casa » Archivo de Etiquetas: Othelino Neto

Archivo de Etiquetas: Othelino Neto

Alema sediará 3º Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas do Nordeste

COMPARTILHE

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) sediará, na próxima sexta-feira (29), o 3º Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste. A abertura do evento, que terá como anfitrião o presidente da Alema, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), acontecerá no Plenário Nagib Haickel, a partir das 10h.

Durante o encontro serão discutidos vários temas de interesse do Poder Legislativo e da população, a exemplo da Reforma da Previdência e dos encaminhamentos sobre o Consórcio dos Estados do Nordeste, cuja efetivação depende da aprovação pelos Parlamentos de cada estado nordestino.

Na reunião de trabalho, que será realizada na Sala das Comissões, os legisladores também deverão discutir o Pacto Federativo, bem como propostas de fortalecimento dos órgãos regionais de desenvolvimento. Os nove representantes das Casas Legislativas estaduais assinarão, ainda, a Carta São Luís, que deverá conter propostas e encaminhamentos de interesse da Região Nordeste e do Legislativo. A assinatura acontecerá no Salão Nobre.

O primeiro encontro aconteceu no Ceará; e o segundo, na Bahia. A pauta principal do primeiro encontro foi a criação do Colegiado Nordestino, que congrega os dirigentes dos Legislativos estaduais.

Já no segundo Encontro, foram eleitos os integrantes do ParlaNordeste e criada uma Frente Parlamentar pela revitalização do Rio São Francisco e a não privatização da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

Programação

Dia 29 de março – 3º Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas do Nordeste

10h – Abertura (Plenário Nagib Haickel)

11h – Reunião de Trabalho (Sala das Comissões)

12h – Assinatura da Carta São Luís (Salão Nobre)

Em visita ao TCE, Othelino Neto discute parceria para divulgação das ações do órgão na TV Assembleia

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), fez uma visita de cortesia, nesta quinta-feira (21), ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nonato Lago. Na ocasião, foram tratados, entre outros assuntos, a viabilidade de veiculação de um programa sobre as ações do TCE na grade da TV Assembleia.

Também participaram do encontro o conselheiro do TCE, Raimundo Oliveira Filho; o secretário de Administração, Ambrósio Guimarães Neto; o diretor de Administração da Alema, Antino Noleto; o diretor de Comunicação da Alema, Edwin Jinkings; e o procurador-geral da Alema, Tarcísio Araújo.

Othelino Neto destacou a satisfação em visitar a instituição, não somente na condição de presidente do Poder Legislativo, mas como servidor efetivo do Tribunal de Contas. Ele também frisou a futura parceria entre a Assembleia Legislativa e o TCE, para a divulgação das ações do órgão em um programa que será incluído na grade da TV Assembleia.

“Nós conversamos um pouco sobre o tribunal e os novos passos que vai dar. Tratamos da futura participação do Tribunal de Contas na grade da TV Assembleia, que será muito importante para levar as informações daquilo que o tribunal produz para o Maranhão e o Brasil. Para mim, não só na condição de presidente do Poder Legislativo, mas como servidor efetivo da Casa, é razão de grande alegria estar aqui e discutir parcerias com o Tribunal de Contas”, ressaltou Othelino.

Entre outras coisas, o diretor Edwin Jinkings informou que a parceria seguirá a linha harmônica já estabelecida também com outras instituições. “Participamos da reunião com o presidente do TCE e, entre outros assuntos, foi discutida uma parceria para a produção e veiculação de um programa do órgão na TV Assembleia. O termo de compromisso deverá ser assinado em breve, nos moldes dos programas do TJ e MP, que estrearam na atual gestão”, destacou.

Nonato Lago, presidente do TCE, agradeceu a visita de cortesia. “Uma visita de cortesia, que muito honra o Tribunal de Contas, até porque o visitante, além de exercer a função de presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, é um funcionário dos quadros do TCE”.

“Esse diálogo com o Poder Legislativo é muito salutar, uma vez que o Tribunal de Contas tem uma vinculação direta com esse poder. É uma satisfação para nós recebermos o presidente Othelino, duplamente, por ser presidente da Assembleia e funcionário do Tribunal de Contas”, ratificou o conselheiro Raimundo Oliveira Filho.

Othelino Neto participa da solenidade de assinatura do protocolo de criação do Consórcio Nordeste

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, na tarde desta quinta-feira (14), no Palácio dos Leões, da solenidade de assinatura do protocolo que resultará na criação do Consórcio Nordeste.

