casa » Archivo de Etiquetas: Othelino

Archivo de Etiquetas: Othelino

Presidente da Assembleia recebe comitiva de professores de Grajaú

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, no início da tarde desta quarta-feira (11), uma comitiva de professores do município de Grajaú, em greve há mais de 40 dias. Acompanhado do procurador-geral da Casa, Tarcísio Araújo, e da diretora de Documentos e Registros, Simone Limeira, ele ouviu atentamente as reivindicações dos docentes, durante reunião na sala da Presidência.

Othelino Neto informou que os professores resolveram procurar a Assembleia porque, efetivamente, trata-se de uma grave situação que já ocasionou até mesmo ação judicial, em tramitação no Fórum de Grajaú. Ele manifestou-se solidário à causa dos professores e recomendou que o procurador-geral da Casa mantenha contatos com o Ministério Público e o Poder Judiciário, no sentido de encontrar uma solução. “Os professores podem contar com nossa solidariedade, porque esta situação precisa ser resolvida com urgência, para não causar impacto ainda maior ao ano eletivo”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Professores de Grajaú, Edivaldo Pereira da Silva, explicou que a categoria, após insistentes apelos feitos ao prefeito do município, Mercial Arruda, resolveu deflagrar greve para reivindicar repasse do reajuste inflacionário dado pelo Governo Federal, de 6,81%, por meio do FUNDEB.

Edivaldo Pereira da Silva disse que quase todas as escolas estão fechadas e os professores, parados, porque suas reivindicações não são atendidas pela Prefeitura. “Viemos buscar o apoio desta Casa, na pessoa do deputado Othelino Neto, que se mostrou solidário à nossa causa. Estamos buscando apoio da Assembleia e do Ministério Público, para que se possa resolver a situação dos 1.100 professores que precisam garantir seus direitos, e dos 16.500 alunos que estão fora das salas de aula”.

Ele explicou ainda que os professores querem que seja incorporado o reajuste inflacionário de 6,81% aos seus salários, promoções e outras reivindicações que estão na pauta para serem negociadas com o prefeito, por meio do Sindicato dos Professores de Grajaú. E acrescentou que há, também, a questão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários no Estatuto do Magistério que, em prática, foi construído, elaborado e instituído como lei pela Câmara Municipal de Grajaú.

Por Alema

Assembleia realizará ‘Arraiá do Povo’ nos dias 14, 15 e 16 de junho

COMPARTILHE

Comodidade, segurança e variadas atrações juninas do São João do Maranhão. Assim será o ‘Arraiá do Povo’, a ser realizado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), nos dias 14, 15 e 16 de junho. A festança, aberta ao público, acontecerá no estacionamento.

A montagem da estrutura está quase finalizada. No espaço, haverá quatro barracas para a venda de comida típica, mesas e cadeiras, playground para a criançada e um grande palco, onde se apresentarão os grupos folclóricos maranhenses. Amplo estacionamento e estrutura de segurança também estão garantidos.

Segundo Antino Noleto, diretor administrativo da Casa, tudo foi pensado para proporcionar comodidade, conforto e segurança ao público. “Tudo está sendo preparado com muito carinho, dedicação e esforço. Recebemos a determinação, do nosso presidente para dar todo o apoio ao Gedema. Afinal de contas, é um arraial da Assembleia para os servidores da Casa e, também, para toda a população do Maranhão que quiser participar da festa”, afirmou.

Noleto adiantou algumas das atrações que deverão animar o arraial. Entre elas, Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá, Boi de Morros, Quadrilhas, Cacuriá de Dona Teté, Boi Pirilampo, Companhia Barrica e Boi da Maioba. Os alunos da Creche-Escola Sementinha e do Projeto Sol Nascente também devem se apresentar na festa.

“É com muita satisfação que divulgamos para a população esse arraial da Assembleia. Um arraial do povo, para o qual estão todos convidados. É a festa da cultura maranhense”, completou o diretor.

Os três dias de festança do ‘Arraiá do Povo’ serão transmitidos, ao vivo, pela TV Assembleia (canal aberto 51.2 / 17 TVN). “A TV Assembleia terá uma cabine própria para a transmissão, com equipes de reportagem no arraial, mostrando toda a festa, ao vivo. Estamos com uma equipe afinada e pronta para levar ao nosso telespectador o melhor do São João do Maranhão”, completou Edwin Jinkings, diretor de Comunicação da AL.

