casa » Archivo de Etiquetas: Osmar Filho

Archivo de Etiquetas: Osmar Filho

Vereadora Fátima Araújo vai prestigiar posse de Osmar Filho e Flávio Dino

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), uma das mais atuantes na capital maranhense, estará prestigiando nesta terça-feira (1), as posses de Osmar Filho (para presidência da Câmara Municipal de São Luís) e Flávio Dino (governador reeleito para a quadriênio 2019-2022) pelo Maranhão. Aliada fiel de Flávio Dino, Fátima Araújo estará acompanhada de sua assessoria durante cerimônia de posse dos dois políticos maranhenses.

A cerimônia, que terá início a partir das 10h, será realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Cohama, e reunirá diversas autoridades; além de representantes dos mais variados segmentos da sociedade.

Na oportunidade, também serão empossados os demais membros da nova Mesa Diretora da Casa, quais sejam Astro de Ogum (1º vice-presidente), Nato Júnior (2º vice-presidente); Josué Pinheiro (3º vice-presidente); Chico Carvalho (1º secretário); Francisco Chaguinhas (2º secretário); Beto Castro (3º secretário); Concita Pinta (4ª secretária) e Afonso Manoel (5º secretário).

Osmar Filho assumirá o comando do Legislativo Municipal, biênio 2019/2020, em um dos momentos únicos da sua história, uma vez que, ano que em 2019, a Câmara completará 400 anos destacando-se como umas das instituições públicas mais antigas do Norte e Nordeste do Brasil.

O pedetista afirmou que uma das suas principais ações será trazer para dentro do Parlamento um debate pleno e eficaz acerca das problemáticas da cidade, contando com a participação efetiva do cidadão.

GOVERNADOR FLÁVIO DINO REELEITO

Na tarde desta terça-feira (1º), às 15h, no plenário Nagib Haickel, acontecerá a solenidade de posse do governador reeleito Flávio Dino (PCdoB) e do vice Carlos Brandão (PRB), reeleitos para o quadriênio 2019/2022.

A cerimônia será conduzida pelo presidente Othelino Neto (PCdoB), que fará a leitura do termo de posse. Após a execução do Hino Nacional, os deputados Ricardo Rios (PDT) e Stenio Rezende (DEM), 1º e 2º secretários da Mesa Diretora, respectivamente, farão a leitura da ata do dia.  Depois do compromisso de Flávio Dino e Carlos Brandão, Othelino Neto os declarará empossados nos cargos de governador e vice-governador do Estado do Maranhão.

Em seguida, Flávio Dino fará o seu pronunciamento da tribuna da Casa, e, logo após, o presidente Othelino Neto encerrará a sessão, ocasião em que todos se deslocam para o hall de entrada da Assembleia Legislativa, onde o governador passará em revista à tropa da Polícia Militar. O governador e o vice ainda assistirão ao desfile da tropa militar, ao lado de deputados e autoridades.

O evento contará com a presença de parlamentares da atual e da nova legislatura, vereadores e prefeitos de todo Maranhão, além de autoridades das esferas federal estadual e municipal.

Osmar Filho acompanha começo de obra em avenida no São Francisco

COMPARTILHE

O trabalho é resultado de debate em audiência e solicitação do parlamentar

Na manhã deste sábado (02), o vereador Osmar Filho (PDT) acompanhou o começo dos serviços de urbanização da Avenida Ferreira Gullar, no bairro do São Francisco.

Osmar, esteve acompanhado do vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), que na época da solicitação era o presidente da Agência Executiva Metropolitana, atualmente a responsável pela execução do projeto.

A visita contou com a presença do Engenheiro, Banhos Neto, do Subprefeito, Fábio Henrique e do Presidente do IMPUR, Luís Carlos Borralho.

O trabalho é fruto de audiência pública realizada com a comunidade.  E conta com a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís.

Texto: Tamara Cristina

Vereador Osmar Filho e lideranças políticas participam de I caminhada contra exploração sexual a crianças e adolescentes

COMPARTILHE

As ruas dos bairros Cohatrac e Cohab viraram palco de grande mobilização neste sábado (19) pelo enfrentamento contra abusos sexuais a menores de idade. Com o subtema: ‘’Abuse do Brincar, Não brinque de Abusar: Não à Violência’’ a comunidade recebeu conscientização e foi alertada sobre o assunto. A iniciativa foi motivada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado dia 18.

