casa » Archivo de Etiquetas: Prefeitura

Archivo de Etiquetas: Prefeitura

Prefeitura de Alcântara segue transparente, segundo TCE-MA

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara está entre as poucas do estado do Maranhão com situação regular junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) com relação à transparência. De acordo com levantamento feito pelo TCE-MA, das 217 prefeituras maranhenses, apenas 28 se adequaram à Lei de Transparência no mês de maio  de 2019. A prefeitura de Alcântara cumpriu todos requisitos exigidos pelo órgão fiscalizador.

Para o município, estar em situação regular com a lei da Transparência significa poder adquirir certidões do Tribunal de Contas e buscar novos convênios nas esferas estadual e federal que vem beneficiar o município. Esses documentos são fundamentais quando a prefeitura estiver interessada em adquirir recursos por meio de convênios.

A avaliação dos portais da transparência verifica o atendimento de quatro itens: Existência do sítio eletrônico; nome padrão (o portal da transparência do município deve ser encontrado a partir da busca pelo nome do sítio eletrônico do município); Tempo Real Atendido (prazo para a disponibilização da informação não poderá ser superior a 30 dias); e padrão mínimo de qualidade (análise refere-se à avaliação qualitativa e quantitativa das informações mínimas relativas aos atos praticados no decorrer da execução orçamentária e financeira).

O Prefeito Anderson Wilker parabeniza toda a equipe responsável pelo comprometimento. “Essa é a nossa missão, trabalhar com responsabilidade, respeitando cada centavo do dinheiro público. O resultado não é apenas de uma pessoa, mas de toda equipe que trabalha com o mesmo objetivo, respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal e de Transparência”, destacou o gestor.

Acesse o demonstrativo de critérios obedecidos no link AQUI…

 

 Por Victor Emanoel (Portal da Prefeitura)

Sebrae e Prefeitura realizam Carnaval de Oportunidades em Bequimão-MA

COMPARTILHE

O projeto Carnaval de Oportunidades foi criado pelo Sebrae Maranhão e este ano será realizado na cidade de Bequimão e em mais três cidades das regiões da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense.

A cidade de Bequimão localizada na microrregião do Litoral Ocidental Maranhense, recebe milhares de foliões vindos de todo o estado. Para muitos a cidade tem um dos melhores carnavais da região. O turismo na cidade ganha força no período carnavalesco e outros atrativos, além dos naturais, encantam os visitantes.

Pensando nisso, o comércio local se organiza para receber os visitantes. Pousadas, bares, restaurantes e outras empresas que possuem seus produtos e serviços ligados direta ou indiretamente com a folia de momo, enxergam na data uma possibilidade de aumento exponencial no seu faturamento.

Com a chegada dessa época o Sebrae Maranhão, através da Unidade Regional de Pinheiro em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor realizam um trabalho mais focado nesse público, movimentando comerciantes, barraqueiros, vendedores ambulantes, empreendedores e potenciais empreendedores com realização de oficinas e capacitações.

As oficinas do primeiro carnaval de oportunidades em Bequimão são “Atendimento de excelência e oportunidades de negócios” e “Técnicas de maquiagem e penteados rápidos para o carnaval” que acontecerão nos dias 20 e 22 de fevereiro.

Não perca tempo e garanta logo sua a vaga. Informações e inscrições na Sala do Empreendedor de Bequimão.

Programação Carnaval de Oportunidades em Bequimão

Oficina de Gestão
Dia: 20/02/19
14h30 às 17h – Atendimento de Excelência e Oportunidades de Negócios
Público Alvo: Barraqueiros e vendedores ambulantes cadastrados na secretaria de Cultura
Local: Centro Administrativo da Prefeitura

Oficina de Beleza
Dia: 22/02/2019
08h às 12h – Técnicas de maquiagem para o carnaval
14h às 18h – Penteados rápidos para o carnaval
Público Alvo: Empreendedores do segmento de beleza e estética e potenciais empreendedores
Local: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Sebrae realiza palestra para empresários e potenciais empreendedores em Bequimão

COMPARTILHE

Aconteceu na última sexta-feira (09), a palestra: “Encante seus clientes e venda mais”, promovido pelo Sebrae/Ma, através da Unidade Regional de Pinheiro em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor. O evento aconteceu no auditório da Escola Batutinhas na cidade de Bequimão.

