casa » Archivo de Etiquetas: Praias

Archivo de Etiquetas: Praias

Praias de São Luís e Ribamar estão um verdadeiro “Merdelê”

COMPARTILHE

Todas as praias, de São Luís e São José de Ribamar, analisadas e divulgadas no último dia 28 de março de 2018, pelo Laboratório de Análises Ambientais (LAA) da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) foram consideradas impróprias para banho. Com as fortes chuvas que caem na Ilha de São Luís, o mar da capital e da cidade balneária estão um verdadeiro “Merdelê”.

As análises foram feitas entre os dias 25 de fevereiro e 25 de março. Ao todo, foram coletadas amostras de vinte e um pontos. Entre as praias, estão: Ponta D’areia, São Marcos, Calhau, Olho D’Água, praia do Meio e Araçagy. Nenhum dos pontos analisados pela Sema, foram considerados próprios para banho. Quem insistir em tomar banho nas praias da Ilha, pode pegar um picopil.

Com Informações do Blog Isaías Rocha

 

Alcântara tem 80 Quilômetros de praias virgens, belas e desertas

COMPARTILHE

POR QUAL VIAGEM – O Maranhão talvez seja o estado brasileiro que apresenta a maior diversidade de ecossistemas do nordeste brasileiro. Por muito tempo a capital São Luis foi vendida apenas como porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. Os turistas desciam no aeroporto e em menos de duas horas já alugavam o carro, pegavam o transfer e se dirigiam ao município de Barreirinhas para explorar o Rio Preguiças e suas belezas até chegar à região dos Lençóis.

O atual governo do estado tem procurado, por meio de ações pontuais da secretaria de cultura e turismo, mostrar que São Luis e as outras três cidades que compõem a região metropolitana, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, mais Alcântara têm muito a oferecer em termos de passeios e atrações naturais, históricas e culturais.

A cidade de Raposa, por exemplo, tem um mix de atrações que vão de passeio fluvial explorando os vastos manguezais, passando pelas rendeiras e fazendas que produzem ostras. Já São José de Ribamar, apresenta forte turismo religioso, além de praias intocadas como Panaquatira e outras.

Em Alcântara, notadamente reconhecida como a Roma Brasileira, um conjunto de edifícios históricos, mangue, praias desertas e inexploradas, gastronomia diversificada, festas religiosas, quilombos, foram o mix de produtos mais diversificados dentre todas.

Uma das atrações mais comentadas para quem visita o Maranhão é a Revoada dos Guarás. Ela é muito conhecida na região dos Lençóis, mas pode ser realizada também em Alcântara. O passeio é imperdível. A partir das 15h, o embarque é feito num barco  regional motorizado em direção aos dormitórios dos guarás, aves típicas do litoral maranhense, de cor vermelho-fogo. Antes da chegada ao dormitório, se faz uma parada na pequena Ilha do Livramento, para caminhadas e um quentinho banho de mar. Logo depois, o passeio náutico segue em direção ao dormitório dos guarás, já no finalzinho da tarde. A visão da chegada deles nas imensas árvores e o contraste da cor vermelha com o verde dos manguezais e o céu azul é um espetáculo inigualável.

Outro programa incrível em Alcântara é a Trilha das Nascentes que consiste numa caminhada ecológica que inicia com as ruínas de uma antiga fazenda colonial no meio da mata, passando por capoeiras, manguezais, mata amazônica, nascentes, fontes, igarapé até terminar na extensa e bela praia de Itatinga. Este roteiro ecológico é a melhor maneira de entrar em contato direto com a flora e a fauna local.

Bem ao lado da Pousada dos Guarás se atravessa um igarapé de canoa para chegar à praia bela e deserta. Na pousada, o cliente pode solicitar os serviços de um barqueiro/canoeiro. Os preços são negociados no momento da contratação do serviço diretamente com o barqueiro/canoeiro.

O VÍDEO O MOSTRA A PRAIA, O MANGUE E A ECOLÓGICA POUSADA DOS GUARÁS.

