casa » Archivo de Etiquetas: pinheiro

Archivo de Etiquetas: pinheiro

Prefeito Zé Martins participa de café da manhã com Roseana e Sarney Filho na cidade de Pinheiro

COMPARTILHE

No último sábado (16), a pré-candidata ao governo do Estado, Roseana Sarney (MDB) esteve na cidade de Pinheiro em um café da manhã com lideranças da baixada maranhense. O evento foi realizado pelo deputado federal Victor Mendes e contou com fortes lideranças, como o prefeito de Bequimão, Zé Martins, um dos melhores gestores públicos do Maranhão. Além de Zé Martins, estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, e empresários da região.

“Nós tivemos a oportunidade de visitar os nossos amigos, onde todos eles nos trataram com muito carinho e estão dispostos a entrar em nossa luta. Fomos bem recebidos porque temos muita coisa para apresentar. Avalio como positiva esta nossa viagem”, declarou Roseana.

A visita foi iniciada pela cidade de Mirinzal, e o encontro com as lideranças do Litoral Ocidental Maranhense aconteceu na casa do ex-prefeito Amaury Santos (PDT). A visita se estendeu ao ex-prefeito Ivaldo Almeida Ferreira (PDT), conhecido como “Brasil” e fechou em Mirinzal na casa do vereador Ricardo Amorim (PSD) e de seu irmão Rubens Amorim.

Já em Central do Maranhão Roseana Sarney participou de um evento especial no Salão Paroquial com vereadores da oposição e ex-candidatos a prefeitos, na noite de sexta-feira (15). Mesmo em plena copa do mundo, a população fez questão de recepcionar a guerreira que esbanjou simpatia por onde passou.

No sábado a visita foi encerrada em Pinheiro, com um café da manhã na companhia de Sarney Filho, lideranças e amigos como o deputado estadual Victor Mendes (MDB), representante do Senador Edson Lobão (MDB) e demais forças da Região da Baixada, que desejam uma gestão compartilhada e sem perseguição.

Prefeito de Pinheiro pode ter “fritado” 85 toneladas de peixes na surdina

COMPARTILHE

Dizem que mentira tem pernas curtas, mas ao se aproximar da Semana Santa, muitas outras características podem ser descobertas. Em Pinheiro o mentiroso não tem pernas curtas, mas tem cabelo na chapinha e mente que até peixes desaparecem do lago. E para aumentar a lista de suspeitas, Luciano Genésio licitou 125 toneladas de peixes para serem distribuídas na Semana Santa, mas anunciou em sua rede social que irá distribuir menos de 1/3 do pescado ou seja, 40 mil quilos.

A entrega de peixes no município de Pinheiro acontece nesta terça (27), quarta (28) e quinta-feira (29) poderá virar caso de polícia. Assim como no ano passado, os números anunciados não batem com os licitados, o que pode revelar mais um caso de suposta corrupção e desvio de dinheiro público na gestão do prefeito Luciano Genésio. A notícia tomou conta do Maranhão e já é o principal assunto de bastidores. A pergunta é: onde Luciano vai colocar 85 mil quilos peixes? Quem vai comer essas 85 toneladas de pescado.

O blog Maramais revelou com exclusividade, no último dia 20 de março, que a prefeitura havia contratado 125 toneladas de peixes para serem entregues na Semana Santa, ou seja, uma média de 1,5 Kg para cada habitante do município de Pinheiro. A empresa Ocean Comércio de Pescados celebrou contrato no valor de R$ 806.000,00 (oitocentos e seis mil reais), correspondentes a 125 mil quilos de pescado. ( reveja aqui ).

