casa » Archivo de Etiquetas: Prefeitura

Archivo de Etiquetas: Prefeitura

Conquista no Esporte: Prefeitura faz lançamento da nova fase do projeto ‘Judô São Mateus do Amanhã’

COMPARTILHE

A prefeitura de São Mateus do Maranhão em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE/MA), Equatorial Energia e o Governo do Estado do Maranhão por meio da Lei do Incentivo ao Esporte, realizou neste sábado (9), o lançamento da nova fase do projeto ‘Judô São Mateus do Amanhã’, no Ginásio José Ovídio da Silva Dias, do município.

A nova fase do ‘Judô São Mateus do Amanhã’ é fruto da continuidade do patrocínio por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, que possibilitará a ampliação do atendimento para 100 crianças e adolescentes, garantindo práticas esportivas de judô no contra turno escolar e preparação para campeonatos locais e nacionais.

Iniciado há menos de dois anos, o Projeto conquistou 31 medalhas em cinco campeonatos. O bom desempenho dos atletas fez com que duas atletas conquistassem vaga para a final do Campeonato Brasileiro de Judô, realizado em agosto, na cidade de Curitiba. Outra vitória foi a classificação de uma judoca de São Mateus para os Jogos Escolares do Brasil.

De acordo com o prefeito em exercício, Ivo Rezende,  objetivo é dá continuidade a  valorização e formação esportiva dos participantes em diferentes níveis educacionais.

“Nosso objetivo é  dá continuidade ao trabalho que já  estamos realizando há quase dois anos, com o projeto Judô São Mateus do Amanhã, que trouxe muita alegria ao nosso município, pelas conquistas alcançadas pelos nossos esportistas, e assim, dá oportunidade para outros jovens  através do incentivo a prática de esportes ”, salienta.

Estiveram presentes no evento, o prefeito licenciado, Miltinho Aragão, secretário adjunto da estadual de Esportes e Lazer (Sedel), Neto Azevedo, o prefeito em exercício, Ivo Rezende, secretários municipais, Alda Miranda, Altemir Miranda e Cleyton Ferreira, secretária adjunta de Esportes, Klicia Barros, representante do ICE/MA, Deborah Ferreira, o Conselheiro e idealizador do Projeto, Gustavo Almeida, representante da Equatorial Energia, Laíse Rabelo, o presidente da Federação Maranhense de Judô, Rodolfo Leite e a judoca, Adriele Pinheiro.

Prefeitura de Bequimão promove capacitação sobre qualidade da merenda escolar

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou, no último sábado (14), uma capacitação sobre noções básicas de higiene, armazenamento de alimentos e preparo da merenda escolar. A atividade aconteceu na Unidade Integrada Codozinho e teve como público alvo auxiliares das escolas municipais. Na primeira ação, foram contemplados profissionais do Codozinho, Pontal, Marinho e Centrinho da Buritizeira. A qualificação segue determinação do prefeito Zé Martins e reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança alimentar de crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino.

O nutricionista Eduardo Almeida, do setor de merenda escolar da Semed, explicou que as boas práticas envolvem diversas etapas da produção de alimentos. “Conversamos sobre a contaminação dos alimentos em suas mais variadas formas. Se ela é física, química ou biológica. Ou seja, como esse alimento pode ser contaminado e quais são os tipos de microrganismos responsáveis. Tratamos também da segurança do alimento, o que envolve a questão de temperatura, os cuidados com a higiene pessoal e também a restrição ao uso de acessórios, como pulseiras e anéis, potenciais hospedeiros de microorganismos, como bactérias, fungos e vírus”, explicou Eduardo.

A capacitação também tratou do fornecimento dos alimentos. A coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Cleonilde Bitencourt, explicou como se dá o processo e avaliou a situação das escolas do setor. Atualmente, 30% dos alimentos usados no preparo da merenda escolar são provenientes da produção agrícola local. O percentual está em conformidade com a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que determina o valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) a ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar. A medida estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades, segundo preconiza o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As escolas que participaram dessa primeira formação têm cerca de 400 estudantes matriculados. Segundo Eduardo, as auxiliares foram extremamente receptivas e comprometidas com as instruções que tratam das boas práticas. Nas inspeções, a equipe de merenda escolar da Semed constatou o alto grau de higiene nas unidades de ensino do setor. “Não tenho dúvidas de que as nossas auxiliares saíram dessa capacitação ainda mais preparadas para continuarem desempenhando esse grande trabalho. O PNAE vem se desenvolvendo no nosso município e o objetivo é oferecer, cada vez mais, uma alimentação nutritiva, garantindo o crescimento saudável das nossas crianças e adolescentes. Esta meta é um dos encaminhamentos da segunda Conferência Municipal de Segurança Alimentar e já estamos trabalhando para cumpri-la”, reforçou o nutricionista.

Prefeitura de Alcântara entrega alimentos para famílias carentes

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, entregou nesta segunda (19) e terça-feira (20), produtos alimentícios para famílias carentes de bairros da cidade e povoados na zona rural do município.

