casa » Archivo de Etiquetas: Polícia Civil

Archivo de Etiquetas: Polícia Civil

Presidente Othelino Neto recebe visita de cúpula da Polícia Civil

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, na tarde desta quarta-feira (21), a visita do secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, delegados e outros representantes da Polícia Civil do Maranhão, para discutir o projeto de Lei n. 365/2017, de autoria do Poder Executivo, que altera a organização administrativa da Polícia Civil maranhense. Foi a terceira reunião de trabalho. A casa já ouviu também representantes de entidades de classe.

Os deputados Rafael Leitoa, Marco Aurélio, Bira do Pindaré e Glalbert Cutrim participaram do encontro com a cúpula da Polícia Civil do Maranhão. De acordo com o presidente Othelino Neto, o projeto deve ser votado na sessão ordinária de amanhã (22).

“Foi mais uma reunião de trabalho. Como é um projeto de lei relativamente polêmico, nós tivemos mais uma reunião de trabalho  com a Secretaria de Segurança. Aprofundamos alguns temas e isso faz parte das nossas atribuições: ouvimos os representantes de classe e, amanhã, no plenário, os deputados vão apreciar  e vai prevalecer a maioria dos deputados, como assim deve ser  no regime democrático de direito”, disse Othelino Neto.
Argumentos

“Vim acompanhado dos delegados da Polícia Civil para demonstrar ao grupo de deputados os nossos argumentos e interpretações sobre o projeto 365/2017,  que tramita na Assembleia e trata da reorganização da Polícia Civil”, disse o secretário, acrescentando que a matéria contempla quatro aspectos que, na sua opinião, são fundamentais para a Polícia Civil.

Dentre os destaques, contam:  o que cria a Capelania para a Polícia Civil; cinco regionais  da Civil para descentralizar os serviços, a exemplo de Zé Doca que será dividida em duas;  e a questão do tempo para  ser delegado geral. “Os deputados notaram que é importante  ter uma previsão de tempo legal  de ingresso na carreira para ocupar o  maior posto, ou seja, o cargo de delegado geral”, acentuou Jefferson Portela, destacando ainda a questão da correção quanto a estrutura administrativa da Polícia Civil  que, na sua organização interna, prevê  o Conselho da Polícia Civil.

“Não é uma representação classista, ele é uma estrutura orgânica do Sistema de Segurança  da Polícia Civil  e a sugestão  no projeto  é que os gestores – ou seja, o delegado geral,  o delegado adjunto e todos os  superintendentes – componhem o Conselho de Polícia Civil. A representação classista tem a sua autonomia para se manifestar, assim como a administração tem a sua. Nós não vamos interferir na  autonomia classista, na assembleia geral, mas  a independência e a autonomia  do Conselho da Polícia Civil têm que ser garantidas com a presença da Superintendência da Policia Civil”, enfatizou o secretário Jefferson Portela.

 

Mulher está desaparecida há 8 dias na cidade de Alcântara

COMPARTILHE

Uma mulher desaparecida desde a madrugada de domingo para segunda-feira (20) na cidade de Alcântara ainda é mistério para os moradores, parentes e vizinhos. Alexandrina Garcia Costa, carinhosamente chamada de Lilika, desapareceu sem deixar pistas e a família está desesperada há 8 dias na cidade histórica. Ela era funcionária de um restaurante da cidade e por não aparecer ao trabalho o patrão foi saber o motivo e foi a partir daí que foi descoberto o desaparecimento da mulher, que segundo populares foi vista na noite de domingo (19) acompanhada do marido, e com arranhões pelo rosto. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Alcântara.

Segundo familiares, Lilika teria enviado uma mensagem ao filho na quinta-feira (23) por volta das 7h da manhã e de lá prá cá ninguém mais recebeu informações. O celular de Alexandrina está fora de área e apenas em caixa postal, como se estivesse desligado. Na mensagem recebida pelo filho, a mãe dizia que iria embora, mas algo estranho, o que deixou a família de cabelo em pé. O marida de Lilika foi preso hoje (27) após manifestação de familiares. Ele é o principal suspeito do desaparecimento da esposa.

A polícia civil de Alcântara foi acionada, mas até agora nenhuma notícia satisfatória aos familiares. Nesta segunda-feira (27), os familiares, amigos e parentes fizeram uma manifestação na entrada da cidade com o intuito de chamar a atenção das autoridades policiais e judiciais sobre o caso que até agora nada foi feito.