Parlamentares apoiadores desta causa ergueram a bandeira da não violência sexual e caminharam pelas ruas da comunidade, mostrando colaboração ao movimento. Como o parlamentar, Osmar Filho (PDT), Raimundo Penha (PDT), Pedro Lucas Fernandes (PTB) além da Secretária da Semcas, Andreia Lauande, representando o município.

Para o Vereador, Osmar Filho (PDT) que possui em seus trabalhos como parlamentar prioridades na pasta de educação, e ciência dos problemas sociais relacionados a essa temática, ressaltou a importância da programação em chamar a atenção da coletividade sobre o assunto, “inicialmente quero parabenizar os idealizadores desse evento pela organização, pois esse momento é de conscientização para que desperte em toda a sociedade a atitude de sempre proteger nossas crianças, e o de combater o abuso e a exploração sexual, pois sabemos que elas são vítimas no dia a dia, dessa forma, é de suma importância que esse assunto seja alertado para que as instituições como a família, a igreja e a escola, se sensibilizem com esta causa, e protejam nossas crianças. Enquanto vereador, compreendo essa realidade, e sei que em conjunto com esses setores sociais podemos encontrar soluções para uma infância protegida e abraçada’’, destacou.

As ações fazem parte das atividades realizadas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMCAS), juntamente com o conselho tutelar daquela região, o Centro de Referência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que durante todo o mês de maio orienta sobre a prevenção de casos de violência sexual praticados contra esses jovens.

Ações de entrega de materiais informativos, sobre a temática, estiveram dentro da programação durante a caminhada que iniciou na Praça Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac e finalizou na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cohab.

Para o conselheiro tutelar, Daniel Rodrigues da área Cohab-Cohatrac, o objetivo do evento foi divulgar o trabalho do conselho tutelar como uma entidade que tem a missão de garantir os direitos da criança e adolescentes, tanto na proteção quanto na orientação, informando a população sobre a importância de denunciar, “Esse mês de maio alertamos à sociedade, que não olha e compreende esses abusos, o quanto ele é danoso às crianças e adolescentes. Por isso, definimos a intensificação desse trabalho em vários pontos do bairro, com material de panfletagem para alertar a importância da denúncia”, afirmou.

A comunidade escolar, representada pelos diretores das unidades colegiais, a igreja, e lideranças politicas da cidade foram os protagonistas que levantaram a voz em favor da conscientização e do basta aos criminosos que violentam crianças e adolescentes em todo o mundo.

Texto: Tamara Cristina

“Sala de Entrevista”, quadro do programa Portal da Assembleia, recebe o vereador Osmar Filho

COMPARTILHE

Presidente eleito da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Osmar Filho (PDT) foi o entrevistado do quadro “Sala de Entrevista”, da TV Assembleia, desta sexta-feira (18). Entre outras coisas, falou sobre o pleito que o elegeu para presidente da Câmara, no biênio 2019/20, e das medidas que pretende adotar tão logo assuma o cargo, entre elas, a valorização do Legislativo Municipal, que completará 400 anos em 2019. O entrevistado foi recepcionado pelo diretor de Comunicação da AL, jornalista Edwin Jinkings.

Osmar Filho lembrou que foi eleito com 29 votos e agora figura como o mais jovem vereador a ocupar o cargo, aos 31 anos e três mandatos. “Na eleição, a Câmara mostrou que é madura e que está pacificada. Agora, todos os 31 vereadores têm um único objetivo: aproximar o Parlamento do cidadão, levando ações para a cidade, em forma de benefícios”, garantiu.

Sobre o concurso público, Osmar Filho explicou que o atual presidente, vereador Astro de Ogum, comprometeu-se a realizá-lo ainda este ano, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público.

Ele mencionou ainda a boa relação que pretende estabelecer com o Executivo e que considera fundamental para que as políticas públicas aconteçam. O vereador garantiu que priorizará o diálogo com o Executivo Municipal e que a experiência que teve como secretário de Articulação Política e líder do Governo, o ajudará na condução dos trabalhos, mantendo a harmonia entre os poderes, que deverão trabalhar em prol da cidade.

O Portal da Assembleia, apresentado pela jornalista Sabrina Aires, com a entrevista completa com o novo presidente da Câmara, está disponível no canal da TV Assembleia no Youtube.