Como anfitrião, coube ao governador Flávio Dino (PCdoB) presidir a solenidade, que contou com a participação dos nove governadores da região Nordeste, vice-governadores, parlamentares estaduais e federais (da bancada maranhense), prefeitos, secretários e autoridades dos demais poderes.

Para Othelino Neto, o Maranhão viveu um dia histórico e de fundamental importância, ao sediar o Fórum de Governadores do Nordeste, que decidiu sobre a criação do Consórcio Nordeste.  “O Consórcio Nordeste não é somente uma instância de representatividade política do Nordeste, por meio da qual os governadores posicionam-se sobre temas de interesse da região e nacionais, mas também se constitui em importante instrumento de gestão por intermédio do qual os estados poderão trocar experiências e licitar conjuntamente, entre outras ações. Enfim, é um ganho muito grande para o povo nordestino”, ressaltou.

O evento contou também com a presença dos deputados estaduais Rafael Leitoa (PDT), Cleide Coutinho (PDT), Carlinhos Florêncio (PCdoB), Dr. Yglésio (PDT), Zé Inácio (PT), Wendell Lages (PMN), Vinícius Louro (PR), Pastor Cavalcante (PROS), Marco Aurélio (PCdoB), Ariston (Avante), Fernando Pessoa (Solidariedade), Zito Rolim (PDT), Daniela Tema (DEM) e Helena Duailibe (Solidariedade).

Antes da assinatura do protocolo de intenções, os governadores concederam entrevista coletiva à imprensa. Flávio Dino e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), eleito por unanimidade para presidir o Consórcio por um ano, pronunciaram-se conjuntamente e divulgaram a Carta dos Governadores do Nordeste.

Deliberações e posicionamento dos governadores

“É uma imensa alegria para o Maranhão sediar este importante Fórum de Governadores do Nordeste, com os nove governadores presentes. Tomamos algumas deliberações de muita importância, entre as quais, a criação do Consórcio Nordeste, que é uma forma jurídica de parceria, por exemplo, para viabilizar programas, ações, aquisições de produtos e serviços nas diversas áreas. Também decidimos nos posicionar sobre alguns temas atinentes a nossa conjuntura nacional”, declarou Flávio Dino.

Sobre os temas atinentes à conjuntura nacional, Flavio Dino disse que os governadores do Nordeste apoiam o debate da Previdência, extremamente necessário para o país. “Porém, desde logo, fizemos questão de consignar pontos que consideramos incompatíveis com o diálogo que nós desejamos, notadamente a ideia de tirar da Constituição as regras da Previdência Social. Nós também somos contrários ao regime de capitalização e manifestamos posição contrária às medidas restritivas contidas na proposta de reforma da Previdência, por exemplo, as aposentadorias dos trabalhadores rurais e o Benefício de Prestação Continuada (BPC)”, frisou.

Rui Costa complementou: “É um importante instrumento político e jurídico para o fortalecimento de nossa região e para melhorar a prestação de serviços públicos aos cidadãos. Acreditamos que essa cooperação, assim intensificada, resultará em diversas conquistas, como, por exemplo, parcerias para a aquisição de produtos e execução de ações conjuntas em áreas como a segurança pública”.

Carta dos governadores do Nordeste

Na Carta, os governadores afirmam, dentre outros pontos, que “no mesmo sentido de proteção e promoção dos direitos do povo do Nordeste, sublinhamos que vamos dialogar com os 153 deputados federais e 27 senadores dos nossos estados, para que não haja qualquer retrocesso quanto a mecanismos essenciais para o desenvolvimento regional, notadamente o Banco do Nordeste, a CHESF e a Sudene”.

 

Presidente Othelino Neto recebe visita institucional do secretário de Saúde, Carlos Lula

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta segunda-feira (11), a visita institucional do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. Na ocasião, ele convidou o parlamentar, bem como a Comissão de Saúde da Casa, para conferir o andamento das obras do bunker de radioterapia do Hospital do Câncer do Maranhão, que já estão em estágio avançado.

Othelino agradeceu a visita de Carlos Lula e destacou que a Assembleia Legislativa está sempre atenta às demandas do Estado, em especial na área da saúde. Ele também ressaltou a importância de investimentos, a exemplo da construção do bunker de radioterapia, para garantir o atendimento ágil e eficaz aos pacientes de câncer no Maranhão.