QUALQUER INFORMAÇÃO ENTRAR EM CONTATO COM:

  • 991522825 Liliko (filho)
  • 992001815  Fran (irmã)
  • 982538518 Chimba (irmã)
  • 991406351/985155625 Cleidiane (cunhada)

DISQUE DENÚNCIA MARANHÃO

  • 992248660 (WhatsApp)
  • (098) 3223-5800
  • 0300 31 35 800

O sigilo é garantido pela justiça

 

 

Cururupu-MA: Valdenor Ramos é levado pela Polícia Civil acusado de crime contra a honra

COMPARTILHE

Na manhã desta quinta-feira (9), a Polícia Civil da cidade de Cururupu, na região do litoral ocidental maranhense, conduziu coercitivamente o ex-candidato a vereador do município, reprovado nas urnas pela população nas eleições de 2016, quando concorreu uma das 13 vagas da Câmara Municipal, Valdenor Ramos Machado, marido da ex-secretária de saúde, Rita de Cássia, que segundo a polícia é acusado de crime contra a honra (Calúnia, Difamação, Injúria e Falsidade Ideológica [perfil falso]).

De acordo com a polícia, Valdenor Ramos e Thymara Tiva Sousa Machado (filha do acusado), prestarem esclarecimentos na Delegacia de Polícia Civil de Cururupu e foram liberados para aguardar a conclusão das investigações que continuarão até a conclusão do Inquérito Policial que será encaminhado ao Poder Judiciário para as providências cabíveis.

A operação batizada de “Deslike”  em alusão às curtidas no Facebook foi realizada após investigações para apurar a autoria de crimes contra a honra que estavam sendo praticados pela internet através da rede social Facebook, no perfil denominado “Augusto Silva” (Fake) para tentar denegrir a imagem da prefeita Professora Rosinha, que está reconstruindo o município que foi sucateado pela gestão anterior, na qual Valdenor fez parte com sua esposa. Foram apreendidos na casa do acusado, cinco aparelhos de celulares, um tablet e duas câmeras digitais que passarão por perícia na polícia.

De acordo com matéria publicada no Blogue do Werbeth Saraiva, postada na última quinta-feira (9), Valdenor Ramos Machado participou de um esquema fraudulento na Secretaria Municipal de Saúde, sob o comando de sua esposa Rita de Cássia. Segundo o Blogue do Werbeth Saraiva, eram falsificados contra-cheques por um funcionário da prefeitura, que beneficiava algumas pessoas, entre elas políticos do município, e o próprio “Valdenor”, que sequer fazia parte do quadro funcional. CONTINUE LENDO CLICANDO AQUI…

Tabela da suposta falsificação de contra-cheques na gestão passada de Cururupu

O  certo mesmo é que Valdenor agora será investigado pela justiça e pode pagar muito caro pelos possíveis crimes cometidos na Rede Mundial de Computadores criando (Fake News) para tentar desarticular a honra e caráter de uma mulher séria que trabalha para honrar seus compromissos assumidos em campanha. Que a justiça seja o grande remédio para Valdenor e exemplo para quem destruiu a cidade de Cururupu.

Caso seja confirmada as acusações, Valdenor pode levar até 5 anos de detenção e ainda pagar indenização por danos morais contra a vítima. Se as Leis nº 9.459, de 1997   e 10.741, de 2003  do código penal forem colocadas em prática, o acusado pode se dar muito mal nessa história

Polícia Civil de Bequimão prende acusado de crimes em Pinheiro

COMPARTILHE

A Polícia civil de Bequimão com o apoio da Delegacia Regional de Pinheiro e dos policiais militares de Pinheiro, cumpriram ao mandado de prisão em desfavor de Marciel Costa Martins, conhecido como Marcielzinho, na madrugada desta segunda-feira (31) que estava escondido na cidade de Pinheiro.

Após denúncias e informações coletadas pelos policiais, foi confirmado que Marcielzinho estaria escondido na cidade de Pinheiro. A polícia fez diligências que confirmaram a informação e na manhã desta terça-feira foi realizada uma operação que resultou na prisão de Macielzinho, que estava no bairro da Matriz.

De acordo com a polícia, Macielzinho responde a diversos processos, sendo que o mandado de prisão foi expedido pela Comarca do Município de Bequimão, após uma tentativa de homicídio cometida contra um rapaz conhecido por Wilber. A tentativa ocorreu este ano na cidade de Bequimão e na ocasião Marciel efetuou diversos disparos de arma de fogo contra a vítima, e um dos disparos o acertou na perna do rapaz. Marcielzinho foi preso e conduzido até a delegacia regional de Pinheiro para os procedimentos de praxe e ficará a disposição da justiça.

