casa » Archivo de Etiquetas: Nota de Esclarecimento

Archivo de Etiquetas: Nota de Esclarecimento

Prefeitura de Alcântara e Famem divulgam Nota de Esclarecimento sobre Fake News

COMPARTILHE

O programa Fantástico da TV Globo, mostrou no último domingo (03), denúncias em que os municípios de Monção e Miranda do Norte são acusados de fraude no censo escolar. Durante a matéria, o repórter Alex Barbosa disse que 137 municípios maranhenses estão sendo investigados por supostos crimes. O repórter não citou os nomes dos demais municípios.

Mas no início desta terça-feira (05), uma lista falsa (FAKE NEWS) com os 217 municípios foi divulgada por parte da imprensa na internet e alguns sites da capital maranhense acabaram publicando a fake news. Entre os nomes citados na falsa lista, aparece o município de Alcântara e mais 136 cidades. A prefeitura de Alcântara emitiu Nota de Esclarecimento.

A prefeitura de Alcântara durante a gestão do prefeito Anderson Wilker não encontra-se na mira de investigação do Ministério Público, como alguns blogues citaram. A lista publicada é tão falsa, que não tem sequer uma identificação do órgão responsável pela investigação. Se fosse uma lista oficial com os nomes das 137 prefeituras investigadas, o papel teria o timbre do Ministério da Educação.

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), divulgou nota esclarecendo que identificou equívocos flagrantes na relação de prefeituras, publicada por um blogueiro da capital, supostamente envolvidas em fraude no Censo Escolar que ensejarão injustificados juízos de valor em relação aos gestores dos municípios citados. Confira abaixo a Nota emitida pela Famem.
A tal lista não identifica o período da suposta investigação, além de não estabelecer as esferas de competência alcançadas pelas alegadas irregularidades, expondo caluniosamente centenas de prefeitos maranhenses.

Por fim, o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker e sua equipe técnica, se coloca, como sempre se colocou, à disposição de toda a comunidade e demais autoridades constituídas para prestar todo e qualquer esclarecimento necessário.

Prefeito Zé Martins esclarece informações sobre Semana do Bebê Quilombola

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins divulgou nota, nesta quarta-feira (16), esclarecendo informações que circularam em vídeo sobre a Semana do Bebê Quilombola. Confira a íntegra da nota!

NOTA

A bem da verdade e em respeito aos parceiros do projeto Semana do Bebê Quilombola, esclarecemos:

1. Em 2013, a Secretaria Estadual da Igualdade Racial (SEIR) convidou a Prefeitura Municipal de Bequimão para um trabalho que envolvesse a primeiríssima infância (crianças de zero a três anos). Foi, então, elaborado e começou a ser executado o projeto Semana do Bebê Quilombola, em parceria com a Fundação Josué Montello e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);

2. Ainda em 2013, o prefeito Zé Martins sancionou a Lei nº 08/2013 (e não decreto), instituindo a Semana do Bebê Quilombola. Essa ação é pioneira no Brasil, uma vez que Bequimão foi o primeiro município do país a fazer o projeto voltado a crianças quilombolas;

3. O projeto mobiliza esforços de todas as secretarias municipais e dos órgãos parceiros. No segundo semestre de 2019, esse projeto ganhou novo impulso, com um trabalho mais bem articulado, na busca de resultados e mudanças nos indicadores sociais. Atualmente, Bequimão figura entre os oito municípios brasileiros que já concluíram mais desafios do Selo Unicef;

4. Por fim, a Prefeitura de Bequimão convida a população bequimãoense para a VII Semana do Bebê Quilombola, que será realizada de 25 a 30 de novembro de 2019.

Zé Martins
Prefeito de Bequimão

Foto/Doc: Arquivo / Prefeitura de Bequimão

Prefeitura de Alcântara divulga Nota de Esclarecimento

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação, divulga nota sobre informações infundadas e paralisação de alguns servidores da SEMED. VEJA A NOTA COMPLETA ABAIXO.