“Os projetos de lei que vêm para cá, de interesse da saúde pública, são apreciados com a devida agilidade. Agradeço a visita do secretário Lula, que nos traz a boa notícia das obras, já em estágio avançado, do bunker de radioterapia, uma demanda antiga da população. Nós ficamos felizes em ver esses avanços e que os serviços de saúde pública estão chegando, cada vez mais, à população, que tanto precisa”, afirmou o presidente da Alema.

O secretário Carlos Lula também colocou a SES à disposição do Parlamento estadual, convidando os deputados a visitarem as obras do bunker, que está sendo construído atrás do Centro de Saúde Dr. Genésio Rego, na Vila Palmeira. Lula ressaltou, ainda, que, após concluídas as obras, a expectativa é diminuir o tempo de espera nas filas para tratamento, que, hoje, está em torno de seis meses.

“Convidamos o presidente Othelino e a Comissão de Saúde para visitar as obras do bunker de radioterapia, onde 40% já foram concluídas e esperamos, ainda este ano, fazer a entrega desse novo aparelho para o Maranhão. Essa é uma conquista histórica. O estado do Maranhão nunca teve, ele mesmo, um aparelho de radioterapia. Sabemos que, para quem recebe o diagnóstico de câncer, ficar seis meses esperando em uma fila é duplamente punitivo. A nossa expectativa é diminuir pela metade esse tempo de espera”, assinalou o secretário de Saúde, completando que, em Imperatriz, que possui um bunker administrado pela SES, o tempo de espera é de apenas um dia para início do tratamento.

“Ou seja, em 24 horas, a pessoa já tem acesso ao serviço de radioterapia e trazemos essa novidade, em parceria com o Ministério da Saúde, onde esperamos entregar, nos próximos meses, esse aparelho para toda a população”, concluiu.

Presidente Othelino Neto recebe visita do presidente Osmar Filho

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta quinta-feira (24), a visita de cortesia do vereador Osmar Filho (PDT), presidente da Câmara Municipal de São Luís. Durante o encontro, os dirigentes das duas Casas Legislativas conversaram sobre ações de modernização do Parlamento e parceria institucional.

Othelino Neto destacou algumas ações, que já começaram a ser implantadas no Legislativo municipal pelo vereador Osmar Filho, após assumir, recentemente, a Presidência da Câmara de São Luís. “É um prazer receber o presidente Osmar Filho, que acaba de assumir a Câmara e já está aplicando algumas medidas administrativas, no sentido de modernizar e dar mais transparência à Câmara Municipal. Hoje, trocamos algumas experiências, falamos sobre  ações que ele está adotando lá, outras que já adotamos aqui e outras que ainda virão, no sentido, também, de modernização e fazendo com que o Parlamento possa atender melhor à sociedade”, disse.

O presidente da Assembleia também ressaltou a importância da troca de experiências entre as Casas Legislativas em prol da sociedade maranhense. “Essa relação próxima entre os Legislativos do Estado do Maranhão e a Câmara Municipal de São Luís, estendendo-se às outras Câmaras, é muito importante, pois é a sociedade quem ganha com isso”, completou.
Osmar Filho pontuou que a troca de experiências é uma forma de consolidar a parceria institucional entre os Legislativos municipal e estadual, para que cada um, dentro das suas especificidades e trabalhando de forma harmônica, possa contribuir para o avanço não só da capital maranhense, mas de todo o Maranhão.

“Othelino é um grande amigo. Procuro me aconselhar pela experiência que tem como deputado e, como presidente, sempre foi muito atencioso. Tenho certeza que não só a Câmara de São Luís, mas todo o Legislativo municipal do Maranhão pode contar com a Assembleia como uma grande parceira”, frisou.

Por Andressa Valadares / Agência Assembleia

Acompanhados de Fátima Araújo, Othelino Neto e Márcio Jerry fazem caminhada no Pirapora

COMPARTILHE

Em mais uma tarde de muito sucesso, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) comandou uma grande caminhada que envolveu centenas de pessoas nos bairros Pirapora e Residencial João Alberto, na tarde desta terça-feira, dia 18 de setembro. O ato político ainda contou com lideranças políticas e comunitárias que vivem na região.

Em sua rede social Facebook, o deputado Othelino Neto fez questão de falar do grande apoio da vereadora Fátima Araújo em duas grandes caminhadas seguidas. “Ao lado da vereadora Fátima Araújo e do candidato a deputado federal, Márcio Jerry, caminhamos pelas ruas do bairro Pirapora, recebendo o carinho e o apoio dos moradores. Essa proximidade com a população nos dá a certeza de que estamos, cada vez mais, no caminho certo”, destacou o candidato.