Prefeito Anderson recebe viatura da Polícia Civil para reforçar a segurança de Alcântara

COMPARTILHE

Em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (22), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, acompanhado do delegado Rafael Almeida Pereira, dos vereadores Nilson Pereira (PR), Ribinha (PCdoB), Haroldo Jr (PCdoB), Ivan Ferreira (SD) e Guterres Filho (PCdoB), além de assessores, o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), recebeu das mãos do governador Flávio Dino e do deputado Othelino Neto, uma viatura da Polícia Civil, das 48 entregues aos municípios maranhenses.

Para o prefeito de Alcântara, a ação do governo é de grande importância, pois a segurança pública é um dos maiores desafios enfrentados no estado. “O governador Flávio Dino, assim como o deputado Othelino tem nos ajudado bastante em Alcântara. Estamos com quase 9 meses de gestão em um município que foi destruído nas últimas gestões. Já entregamos uma ambulância equipada, um ônibus escolar, uma motoniveladora e agora uma viatura para ajudar a melhorar a segurança de nosso município. Se das dificuldades, mas reconheço minha responsabilidade. Estou trabalhando diuturnamente para melhorar a vida dos alcantarenses, e com essas parcerias, eu não tenho dúvidas” – destacou Anderson.

O governador Flávio Dino destacou a importância das entregas e falou do momento em que o Brasil atravessa, quando o assunto é segurança. “Neste momento em uma das cidades mais importantes do mundo, o Rio de Janeiro, está acontecendo algo inédito na segurança. Todos os voos foram cancelados, ninguém entre e muito menos sai nos Ares da capital carioca. As forças armadas invadiram o Rio, e este momento mostra a importância da entrega destas viaturas. Sei que precisa mais, mas estamos trabalhando por prioridades. E neste momento é a segurança. Já entregamos quase 800 viaturas em 33 meses de gestão, ou seja, a cada 24h32min entregamos uma viatura no Maranhão” – finalizou.

Fotos: Tarcísio Brandão

 

Criminoso de São Paulo foi preso nesta quarta-feira no município de Bequimão

COMPARTILHE

A Polícia Civil prendeu na madrugada desta quarta-feira (21), no município de Bequimão, no litoral ocidental maranhense, Niel Máximo Leitão Rodrigues. O rapaz é foragido da justiça de São Paulo, e é acusado de ter matado Daniel Pedroso, no ano de 2009, na cidade de Atibaia, interior paulista.

Logo após o crime, o acusado fugiu para o povoado Quindiua, zona rural do município de Bequimão. Após denúncias, a Polícia investigou e localizou o acusado. De acordo com a polícia, Niel é de alta periculosidade e supostamente deve ter cometido outros crimes na região de Bequimão.

Durante a revista na casa de Niel, a polícia encontrou duas armas de fogo de uso permitido, e uma quantidade de drogas que configura trafico. O jovem foi encaminhado para a delegacia da cidade, de onde deve ser transferido para Regional de Pinheiro, onde vai ficar a disposição da justiça até ser transferido para São Paulo.

 

Polícia Civil prende homem foragido acusado de matar o cunhado em Bequimão

COMPARTILHE

A Polícia civil do município de Bequimão, equipe da 5ª Regional de Pinheiro, prendeu na tarde desta quarta feira (15), um homem identificado por Isaías Rodrigues, de 46 anos, que estava foragido após matar seu cunhado na zona rural de Bequimão.

Em cumprimento ao mandado de prisão expedido pela Comarca de Bequimão, Isaías é acusado de ter praticado o crime de homicídio no município de Bequimão no dia 25/08/2016. Segundo relato da polícia, o autor após ter praticado o homicídio contra o seu cunhado, identificado por Fabio Castro, ficou escondido alguns dias no matagal e posteriormente fugiu para São Luís. O crime aconteceu simplesmente porque Fábio registrou um B.O na delegacia de Bequimão, após o criminoso agredir sua irmã que era casada com Isaías. Como Isaías tomou conhecimento que Fábio fora até a aludida delegacia ficou de tocaia no povoado chega e vira, zona rural de Bequimão, esperando Fábio retornar da delegacia. Quando Fábio passou de moto pelo referido povoado Isaías deferiu dois tiros de espingarda nas costas de Fábio que infelizmente morreu.

Foram coletadas informações de que o autor estaria residindo na casa de sua irmã no bairro da Vila Ryod, região da Cidade Operária. A equipe de investigadores da Delegacia de Polícia de Bequimão, com o apoio de dois IPC’S do GRT fizeram o levantamento do local, onde possivelmente o autor Isaías poderia estar escondido e ficaram de campana desde às 04:30hs da madrugada desta quarta feira (15) até que o mesmo aparecesse na rua, o que só ocorreu às 15:30hs.

