casa » Archivo de Etiquetas: Ramal de Quindiua

Archivo de Etiquetas: Ramal de Quindiua

Ramal de Quindiua vence Santa Rita por 2 a 1 no Vivaldão e conquista a II Copa Quilombola

COMPARTILHE

Com grande público na tarde deste domingo (03) no estádio municipal Vivaldão na cidade de Bequimão, o time da comunidade de Ramal de Quindiua venceu Santa Rita de virada por 2 a 1 e conquistou o título da II Copa Quilombola de Futebol, realizada pelo Instituto Solis em parceria com a prefeitura de Bequimão e apoio da Cemar Equatorial através da lei de incentivo ao esporte do Governo do Estado.

Com o título de campeão, Ramal de Quindiua irá representar o município de Bequimão na etapa estadual e se juntar aos 15 municípios que se classificaram para a etapa final. Mesmo sendo considerado um clássico da região, o jogo Ramal de Quindiua 2 a 1 Santa Rita, transcorreu tranquilamente do início ao final. O time campeão recebeu uma equipagem completa, assim como o vice, além de uma premiação em dinheiro para os dois finalistas.

Para o prefeito Zé Martins, o momento mostra o quanto a gestão tem visto para as comunidades quilombolas do município de Bequimão. “É a segunda Copa Quilombola que a gente realiza com o Instituto Solis por meio do Governo do Estado e apoio da Cemar. Nossa gestão é voltada para os que mais precisam e as comunidades quilombolas sempre são lembradas com ações de esporte, educação, saúde e infraestrutura. A próxima Copa Quilombola será melhor ainda, já com o estádio Vivaldão reformado, se Deus quiser”, destacou o prefeito.

Estiveram presentes o vice-prefeito Magal, os secretários Sidney Bouéres (Saúde), Dinha Pinheiro (Cultura e Promoção da Igualdade Racial), Kell Pereira (Esporte e Juventude), Otoniel Gusmão (Segurança), além lideranças políticas e quilombolas.

Ramal de Quindíua vai enfrentar Santa Rita na final da II Copa Quilombola de Bequimão-MA

COMPARTILHE

Em jogo realizado neste domingo (27) pela semifinal da II Copa Quilombola de Futebol em Bequimão-MA, a comunidade Ramal de Quindiua venceu o quilombo Rio Grande por 2 a 1 no estádio Vivaldão. O vencedor garantiu vaga na grande final conta Santa Rita, que acontecerá neste domingo, dia 03 de fevereiro no Vivaldão.

Será uma decisão com cara de clássico, já que as comunidades são vizinhas e vão disputar um título pela primeira vez na Copa Quilombola. O campeão vai representar o município de Bequimão na fase final da competição em São Luís, jogos realizados no estádio Castelão. Serão 16 municípios disputando o título estadual de 2018/2019.

Em sua página na rede social Facebook, a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial destacou a emoção da semifinal. “Foi uma partida muito emocionante e competitiva do início ao fim do jogo, já que estava valendo a classificação para a grande final no dia 03 de fevereiro no estádio Vivaldão”, disse Dinha Pinheiro.

Na grande final estarão presentes o prefeito Zé Martins, secretários municipais, lideranças quilombolas, representantes do Instituto Solis, da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do governo do Maranhão. Será uma festa de final de campeonato com a cara do quilombo em pleno estádio municipal Vivaldão.

Prefeito Zé Martins inaugura 62 kits santitários na comunidade de Ramal de Quindiua

COMPARTILHE

No último domingo (14) foi de festa para os moradores da comunidade Quilombola de Ramal de Quindiua, a 12 quilômetros da sede do município de Bequimão. O prefeito Zé Martins, acompanhado de secretários municipais, vereadores, do vice-prefeito Magal, do deputado estadual Zé Inácio, lideranças quilombolas e comunitárias, entregou 62 kits sanitários às famílias da comunidade.

A prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), construiu os 62 kits sanitários na comunidade de Ramal de Quindiua, com o intuito de melhorar a qualidade do saneamento básico no povoado. Com a implantação dos kits sanitários, a comunidade abre as portas para outras ações da prefeitura em parceria com o governo federal. Em agosto de 2017 o prefeito Zé Martins entregou um sistema de abastecimento de água através de uma parceria entre a prefeitura de Bequimão e Ministério da Integração, por meio da Sagrima.

Para a secretária municipal de Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, o município também ganha com essa distribuição. “A situação sanitária desse povo era uma calamidade pública. Hoje, graças ao prefeito Zé Martins, a população terá um lugar digno para fazer suas necessidades. Isso vai melhorar bastante a saúde dos moradores desta comunidade quilombola”, destacou.

A moradora de Ramal de Quindiua, Maria Amorim, uma das beneficiadas, falou da importância da construção dos kits sanitários. “A gente já precisava desses kits há muito tempo aqui na comunidade. É uma necessidade, é caso de saúde pública. Gostei bastante, vamos ter melhor higiene e vai facilitar nossas vidas”, finalizou.

O secretário municipal de saúde, Sidney Bouéres, destacou a importância da construção dos kits sanitários na comunidade. “A gente fica muito feliz em poder contar com a ajuda da administração em poder fazer com que a saúde funcione em Bequimão. E a política pública precisa ser focada na saúde, e os kits nos ajuda a trabalhar uma política de prevenção em nosso município”, disse Bouéres.

Para o presidente da Associação de Moradores de Ramal de Quindiua, João José, a comunidade entra de vez no século XXI. “Antigamente fazíamos nossas necessidades no mato, cavando buracos e outros moradores nem isso fazia. Com isso nossos animais acabavam se misturando e complicava nosso estado de saúde. Hoje eu acredito que todos estão felizes em poder receber esse kit sanitário”, finalizou o líder.

O deputado estadual Zé Inácio, destacou a importância dos kits e o trabalho do prefeito Zé Martins. “Eu parabenizo o prefeito Zé Martins pela luta constante, para que esta ação acontecesse no povoado, que é uma comunidade quilombola e que precisa de ações do poder público. Um kit sanitário deste, por mais simples que seja, representa muito para cada morador que vive aqui no Ramal de Quindiua”, disse.

Já o prefeito Zé Martins, mostrou sua satisfação em poder ajudar mais uma comunidade quilombola e já faz planos para outras ações em Ramal de Quindiua. “Eu fico muito feliz quando consigo entregar obras que beneficiam diretamente a vida de cada morador, principalmente na área da saúde e melhorando ainda mais a vida da população nas comunidades quilombolas. Nós estamos entregando hoje 62 kits sanitários, que vão beneficiar 62 famílias diretamente. Isso nos deixa feliz, porque o impacto é muito grande e melhora consideravelmente a saúde de nosso povo”, destacou o prefeito que diante da comunidade firmou o compromisso de construir novo poço para abastecer toda comunidade.

Fotos: Rodrigo Martins

Prefeito Zé Martins vai entregar dezenas de Kits Sanitários neste domingo na comunidade de Ramal de Quindiua

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (MDB), estará neste domingo, dia 14 de janeiro, na comunidade quilombola de Ramal de Quindiua, entregando 61 kits sanitários aos moradores do povoado. A ação é fruto de uma parceria entre a Funasa e Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial. O projeto foi estudado pela equipe de governo do prefeito Zé Martins e tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades remanescentes.

A solenidade de entrega dos kits sanitários está programada para acontecer às 8h da manhã, na residência de Seu João, na Comunidade Quilombola de Ramal de Quindiua. A cerimônia de entrega vai contar com a presença do prefeito Zé Martins, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e quilombolas, além da sociedade civil.

