casa » Archivo de Etiquetas: Profissionais

Archivo de Etiquetas: Profissionais

Representantes de Bequimão participam de Capacitação do Selo UNICEF em Pinheiro

COMPARTILHE

Representantes da Prefeitura de Bequimão participaram de mais uma capacitação do selo Unicef, na cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense. Entre os participantes estavam Rosenilde França Pinheiro Santos (articuladora do Selo Unicef) e Anna Karinne Torres Macêdo Moraes (coordenadora da Atenção Básica), no município.

Mais de 30 municípios da região da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense mandaram profissionais para que fizessem o curso. Atualmente, Bequimão ocupa o primeiro lugar no cumprimento dos desafios do Selo Unicef, entre os municípios do Maranhão, somando 4.300 pontos, numa demonstração de que a administração do prefeito Zé Martins tornou prioridade absoluta o cuidado com as crianças quilombolas. “Nosso município está se tornando uma referência, nesse trabalho, aqui no Estado”, avaliou o secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins.

Além de Bequimão, dezenas de representantes municipais, das secretarias de Assistência Social, articuladores locais do Selo UNICEF, representantes de Conselhos de Direito de Crianças e Adolescentes e dos Conselhos Tutelares de municípios da região compareceram ao evento.

 

Em Bequimão, esse trabalho mobiliza esforços de todas as secretarias municipais, tendo à frente as secretarias de Cultura e Promoção da Igualdade Racial e Assistência Social.

Prefeitura de São Luís treina profissionais do SAMU

COMPARTILHE
Capacitação foi feita a partir de simulação e mobilizou servidores dos Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Luís, Ribamar e Paço do Lumiar.

Um carro desgovernado e muitas vítimas. A cena podia ser real, mas fez parte de um treinamento da Prefeitura de São Luís voltado aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que abrangeu ainda os servidores das cidades do entorno da capital. Na manhã deste sábado (21), eles participaram do simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), organizado pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU), do órgão. O objetivo da capacitação é fortalecer e aperfeiçoar cada vez mais o atendimento de urgência na região metropolitana, que tem recebido uma atenção especial na gestão do prefeito Edivaldo com a renovação da frota de ambulâncias e descentralização das bases do SAMU.

O simulado foi voltado para condutores, enfermeiros, técnicos e médicos que atuam no serviço. Participaram do treinamento cerca de 50 profissionais do SAMU dos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Durante a capacitação, os participantes simularam atendimento a vítimas em figurantes dispersos pela cena montada do incidente: um carro desgovernado que atingiu uma parada de ônibus.

O prefeito Edivaldo tem investido no fortalecimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em São Luís. A capacitação dos profissionais que atuam no serviço integra a ações neste sentido. Como parte desta ações,  este mês, o prefeito entregou 10 novas ambulâncias para renovação da frota, com a intenção de proporcionar mais agilidade ao atendimento móvel de saúde, garantir maior eficácia no serviço prestado e reduzir o tempo-reposta às chamadas feitas pela população.

A frota do SAMU na capital conta ainda com duas motolâncias e um veículo de intervenção rápida, para atendimento a pacientes com problemas que requerem imediata intervenção, como nos casos de insuficiência respiratória grave ou infarto.

O secretário municipal de Saúde da capital, Lula Fylho, destaca o empenho da gestão do prefeito Edivaldo para fortalecer o SAMU. “O prefeito Edivaldo tem investido no serviço e nossa estratégia busca resguardar vidas. Estamos avançando no processo de reestruturação da rede municipal de saúde e o aperfeiçoamento do atendimento médico de urgência e emergência é fundamental para isso”, disse o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

SIMULADO 

A diretora do SAMU, Priscila Barros, explicou o objetivo do simulado. “A proposta é colocar em prática um plano de urgência onde o atendimento é avaliado, com os profissionais inseridos em uma situação que pode ocorrer na realidade. O objetivo é aperfeiçoar nosso atendimento, ampliando as parcerias e mantendo os profissionais preparados para atenderem qualquer ocorrência. O simulado faz parte de uma série de iniciativas do poder público municipal para fortalecer esse serviço”, afirmou.

O médico Gilzep Campos, coordenador do Núcleo de Educação em Urgência, destacou como funciona o simulado. “O objetivo é estar o mais próximo do real, para que os profissionais estejam preparados para situações adversas. Há um protocolo, uma forma sistemática de atendimento que está sendo desenvolvido durante esse treinamento. Todo o atendimento está sendo avaliado e depois da prática comentamos sobre as dificuldades e a melhor forma de executar determinados procedimentos”, ressaltou o médico.

Profissionais que participaram do simulado reforçam a importância do treinamento. “É muito importante, pois é mais um aprendizado, algo que ninguém pode tirar de nós. Na prática, no nosso dia-a-dia, esse conhecimento faz muita diferença”, disse o condutor socorrista do SAMU São Luís, Hélio Moreira.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem

Profissionais da saúde capacitados

COMPARTILHE

11

Cinco profissionais da saúde de Bequimão participaram de uma oficina sobre teste rápido para HIV/Sífilis e hepatites B e C, realizada nos dias 28 e 29 de maio, no Hotel Veleiros, em São Luís/MA. Com esse treinamento, promovido pela Coordenação Estadual de Atenção às DST/Aids, o município ficou apto a oferecer mais esse serviço à população local.

Foram capacitados a enfermeira Paula Martins e o bioquímico Wendel Bouéres (do Hospital Lídia Martins), as enfermeiras Cláudia Costa e Letícia Fiquene (da Atenção Básica) e a enfermeira Thamisy Araújo (Vigilância em Saúde).

Segundo a secretária adjunta de Saúde, Ramone Araújo, o prefeito Zé Martins determinou que outros profissionais também fossem treinados, para que o teste rápido fique disponível para o maior número de pessoas em Bequimão.

O exame poderá ser feito de segunda a quinta no Centro de Saúde (antiga unidade mista), no Hospital Lídia Martins e as equipes do programa Estratégia Saúde da Família levarão às unidades básicas de saúde dos povoados. As gestantes serão público prioritário, mas o teste poderá ser feito por qualquer pessoa que buscar o serviço.

O QUE É O TESTE RÁPIDO

11 1211

Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, pesquisas indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da AIDS, e que, dentre estas, cerca de 255 mil nunca teriam feito um teste de diagnóstico e, por isso, não conhecem sua sorologia. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais como o Elisa anti-HIV e os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos.

Os testes rápidos são feitos a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e, para chegar ao resultado, o profissional segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, é feito outro teste com um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

Matéria de Assessoria

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free