casa » Archivo de Etiquetas: Prefeito Anderson

Archivo de Etiquetas: Prefeito Anderson

Ponte de madeira sendo substituída por bueira de concreto no povoado Cujupe

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou os serviços para substituir uma ponte de madeira sobre o Igarapé Guariba, por um bueira de concreto no povoado Cujupe, zona rural do município.

O prefeito Anderson Wilker esteve na tarde desta terça-feira (16) vistoriando os trabalhos no Cujupe e destacou o compromisso com as comunidades alcantarenses. “Recentemente recuperamos a estrada vicinal que liga a comunidade. Já reformamos e equipamos a UBS, que funciona plenamente. Em breve vamos iniciar a reforma da Escola e ampliar as melhorarias na iluminação pública do povoado”, disse o prefeito.

Zeca Cavalcante, destacou os avanços que o povoado Cujupe tem recebido na gestão do prefeito Anderson Wilker. “Temos estrada boa, posto de saúde reformado e agora o bueiro sobre o Igarapé do Guariba no povoado Cujupe. O povoado Cujupe agradece ao prefeito e aos secretários Lazíco e Olhinho”, disse bastante contente na rede social.

Os mesmos serviços estão sendo feitos em outras comunidades. A substituição de pontes de madeira por bueiras de concreto evita desperdício de dinheiro público e mantém a obra intacta por muitos anos, restando apenas a manutenção no período chuvoso.

Prefeito Anderson sorteia 45 prêmios para as mães de Alcântara-MA

COMPARTILHE

Homenagear as mães é muito bom, mas com prêmios fica melhor ainda. Foi justamente o que aconteceu no último sábado, dia 11 de maio, quando o prefeito Anderson Wilker sorteio 45 prêmios às mães presentes na Praça do Galo. Milhares de mães de todas as idades, da sede e zona rural compareceram para tentar o sorte no bingo do Festival de Prêmios, realizado pela Prefeitura de Alcântara, com o apoio dos deputados Othelino Neto (estadual) e Márcio Jerry (federal), senador Weverton Rocha e prefeito Anderson Wilker.

Entre os prêmios, formam sorteados, 2 geladeiras, 2 fogões, 1 tanquinho,  ventiladores, liquidificadores, ferro de passar, sanduicheiras, secadores de cabelo, panela de pressão, panela elétrica, chapinhas de cabelo, batedeira, ventiladores, TV 32 polegadas, conjunto de faqueiros e cestas básicas. O mais cobiçado era a Moto Honda Pop 100, que saiu para Ana Tereza Pinheiro Araújo.

O festival de prêmios reuniu milhares de pessoas, entre elas, 90% eram mulheres, já que a festa era dedicada especialmente às mães alcantarenses. As cartelas para o bingo foram distribuídas gratuitamente pela equipe da prefeitura.

“É uma festa inédita realizada em Alcântara para comemorar o dia das mães no município. Graças ao apoio de nossos parceiros, pudemos fazer uma grande festa e reunir milhares de mães de todas as regiões do município. A festa ficou ainda mais completa, que entregamos 10 ônibus escolares novos aos estudantes de Alcântara. Se Deus quiser ano que vem vamos fazer algo maior ainda para as mães. Hoje é um dia muito feliz para mim e creio que as mães alcantarenses também estejam muito felizes”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

Estiveram presentes no evento, além do prefeito Anderson, os vereadores Ivan Ferreira, Nilson Pereira, Nhoré, Mário, Pontaense e Haroldo Júnior. Os secretários Marcelina Serrão (cultura e turismo), Rowsyklea Araújo (educação), Rogério Paixão (administração), Menca Pinho (assistência social, mulher e igualdade racial), Edson Barbosa – Olhinho (infraestrutura), Maria da Conceição além de assessores e diretores das secretarias.

Fotos: João Filho

 

Prefeito de Alcântara participa de debate sobre o futuro do CLA

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), mediou, na noite de segunda-feira (25), um encontro entre lideranças políticas e comunitárias para discutir o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, firmado entre o Brasil e os Estados Unidos, que permite o uso comercial do Centro de Lançamento da Base de Alcântara (CLA).

Deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e moradores da região estão preocupados com o teor do Acordo, que não foi esclarecido pelo Governo Federal, gerando impactos socioeconômicos ao Maranhão e à população de Alcântara, sobretudo aos quilombolas que vivem no entorno da CLA.