O prefeito Zé Martins é pioneiro em ações mais efetivas de inclusão e de melhoria das condições de vida nas comunidades quilombolas. Durante a campanha, ele firmou outros compromissos, que estão sendo viabilizados pelo gestor. Desde 2013 quando assumiu a administração de Bequimão, Zé Martins tem investido bastante nas comunidades quilombolas.

De acordo com a secretária Dinha Pinheiro, a prefeitura de Bequimão, em parceria com a Funasa vai executar melhorias sanitárias domiciliares em Ramal de Quindíua e Juraraitá. “Nossas comunidades quilombolas estão sendo valorizadas pelo prefeito. Mais benefícios virão para melhorar a vida de nosso povo”, destacou a secretária.

Fotos: Rodrigo Martins

 

Mais uma Comunidade rural de Bequimão recebe qualificação na produção de farinha pelo Sebrae-Ma

COMPARTILHE

Encerrou nesta quarta-feira (30), o Curso de Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, promovido pelo Sebrae/Ma, por meio da Unidade Regional de Pinheiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão. Foram capacitados 18 (dezoito) pequenos produtores de farinha da comunidade Quilombola do Ramal do Quindíua em Bequimão.

qd3 qd4

O município tem a mandiocultura como uma das principais bases da economia local. Bequimão possui uma alta concentração de casas de farinha. São mais de 40 unidades espalhadas por toda região. Por esse motivo, o Sebrae em parceria com a prefeitura de Bequimão está promovendo a capacitação dos pequenos produtores, com cursos e palestras orientadas para o segmento.

qd2 qd5

O intuito é estimular a competitividade do negócio, através de cursos que serão repassadas orientações de como comercializar o produto e criar estratégias para conquistar novos mercados. Diante da qualificação, os produtores ganham mais estímulo para produzir, já que a venda aumenta pela qualidade do produto, e boa aceitação do mercado.

qd12 qd19

QUALIFICAÇÃO E RESULTADOS

A primeira Comunidade Quilombola em receber a qualificação na produção e manejo da farinha de mandioca em Bequimão, foi Juraraitá, que hoje tem demanda de pedidos do produto colocada na agenda. A farinha “Pingo de Ouro” de Juraraitá está entre as mais vendidas em Bequimão, sendo mostrada em feiras da baixada. Após o sucesso da Pingo de Ouro, a Comunidade de Ramal de Quindiua foi a segunda comunidade a ser beneficiada com a qualificação do Sebrae, em parceria com a prefeitura de Bequimão.

Produtores de Farinha da Comunidade Quilombola de Ramal de Quindiua vão receber capacitação do Sebrae-Ma

COMPARTILHE

Os produtores de farinha de mandioca da comunidade Quilombola de Ramal do Quindíua em Bequimão receberão capacitação para “Melhoramento da Produção, na fabricação de Farinha de Mandioca”, com a implantação de boas práticas na produção de um dos alimentos mais consumidos no município.

O curso é fruto de uma parceria entre o Sebrae/Ma, através da Unidade Regional de Pinheiro, e Prefeitura Municipal de Bequimão. A intenção é capacitar agricultores familiares que lidam diretamente com o produto nas comunidades rurais quilombolas do município, gerando renda familiar para os pequenos produtores.

A capacitação terá início na próxima segunda-feira (28) e seguirá até quarta-feira (30), com uma carga horária de 24 horas. O curso será totalmente grátis, com direito a certificado. Os produtores serão orientados para melhor aproveitar os subprodutos da mandioca, que consequentemente terão mais formação técnica e, com isso, conseguirão agregar mais valor ao produto e aumentar a produção.

RESULTADO POSITIVO

A comunidade Quilombola de Juraraitá teve seus produtores de farinha capacitados pelo Sebrae, e hoje se tornou uma referência na região, agregando qualidade ao produto. A farinha recebeu o Selo batizado de Pingo de Ouro, e é campeã de venda nas feiras e comércios bequimãoenses.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free