 

Em visita cortês ao governador representantes da Câmara Municipal discutem benefícios para a cidade

COMPARTILHE

A reunião debateu os principais investimentos para a capital maranhense nos próximos anos

A câmara municipal de São Luís, representada pelo Presidente atual, Astro de Ogum e o novo presidente eleito (2019-2020), Osmar Filho (PDT) juntamente com o Prefeito da Cidade, Edivaldo Holanda Jr, e o Deputado Federal, Weverton Rocha (PDT) realizaram uma visita nesta quinta-feira (17) ao Governador do Maranhão, Flávio Dino. O objetivo da visita foi apresentar propostas de infraestrutura para a capital maranhense.

Durante a reunião, fecharam parcerias para consolidar os trabalhos dos três poderes em favor da população, em beneficio da cidade. O encontro serviu também para a gestão atual da câmara de vereadores, apresentar os cumprimentos da nova presidência do legislativo municipal, ‘’ fizemos uma visita institucional ao governador Flávio Dino. Assumirei o comando da casa a partir de janeiro, e observamos que há, de fato, uma harmonia efetiva entre o governo estadual e municipal, quem se beneficia dessa união, é a sociedade através dos trabalhos pautados por esses poderes’’, enfatizou Osmar.

Na ocasião, Osmar Filho falou da oportunidade de aproximar a população da representação da casa, com o objetivo de avançar nos trabalhos, despertar o interesse desse cidadão em participar das discussões do legislativo como o protagonista dos seus direitos e deveres.

Texto: Tamara Cristina

Rádio Assembleia: Osmar Filho diz estar preparado para comandar a Câmara Municipal de São Luís

COMPARTILHE

O vereador destacou a sua atuação politica e a expectativa em presidir o parlamento a partir do ano que vem

Em entrevista à Rádio Assembleia, nesta quinta-feira (17), o vereador Osmar Filho (PDT) afirmou estar preparado para comandar a Câmara Municipal, no biênio 2019-2020. O parlamentar fez um balanço de seus mandatos no Legislativo Municipal, destacando ações importantes para a população ludovicense.

Ele agradeceu aos vereadores que o elegeram como presidente da Casa, e disse que vai honrar cada voto de confiança, reforçando a independência do poder Legislativo Municipa e a manutenção do diálogo com o prefeito Edivaldo Holanda.

Em uma conversa descontraída com a radialista Josélia Fonseca, o jovem vereador reafirmou o compromisso com a população de São Luís, que lhe deu a maior votação na última eleição, e disse que seu objetivo é trabalhar ainda mais pela melhoria na infraestrutura, na prestação de serviços essenciais ao cidadão e pelo crescimento da capital maranhense.

Osmar Filho é o presidente eleito mais jovem da história da Câmara Municipal de São Luis. Ele destacou ser consciente da responsabilidade de representar uma geração com responsabilidade e competência e que se sente determinado para assumir o que lhe foi escolhido. “Sinto-me preparado para liderar a Casa do Povo. A população pode esperar uma gestão arrojada, focada na aproximação com a sociedade, ouvindo às demandas e os pleitos da população. Meu objetivo é construir uma história pautada no fortalecimento da Câmara. Quero unicamente responder às expectativas da população’’, enfatizou.

Ele também afirmou conhecer os desafios da nova responsabilidade. “Tenho a plena certeza de que me sinto capaz para cumprir meus compromissos com a Casa Municipal, com meus colegas vereadores, e principalmente os cidadãos, aos quais não decepcionarei’’.

Na oportunidade, o presidente eleito afirmou dar prioridade na temática transparência e no diálogo, elos que aproximarão às nossas atividade com o que povo espera, ou seja, o parlamento municipal mais próximo das famílias. Osmar, também frisou o trabalho eficiente que vem sendo desenvolvido pelo atual presidente, Astro de Ogum, e afirmou que dará continuidade à política de comunicação transparente em sua administração.

Ao final do programa, o presidente eleito, destacou a parceria Governo e Prefeitura, na pessoa do Governador Flávio Dino e do Prefeito Edivaldo Holanda Jr, respectivamente, fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas em prol do cidadão ludovicense.

Texto: Tamara Cristina

Osmar Filho é o novo presidente da Câmara Municipal de São Luís para o biênio 2019-2020

COMPARTILHE

Uma eleição bastante disputada, mesmo sendo chapa única. Houve um período de turbulência, e até ações judiciais de primeiro e segundo graus, aconteceram, tudo por causa da cadeira grande. Mas foi no diálogo que a Câmara Municipal de São Luís voltou ao  clima de tranquilidade, e na manhã desta quarta-feira (9), o vereador Osmar Filho (PDT), foi aclamado presidente do legislativo ludovicense para o biênio 2019/2020. Ele foi eleito com a esmagadora maioria, não sendo unanimidade por conta do voto contrário do vereador Estevão Aragão (PSDB) e da ausência de Honorato Fernandes, que está em Brasília. Osmar conquistou 29 votos dos 31 vereadores.

