casa » Archivo de Etiquetas: Parceria

Archivo de Etiquetas: Parceria

Vereadora Fátima Araújo reúne alunos de cursos de qualificação profissional

COMPARTILHE

Investir na qualificação profissional de jovens e adultos é ampliar horizontes e oportunidades no mercado de trabalho. Essa tem sido uma missão da vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), que além de seu dever como parlamentar ludovicense (criar leis, legislar, fiscalizar e cobrar o executivo), a parlamentar tem investido na educação infantil e principalmente na qualificação profissional de moradores do bairro João de Deus e adjacência.

Desde que assumiu seu mandato de vereadora de São Luís, sua luta tem sido diuturnamente em busca de melhorias para a população da capital maranhense. Foram vários cursos de qualificação profissional já realizados e inúmeras pessoas preparadas para o mercado de trabalho, graças à luta da Pequena Guerreira, que mesmo com dificuldades, ainda consegue parcerias que beneficiam dezenas de moradores da região do João de Deus.

Neste domingo (22) a vereadora Fátima Araújo confraternizou com os alunos de mais três turmas que concluíram mais uma etapa de suas vidas com a capacitação dos cursos de Panificação e Confeitaria, Eletricista Predial e Operador de Caixa. A festa aconteceu na Proab e teve sorteio de brindes, além de muitos salgados e bolos fabricados pelos alunos, que vão ter a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho, além de poder se tornarem empreendedores.

“Primeiramente quero agradecer a Deus pela oportunidade de poder está ajudando meu povo. Agradecer o povo por ter me dado a oportunidade de está vereadora de São Luís. Esta é mais uma forma de ajudar nosso povo, de trazer cursos de qualificação para vocês através do IEMA. E isto não vai parar por aqui, vamos em busca de outras oportunidades para nossos bairros”, destacou a vereadora em seu discurso.

Para a professora de Panificação e Confeitaria, Conceição Câmara, o momento é ímpar para todos nós. “É uma satisfação em poder compartilhar um pouco de meu conhecimento com vocês. As vezes quando eu cobro rapidez e agilidade, é porque temos metas, precisamos ter compromissos com nossos clientes, nosso sucesso depende de nossos clientes. Agradeço à vereadora Fátima Araújo pela oportunidade. Aqui tem uma grande mulher que é a vereadora Fátima, que deixou seu gabinete em busca de cursos para vocês. Esta parceria com o IEMA só aconteceu graças à vereadora”, destacou a professora que profetizou falando que muitos ali seriam empresários.

Para um dos alunos do curso de Panificação e Confeitaria, Jaime Dias Silva, que destacou sua satisfação em poder realizar um curso de qualificação. “Agradecer a vereadora Fátima Araújo pela oportunidade de poder realizar um curso de qualificação profissional. Eu já sabia fazer pães, mas não tinha noção de confeitaria, mas agora estou preparado para ingressar no mercado de trabalho, mas também para ser empreendedor do ramo. Força e vontade a gente tem, agora com a capacitação, tudo fica mais fácil”, destacou o aluno muito feliz.

Quem também fez o uso da fala foram Raimundo e Antônio Pinheiro, integrantes da equipe da vereadora Fátima Araújo. Pinheiro falou que a vereadora Fátima sempre se mostrou preocupada os jovens do João de Deus e parabenizou pela atitude. Já Raimundo destacou a luta durante os três meses de curso e finalizou com uma frase bíblica. “Muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos”, finalizou.

Estiveram presentes além de alunos e professores, integrantes da equipe da vereadora Fátima Araújo, como Jessé Silva, Maxsuel Bruno, Racy Santos, Jane Lopes, Raquel, Samara, Danilo, Ramires, Assunção, entre outros. A certificação dos alunos será no dia 4 de agosto no Complexo Esportivo do Castelinho.

