casa » Archivo de Etiquetas: Rádio Globo

Archivo de Etiquetas: Rádio Globo

Crise faz Sistema Globo de Rádios demitir jornalista para diminuir gastos

COMPARTILHE

O Sistema Globo de Rádio dispensou o experiente jornalista Fernando Molica, nesta segunda-feira (16), da sua função de âncora do programa “CBN Rio”. Molica foi levad para a rádio ainda na gestão do ex-gerente de Jornalismo Julio Lubianco, também dispensado  neste mês de outubro. A princípio a solução para sua substituição será “caseira”. E já a partir desta terça (17) assumiram o lugar de Molica os repórteres Bianca Santos e Frederico Goulart.

Surpreso com o afastamento, Fernando Molica não se sentiu à vontade nem de se despedir dos colegas. Uma das explicações para a saída do âncora seria o seu salário, que, segundo fontes ouvidas pelo SRzd, giraria em torno de R$ 15 mil, considerado alto para os padrões atuais da “CBN”. Outra hipótese é que existe um movimento de aproximação da rádio “CBN” com a “Globonews”. Inclusive com o possível deslocamento dos estúdios da emissora para a sede da “Globo”, na Rua Lopes Quintas. E, por isso, a empresa estaria enxugando os seus quadros.

Se a segunda possibilidade vingar, a rádio Globo iria para o novo prédio do jornal “O Globo”, na Rua Irineu Marinho, e a “CBN” se estabeleceria no mesmo local onde o jornalismo da TV já está baseado. E, assim, segundo entendimento dos executivos globais, se reduziria custos e aumentaria a sinergia entre as plataformas.

Biografia de Fernando Molica

No blog do jornalista, tem um perfil biográfico que demonstra a alta capacidade do profissional. “Fernando Molica nasceu no Rio de Janero em 1961. É autor dos romances Notícias do Mirandão, O ponto da partida, O inventário de Julio Reis (todos publicados pela Record), Bandeira negra, amor (Objetiva) e do infantojuvenil O misterioso craque da Vila Belmira (Rocco). Lançou também o livro-reportagem O homem que morreu três vezes (Record), que recebeu menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog. Participou das coletâneas Dicionário amoroso da língua portuguesa (Casa da Palavra), 10 cariocas (Ferreyra Editor, Córdoba), O livro branco (Record) e O meu lugar (Mórula). Foi, por duas vezes, finalista do Prêmio Jabuti. Os romances Notícias do Mirandão e Bandeira negra, amor também foram publicados na Alemanha.

PERFIL DO PROFISSIONAL

Diretor da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo -, organizou, para a entidade, três coletâneas de reportagens: 10 reportagens que abalaram a ditadura, 50 anos de crimes e 11 gols de placa. Os livros fazem parte da coleção Jornalismo Investigativo, da Record. Participou da entrevista com Betinho que gerou o livro No fio da navalha (Revan) e tem textos publicados em O livro das grandes reportagens (Globo), Mídia e violência (Cesec) e 95 – A tua estrela brilha (Mauad).

É jornalista formado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou nas sucursais cariocas dos jornais “O Estado de S.Paulo” e “Folha de S.Paulo” e foi chefe de reportagem de “O Globo”. Em 1996, foi para TV Globo, onde trabalhou, como repórter especial, para o ‘Fantástico’ e diversos telejornais. Uma de suas reportagens ganhou, em 2004, o prêmio Vladimir Herzog. Em 2008, assumiu o cargo de editor da coluna “Informe do DIA”, do jornal “O Dia”. Escreve, semanalmente, uma crônica para o mesmo jornal, publicada na coluna ‘Estação Carioca’. Por seu trabalho como jornalista, recebeu, em 2009, o prêmio Orilaxé, do AfroReggae. Organizou e coordenou o MBA em Jornalismo Investigativo e Realidade Brasileira da Fundação Getúlio Vargas”.

Por SRZD.COM

Rádio Globo troca Antônio Carlos por Otaviano Costa na manhã carioca

COMPARTILHE

A partir de 16 de maio, a dona de casa vai ouvir outra voz nas manhãs da Rádio Globo. É que o querido radialista Antônio Carlos vai deixar a emissora, que colocará Otaviano Costa em seu lugar. A coluna conversou ontem à tarde com Antônio Carlos. “A diretoria da rádio chegou à conclusão de que precisa rejuvenescer os ouvintes. Então vão entrar novos locutores”, explicou.

O ‘Show do Antônio Carlos’ é líder no horário da manhã há muito anos. “Eu tenho audiência e um bom faturamento, mas isso não é suficiente.  Ofereceram-me para ficar aos sábado e domingos, mas eu não quero. Estou velho e gosto de ficar com a minha família no fim de semana”, disse.

Hoje, o radialista vai se reunir com a direção da Tupi, principal concorrente da Rádio Globo, para ver se acerta sua ida para lá. “Eu quero ficar, mas não sou o dono da Rádio Globo”, desabafou Antônio Carlos.

A ida do profissional para a Tupi pode salvar a emissora que anda mal das pernas e com diversos processos trabalhistas. É que a agência que faz a propaganda dos supermercados Guanabara pertence a Antônio Carlos. E ele indo para a concorrência, leva o anunciante consigo. “Claro que o Guanabara vai comigo. Somos parceiros de uma vida. Mas isso não significa deixar de anunciar na Rádio Globo. Somos profissionais e queremos atingir esse público”, garantiu ele, que tem contrato até agosto com a emissora da família Marinho.