Othelino Neto garante apoio à celebração dos 65 anos do Colégio Pinheirense

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta quinta-feira (7), a visita de uma comissão do Colégio Pinheirense, localizado no município de Pinheiro. O objetivo foi pedir o apoio do parlamentar para a realização da festa em celebração aos 65 anos de fundação da unidade de ensino, pioneira na Baixada Maranhense.
Na reunião, Othelino Neto comprometeu-se em colaborar com a organização da festa, colocando-se à disposição, inclusive, para a mobilização de novos parceiros, que possam contribuir para a realização de uma bela festa em homenagem ao Colégio Pinheirense.

“O Colégio Pinheirense é muito marcante na história de várias gerações de Pinheiro e entorno. Agora, completa 65 anos e recebi a comissão, com o objetivo de somar esforços e, assim, fazer uma bela festa, prestando serviços à comunidade de Pinheiro”, afirmou.

O padre Benedito Pereira Estrela destacou que o Colégio Pinheirense foi a primeira escola a chegar à Baixada Maranhense e já formou inúmeras pessoas, que alçaram sucesso profissional e, até hoje, contribui com os três pilares da educação – a ética, a moral e a religião. Participaram também da reunião Ana Paula Lobato, presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema); a diretora pedagógica do Colégio Pinheirense, Célia Serrão; o professor Gilmar Soares; e o vereador Valter Soares.

“Nós viemos apresentar uma proposta de parceria com o Colégio Pinheirense, que completa 65 anos de existência. Para fazer essa comemoração, pedimos um apoio na organização da festa, já que são muitos os alunos que passaram por aquela escola e, hoje, queremos fazer com que essas pessoas, que já são formadas, retornem para comemorar esses 65 anos de existência em prol da educação da Baixada Maranhense”, completou.

 

Othelino Neto e vereadora Fátima Araújo reúnem-se com lideranças da região do João de Deus

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu-se, neste sábado (6), com lideranças comunitárias do bairro João de Deus e adjacências para tratar de demandas das comunidades que vêm sendo atendidas por meio de ação parlamentar. O encontro foi intermediado pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB), que apresentou o parlamentar à comunidade e destacou o apoio que ele tem dado para a viabilização de melhorias e benefícios em prol daquela região.

Durante a conversa com as lideranças, a vereadora Fátima Araújo destacou o trabalho do deputado Othelino Neto e a sua atenção para com as demandas dos bairros João de Deus, Pirapora, Vila Conceição, Vila Lobão, Residencial João Alberto, Jardim Conceição e Lago Azul por meio de ação parlamentar. Ela também ressaltou a trajetória política do deputado e elogiou o seu olhar e preocupação com a população mais carente.

“Eu busquei saber quem era o deputado Othelino Neto, qual trabalho ele vinha desenvolvendo em todo o Maranhão, e me identifiquei com ele pela luta, pelo trabalho social, por olhar para as famílias e comunidades carentes. Agradecemos ao Governo do Estado, ao nosso deputado Othelino Neto e ao prefeito Edivaldo Holanda por essas ações estarem acontecendo nas comunidades. Para nós é uma grande honra estarmos ao lado de um grande guerreiro, um homem trabalhador e comprometido, que realmente tem trabalho para mostrar”, declarou a vereadora.

O deputado Othelino Neto disse que sempre teve boas referências da colega de partido, cuja atuação é intensa em prol de melhorias para a população da região em que atua. O parlamentar, que inclusive já destinou emendas para a pavimentação asfáltica de ruas do bairro João de Deus e adjacências, garantiu que continuará dando o apoio em todos os assuntos que dizem respeito àquela comunidade.

“A vereadora Fátima Araújo realiza um trabalho muito bom e, hoje, tive a satisfação de ter sido apresentado por ela às lideranças que compõem o grupo dela. É uma parceria muito boa, porque tem resultado para as comunidades. Toda vez que a vereadora Fátima conversa comigo, ela solicita benefícios para a comunidade, seja na pavimentação de ruas, na área da saúde, seja levando outros serviços, na questão da segurança pública. Enfim, é a parceria ideal, cujos beneficiáriossão as comunidades”, assinalou.