Fotos: Edilson Gomes

Assembleia Legislativa e Poder Judiciário celebram parceria para veiculação de programa de TV

COMPARTILHE

Os presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, e do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, assinaram, na manhã desta sexta-feira (27), o Termo de Cooperação para veiculação do programa “Justiça Cidadã”, na TV Assembleia (Digital – Canal 51.2 e TVN – Canal 17).

Durante a cerimônia, realizada no Salão Nobre do Tribunal de Justiça, o deputado Othelino Neto salientou a importância da assinatura do Termo de Cooperação. “Esta parceria enriquece muito a grade do canal da nossa TV Assembleia e representa um marco de grande alcance na história tanto do Legislativo quanto do Judiciário do Maranhão”, afirmou Othelino, frisando que, muito em breve, outras instituições também deverão se incorporar à grade da TV Assembleia.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, declarou que a cooperação entre o Legislativo e o Judiciário, na área da comunicação, representa um ganho não apenas para a Magistratura, e sim para toda a população.

“Este Termo tem o sentido de contemplar, também, aqueles que mais precisam, aqueles menos favorecidos, que poderão ter livre acesso às informações sobre o que o Judiciário do Maranhão está fazendo. Vale lembrar que, nos dias de hoje, cabe cada vez mais à magistratura não só decidir, mas dar eficácia às decisões.  O que devemos fazer, portanto, é dar efetividade às nossas decisões de modo que, nesta perspectiva, esta parceria com a Assembleia Legislativa terá um papel preponderante como um novo canal de interlocução com a sociedade”, discursou o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos.

No mesmo tom, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, afirmou que a assinatura do Termo de Cooperação é um dos atos mais importantes da administração do desembargador Joaquim Figueiredo dos Anjos à frente do Tribunal de Justiça do Estado.

“Este ato representa um grande marco para o Poder Judiciário porque, a partir de agora, através de um programa de TV, a Justiça aproxima-se cada vez mais do cidadão. É um novo canal de comunicação desta nossa Casa, em cooperação com o Poder Legislativo do nosso Estado”, ressaltou o desembargador Marcelo Carvalho Silva.

A solenidade contou também com a presença do vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo, e dos desembargadores Jorge Rachid, Paulo Velten e Jamil Gedeon. Também participaram da cerimônia o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, Ângelo Alencar dos Santos, além de juízes e dirigentes de órgãos do Judiciário.

O diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Edwin Jinkings, também destacou a importância do Termo de Cooperação, frisando que o objetivo desta parceria é estreitar as relações e reforçar a harmonia entre os dois poderes e, destes, com a sociedade, levando informação de qualidade e orientação sobre os assuntos e temas da área jurídica.

Edwin Jinkings observou que a Assembleia Legislativa do Maranhão possui uma das maiores estruturas de Comunicação pública do país. Nesse sentido, com o objetivo de otimizar a programação da TV Assembleia, a nova gestão está abrindo espaços para estreitar relações com outras instituições, ao mesmo tem em que ganha com informações e conteúdo diferenciado, atingindo públicos segmentados.

“Esta parceria é de suma importância porque vai levar ao público da TV Assembleia conteúdo diferenciado e de qualidade, ampliando assim a grade de programação da emissora, oferecendo mais informações e estreitando as relações com os cidadãos maranhenses’, assinalou Edwin Jinkings.

O diretor de Comunicação do Tribunal de Justiça, Antônio Carlos de Oliveira, informou que a estreia do programa acontece neste sábado (28), ao meio-dia, com reprise às segundas e quartas-feiras, às 21h. Sua formatação conta com reportagens, quadros informativos e entrevistas com magistrados e outros profissionais do Direito, para que a população conheça as ações e serviços do Poder Judiciário.

Logo no início da solenidade, no Salão Nobre do TJMA, foi exibido o vídeo de lançamento do “Justiça Cidadã”, programa que estreia neste sábado, voltado tanto para profissionais da área do Direito quanto para o cidadão comum, trazendo aspectos interessantes como o quadro “juridiquês”.