Secretaria Municipal de Segurança de Bequimão emite Nota de Esclarecimento

COMPARTILHE

A mentira mostra o desespero da oposição pelo trabalho realizado pelo prefeito Zé Martins na cidade de Bequimão. Ao invés de contribuir com o desenvolvimento de Bequimão, a oposição prefere optar pelo “quanto pior melhor”. Mesmo sendo bequimãoense, o ex-vereador sabe que a cidade faz aniversário em 19 de junho e a programação permite que ruas e avenidas sejam fechadas para desfiles das escolas municipais e atividades esportivas, mas preferiu criar uma grande mentira, como se a população de Bequimão fosse acreditar nele. O povo de Bequimão já está vacinado contra essas mentiras, que infelizmente nascem de quem deveria falar a verdade, já que trabalha em um órgão judicial. Após essa Fake News, a Guarda Municipal emitiu Nota de Esclarecimento em respeito aos bequimãoenses. Segue a Nota Abaixo na Íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em pleno aniversário de 83 anos de Bequimão, as mentiras maldosas criadas pela oposição não deixaram de aparecer nos blogues alinhados ao Governo do Estado. A matéria criminosa partiu do ex-vereador Elanderson Pereira, irmão de Robson Paz, atualmente diretor da Rádio Timbira, que acusou o prefeito Zé Martins e a Guarda Municipal injustamente, diante de uma versão distorcida e mentirosa. Por tudo isso, a Secretaria Municipal de Segurança emite Nota:

1 – Ao contrário da matéria que foi publicada no blogue, a cidade teve as avenidas Capitão José Castro, Rio Branco, Itapetininga, Antônio Dino e parte das ruas Presidente Vargas e Vitorino Freire, interditadas para a realização do desfile das escolas municipais, maratonas masculina e feminina, além da corrida ciclística e cavalgada como parte das comemorações dos 83 anos de Bequimão.

 2 – Em hipótese alguma o prefeito Zé Martins proibiu a entrada das carretas na cidade, muito pelo contrário, o vereador Fredson Pereira e seu irmão Elanderson Pereira, haviam combinado com o Comandante da Guarda Municipal, Carlos Lopes, para que as ruas da cidade fossem liberadas para passagem das carretas às 7h horas da manhã, entretanto os representantes do Estado não cumpriram com o acordo.

3 – Além de chegarem 1h atrasados no local combinado com a Guarda Municipal, Elanderson queria que as carretas desfilassem pelas ruas de Bequimão no mesmo horário e circuito das escolas e atletas, e como se isso não bastasse, queriam ainda, subir na contramão da rua Rio Branco, infringindo o Código Brasileiro Trânsito. Mesmo assim, a Guarda Municipal garantiu a passagem das carretas pela Rio Branco antes das 8h ou após as 10h, o que foi recusado pelo ex-vereador.

4 – Mesmo conversando com o Comandante da Guarda Municipal, Carlos Lopes, que se prontificou liberar as ruas do circuito às 10h, logo após o desfile e maratonas, para a passagem das carretas, Elanderson insistia passar na hora do desfile.

5 – A Guarda Municipal liberou a rua Eupídio Couto com saída na avenida Antônio Dino, ligando a MA -211, via de acesso à Ponte Bequimão/Central. E foi por essa via que as carretas passaram com os Guardas Municipais dando todo apoio, diferente do que foi divulgado.

6 – As carretas citadas pelo blogueiro, que inclusive ficaram a noite inteira estacionadas na entrada da cidade, poderiam pegar a avenida Gedeon Araújo e seguirem viagem, mas tentaram denegrir a imagem do prefeito, que tem sido o melhor gestor da Baixada Maranhense.

7 – O Comandante da Guarda Municipal afirmou que não poderia parar a solenidade de aniversário, já que havia outras vias de acesso a MA-211. Em cada rua fechada havia um Guarda Municipal para dar segurança ao evento e evitar qualquer tipo de acidente durante a solenidade.

8 – O ex-vereador Elanderson Pereira faltou com a verdade e ainda tentou denegrir a imagem da Guarda Municipal, simplesmente por questões políticas. A Guarda Municipal trabalha para melhorar o trânsito e facilitar a vida dos bequimãoenses.

Atenciosamente;

          Otoniel Gusmão

Secretario Municipal de Segurança

          Carlos Lopes

Comandante da Guarda Municipal

Empresário Lobão Filho emite nota contra comentários maldosos do Comandante da Polícia Militar

COMPARTILHE

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS BRIOSOS POLICIAIS MILITARES DO MEU MARANHÃO

Amigos e a amigas policiais,

​O senhor Comandante da Polícia Militar do Maranhão emitiu nota distorcendo fatos e interpretando uma frase minha, dita recentemente em evento político, de maneira a criar um fato político, distorcido e desleal.

​Nunca acrescentaria aos briosos militares do nosso Estado nenhuma espécie de adjetivo desqualificador e muito menos ofensivo.

​Ao longo de minha trajetória, sempre estive ao lado dos militares. Entendo o papel da PMMA como fundamental para a garantia da ordem social. Sei da sua importância e do estado constante de risco que vivem, impondo, corajosamente, a necessária tranquilidade e segurança aos nossos conterrâneos.