Com muita garra, Fátima Araújo tem moral para apresentar seus candidatos ao povo do Complexo de bairros do João de Deus, que envolve aproximadamente 30 comunidades. Fátima mostra pelo qual foi eleita em outubro de 2016 para representar a população ludovicense.

Fotos: Ascom/Deputado

Othelino Neto e Márcio Jerry farão caminhada nesta terça-feira (18) no Pirapora

COMPARTILHE
Sob a coordenação da vereadora Fátima Araújo, será realizada na tarde desta terça-feira (18), uma caminhada com os candidatos Márcio Jerry e Othelino Neto nos bairros João Alberto e Pirapora, região do Complexo João de Deus. Os candidatos, vão está acompanhados da maior líder da região, vereadora Fátima Araújo e cruzarão os dois bairros em uma só caminhada. A concentração acontecerá a partir das 16h30, na Avenida São Carmelo, entrada do bairro Pirapora.
O candidato Othelino Neto, atual presidente da Assembleia Legislativa, tenta sua reeleição e o cargo de deputado pela terceira vez. Márcio Jerry, ex-secretário de comunicação e articulação política, tenta pela primeira vez uma vaga na Câmara Federal.
Em todas as caminhadas realizadas pelos candidatos Othelino e Márcio Jerry, tanto no interior do Estado, quanto em bairros da capital, a aceitação dos dois nomes tem sido muito grande. No último dia 12, Fátima Araújo apresentou os dois candidatos para a população do João de Deus e Vila Conceição e uma multidão fez a festa com os candidatos.
Por Maxsuel Bruno

Vereadora Fátima Araújo faz caminhada com seus candidatos no bairro João de Deus

COMPARTILHE

A tarde desta quarta-feira (12) foi marcada por uma caminhada que arrastou uma multidão pela principais ruas e avenidas dos bairros João de Deus e Vila Conceição. O ato foi para inaugurar o Comitê Central de apoio aos candidatos Othelino Neto (estadual), Márcio Jerry (federal), Flávio Dino (governador) e Weverton Rocha (senador) que tem o apoio da vereadora de São Luís, Fátima Araújo, que mostrou força política ao reunir um grande público na caminhada.

Após percorrer ruas e avenidas dos bairros em companhia de moradores de comunidades vizinhas como Pirapora, Residencial João Alberto, Jardim Conceição, Vila Lobão e Lago Azul, a concentração final aconteceu em frente ao Comitê Central localizado na Rua Manto Sagrado, no bairro Vila Conceição/João de Deus. No momento dos discursos, a vereadora Fátima Araújo demonstrou seu apoio irrestrito aos candidatos, Flávio Dino, Weverton, Othelino e Márcio Jerry como forma de continuar mantendo seu trabalho nas comunidades.

“Primeiramente quero agradecer a Deus pela oportunidade, pelo momento e principalmente pela força e coragem para lutar sempre. Quero neste exato momento apresentar meus candidatos aos meus amigos e pedir que me ajudar a eleger esses homens, que tem contribuído com o nosso trabalho aqui em nossas comunidades. O trabalho precisa continuar. Precisamos eleger nossos candidatos”, destacou a Pequena Guerreira.

Presentes na caminhada os candidatos Othelino Neto e Márcio Jerry agradeceram o apoio da vereadora Fátima Araújo e ao povo do Complexo de bairro do João de Deus pelo apoio e respeito. Othelino Neto garantiu que se for eleito irá manter a parceria com a vereadora Fátima Araújo ajudando no trabalho comunitário. Já Márcio Jerry garantiu que se eleito for terá a oportunidade de ajudar ainda mais o João de Deus e suas comunidades. No final os dois agradeceram a presença de todos e pediram consciência nas urnas.

Presidente Othelino Neto prestigia inauguração de escola em Barreirinhas

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), ao lado do governador Flávio Dino (PCdoB), participou, nesta quinta-feira (28), da solenidade de inauguração do Centro de Ensino Plínio Portugal da Rocha, no povoado Sobradinho, em Barreirinhas. A unidade foi construída como parte do programa “Escola Digna” e beneficiará 458 alunos do Ensino Médio.

O C.E Plínio Portugal da Rocha é equipado com seis salas de aula, sala de informática, sala de professores, direção, secretaria, cozinha, pátio, biblioteca e banheiros adaptados. Os investimentos somam R$ 1.722.564,27.

“É muito importante essa instituição de ensino para Sobradinho. Já são mais de 700 Escolas Dignas, entre reformas e construções, no governo Flávio Dino. Isso é investir no presente e no futuro do Maranhão”, destacou o deputado Othelino Neto.