Para surpresa de todos, o prefeito Luciano Genésio divulgou em sua rede social que serão entregues apenas 40 toneladas, menos de 1/3 do que foi contratado.  Agora, o Ministério Público ou a Polícia Federal precisa investigar e descobrir para onde foram as outras 85 toneladas de peixes que não foram anunciadas no cronograma de entrega. Nessa matemática toda, mais de meio milhão de reais saiu no caldo do peixe. Pela quantidade anunciada, apenas 40 toneladas equivale a R$ 258.000,00 (duzentos e cinquenta e oito mil reais).

 

Com Informações Blog do Vandoval Rodrigues

Educadores de Bequimão participam da II etapa da Conferência Intermunicipal de Educação em Pinheiro

COMPARTILHE

Começou nesta terça-feira (13) a II etapa das Conferências Intermunicipais de Educação, envolvendo municípios jurisdicionados às oito Unidades Regionais de Educação (UREs). O evento faz parte da preparação para a Conferência Maranhense de Educação (Comae) 2018, que traz como tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

As conferências intermunicipais são realizadas pelo Fórum Estadual de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as prefeituras, instituições públicas e sociais. Os eventos têm como foco a avaliação dos Planos de Educação (Nacional, Estadual e Municipais) e proposição de políticas educacionais para efetivação de suas metas e estratégias, e tem por finalidade cumprir as etapas preparatórias da 1ª Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) e da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), coordenadas, respectivamente, pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

 

A primeira etapa das Conferências Intermunicipais, realizada entre os dias 1º e 7 deste mês, envolveu 11 Regionais de Educação, incluindo São Luís. Nesta segunda etapa, as conferências acontecem nas regionais de Pinheiro, Chapadinha, Itapecuru Mirim, Rosário, Caxias, Codó, Timon e Viana, e devem envolver mais de 3 mil pessoas entre representantes da educação básica, profissional ou tecnológica e superior das redes pública e particular, além de representantes da sociedade civil organizada.

Durante as conferências os segmentos participantes do evento indicaram propositivas de alterações ao Plano Estadual de Educação (PEE), a partir de discussões em plenárias temáticas, além de realizar a escolha e homologar os nomes dos delegados, que irão participar da Comae.

Na Unidade Regional de Pinheiro, que abrange 17 municípios, 350 pessoas representantes dos 17 municípios jurisdicionados à regional devem participar da conferência, que será realizada no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Pinheiro.

“Estamos muito otimistas em relação à realização da conferência nesta terça-feira. Houve uma grande mobilização na regional. Acreditamos num debate efetivo com importantes contribuições para a melhoria da educação nos municípios, no estado e no país”, disse José Ribamar Ribeiro Dias, gestor da URE de Pinheiro.

Esta é a última etapa das conferências intermunicipais, antes da Conferência Maranhense de Educação (Comae), que será realizada de 2 a 5 de abril, em São Luís.

 

Mulher rouba 55 celulares no carnaval de Pinheiro e a produção foi pouca por causa da chuva

COMPARTILHE

Trabalhar honestamente não combina muito com algumas figuras. Tem cada artista, que se colocasse a cabeça para raciocinar para o bem, poderia está com uma vida bem melhor. A Polícia Militar do Maranhão descobriu um talento desse perfil. Uma mulher que mesmo com as mãos amarradas ainda sim furta celular só com o pensamento. A habilidade é tão grande, que mesmo chovendo e o povo todo pulando carnaval na praça em Pinheiro, a artista ainda conseguiu roubar 55 celulares.

Em busca desse tipo de talento, a polícia militar convidou na manhã desta quinta-feira (15) uma mulher identificada como Marta Cristina Costa Santos, de 34 anos, que estava de posse de toda produção conseguida no carnaval da cidade de Pinheiro, a 333 Km de São Luís. Após o convite, Marta foi apresentar um número desses na delegacia e deve ficar por muito tempo lá.