​Eu não só falo que respeito e estimo nossa polícia como demonstro em gestos e ações efetivos. Basta lembrar que viabilizei – com recursos pessoais – a construção do estande de tiros da Polícia Militar, dentro do Quartel da Polícia Militar, no Calhau.

Lá repousa uma estátua de Nossa Senhora, trazida de Portugal, abençoando e guardando os homens e mulheres da nossa Polícia.

Como Senador, propus projeto para criação da Procuradoria Interna no âmbito da Polícia, para garantir a defesa específica e qualificada dos policiais que sofrem processos no exercício do seu dever.

​Em verdade, os porões do Palácio dos Leões exigiram a resposta açodada do comandante Pereira que, na qualidade de pré-candidato a deputado estadual, não falou em nome da Corporação mas em defesa da política de perseguição de Flávio Dino e como palanque de sua própria candidatura a deputado estadual.

​Eu disse e repetirei sempre: nenhum aparato institucional deve ser utilizado em prol de qualquer candidatura. As ordens, ilegítimas ou ilegais, não devem ser cumpridas.

Fiz naquele mencionado evento político apenas referência à triste lembrança dos candidatos a prefeitos presos injustamente, nas eleições de 2016, tão somente por serem contrários ao atual Governador.

A Polícia do Maranhão tem história honrada e uma missão constitucional indeclinável.

Os nazistas, presentes em qualquer instituição ou corporação, devem ser extirpados do poder, exatamente porque o poder deve ser exercido sob a égide da Lei, a Lei dos Homens e, principalmente, a Lei de Deus.

​Contem sempre comigo corajosos irmãos e irmãs da Polícia Militar do Maranhão e não permitam que o comunismo transforme a briosa Polícia Militar em um instrumento nazista.

 

Lobão Filho

Bequimão: idealizadora do Museu da Roça, emite nota sobre matérias maldosas de blogs da capital

COMPARTILHE

Em decorrência de boatos e matérias maldosas nas redes sociais e em blogues da capital e interior, que sequer tiveram a preocupação de buscar a informação correta sobre o Museu da Roça, idealizado e construído por mim, na comunidade quilombola de Juraraitá, na zona rural de Bequimão, venho esclarecer a verdade dos fatos aos desinformados e críticos sem conhecimento da história dos remanescentes.

Sou Ivete Macedo, uma jovem que saiu da comunidade aos 13 anos de idade, indo para São Luís estudar e buscar mudar de vida. Ao voltar ao lugar onde nasci, criei o projeto do Museu da Roça, com o objetivo de resgatar a cultura e a história de meu povo. Sabedora de que as casas de taipa em Bequimão estão com os dias contados, resolvi construir o Museu de Taipa, como forma de mostrar aos jovens do futuro como moravam nossos ancestrais.

Com o apoio da Associação de Moradores de Juraraitá fui atrás de novos parceiros, como o prefeito Zé Martins e empresários que ajudaram no projeto.

1 – Como autoridade maior do município de Bequimão, o prefeito Zé Martins foi convidado sim, e esteve presente na inauguração acompanhado de sua assessoria.

2 – Em nenhum lugar foi dito ou escrito que o prefeito Zé Martins construiu o Museu. Muito pelo contrário, sempre afirmou que a iniciativa foi minha, Ivete Macedo.

3 – Ser convidado para um evento e fazer parte da solenidade não é crime. Crime é julgar alguém sem provas, como foi feito por pessoas desocupadas e desrespeitosas.

4 – O objetivo do Museu é resgatar a história e a acultura do povo da comunidade, e principalmente da minha família, que nunca abandou sua terra.

5 – O nome do Museu por si só se identifica. Museu da Roça, em homenagem a minha avó Egídia Costa, local onde serão encontrados materiais usados no trabalho da lavoura e no dia-a-dia de cada família, além de instrumentos raros, como bilha e tear artesanal.

6 – Aos desinformados, qual trabalhador rural construiu uma casa de alvenaria na roça, o chamado tijupá, há 100 anos?

7 – Antes de criticar qualquer coisa é sempre bom buscar conhecimento. Vergonhoso é fazer críticas ou comentar aquilo que não conhece.

8 – A ideia minha foi construir um Museu funcional, onde os moradores mais velhos pudessem matar a saudade de objetos que fizeram parte de suas vidas no dia-a-dia. O projeto não era para construir o Museu de Alvenaria, já que o Museu é da Roça.

9 – Desde que assumiu a gestão do município de Bequimão em janeiro de 2013, o prefeito de Bequimão sempre investiu nas comunidades quilombolas, respeitando suas histórias, cultura e tradição, sendo o primeiro prefeito do Brasil a criar a Semana do Bebê Quilombola.

