casa » Archivo de Etiquetas: Plantio

Archivo de Etiquetas: Plantio

Zé Martins participa do plantio das mudas de Paricás no povoado Paricatíua em Bequimão

COMPARTILHE

Na manhã do último sábado (26), o prefeito de Bequimão, Zé Martins, participou do plantio de 200 mudas de Paricás, destinadas à implantação do “Bosque dos Paricás” na comunidade Paricatíua que fica localizada a margem do Rio Itapetininga, na zona rural de Bequimão/MA.

O plantio das mudas é uma ação que faz parte do projeto “Paricás em Paricatíua: um sonho possível”, idealizado pelo professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Laboratório do Semiárido (LabSar), Dr. José de Jesus Lemos, natural de Paricatíua. A ação teve como objetivo devolver à comunidade um “Bosque de Paricás” e reconstituir um passado onde a planta dominava a paisagem.

O povoado Paricatíua tem seu nome estreitamente relacionado ao Paricá, árvore que era abundante no passado. Atualmente, não se tem notícia da existência de um único exemplar da planta na região. É uma árvore florestal que pode alcançar até 30 metros de altura e sua madeira leve é usada para obter compensados e laminados para móveis e fabricação de canoas, entre outros usos.

O projeto só foi concretizado, devido aos outros sonhadores e apoiadores, especialmente os membros da comunidade de Paricatíua, os principais beneficiários e protagonistas do projeto, os professores e estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM) e a Prefeitura Municipal de Bequimão.

O plantio das mudas foi em regime de mutirão. Onde coube ao Dr. Lemos visivelmente emocionado fazer o plantio da primeira muda, seguido nesse gesto pelo prefeito Zé Martins (Prefeito de Bequimão), por Ana Creuza (presidente do FDBM), Maria José e Marcelo Lemos (esposa e filho do Dr. Lemos), e Jorge Filho (vereador). Os estudantes da Unidade Integrada Paricatíua, os idosos, moradores e visitantes também plantaram suas mudas. A diversidade vegetal do Bosque se misturou à riqueza e beleza de pessoas de diferentes idades, que celebraram o momento cantando e nos encantando com o hino de louvação a Paricatiua, fato que deu um colorido especial ao momento, tornando-se uma verdadeira festa cívica e ecológica.

Para o idealizador do projeto, Dr. Lemos, foi inebriante ver adultos e idosos felizes plantando mudas da árvore que empresta o nome ao povoado, se referindo as crianças ele acrescentou “de agora em diante as aulas práticas de biologia e de educação ambiental do povoado não serão mais as mesmas”, declarou.

O prefeito Zé Martins destacou a iniciativa coordenada pelo Paricatiuense, José Lemos. “É uma ação de extrema importância para a conscientização ambiental da comunidade. Além das árvores nativas já existentes no entorno do terreno, o plantio das mudas vai contemplar a região com o belo Bosque que se transformará em um espaço de lazer e convivência. Será um ganho para a comunidade e visitantes”, disse o prefeito.

Por Rodrigo Martins (Texto e Fotos)

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free