Seguindo essa mesma política de comunicação adotada na atual gestão, já está sendo formatado o programa do Ministério Público, que irá ao ar em breve, bem como já aconteceram conversas preliminares com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), entre outras instituições.

 

“Claro é Boi de Axixá”, diz gerente de negócios da empresa ao celebrar parceria

COMPARTILHE

O Bumba meu Boi de Axixá, sotaque de orquestra, recebeu, no sábado (7), a honrosa presença do gerente de negócios da operadora Claro, Gustavo Garcês, quando foi celebrado uma importante parceria. Ano em que antecede os 60 anos da brincadeira.

A empresa, que tem uma história formidável apoia neste ano vários grupos culturais e o Axixá não poderia ficar de fora. “Fico muito feliz e extremamente satisfeito em ser recebido por esse calor humano. Isso é apenas o começo de uma parceria que acaba de florescer. A empresa Claro apoia essa cultura rica e linda do nosso estado. O Boi de Axixá, referência no Maranhão, está de parabéns por nos representar muito bem. Claro é Boi de Axixá”, disse.

Recebendo o carinho da empresa que se consagrou no Brasil e no Maranhão, Leila Naiva, comandante do Boi de Axixá, agradeceu o apoio recebido. “A empresa Claro se consagrou no Brasil e, especialmente, no nosso querido Maranhão. Hoje fico muito feliz em poder receber esse carinho e apoio ao nosso batalhão. Agradeço ao gerente de negócios da operadora Claro, Gustavo Garcês, por sua grande atuação e pela celebração da nossa parceria cultural”, disse.

 

Heliezer Soares mostra força política em Peri-Mirim e recebe Othelino Neto com várias lideranças

COMPARTILHE

A péssima administração realizada pelo atual prefeito de Peri-Mirim, mostra que o ex-vice prefeito e segundo colocado nas eleições de 2016, Heliezer Soares, está cada vez mais forte politicamente. No sábado (31), o grupo de oposição de Peri-Mirin, comandado por Heliezer Soares, que teve mais de 4 mil votos na última eleição, realizou um evento para receber o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto.

 Durante o evento o grupo declarou apoio ao deputado estadual Othelino Neto, nas eleições de outubro deste ano. Na oportunidade, várias lideranças políticas de outros municípios da baixada também estiveram presentes. Nomes como Penaldon Jorge (Superintendência da Baixada). O prefeito de São Bento, Luizinho Barros, além de outras lideranças locais.

Heliezer Soares destacou o trabalho do deputado Othelino Neto e justifica seu apoio em Peri-Mirim. “O deputado Othelino Neto é um parlamentar que já o conheço há muito tempo e sei de sua atuação no Maranhão. E graças a Deus fechamos essa parceria que realmente já está trazendo bons frutos para Peri-Mirim com o apoio do governador Flávio Dino, que está fazendo uma excelente gestão”, destacou Heliezer.

Considerando um grande articulador político, Othelino Neto deixa Peri-Mirim bastante confiante para as eleições de outubro. “É um prazer estar em Peri-Mirim a convite de Heliezer Soares, esse líder político muito querido aqui na cidade. Ouvi algumas reivindicações da comunidade, assumi alguns compromissos, falamos sobre os avanços do governo Flávio Dino no Estado, enfim, firmamos uma parceria, que quem vai ganhar com ela é a população”, destacou Othelino, que confirmou o empenho do governador Flávio Dino na baixada maranhense, reconhecida pela população, já que sua gestão é voltada para os menos favorecidos.