10 – Para finalizar, seria bom ver os críticos visitando a comunidade de Juraraitá para conhecer a história de um povo do quilombo e que precisa ser respeitado por quem quer que seja.

Atenciosamente;

 

Ivete Macedo

Idealizadora do Museu da Roça em Juraraitá-Bequimão.

 

 

Bequimãoense detido em operação da Polícia Militar do Maranhão emite Nota de Esclarecimento

COMPARTILHE

O bequimãoense Valbenor Costa Almeida, conhecido por Bicó, detido em Operação da Polícia Militar do Maranhão na manhã desta quinta-feira (22), emitiu Nota de Esclarecimento sobre o ato arbitrário. A operação buscava encontrar criminosos que segundo a polícia contrabandeavam armas de fogo, bebidas e drogas. De acordo com Valbenor Almeida, ele estava no local e hora errada, e acabou sendo usado como produto de exposição do Secretário Jeferson Portela, tendo sua imagem colocada na imprensa maranhense. SEGUE BAIXO A  NOTA NA ÍNTEGRA.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Polícia Militar (PM-MA) realizou, nesta quinta-feira (22), uma operação no bairro Quebra Pote, zona rural de São Luís, com o objetivo de capturar pessoas que estariam transportando e fazendo segurança de mercadoria contrabandeada, drogas, armas e munições. Procedimento ocorrido em área de propriedade particular onde se encontram galpões e áreas externas destinadas a aluguel para empresas.

A empresa Van Oord, para a qual o sr Valbenor Costa Almeida trabalha, aluga uma parte dessa propriedade invadida pela Policia.

O sr. Valbenor Costa Almeida foi algemado e levado equivocadamente pela Policia Militar e teve sua imagem divulgada na mídia visual do Sistema Mirante. Após esclarecimento do erro por parte da polícia, o mesmo foi liberado e já está em seu domicílio com a sua família.

Lamentamos o ocorrido principalmente pelo constrangimento e dano psicológico experimentado por um homem sem desvios de conduta ou de caráter. Já estamos tomando medidas de retratação judicial pelo equívoco.

Muito obrigado a todos

Valbenor Costa e família

São Luis, 22 de fevereiro de 2018

 

Secretário Antônio Araújo acha que está sendo perseguido ao ver matéria neste Portal de Notícias?

COMPARTILHE

Nesta semana nossa redação recebeu informações de que o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos de São Luís, Antônio Araújo estaria usando Requerimentos de um vereadora para beneficiar outros. Tentamos contato com o nobre gestor, mas foi impossível através do número disponibilizado no site da secretaria (98) 3214-3100 FAX: (98) 3225-3572 e até tentamos nestes números (0800 098 1636 ou  0800 2848082), que chamaram e ninguém atendeu para explicar sobre o caso.

Neste sábado (27) para nossa surpresa soubemos o secretário Antônio Araújo havia entrado em contato com a vereadora Fátima Araújo achando que nosso Portal estava sendo patrocinado pela parlamentar para “bater” nele. Queremos deixar claro que nosso compromisso aqui é somente com a informação, do mesmo jeito que o espaço no site está aberto para qualquer informação ou explicação do nobre secretário que é criticado 24h por todos os veículos de comunicação convencionais e plataformas digitais.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO PORTAL

Aos que acham que nosso Portal tem patrocínio da vereadora Fátima Araújo para criticar algum secretário ou autoridade qualquer, queremos deixar bem claro, que nosso trabalho tem o compromisso apenas com a informação e por esse motivo entramos em contato para ouvir os dois lados. Se caso a gente só consegue falar apenas com um lado, sempre deixamos o espaço aberto para qualquer explicação do citado, cabe mandar a nota.

O editor deste Portal não presta Assessoria de Comunicação à vereadora Fátima Araújo ou qualquer parlamentar da capital maranhense, somos independente e e temos um profissional que respeita as regras do bom e sério jornalismos. Nossa relação com os vereadores de São Luís é meramente profissional. Todo nosso trabalho é baseado em informações de fontes seguras e por isso talvez incomoda muita gente. Quanto a matéria dos requrimentos, 60% dos vereadores reclamam da falta de consideração do secretário com os nobres parlamentares, se é verdade não sabemos, mas ouvimos isso todo dia no Plenário da Câmara. Respeitamos qualquer gestor público. Elogiamos, mas se for preciso também criticamos.