Edna Mendonça, uma das lideranças do bairro João de Deus, ressaltou a importância da parceria entre o deputado Othelino Neto e a vereadora Fátima Araújo para garantir cada vez mais melhorias para a região. “Com a parceria com o deputado Othelino Neto, tenho certeza de que será melhor ainda. Tenho certeza que todo o João de Deus irá apoiá-lo, assim como apoiamos a nossa vereadora e será maravilhoso o trabalho dessa dupla”, afirmou.

Já o líder comunitário Edilson Gomes, do Residencial João Alberto, contou que o deputado Othelino Neto esteve recentemente na comunidade e se comprometeu em continuar trabalhando para melhorar a vida dos moradores por meio de emendas e indicações. “A parceria com o deputado, que já esteve há cinco meses na nossa comunidade em uma audiência pública com a Caema, é bem-vinda. Ele se comprometeu em ajudar a nossa comunidade e só temos a agradecer”, disse.

Fonte: Agência Assembleia

Fotos: Jr Celedônio

Othelino Neto prestigia Festa de Páscoa do Gedema para crianças do programa Sol Nascente

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), prestigiou, neste sábado (24), a Festa de Páscoa e almoço, oferecidos pelo Grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão (Gedema), a pais e crianças participantes do programa Sol Nascente, mantido pela entidade no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar.

Acompanhado da presidente do Gedema, enfermeira Ana Paula Lobato, e dos filhos do casal, Othelino José e Guilhermina, o presidente parabenizou a entidade pelo sucesso da festa que emocionou a criançada e os pais, com apresentações artísticas e distribuição de cestas básicas e ovos de Páscoa, aos 147 participantes do programa.

Othelino Neto disse que foi um prazer participar da festa, que culminou com o almoço no Clube dos Servidores da Assembleia, no Maiobão. Agradeceu à equipe, aos pais e alunos por participarem do evento. “A Páscoa é um momento de reflexão para os cristãos, período que relembra as ações de Jesus Cristo, que deu a própria vida em benefício do mundo. O programa Sol Nascente, sem dúvida, tem ajudado bastante  na formação das crianças carentes e momentos como estes, de confraternização com os pais, são muito importantes”, disse o deputado.

A presidente do Gedema também agradeceu na mesma linha de pensamento, destacando o momento como sendo próprio para reflexão e ajuda ao próximo. Os dois elogiaram as apresentações e a representação de momentos da Via Crucis, por alunos interpretando músicas religiosas.

A coordenadora do programa, Cíntia Mota, destacou que o deputado e a presidente do Gedema fizeram questão de oferecer uma programação especial aos pais e alunos por conta da passagem da Páscoa, desta vez com um almoço e a participação dos pais. Antes do almoço, houve apresentação de atividades artísticas das oficinas. A primeira foi de violino e depois, de flautas, sopro e coral, sempre com músicas alusivas ao período.

O aluno Luiz Guilherme, que passou em concurso de sopro do Corpo de Bombeiros Militar, recebeu um clarinete das mãos da presidente do Gedema. O menino agradeceu o prêmio e afirmou que, agora, terá condições de se dedicar a estudá-lo.

A mãe do aluno contemplado, bastante emocionada, também agradeceu e deu um abraço em Ana Paula. Disse que não tinha condições financeiras para comprar o instrumento e afirmou que o programa é um lugar de dignidade e confiança, que dá assistência aos seus dois filhos, participantes do projeto.

Othelino Neto e Ana Paula entregaram as cestas básicas aos alunos, inclusive aos 52 novatos, incluídos agora no programa. Os novatos também receberam material esportivo.

O programa oferece oficinas de esporte (futebol, vôlei e handebol) e artísticas, de sopro, dança, violino e canto coral, a alunos de escolas públicas da região e cujas famílias possuem baixa renda salarial.

 

Escritório da Agerp é inaugurado na cidade de Alcântara

COMPARTILHE

O fortalecimento da agricultura familiar está no plano de governo do prefeito Anderson Wilker. Pensando nisso, o prefeito nomeou um agricultor com experiência em gestão e montou através de parcerias com o governo do estado, um Complexo Administrativo que envolve a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Pesca e Aquicultura, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged). O objetivo principal do prefeito é facilitar a vida do trabalhador rural.