 

Aproveito para mandar um grande abraço ao guia, parceiro e agora amigo Nailton, um dos mais competentes guias que conheci. Ele presta serviços para a Caravelas Turismo, umas das mais respeitadas e tradicionais empresas de receptivo do Maranhão. caravelasturismo.com.br

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:

Texto: Cláudio Lacerda Oliva (enviado especial ao Maranhão).

Fotos: Adilson Zavarize

Praias de São Luís nunca foram despoluídas, diz Adriano Sarney

COMPARTILHE

Site da Sema não publica laudos atualizados desde que as praias tornaram-se impróprias para banho; deputado fez requerimento à Mesa solicitando mais transparência do órgão.

O deputado estadual Adriano Sarney declarou na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (5), que as praias da Ilha não estão despoluídas, contrariando os laudos de balneabilidade divulgados insistentemente pelo Governo do Estado e pelo próprio governador Flávio Dino (PCdoB) em suas redes sociais. Segundo o parlamentar, a Secretaria de Meio Ambiente vem divulgando ao longo das últimas semanas que as praias apresentam 100% de balneabilidade. Mas o último laudo, divulgado no dia 1º deste mês, revelou o engodo. “Bastou cair uma chuva na Ilha para trazer o esgoto e o lixo da cidade para as praias, revelando sete pontos impróprios para banho. Isso não é uma questão de política. Isso é uma questão de saúde pública. Não podemos brincar com isso”, declarou.

O deputado ressaltou que a poluição das praias é consequência do saneamento básico deficiente, ou seja, o tratamento dos esgotos da Ilha precário ou parcial. Esta constatação emergiu de uma audiência pública realizada no dia 19 de outubro deste ano, coordenada pelo parlamentar, que preside a Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia.

adry1

“Somente quando houver 100% do esgoto tratado e os rios da Ilha estiverem totalmente limpos poderemos dizer que as praias estarão despoluídas. E estamos longe disso. A Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais, que iniciou suas obras no governo Roseana, opera com 30% da sua capacidade, segundo informou a Caema”, ressaltou o parlamentar.

Adriano informou ainda que vai ingressar com um requerimento à Mesa Diretora da Assembleia solicitando à Secretaria de Meio Ambiente esclarecimentos sobre a divulgação dos laudos de balneabilidade, pois o site da Sema, até ontem (04), apresentava os laudos até o dia 22 de novembro, o que prejudica a informação para o cidadão, que não encontra na página oficial do órgão ambiental o relatório atualizado.

 

Assessoria de Imprensa

 

Bombeiros fazem campanha preventiva nas praias durante o Carnaval

COMPARTILHE

Embora milhares de ludovicenses tenham escolhido viajar para o interior do Estado para curtir a folia momesca, visando resguardar a segurança daqueles que preferiram ficar na capital maranhense e, certamente, deverão recarregar as energias nas praias da capital, o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão  – CBMMA, vem realizando operações nas praias do São Marcos, Calhau, Meio e Araçagy.

Até amanhã (10), cerca de 100 bombeiros, que atuam nos setores operacionais e administrativos, sob o comando do Major Silva Júnior estarão atuados no trabalho de prevenção. “Tivemos o cuidado de montar esse trabalho para não deixar a nossa orla marítima desguarnecida, haja vista que embora muitos maranhenses tenham escolhido passar o Carnaval fora da cidade, turistas optaram pela capital maranhense, e a orla marítima deverá ser muito visitada durante o dia”, enfatizou o comandante geral – coronel Célio Roberto.

Durante toda terça-feira (09), os bombeiros estiveram orientando os banhistas, distribuindo panfletos e, ainda, pulseiras de identificação as crianças. “Estamos trabalhando para oferecer um serviço de qualidade e ter a presença constante de salva-vidas, fazendo a fiscalização e o atendimento nesses locais, evitando registro de afogamento e outras ocorrências. Queremos conscientizar a população de que a melhor forma de aproveitar esse feriadão e o lazer é com atenção e segurança”, finalizou o major.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free