Flávio Dino garantiu que o Governo do Estado está empenhado em melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Nós estamos inaugurando a primeira escola de Ensino Médio do povoado Sobradinho, mostrando que nosso governo vai a todos os lugares, com a preocupação de estar presente onde nenhum outro esteve, e garantir que o desenvolvimento seja, de fato, para todos”, afirmou o governador.

Luene Oliveira, presidente do Grêmio Estudantil, agradeceu em nome dos estudantes. “É muito gratificante recebermos essa escola. Estamos encantados com a estrutura e é tudo que nós sonhávamos”, declarou.

“Gostei muito das salas de aula, da sala de informática, da biblioteca, está tudo perfeito. Fiquei muito feliz. Agora sim, é uma escola digna”, comemorou a estudante Kessiane Neves.

Alberto Amorim, gestor-geral da unidade, ressaltou que o terreno foi doado há vários anos, mas que só agora a construção foi viabilizada. “Ficamos felizes por esse benefício, que será de suma importância para mais de 300 alunos. Hoje é um dia de festa para a comunidade do Sobradinho e adjacências”, disse.

Tudo pronto para mais uma edição do Arraiá do Povo neste sábado (23)

COMPARTILHE

Tudo pronto para mais uma noite de festa junina no Arraiá do Povo, neste sábado (23), a partir das 19h, no estacionamento da Assembleia Legislativa, ao lado do Complexo de Comunicação. Sucesso nas noites de 14, 15 e 16 de junho, o espaço será reaberto a pedido do grande público que deu nota dez para os itens relativos à estrutura, segurança, acessibilidade, conforto e diversidade de atrações. A iniciativa é da Casa, por meio do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), com apoio do Governo do Estado.

O anúncio de que a programação teria continuidade foi feito pelo presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), na noite de sábado (16). “Foram muitos pedidos para que fizéssemos mais uma noite, pois recebemos inúmeros elogios, tanto no que diz respeito à programação, quanto em relação à estrutura e a outros itens, os quais foram fundamentais para o sucesso da proposta. Por isso, todos estão convidados para mais essa noite especial de festança no Arraiá do Povo”, disse Othelino Neto.

A presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, destacou os pedidos e comentários positivos a respeito do arraial, razão que motivou o presidente Othelino Neto a estender a programação. “Não poderíamos deixar de atender a esse pedido especial do grande público. É uma forma de agradecê-los e homenageá-los. Sem dúvida, o Arraiá do Povo é um sucesso e, com certeza, deixará saudades. Convidamos toda a população para prestigiar a última noite, neste sábado, quando apreciaremos, mais uma vez, a beleza da nossa cultura”, declarou Ana Paula Lobato.

O subdiretor de Manutenção de Serviços da Assembleia Legislativa, Geraldo Oliveira, garantiu que o mesmo projeto estrutural será mantido. “Vamos contar, novamente, com estrutura incluindo banheiros químicos, tenda para atendimento médico preventivo, playground para crianças, barracas para comercialização de comida típica, um grande palco, mesas e cadeiras espalhadas pelo espaço, rampa de acessibilidade para pessoas com deficiência, entre outros detalhes, ou seja, toda a infraestrutura utilizada nas primeiras três noites. E gostaríamos de convidar toda a população para prestigiar a programação”, convidou Geraldo Oliveira.

Segundo o diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Edwin Jinkings, assim como nas primeiras três noites, toda a movimentação no arraial será transmitida, ao vivo, pela TV Assembleia, rádio web  e cobertura em tempo real com apoio de um estúdio montado ao lado do palco onde se apresentarão os grupos folclóricos e artistas.

 “Nossos profissionais estarão a postos para que possamos transmitir, ao vivo, novamente, essa linda festa da cultura maranhense pelo canal digital aberto 51.2  e 17 na TVN, e para todo o mundo, por meio das redes sociais, em nossas páginas no Facebook, Instagram, Twitter e pelo site al.ma.leg.br/tv”, anunciou.

A programação terá início com a apresentação do Boi de Presidente Juscelino, seguido da Quadrilharte de Alcântara, Show de Gargamel, Boi Upaon-Açu, Boi Pirilampo e Boi da Maioba. O encerramento será com show da cantora Josy Porto.

Confira a programação:

19h – Boi de Presidente Juscelino

20h – Quadrilharte de Alcântara

21h – Show de Gargamel

22h – Boi Upaon-Açu

23h – Boi Pirilampo

24h – Boi da Maioba

01h – Show de Josy Porto

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free