 

Foto: Kelson Vinícius

Prefeito Edivaldo JR firma parceria com o hospital São Domingos

COMPARTILHE

A Prefeitura de São Luís firmou, nesta quarta-feira (16), termo de cooperação técnica com o Hospital São Domingos para obras de reordenamento viário na Avenida Jerônimo de Albuquerque, com implantação de nova sinalização horizontal e vertical e mudança geométrica da via. O acordo faz parte das ações de melhoria no trânsito da capital por meio de parceria com entidades geradoras de tráfego, conforme Lei 4.052, de 13 de março de 2002, e foi assinado pelo prefeito Edivaldo, pelo presidente do São Domingos, Hélio Mendes, e pelo secretário municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Canindé Barros.

“Estamos firmando cooperação para mais uma intervenção fruto de parceria público-privada. Nesse eixo da Jerônimo de Albuquerque nós assinamos uma parceria com a Faculdade Pitágoras, que já está fazendo duas intervenções e, agora, com o Hospital São Domingos, em parceria com o objetivo claro de dar maior fluidez ao trânsito e mais conforto e segurança para a população”, disse o prefeito Edivaldo.

Durante seu pronunciamento, o prefeito lembrou que ao longo dos últimos quatro anos e meio de gestão, a Prefeitura de São Luís tem trabalhado de forma efetiva no sentido de garantir mais mobilidade urbana. “Para isso, tem firmando importantes parcerias com o Governo do Estado e com a iniciativa privada que têm trazido muitos benefícios à população” frisou o prefeito.

Edivaldo citou como exemplo as intervenções realizadas na Avenida Guajajaras, próximo ao aeroporto e na Forquilha. “As intervenções têm mudado o traçado geométrico de várias vias e ajudando muito na melhoria da mobilidade urbana na capital”, completou o prefeito.

O presidente do Hospital São Domingos destacou que a parceria tem um grande alcance social, uma vez que impacta de forma positiva na vida das pessoas que circulam diariamente pela via. “O nosso intuito é cooperar com a cidade de São Luís. E eu diria até que os empresários da cidade devem olhar por esse aspecto, não pensar que a cidade só tem que fazer por eles, mas que também façam alguma coisa pela cidade e não esperem só pelo poder público”, disse Hélio Mendes, que estava acompanhado do engenheiro Raimundo Nascimento Mendes.

A obra compreenderá o trecho que vai do elevado da Cohama até a entrada do bairro Bequimão (Roque Santeiro). Com a intervenção serão criadas três pistas no sentido bairro-centro e três no sentido centro-bairro e a retirada dos semáforos da entrada do bairro Cantinho do Céu, próximo ao Atacadão, bem como a criação de alças de esquerda livres.

Fotos: Maurício Alexandre

Prefeito Anderson reúne com Superintendente do IPHAN no Maranhão

COMPARTILHE

A vontade de melhorar a vida da população alcantarense e colocar a cidade histórica na rota do desenvolvimento do turismo no Maranhão, faz com que o prefeito Anderson Wilker (PCdoB), procure órgãos e autoridades estaduais e federais para firmar parcerias que venham mudar de vez a vida da população.

Esta semana o prefeito Anderson esteve em reunião com o Superintende do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Maranhão, Mauricio Itapary, juntamente com Anchieta, chefe do escritório técnico no município de Alcântara. Durante a reunião foi discutido o fortalecimento da parceira ente a prefeitura de Alcântara e o IPHAN para melhorar a visibilidade turística da cidade histórica, já que nos últimos anos houve um distanciamento entre as instituições por falta de interesse da gestão passada.

O prefeito Anderson enfatizou a importância da parceria visando melhorar ainda mais o turismo local, já que Alcântara tem um grande acervo arquitetônico. “Pedimos o apoio técnico na elaboração de projetos estruturantes para Alcântara. Precisamos vender nossas riquezas para o Brasil, assim nossa economia ficará mais aquecida e com o apoio do IPHAN nossa cidade ganhará mais visibilidade” – destacou o prefeito.

 

Sebrae vai realizar curso de Gestão de Pessoas na cidade de Bequimão

COMPARTILHE

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, convida os pequenos empresários, empreendedores individuais, micro empreendedores individuais e estudantes para fazerem o Curso Gestão de Pessoas.

