casa » Archivo de Etiquetas: Piscicultura

Archivo de Etiquetas: Piscicultura

Piscicultura avança no município de Anajatuba-MA

COMPARTILHE

A prefeitura municipal de Anajatuba, distante 137 quilômetros da capita, São Luís, dando andamento ao projeto de desenvolvimento da piscicultura, teve uma importante reunião na última quarta-feira (31), com representante do Sebrae Maranhão.

Durante encontro foram discutidas várias propostas em prol da população, em que participaram da reunião, o prefeito Sidnei Pereira (PCdoB), o Superintendente do serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas (SEBRAE) no Maranhão, João Martins, além de outros membros e autoridades municipais.

No projeto 80% das comunidades tem representantes, onde já foi discutido em grupos de trabalho.  Na ocasião foi estabelecido um prazo máximo para que os interessados manisfestem interesse, através da inscrição na secretaria municipal de pesca e meio ambiente, que vai até sexta-feira, dia 09 de junho.

Sebrae e Prefeitura retomam ações da piscicultura no município de Bequimão

COMPARTILHE

Em reunião realizada no último sábado (16), na cidade de Bequimão no litoral ocidental maranhense, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA) apresentou para a Associação dos Piscicultores e Pescadores Artesanais do município de Bequimão (APAB), as ações para o desenvolvimento da piscicultura na região, através do Projeto de Fortalecimento do Agronegócio no município.

Participaram da reunião, além dos piscicultores locais, o diretor superintendente do Sebrae/MA, João Martins; o analista do Sebrae e gestor do projeto de Fortalecimento do Agronegócio, Raimundo Junior, representando a Gerência Regional do Sebrae (Unidade de Pinheiro); o consultor do Sebrae, Claudio Urbano; o presidente da APAB, Tonho Martins; o secretário municipal de Indústria e Comércio, Ademar Costa; a secretária adjunta de Agricultura, Cleonilde Pereira; o agente de desenvolvimento, Rodrigo Martins e o presidente do Sindicato dos Pescadores de Bequimão (SINDPESCA), Odoriel de Paricatíua.

Durante a reunião, o Superintendente do Sebrae/MA, João Martins apresentou as propostas do Projeto de Fortalecimento do Agronegócio na região, para o exercício de 2016, que também atende outros segmentos como: ovinocaprinocultura, meliponicultura e apicultura. “É muito importante que os piscicultores envolvidos estejam comprometidos em aplicar os conhecimentos e orientações recebidos em cursos e consultorias oferecidos no âmbito do projeto que abordam temas de gestão, planejamento, inovação, tecnologia e acesso a mercado, para garantir o crescimento da produção e produtividade e consequentemente melhoria na renda e qualidade de vida dos piscicultores e suas famílias”, destacou o superintendente do Sebrae.

k2 k3

O analista do Sebrae e gestor do projeto de Fortalecimento do Agronegócio, Raimundo Junior, informou que haverá continuação das consultorias em piscicultura no município de Bequimão, além de capacitações voltadas para gestão da propriedade, associativismo e manejo na piscicultura.

Já o presidente da APAB, Tonho Martins, ressaltou a importância da parceria com o Sebrae e o alinhamento de ideias para a continuação do trabalho. “A nossa atividade tornou-se referência na produção de peixe em cativeiro no município, saímos do nível básico e estamos nos aperfeiçoando cada vez mais na gestão do negócio e as parcerias são fundamentais nesse processo” – observou Tonho Martins.

O consultor do Sebrae, Claudio Urbano, abordou a necessidade de realizar um estudo de análise da viabilidade econômico-financeira de investimento do projeto de piscicultura em tanques escavados no município. O objetivo é um só, auxiliar na tomada de decisão de investir ou não no projeto. “É visível à necessidade de se fazer um bom planejamento e gerenciamento das despesas e receitas decorrentes da atividade utilizando técnicas que permitam avaliar os custos e a rentabilidade dos empreendimentos”, destacou o consultor.

Para o agente de desenvolvimento Rodrigo Martins, o município possui um número razoável de piscicultores, o que sinaliza uma necessidade de maior atenção ao setor. “Com a presença do Sebrae será possível auxiliar melhor os criadores e seus projetos, onde consequentemente irá contribuir bastante para o crescimento da economia local”- disse.

Fotos: Rodrigo Martins

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free