De acordo com o Major Cláudio André, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, a prisão foi realizada na residência de Marta no bairro Coroadinho, em São Luís. Dentre todos os objetos, foram encontrados com ela:

  • 55 celulares
  • 6 munições intactas calibre 38mm
  • 2 relógios
  • 2 porta cédulas
  • 1 lixadeira elétrica
  • 3 carregadores portáteis para celular

DOCUMENTOS PERDIDOS NO CARNAVAL

No caso de documentos furtados, a policia orienta que o cidadão faça uma busca no Departamento de achados e perdidos do Comando Geral da Polícia, no bairro Calhau, em São Luís. Nos últimos dias do carnaval, cerca de 1.500 documentos foram parar no departamento, sendo 380 só nos cinco dias de folia. São carteiras de identidade, carteiras de trabalho, registros de veículo e cartões de crédito.

Do total, 600 documentos já foram devolvidos. Para fazer o resgate de maneira simples o dono dos documentos tem prazo de até seis meses, período em que os documentos ficam no departamento. Segundo o tenente-coronel Cláudio Farias, basta ir até lá levando o boletim de ocorrência.

“Rapidamente a gente verifica se esse documento já se encontra aqui. Caso se encontre, a pessoa deve se deslocar até o Comando Geral em posse do boletim de ocorrência para que assine um termo de responsabilidade e o documento seja devolvido”, afirmou.

O mesmo serviço de achados e perdidos é oferecido no interior do estado, de forma regionalizada. Nesse caso, a pessoa que perde a documentação deve procurar a sede do batalhão ou da companhia independente mais próxima de sua residência. São 22 unidades espalhadas pelo Maranhão.

O boletim de ocorrência é exigido na devolução e também respalda em caso de fraude. Mas, de acordo com o tenente-coronel Cláudio, ao sair de casa existem ainda outras orientações para evitar a preocupação das informações pessoais caírem em mãos erradas ou de gastar tempo e dinheiro tirando segunda via.

 “Leve somente o mínimo necessário para a sua identificação em caso de acidente. O ideal é que a pessoa, ao ir a um grande evento, por exemplo, identifique o tipo sanguíneo, o telefone de contato caso sofra algum tipo de sinistro. Mas a carteira de identidade é muito importante ter, mas também ter o cuidado de não perder para evitar o transtorno de ter que tira uma segunda via ou registrar ocorrência em delegacia”, declarou.

O telefone para consultar se o documento perdido está no Comando Geral da Polícia Militar é o (98) 3268-3066.

Por MA10

Médico é preso por omissão de socorro no Hospital Materno Infantil em Pinheiro-MA

COMPARTILHE

Uma criança recém-nascida, moradora da cidade de São Bento, teve atendimento negado no hospital Materno Infantil na madrugada desta quinta-feira (1) na cidade de Pinheiro e morreu dentro da ambulância na porta do hospital. Segundo policiais que foram chamados, o médico de plantão identificado por Paulo Roberto Penha Costa, se negou à atender, cometendo o crime omissão de socorro, estabelecido no artigo 135 do Código Penal Brasileiro.

De acordo com a Força Tática da Policia Militar do 10º BPM de Pinheiro, a criança chegou ao hospital e não foi atendida porque estaria vindo de outra cidade. Com isso a guarnição foi acionada via rádio informando que teria uma ambulância da cidade de São Bento na porta do hospital Materno infantil de Pinheiro com um recém-nascido em estado grave de saúde e que a equipe do hospital estaria se negando a tendê-lo. O chamado aconteceu por volta das 3h da manhã.

A guarnição da Policia Militar se dirigiu até o local e constatou In loco, a veracidade da denúncia. A Policia solicitou a presença do médico plantonista, e foi informada por uma enfermeira que o médio não poderia atender a criança por ser da vizinha cidade de São Bento e o Materno Infantil de Pinheiro não recebe pacientes desse município.

 Segundo a polícia o médico não saiu do seu quarto, onde estava deitado descançando para atender a criança e nem mesmo para dar explicações a força policial que solicitou a presença do profissional. Diante de tal omissão, a guarnição policial se deslocou até o quatro onde estava o Paulo Roberto Penha Costa, para explicar a gravidade dos fatos, mas não obteve êxitos. O vídeo abaixo mostra o momento da prisão do médico.