Participaram da palestra vinte (20) pequenos empresários e potenciais empreendedores dos setores de alimentação, comércio varejista, artes e serviços do município de Bequimão. A palestra foi proferida pelo consultor do Sebrae Maranhão, Thiago Oliveira que possui uma vasta experiência nas áreas de vendas, atendimento ao cliente e motivação.

“A palestra teve como objetivo despertar o empreendedor para a necessidade de aperfeiçoar o atendimento a clientes, evitando a insatisfação do consumidor e construindo diferenciais competitivos em relação às outras empresas”, comentou o coordenador da Sala do Empreendedor Rodrigo Martins.

Fotos: Rodrigo Martins

Pagamento dos servidores de Bequimão referente ao mês de outubro já está na conta

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins (MDB), autorizou nesta quinta-feira (01), o pagamento dos servidores da Prefeitura Municipal de Bequimão, referente ao mês de outubro. Os vencimentos já encontram-se nas respectivas contas bancárias dos servidores.

Mais uma vez os salários dos funcionários municipais foram pagos dentro do calendário, como já se tornou marca na administração de Zé Martins desde 2013.

Mesmo com toda a crise que atrapalha o desenvolvimento do país, a economia do município de Bequimão ganha fôlego e o comércio aumentará seu faturamento com o pagamento dos servidores municipais.

Alcântara participa de Seminário sobre Turismo em Cururupu-MA

COMPARTILHE

Durante os dias 16 e 17 de agosto, representantes dos diversos segmentos de atividades turística, artesanal e cultural do município de Alcântara participaram do I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás que aconteceu na cidade de Cururupu, no Litoral Ocidental Maranhense. O seminário foi promovido pelo Sebrae Maranhão, através da Unidade Regional de Pinheiro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cururupu.

Cerca de 20 pessoas, incluindo empreendedores dos segmentos de hospedagem, alimentação, transporte, cultura e artesanato que integram a cadeia produtiva do turismo na cidade histórica, como também técnicos do poder público do município de Alcântara participaram do evento.

O seminário foi idealizado com o intuito de discutir e apontar alternativas reais para a promoção da região como um destino turístico sustentável, explorando as diversas potencialidades existentes e estimulando políticas públicas de incentivo, onde foram abordados diversos temas fundamentais para o desenvolvimento do turismo no litoral ocidental maranhense.

Para a secretária de Cultura e Turismo do município de Alcântara, Marcelina Serrão, o seminário mostra os caminhos para o desenvolvimento de uma cidade através do turismo. “Um evento dessa grandeza nos dar uma luz e desperta mais atitude para que nosso turismo possa ganhar novos horizontes. Temos um potencial turístico forte, uma culinária inigualável, hospedagens boas e bem localizadas, além de um povo muito hospitaleiro”, destacou a gestora que ficou animada com a quantidade expressiva de participantes no evento, cerca de aproximadamente 700 pessoas”.

O evento contou com a participação de prefeitos de municípios vizinhos, vice-prefeitos, secretários municipais de turismo e do governo do estado, dos representantes de Sindicatos de Guias de Turismo do Maranhão (SINDEGTUR-MA), Associação Brasileira de Indústria Hoteleira (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Associações Comunitárias, Universidades, empresários do setor de turismo e lideranças.

 

Prefeitura e Sebrae discutem projetos no setor de turismo e cultura em Bequimão

COMPARTILHE

Aconteceu na última quinta-feira (28), a reunião de discussão das ações do projeto de turismo e artesanato do Sebrae/Ma, através do projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) – Litoral Ocidental Maranhense a ser aplicado no município de Bequimão.