“É preciso que discutamos bem para que o Acordo aconteça, preservando a soberania nacional , sobretudo a qualidade de vida da população de Alcântara, que é o principal foco da discussão. Ali moram pessoas que têm suas limitações e precisam de atenção do poder público. Então, que o Acordo beneficie o Brasil, mas que tenha um olhar também aos alcantarenses”, enfatizou o presidente Othelino.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, que esteve acompanhados dos vereadores Ivan Ferreira (presidente da Câmara) e Nilson Pereira, cobrou esclarecimentos do governo federal sobre como a cidade será beneficiada. “É preciso que esteja claro de que forma seremos beneficiados com o investimento norte-americano. Estamos atentos e queremos saber quais são os termos do Acordo e quais as garantias que o município possui”, lembrou Wilker.

União de forças

Apesar da assinatura, os EUA ainda não estao autorizados a utilizar a base. A medida precisa ser apreciada e votada pelo Congresso Nacional. Antes, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado querem mais explicações para entender o teor do documento.

Na Alema, o deputado Rafael Leitoa preside a Frente Parlamentar que deve atuar em defesa da Base de Alcântara. “Nosso objetivo principal é dar voz a sociedade civil, por isso, pretendendo instalar a Frente também no município de Alcântara para acompanhar e ouvir in loco as comunidades mais atingidas. Assim, vamos tentando ajustar o desenvolvimento tecnológico com as comunidades locais”, acentuou Leitoa.

Na Câmara Federal, o deputado Pedro Lucas Fernandes apresentou o PL 245/19, que cria um fundo, composto de um receita com base nos lançamentos dos foguetes para proteger as comunidades quilombolas. “Precisamos avançar nesse mercado que vai proporcionar ao Maranhão e ao Brasil receitas virtuosas para geração de emprego e renda e sua entrada no mercado tecnológico aéreo espacial”, afirmou.

Na Câmara Alta também tramita um requerimento no mesmo sentido. Este de autoria do deputado federal Márcio Jerry, propondo a criação de uma Comissão Externa para acompanhar de perto questões referentes ao acordo comercial.

“A bancada federal maranhense solicitou ainda esclarecimentos aos Ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia sobre o teor do documento assinado pelo presidente Jair Bolsonaro com os Estados Unidos. É preciso fazer com que se gere dividendos econômicos para Alcântara, que não pode ser o melhor lugar do mundo para soltar foguetes, sem também ser um lugar que tenha a garantia de direitos, com políticas públicas efetivas. Nós vamos acompanhar intensamente, no sentido de fiscalização, para que possamos ter um acordo bom a níveis Maranhão e Brasil”, acentuou Jerry.

Encaminhamentos

Dentre os encaminhamentos finais da reunião, ficou decidido que será entregue um documento ao Congresso Nacional reforçando o pedindo da criação de uma Comissão Externa, que acompanhe as discussões a nível federal e, em seguida, a realização de uma audiência pública, em Alcântara, para dar continuidade ao tema.

Prefeitura de Alcântara recuperando estradas vicinais na zona rural do município

COMPARTILHE

Com a chegada do inverno, as estradas vicinais do Maranhão começam a sentir a força da chuva. Em Alcântara a situação é bem diferente. A prefeitura através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está recuperando estradas vicinais no povoados da zona rural. São mais de 200 comunidades que receberão o serviço de recuperação e ampliação, além de abertura de novas estradas que ligarão outros povoados. O serviço esta sendo feito de acordo com o cronograma da secretaria e priorizando as estradas com maior problema estrutural.

Após o trabalho feito nas estradas que dão acesso às Agrovilas, o prefeito Anderson Wilker determinou que estradas na região de Raimundo Sú, Tubarão, Itamatatiua, Japeú, Cujupe e Arenhengaua, sejam recuperadas urgentemente para melhorar o acesso de moradores e veículos, além de facilitar o escoamento da produção de milho e hortaliças, que são os primeiros produtos da agricultura familiar. As máquinas já estão no povoado Iguaíba e logo chegarão as demais comunidades da região.