Além de Otaviano Costa, quem está cotada para ir para a Rádio Globo é Mariana Godoy, que entraria na vaga de Roberto Canázio. Tudo para conquistar jovens ouvintes.

A coluna tentou falar com o diretor da rádio, Marcelo Soares, mas ele não retornou às nossas ligações até o fechamento desta edição.

UMA HISTÓRIA NO RÁDIO

Em 1987 chegava o “Show do Antônio Carlos” na programação da Rádio Globo do Rio de Janeiro. Em 15 de maio de 2017 o líder de audiência no segmento popular pode deixar a programação da emissora da Rua do Russel, no bairro da Glória, zona sul da capital carioca. O comunicador não confirma, mas está apreensivo com o destino que seguirá. A saída da grade faz parte da reformulação que a rádio fará até maio.

A ele foi feito uma oferta: poderá ter um programa aos sábados e domingos, certamente porque a preocupação é não perder os anúncios dos Supermercados Guanabara, principal cliente de sua agência publicitária.

O programa “Show do Antonio Carlos” completou 40 anos na última sexta-feira, sendo transmitido nos 10 primeiros anos pela Rádio Tupi e nos últimos 30 pela Rádio Globo.

Roberto Canazio nega ter sido comunicado de qualquer mudança, mas a diretoria tende a tirar o líder Manhã da Rádio Globo da grade.

Conforme antecipado pelo site Rádio de Verdade há meses, Otaviano Costa deve ter um programa de 8h às 11h. Circula pelos corredores da emissora que Mariana Godoy (foto acima) deve ter um programa de notícias de 6h às 8h.  Também está confirmada a contratação da locutora Rafaela Ferraz (ex-JB FM), para apresentar a faixa musical no período da tarde.

Não temos informações sobre qual será o destino dos demais integrantes da equipe do programa que são: Juçara Carioca, Gelcio Cunha, Aldenora Santos, Zora Yonara, Renato Cantharino e Tuninho Malvadeza.

A grade dúvida agora é o que vai ser feito do “Momento de Fé”, apresentado pelo Padre Marcelo Rossi. Este é o programa de maior audiência do rádio brasileiro e praticamente garante a média da Globo no IBOPE há mais de uma década.
A confirmação da saída do “Show do Antonio Carlos” da grade de programação da Rádio Globo só aumenta os rumores sobre uma possível ida do programa, que é líder de audiência nas manhãs do Rio, para a Super Rádio Tupi, a principal concorrente da Globo no Rio.

POR Sergio Solon Santos & Léo Dias (Jornal O Dia)

Demissões em massa no Sistema Globo de Rádio

COMPARTILHE

É muito triste o atual momento do Sistema Globo de Rádio. Dezenas de demissões ocorreram nos últimos dias nas emissoras de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A direção da emissora alega que esse processo trata-se de um amplo projeto de “relançamento da emissora para o ano que vem“.

BELO HORIZONTE:

Na segunda-feira, dia 5 de dezembro, a Rádio Globo Belo Horizonte (AM 1.150 kHz), fechou as suas portas. Mais de 20 profissionais foram demitidos, incluindo jornalistas, operadores de áudio e equipe técnica.

Segundo o coordenador de Comunicação do Sistema Globo de Rádio, Igor Pinheiro Binder, a emissora deixará de ser transmitida em BH a partir do próximo dia 12. Com isso, a CBN passará a ser transmitida também na frequência AM.
É uma interrupção temporária, como parte de um amplo projeto de relançamento da emissora. Em 2017 uma nova Rádio Globo começará suas operações no Rio de Janeiro e em São Paulo, e em breve voltará mais forte, no FM, para BH“, diz Binder.

SÃO PAULO

Em São Paulo foram dispensados na manhã desta terça-feira, dia 6 de dezembro, o comentarista Osvaldo Pascoal, o repórter e apresentador Maércio Ramos o popular “Morcegão”, o repórter esportivo e atual chefe de reportagens Jessé Nascimento e o produtor Guilherme Cimatti.

Quem também deixou a emissora, após mais de 35 anos de serviços prestados ao Sistema Globo de Rádio, foi o chefe de externas Mauro de Lima, o popular “Meto Bala”.

O produtor Mário Duarte, que trabalhava com o Padre Marcelo Rossi no programa “Momento de Fé”, também foi demitido.
Na área técnica em São Paulo, deixaram a emissora: Osmar GuerreiroArmandino Corbal (o popular Alemão), Valter Tadeu (Valtinho), João Amaral e Hélio Carlos. Poucos operadores permaneceram na emissora.

RIO DE JANEIRO

Funcionários de diversos setores foram desligados da emissora, entre eles: Diana RogersSilvana MacielCeci MelloMarco Antônio de Jesus e o narrador Evaldo José.

Ainda no departamento de esportes do Rio de Janeiro, deixaram a Rádio Globo: o narrador Leandro Lacerda, o comentarista Felipe Cardoso e a repórter Carla Matera, que havia retornado há pouco tempo ao SGR.

O comunicador Alexandre Ferreira foi comunicado no final da tarde que também estava fora da Rádio Globo. O programa “Show do Antônio Carlos“, que vinha sendo transmitido apenas para o RJ, deve voltar a ser transmitido em Rede. O mesmo deve acontecer com outros programas da emissora. Zeca Marques foi mais um comunicador que ficou desempregado nesta terça feira (7).

Vale lembrar que a Rádio Globo completou 72 anos de existência no Rio de Janeiro, no último dia 2 de dezembro. Segundo a direção do SGR, essas mudanças fazem parte da implantação da “nova” Rádio Globo.

 

Vamos aguardar!!!

POR bastidoresdoradio.com

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free