Mesmo assim o médico continuou dizendo que não atenderia, negando-se a atender a criança e que se tratava de uma omissão de socorro e por se tratar de um crime foi solicitado que o mesmo  acompanhasse a guarnição até Delegacia de Polícia  para prestar esclarecimentos. Segundo a polícia o médico respondeu que não iria a lugar algum reagindo com agressividade e arrogância, tendo que ser imobiliza-lo pela guarnição e conduzido.

Minutos depois a criança veio a óbito dentro da ambulância na porta do hospital. Tanto o prefeito quanto a direção do hospital serão denunciados na Promotoria Pública por crime de omissão de socorro, um fato lamentável que chocou toda sociedade pinheirense.

OMISSÃO DE SOCORRO

É um dos crimes previstos no Código Penal brasileiro, em seu art. 135. É o exemplo clássico do crime omissivo. Deixar de prestar socorro a quem não tenha condições de socorrer a si próprio ou comunicar o evento a autoridade pública que o possa fazê-lo, quando possível, é crime. Pena na forma simples, detenção de 1 a 6 meses ou multa. Se resultar lesão grave, reclusão de 1 a 4 anos. Se resultar morte, reclusão de 4 a 12 anos. Ação penal pública incondicionada.

Por tanto se a lei for aplicada conforme seu artigo 135 do Código Penal, o médico Paulo Roberto Penha Costa pode ser condenado até 12 anos de cadeia. A fiança para esse tipo de crime é de 50 salários mínimos, ou seja, hoje seria uma total de R$ 47.700,00 (quarenta e sete mil e setecentos reais). Mesmo pagando a fiança não isenta de responder pelo crime culposo. Caso não pague a fiança será mantido peso.

 

Por Vandoval Rodrigues

Em Pinheiro deputado Othelino recebe adesões de lideranças visando sua reeleição

COMPARTILHE

O deputado estadual Othelino Neto esteve no final de semana na cidade de Pinheiro e ampliou mais ainda sua base eleitoral, após confirmar as adesões de mais três lideranças do maior município da baixada maranhense. Os entendimentos aconteceram durante visita do presidente da Assembleia à Princesa da Baixada. O deputado recebeu em sua residência no Bairro da Matriz, os vereadores Valter Soares (PV), Guto (PV) e o ex-vereador e suplente, Sinval Souza (PMDB).

Essas adesões, na opinião do deputado, são um atestado de que seu mandato caminha em sintonia com os anseios dos maranhenses, e principalmente dos cidadãos pinheirenses. É uma prova de que estamos no caminho certo na busca incessante, quer junto ao Governo do Estado, quer junto aos órgãos do governo federal, de ações e benefícios que favoreçam o desenvolvimento de nossos municípios”, comentou o deputado Othelino.

“Hoje optei por me aliar ao deputado estadual Othelino Neto, para o pleito deste ano. Já tenho um bom relacionamento com o deputado Othelino há alguns anos, tenho uma simpatia, admiração e respeito por ele. Tenho fé que será uma aliança duradoura e promissora”, disse o vereador Guto em sua rede social.

O vereador Beto de Ribão (PSD) foi recebido pelo deputado nesta segunda-feira (15) na Assembleia Legislativa. Othelino tratou o diálogo com o parlamentar pinheirense como uma conversa produtiva. Othelino Neto assumiu o comando da Alema, após o falecimento do deputado Humberto Coutinho.

 

Por Vandoval Rodrigues

Sebrae doa alimentos para instituições filantrópicas em Pinheiro

COMPARTILHE

A equipe do Sebrae Maranhão por meio da Unidade Regional de Pinheiro realizou na última sexta-feira (05) a entrega dos alimentos arrecadados na palestra do ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei e bicampeão olímpico, Giovane Gávio, promovida pelo Sebrae no mês de dezembro. O evento que fez parte da programação do Fomenta Baixada e Litoral Ocidental recolheu 1,5 tonelada de alimentos.