Durante a reunião foram explanados o esboço do projeto que contempla ações direcionadas para orientar, elaborar e criar a Lei Municipal de Turismo, o Conselho, o Fundo e o Plano Municipal de Turismo, instrumentos essenciais para desenvolver e promover a atividade turística de uma determinada região. E também, o projeto da oficina de criatividade a ser desenvolvido com o grupo de artesãs de tecelagem de algodão do povoado de Centro dos Câmaras que produzem e confeccionam redes, mantas, tapetes e outros produtos oriundos das peças de teá.

Participaram da reunião os secretários municipais, Edimilson Pinheiro (Adjunto de Meio Ambiente e Turismo), Dinha Pinheiro (Cultura), Rodrigo Martins (Coordenador da Sala do Empreendedor), Marcelo Medeiros e Fernanda Ramada (Consultores do Sebrae/Ma), e os técnicos da Sematur (Nhô da Colônia e Rosiney) e da Sala do Empreendedor (Valdeci Amorim).

Fotos: Rodrigo Martins

Prefeitura de Bequimão vai realizar o segundo Mutirão do Glaucoma em 2018 nesta sexta (01)

COMPARTILHE

A prefeitura de Bequimão através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os Governos do Estado e Federal, por meio do Hospital da Visão, vai realizar mais uma edição do Mutirão de Combate ao Glaucoma, nesta sexta-feira, dia 01 de junho, a partir das 13h, no Centro de Saúde, antiga Unidade Mista, localizado na Rua Capitão José Castro, no Centro da cidade. É a segunda consulta de 2018, já que em março o município recebeu a primeira edição deste ano. Em 2017 foram beneficiados com esse tipo de ação, 624 pacientes. Para obter a consulta, o paciente precisa levar Carteira de Identidade (RG), Cartão do SUS e Comprovante de residência.

Desde 2013, a equipe de governo do prefeito Zé Martins já articulou diversos mutirões de combate as doenças da visão, como glaucoma, pterígio e catarata, beneficiando centenas de bequimãoenses. Depois das consultas de triagem, os pacientes que precisam de intervenção cirúrgica são encaminhados para São Luís, recebendo suporte da Secretaria Municipal de Saúde nos custos com deslocamento, alimentação e medicamentos. Já quem precisa apenas da medicação, recebe o colírio na hora, inteiramente grátis para usar por 90 dias.

PROCEDIMENTOS DURANTE A CONSULTA
Durante a consulta, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho.

A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia. Para combater o glaucoma, o programa ainda oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes sobre o uso correto da medicação.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular. Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.

 

Prefeitura de Bequimão inicia Campanha Maio Amarelo em parceria com o Detran-MA

COMPARTILHE

A prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, em parceria com o Detran-MA, iniciou na manhã desta terça-feira (22) a Campanha Maio Amarelo, que trabalha a conscientização de motoristas e transeuntes com palestras educativas. A campanha encerrará na próxima quarta-feira (30) na Praça 2 de Novembro, no centro da cidade. A campanha iniciou na Escola Municipal Domingos Bouéres, no bairro Estiva.

As palestras serão ministradas pela promotora Raquel Madeira, juíza Michele Amorim, Policiais Militares, Guarda Municipal, Profissionais das Secretarias de Educação e Saúde, além de Jane Matos (diretoria do hospital Lídia Martins). Na manhã desta terça-feira, ministraram palestras, a diretora do Hospital, Jane Matos, o Pastor Francisco de  Assis (Primeira Igreja Batista de Bequimão), a professora Almerinda (diretora de trânsito) Inspetora Rosinalva e o Comandante da Guarda Municipal, Carlos Lopes.

Durante a tarde foi dado prosseguimento às palestras, ministradas pelo Pastor Marcos da Igreja Batista (IBEV), Comandante da Guarda, Inspetor Carlos, Polícia Militar representada pela soldado keliane, que levou a palestra sobre drogas. As palestras nas Escolas Municipais vão acontecer até o dia 29 de maio. O objetivo é levar a importância da vida de cada um ser humano. Serão reunidas as escolas municipais e estaduais no encerramento.