Antes do pleito, a Câmara Municipal realizou um café da manhã com a imprensa, na Sala Vip daquele Parlamento. Após anúncio oficial de eleição garantida, o vereador Osmar Filho fez um breve pronunciamento, onde destacou que sua identificação com a Câmara Municipal, que segundo ele, acontece desde 1993, quanto tinha apenas 5 anos de idade e seu pai era o chefe de gabinete do então presidente da casa, saudoso João Evangelista, que depois seria presidente da Assembleia Legislativa.

Visivelmente emocionado, Osmar Filho, mostrou que mesmo sendo jovem, com apenas 31 anos de idade, está preparado para os desafios, e tomará posse no dia primeiro de janeiro de 2019.  “Esse é um momento único na minha vida. Com apenas 31 anos de idade, vou dirigir os destinos da Câmara Municipal a partir de 2019, pelo período de dois anos. Garanto a vocês que estou preparado para essa missão e digo a vocês que não irei decepcionar, até mesmo porque não posso decepcionar uma geração”, salientou.

Mais na frente, Osmar Filho citou os nomes dos filhos Osmar Neto  e João Pedro, enfatizando que pedia desculpas a eles e à esposa, pela falta de tempo à família, mas justificando a ausência por conta da atividade política, que requer muito tempo a quem a ela se dedica.

“Quero também agradecer ao presidente Astro de Ogum, um político e um gestor talentoso, que estabeleceu vários avanços nesta Câmara. Destaco aqui as transmissões ao vivo das sessões via rádio AM, ação, dentre outras, que daremos continuidade”, assinalou o presidente eleito do Legislativo de São Luis.

Osmar Filho citou também os colegas, assegurando que todos terão participação em sua administração. Ele disse que sua gestão será compartilhada e destacou ainda que os servidores serão priorizados em sua administração.

AS EXPLICAÇÕES QUE LEVARAM OSMAR FILHO À PRESIDÊNCIA

Foi uma eleição tranquila, e durante a sessão pública, os parlamentares tiveram a oportunidade votar e justiçar o voto. O vereador Estevão Aragão (PSDB) foi no único que votou contra a chapa, mas justificou o motivo, já que havia afirmado apoio ao candidato Osmar Filho, há poucas semanas atrás.

Segundo Estevão, o vereador Osmar Filho era o nome mais rejeitado para ser presidente da Câmara, mas com o passar dos dias ele soube articular e formar um grupo forte. “Estive com Osmar no início, mas não fui consultado nem sequer para sugerir alguém para compor a Mesa Diretora. Fiquei de fora durante todo o processo, fui rejeitado e hoje o vereador não precisa mais de mim. Por esse motivo, não confio mais no Osmar Filho e não será fácil reconquistar a minha confiança”, relatou.

O vereador Aldir Júnior (PR) usou o tempo da votação para votar a favor do novo presidente, mas declarou  que há um esquema de corrupção na casa legislativa. Segundo ele, existem três milhões de reais que estão flutuando sem ter uma destinação correta. “Precisamos de legitimidade para combater a corrupção. Espero que o próximo presidente tenha coragem para investigar e combater os erros desta casa. Existem manobras políticas aqui dentro e elas precisam ser apuradas”, exclamou o jovem parlamentar.

Para o vereador Marquinhos (DEM), o voto de esperança venceu o medo e Osmar fará um excelente mandato. “Acredito no vereador Osmar Filho, espero que ele não vire ‘dono’ da Câmara Municipal. Peço que o novo presidente não nos negocie com a Prefeitura de São Luís, na intenção de ter benefícios próprios atendidos”, disse.

A vereadora Bárbara Soeiro (PSC) lamentou a falta de uma chapa à presidência encabeçada por mulheres, mas declarou voto favorável a Osmar Filho. “É necessário que as mulheres sejam cada vez mais valorizadas nesta casa, não só nós vereadoras, mas todas as funcionárias que fazem parte deste parlamento. O novo presidente deve continuar a política do empoderamento feminino, dando oportunidades e fazendo com que as mulheres cresçam”, destacou.

O novo presidente foi eleito com vinte e nove votos a favor e um voto contrário. O vereador Honorato Fernandes (PT) não votou, porque não estava presente na sessão.

QUEM É OSMAR FILHO?