Após a prisão o rapaz foi encaminhado para a SEIC onde foram lavrados os procedimentos e posteriormente foi encaminhado para a penitenciária de Pedrinhas.

Isaias é acusado de atirar no pai do cunhado dele, onde o idoso encontra internado em São Luís, com chumbo pelo corpo e parte de um braço paralisado. Segundo informações de populares, Isaías é muito frio, calculista e perigoso. A família da vítima teme morar na mesma comunidade onde aconteceu o homicídio, e supostamente onde Isaías teria atirado com uma espingarda em seu ex-sogro.

Folga na delegacia de polícia de Humberto de Campos termina hoje

COMPARTILHE

A cada dia que passa a falta de estrutura do aparelho de segurança pública do Maranhão vai ficando evidente na capital e principalmente no interior do Estado. Na cidade de Humberto de Campos, na região dos Lençóis maranhenses, por falta de efetivo, o delegado da Policia Civil Pedro de Araújo Soares, encaminhou um oficio ao comandante do destacamento da Policia Militar naquele município, José Ribamar Araújo Costa, comunicando que não haveria plantão nesse final de semana  na delegacia por falta de policiais civis.

Isso significa que a segurança recebeu folga e a bandidagem podia tomar conta do município. A situação é tão complicada e ao mesmo tempo ridícula, que para não mostrar a realidade do Maranhão, o delegado que mandou esse ofício ao comandante, pode ser transferido a qualquer momento por expor a fragilidade da segurança. A folga na delegacia de Humberto de Campos termina hoje às 23h:59.

OFICIO PC

De acordo com o documento todas as prisões efetuadas naquela cidade a partir das 18h  desta sexta-feira (22), deveriam ser encaminhadas pelos policiais militares até a cidade de Barrerinhas, onde também a estrutura é precária e nem mesmo a reforma do prédio onde funciona a delegacia, foi concluída.

O certo mesmo, é que o segredo da maquiagem feita por Roseana Sarney em seu governo foi esquecido no Palácio dos Leões e achado por Flávio Dino. Tudo não passa de um engodo.

SEMATUR e Policia Civil dialogam e traçam estratégias para coibir crimes ambientais no Município

COMPARTILHE

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Bequimão, Keila Soares, reuniu-se com o Delegado de Polícia Civil, Dr. Carlos Renato de Azevedo, na última semana de outubro, para discutir estratégias visando o combate ao crime ambiental.

A reunião serviu também como estreitamento de relações institucionais, onde foram discutidos temas como ações para educar e coibir crimes ambientais no município de Bequimão. Dentre as situações mais constantes; estão a caça ilegal, desmatamento da mata ciliar, pesca predatória, queimadas sem o devido controle e poluição por lixo em locais públicos e terrenos baldios.

Após o encontro com o Delegado, a secretária de Meio Ambiente, explicou como aconteceu a reunião, que promete formar uma parceria e combater o crime ambiental em Bequimão.

“Neste primeiro contato com o Delegado Azevedo fizemos uma conversa para delinear esta parceria em prol da lei e da sustentabilidade ambiental, nosso próximo passo é repassar ao delegado as demandas e propor um plano de trabalho para ações conjuntas com a SEMATUR e demais órgãos e autoridades municipais. O que foi plenamente aceito pelo delegado”, destacou Keila Soares, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR).

 

Por: SEMATUR/Bequimão

http://sematurbeq.blogspot.com.br

Governadora Roseana prestigia formatura de 437 profissionais da Polícia Civil

COMPARTILHE
Governadora Roseana Sarney em discurso na formatura da polícia civil

Governadora Roseana Sarney em discurso na formatura da polícia civil

Mais de 430 candidatos participaram do encerramento do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil do Maranhão, nesta quinta-feira (12), em cerimônia que contou com a presença da governadora Roseana Sarney. O evento foi realizado no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana. O curso é a última etapa do concurso realizado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Gestão e Previdência (Segep). A partir de agora, terá início o processo de nomeação e posse dos concursados.

A governadora Roseana Sarney lembrou que este é o maior concurso para a Segurança Pública, já realizado no estado. “Todo esse efetivo, de quase 2.500 policiais militares, civis e bombeiros, começará a ser empregado no início de 2014, principalmente nas cidades do interior do estado, onde há grande demanda. Além do concurso público, as ações e investimentos na área de segurança não param. Adquirimos mais 400 novas viaturas e 150 motos, que serão entregues em fevereiro”, disse.

