso, toda equipe já está com a mão na massa desde as primeiras horas da gestão.

 

Secretaria Municipal de Saúde de Bequimão aderiu Campanha de Vacinação Antirrábica 2015

COMPARTILHE

A campanha Nacional de vacinação Antirrábica 2015, direcionada aos caninos e felinos, contra raiva para cachorros e gatos, teve seu dia “D” marcado para 28 de setembro com o prazo de encerramento em 30 de outubro. Em Bequimão, o dia D foi realizado na Praça 02 de novembro (Praça do Cemitério) das 7:30h às 17h. Durante a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde de Bequimão, tem realizado um grande trabalho no combate a raiva animal.

IMG-20151019-WA0063 IMG-20151019-WA0071

Até o fim de outubro, às equipes de vacinadores do município, estarão fazendo as visitas de busca ativa dos animais ainda não vacinados em toda região do município. As equipes realizam a campanha de casa em casa, tanto na zona Urbana, quanto na zona Rural. A meta é cumprir o cronograma nacional.

_DSC0536 _DSC0562

O município de Bequimão, conta com uma equipe de 28 vacinadores, formados em 14 duplas, onde as equipes se dividem entre sede e zona rural fazendo a cobertura vacinal em todos os povoados do município. Para a secretária adjunta de saúde, Ramone Araújo, o município de Bequimão vem cumprindo as metas exigidas pelo Ministério da Saúde.

_DSC0514 _DSC0530-1

“A nossa meta é vacinar 4.700 cães e 3.300 gatos, somando um total de 8.000 animais a vacinar em todo território bequimõense. A campanha no município está sendo de grande importância e bem aceita pela comunidade, até o presente momento já atingimos 92% de cobertura vacinal. Lembrando que temos até o dia 30 de outubro para batermos nossa meta com 100% de cobertura”, destacou Ramone.

_DSC0541 _DSC0565

Durante toda campanha vacinal, a Secretaria de Saúde, tem tido todo apoio logístico da prefeitura de Bequimão, onde o prefeito Zé Martins (PMDB), tem investido grandemente na saúde do município, tanto na cura, quanto na prevenção.

 

Fotos: Rodrigo Martins

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free