Para o prefeito Anderson, a luta agora é contra o tempo e o período chuvoso. “Sabemos que estamos no período chuvoso, mas vamos fazer nossa parte como gestor do município. Nosso planejamento é recuperar a malha viária da zona rural nos mais de 200 povoados e ainda ampliar abrindo novas estradas que ligarão outras comunidades, diminuindo o tempo de percurso. Alcântara é um dos maiores municípios em extensão territorial, e isso acaba atrapalhando nosso trabalho. Mas temos uma Secretaria de Infraestrutura competente e está cumprindo todo cronograma rigorosamente”, destacou o prefeito.

Mesmo com muita chuva que cai no território alcantarense, o projeto é fazer um serviço bem feito para facilitar a gestão e principalmente quem trafega pela zona rural. Onde as estradas estão sendo recuperadas, as máquinas estão construindo o famoso canal de escoamento, que serve para caída da água evitando alagamentos no meio da via e posteriormente lagos.

 

Alcântara vai receber Mutirão do Glaucoma nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro

COMPARTILHE

Mais uma edição do Mutirão de Combate ao Glaucoma, ação promovida pela Prefeitura de Alcântara, em parceria com o Governo do Estado, vai acontecer nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro. A ação de oftalmologia vai iniciar a partir das 8h da manhã até o meio dia, na Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na MA 106, no bairro Mangueiral.

Após as consultas de triagem, os pacientes que precisarem de intervenção cirúrgica serão encaminhados para São Luís, recebendo suporte da Secretaria Municipal de Saúde nos custos com deslocamento, alimentação e medicamentos, através do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Para o prefeito Anderson Wilker (PCdoB), a população tem sido respeitada pela gestão municipal em todos os seguimento. “Em Alcântara não havia esse tipo de ação sistemática de saúde dos olhos para a população. Por isso temos investido bastante na saúde do município, mesmo com tantas dificuldades e, hoje, já é possível fazer o diagnóstico e começar o tratamento no próprio município. Para quem precisa ir a São Luís, damos todo apoio e acompanhamento através do Programa de Tratamento Fora de Domicílio”, destacou o prefeito.

PROCEDIMENTOS DURANTE A CONSULTA

Durante a consulta, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho.

A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia. Para combater o glaucoma, o programa ainda oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes sobre o uso correto da medicação.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular. Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.

O paciente precisa comparecer com Carteira de Identidade, comprovante de residência e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Prefeitura de Alcântara realiza atendimento aos moradores na Ilha de Cajual

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), com o apoio da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) da comunidade Cujupe, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou nesta terça-feira (28), na comunidade Ilha de Cajual, ação de atendimento com médicos, enfermeiros e demais profissionais aos moradores.

Na gestão do prefeito Anderson Wilker (PCdoB), a saúde está sendo tratada com mais respeito e a população tendo mais dignidade. Nesta terça-feira, na Ilha de Cajual, a equipe da SEMUS realizou 42 atendimentos, sendo que foram feitos 23 testes rápidos, totalizando 42 famílias beneficiadas. Além disso foram realizados testes de glicemia, atendimento médico, atendimento com profissionais de enfermagem e palestras com profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com a secretária de saúde de Alcântara, Ramone Araújo, os moradores da Ilha de Cajual não recebiam assistência médica na comunidade há mais de 4 anos. Com a nova gestão, além dos moradores da Ilha, outras comunidades estão recebendo atendimento da equipe de saúde da SEMUS em parceria com outras secretarias municipais.

O foco da gestão é levar atendimento aos mais de 200 povoados na zona rural do município. Além disso, o prefeito está trabalhando em outros setores como infraestrutura, educação, iluminação pública, limpeza pública e valorização da cultura, aquecendo o turismo local, gerando renda no município, principalmente com a pesca e agriculta familiar.

Fotos/Reprodução da equipe da Ação

Prefeito de Alcântara participa do segundo encontro do Programa LIDER na cidade de Cururupu

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado da secretária de cultura e turismo, Marcelina Serrão e do padre William Guimarães, participou nesta quinta e sexta-feira (9 e 10) de novembro, do segundo encontro do Programa Líder, realizado pelo Sebrae na cidade de Cururupu, no litoral ocidental maranhense.

O objetivo da iniciativa no Maranhão é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Litoral Ocidental do estado, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e terceiro setor, favorecendo a identidade regional, grupal e a formação de capital social, para elaboração coletiva e execução de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a região, que é rica em diversidades natural e cultural.

O PROGRAMA LÍDER

É uma ação do Sebrae Nacional, que apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável. É pensando nisso, que a prefeitura de Bequimão enviou representantes para participar do segundo encontro que aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro (quinta e sexta-feira) na cidade de Cururupu.