Roseana Sarney destacou que na próxima semana também será encerrado o Curso de Formação de Bombeiros Militares. Informou, ainda, que no dia 13 de janeiro terá início o curso para delegados e em fevereiro será concluído o curso da Polícia Militar.

Aumento de vagas

O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, lembrou que o número inicial de vagas no concurso aumentou. “Na Polícia Civil, aumentou em 70% o contingente inicialmente previsto, totalizando 437. E na Polícia Militar se for confirmada a inclusão de mais 1.000 vagas, vai aumentar em 50% o número de policiais aprovados. Com certeza, a política de segurança no estado, que é de inclusão de novos profissionais, deve ser mantida nos próximos anos e com isso, ganha toda a sociedade maranhense, que vai sentir a presença mais efetiva da polícia nas ruas”, ressaltou.

Para o secretário de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, esse é um momento importante para os concursandos, que em breve serão nomeados e a sociedade vai receber novos de policiais, competentes e capacitados. “O governo está realizando um conjunto de ações que vão melhorar as políticas públicas de segurança. Foram abertas pouco mais de 200 vagas para diversas áreas na Polícia Civil e foram selecionadas 437 pessoas que estão aptas para assumirem os cargos”, afirmou

A delegada geral da Polícia Civil, Maria Cristina Meneses, reforçou que o certame beneficia todo o Maranhão. “Com o concurso, vamos suprir as comarcas que ainda não possuem delegados, a partir de março, quando eles se formarão. Com isso, vamos agilizar os inquéritos, fazer a investigação de modo mais proveitoso e rápido. Os aprovados atuarão tanto no interior, como na capital”.

Aprovada em 1º lugar no curso de formação na área de Médico Legista, a concludente Flávia Figueiredo falou da emoção em encerrar esta etapa. “O curso foi especial, tivemos aulas que servirão ao exercício profissional, como as de tiro e de defesa pessoal, que irão nos embasar na carreira. Fico feliz em acrescentar ao quadro de médicos legistas do estado e prestar um bom serviço ao Maranhão”.

Também participaram da solenidade o secretário chefe da Casa Civil, João Abreu; o chefe do Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira; os deputados federais Lourival Mendes e Sétimo Waquim; o deputado estadual, José Carlos Nunes; o comandante do Corpo de Bombeiros, Vanderley Pereira; e o diretor da Academia Integrada da Polícia Civil, Mauro Costa da Rocha; além dos superintendentes, diretores de órgãos da Polícia Técnico-Científica, representantes do Sistema de Segurança e familiares dos formandos.

Novos profissionais

Ao todo, foram formados 437 candidatos, sendo 261 Investigadores, 80 Escrivãs, 45 Peritos Criminais; 14 Médicos Legistas, nove Farmacêuticos Legistas, 12 Odontolegistas e 16 Auxiliares de Perícia Médico Legal. O treinamento teve duração de três meses e, a partir de agora, o Governo do Estado dará início ao processo de nomeação e posse.

Cada curso teve a carga horária total de 350 horas/aulas, constituído por uma média de 25 disciplinas, em que os alunos foram submetidos a avaliações teóricas e práticas, sendo todas de caráter eliminatório e classificatório, tais como: Educação Física, Defesa Pessoal e Armamento e Tiro, Ética e Cidadania aplicada à Atividade Policial, Psicologia e Saúde Aplicada, Direitos Humanos, Investigação e Inteligência Policial, entre outras.

Conforme previsto no edital do certame, foram considerados aprovados os alunos que obtiveram em cada disciplina nota igual ou superior a 5, sendo eliminado automaticamente e desligado do curso, o aluno que alcançou nota inferior.

Para o concurso da Polícia Civil foram inscritos um total de 14.485 candidatos. A realização de todas as etapas do processo seletivo é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Outras ações

O Governo do Estado também desenvolve um leque de ações para fortalecer as ações de segurança. Está em fase de construção a Unidade de Segurança Comunitária (USC) do Coroadinho e já foi assinada a Ordem de Serviço para a obra na Cidade Olímpica. A previsão é que sejam criadas mais 11 USCs na capital e no interior.

Também já está autorizada a reforma e construção de Delegacias e Batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no interior. Ainda este mês, será inaugurado o Grupamento do Corpo de Bombeiros em Bacabal, que contará com caminhão de combate a incêndio, ambulância e outros equipamentos.

Roseana Sarney e seus secretários

Roseana Sarney e seus secretários

Governadora com os Formandos da polícia civil

Governadora com os Formandos da polícia civil

Matéria da Jornalista “Stephanie Coutinho”

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free