O curso será realizado de 22 a 26 de fevereiro das 19h às 22hs, no Colégio Bequimãoense, localizado na Rua Presidente Vargas, próximo a Praça de Santo Antônio, no centro da cidade.

O investimento é R$ 30,00 com direito a certificado e consultoria. O Curso objetiva capacitar o pequeno empresário para o exercício da gestão de Pessoas, permitindo que o mesmo adquira conhecimentos no sentido de potencializar a capacidade empresarial para atrair, desenvolver e manter talentos.

sebrae beq

MAIS INFORMAÇÕES:

Unidade Regional do SEBRAE Pinheiro – MA

Fone: (98) 3381 2711 / 3381 3843

 98177 4197 – Robson

Prefeitura Municipal de Bequimão

Fone: (98) 98143 4903 – Ademar Via Paulista –

   98141 8394 – Rodrigo Martins

Sebrae inicia implantação de associativismo em Colinas

COMPARTILHE

Encerrando alguns cursos e iniciado outros, a Prefeitura Municipal de Colinas em parceria com o Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae), vem estimulando o crescimento e a autoestima das mulheres colinenses. Nesse contexto, a Secretaria Municipal da Mulher, implantou o Centro de Capacitação Profissionalizante das Mulheres de Colinas, que já capacitou cerca de 400 mulheres em diversos cursos como artesanatos, informática, costura, doces e salgados.

“Junto com o Governo Federal e Municipal implantamos o Centro de Capacitação Profissionalizante das Mulheres de Colinas, onde cada curso aqui proposto teve uma carga horária de cem horas, com 20 horas de formação, falando sobre empreendedorismo. Agradeço o apoio incondicional do Sebrae nesta formação”, relatou a secretária.

Dando continuidade ao desenvolvimento ao trabalho desenvolvido com esse grupo de mulheres, o foco agora tem sido ações que incentivam a prática e o despertar pelo associativismo. A exemplo disso, foi a palestra realizada recentemente pelo Sebrae, onde o consultor Avelino Jansen, falou sobre a importância do associativismo.

Ao longo de três meses o Sebrae fará o acompanhamento do grupo até que seja de fato concluído o processo de implantação do associativismo. “Nesse primeiro momento, trabalhamos o módulo inicial para associativismo, onde despertamos a prática das políticas de cooperação e enfatizamos a importância dessas mulheres se unirem para vencerem e melhorarem suas vidas economicamente”, afirmou Jansen, entusiasmado com a turma.

Após um trabalhando de fortalecimento na cadeia produtiva, a ação é vista como o primeiro passo dado pelo grupo, no intuito de entrarem no mercado com força de competitividade, aprendendo a competir e a se organizar para obter bons resultados.

A aluna Joana Cunha se diz empolgada com essa nova experiência e cheia de expectativas. “Eu estou muito empolgada com a associação e torcendo muito para que der certo, pois além de melhorar nossos aprendizados, vamos ganhar também mais dinheiro”, disse.

Texto e Foto:UCM/Sebrae

Diretor Superintendente do Sebrae tem agenda com Exército na semana do Soldado

COMPARTILHE

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, teve uma agenda intensa com o Exército Brasileiro (EB) no final de agosto. Primeiro ele recebeu o título de colaborador Emérito do EB das mãos do comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL), Tenente Coronel Carlos Frederico de Azevedo Pires, no dia do Soldado, 25 de agosto de 2015.

Na semana seguinte, na segunda-feira (31), Martins participou de um painel sobre Perspectivas Econômicas do Maranhão com oficiais da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme), no Salão Nobre da Fiema, onde ele expôs a visão estratégica do Sebrae.

Martins foi homenageado pelo 24º BIL, também conhecido pela denominação Batalhão Barão de Caxias, localizado em São Luís, pelos relevantes trabalhos de Martins ao Projeto Rondon, que leva estudantes universitários e jovens às regiões mais distantes, como forma de apresentar a diversidade socioeconômica do país à estes jovens, levar serviços aos rincões e dar experiência aos estudantes.