Osmar Gomes dos Santos Filhos, politicamente conhecido como Osmar Filho, nascido em 25 de novembro de 1986, completará 32 anos ainda este ano. É ludovicense e está no seu terceiro mandato de vereador. Casado, tem dois filhos, é advogado e se mostra preparado para encarar o comando de uma das Câmaras mais antigas do Brasil. Tímido, Osmar Filho tem um discurso coeso e fala firme. Desde 2008 na política, quando foi eleito pela primeira vez vereador de São Luís, com 6.923 votos, Osmar tem mostrado ação e em 2012 voltou a ser bem votado com 6.825 votos, mas ficou na suplência, assumindo a cadeira de Helena Duailibe, que saiu para ser secretária de saúde. Mas em 2016, não teve desculpa, Osmar Filho foi o mais votado e conquistou nas urnas 9.809 votos, o que lhe deu força para lutar pela cadeira grande e hoje veio a conquista.

CHAPA

A chapa, denominada “Vereador Edmilson Jansen”, ficou assim composta:

Presidente – Osmar Filho (PDT)

1º Vice –Presidente – Astro de Ogum (PP)

2º Vice-Presidente – Nato Júnior   (  PP  )

3º Vice-presidente – Josué Pinheiro (PSDB)

1º  Secretário – Francisco Carvalho (PSL)

2º  Secretário – Chaguinhas  (PP)

3º Secretário – Beto Castro  (Pros)

4º Secretário – Concita Pinto (Patriota)

5º Secretário – Afonso Manoel (MDB)

 Texto: Tarcísio Brandão

Vereador Osmar Filho garante que até a tarde desta terça-feira (8) será divulgada os integrantes de sua chapa para a eleição de amanhã

COMPARTILHE

Primeiro parlamentar em declarar que seria candidato a Presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Osmar Filho (PDT), garantiu em entrevista nesta segunda-feira (7), a chapa ainda não está definida, mas que até a tarde desta terça-feira (8) será divulgada a formação da chapa que concorrerá a mesa diretora para o biênio 2019/2020.

Prestes a completar 32 anos, Osmar Filho vai entrar para a história da Câmara Municipal de São Luís, como o presidente mais novo a comandar a Casa Legislativa Ludovicense. Osmar Gomes dos Santos Filhos, nasceu em 25 de novembro de 1986, é ludovicense e está no seu terceiro mandato de vereador. Casado, Osmar é advogado e se mostra preparado para encarar o comando de uma das Câmaras mais antigas do Brasil.

Eleito em 2016 como o vereador mais votado da capital maranhense, somando 9.809 votos, Osmar Filho encarou as urnas pela primeira vez em 2008 pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), quando foi eleito com 6.923 votos conquistando seu primeiro mandato. Em 2012 já pelo antigo PMDB, Osmar Filho conseguiu 6.825, mas acabou ficando na suplência, assumindo a cadeira após a titular da vaga, Helena Duailibe, assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Experiência como parlamentar não será problema para administrar a Câmara.

De acordo com o vereador Osmar Filho, até no final da tarde desta terça-feira, a chapa estará consolidada e será publicada para a população da capital maranhense fique sabendo. Além disso, o futuro presidente falou do planejamento que está sendo feito para comandar a casa durante os próximos dois anos. “Estamos construindo com os colegas parlamentares o melhor para a câmara. Tenho acompanhado de perto a gestão do atual presidente, e podemos observar que houveram avanços na área de transparência, comunicação, já que hoje o cidadão do Maranhão e do Brasil acompanhar as sessões. Vamos fazer um mandato de forma compartilhada, mas será uma gestão voltada para a cidade, aos interesses da população, aproximando cada vez mais os cidadãos do parlamento, para que ele possa participar da construção da Câmara em favor da cidade, sempre valorizando o servidor da Câmara, e esperamos que a gente logre êxitos nesse projeto”, destacou Osmar Filho.

 

 

Governo descarta Osmar Filho como candidato a presidente da Câmara Municipal

COMPARTILHE

Fonte com livre trânsito pelos corredores do Palácio dos Leões informa que o governo do Estado já teria descartado apoio ao vereador Osmar Filho (PDT) como candidato de sua predileção à presidência da Câmara Municipal de São Luis, em substituição a Astro de Ogum.