A entrega foi uma solicitação feita através da secretaria municipal de Assistência Social, que beneficiou famílias carentes atendidas pelo CRAS. Na sede as famílias beneficiadas moram nos bairros Cocó da Ema, Mangueiral, Vila Muricí e Trajano.  Aproximadamente 72 famílias foram beneficiadas com a distribuição de peixe, farinha feijão, tanja, coco d’água, coco seco, entre outros produtos cultivados em Alcântara.

Nesta terça-feira foi a vez das famílias da zona rural receberem os produtos. As comunidades beneficiadas foram São Benedito (10 famílias), Curuca (11 famílias), Burdão (4 famílias), Santa Rita (7 famílias), Chã (5 famílias), Barreiro (4 famílias), Boa Vista e o povoado Remédio (17 famílias). Na zona rural as comunidades as famílias receberam somente peixe.

Todos esses produtos são do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), recebidos dos agricultores familiares do município de Alcântara. Só de pescado foram entregues 320 quilos. Somados aos demais produtos, a Prefeitura de Alcântara entregou mais de um tonelada em alimentos para famílias carentes.

Prefeitura de Alcântara divulga Nota de Esclarecimento

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação, divulga nota sobre informações infundadas e paralisação de alguns servidores da SEMED. VEJA A NOTA COMPLETA ABAIXO.

Prefeitura de Alcântara segue transparente, segundo TCE-MA

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara está entre as poucas do estado do Maranhão com situação regular junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) com relação à transparência. De acordo com levantamento feito pelo TCE-MA, das 217 prefeituras maranhenses, apenas 28 se adequaram à Lei de Transparência no mês de maio  de 2019. A prefeitura de Alcântara cumpriu todos requisitos exigidos pelo órgão fiscalizador.

Para o município, estar em situação regular com a lei da Transparência significa poder adquirir certidões do Tribunal de Contas e buscar novos convênios nas esferas estadual e federal que vem beneficiar o município. Esses documentos são fundamentais quando a prefeitura estiver interessada em adquirir recursos por meio de convênios.

A avaliação dos portais da transparência verifica o atendimento de quatro itens: Existência do sítio eletrônico; nome padrão (o portal da transparência do município deve ser encontrado a partir da busca pelo nome do sítio eletrônico do município); Tempo Real Atendido (prazo para a disponibilização da informação não poderá ser superior a 30 dias); e padrão mínimo de qualidade (análise refere-se à avaliação qualitativa e quantitativa das informações mínimas relativas aos atos praticados no decorrer da execução orçamentária e financeira).

O Prefeito Anderson Wilker parabeniza toda a equipe responsável pelo comprometimento. “Essa é a nossa missão, trabalhar com responsabilidade, respeitando cada centavo do dinheiro público. O resultado não é apenas de uma pessoa, mas de toda equipe que trabalha com o mesmo objetivo, respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal e de Transparência”, destacou o gestor.

Acesse o demonstrativo de critérios obedecidos no link AQUI…

 

 Por Victor Emanoel (Portal da Prefeitura)

Sebrae e Prefeitura realizam Carnaval de Oportunidades em Bequimão-MA

COMPARTILHE

O projeto Carnaval de Oportunidades foi criado pelo Sebrae Maranhão e este ano será realizado na cidade de Bequimão e em mais três cidades das regiões da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense.

A cidade de Bequimão localizada na microrregião do Litoral Ocidental Maranhense, recebe milhares de foliões vindos de todo o estado. Para muitos a cidade tem um dos melhores carnavais da região. O turismo na cidade ganha força no período carnavalesco e outros atrativos, além dos naturais, encantam os visitantes.

Pensando nisso, o comércio local se organiza para receber os visitantes. Pousadas, bares, restaurantes e outras empresas que possuem seus produtos e serviços ligados direta ou indiretamente com a folia de momo, enxergam na data uma possibilidade de aumento exponencial no seu faturamento.

Com a chegada dessa época o Sebrae Maranhão, através da Unidade Regional de Pinheiro em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor realizam um trabalho mais focado nesse público, movimentando comerciantes, barraqueiros, vendedores ambulantes, empreendedores e potenciais empreendedores com realização de oficinas e capacitações.

As oficinas do primeiro carnaval de oportunidades em Bequimão são “Atendimento de excelência e oportunidades de negócios” e “Técnicas de maquiagem e penteados rápidos para o carnaval” que acontecerão nos dias 20 e 22 de fevereiro.

Não perca tempo e garanta logo sua a vaga. Informações e inscrições na Sala do Empreendedor de Bequimão.

Programação Carnaval de Oportunidades em Bequimão

Oficina de Gestão
Dia: 20/02/19
14h30 às 17h – Atendimento de Excelência e Oportunidades de Negócios
Público Alvo: Barraqueiros e vendedores ambulantes cadastrados na secretaria de Cultura
Local: Centro Administrativo da Prefeitura

Oficina de Beleza
Dia: 22/02/2019
08h às 12h – Técnicas de maquiagem para o carnaval
14h às 18h – Penteados rápidos para o carnaval
Público Alvo: Empreendedores do segmento de beleza e estética e potenciais empreendedores
Local: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Sebrae realiza palestra para empresários e potenciais empreendedores em Bequimão

COMPARTILHE

Aconteceu na última sexta-feira (09), a palestra: “Encante seus clientes e venda mais”, promovido pelo Sebrae/Ma, através da Unidade Regional de Pinheiro em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor. O evento aconteceu no auditório da Escola Batutinhas na cidade de Bequimão.