Para o prefeito de Alcântara, o encontro é importante, mas precisa ser fortalecido com a união dos 11 prefeitos que compõem a região. Durante sua fala no encontro, o gestor destacou a visão individual sobre as riquezas de cada município. “Tenho muito interesse em ajudar desenvolver nossa região, e no que depender de mim, estarei sempre disponível para entrar na luta. Por isso estou aqui para trocar ideias, experiências, para buscarmos uma solução que desenvolva nossa região. Para Alcântara que tem um potencial turístico gigantesco, será muito importante” – destacou Anderson Wilker.

O ENCONTRO

Para acrescentar mais conhecimento aos participantes, o Sebrae trouxe do Estado do Paraná, o ex-prefeito e atual vice-prefeito da cidade de Bom Jesus do Sul, Paulo Deola, fronteira da Argentina para palestrar sobre o Líder, que foi implantado lá e levou resultados importantes para o desenvolvimento da região composta por quatro municípios (dois paranaenses, um catarinense e um argentino) com aproximadamente 35 mil habitantes.

Durante a palestra, Paulo falou dos avanços conquistados pelos quatro municípios, que formaram o Consórcio Intermunicipal da Fronteira, órgão que briga por melhorias na educação, saúde, infraestrutura, saneamento e segurança da região. Além disso, o vice-prefeito paranaense destacou a forma que tem a união dos 11 prefeitos para conseguir investimentos para a região do Litoral Ocidental Maranhense.

“O meu município tem pouco mais de 4 mil habitantes, o menor do consórcio, mas hoje a diferença é muito grande. Primeiro é preciso deixar a vaidade pessoal e esquecer as ideologias partidárias, visando o desenvolvimento de cada município que consequentimente beneficiará a região por completa”, disse Paulo Deola, que destacou a educação integral de seu município como a principal conquista.

Após o almoço na quinta-feira foram realizados trabalhos em grupo como dinâmica para criar novas ideias baseadas no desenvolvimento da região. Na sexta-feira, no encerramento, novos trabalhos em grupos alternados foram realizados, já buscando uma marca que represente os 11 municípios da região, aliada à uma frase que provoque investidores.

Para o Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, o Líder é uma grande oportunidade que está sendo implantado na região, mas precisa ser levado à sério. “Primeiro é preciso quebrar alguns paradigmas, como por exemplo, fazer com que alguns prefeitos tenham interesse e entendam que  o programa é importante para a região e principalmente para seu município. Seria bom que todos estivessem presentes aqui. Isso aqui não é brincadeira, isso aqui é um produto caro e precisa ser valorizado. A prova disso são as inúmeras vantagens e os resultados obtidos nas regiões sul e sudeste do Brasil. É por isso que estamos trazendo para esta região” – finalizou.

Participaram do segundo encontro, o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha (PCdoB), o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro (PSDB), o prefeito interino de Guimarães, Osvaldo Gomes (PDT), ex-prefeitos, secretários municipais, empresários, e lideranças de diversos segmentos de toda a região do litoral ocidental maranhense.

Sebrae e Prefeitura de Alcântara articulam implantação do programa Hospital Inteligente

COMPARTILHE

Uma articulação institucional da superintendência do Sebrae no Maranhão, está resultando em um trabalho inédito na região do litoral ocidental maranhense. A cidade histórica de Alcântara será a pioneira na implantação de um sistema de gestão especializada em sua rede municipal de saúde.

A reunião realizada recentemente no município, serviu para apresentar o programa “Hospital Inteligente” para o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, seus secretários municipais, diretores e coordenadores ligados diretamente a área da saúde de Alcântara.

 “Um planejamento estratégico é fundamental para qualquer administração e quando ele é bem executado dentro da gestão pública traz ganhos exponenciais em todas as áreas e essa é uma preocupação que nós temos percebido por parte de alguns prefeitos maranhenses. Por isso o Sebrae está aqui, e estará onde for solicitado, para ajudar esses gestores em todos os segmentos das políticas públicas”, afirmou o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins.

A principal característica que será trabalhada durante a implantação do programa “Hospital Inteligente” será a humanização no atendimento. Os funcionários receberão capacitações voltadas para o tratamento especial que deverão ter com os pacientes que chegarem em busca de atendimento nos estabelecimentos de saúde. Esse acompanhamento será feito por uma equipe multidisciplinar de consultores especializados, que inclui psicólogos, especialistas em tecnologia da informação, gestão hospitalar e de saúde, além de consultores em atendimento.