São pelo menos dois motivos muito fortes> O primeiro é pelo fato das próprias lideranças comunistas entenderem que apoiar Osmar Filho seria tentar estabelecer uma hegemonia de poder em todas as esferas, já que o PDT detém o comando da Prefeitura de São Luis com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Outro motivo é pelo fato de Osmar Filho não exercer qualquer tipo de influência entre os próprios colegas, além de, na condição de líder do governo Edivaldo Holanda naquela casa parlamentar, exercer uma atuação extremamente pífia, sem defender o chefe do Executivo Municipal nos momentos de crise.

“Ele é ausente dos debates, não tem liderança, não tem carisma e seria um presidente marcado pela inércia. Tudo isso faz parte de uma análise que vem sendo feita pelas lideranças governistas. É um aliado fiel, não se pode negar, mas lhe faltam atributos que lhe possibilite administrar uma casa com 31 pares”, disparou um governista de alto coturno.

Outro influente governista assinalou que “falta a Osmar Filho aquele brilho, aquela garra, aquela coragem, aquele desprendimento para os grandes embates existentes em qualquer parlamento”.

“Não podemos incorrer em erros estratégicos de tentar fazer com que a Câmara eleja presidente um aliado que não caminhas com as próprias pernas. Mesmo assim a Câmara tem sua independência, bastando lembrar que por diversas vezes decidiu seu próprio comando sem qualquer influência externa”, afirmou um político de expressiva voz nas hostes governistas.

Bastante calejado, o referido governista lembrou que, em 1987, o então governador Epitácio Cafeteira pressionou a Câmara para eleger presidente o próprio sogro, o vereador Hilton Rodrigues. A Câmara mostrou independência e elegeu Raimundo Assub.

“O governador Flávio Dino não vai pressionar ninguém, não deve se intrometer nessa história de Câmara, até mesmo como forma de não passar vexame igual ao de Cafeteira”, afirmou o aliado.

 

Projeto de lei de autoria de Osmar Filho dará direito à troca de produtos vencidos sem custo ao consumidor

COMPARTILHE

Em celebração ao Dia do Consumidor, 15 de março, o vereador Osmar Filho (PDT) protocolou junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais (mercadinhos, supermercados e afins) da capital maranhense a darem gratuitamente ao consumidor o produto ofertado quando verificada divergência de preço ou fora do prazo de validade.

De acordo com o parlamentar, que é vice-presidente da Câmara, sua medida visa resguardar o consumidor, pois o consumo de produto estragado pode afetar, inclusive, a saúde do comprador ou de seus familiares.

“É dever de todo estabelecimento comercial zelar pela validade dos produtos vendidos”, declarou Osmar Filho, em entrevista ao ‘Câmara News’, informativo que vai ao ar todas as sextas-feiras pela Rádio Difusora AM.

O projeto estabelece que a entrega gratuita dos dois produtos, em substituição ao encontrado fora de validade nas prateleiras, deverá ser feita no momento em que o consumidor estiver nos caixas do estabelecimento.

UM NA PRATELEIRA E OUTRO NO CAIXA

Além de garantir a substituição de produto vencido por outro de graça, a proposta apresentada por Osmar Filho visa acabar com uma queixa que é comum nos supermercados  da capital maranhense: a divergência dos preços das mercadorias, com um valor na prateleira e outro no caixa.

Em sua proposição, Osmar Filho explicou que em caso de preços diferentes, o consumidor ludovicense terá direito a receber gratuitamente esse produto.

“A questão da validade envolve risco à saúde, e a de divergências de preços prejudica a parte financeira. Por isso, em minha proposta que protocolei hoje, fiz constar que em caso de preços diferentes, o consumidor ludovicense terá direito a receber gratuitamente esse produto”, disse.

A proposta que protocolada iniciou a sua tramitação nas comissões permanentes da Casa e deverá entrar em pauta em breve.

DESTACANDO ATUAÇÃO DO PROCON

Ao fazer uso da tribuna da Câmara para anunciar sua proposta, Osmar Filho aproveitou para destacar a atuação do advogado Duarte Júnior, no comando da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Maranhão).

“Hoje, 15 de março, em que celebramos o Dia do Consumidor, não poderia deixar de destacar a atuação do advogado Duarte Júnior à frente do Procon Maranhão, órgão responsável por promover e executar a Política das Relações de Consumo no Estado do Maranhão, promover a defesa do consumidor no âmbito estadual. Graças à atuação brilhante de Duarte Júnior o Procon tem conseguido orientar, receber e analisar reclamações, consultas e denúncias dos consumidores, a fim de fiscalizar e valorizar o respeito de seus direito”, concluiu.

Texto: Isaias Rocha

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free