Participaram da palestra vinte (20) pequenos empresários e potenciais empreendedores dos setores de alimentação, comércio varejista, artes e serviços do município de Bequimão. A palestra foi proferida pelo consultor do Sebrae Maranhão, Thiago Oliveira que possui uma vasta experiência nas áreas de vendas, atendimento ao cliente e motivação.

“A palestra teve como objetivo despertar o empreendedor para a necessidade de aperfeiçoar o atendimento a clientes, evitando a insatisfação do consumidor e construindo diferenciais competitivos em relação às outras empresas”, comentou o coordenador da Sala do Empreendedor Rodrigo Martins.

Fotos: Rodrigo Martins

Pagamento dos servidores de Bequimão referente ao mês de outubro já está na conta

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins (MDB), autorizou nesta quinta-feira (01), o pagamento dos servidores da Prefeitura Municipal de Bequimão, referente ao mês de outubro. Os vencimentos já encontram-se nas respectivas contas bancárias dos servidores.

Mais uma vez os salários dos funcionários municipais foram pagos dentro do calendário, como já se tornou marca na administração de Zé Martins desde 2013.

Mesmo com toda a crise que atrapalha o desenvolvimento do país, a economia do município de Bequimão ganha fôlego e o comércio aumentará seu faturamento com o pagamento dos servidores municipais.

Alcântara participa de Seminário sobre Turismo em Cururupu-MA

COMPARTILHE

Durante os dias 16 e 17 de agosto, representantes dos diversos segmentos de atividades turística, artesanal e cultural do município de Alcântara participaram do I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás que aconteceu na cidade de Cururupu, no Litoral Ocidental Maranhense. O seminário foi promovido pelo Sebrae Maranhão, através da Unidade Regional de Pinheiro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cururupu.

Cerca de 20 pessoas, incluindo empreendedores dos segmentos de hospedagem, alimentação, transporte, cultura e artesanato que integram a cadeia produtiva do turismo na cidade histórica, como também técnicos do poder público do município de Alcântara participaram do evento.

O seminário foi idealizado com o intuito de discutir e apontar alternativas reais para a promoção da região como um destino turístico sustentável, explorando as diversas potencialidades existentes e estimulando políticas públicas de incentivo, onde foram abordados diversos temas fundamentais para o desenvolvimento do turismo no litoral ocidental maranhense.

Para a secretária de Cultura e Turismo do município de Alcântara, Marcelina Serrão, o seminário mostra os caminhos para o desenvolvimento de uma cidade através do turismo. “Um evento dessa grandeza nos dar uma luz e desperta mais atitude para que nosso turismo possa ganhar novos horizontes. Temos um potencial turístico forte, uma culinária inigualável, hospedagens boas e bem localizadas, além de um povo muito hospitaleiro”, destacou a gestora que ficou animada com a quantidade expressiva de participantes no evento, cerca de aproximadamente 700 pessoas”.

O evento contou com a participação de prefeitos de municípios vizinhos, vice-prefeitos, secretários municipais de turismo e do governo do estado, dos representantes de Sindicatos de Guias de Turismo do Maranhão (SINDEGTUR-MA), Associação Brasileira de Indústria Hoteleira (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Associações Comunitárias, Universidades, empresários do setor de turismo e lideranças.

 

Prefeitura e Sebrae discutem projetos no setor de turismo e cultura em Bequimão

COMPARTILHE

Aconteceu na última quinta-feira (28), a reunião de discussão das ações do projeto de turismo e artesanato do Sebrae/Ma, através do projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) – Litoral Ocidental Maranhense a ser aplicado no município de Bequimão.

Durante a reunião foram explanados o esboço do projeto que contempla ações direcionadas para orientar, elaborar e criar a Lei Municipal de Turismo, o Conselho, o Fundo e o Plano Municipal de Turismo, instrumentos essenciais para desenvolver e promover a atividade turística de uma determinada região. E também, o projeto da oficina de criatividade a ser desenvolvido com o grupo de artesãs de tecelagem de algodão do povoado de Centro dos Câmaras que produzem e confeccionam redes, mantas, tapetes e outros produtos oriundos das peças de teá.

Participaram da reunião os secretários municipais, Edimilson Pinheiro (Adjunto de Meio Ambiente e Turismo), Dinha Pinheiro (Cultura), Rodrigo Martins (Coordenador da Sala do Empreendedor), Marcelo Medeiros e Fernanda Ramada (Consultores do Sebrae/Ma), e os técnicos da Sematur (Nhô da Colônia e Rosiney) e da Sala do Empreendedor (Valdeci Amorim).

Fotos: Rodrigo Martins

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free