“O bom atendimento e a gestão eficiente na área da saúde é algo que estamos priorizando na nossa gestão, poder contar com a ajuda do Sebrae para o aprimoramento dos nossos serviços é muito importante. Eu acredito nos benefícios que a implantação do programa “Hospital Inteligente” proporcionará para o município de Alcântara e no final, todos ganharão. A população receberá um atendimento ainda melhor, os nossos funcionários estarão sendo capacitados e a administração estará cumprindo com louvor o seu papel”, declarou o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker.

ETAPAS

O programa “Hospital Inteligente”, contemplará todas as unidades de saúde do município, terá duração de um ano e será dividido em três etapas.

Na primeira, que levará três meses, será feito um diagnóstico onde serão levantadas as informações sobre o funcionamento dos estabelecimentos de saúde de Alcântara em relação ao atendimento, processo, administração e competências. As dificuldades que impedem o bom funcionamento do sistema serão convertidas em um plano de ações que tratará especificamente de cada problema.

Na segunda e mais extensa etapa do programa, acontecerá de fato a implantação do “Hospital Inteligente”, reestruturando o atual sistema de saúde, propondo uma redefinição das instalações físicas e implementando ao longo de seis meses ferramentas que irão garantir uma maior eficiência nos processos, impactando diretamente na produtividade, com o aumento do número de atendimentos, redução drástica dos custos e ampliação da qualidade dos serviços prestados aos pacientes.

A terceira etapa do programa consiste em realizar um monitoramento sistemático que será finalizado com a elaboração de um cronograma de ações que deverão ser executadas nos próximos doze meses pela equipe de saúde do município.

O calendário de implantação do programa já está sendo elaborado, uma equipe da secretaria municipal de saúde e da unidade regional do Sebrae em Pinheiro, estão definindo o cronograma e a data de início da primeira etapa que deve acontecer ainda este mês de novembro.

“A implantação do programa é uma prioridade para nós, assim como o acompanhamento detalhado do seu andamento e dos progressos alcançados. Será um trabalho desafiador, mas que com certeza servirá de referência para toda a região do litoral ocidental maranhense”, afirmou Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro, responsável pelo atendimento do município.

Prefeito de Alcântara recebe Motoniveladora (patrol) do governo do Estado

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado do secretário de governo Lázaro Amorim e de sua assessoria, recebeu na tarde desta segunda-feira (18), uma maquina motoniveladora (patrol) das mãos do governador Flávio Dino, no Palácio Henrique La Rocque, no retorno do Calhau, em São Luís. A cerimônia contou com presenças de secretários de Governo e gestores municipais indicados.

Além de Alcântara, que fica localizado no litoral ocidental maranhense, outros 19 municípios foram beneficiados com as máquinas, como: Santa Inês, Parnarama, Santa Quitéria, Timom, Vitorino Freire, Santo Antônio dos Lopes, Senador Alexandre Costa, Urbano Santos, Zé Doca, São José dos Basílios, Codó, Centro Novo do Maranhão, Amarante, Afonso Cunha, Estreito, Lago da Pedra, Governador Nunes Freire, Bacabal e Coelho Neto.

Prefeito Anderson Wilker carregando a caixa de ferramentas da Motoniveladora juntamente com seus assessores

Este foi o primeiro lote de máquinas para atender 20 cidades. A primeira a receber foi Bacabal, em que o governador Flávio Dino foi entregar no município, já que o prefeito Zé Vieira, está com problemas de saúde. Ao todo, serão distribuídas 90 motoniveladoras, até novembro deste ano.  Os recursos obtidos pelo Governo do Maranhão, em operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, darão continuidade às políticas de desenvolvimento das cadeias produtivas no estado, além de ampliar o escoamento da produção maranhense.

Dessa forma, o Programa Caminhos da Produção vem para contribuir com o escoamento da produção agropecuária do estado, complementando uma série de ações de infraestrutura já voltadas para esse segmento. As motoniveladoras integram as ações do programa Caminhos da Produção que investe cerca de R$ 50 milhões nos municípios do interior do Estado.