Na solenidade alusiva ao Dia do Soldado, o governador Flávio Dino esteve presente ao 24º BIL e destacou o trabalho do Exército Brasileiro, principalmente na defesa de nossas fronteiras.

EX2 EX3

Baixadeiro de Bequimão, Martins participou da solenidade acompanhado da esposa Janice e da filha Laura e ressaltou o quanto colaborar com Exército Brasileiro e, especificamente, com o Projeto Rondon, contribuíram para reforçar a sua formação como cidadão, consolidando o senso de responsabilidade social, coletiva e da busca de soluções para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, além da defesa dos interesses nacionais.

Na segunda-feira (31), Martins participou do Painel Econômico do Maranhão, para os oficiais alunos da Eceme. O evento, que apresentou de forma detalhada as perspectivas econômicas para São Luís e Maranhão, fez parte do programa de viagens da escola do exército que tem como objetivo conhecer as características físicas e potencialidades de diversas regiões brasileiras, realizando análises e apontando as necessidades de mudanças militares nesses locais.

EX4

“Mostramos a visão estratégica que o Sebrae tem para o Maranhão. Falamos de perspectivas, oportunidades e de como estamos nos preparando para aproveitar as chances que estão sendo geradas no curto, médio e longo prazo”, disse João Martins.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae e da Fiema, Edilson Baldez das Neves, também participou das discussões. “Tivemos a honra de receber a Escola de Comando do Exército e informá-los sobre as inúmeras riquezas e particularidades do nosso estado, além de uma reflexão sobre o desenvolvimento regional econômico do Maranhão”, destacou.

Além de Baldez e Martins participaram da reunião com os militares, o Secretário adjunto de desenvolvimento sustentável da Prefeitura de São Luís, Pablo Zarthur, o superintendente da Fecomércio, João Torres; e o consultor da Fiema David Fernandes.

Para o representante geral da Eceme, Coronel Marcos Bessa, o evento foi fundamental para a formação de seus alunos. “Agradecemos a hospitalidade da FIEMA e as informações disponibilizadas nas palestras que agregaram muito ao nosso estudo e à compreensão da região”, finalizou o militar.

Fotos e Texto: UCM/SEBRAE NO MARANHÃO

Sebrae e Abraço articulam parceria

COMPARTILHE

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) recebeu a diretoria da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, Secção Maranhão (Abraço), para um café da manhã na unidade regional do Sebrae em São Luís, para discutir a possibilidade de serem firmados parcerias institucionais no futuro.

Na ocasião, a entidade de rádios comunitárias apresentou um levantamento com 166 rádios do tipo regularizadas no estado e uma estimativa que ainda há outras 150 em processo de regularização no Maranhão.

O presidente da Abraço e radialista Luiz Augusto afirmou que a participação do Sebrae ajudará no processo de criação de um ambiente sustentável para as rádios comunitárias no Maranhão.

“Viemos em busca do Sebrae porque consideramos que a instituição será fundamental para ajudar as rádios comunitárias a se manter vivas. A profissionalização da gestão é um caminho e muitas rádios não conseguem se manter exatamente porque falta uma base de gestão”, observou.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, disse que a instituição pode realizar um diagnóstico do segmento de rádios comunitárias para definir modelos de gestão mais adequados e capacitar os profissionais que atuam neste tipo de emissora.

“O Sebrae tem por missão dar suporte ao desenvolvimento de pequenos negócios, categoria onde as rádios comunitárias, apesar de não terem fins lucrativos, se encaixam. A instituição está aberta para contribuir e faremos o que for possível para traduzir em resultados a profissionalização deste segmento”, afirmou Martins.

Outras reuniões entre as duas entidades serão realizadas para discutir maiores detalhes de como as duas instituições trabalharão em conjunto.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free