Nesta quarta-feira (2), a prefeitura, através da secretaria municipal de Agricultura Familiar, Pesca e Aquicultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Aged e Agerp, inaugurou um escritório da Agerp na cidade de Alcântara.

Antes da inauguração, o secretário municipal de Agricultura Familiar destacou a importância de investir no homem do campo. “Se busca recursos para a Saúde, Educação, Infraestrutura; mas esquecemos da agricultura. No dia em que o Brasil investir no homem do campo, iremos de fato ver o tamanho de nossa riqueza. Temos um país rico, mas com um povo pobre. É o homem do campo que coloca alimento na mesa do rico. Como agricultor familiar e estando hoje como secretário, quero ajudar a gestão promover aquilo que desenvolve o Brasil, a agriculta familiar” – disse Benedito Barbosa.

O deputado Othelino Neto, falou da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Alcântara. “Este evento aqui hoje é muito importante e tem se realizado no Maranhão todo. Hoje se sente a presença do governo no eixo rural. Não dar pra falar em desenvolvimento com inclusão social e não se investir na agricultura familiar. A Agerp em Alcântara é fruto de uma parceria bem sucedida entre o governo do estado e a prefeitura de Alcântara” – disse.

Em sua fala, o presidente da Agerp destacou a importância do escritório em Alcântara. “Mesmo o secretário estando cansado de viagem, ele se faz presente, porque entende a importância da agricultura familiar para o povo de Alcântara. Esta parceria tem um objetivo principal. Fomentar a agricultura familiar no município. Além das ações, estamos incluído 480 famílias de Alcântara no Programa Brasil Sem Miséria, onde cada uma vai receber R$ 2.400 para estruturar projetos produtivos. Nós precisamos fazer com que essas 480 famílias beneficiadas mude de vida e mude para melhor” – disse Julio Cesar Mendonça.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar destacou a importância de implantar um escritório da Agerp em Alcântara. “Quando se investe em agricultura familiar, a gente sente pulsar no coração do trabalhador a transformação. É muito importante quando escolhemos a pessoa certa para ser Secretário de Agricultura e isso o prefeito Anderson fez bem. É exatamente na base da agricultura que a gestão pública diminui a procura de emprego. Investindo na agricultura, geramos emprego e renda, além de qualidade de vida. O governo Flávio Dino tem investindo em todas as áreas da agricultura familiar. São momentos como este que deixam marcas.” – disse Adelmo Soares que finalizou afirmado que vai destinar R$120.000,00 para compra dos produtos da agricultura familiar em Alcântara.

Para o prefeito de Alcântara, as parcerias entre governo do estado e prefeitura, ampliam o projeto de melhorar a vida dos alcantarenses. “Todas as vezes que estivemos na secretaria de estado, o secretário Adelmo Soares sempre se mostrou solícito as nossos demandas. É um momento importante pra gente, onde estamos inaugurando um escritório da Agerp que vem pra dar apoio necessário para a Secretaria de Agricultura e Pesca. O governador tem ajudado o município de Alcântara e tenho certeza que o governador com a sensibilidade que tem, vai continuar ajudando nosso município. E com esses apoios e parcerias, vamos avançar ainda mais. São apenas sete meses de gestão, mas estamos trabalhando para melhorar a vida do homem do campo”- destacou Anderson Wilker.

Após a inauguração do escritório da Agerp, o prefeito Anderson acompanhado de autoridades estaduais, vereadores e secretários municipais, visitou o Campo Agrícola que servirá de modelo na comunidade Peru, zona rural de Alcântara.

Estiveram presentes no ato de inauguração do escritório, servidores da Agerp e Aged, secretários municipais, servidores da prefeitura, os vereadores Ribinha, Guterres Filho, Mário e Haroldo Jr, o deputado Othelino Neto, o presidente do Iterma, Raimundo Lídio, além de lideranças comunitárias e religiosas e sociedade em geral.