MAIS PRODUÇÃO

Criado em dezembro de 2015, o programa ‘Mais Produção’ é parte das estratégias do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab) para o fortalecimento da produção agropecuária maranhense. Apoia 10 cadeias produtivas prioritárias: feijão, arroz, mandioca, carne e couro, ovinocaprinocultura, leite, avicultura (caipira e industrial), piscicultura, hortifruticultura e mel. O programa é desenvolvido pelas secretárias de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Infraestrutura (Sinfra).

Prefeito Anderson Wilker com o deputado Othelino Neto e o secretário de comunicação Marcio Jerry na cabine da Patrol

Para o prefeito de Alcântara, a máquina vai ajudar bastante, e terá uma utilidade grandiosa no município. “Em nosso município 70% da população vive na zona rural, são 340 quilômetros de estradas vicinais e mais de 200 comunidades. Essa máquina que Alcântara recebe hoje vai ajudar bastante no desenvolvimento de nosso município na abertura de novas estradas e recuperação da nossa malha viária. Quero aproveitar para agradecer o governador Flávio Dino pela sensibilidade e apoio que está dando ao município de Alcântara e ao deputado Othelino Neto pela parceria, já que esta máquina é uma indicação do deputado” – destacou Anderson Wilker.

Fotos: Tarcísio Brandão

 

Começa o Campeonato de Futebol alcantarense 2017

COMPARTILHE

Com um bom público presente no Campo de São Sebastião, o Campeonato de Futebol alcantarense 2017 teve sua abertura na tarde deste sábado (2). Como de praxe, os dois times (Cruzeiro X Arenhengaua) entraram em campo perfilados com o trio de arbitragem para a execução dos hinos nacional e municipal.

No jogo entre Arenhengaua X Cruzeiro de Cajueiro, o atual campeão de 2016 mostrou que está em busca do BI e venceu o time azulino por 2×0. No primeiro tempo, Dedê abriu o placar com um minuto e quarenta e cinco segundos de jogo, mas o zagueiro Rogério ampliou aos 45’ minutos do primeiro tempo fazendo 2×0. No segundo tempo o jogo foi mais equilibrado e o placar permaneceu o mesmo.

O presidente da Liga de Desportos de Alcântara destacou a importância do apoio da prefeitura na realização do campeonato. “É uma parceria consolidada. A prefeitura está nos dando todo apoio necessário. Sei da boa vontade do prefeito Anderson e entendo as dificuldades, mas reconheço o empenho do gestor para resgatar o esporte local. Teremos uma premiação inédita, em que até o quarto colocado será premiado, sendo que o terceiro e quarto será por conta da Liga. A prefeitura através da secretaria de Juventude, Esporte e Lazer vai bancar a maior premiação do campeão e vice. Fizemos um campeonato de acordo com o nosso calendário e tenho certeza que será um grande torneio” – disse Nerinho.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, falou do trabalho feito pelo esporte local. “Temos um apoio irrestrito do prefeito Anderson e com a parceria da Liga, vamos realizar um grande campeonato. a população alcantarense gosta de esporte. Nosso planejamento é para resgatar e melhorar a vida de nosso povo” – disse Hermison Martins.

Após o hasteamento das bandeiras de Alcântara, Maranhão e Brasil, o prefeito Anderson Wilker falou da importância do campeonato para a comunidade desportista. “Estamos investindo este ano no esporte, aproximadamente R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Começamos com campeonato de futebol máster. Fizemos o cinquentão e agora o principal. Estamos recuperando o Estádio Facurão e vamos entregar em breve para a população” – disse o prefeito, que sempre valorizou o esporte em Alcântara.

O CAMPEONATO 2017

O Campeonato tem 12 equipes divididas em três chaves de 4 clubes. Irão se classificar 2 times de cada grupo e mais 2 clubes por índice técnico, formando 8 times classificados, que serão divididos em dois grupos de 4 clubes. Serão classificados mais 2 times de cada grupo que farão as semifinais, classificando os dois finalistas para disputar o título no aniversário da cidade de Alcântara, dia 22 de dezembro.

A PREMIAÇÃO

Serão quase dez mil reais em premiações. Sendo R$ 7.500,00 patrocinados pela prefeitura e R$ 1.800,00 pela Liga de Desportos. O campeão receberá R$ 5.000,00 e o vice-campeão levará R$2.500,00. Já a Liga vai premiar o terceiro colocado com R$1.100,00 e o quarto colocado com R$700,00.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free