Os alimentos foram destinados a cinco entidades com trabalho beneficente no município de Pinheiro na baixada maranhense

A escolha das instituições beneficiadas foi criteriosamente pensada para atender as necessidades de cada entidade. Foram entregues cestas de alimentos não perecíveis aos representantes de cada organização. Entre elas, do Centro Espírita Pinheirense, Igreja Batista de Pinheiro, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pinheiro (APAE), Creche Nossa Senhora do Sagrado Coração, além da Comunidade Terapêutica Fazenda Amor Misericordioso.

Para a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, que liderou a ação, os donativos representam o compromisso do Sebrae como uma instituição que reforça a responsabilidade com o sócia. “ As doações feitas pelo Sebrae reafirmam o legado desta instituição para além das demandas e rotinas diárias, demostra sua preocupação com o outro’’, declarou Fernandes.

Bandidagem leva a melhor em dois assaltos nesta quinta-feira (4)

COMPARTILHE

Na madrugada desta quinta-feira (4) a cidade de Zé Doca foi invadida por um bando que colocou o terror e  explodiu a Agência do banco do Brasil. Segundo informações os bandidos estavam em duas tropas, onde uma fechou o quartel e a outra foi para o banco e fez o diabo na agência.

Já no período da tarde, três homens fortemente armados fizeram um assalto na Agência dos Correios da cidade de Pinheiro e levaram apenas R$ 200 (duzentos reais). O bote foi mal dado e os bandidos fugiram sem deixar pistas. Os funcionários dos correios ficaram bastantes nervosos, mas ninguém foi agredido.

Segundo informações, os homens chegaram na agência dos correios, localizada na Rua Albino Paiva, no centro da cidade, por volta das 12h30, renderam os funcionários e levaram apenas essa quantia. A agência dos correios de Pinheiro não estava realizando transações bancárias nesta quinta feira. Em seguida o trio tomou rumo ignorado, a policia foi acionada, fez rondas pela cidade, mas não obteve êxito na captura dos bandidos.

Gerente da Alvorada Motos de Pinheiro morre de infarto fulminante

COMPARTILHE

A cidade de Pinheiro, na baixada maranhense foi impactada na manhã desta terça-feira (02) com a triste noticia do falecimento do gerente da Alvorada Motos, Fábio Nascimento Cruz, de 42 anos. Fábio da Alvorada como era carinhosamente chamado pelos pinheirenses, trabalhava há 14 anos na empresa que se expandiu na Baixada Maranhense e outras regiões do Estado nos últimos anos.

De acordo com informações de funcionários da Alvorada Motos, o gerente sofreu um infarto fulminante por volta das 6h40 deste terça-feira. Fábio ainda foi socorrido e levado para o Hospital Antenor Abreu, mas não resistiu e morreu.

O titular do blog, lamenta o falecimento de Fábio Nascimento Cruz, gerente da Alvorada Motos e se solidariza com familiares e amigos.

Em sua página rede social Facebook, o radialista e DJ Jorge Black descreveu sua tristeza pela morte do amigo. “Descanse em paz Fábio Cruz, que Deus conforte o coração da sua família e de todas as pessoas que tem carinho e irmandade por você”, destacou o DJ.

Por Vandoval Rodrigues

Sebrae arrecada 1,5 tonelada de alimentos em palestra com Giovane Gávio

COMPARTILHE

Como parte da programação do Fomenta Baixada e Litoral Ocidental, o Sebrae Maranhão, por meio de sua unidade regional em Pinheiro, realizou na noite da última quinta-feira (14), uma palestra com ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei e bicampeão olímpico, Giovane Gávio, que além de capacitar os empreendedores locais, ainda teve o caráter social, uma vez que o ingresso de participação na palestra, foi um quilo de alimento não perecível.