No mais pedimos desculpas a quem se achou ofendido (a) e nos colocamos a inteira disposição de qualquer autoridade municipal ou estadual que queira através de suas ações informar a população ludovicense. O espaço estará aberto para notas ou quaisquer texto jornalístico informativo, seja da Semosp ou outra secretaria.

 

Prefeitura de Alcântara divulga nota de esclarecimento sobre postagem tendenciosa no Facebook

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Educação divulgou nota de esclarecimento sobre uma postagem tendenciosa publicada na rede social Facebook, afirmando de forma irresponsável e criminosa que no transporte escolar está incluído uma caminhonete 4X4. Em respeito a população alcantarense, em especial aos pais de alunos e comunidade estudantil, a Secretaria de Educação de Alcântara, esclarece:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação, vem a público esclarecer acerca da imagem de uma caminhonete com alunos que circula nas redes sociais, na qual O Serafim, integrante da gestão passada, afirma de forma irresponsável e criminosa, que a caminhonete 4×4 trata-se de um transporte escolar.

1 – Cumpre-nos informar que todos os alunos da rede municipal, estadual e federal de Alcântara, transportados pela prefeitura, são atendidos em ônibus, micro-ônibus ou van, fato esse que é de conhecimento de todos no município;

2 – A foto postada nas redes sociais, trata-se de um fato isolado ocorrido na última quarta-feira, dia 08 de novembro no povoado de Oitiua, que devido a problemas mecânicos no ônibus terceirizado que faz o transporte dos alunos do povoado São Raimundo, o proprietário (motorista), atendendo ao apelo dos estudantes decidiu levá-los de caminhonete até o ônibus que daria apoio que estava a mais ou menos 500 metros da escola;

3 – Ao tomar conhecimento do fato a Secretária de Educação imediatamente acionou a empresa responsável pelo transporte escolar, para apuração e tomada das providências cabíveis;

4 – A prefeitura de Alcântara esclarece ainda, que a Secretária de Educação esteve na escola municipal Duque de Caxias – povoado Oitiua no dia seguinte – quinta-feira (9), acompanhada do representante da empresa, para conhecer o fato e na oportunidade advertiu a direção da escola e o proprietário (motorista), para que novos casos como esse não venham a ocorrer.

5 – A Secretaria de Educação repudia a atitude do comunicador social, que por má fé, tentou manipular a população alcantarense, com uma postagem irresponsável, mostrando desconhecer a verdade dos fatos.

 

 

Alcântara-MA, 10 de novembro de 2017

____Rowsykléa Araujo Chaves____

Secretária Municipal de Educação

 

Prefeitura de Alcântara divulga nota sobre publicação mentirosa nas redes sociais

COMPARTILHE

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude de postagens falaciosas publicadas nas redes sociais, sobre a gestão municipal de Alcântara, tudo não passa de gente que quer o quanto pior, melhor. Sobre a última publicação feita por um Fake no Facebook, a Prefeitura de Alcântara esclarece:

1 – Temos duas ambulâncias e são insuficientes pra fazer a cobertura de todo município, já que temos mais de 200 comunidades.

2 – No momento do acidente na escola, as duas ambulâncias estavam fazendo transferências de pacientes, mas enviamos uma equipe de profissionais para o local.

3 – Sobre a foto da escada, em que foi dita pelo Fake que seria uma maca do hospital, a prefeitura esclarece que a escada foi improvisada pelos alunos, no intuito de transportar a colega acidentada, mas nem chegou a ser utilizada, já que a equipe do hospital chegou à tempo de socorro.

4 – É bom ressaltar ao Fake do Facebook, que a precariedade das ambulâncias que encontramos em janeiro de 2017, fora herança da gestão passada e já foram recuperadas pela atual gestão.

5 – Encontramos um hospital sujo, sem medicamentos e sem médicos, herança maldita da gestão anterior.

6  – Hoje nossa população tem um hospital limpo, com médicos 24h e medicamentos.

7 – Quanto às falácias da oposição sobre uma possível venda da ambulância Hilux, não passa de um boato criminoso.

8 – A ambulância foi para o leilão, mas o lance não foi concretizado, e o veículo continua sendo do município, e não está alugada, como é divulgado pelos adversários.

9 – Comparando com as condições recebidas, somente os opositores não conseguem ver avanços na saúde e na gestão, já que não foram acostumados com trabalhos sérios.

10 – Mediante as declarações mentirosas feitas por Fakes na internet, a Prefeitura se coloca a inteira disposição de qualquer cidadão alcantarense para esclarecimentos.

11 – Em respeito à população, a Prefeitura de Alcântara repudia esse tipo de comportamento por parte de pessoas que nunca quiseram o bem de Alcântara.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free