Esta matéria foi excluída por ordem Judicial

COMPARTILHE

PROCESSO400-07.2016.8.10.0064 (4032016)

Esta matéria foi excluída por ordem Judicial

COMPARTILHE

PROCESSO400-07.2016.8.10.0064 (4032016)

Othelino abre o verbo sobre escolha do diretor do Hospital de Pinheiro

COMPARTILHE

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) rebateu críticas do grupo de oposição, na Assembleia Legislativa, quanto à escolha do médico Leonardo Sá (PCdoB) para dirigir o Hospital Regional “Jackson Lago” na cidade de Pinheiro. O parlamentar deixou claro que o governador Flávio Dino (PCdoB) tem a prerrogativa de nomear aquele que achar adequado e preparado para a função. Segundo Othelino Neto, Dr. Leonardo tem gabarito e por isso foi escolhido.

“E o governador não escolheu para o Hospital de Pinheiro qualquer um. E sim um médico, pediatra, funcionário de carreira do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), vereador licenciado, que trabalhou no município, por diversos anos, nos hospitais públicos da cidade. Só não atua mais hoje, na rede municipal, pelo fato do prefeito Filuca Mendes ser adversário político nosso”, afirmou Othelino Neto ao descartar qualquer possibilidade de uso político da unidade de Saúde.

Segundo o deputado, Leonardo Sá que é pré-candidato a prefeito de Pinheiro, é conceituado na cidade como bom médico com experiência e, portanto, prestará um excelente serviço naquele hospital. Othelino disse ter certeza que a unidade de Saúde irá funcionar bem, porque, apesar das dívidas milionárias que o governo atual encontrou na área, a atual gestão enfrenta, de fato, muitas dificuldades.

Na tribuna, Othelino criticou a gestão passada da Saúde por ter construído diversos hospitais sem condições, sequer, de inaugurar com o desejo de transferir para os municípios as unidades sem qualquer estrutura. “Construir um hospital é fácil. Difícil é mantê-lo funcionando. Quem conhece os médicos que aqui estão; os profissionais de saúde, enfermeiros e outros profissionais da área sabem o quanto é caro sustentar a operação de um hospital. Então, aquele modelo tinha tudo para dar errado, como deu”, disse o deputado comunista.

Othelino lembrou que o governo passado não conseguiu, sequer, inaugurar todos os hospitais que construiu. Segundo ele, entregou muitos deles fechados, citando o caso do município de Zé Doca. “Inaugurou, fez a foto, depois fechou. Levou equipamentos para outro hospital, onde tudo se repetiu. O de Zé Doca, que foi inaugurado, festivamente, ficou só o mato na porta. Eu mesmo passei lá e fiz uma foto do meu celular”, disse.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa afirmou que o atual governo trata a Saúde Pública de forma responsável e que o prefeito Filuca Mendes não pode ter a pretensão de indicar  o diretor do hospital, porque sabe que não é prerrogativa dele e nem do deputado Victor Mendes. “O governador tem a responsabilidade de escolher as pessoas certas para as funções certas. E mais, tem também autoridade para, quando achar que alguém não está funcionando bem em uma determinada função, fazer a modificação”, comentou Othelino.

 

 

Leonardo Sá ficando mais forte

COMPARTILHE

Com o apoio do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), o vereador de Pinheiro e pré-candidato a prefeito, Leonardo Sá (PDT), está fazendo grandes alianças visando 2016. A mais nova sigla a fechar alianças com o pedetista foi o PTB (Partido Trabalhista do Brasil), comandado pelo deputado federal, Pedro Fernandes. O acordo foi fechado para uma forte aliança com o PDT nas eleições de 2016, que lançará o médico e vereador Leonardo Sá como candidato a prefeito de Pinheiro.

Além do PTB, Leonardo já garantiu, também, o apoio do PR (Partido Republicano), em encontro com o deputado estadual Josimar de Maranhãozinho, presidente estadual da legenda.

Com os dois partidos na sua base, o candidato do PDT deve contar com importante tempo no horário eleitoral gratuito na eleição do ano que vem, além de fortalecer o arco de alianças que podem levá-lo a construir uma das maiores coligação na eleição de Pinheiro.

Além do PTB e do PR, fazem parte da coalizão pedetista; PSB, PCdoB, PHS e PTC. Outras siglas ainda podem se juntar ao médico, que em 2014 disputou uma cadeira na Câmara Federal e ficou na suplência, o que lhe rendeu o projeto para prefeito de Pinheiro.

TEXTO: VANDOVAL

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free