“O nome do Giovane foi cuidadosamente pensado e escolhido por nossa equipe, considerando sua carreira e trajetória vitoriosa. Não temos dúvida de que as contribuições que ele trouxe na palestra serão de extrema importância para o empresariado local e de toda a região”, garantiu Graça Fernandes, gerente regional de do Sebrae em Pinheiro.

A participação em peso das empresas pinheirenses e da região, garantiu um público de mais de 500 espectadores e uma arrecadação de 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis. Os mantimentos serão destinados a instituições com trabalho filantrópico, para garantir comida na mesa de diversas famílias neste natal.

“O nosso compromisso com a responsabilidade social, fez com que decidíssemos realizar esse evento, tendo alimentos não perecíveis como pagamento do ingresso. Acreditamos que assim estamos cumprindo nosso papel social e demonstrando que com um pouco de esforço e boa vontade, uma instituição como o Sebrae pode realizar um trabalho de caráter filantrópico com seriedade e ajudando quem realmente precisa”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que participou da palestra.

Giovane conquistou duas medalhas de ouro olímpicas (Atenas-2004 e Barcelona-1992), o eterno camisa 3, fez mais de quatrocentas partidas oficiais com a camisa da Seleção Brasileira, rodando o mundo e colecionando títulos, levando o nome do país ao lugar mais alto do pódio e construindo uma das carreiras mais vitoriosas do esporte nacional.

Campeão do Campeonato Mundial, tetracampeão da Liga Mundial da Copa do Mundo, Giovane foi eleito melhor atacante, melhor bloqueador e melhor jogador do mundo. Se aventurou ainda numa curta passagem pelas areias, deixando sua marca e sendo campeão brasileiro no vôlei de praia.

Em 2005, anunciou sua despedida do vôlei como jogador e o sucesso da época de atleta se repetiu fora das quatro linhas. Depois da “pendurar as joelheiras”, Giovane tem passeando por outras áreas e tem sido um palestrante renomado, mostrando o mesmo talento da época de jogador.

Em seu portfólio já são mais de 300 palestras para centenas de empresas e milhares de expectadores espalhados por todo o Brasil. Baseado nos pilares do trabalho em equipe, foco, definição de metas, confiança e liderança, Giovane trouxe para os mais de 500 espectadores que participaram em Pinheiro uma palestra que contou a sua trajetória vitoriosa e acima de tudo motivadora.

“Estou muito feliz em poder vir ao Maranhão e em Pinheiro, que me acolheu de maneira especial. Poder contar um pouco da minha história, minha trajetória de vida e quem sabe inspirar esse time de vencedores é o meu objetivo. Queria agradecer ao Sebrae do Maranhão pela oportunidade”, disse Gávio.

Wanderley Pinheiro, presidente da CDL, agradeceu a iniciativa do Sebrae e aproveitou para ressaltar que a atuação do Sebrae tem permitido que a baixada e no litoral ocidental maranhense vivam um novo momento.

“É público e notório que o Sebrae em Pinheiro tem proporcionado um novo momento para a região, as realizações estão acontecendo, os empresários e a sociedade pinheirense, da baixada e do litoral estão comprando as ideias do Sebrae e vendo que é possível sim, realizar nessa região. O Sebrae está de parabéns pelo trabalho que vem desempenhando”, destacou Pinheiro.

De acordo com Lauro Cordeiro, presidente da Associação Comercial e Industrial de Pinheiro (ACIP), que também esteve presente na palestra, o Sebrae tem buscado incessantemente parcerias que possam fortalecer a atuação da instituição na região e isso é gratificante. “O Sebrae é um parceiro importantíssimo, estaremos de mãos dadas, caminhando em todas as ações que beneficiem o nosso empresariado e a nossa sociedade”, disse Cordeiro.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free