Fotos: Guarda Municipal/Bequimão

Sebrae realiza ação durante a Semana do MEI em Bequimão-MA

COMPARTILHE

Na última quinta-feira (17), foi encerrado o ciclo de palestras que integrou a 10ª edição da Semana Nacional do Microempreendedor individual (MEI) no município de Bequimão. Promovida pelo Sebrae/Ma, por meio da Unidade Regional de Pinheiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, através da Sala do Empreendedor, a ação aconteceu nos dias 16 e 17 de maio.

Uma turma de 35 empresários locais e potenciais empreendedores assistiram à palestra “Planejando para Resultados”, que finalizou a semana do MEI no município. As palestras foram ministradas pela consultora do Sebrae Maranhão, especialista em Planejamento Estratégico, Gissele Lopes.

O objetivo da ação foi levar orientação, capacitação e atendimento aos participantes, através de consultores e instrutores especializados em atender quem desejava abrir ou melhorar a gestão dos seus negócios. As pessoas que tiveram a oportunidade de participar das ações, tiveram a chance de ir em busca de informações para realizar o sonho de empreender. Este foi o caso de Maria de Fátima, que aproveitou para se formalizar e legalizar o seu negócio como Microempreendedora Individual.

A Semana do MEI terminou, mas o atendimento a empresários e potenciais empreendedores locais permanece o ano todo, incluindo uma agenda mensal de capacitações, consultorias, orientações, formalizações e atendimentos que envolvem diversos temas de gestão. Os interessados em receber atendimento ou participar de cursos oferecidos pela prefeitura em parceria com o Sebrae e demais instituições de apoio, podem procurar a Sala do Empreendedor.

Fotos: Rodrigo Martins

Sebrae realiza curso para Mulheres Empreendedoras em Bequimão

COMPARTILHE

As mulheres são responsáveis pela maioria dos novos empreendimentos no Brasil, 52% frente a 48% dos negócios tocados por homens. Elas também costumam abrir uma empresa mais por oportunidade do que por necessidade. Ainda assim, muitas têm dificuldades em se enxergarem como empreendedoras. Isso mostra que a mulher administra para a sociedade.

Atento a este movimento, o Sebrae/Ma, através da Unidade Regional de Pinheiro em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), realizará o curso Mulheres Empreendedoras, entre os dias 22 e 25 de maio no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Gedeon Araújo, em frente ao estádio municipal Vivaldão.

O curso tem como objetivo mostrar às mulheres os meios de desenvolver e aperfeiçoar ações empreendedoras nos locais onde vivem, gerando emprego e renda e permitindo que elas adquiram mais autonomia econômica e social.

Durante o curso, serão apresentados conteúdos como ferramentas, conceitos e métodos de trabalho, além de reflexões sobre o espaço da mulher no mercado de trabalho e como desenvolver ações empreendedoras analisando as oportunidades de negócio.

A Capacitação busca reforçar, a autonomia econômica e social do público feminino, hoje responsável por 43% dos negócios brasileiros. A mulher tem conquistado cada vez mais o mercado de trabalho. Hoje, mais de 5,5 milhões de mulheres empreendem, sendo donas de 43% dos negócios no país.

Para o coordenador da Sala do Empreendedor em Bequimão, Rodrigo Martins, “o curso busca fortalecer a autoestima das mulheres e a capacidade delas de iniciarem, em suas atividades locais, ações empreendedoras que transformem seus ambientes e, sobretudo, gerem renda e ocupação”, explicou.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas e as vagas são limitadas. Interessadas podem dirigir-se à Sala do Empreendedor, localizada na Avenida Antônio Dino, s/n – Centro, em frente a Praça do Cemitério. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 99607 2134 e 98153 7932.

Quem pode fazer este curso?
Mulher empreendedora ou potencial empreendedora.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free